quarta-feira, 30 de março de 2016

Resumo do programa linha aberta da Stv

António Muchanga " as armas são do âmbito de acordo de roma. A polícia sabia desde de acordo, aliás são as que visa proteger as alta indivídualidade..."
G. Hama Tai " A frelimo sempre opta pelo bom senso, um diálogo para encontrar um paz efectiva no país... Quando as armas, tenho a dizer que não é permitido que um partido tenha homens na assembleia da república e outro no mato...."
Silverio Ronguane " nós mdm somos a favor desarmamento dos dois partidos nomeadamente : frelimo é renamo. Quando a situação do conflitos políticos militar nos optamos por se fazer um referendo ou que sim façam eleições províncias afim de elegar os governadores... "
Quando a Jeremias langa é o que sempre nos oferece; uma boa moderação, imparcialidade, rigor...
Portanto, dado estes três pontos de vista concordo com os seguintes aspectos:
1- A renamo continuar armada porque só assim pode fazer fase a frelimo que está armada até os dentes. Aliás, não sim pode lutar com as mãos equando o seu adversário é armado sobre pena de ser derrotado até a batalha...;
2- sim a frelimo não sabem que embuscou as caravanas e invadiu as residências do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, o que esse governo frelimo fez para esclarecer os actores destes actos? Uma vez esse e governo é a sua obrigação de garantir a segurança de todos, e até ao de próprio líder da oposição...
3- Quando a novas eleições para eleger os governadores não, mas referendo sim.

31 comentários
Comments
Edson Matavel Desculpe meu caro mas discordo do 3 ponto, senao o MDM tambem vai querer andar armada. Pois nao se justifica um partido sempre que ha eleicoes para puder protestar usa as armas e tirando a vida a inocentes! Vivemos em um estado de direito, e nao podemos andar de armas em punho temendo sempre pelas nossas vidas. Sem puder trabalhar (viajar) porque ha individos escondidos nas matas porque querem govenar nem que para isso tenham que tirar a vida de pessoas inocentes, essas mesmas que eles pretendem governar.
GostoResponder14 h
XPaulo Mavambe Desculpe meu caro Zefanias não concordo consigo quando diz que a Renamo só pode enfrentar a Frelimo com armas, a pergunta que lhe coloco é porque a Renamo tem medo de enfrentar a Frelimo sem armas depois de 20 anos de convivência democrática? Penso que em democracia deve prevalecer o espírito de paz e as forças políticas devem se esforçar em convencer o eleitorado com ideias e programas que possam desenvolver Moçambique.
GostoResponder24 h
Eduardo Calane Meu caro amigo Xpaulo,acho melhor explicar bem isso,qual e a democracia que estas a viver no teu pais,achas que vives a democracia?Sera que sentes a democracia?Não podemos confundir a paz e democracia,por a paz e viver sem barrulho das armas pra os Mocambicanos,e democracia e o que se vive não neste pais.
José de Matos Postagem 5 estrelas, Zefanias Augusto Namburete!
GostoResponder14 h
Hassan Osman O Debate Valeu. Parabéns a STV e ao J.Langa. Já é tempo para a TVM aprender e fazer o Copy Past.
GostoResponder13 h
Mbuya Chaves Dezanove Ilustre Zefanias Augusto Namburete concordo contugo em todos pontos.
GostoResponder3 h
Ali Raja Só quero perceber uma coisa com meu grande amigo Zefanias Augusto Namburete, segundo o seu post quer me dizer que no dia que a FRELIMO sair do poder essas armas que estão a tutela do estado serão recolhidas para a sede do Partido?
GostoResponder13 h
Anidia Tacaiana Se sao do Estado continuarao no Estado...
Edson Matavel Nao podemos confudir Estado com partiido politico. Vsmos cair no erro da renamo que diz que tudo e Frelimo....
GostoResponder23 h
Herminio Malaia Nas próximas eleições vamos botar num partido que não tenha um histórico armado... não disse MDM.... entendo que a guerra e entre partidos e não Renamo e o Governo mas sim Partidos. neste conflito esta muito difícil separa o Governa e o Partido
GostoResponder13 h
Amilcar Machado Que seja o que Deus quiser e se os Homens não aceitarem, então que o diabo não nos "leia"...
GostoResponder2 hEditado
Mussá Mohamad Irmão não concordas com eleições para governadores ...mas referendo sim. .não peecebí bem isto.
GostoResponder3 hEditado
Homer Wolf Eis uma resenha do debate, amigo Francey (se concordamos ou não, isso não vem ao caso)...
Explica-me lá bem aquela ideia de que o debate foi estéril, porque faltou a presença de um jurista no painel... Bem-bem o jurista iria acrescentar o quê a estas convicçoes dos políticos? @ Francey Zeúte
GostoResponder12 h
Amancio Matsinhe Essa Renamo além de andar a matar inocentes e vandalizar infra-estruturas até mente. Março dele não este que acaba amanhã? Acham que fazer acampamentinhos e matar este cidadão, queimar aquela viatura, cortar estrada , fazer mineração para os europeus em troca de material bélico é fazer democracia? Faxavor...
GostoResponder2 h
Emoji smile
 Março ainda não acabou, e se acabar fica adiado para Junho
Amancio Matsinhe Nunca souberam fazer política pacífica, são ameaças atrás de matanças. Ntla
GostoResponder2 h
Aurélio Simao Essa história de que a renamo mata civis não cheira bem, nas minhas buscas pelo menos em Tete 2 lideres comunitários foram levados pelo tais homens armados mas 1 ja voltou ainda não tenho dados do outro. Mas tivemos massacres que são atribuidas ao governo, isso não é visto, não defendo a renamo reconhecendo o passado desta. O tempo é MESTRE
GostoResponder2 h
Amancio Matsinhe Devias ter ido a Chimoio no dia 2 de março de 1980 para veres quem atirou contra o meu pai
Fácil é falar de boca para fora. Eu estudei em escolas protegidas pela FRELIMO enquanto a RENAMO incendiava as. Não vamos esquecer o tempo que passou.
GostoResponder2 h
Joaquim Antonio A frlimo nao é demido passificamente, a frelimo sempre usou armas. Se o MDM quer usar armas como a renamo pode! Uma vez foi crusda com a propria frelimo para acabar a renamo, ê a pripria frelimo k pode fornecer uma parte da armas ao mdm. A renamo sempre foi passivo. E as pessoas k defendem sao as k nao keren perder emprego na frelimo por isso mesmo vendo a realidade na oposiçao ignoram.
GostoResponder2 h
Aurélio Simao Eu pessoalmente faço minhas pesquisas, nunca gostei dos atos da renamo, mas agora ha uma isca que o governo está fazendo é juntar militares aos civis para servirem de escudo. Quando me fala de chimoio não posso dar detalhes mas o que sei é que naquelas bandas é perigozo ser identificado por um partido
GostoResponder2 h
Francisco Alexandre A FRELIMO LAVOU O SEU CEREBRO E COM A MORTE DO SEU PAI PIOROU. .. MAS TI CONVIDO A TENTAR PENSAR E DESCOBRIRE A VERDADE QUE A FRELIMO SEMPRE TI ESCONDE
GostoResponder22 h
Aurélio Simao Falando das escolas defendidas pela a frelimo custa me identificar pelo menos 1 que vi alguém defendendo
GostoResponder12 h
Joaquim Antonio O março dito com o velho ja chegou sim, ainda da passar. Mas ninguem pode ficar preocupado com o março visto k o Dhlkma fala de mes x deus sabe k mao fara nesse dia. Voces da frelixo nao se procupe com o março essa luta comessou em 1977 e k nao diz k termina em março.
GostoResponder12 h
Gilberto Gomes A renamo foi criada pelo colono português, para destruir o que ele havia deixado em moçambique... A renamo destruiu e matou tudo desde 1976 até 1992... O governo da frelimo voltou a reconstruir e construir, de 1994-2012, e de lá para cá a renamo voltou mais a matar e destruir... E desta vez é a mando de quem?
GostoResponder2 h
Eduardo Calane Pura mentira Gilberto.
GostoResponder1 h
Joaquim Antonio Esse Gilberto é catavel idioda k procura prestigio na frrlimo.
GostoResponder11 h
Amancio Matsinhe Verdade, RENAMO e portugueses sao unha e carne. Estão na serra da Gorongosa por causa de ouro e diamantes. Caso não, onde eles arranjam aquelas viaturas, dinheiro que o Dhlakama andava a distribuir na campanha, armamento e meios de guerra?
GostoResponder1 h
Amancio Matsinhe Vocês que defendem aqueles bandidos, porque não viajam para beira. Passear pouco de carro.
GostoResponder11 h
Joao Moreno Bandidos são vocês, então se sabem que lá existem diamantes porque é que estão a esconder a informação porque nós também queremos. Seus mbavas.
GostoResponder11 h
Teixeira Teté da Silva O povo de ontem não é o mesmo com o de hoje.
GostoResponder1 h
Mathause Sitoe Nós moçambicanos so atingiremos a maturidade, quando soubermos analisar factos, defender causas, e nao pessoas ou partidos. O que se nota é que as posiçoes partidarias ofuscam nossas analises. DEFENDEMOS tudo, mesmo o errado, so porque é do "meu" partido. É real que a Renamo tem que se desarmar, mas deve haver procedimentos claros e consensuais, pois, na verdade, nao se deve continuar com partidos que possuem armas. As armas na posse da Renamo nao devem ser arrancadas, porque, primeiro, sabe-se porquê a Renamo tem essas armas. Elas (armas) devem ser entregues por quem sabe onde as guardou e quantas sao, num clima de concórdia e confiança mútua, pois, caso contrario, ficarão muitas por "arrancar" e, pior ainda, sempre viveremos na incerteza... VIVA MOÇAMBIQUE!
GostoResponder11 h
Jon Snow A guerra é étnica e não política /social/económica etc etc...
Ndaus e changanas é que estão em luta desde 1962.
Os macondes ou qualquer etnia q assumisse a pasta presidêncial estaria com changanas por estes "serem" donos do dinheiro em e do partido no poder.
Não podemos nos distrair por favor.

Essa guerra n vai teminar tão já até q talvez a geração dos madodas de hj façam parte do passado e esquecidos...
GostoResponder47 minEditado
Celio Bila A renamo esta armada porque as FDS Sao partidarias,eu em particular nao gostei do programa ontem porque houve troca de acusacoes e joga-joga de culpabilidades,e isso para mim na eh analisar. A renamo eh uma oposicao ideal para a frelimo. Porque a frelimo viciou tudo e usa mafia nas suas actuacoes,mesmo os bajuladores quando estiverem em off reconhecem as atrocidades da frelimo. Toda vitoria requere sacrificio,um dia a isso mudara.
GostoResponder343 min
Gilberto Gomes Lamentar e condenar veementemente a hipocrisia de alguns meus compatriotas...

Sem comentários: