segunda-feira, 14 de março de 2016

TPI DEVE PROCESSAR O GOVERNO DE MOÇAMBIQUE PELO CRIMES DE ABUSOS AOS DIREITOS HUMANOS


O POVO MOÇAMBICANO DEVE APOIAR SEM PRÉ CONDIÇÕES À DECISÃO DO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL DE PROCESSAR O GOVERNO DE MOÇAMBIQUE, PELO CRIMES DE ABUSOS AOS DIREITOS HUMANOS NESTE PRESENTE CONFLITO

Se o Nyusi não entrega ao Tribunal Penal Internacional - TPI, os autores morais que deram ordens para à eclosão desta guerra terrorista sem à declaração solene do Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança da República de Moçambique, então que ele se prepare para ir pessoalmente responder em Haia!

O Bloco da Oposição Construtiva, já tinha advertido ao Presidente Nyusi que este conflito não é mais um conflito que vai se terminar entre abraços com Dlhakama, numa simples sessão de fotografias, assinando mais um acordo de PAZ!

Nós avisamos ao Presidente que os moçambicanos não vão tolerar abuso dos seus direitos à vida, violado pelas mortes e destruição de seus bens e infraestruturas do país, à partir duma guerra que foi decidida entre compadres, sem consultar os órgãos de Soberania, competentes para decidir em questões tão melindrosas como este caso!

Esta guerra não foi autorizada pelo Conselho Nacional de Defesa e Segurança e nem pela Assembleia da República! Esta guerra, constitui uma encomenda duma minoria criminosa que conduziram o Nyusi ao Cargo de Candidato do partido Frelimo nas últimas eleições gerais de 2014!

Essa minoria esmagadora julga que o Nyusi é mais um património privado deles que estando na Presidência da República, estaria ao serviço deles, cortando fitas em cerimónias de inauguração de diversas empresas privadas deles que dia após dia vão surgindo à partir de capitais de proveniências duvidosos!

Para que à próxima vez os moçambicanos não sejam abusados por mais um tirarano, exigimos à punição dos promotores morais e materiais deste presente Conflito, levando-os aos Tribunais - TPI e obrigar que indemnizem à vida de todos militares, polícias, cidadãos civis e guardas do Líder da Renamo que foram assassinados durante este período de "OPERAÇÃO QUEIMA ARQUIVOS "!

Os mesmos mandantes deverão indemnizar todos os bens destruídos pertencentes ao sector privado, com destaque à Companhia NAGI INVESTIMENTOS que tem somado avultados prejuízos derivados à destruícão quase diária dos seus luxuosos autocarros, usados pelo exército como escudo para se disfarçar como civis perante os temíveis homens armados da Renamo!

MOÇAMBICANOS, O PAÍS NÃO É DO PIMO, PEC/MT, FRELIMO, MDM OU RENAMO! EXORTAMOS À TODOS CIDADÃOS QUE GOZAM DA SUA COSCIÊNCIA DE CIDADANIA PARA MANIFESTAR PUBLICAMENTE EXIGINDO AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA AFIM DE ENTREGAR AO TPI, OS RESPONSÁVEIS DESTE CRIMINOSO CONFLITO: Queremos à Paz efectiva, baseada no espírito verdadeiro de reconciliação nacional e de perdão mútuo sobre às mágoas do passado!

Não queremos uma paz astúcia que simplesmente representa uma trégua criminosa da Frelimo igual à que fomos bafejados desde 1992!

À Frelimo estava na esperança de que depois de 20 anos duma paz simulada à Renamo não estaria em condições de responder militarmente, ao exemplo do golpe fatal de 9 de Outubro, em que o General DLHAKAMA, sobreviveu num processo maquiavélico que foi definido pelo regime como à primeira cerimónia pública de desarmamento total duma simples guarda da Renamo!

À Dupla Construtiva exige que às negociações directas com o Líder da Renamo, sejam condicionadas à demissão e entrega aos Tribunais dos ministros e comandantes de Ramos das Forças de Defesa e Segurança que vieram ao público proferir oficialmente à declaração ilegal desta guerra vergonhosa contra outros moçambicanos!

Depois de Khalau, estamos à espera dos outros!...




O Presidente Nyusi só estaria no TPI, caso ele não tivesse prazer de entregar à justiça internacional, os autores morais e materiais desta OPERAÇÃO QUEIMA ARQUIVOS! 

Será que mais uma vez vai ter coragem de carregar a CRUZ DO CRISTO QUE ELE NÃO MATOU?
Elvino Dias Concordo
Ismael C. Gocaldas puta da frelimo

Abdul Latif Mussagi O que mais dói neste conflito armado é de usarem os filhos que foram paridos pelos pobres como seus escudos e quando são mortos passam despercebidos na sociedade, não tem direito de um funeral condigno e são tratados como indigentes, enquanto os seus primogénitos por andam de viaturas de luxo, abusando das regalias dos seus pais com toda protecção. Coitado dos que ao invés de dispararem para quem dispara e amolestam os cidadãos que usam os machimbombos para suas necessidades diárias, o povo Moçambicano dantes era PATO e hoje passou para ATUM só serve para ser comido.

Regalado Onofre Todos Moçambicanos são culpados por serem tolerantes deste regime da organização de bandos da frelimo
Romão Luis Litamba Todos moçambicanos sao culpados por serem tolerantes deste regime da organizaçao de bandidos da renamo.
Xavier Chiuaula Júnior Os tais filhos de pobres são maiores de idade, são cúmplices n vítimas.
Dagon Liliano Alguem diz que a Libia era um pais estavel, concordo plenamente. Khadafi apesar de tudo que se dizia sobre ele, sabia alimentar o seu povo E criar condicoes minimas que um ser humano necessita. Sera que essa estabilidade que se proclamou por ai existe em Mocambique? Ou o seguinte, de que estabilidade se esta a falar.?
Que eu saiba Mocambique passou sob gestao do colono branco para o colono negro.

Xavier Antonio Estamos em face de aplicação da tradicional fórmula "matar". Para os ideologos dessa fórmula não existem adversários políticos, só inimigos. E devem ser mortos.
Ignoram que a morte não é castigo, é destino. Vimo-los recentemente a enterrar os seus entes queridos. Por que não impediram a morte deles por serem poderosos?
Moisés Arthur Critico alguns comentarios de alguns aki. companheiros comportem-se como moçambicanos. tah-se morrendo ai fora por causa dessa nossa ignorancia. parem e pensem antes d comentar. este pais é dos moçambicanos e nao é de Nyusi ou Frelimo, muito menos da Renamo ou Dlhakama. keremos pah desenvolver nossos conhecimentos. olhem, hoje em dia os preços dos produtoss, acham normal? o stress é esse mesmo!
Zulficar Mahomed "...não é de Nhusy ou Frelimo, MUITO MENOS DA RENAMO OU DLHAKAMA. .." 
Estamos conversados...
Obadias Mazive A paz não significa o calar das armas, mas sim de um somatório de bem estar, como a liberdade, o respeito pelas diferenças de pensar, a justiça social e económica, a consideração, etc. Tudo isto constitue a paz e que nos últimos tempos nunca tivemos a paz
Lindinho Alberto Mugabe Estou com corda... É o que o nosso país necessita
Orlando Rosalino Vicente Estou cem comentários tudo já foi dito, simplesmente dizer que o senhor nyusi esta viver vida de borboleta, ele segue onde vai o vento, esta sendo instrumentalizado.falei mas não disse.
Xavier Antonio Compratiotas, a paz é possível desde que a elite política reconheça que este país é todos moçambicanos e não de alguns como até agora verifica .
A paz alcança se pelo entendimento e não pela eliminação física dos adversários políticos. A solução do problema de paz passa necessariamente pela despartidarização do Estado, para que os órgãos e instituições do Estado não sejam instrumentos do partido, não sejam usados para satisfação dos interesses partidários. Faz-se confundir os interesses do Estado para os quais foram criados e do partido de onde provem os titulares desses órgãos. Isto faz com que o partido no poder abuse a oposição, por outro lado a oposição deixe de acreditar desses órgãos. Por exemplo, enquanto não se esclarecer quem matou Gilles Cistac, quem mandou instalar emboscadas contra a comitiva de Dhlakama, quem mandou balear o secretario geral da Renamo e quem manda raptar e assassinar quadros da Renamo principalmente na região centro, fica a ideia de que tudo é a mando do partido no poder. Quem pode desmentir se os altos quadros do partido no poder advogam aplicação da fórmula de Angola "savimbinização".
O pior ainda é que os titulares dos órgãos de administração de justiça quando abrem a boca falam só de estarem a investigar os crimes cometidos pela oposição e não de todos os crimes.
O problema principal no nosso país é partidarização do Estado, a corrupção generaliza-se a partir do topo e ninguém é responsabilizado, os órgãos da administração da justiça só actuam contra quem não é membro do partido no poder. Só para recordar a celeridade com que se julgou os jovens do MDM em Inhambane ; o pronunciamento do governador de Tete em relação aos refugiados moçambicanos no Malawi. Aquele governador é de todos tetenses?
Caros compatriotas, quando despartidarizar o Estado os seus órgãos serão imparciais e ganharão credito de todos.
Jose Manuel Isto tudo tem de ser apurado
Manito Gulamo Falou bem....palavras sábias ilustre.....e temos que acabar o lanbibotismo em Moçambique.....
Francisca Nobre Apoiado camarada. A partidarização dos órgãos do Estado e seus tentáculos trazem os problemas que hoje os moçambicanos marginalizados vivem. Eu ja perdi a esperança.
Lindinho Alberto Mugabe Seria muito melhor mas é difícil porque esse projecto nunca é considerado pela maioria no parlamento

Obadias Mazive Boa ideia meu caro Xavier Antonio. Só que aqui em Moz os documentos é que eliminaram monopartidarísmo mas as mentes daqueles que lutaram pela independência não reconhecem que existem muitos partidos e seus seguidores por isso obrigam todos funcionários a afiliar se com o partido deles. Será fácil se acabarem todos estes senhores.
Nacirimy De Gervasio Aronha Forca cota djavob, este pais n e da renamo e mto menus frelimo mas sim d todos os mocambicanus
Sagradinho Jequisson Matsadzanhine TpI... Isso sim seja responsabilizado o promotor desta desgraca
Jose Manuel Certo que se arrume a casa em Moçambique e se ponha esses salafrarios na cadeia e se apure tudo que a dequiriram ilicitamente e se devolva so estado mocambicano
Mario Tuzine comecando pela EMATUM, e processo arquivado da EDM

Dagon Liliano Mas e' verdade esse assunto do TPl?
Nao posso ver a hora chegando
Walter Neves Ninguém pensa no povo neste País...incrível
Claudio Nhabinde Afinal de contas quem deve ir ao TPI? Que foi o primeiro a atirar? Quem vitimou civis? Quem queima viaturas? Povo Mocambicano, não se deixem levar por discursos Desestabilizadores. Tom cuidado com discursos k poderao levar o país ao abismo. A Líbia era uma nação estável, e hoje é um dos piores países para visitar. Queres ver o nosso país naesma situação? Então adira a esse discurso. Meu irmão, lute pela paz apenas, Ok o resto é jogo de interesse k não ganhas nada. Faça tudo k estiver ao seu alcance para termos a paz se tirar vida a ninguém e sem julgar a ninguém, não te deixe levar por políticos interesseiros pk mesmo está força política k escreveu o conteúdo está fazendo seu papel político da pior forma.


Xiluva Xanga Obrigado mano Claudio, falou tudo. Ja nem preciso comentar


Enio Jorge Malema Voce acha que justo sa fadm queimarem casas violentarem as populacoes e ficarem impune? Onde estavas quando deflagraram a verdade eleitoral que eh a genese desse conflito? Todos esses merecem responder ao TPI sim. Estamos cansados de sermos usados como escudos. A partir fp sheik Gamito devem responder pelos crimes que cometeram por validarem eleicoes fraudulentas


Abdur Rahman Rassul Eu nunca quiz comentar apenas oque gosto é esclarecer.
Há vezes que as pessoas tentam usar o pensamento de outrem.
Mano Claudio o sr Sibindy tem tido boas coisas para pensar, mas desta vez ele não se identifica com isto.


Claudio Nhabinde Mano Enio Jorge Malema, não sei quem queimou, um dos dois ou ambos queimaram, mas saiba k antes de haver conflito não se queimava caro né casas, mas as Fadm sempre existiram, e no fundo Vce sabe quem queima, mas estas frustrado com o actual cenário político, e ai tu dizes k todos são culpados, ou o governo é culpado. Diga me mano, Kndo a RENAMO começa a bloqueiar estradas queima viaturas não escoltadas, o ke um estado d direito deve fazer? Assistir civis a morer? Elas devem defender nos, e a inimigo k usa arma tu só podes defender atacando com arma, só k no meio de tudo isso há oportunismo, não nego
Se as Fadm não respondessem e deixasse o RENAMO matar, Vce seria o primeiro a questionar o k estão a fazer as Fadm. Quem mata mano nunca aceita, Ok é crime, acusa o vizinho k também tem arma. O papa subindo está a fazer o seu papel político, está a conquistar a Vce pra nas próximas eleições votar nele, lindo papel, outros lutam e ele aproveita a fragilidade pra vender o pão dele, um dia vais perceber como é feito o jogo político.


Pedro Nguiraze E uma pena quando um mocamb. Passa avida a tentar instrumentalizar os seu Irmaos. Estamos no seculo 21 se nao esrou em erro. Fique sabendo Ir k hoje ninguem vive dormindo. Nada mais o disse.


Gowela Owehe Olá caro irmão do mesmo país, se bem que é moçambicano mas duvido só olhando no que estou a responder, faz perceber que não estás atendo no assunto a ser comentado. Só para lhe situar. Emboscada dia 9 de setembro, 25 do mesmo mês, altrabice de ir se encontrar com o presidente da frêmito para depois algumas horas criar envasao da residência do convitado (presidente da Renamo), com protesto de recuperar armas e mais. Talvez se fosse residente nos locais onde por dia se perdem vidas ou por outro se um dia perceber que algum parente deu foi morto por uma bala de AKM ou outra armas com uma alegação de defender a pátria " império dos insensíveis " (criminosos ). O seu abrir boca neste assunto nos transmite o conformismo de que este país tem um grupo próprio que são donos. Não é bem assim caro compatriota. Está pensar errado bem falado. Agradecido. Fui.

Gosto · Responder · 2 · 22 h

Enio Jorge Malema Olha existem provas mais do que Suficientes como vc chama oportunistas que estao a fazer desmandos, eh de louvar a reportagem trazida pela stv os refugiados a confirmarem da tamanha crueldade propagada pelas fadms. Oque o Governo fez? Ignorou fingiu que nada existiu mandou uma equipe para dedmentir os factos. E vc quer que eu acredite na boa fe desse governo do dia? Ha dias savana entrevistou um suposto agente da uir a confirmar os atentados algo arrepiante so ser verdade oque resta pensar? Sao todos sanguinarios merecem responder ao TPI

Gosto · Responder · 5 · 19 h

Kelven De Mendes Mafuca Se dependesse de me hoje mexmo iria ao TPI,mas xpero k unamos as forças e consigamos triunfar,,,viva paz,viva paz.

Gosto · Responder · 1 · 19 h

El Pensator Ve-se que es ignorante mesmo. Aconselho-te a tomar o trsnsporte e tentar ultrapassar o rio Save.

Gosto · Responder · 1 · 16 h

Geoffrey Mereja Pita Abdula Este Claudio Nhabindepah,lamentavel oque andou a escreve aqui.
NhamissöröDikôkô Sacur A ideia do TPI nada mal, para quem abusa dos direitos humanos....Ninguem tem o direito de tirar a vida de ninguem senão o nosso senhor DEUS
Samuel Mazivila Quando a renamo e Dlakama estavam bem acomodados surgiram ideaias antigovernamentais a criar agitaçao para uma nova guerra como forma de procurar protagonimo oque é tambem condenavel pelo mesmo tribunal ora referido. As ideias das massas devem ser pro paz oque nao tem acontecido. Lamentar que ha um certo apoio moral por parte de alguns senhores que tem vontade de ver o pais em uma guerra, de apoiar incondicionalmente a renamo e seus feitos belicistas e ao mesmo tempo lançar duras critas de todas as acçoes do governo. A pergunta que faço é oque ganham com isso? A mudança tem que começar de todos nos nao apenas criticar o governo e fazer propaganda da renamo ao mesmo tempo atiça-la para fazer guerra.


Zulficar Mahomed Inumere as boas acções do SEU governo.
Educação, das piores do mundo, com relatórios falsos.
Saúde, transportes publicos, saneamento, agricultura, etc.
Tudo negativo.
Nada "vai pra frente" sem um "agradecimento"
Só aplaude e "sente-se" ferido na condenação ao REGIME os que se beneficiam com os desmandos em nome de um POVO que alguns "pais" conhecem.


Samuel Mazivila Zulficar Mohamed se estiver interessadi em saber as boas coisas do seu goveno nada obsta que se dirija as instituiçoes onde acha que nao fazem o seu desejo. Segundo podera exercer o seu direito civico votando em quem é de seu agrado nao procure as respostas do que nao sabe onde esta em lugares improprios. Agora o assunto é paz e esteja em paz consigo e com todos. Tambem, usar oculos de madeira para dizer que tudo é negativo nao lhe vai ajudar. Nao sinto ferido com as suas criticas ao governo mas fere-me atiçar e aplaudir a guerra.


Jeremias Mazive Paz está consigo que está sentado Sr Mazivila. Nos que estamos perto dos homens armados da renamo que a qualquer momento podem nos devorar não temos. Não basta só dizer paz. Vamos morrer você de fato.


Samuel Mazivila Caro Jeremias Mazive leia a minha primeira mensagem. O seu comentario esta desfasado. Se nao entender leia novamente. Nao procure chifres no ovo que nao vai apanhar. Quanto ao casaco pode comprar em qualquer ponto desde que o considere prioridade no seu guarda-roupa. Enquanto priorisa o sofa e estaca eu priorisava o casaco




Pedro Nguiraze Certas coisa k se descute nem logica tem. Ora caros Iramos, este tempo ja nao vle farmos das condicoes pessoas mas sim discutir casos da maioria. Nada de piadas. se nao ha nada pra deichar ficar fique so lendo comentarios. Se calhar ficaras dispertado. Alhas ate ao meu filho de 4 anos quando lhe pergunto, o porque assim tantos mosquitos ele ate sabe responder, diz ele k e por causa deste tanto campim.

Gosto · Responder · 1 · 22 h

Julio Ferreira Sempre a mesma linguagem ofensiva entre irmãos,sempre a mesma violência.Será q a paz vive dentro de nós ou apenas vivem as cores partidárias?Irmãos,isto n é um jogo de futebol entre Benfica e Sporting,são nossas vidas q tão em jogo.Tenho dito sempre q é difícil fazer a paz com mentes e corações partidarizadas.

Gosto · Responder · 2 · 20 h

Pedro Nguiraze Sr Jlio Ferreira, oque dizes e com muita certeza. Sim por que pra ja nao se comprende nada dssa paz k sempre se fala e nunca e vista.

Agostinho Hlavanguane Tas certo. A renamo nunca conseguiu obter algo se for por via da guerra. Reconheço que a frelimo é arrogante e não reconhece seus erros. É uma dupla indesejavel para o Pais; mas na verdade está bem longe de ser a solução. É tribalista, desde a sua fundação. É mercenária (sempre serviu aos interesses de terceiros interressados em estruir Moz: aparthaid, Rodésia do Norte).É antidemocrática: talves seja o partido com o presidente mais antigo de Africa ou do Mundo).

Antonio Manhique Na minha opinião não se deve mais julgar as acções actuais mas sim pará -las através do diálogo. Ambas partes ( Frelimo e a Renamo) tem interesses obscuros sobre a riqueza do povo moçambicano. O que custa termos democracia efectiva? A falta de uma democracia efectiva é a origem de tantos problemas. As FADM, UIR, polícia, ....nunca vão conseguir parar a ninguém, guerra de nacionalistas nunca tem vencedor. Por isso, deve - se desde agora pensarem em uma vida política e económica transparente porque se isto não acontecer, depois de todas eleições vamos ter que lutar. Moçambique é dos moçambicanos, não da Renamo, Frelimo, Pimo,..... Pense nisso porque ninguém defende o povo. O povo nunca levantou conflito mas sim os partidos lutam para garantirem a corrupção em seu próprio benefício. Com este conflito, qual é o benefício para o povo? Nenhum!
Agostinho Hlavanguane Concordo consigo manhique, só que é preciso saber que cada coisa tem seu tempo. Ja ñ é tempo para estado partidarizado, policia, professor e enfermeiro que mal recebem. mas NA VERDADE 22 ANOS Ñ SÃO SUFICIENTES PARA TER DEMOCRACIA EFECTIVA. Precisamos entender a constução de um Pais como um processo, e ñ como uma Revolução. Existem nçoes que ja fizeram 50 eleiçoes (mais de 100 em democracia) mas ainda ñ é efetiva. Temos que entender bem as coisas: a Renamo se excluiu do processo da construçao da democracia, dando lugar ao MDM que tomou conta do recado de forma inquestionável. A pressão do MDM (por via do trabalho e não da bala) acelerou a mudança de visão da frelimo. O pais estava crescendo sem a presença da Renamo no jogo político. A Renamo porque já havia perdido o barco, voltou a sua praia (a sua gênese): a Guerra. QUE OS DOIS ELEFANTES AMBICIOSOS INTOLERANTES CONVERSEM. Isso sim.
Antonio Manhique Ruanda teve guerra (genocidio) jamais vista no planeta, hoje estao mais acelerados quase em todos os aspectos comparados a nos que temos recursos para o desenvolvermos em pouco tempo. Nao vamos dizer ao povo que deve esperar 50 ou 100 anos para uma democracia efectiva. Democracia se constroi com vontade e me parece que ninguem tem essa vontade em Moc. Nao vamos copiar exemplos problematicos para o nosso pais quando podemos comecar pelas solucoes. Os erros dos outros devem servir de licao para que nao cometamos. A Renamo e um movimento que usa chantagens para chegar ao poder mas tambem a Frelimo usa a Renamo para mais corrupcao e no final de tudo vao a mesa e orquestram amnistia para enganar o povo. Li um trecho do relatorio da FMI, e outros meios de comunicacao internacionais, o Custo da ponte Maputo Catembe, Circular de Maputo e a EMATUM sao obras do Governo que que custaram valores ja mais visto (supercharged) comparado com obras similares aqui em Africa. Isso tudo precisa de 50 0u 100 anos para serem bem feitos. Felizmente, o meu sonho e fazer a minha vida seja onde for mas evitar a politica porque ja vi muitas execusoes por se falar a verdade.
Antonio Manhique So em 1994 que Ruanda conseguiu se reconciliar, 2 anos depois do nosso Acordo de Paz mas continuamos a lutar.
Agostinho Hlavanguane O problema do africano é pensar que so com recursos minerais é que se desenvolve. Tai Swasi, Botsuana, lesotho e tantos outros paises sem recursos minerais e tem qualidade de vida impressionante, muito acima do nosso no ranking da Nações Unidas. Ñ precisamos copiar o errado pa nós, mas adoptamos um sistema dos outros e deles devemos aprender a fazer melhor. Mas na verdade a construção é um processo, e não uma revolução. Ñ foi por acaso que Chssano DEIXOU ANDAR. FOI GRAÇAS AQUELE DEIXAR QUE ACREDITAMOS QUE ÉRAMOS CAPAZES E FICAMOS 20 ANOS EM PAZ E FOMOS OS ÚNICOS DA AFRICA E DO MUNDO. Dai se combateu o deixa andar no tempo certo. Ex: para formar um licenciado precisa se por via de regra 16 anos. E me diga: quanto tempo precisas para consolidar uma democracia. Cada pais tem sua genese, seus parceiros, a formula ñ funciona do mesmo jeiito.

Gosto · Responder · 1 · 20 h

Agostinho Hlavanguane Valeu cara! foi bom o debate.


Antonio Manhique Boa sorte ai. Sou filho da Frelimo mas com a situacao actual prefiro ficar com os meus livros e procuar alimentar os meus dependentes.

Paulo Bulule Os ping-pongs do PIMO demostram claramente a tamanha falta de direcção que caracteriza as organizações políticas deste Moz. Está provado que ser pioneiro não significa ser melhor sr Yacoob. Em mais de duas décadas de liderança o sr não consegue fazer do PIMO um partido interventivo, se não mais do que um bloco parasita e intriguista. Enquanto todo moçambicano é em pról do diálogo visando a Paz efectiva em Moçambique tinha que surgir o sr com suas ideias diabólicas a incitar cada vez mais o ódio entre os moçambicano. Está visto que a sua parca capacidade de liderança faz do seu PIMO uma organização sem direcção. O entendimento actual do sr e o seu PIMO é que só consiguirá exercer influência na arena política em moçambique levando o presidente Nyussi ao TPI? Ou Renamo? Ou ambos? Meu entendimento é de que o PIMO até pode futuramente ser um partido consequente e com uma orientação, bastando mudar seu líder...... Simples como tal a aplicação da lei da tampa.

Gosto · Responder · 1 · 12 h

Fernando Ernesto Matuassa Matuassa Keremx acreditar primo Zacarias Matuassa, mas tdos tantos do governo cmo tbem a renamo e alguns fds. A historia nos dz k portugal para cnceder as independencias as suas colonias houve o golpe do estado e tbem a greves das mulheres k reclamavam a morte dx seus filho nas colonias durant as lutas d libertaxao e prk os mocambicanos nao faxam o mesmo. Os fds tbem fazer a sua part, prk ja vimos k eh uma guerra d interesses ecnomicos e nao pra o bem dda sociedad moxambicana


Joaquim António Zandamela Meu Deus, e esse TPI que foi criado só para penalizar os países pobres! Mas bom, uma vez que Moçambique ratificou, melhor seria prepararem duas cadeiras, uma para o líder da posição e outra para o líder da oposição!


Lazaro Filimone Pene O pessoal do TPI não costuma confundir o alvo, pq usa várias e reais fontes para chegar às conclusões do q quer q seja.


Joaquim António Zandamela Até que pode mas quem são os europeus e americanos lá condenados? Se for para condenar, defendo que seja aqui! Os criadores do TPI são os mesmos financiadores de atrocidades!

Antonio Manhique Outra questão, a protecção dos civis é constitucionalmente tarefa da polícia e não das FDM. Se se usa FDM é que a guerra foi declarada contra o Estado mas não é o nosso caso. Então essas tropas o que estão a defender? Interesses políticos. Enquanto não houver guerra oficial muita coisas torna - se crime: 1- O assassinato do povo pelas ambas forças, estupro, queima de residências; ..... 2- o dinheiro do Estado usado para compra de armas e logística dos militares sem aprovação do parlamento, também é crime. 3- não se pode nem por alguma circunstância dizer-se que estamos em guerra contra a Renamo enquanto estiver representada no Parlamento. Tudo isto indica que estes crimes são para suportar ideias criminosas e corruptas de meia dúzia de políticos.

Gosto · Responder · 2 · 23 h

Agostinho Hlavanguane A policia nao defende civis de exercitos armados para guerra, defende civis de malfeitores, ladrões, deliquentes, burladores, etc. Cabe ao exercito a tarefa de enfrentar outros exercitos. E se a renamo se acha no direito de chegar ao poder por via da guerra, como de costume, PORQUÊ Ñ ATACA ALVOS MILITARES? Ñ CONHECE AS BASES MILITARES? Ñ CONHECE A LOCALIZAÇÃO DOS PAIÓIS? O QUE TEM HAVER MACHIMBOMBO (ONIBUS), LINHA FÉRIA, ESTRADA? PONTES? HOSPITAIS E ESCOLAS? pensemos correto conterrâneos.


Antonio Manhique Mas a guerra deve ser declarada se for necessario o uso das FADM. A constituicao esta clara, FADM para a defesa do estado. Hoje temos cerca de 11 mil refugiados no Malawi, o governo nao reconhece. Tenho Malawianos aqui que testemunham a presenca de refugiados mocambicanos mas ninguem quer reconhecer. Nao vamos pagar salarios (deputados da Renamo) quando estao em guerra contra o Estado. Para sabermos se ha guerra deve-se declarar e usar-se as FADM para a defesa da Patria.. Agora e uma confusao. Pergunto, o que as FADM fazem se nao temos guerra?


Agostinho Hlavanguane Concordo que a guerra deve ser decretada, pelo contrario as pessoas nem terão direito ao estatuto de refugiado, ou será complicado. Quanto ao EXERCITO, em qualquer parte do Mundo, quando a capacidade do perturbador da ordem publica é superior ao da polícia civil, solicita se a intervenção da policia militar ou do exercito. Nos EUA é a SWOT, etc ate ao exercito. Em Moz é a FIR depois o exercito. Nao vejo algo de errado nisso. Está certo.


Antonio Manhique Special Weapons and Tactics (Swat) é polícia e não militares. São como a fir. USA nunca usam seus militares para fins de violência. Para mim podem os militares serem usados em casos de guerra isto depois de se declarar a guerra. Assim estamos a investir no inimigo (deputados da Renamo ) e na guerra. Perdemos muito ou o governo quer usar esperteza. Num Estado esperteza não funciona.

Mario Coane Coane Pimo muito obrigado por ter nos trazido algo do gênero. O nosso pais não pode depender de 5 pessoas. Vamos pedira ao tpi para que comece com o processo de recolha de dados e que instrua processos criminais não só para os responsáveis da parte do governo, assim como os da RENAMO. Isso sim seria justiça


Gildo Frios Samyr Iqbal. Raçismo: É do tipico de de voçes da origem asiatica e a vossa religiao. O raçismo vem da lei asharia que clissifica os negros como escravos. Tenho visto nas vossas mesquitas a diferença. Minto? Os jiadistas tambem na ciria bebem bebem tentaçao? Vosses terrorista de merda que matao judeus e cristaos. Bembem tentaçao? Monhê de merda.


Arnaldo Marcelino Joao Moises Meus irmaos, a verdade o povo é quem sofre com isso tudo. Me parece que oqui esta acontecendo é ajuste de contas entre a frelimo e renamo. Eles sabem como resolver o problema, mas o orgulho e ganancia tomam conta delez. Na verdade eles nunca resolveram nada e nem acertam as diferencas apenas taparam o sol com a pineira, basta um pouco de vento o problema vem atona. Estamos cansados com esses tipos.


Manuel Ossumane O que estamos assistir agora é uma vergonha luta entre irmãos. 

Colono negro é o pior que colono branco.

Mas a Renamo não consegue capturar o cabeça cabecario desta guerra mesmo?

Porque se um dia raptar em estes dirigentes seja qual for.
Eles são os cúmplices.


Delelfina Pinto Alide Bem falado na opniao pesoal devias fazer greve de foma em todos mocambicanos unidos do revuma ao maputo deviam se prostrar em frente de todos os governos provinciais como julmate na mau reivindicando o fim desta tragedia que so eles sabem o k fazem.


Celio Bila Bem Que era de se esperar porque essas mortes devem-se a falta de bom senso por parte do governo Que ao inves de procurar uma maneira mais catolica de resolver os problemas prioriza culpabilidades e o governo conhece bem o comportamento da renamo quando quer contestar as coisas. Eh legitima a notificacao do TPI,veja Que as FDS tbm perpretam irregularidades e assassinatos e escondem-se atras da perdiz.


Stelio Malate O que mais doi neste conflito armado é de usarem jovem que são mortos passam desprecibido na sociedade não tem direito de um funeral condigno e são tratados como, indigentes..E cade os resposaveis que sonha com a guerra, estão bem relaxado e povo a sofrer.....


Dani Antonio Acho que as consequencias sao graves, mas o problema de base é ignorancia dos mocambicanos, principalmente os instruidos, intelectuais. Hora de acordar e cumprir seu dever...ser vigilante (nao é so votar e dizer que somos mocambicanos )


Filipe Mahagaja Será k o governo ñ tem capacidade de parar cm essa guerra mesmo? Se esta guerra acontcesse em marracuene ou ak no vizinho do meu bairro zimmpeto será k ñ teriam tido ideias para parar?


Bob Liss TPI so funciona qua do se fere interesses ocidentais. Por mocambique vamos xkecer. Nao vai ser facil

Gimo Manuel Joao Que sejam rssponsabilizados os autores dessas acções macabras contra o outrém e a nós que somos simplesmente inocentes desses ataques que nos deixam á beira de uma destruição total do país e a nossa harmónia de um povo unido,dos nossos bens,nossas familías sendo mortos e refugiados sem minimas condições de vida.


Ger Jaime Mario As concecuecias,estam a pasar do limite,ete os que sempre fazem sempre coligação,não se aliam... Por favor,PR que e o nosso empregado,nos o povo queremos a paz,e uma ordem...


Capece Junior..So me faltava ouvir e ver isso saindo do Yacub Sibindi...Ta nervoso o rapaz por ver os tostoes dele a desaparecerem da conta e sem reposiçao...Este senhor nao tem moral para vir aqui falar disso. Hoje pede que Guebas va a TPI, enquanto ontem era lambebota do mesmo. Esqueceu que o senhor foi o primeiro lider duma opisiçao a partcipar num congresso da Frelimo? Calado ja era super poeta meu conterraneo.

Vitor Tembe Tembe Ak so ha bate bocas e ofensas os autores numa boa. E mais, cheios d lambe botas ao redor a gozar n nssa cara. Fazer o ke? Foi o dom k deus ns deu, d saber ofender.....

Gosto · Responder · 1 · 3 h

Rão-g Valentim Formane Eu apoio,a partir do antigo estadista moçambicano o Guebaz devia me parar no Tribunal internacional pelos k surgiram no mandato dele,posteriormente passou pra o brother dele Nyusi k nem me faz nada pra limar.Em Moz nao ha justiça.


Necas Langa Entreguem o Dhlakama ao TPI!!! Ele é q é o bandido, entreguem-no!! Seja homem, entregue o seu tio!!! E vocês os 2 da oposição construtiva (DESTRUITIVA) podem seguir o mesmo caminho, o Sr. Yaqub Sibindy e o Sr. Simango, apostolos da desgraça, entreguem-se também ao TPI!! Quem sabe deixamos d ler tanta baboseira vinda dos Srs....Fariam um grande favor a sociedade...ENORME!!!!

Moisés Arthur oi necas.cuidado com o que dizes, vao queimar os teus coitos


Necas Langa Hahahhaha, nada receio Moisés, digo o que me vem a alma, se tiver q o repetir, ñ pensarei duas vezes, pois eu ja identifiquei o bandido e os agitadores, os apostolos da desgraça, parece-me q afinal é tudo a mesma gang...


Enio Jorge Malema Deus perdoe a alma de Necas Langa nao sabe oque diz


Necas Langa Faço das suas as minhas palavras Enio Jorge Malema, acho q quem apoia bandido é q deve ser perdoado, a sua mente precisa de amnistia.....e digo mais, que deus conforte as familias daqueles inocentes mortos pelos bandidos que vocês apoiam, aqueles bandidos armados BA's que matam sem pudor!! Ainda acha que eu ñ sei o que digo?!?! Retrate-se q também faria um grande bem a sociedade....


Zulficar Mahomed Necas Langa precisa de internamento .
URGENTE


Necas Langa Os bandidos queimam, saqueam e matam, e o sr. parece compactuar com isto!!! E o louco sou eu!?!?! Ah pois....Eu até aceito o internamento Zulficar Mahomed...mas só se o sr. For internado comigo, a mesma altura, mas só aceito partilhar o quarto consigo la na psiquiatria depois de o sr. passar por um detetor de metais...e mesmo assim a minha permanencia n mesmo quarto q o sr. teria q ser mediante a aplicação de uma camisa de forças em si, ja diz o ditado, diz-me com quem andas q dirte-ei quem és......
Necas Langa Se quiser Zulficar Mahomed, podemos passar o dia todo aqui a exibir imagens, quero ver quem apresenta as piores..para mim esses são bandido, BA's a moda antiga, tenho dito........
Zulficar Mahomed Necas Langa no estado em que se encontra, seguramente não precisa de acompanhante.
É só ir à porta que eles vão tomar conta de si.
Necas Langa Zulficar Mahomed, ja lhe tiinha dito anteriormente q aceito, interno-me na psiquiatria segundo a sua sugestão, mas volto a dizer, só se for comigo e nas condições por mim impostas, ou hoje as pré-condições ja ñ servem? Só servem qdo vem "daquele" lado?!? Só bandido pode impor condições?!?! Esclareça-me por favor, aguardo...


Necas Langa Ora bem, Ernesto Albino, finalmente chegou alguem que optou pela baixaria, ja estava a demorar chegar, burro de certeza q ñ sou, mas ja q falou nisso devo dizer-lhe q mais burro é quem me chama, ou seja, BURRO é você, burro mor, o rei dos burros, king ...Ver mais


Necas Langa Vai pentear macacos Ernesto Albino, vai la p o mato fazer companhia aos teus, la acho q és útil, aqui ñ és de certeza...faz alguma coisa, se ñ consegues disparar contra civis vai la costurar os vossos uniformes verdes, acho q isso consegues fazer, vai ajudar a tua gang de BA's...!!


Necas Langa Argumentos? quais argumentos Ernesto Albino?!?! Argumentos para contrapor o quê?!! Os meus argumentos são os mesmos, o q escreveu ñ me faz muda-los, dispara com palavras sim mas p o lado errado, pq se simpatiza com esse lado errado, o lado da bandidadgem, e eu ñ!!! Condeno quem mata por chantagem, quem mata para satisfazer seus proprios interesses, e ñ tenho interesse nenhum em fazer-lhe mudar d ideias, só ñ aceito q me chame nomes por ñ gostar d bandidos e ñ gosto mesmo nada deles, pegue em si e no seu carro, motorizada ou bicicleta e va para pemba passar férias, sozinho...e qdo chegar diga-me q cheguei bem, mas va pela estrada e ñ pelo mato para ver se os q o sr. defende deixam o passar livremente, mas se houver alguma tentativa de ataque por parte deles, ñ se alarme e acima de tudo ñ se acanhe, volte, volte e peça proteção aos q o sr. ataca q eles vão arriscar as suas vidas para q o sr. Possa chegar a Pemba e gozar das suas ferias na praia d wimbi....


Ernesto Albino Fui me desculpe qualquer coisa 🏾


Necas Langa Nem devias ter vindo Ernesto Albino...bandidagem ñ faz falta...

Gosto · Responder · 1 · 21 h

Ernesto Albino Kkk defina me isso e diga qual é a característica que faz de mim "bandido"

Necas Langa Diz-me com quem andas q eu dirte-ei quem ésErnesto Albino...fui claro?!?! Ou ainda precisa d esclarecimentos?!
Ernesto Albino Porquê pá comentar algo tens me mencionar .  E com quem eu ando 🤔

Necas Langa Porque estou a falar contigo Ernesto Albino!!!!! Tão simples como isso, o sr. manifestou-se contra a minha forma d pensar e chamou-me burro, e qdo o fez mensionou o meu nome...chama-se a isso reciprocidade, e o burro sou eu!! Ah pois.. Emoji smile
Pedro Nguiraze So passei pra olhar os contarios,
Sr necas langa. Reflita-te bem algo estara erado cintigo. Nada mais o disse.


Pedro Nguiraze Alhas sabes bem escrever, mas se me permita, acho k ants de escrevr devirias pensar primeiro no k pretendes narar.

Gosto · Responder · 1 · 21 h

Necas Langa Isto ñ nos vai levar a lado nenhum Sr. Pedro Nguiraze, ja vi que ñ, ja me apercebi que estou num covil d lobos...lobos maus...mas nem assim me vergo, nunca apoiarei bandidos...por me aperceber que estou metido num covil de lobos, lobos maus, retiro-me, contudo falo-ei com uma maior convixão de que infelismente quem mata inocentes tem apoiantes, fortes apoiantes..


Necas Langa Obrigado pelo elogio Pedro Nguiraze, nem q seja irónico...faz bem ao ego a mesma, é sempre bem vindo, thank you again... Emoji smile


Enio Jorge Malema Oh Necas Langa onde estavas quando houveram fraudes eleitorais? Que eh a genese desse conflito? Onde estavas quando a stv trouxe uma reportagem digno de louvor qnd foi investigar a situacao dos refugiados em malawi? Tanto que confirmaram as chassinas perpetradas por fadm? Deixa de ser hipocrita jovem ninguem esta aq a defender os homens armados. Por vezes digo o FB deviam ter um aplicativo que deteta a insanidade das pessoas peocure uma ajuda dum psicologo n ignore conselho de um amigo. Deus perdoe a ele nao sabe o que diz

Gosto · Responder · 2 · 19 h

Necas Langa Oh Enio Jorge Malema, o fb ñ tem tal ferramenta q identifique insanidade de seus utilizadores, acontece que eu, ser humano e utilizador d fb consigo detetar, e acho q em sim ta clara a insanidade, pergunta-me onde estava qdo houve fraudes eleitorais?!!!! Quando a nova lei eleitoral foi aprovada o seu lider, o bandido mor veio a publico todo contente dizer q estas seriam as eleições mais justas d historia d país!! Pq a nova lei eleitoral por eles imposta era perfeita!!! Onde estava você qdo ele disse isso!?!?!! Só se lembra d seu lider qdo ele diz q houve fraude ñ? Tras-me dados factuais q eu também os trago na vertente dos assassinatos dos bandidos armados da RENAMO, se houve fraude eleitoral assumida pq é q os deputados da renamo tomaram posse na AR?!?!! Mas ñ é isso q defendo aqui desde o inicio, mas se tocou nesse assunto vamos a ele, havendo fraude pq é q os vossos deputados da Eterna Resistencia tomaram posse na Assembleia da República, mesmo acreditando q houve fraude?!?!! Sabia o sr. que essa tomada de posse automaticamente é o aceitar dos resultados eleitorais?!??! Sabia?!?!! Ah pois, parece-me q ñ, tudo indica q ñ sabia!!! Mas com certeza ja aprendeu, ja lhe ensinei, costumo cobrar caro as aulas aos domingos...fala de chassinas, mostre-me!!! As unicas chassinas comprovadas, com imagens são as dos seus bandidos nas estradas!! Traga aqui um depoimento que compreve isso, traga uma imagem que mostre as FADM em tal posição, há refugiados no Malawi sim, ñ devia haver, mas há pq?!?! Pq alguem está a fazer guerra, e quem é esse alguem?! O bandido armado de sempre e a sua malta, você é q ñ sabe o que diz!!! Qdo um dia se aperceber q ñ criticando a atitude dos bandidos, defende-los com unhas e dentes atiça-os para que continuem a matar se calhar vai ser tarde, mais um q me acha louco pq digo e defendo q a RENAMO é um bando de chantagistas!!! Vai passear, passear bem longe!!!! Adepto de banditismo armado, ainda fala de refugiados!!! Pq existem refugiados!!!?? Sabe você?? Saber de verdade ñ de brincadeirinha!!! Sabe?!!?!


Enio Jorge Malema Ja dizia um sabio n discuta com os ingorantes irao te rebaixar ate ao nivel deles e ate te vencer. Desejo que Deus te ilumine e acordes nesse sono profundo. Passar bem

Gosto · Responder · 2 · 19 h

Necas Langa Hahahaha, Enio Jorge Malema, frases ditas meu caro, frases ditas, defenda o seu ponto com factos, como eu faço, ñ se atrele a frases ditas para argumentar...essas são as hipoteticas palavras de um sabio, e as suas?!?! Quais são as suas?!?! Se ñ sabe ñ sabe, ainda lhe vou enviar a factura d que hoje lhe ensinei, repito, as aulas aos domingos são mais caras, olhe-se ao espelho e de certeza irá confrontar-se com a ignorancia n seu estado mais puro!!! Ñ tenha receio, olhe p o eslpelho, antes tarde q nunca!!! O sr. defende os bandidos e ainda tem a coragem de evocar o nome de Deus!!! Evocar o nome do Sr. em vão!!! permita-me q lhe aconselhe a ir apurar a sua capacidade d argumentação e volte, volte preparado p o debate, e deixe as frases ditas na gaveta, nada de cabulas aqui, e por favor ñ me venha com condicionalismos p retomar o dialogo, como tem sido o apanagio dos bandidos, Matchangaissas, Xiconhocas a quem o sr. defende...


Enio Jorge Malema Hahahahahahaha Necas Langa voce eh tao engraxadinho que um dia te procuro para me entreter por favor meu pedido de amizade. Mas insisto e persisto que o sr. Esta cegamente ate parece foi implantado um chip de esquecimento so sabe diabolizar a oposicao. Te desafio a ser imparcial na tuas analogias, nao pecebo uma pessoa tao inteligente como tu ate o admiro sua capacidade de redigir e ainda continua tao cego quanto uma crianca recem nascida que inocentemente nao sabe nada sobre a vida. Aproveite a maximizar sua inteligencia agindo imparcialmente. Passar bem meu caro

Gosto · Responder · 1 · 17 h

Necas Langa Enio Jorge Malema, é dificil ser imparcial qdo os factos são os que essa imagem nos mostra, muito dificil...quem fez isso?!?! Foram as FADM ou FDS se preferir?! Até o teu presidente (Dhlakama) admitiu ataques nas estradas contra alvos civis!!! Onde estavas tu qdo ele assumiu essas mortes?!?! Esses ataques perpetrados pelos seus homens?! Ñ ouves radio? Para ti é só Canal de Moçambique e Unay Cambuma?! Está a parecer-me q sim, obrigas-me a chegar a esta triste conclusão!!! E eu é q sou a criança!!! Eu é que sou louco!!! Ah bom!!! As imagens falam por si, contra factos pouco há a argumentar, volto a dizer, retrate-se Enio, junte-se aos bons, ai poderá evocar o nome de Deus com propriedade como ja me apercebi q gosta de fazer, mas retratando-se usaria com propriedade...e apercebi-me também que te faço rir, e por isso decidi ñ cobrar pelas aulas de sapiencia que te estou a dar, apesar de as dar ao domingo, dia de descanso...E esta imagem? Esta imagem também te faz rir?!?!! Quer mais imagens d atos de banditismo armado da vossa malta?!?! Vai encarar (como dizem os brasileiros)? E diz que eu só sei diabolizar a oposição!! Qual oposição!?!?? A nossa oposição resume-se a renamo?!?!! Penso que ñ!!!...Simpatizo-me com o MDM, muito pelo estilo democratico e realmente fiscalizador que os seus deputados tem demonstrado, nutro muita simpatia por este partido, o MDM, q ñ haja duvidas, agora os bandidos, esses merecem o meu total e incondicional desprezo....Alguma vez ja se deparou com algo d genero em relação aos deputados d seu partido?!!?!! Ou só os vê qdo ha sessões parlamentares!!?? Nos intervalos das sessõs onde é que estão?! Será q nesse periodo em vez de fiscalizar as actividades do governo, das empresas com participação do estado q é para isso q dos nossos impostos são pagos vão brincar ao tiro ao alvo!?! Ñ lhe estou a querer instrumentalizar, ñ me interessa mesmo nada q tenha as mesmas convixões q eu, quer sejam politicas ou de outra indole...Mas se acredita q a opção F para si ñ serve, ñ tem que necessariamente optar pela opção B (de belicista) tem ainda a opçaão M..... Fala também d chip de esquecimento!! Qual esquecimento?!?! Se me tivesse esquecido d alguma coisa de cereteza estaria a pensar como o sr!!! Quem ñ está diante d realidade ñ sou eu!!! Se tivesse o tal chip de esquecimento ja me teria esquecido dos 16 anos de destruição, acho que foi uma vez mais infeliz na sua abordagem, ou se calhar ainda ñ estava entre nós durante os 16 anos de mortes gratuitas movidas por ambição desmedida e de instrumentalização estrangeira....Convido-lhe a ler sobre os paises africanos, como os partidos no poder lidam com a oposição e de certeza vai mudar d ideias, vai dizer q vive num paraiso!! Teve a oportunidade de acompanhar as eleições no Uganda ha sensivelmente 30 dias atras por exemplo?!?!! Sabe o q se passou com o lider da oposição durante a campanha?!?! Para começar com o seu estudo va aqui p o vizinho Zimbabwe, ñ precisa ser fisicamente, tens internet (disso ñ tenho duvidas) e google it... Aqui o lider d oposição faz e desfaz...mata, diz que vai correr com o governador X, administrador Y, comandante da policia Z, incute mentalidade belicista na população e pessoas como tu acham isso normal!! E pior, insurgem-se contra aqueles q os protegem!!! Haja paciencia, retrate-se estuda os paises africanos, qual é o raio de acção que a oposição tem nesses paises e vais ver q falas d barriga cheia...uma vez mais, retrate-se!!!


Enio Jorge Malema Meu caro Necas Langa eu na verdade tava em viagem de Maputo a Beira mas na graca de Deus correu bem nem tive tempo sificiente para responderte em pleno, mas eu te desafio um frente a frente para cada expor as suas visoes sobre a situacao politico milititar. Mas antes quero lhe garantir que nao pertenco ao partido Renamo pelo contrario. Portanto eu me baseio em analises imparciais nao me identifico a uma hala


Enio Jorge Malema E gostava de lhe convidar para minha festa de aniversario porque voce eh um autentico mestre de cerimonia com uma capacidade extraordinaria de entreter as pessoas eh uma pena que ex muito parcial nas tuas analises. Passar bem meu caro minha viagem foi longa acabei de chegar


Necas Langa Enio Jorge Malema, está a tratar mortes como se de entretenimento fosse?!?! Teria eu percebido corretamente?!?! Não poderei participar da sua festa de aniversário...De qualquer forma agradeço-lhe pelo convite formulado para enterter os seus convidados na referida festa, sinto-me lisongeado, verdadeiramente honrado...mas diga-me quando a sua data de aniversário etiver a chegar para lhe enviar um presente, mas diga-me com alguma antecedência, pois o presente vai via terrestre e será preciso saber quais os horários das escoltas militares que protegem o povo nas viagens ao longo da N1..vou lhe oferecer uma perdiz, uma perdiz de pelo verde, papo azul e crista preta, espero que goste..normalmente os presentes devem criar o efeito surpresa em quem os recebe, mas estou tão entusiasmado q ñ me contive, ñ consegui guardar segredo....Diz que se baseia em analises imparciais, analises de quem?! De alguem q o sr. chama imparcial e vem reproduzi-las aqui ou analises feitas por si depois de por o peso n balança?! Diante da sua imparcialidade, como classifica a imagem ácima?! Peço-lhe que a comente dentro do espirito de imparcialidade que lhe caracteriza e que tanto propala, folgo em saber que fez uma boa viagem, e diz q graças a deus nada lhe aconteceu durante a sua viagem p beira, diz também que está muito cansado e agora vai desfrutar de um merecido descanso, pena q nem todos tem a mesma sorte ao longo d mesma via....se calhar deve haver um password secreto para os intocaveis...dê-me esse pass em off para usar qdo enviar o seu presente de aniversário, a Perdiz de pelo verde, papo azul e crista preta.....porquê é q diz que nada lhe aconteceu durante a viagem?! De certeza pq sabe q poderia ter acontecido, e a acontecer quem o faria?!

Gosto · Responder · 1 · 3 h · Editado

CLoves Boaventura Eheheheheheh. Interessante!

Convido-vos a ler jornais portugueses de '68/69/70...e alguns jornais clandestinos da então resistência nacional....eheheheheh

Autêntica repetição!!

Naquela altura, os "bandidos" eram outros (hoje libertadores)! Mas os argumentos são os mesmos! Iguais, de parte a parte!

Gosto · Responder · 2 · 4 h

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Bem falado Necas Langa fiquei convencido pah 

Victor Tiago Mas esse SIDINDI é um traidor do mafigas, não foi ontem que comeu e bebeu com guebuza e toda freio? Hoje está já de costas voltadas contra seu próprio patrão! ?


Capece Junior Sibindi e um traidor. Bandido, Palhaço


Nando Mais isso e politica deixem o PIMO faser a parte q achar necessario

Victor Severiano Munjjovo Temos mais armas soando, que bocas alimentadas em Moçambique. 

Eu pergunto, porque Guebuza continua livre e fora das celas???

Abdur Rahman Rassul Moçambique não radificou a carta do TPI, pois isso se tivesse acontecido, Djakama seria o nr 1 da lista.




Zulficar Mahomed Por ter sido emboscado ???
Abubacar Joao Joao Acretdas akilo k falou o sr. Vericimo em tete sao reais?
Dionisio Paulo Vahanle Os primeiros seriam todos sanguinarios da frelimo
Pedro Nguiraze Sr abdur rassul. Vinhas bem mas imfelizmente agora passas a falhar. Como assim?

Samyr Iqbal Enquanto o negro MOCAMBICANO NAO DEIXAR DE VENDER SE POR UMA SERVEJA OU TENTACAO, ninguem vai julgar aos interecados na guerra, problema é que negro em mocambique vende se por uma garafa de cerveja ou de tentacao............... BASTA NOMEARNOS UM LIDER DA REVOLUCAO este lider vai se preocupar em aproveitar da sua lideranca para Beber cervejas, tentcao ou melhor aproveitar o poder para roubar

Gosto · Responder · 1 · 23 h

Gildo Aliante Aliante Primeiro temos de nos informar se Moçambique inscreveu se neste TPI. No entanto quem tem direito a posse de armas de forma legal e constitucional? Quem mata pessoas, destruí se bens públicos, ataca NAGI é a RENAMO e não as FDS. Então quem merece ser julgado e condenado é Dlakhama com seus homens.




Gildo Aliante Aliante Anselmo Caetano Mulungo mentira é o que postou. Sejamos imparciais nas nossas análises. Se estou a mentir me provê que ataque as FDS fez a NAGI.


Gildo Aliante Aliante Sinto muito pela sua posição egoísta.

Ernesto Albino Gildo Gildo sabe porque dos ataques a Nagi ??

Gildo Aliante Aliante Ernesto Albino tenho ouvido k é devido o transporte de homens das FDS.

Arsénio António Nhamua TPI mas deveria levar os dois conflituosos à bara da justiça, pois ninguém está no direito de acabar com a vida de outro a RENAMO e a FRELIMO abusam dos direitos do povo Moçambicano

Gosto · Responder · 1 · 23 h

Arnaldo Rodrigues isso nao! afinal quem iniciou o bangbang?

Samyr Iqbal Hoje um NEGRO concegur ver e ficar feliz por esta guerra que acontece em mocambique, é uma guerra que o governo usa FILHOS das pessoas do centro e norte para combater aos seus PAIS, FILHOS NA FADM OS PAIS NA RENAMO, filho contra o pai, estam todos satisfeitos a ver esse senario, o NEGRO EM MOCAMBIQUE ESTA A ESPERA DE UMA REVOLUCAO, mas a revolucao nao cabeca do NEGRO é assaltar, roubar bens dos NAO NEGROS, estam espera de um sinal de revolucao para assaltar lojas,armanzens, casas de pessoas que com muito sacrificio conceguiram........ REVOLUCAO NA PRATICA È TODOS ,TODAS CORES RACAS EXIGIRMOS O NOSSO DIREITOS E DERUBAR O GOVERNO CORUPTO, mas para negro revolucao è saquear, assaltar,roubar bens de pessoas de outra cor.............. PARA NEGRO MOCAMBICANO REVOLUCAO SIGNIFICA ASSALTAR, ROUBAR BENS DE MULATOS,INDIANOS,BRANCOS.....


Pedro Nguiraze Sr Samir acho k es muenhe nem? Para de espressar este adjetivo NEGRO enquanto vives aqui em mocambique vendendo bolachas e outros coisas k nem da pra falar.es de outro nivel. Fisemos mal te acolher aqui em mocambique?


Pedro Nguiraze Indiano alguma vz foi branco? nem ingles ate consegue falar. Se nao vender coisas na rua.


Samyr Iqbal Pk nao posso chamar NEGRO? So quem pode chamar negro é BRANCO NE? para negro como voce basta ver BRANCO viu Deus, basta branco abrir fossa e dizer a negro como voce dizer que coco è chocolate VOCE VAI DIZER AMEEN AMEEN e comer

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Este senhor é que tem direito de ir ao TPI porque foi esse que começou com as ameaças ao governo nos seus comícios, e daí começou com extorsões ao estado. Se Dhlakama pegou em armas o governo o que devia fazer? A defesa do pais não está nas maos de Dhlakama, sibindy nem o tal Joao Massango, mas sim das mãos do nyusi e do seu povo e governo, quem jurou a defesa da soberania é nyusi, criamos a lei de amnistia para apagar os males feito já antes mas Dhlakama não ouve, então esse sr tem que ir responder no TPI e ir falar que quem é ele aqui em Moçambique no lugar do nyusi. Se condenarem falarem em defesa deste sr você todos acima mencionado são os que xtao ao lado de Dhlakama, bandidos armados.


Zulficar Mahomed Quem falsificou os RESULTADOS ELEITORAIS ??????


Sebastiao Bernardo Mufana Mufana A resposta é a RENAMO, por esses indivíduos estavam em controlo e como foi possível admitir os roubos?

Mario Tuzine EMATUM é dele tambem, burlas arquivadas EDM na A.R sao dele tambem esse é unico verdadeiro justiceiro.... pena mesmo que é unico dos cerca de 22 milhoes ...

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Ematumnao é caso de eleições, não juntar nabos e carne

Anselmo Caetano Mulungo Melhor calar Sebastiao porque me parece que nao estas em moçambique ou faz parte de elite. Quantas as casas e carros tens agora?

Sebastiao Bernardo Mufana Mufana E Dhlakama vai te dar oque?

Cassimo Jafar Jafar O Sibindi Tenc deixar de ser Lambe-Bota, ou Ele stá do Lado da Frelimo ou Ele stá do lado da Oposição. Ele também deve ir ao TPI ser Julgado e Condenado para deixar de ser Lambe-Botas.
Capece Junior Sibindi e um palhaço...

Horacio Lourenco Mondlane Tá claro k pimo e seu líder de política não tem nada.agora não vem a aqui temtar manipular os moçambicanos esse tribunal k tanto falas dele só tá pra julgar os africanos


Gildo Frios Ainda ha doentes aqui neste grupo. Eu ja havia avisado que: Ate agora a renamo nao foi apontados com as comunidades internacional. Nenhuma pontençia mundial ja apontou a renamo. Eles estao aqui a ver todos tipos de sujedades do governo. Ai esta a prova. Ja nao ha como evitar o estrago nem que matem Dlakhama. Isso vai cheirar muito mal.

Hobety Luys Muhamby Todo criminoso que abusa os direitos humanos deve ir a barra do tribunal para ser julgado e condenado.

Anselmo Caetano Mulungo Todos que estam a favor desses senhores donos de moçambique, me parece que voces nao cresceram aqui em moçambique ou sao ignorantes e cegos.

Gildo Frios Para evitar o pior. Ou se moz nao seja Líbia. Que aja partiha de puder. E deve ser urgente. Caso contrario. Nova Líbia. Minha opiniao

Zé Maló TPI faz o quê? Como terminou a Libia e o Iraque? A ONU está quase incapaz de manter a paz no mundo. Quem conseguem parar o jihadismo e o Estado Islâmico? quem pára o Boko Haram? TPI faz o quê? Mocambique vai conseguir resolver seus conflitos, desde momento que haja vontade politica. O mundo fora tem os seus problemas, até os nossos são poucos. Apelemos que o Governo e a RENAMO negociem para que haja a paz. O resto podem deixar, que o povo terminará.
Juliao Neves Neves eu digo todo o politico é assicino quere viver pela mentira basta alcançar o puder manda fumar o povo .primeiro parem com a guerra depois fiquem procurarem o culpado .todas essas bocas nao é por nada estao desputarem os nossos impostos ,todo voçes deviam serem conduzidos Tpi. seus ladroes !
Gaspar Monjane Apenas lamentar mas penso que este conflito só pode ser dirimido pelos Moçambicanos representados pelo seu presidente eleito por próprios Moçambicanos.
Antonio Rodrigues Frenda Seja feita essa vontade,com a vontade de todos moçambicanos do rovuma ao Maputo, e do zombue ao índico.
Sejamos firmes pela nossa revolução.
Bernardo Augusto Mazembe o sr gildo aliante.' xta inganar a quem .? todos os moçambicanos sabem muito bem.' que a renamo xta para o povo.a renamo sempre atacou Militares da frelimo ñ sivis .aqueles mochibombo sempre carregam Militar. vão se julgado xtao quase sr.


Gildo Aliante Aliante Eu não enganei a ninguém, simplesmente disse o que sei. Aqui temos de trazer informações úteis e não egoísta, assimétricas e tendentes a defender um lado. Devias me responder o que questionei: quem tem direito da posse de armas de forma legal? Os ataques a civis por parte da RENAMO é uma realidade. Use a razao para pensar e comentar. E não alimente política aqui. Queremos a PAZ.

Samyr Iqbal Esses que pegam armas que estam na FADM , por um salario de 1500mt estam pronto a morrer isso pk 1500mt E MUITO SUFCIENTR PARA COMPRAR UMA CX DE TENTACAO....... negro mocambicano pensa so em Beber tentacao, mesmo que para tal possa vender,sua filha,mae, irma e esposa..................... hoje o homen sai de casa so deixa 20mt, Mas quando chega encontra GALINHA(140mt) ARROS( 40MT) e uma Cerveja ou tentacao na mesa Logo come, bebe nao procura saber com a esposa eu deixei 20mt mas isso tudo de onde veio? Nada nem esta ali, basta ter cerveja ou tentcao chega....
Gildo Frios Dlakhama que é sonho da menoria que seja chamado ao TPI: É muito pouca. Os refugiados na vizinha Malauwi. Foi o grande motivo pra dispertar os dono do mundo o que é Moz. E os donos do mundo nao brinca com serviços.
Gildo Frios O sonho de poucos querem que Dlakhama seja chamado aos bancos dos reus do TPI. O mundo esta de olho em nos. Ja que o povo quando reclama somos respondidos com balas. Entao que usam o mesmo talento com a TPI. Mas uma vez. Isso nada de bom pra os ultimos tempo.
Manuel Severino Xavier Senhor sibind evita agitar o povo e faça a sua política de forma clara. Esse seu posteriormente não passa de uma farsa para implementar o seu terrorismo
Mussa Dramuce Mussa Dramuce Este tipo so fala coisas feito um catavento, gosta de agitar o povo nao sei oque ganha com iso
Zelio Lucas Tembe Nao se esqueca que se este assunto chegar a Tpi o primeiro a cair sera o lider da RENAMO porque ele sim mandou atacar civis.
Custodio Sebastiao A idea é bem vinda, porque se em sua ideologia o outro não vale nada la vão serem confirmados ou dismentidos e sera a primeira vez que vão perceberem que só são esploradores e não donos da umanidade e la vão serem julgados e vão se safar se tiverem razão e nunca mais vão repitir isso e o povo vai discansar um pouco, espero que isso aconteça de verdade.
Mussa Dramuce Mussa Dramuce Ficou claro que meu mano sibidiy de politico nao tem nada mas de importador de viaturas usadas sim

Neclino Chaphata A intervenção do TPI, deve ser imediata, antes que a situação se agudize cada vez mais.

Francisco De Assis Cossa Se o senhor sibinde tivesse tido esse tipo de iniciativas a bastante tempo sem tentar engraxar o guebas teria bons assentos no parlamento.

Samyr Iqbal Este povo é covarde, quando tentar ASSASSINAR DLAKA POR 2 VEZES esse povo nao fez nada, Quando cercaram a sua residencia o povo Nao fez nada, nem se pronuciou ficou assistir o caso Como uma novela brasileira, o povo calou na morte do CISTAC, NOS RAPTOS AOS EMPRESARIOS (seus patroes) etc o povo estava a ver todo senario como uma novela , cervaja ou tentacao do lado a ver todo esse senario como uma novela, AGR QUE COISAS SAIRAM DO CONTROLE QUEREM LEVAR PARA T.P.I? Sim mas que deve ser julgado é o povo mocambicano porque é covarde, deixou as coisas acontecer numa boa agr querem seus direitos? Onde estava a oposicao construtiva quando esta guerra teve inicio com guebuza? Nao era a oposicao construtiva que so CONDENAVA A RENAMO?

Gildo Frios Se voçe continuar a falar merda como raçismo. Vou provar que o seu profeta que era raçista como voçe e era pedófilo e matou muitos cristaos e ejudeus. Nao laços entre preto com arabe.

Carlitos Tomossene Meu Deus....este e o principio das dores vira dias triste pra tdo povo mocambicano,k somente usam covardia pra s esprimir k stao a sofrer e nada reagem contra as brasas quentes das nssas liderancas,vamos acabar nos cilencios armas secreta dos lider mais poderosos.

Gildo Frios Kkkkkkk. Cada comentarios pha. Otros paereçe dizer que o imferno é os governante diabo é muito lindo. Sinto pena.

Gildo Frios Esse sonho do Dlakhama ao TPI pra ser julgado. Isso esta longe esqueçao isso. Nem que unao todos os curandeiro deste pais. Ele la nao vai sentar nos bancos dos reus do TPI. É bom deichar de pesar isso. Mas que o pior esta pur vir. É o fim
Amade Jamal Jamal A RENAMO e AFRELIMO é q sao culpados por Sacramento de samgue na N1.
JP Colimao Eu que o diga, no Sabado antepassado saia do Chimoio em direcçao a Tete e o transporte em que me fazia seguir da Nagi Investimentos foi atacado a quase 10 KM de Catandica, no momento da fuga perdi todos os meus pertences, entre telemoveis, pastas com roiupas e calçado bem como minha carteira onde continha todos os meus documentos, cartoes do banco, livro de cheques, passaporte, carta de conduçao entre outros. Ate hoje nao consegui reaver meus documentos, nem meus pertences. pra tratar os documentos custa muito dinheiro. Quem ira me pagar tudo o que eu perdi

Meque Helder Mantrujar Chega ja é a vez do povo mostrar que nao somos mudo e nem surdo. Os nos irmao, primo,tio tao a morrer sem saber por que ? Morrendo por interese de um grupo asassino.
Xivite Tuvue Khosa Os dois partidos sao cunplise disto pork n se esplica oque acontese aque no semtro.quem e esse precident n consegue ver k o pais esta em guera,aque ouve singilo pa mataren apopulacao que nem tem nada ver com a emclusao do estado. Ou declarou se guera ou nao pork isto ja esta enzagerar irmao.


Belton Tembane Caros ilustres acadêmicos, vós sois melhores comentadores desta inundação política mas, ao mesmo tempo não se esqueçam que os vossos comentários estão a ser desvalorizados. A situação que hoje


Nelson Cristovao Chitambule Chitambule Concordo plenamente, mais o senhor dlakama tambem deve ser julgado pela violacao dos direitos humanos.

Gosto · Responder · 1 · 23 h

Sergio Sumbane Os nossos comentarios, so servem para agudizar a situação dos nossos irmaos que estao a sentir na pele as friccoes de santugira, que menos dias ira alcancar nos a todos, se é que ainda, a comecar pelo custo de vida. Mais uma vez deixemos de querelas decriancas e nos unamos todos no grito pela paz, sem acusacoes ao x ou ao y. Um dia ao conversar com um combatente segredou me que em guerrilha, principalmente entre irmaos nunca ha vecedores, simplesmente perdedores e todos ja estamos a esperimentar este cenario. E agora e necessario o culpado ou apaz?


Lazaro Filimone Pene Sr Sérgio, o q o tal militar lhe segredou é também do domínio dos donos do País, porque a insistência? Então vai deixar de ser um acto perdoavel pq intencional, podendo entrar na alçada do TPI. Mas não precisamos ficar em pânico sobre o futuro dos nossos queridos líderes, jovens moçambicanos que morrem vítimas deste conflito merecem ser reconhecidos, considerando a importancia para o Pais, da batalha onde tiver sido abatido,cada jovem envolvido no conflito. Algo deveria ter sido feito, mas a insensibilidade dos nossos líderes, enquanto se reciclam, vão enviando


Lazaro Filimone Pene Digo, vão enviando nossos filhos p a morte com consciência livre e. Há q julga-los caso se prova o seu envolvimento en actividades criminosas.

Anselmo Gune Eu estou de acordo com a idea, e espero que isso seja bem forte pra que um dia possamos gosar dos mesmos direicto. O pais e' pra todos nos, nao de algums. Cada dia que passa o custo de vida ta agravar-se pra o pior, mas pra algums nao. O poder deve ser do povo.

Paulino Mabica A paz neste paz e uma otopia pois enquanto nao haver separacao do poder politico e poder estadual , enquanto a justica defender interesses politicos nao ser independente nao feito, enquanto o procurador ser nomeiado pelo presente , enquanto as forca estarem submissas ao presendente da republica . nada que o povo almeja ter consiguira. Este pais precisa de revolucao


Lopes Alfredo Ossulande Aquelea que aparecem a inutilizar os bonitos contributos dos diversos Moçambicanos que choram a injustiça que está acontecendo com o povo devem ter um tratamento correcto e imediato. Vamos abatê-los sem contemplações. Ou abandonam ou calam-se. O povo ja está cansado e ha aqueles que nos querem calar até aqui nas redes sociais. Possa que se suicidem.


Neques Cardoso De uma ou por outra todos eles, todos, mas todo terão de ser julgados e condenados, esse sim é um facto. Eu tenho certeza!


Cassimo Jafar Jafar Culpado de tudo Isto 100 Duvidas é Dhlakama, ele k deve ir ao TPI. Tomara k no dia do seu Julgamento Final seja Queimado no Fogo do Inferno durante 1000 Anos.


Bruce Jahcmando So quero que o Nyuse poem uma postura e sanar toda caricatura. Eu to do teu lado para o povo mais nao para o partido. Sr. President por favor herge a cabessa e poem Passos firmes com a alianca do seu povo nao do partido! 
Tu poderas se tornar o melhor president. Vamos com o povo estamos todos juntos. 
Blessings may the Lord guide you and give you the courage and determination to bring about changes.

Gosto · Responder · 1 · 19 h

Nemane Selemane Nao entendi. ha queixa no TPI contra o governo Mocambicano ou e da iniciativa do TPI?


Samuel Paulino Verdade mano nos moçambicanos vamos passar mal porke tudo aquilo que governo faz é bom para nós e não sabemos revendicar os nossos direitos tudo é assim


Magid Manjor Nao vos digo oque nao imagino!se nao acabar o nome de"chingondo".Nunca viveremos em paz!com provincias autonomas,sim o nome"chingondo"vai morrer no rio"save".


BI Lata Mocambique nao ratificou ao ao TPI por isso,esse vosso e nosso desejo nao sera possivel concretizar será k o senhor k é presidente d PIMO nao sabe disso?


Damião Dom Damião Catingue "No meu coraçäo só cabe a paz, a paz, e só paz" Esta na hora de fazer valer a promessa Sr.Presidente.


Gildo Frios Se é comigo. Leia bem. Ou pur utra palavras. Poucos querem Dlakhama ao TPI, mas a maioria querem o governo do dia no TPI


Maria Da Glória Muhave Eu pensava q o dono deste país fosse o povo!afinal o povo é mobilia esta ser usado!!!


Almeida Rui Almeida Queremos a paz,os autores devem pagar pelo que cometeram ou pelo que estao a cometer.


Armindo Antonio Ncutche Ncutche bem vindo a edeia de tribunal tpi deve ser condinados os q viola abusivamente os dereito humano


Filipe Carlos Domingos Domingos É tolice tratar os outros com desprezo; o homem prudente prefere ficar calado.


Edmilson Afonso Dengo Eu só digo uma coisa: #PIMO e toda sua corja#Fambani_mia_tibha_hi_parede!


Surate Atibo Murrateia Murrateia Eu adimiro bastante os burros moçambicanos q aceitam ir na rua com os mesmos criminosos a condenar djakama, condenao uma pessoa q está a salvaguardar o pais nas mãos dos bandidos armados da frelimo, e os filhos deles estão a ser degolados parecem frangos! Q burríssimo? Abram a mimoria e reflitam


Luis Massuco Massuco Meus irmãos, enquanto alguns pensarem q esta República é deles estamos sujeitos amuita merda


Gildo Frios Isso ja ta no fim. Este ano tenho duvidas se agente termine bem.


Vanny Tomás Maicony Tomé Issso n tem lógica 
Eles sub voam pelo mundo inteiro sem reclamações 
I esses terroristas mal educados sem corações são d onde


Titos Sentinela Yoweeweee PIMO,a Frelimo é uma máquina de lavagem de dinheiro capaz de coromper a TPI


Lopes Alfredo Ossulande O nosso governo está doente. E o remédio é a FRELIMO desaparecer porque ja n dão conta do recado


Agostinho Hlavanguane E se Renamo se acha forte porque não ataca os alvos militares?


Rogerio Guambe Paz,paz,paz,é o k nós os inocentes pobres queremos aki na nossa terra pk nao viemos de passaportes e o nosso Deus nos fez pk merecemos aki. Paz efetiva.


Anastacio Albino O partido no poder acha k tem tudo para abusar o seu homologo,mas saiba k o povo consciente nao vota na frelimo

Gosto · Responder · 1 · 4 h

Vitor Tembe Tembe Exe tdo armamento luxuoso n devia s trocar em arroz e farinha pra o povo. A Tpi ja s apercebeu k ha muitos oportunistas nesta guerra e o ms lesado e o povo, ha ladroes d povo.


Vitor Tembe Tembe No Bairro s o Joao traz a fama d perigoso ladrao tdo k desaparece a culpa e dele. Mnha visao


Edgar Samuel Machacha Machacha Que façamos a nossa política sem SANGUE , seja FRELIMO, RENAMO, MDM, PIMO, PDD ETC, o POVO MOÇAMBICANO ja sofreu o suficiente, viva a UNIDADE NACIONAL, respeitemos a memória do Dr EDUARDO MONDLANE...


Zelio Lucas Tembe De uns tempos para ca passei a nao perceber agenda do Simbidi.


Ianajorge Mugema Melhor levar la. Estamos canadox de abraçar tristezas


Domingos Nuvunga Esse governo da frelimo tem que ser julgado


Alberto Amur Chega de comentário vamos agir


Mauricio Chongole Apoiada a iniciativa de TPI.


Anisio Joao Marindze quem publicou isso deve se da renamo
.


Horacio Lourenco Mondlane ' o k pimo faz além de falar.


Lindinho Alberto Mugabe Mas será k esta informação já chegou ao tribunal internacional??


Gilberto Cleide Maluleque Estes devem ir ao TPI,,,,ate andam a dizer k aqueles k estao no Malawi sao preguiçosos e nao querem trabalhar


Rão-g Valentim Formane Os crimes cometidos n mandato de Guebaz k ate agora so xtam a se agravar,kem vai nos acudir?


Muluku Mulupale PIMO CRESCEU. VAI ME CONQUISTAR A MEMBRO E QUEM SABE, O MEU PRIMEIRO CARTÃO PARTIDARIO VENHA A SER DO PIMO
KKKK
PARA DIZER TEM NOS BRINDADO COM IDEIAS PALPAVEIS MERECE DA SUA CORAGEM


عبدالرحمن بن سعيد سعيد Boa ideia mas cuidado irmao Yaqub Sibindy com o governo , pode lhe cacar.


Junior David Tivane Essa legenda é desta foto?


Xavier Chiuaula Júnior Então PIMO espera q Nyusi seja generoso e se entregue ao TPI.


Suheib Luís Nunca vamos conparar libia e moçambique libia o pova estava bem


Regalado Onofre O governo corrupto da organização frelimistas e seu povo miserável


Lopes Alfredo Ossulande Afinal quem confiou Khalau a aquele cargo por tantos anos?


Manuel Jose Dique esse e k e paz dos Mocambicanos????????????????????????????


Claudio Pahua Que a justiça seja feita...


Edy Manuel Que a justica seja feita, avante.


Vasco Abel Samyr iqbal se voce fala a sim sobre os negros vai para tua terra que nao precisamos de pessoas como tu neste pais.o moçambicano e muito maduro e capaz de resolver os seus problemas .racistas nao queremos neste pais. se pensas a ssim de negros entao vai aputa do teu pais que agente nao te chamo para moçambique.

Gosto · Responder · 2 · 21 h

Pedro Nguiraze Com certeza. Tambem este de k falta nos da?

Gildo Frios Isso ainda vai cheirar. Tenho ainda dúvidas se este ano agente termine bem.


Manuel Pereira Quem deve ir ao trebunal è a renamo


Jorge Mario Jorge Yaqub Sibindy Moçambique vincula-se ao TPI?


Dagon Liliano O Senhor Necas Langa, ate parece que nasceu ontem.


Claudina Nk Boa cena,eu so volto a Mozambq qnd a Frelimo sair n podr


Zacarias Jemisse Matuassa Seria justo se o Dlhakama tambem respondesse perante o Tribunal Penal Internacional.


Fernando Ernesto Matuassa Matuassa prk dlhakama primo enkuanto vimx pelas midias a ser atentado por mais d duas vezes. xta claro k o governo eh ker assassinar o lider da renamo.


Zacarias Jemisse Matuassa Mas ele tambem ordenou e de forma clara o ataque de pessoas e bens civis. As viaturas que foram incendiadas nao tem nada a ver com o governo ora em guerra com a Renamo.

Cnaomi Nhagutou Existe alguém nesse governo Q sonha quando dorme kkkkk

Sylvester Cumbane O teu discurso inocenta a RENAMO culpabilizando a FRELIMO. Não sou de nenhum partido e estou contra toda a manifestação contra a paz no meu país. Esta situação em que vivemos envolve os dois grandes partidos e não um apenas. Não vejo isto como culpa de Nyusi, em parte, pois a guerra já existia mesmo antes dele ser eleito presidente do país, aliás, depois de ter assumido a presidência mostrou interesse de dialogar com o presidente da RENAMO mas houve desentendimentos devido há tantas pré-exigências da RENAMO que, segundo o que se vê, ela só quer que a FRELIMO aceita tudo. A FRELIMO também, sendo empresa de chumbos, chumba tudo o que é da oposição sem sequer dar-se tempo para perceber o ponto de vista da outra parte. Portanto, se se deve levar alguém à Haia, que não se esqueçam de Dlakama, Guebuza, etc.

Joao Stambuli deus criador tem a sua agenda a cada criatura,pode passar tempo a verdade saira

Fernando Manhica Até quando só curupintos

Gildo Frios Isso vai muito mal. Uma luz no fundo do túnel

Albertino Razao Roste Bem falado,bem dito e bem definido,mais palavras para kem?

Manuel Pereira Ateki tu podes apoiar mas o povo nao voce sabebo ukem è o povo?

Manuel Nhama tou ao lado.t 
manuel nhama
Alberto Guacha A guerra pra me nunca acabou neste país porq depois da independencia os nossos dirigentes confessaram a ter interesses obscuros,aquele q não aderisse a essas manobras era inimigo por abater e toda gente sabe quantas figuras públicas d boa vontade e moral foram mortos com estes monstros e semearam uma cultura d ódio entre mocambicanos e acho q ainda vamos sofrer muito porq as nossas mentes estão traumatizados,ex: muitos compatriotas penssam q pra sobreviver tem q se joelhar,engraxar,lamber os e até defendem com unhas e dentes está e a trauma q tão sofrendo estes compatriotas e deus esteja com eles

Sem comentários: