sábado, 5 de março de 2016

QUEM EFECTIVAMENTE FEZ CRESCER A FIGURA DE UNAY CAMBUMA?

Foto de Jorge Fernandes.
QUEM EFECTIVAMENTE FEZ CRESCER A FIGURA DE UNAY CAMBUMA?
Foi o Governo!
Primeiro, PELA POLÍTICA DE OCULTAR TOTALMENTE INFORMAÇÕES SOBRE O ANDAMENTO DO CONFLITO RENAMO X FRELIMO. Isso tornou-se uma obsessão. A tal ponto que nunca refutou qualquer que fosse a notícia sobre tais conflitos. 
A razão principal seria talvez o não querer “oficializar”, “tornar real”, o que na clandestinidade se passava (Uma guerra clandestina, uma guerra civil) por recear as repercussões internacionais e as suas consequências.

A necessidade de saber o que se estava passando era grande. Exageradas ou não, ao menos havia novidades. 
Eu fui um dos que questionei a veracidade dos números. A resposta não foi delicada nem foi efectivamente uma “resposta” (coloquei em causa atacar alguém sem provas).
Mas, no geral, seduziam-me ter essas “notícias”, qualquer coisa é melhor do que nada. E alguma coisa de real teria, pois várias vezes foi “atacado” raivosamente por elementos reconhecidamente defensores da Frelimo – isso de certa forma conferia mais veracidade ao que dizia.

Segundo, ressaltava A AUSÊNCIA DE RESPONSABILIDADE DO GOVERNO para com os militares das FADS, FIR, etc. As famílias não eram notificadas da morte dos soldados, provavelmente para não subsidiar a subsistência dessa família, e a continuação dos estudos dos filhos desses militares mortos em combate.
Menos ainda se responsabilizou pela morte de civis – as principais vítimas desse conflito.
Essa atitude do Governo, esse desprezo pela vida dos militares (simples "carne para canhão" sempre me repugnou.

(Nota: O escândalo dos refugiados no Malawy “rebentou” agora, mas a realidade das populações mortas e brutalizadas obviamente será de dez ou até centenas vezes maior.)
É de condenar a utilização da foto de André Matsangaíssa para os seus actos pessoais, actos esses enfermados por falhas como a falta de provas do que afirmava, por palavras quantas vezes ofensivas, agressivas, insultuosas. As suas acções indubitavelmente “emprestaram” defeitos grandes ao Herói Moçambicano.
Comments
Edgar Gonoury Esta foto é do André ?
Gosto23/3 às 22:11
Sandro Nicols A mais pura verdade.
Gosto23/3 às 22:15
Wilson Lesiba ?????? Quem tem a orinal foto do chefe Andre
Joaquim Joao Correia concordo..
Majaua Nhampa E verdade
Ernesto Pinto Soares cologue a sua verdadeira foto.
Filipe Primeiro bom quanto a veracidade dos factos que ele nara e apresenta e'pra mim na mimha openiao inquestionavel agora ometir a sua verdadeira face n sei se.nao ha direito que lhe assiste temendo represalias ou mesmo ser abatido mortalmente a luz de dia como foi com carlos cardoso, ganger man,siba siba macucua so para citar algums exemplos n sei quem e'quem que tem razao
Manane Manane Nada de foto verdadera.assim ta se bem
Carlos Victorino Abudala Allah e maior amigo opera milagre......
Mateus Joaquim Mutembué O mal é de usar individamente a foto mais se são reais os textos de unay que se diga de viva """ a verdade doi mais tem que ser dita"""" afinal, estamos a falar da morte de pessoas (civeis e militares de ambos), um dia Guebad disse a '""'Guerra bebe sangue""'' de onde vem sangue??¿?????? Respondem me por favor,.....,.....,,
Milton Aghor O Implacavel Está bom assim

Corre menos riscos
Marley Duarte Esta aí o André....
Manane Manane Marley nos troci a duvida aque esta....aliguem mas
Marley Duarte Esses eram os descontentes da Frel
Sergio Nhambe Faltam outros executados e ainda os fugitivos
Gosto123 h
Thaulany Farias Mapsanganhe Marley Duarte, dizia o Osca Wild que," o descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação". Portanto, se alguém não esteja descontente com alguma coisa, tenha certeza que algo está errado com tal pessoa, ou é demasiadamente ingênuo para não perceber o mundo e andar a reboque dos outros, sem um pingo de autonomia nele.
Gosto1Ontem às 7:47Editado
Eduardo Domingos Pretexto para lhe apanhar. Se a frelimo sempre perseguiu andre matsangaisse e seus seguidores sera que ja parou? Matsangaisses estao cheio em kapise.
Esses sao Unay Cambuma.
Gosto1Ontem às 9:00Editado
Virgilio Rodrigo Elila Gilio Falem, unam-se para lutar cntra o unay, mas ele tem o carinho do povo devido as noticias veridicas k ele nos traz, sinto pena de quem luta contra o CAMBUMA.
Andre Jorge Chifeche Eu penso que a ocultaçao da sua imagem(foto propria dele no perfil)se calhar tem medo das represalias. Quanto as noticias ele tem dado algumas falças mas maior parte reais exagerando somente nas baixas nos combates. Eu que decifro a noticia dele bastou ver que noticiou algum ataque ja sei que isso é real ignoro oque vem depois disso(baixas,armas assaltadas,blindados queimados,etc.etc)
Muvengwa Wepanhika Mahiza Kkkkk chija renamo hoee renamo hoee
Muvengwa Wepanhika Mahiza Renamo hoeee renamo hoeee abacha , frrrelima abachaaaaa pasi no mbava pasi abacha ladrao abachaaaaa
Ver tradução
Albino Forquilha Alguns falam nestas paginas, outros apenas lé o que se escreve. Outros difundem informaçoes bastante falsas, apenas para sustentar seus apetites politicos, outros dizem verdades. nao é pelo barrulho que se ganha razao e se torna mentiras em verdades. SAIBAMOS TODOS QUE HAVERA SEMPRE O MAIOR NUMERO DE PESSOAS QUE JULGARA ENTRE A VERDADE E A MENTIRA E TOMARA DECISOES. AI PODEMOS TER CERTEZA QUE AQUELE QUE PAUTOU PELA VERDADE SERA SEMPRE O GANHADOR. O MAIS IMPORTANTE NA VIDA SERA SEMPRE ESTAR DO LADO DA VERDADE OU SEJA DA MAIORIA.
Nelson Mucauro Makaveli, agora com pseudónimo. Cuidado.
Muteparodriguesbazo Bazo Para mim esse cara não intimida nem fico nervoso por ele. Ele não é nenhum assassino só é um ditador que tenta usar uma filosofia de vida, se ele pega-se em armas seria outra coisa, mas no facebook não se utiliza armas nem socos só palavras só só é só
Gosto322 h
Prince Abraham So quero lembrar te os refugiados estao no Malaui e nao Swazilandia com mencionaste aqui
Gosto121 h
Jorge Fernandes Obrigado digno Prince Abraham, ja fui rectificar.
Gosto18 h
Prince Abraham E tambem segundo minha experiencia provei qui Unay Cambuma nao mente nem inventa informacoes. Ele simplesmente noticia aquilo que investigou e com materia segura
Gosto121 h
Muteparodriguesbazo Bazo É filosofia dele baseia-se nos factos reais mas omiti a verdade deixando as pessoas assustadas " eu né caiu nas notícias dele " soque acho elas divertido
Gosto21 h
Celio MT Muganiua Para acrescer refugiados temos em toda parte do Planeta Terra nao so Malawi nem em Swazilandia.
Gosto120 h
Mote Mote Deixa o Governo trabalhar para a paz!

1 comentário:

Anónimo disse...

Deixem unay cambuma em paz ele so nos informa o que esta acontecer no país ditadores colonizadores estam a nos levarem para fundo do poço

Windows Live Messenger + Facebook