sexta-feira, 25 de março de 2016

O povo quer paz!

Seja nas redes sociais, cafés, restaurantes, mercados formais ou informais, todo mundo só fala de paz. Isto significa que o povo moçambicano está cansado da guerra. As feridas deixadas pela guerra dos 16 anos ainda não cicatrizaram. Infra-estruturas destruídas, perdas de milhares de vidas humanas. Moçambique retrocedeu muito com a guerra de tal sorte que não precisamos reeditar o conflito armado.
Independentemente de se ser rico ou não, com a paz o povo sabe cuidar dos seus afazeres. Aliás, quem tem a paz tem a riqueza imensurável deste mundo. Não é preciso ser sábio para entender que o único caminho para a paz, harmonia, concórdia, é o diálogo.
Ontem, um amigo meu ligou-me de Moçambique. Dizia ele que em Maputo havia muitos carros militares, sobretudo na zona nobre da cidade. Eram autênticos carros de guerra. Um outro, da Beira, ligou-me a falar-me do cenário que por lá se vive. De acordo com a sua descrição, aquilo parece Bagdad, nos tempos em que se queria derrubar Saddam Hussein. É isto que pretendemos?
O problema é que o povo é que sofre. Os nossos dirigentes vivem em palacetes na Sommerschield I e II. Estão rodeados de conforto. Quando vão ao trabalho, fazem-se transportar em viaturas de modelos exclusivos e luxuosos. E vão escoltados por um bando de guarda-costas. Nos seus escritórios têm alcatifas de luxo, poltronas revestidas por seda da VERSACE, o ambiente é climatizado. É a partir daqui que acompanham o que acontece no país.
Ou seja, não conhecem o país real. Não sabem que em qualquer esquina da cidade de Maputo há sempre alguém com mão estendida à espera de receber qualquer coisa para matar a fome. Sobre a guerra só acompanham relatos da imprensa oficial que omite tudo. Diz o bonito para satisfazer o dirigente. Por isso que dizem não haver refugiados moçambicanos no Malawi.
Os nossos dirigentes não estão preocupados com o sofrimento do povo. Eles têm os seus filhos a estudar nas melhores universidades dentro e fora do país. São eles que mandam. Por isso que espezinham o povo. Povo esse que anda diariamente apinhado em carrinhas caixa aberta feito gado prestes a abater. Ou seja, o povo só é importante quando chega a época eleitoral. O povo só serve para votar. Nunca e jamais será patrão. Isto é uma aldrabice grosseira. É politiquice para entreter o pobre do povo moçambicano.
Isto é digno de registo. Gostei da prestação do Presidente americano, Barack Obama. Foi à Ilha de Cuba ter com Raul Castro. Apertar-lhe a mão e acabar com qualquer desacordo entre ambos. Atitude de um ser humano exemplar.
Como podem ver no post, Raul Castro e Barack Obama estão lado a lado a ver um jogo no Estádio Latino-americano, em Havana. Acabaram-se as diferenças. O diálogo faz milagres. Até batem palmas a sorrir por tudo e por nada. Este momento, de certeza, será recordado para sempre na história de ambos os países e pela humanidade no geral.
E a pergunta que não quer calar é esta: o que custa ao Nyusi e Dhlakama seguirem-lhes o exemplo? Ambos são irmãos. São moçambicanos. Acredito que não existem diferenças que não sejam ultrapassáveis. O diálogo faz milagres. A guerra desestabiliza. Vejam como é que está o nosso país agora? Haja coragem. Sentem na mesma mesa e ultrapassem as vossas diferenças. O povo moçambicano ficar-vos-á grato por isso. Vamos todos juntos construir um Moçambique melhor. Tudo está nas nossas mãos!
Nini Satar

Mostrar mais reações
39 comentários
Comments
Djtelmomoz Telmo Estamos cansados..ja nao ha negocio
Reggie Muac Quem com a arma mata, com a arma morre...Estes beligerantes vão todos para o inferno... Matar povo inocente por causa das suas idiotices... A justiça divina chegará...
GostoResponder2Ontem às 9:21Editado
Luis Antonio Enjoativa a cobardia de moçambique
Jabento Quetxoaio Bravo..Nini Satar
Hilario Simbine Almejamos a paz
Muzungu Ndini Que a frelimo pare de vilipendiar a oposicao.
Eunice Januario Mapsanganhe Parece que ninguém quer nos ouvir que queremos Paz.
Castro de Rogerio o problema Moçambique ainda nao acabou com discriminação . quando olham na oposicao , vê-os como fossem bichos,
Sitoe Sitoe K todos frenamos vao pra inferno o povo kueremx a paz
Paulo Gundana Bem haja os que intercedem pela paz!
Matiana Moises quando um pais fica na mao de ambiciosos dah nisso, nao sabemos ateh quando durara esta vergonha governamental...
Xavier Boane mandemos os CAES ao raio que os parta.
Manú Arone k nos matem duma veis pahhh... caso nao dividam o país a forxa.. cortar logo a pont d Save...
José Romeuane Estamos mal meus irmãos, oxalá que Deus faça um milagre e mexa positivamente com as cabeças dos nossos líderes, antes que caiamos no abismo. A PAZ É URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!
Lucas Rangisse Penso eu que existe muita ignorância por parte do governo, na verdade o governo não quer paz, por quem tem tudo na mesa ao dispor de dialogo, é o governo, mas nada disso que esta acontecer, gente não podemo nos enganar o Governo da Frelimo quer guerra....Ver mais
Yassin Ussen Omar Aplausos para os seus comentários,agradeceríamos que nunca pare de comentar e exigir que este governo ponha a cabeça para pensar neste povo sofredor que luta dia pôs dia para sobreviver.ajude nós,o senhor é uma das figuras bem sucedidas que pensa no bem estar do Moçambique.
Taurus Pondja Damn it! I'm fed up of this shit...todas as manhas cruzo com os governantes na marginal a correm para manter a forma fisica, bem despreocupado e sem ajudantes de campo! E ai me pergunto, sera que estes gajos estao buisy connosco? Nao tem medo de serem mortos por qualquer um frustado com o que esta a acontecer?
Fernando Manuel Férman Arrogância crónica, acontece que tds querem dar show no mesmo espaço e ao mesmo tempo.
Emiliano Chaimite Moçambique esta perdendo investidores, não só por causa do conflito atual. Corrupção, falta de justiça, rentre outros.
GostoResponder123 h
David Simon Kofi Isso que ta ser, mais quem fez dlakama IR no mato aii tudo que taaaaaaaa, por favor , queremos Paz.
GostoResponder23 h
Danilo Miguel A guerra é un fenomeno humano, enquanto o humano existir a guerra tb ela ira existir ate ter o vencedor e o vencido, so assim é k a Paz (temporaria) e não com dialogos ou acordos k so adiam a Victoria do Povo. A luta continua e é continua. Doa a kem doer mais a guerra ira premanecer
GostoResponder22 h
Marques Picial Raciocínio e comportanento Nazi. Irresponsabilidade e falta de análise prévia do que está a escrever. Se sorte sorrisse para si carbonizado nun autocarro em plena viagem. Imagino a alegria no rosto dos seus familiares!
GostoResponder7 h
Danilo Miguel Caro Sr. Marques a Paz, respeito, democracia mesmo comida.Não sao coisas pra Pedir, negociar ou dialogue. sim pra se lutar, conquistar e implementar quer a bem ou mal
GostoResponder1 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Emiliano Chaimite Moçambique perde investidores, não só por causa do conflito atual. Corrupção, falta de justiça, entre outros factores...
GostoResponder22 h
Anibal Jose Eles que deixa o Renamo governar 6 província
GostoResponder1 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Tamim Sirva Sim kelemos paz +cuando afrelimo negar nus dar uq em nosso ,nao te paz ta
GostoResponder20 h
Anselmo Cossa Frelimo divide pao com outros
GostoResponder20 h
Paulo Mundai Paz,paz e paz
GostoResponder18 h
Dudu Mangueze Esses velhotes tem cabeça dura não percebem o significado da palavra PAZ. ..
GostoResponder17 h
Zito Simango Os dirigentes d nosso pais sao manhosos e egoistas kerem comer sozinhos e como disseste no teu post "so se lembram de ir enganar o povo no tempo de eleicoes"e nada mais,o nyusi ate conseguiu sentar na xteira em casa do pobre comer xima com a mâo,tdo isso pra enganar o povo agora ate cresceu bucheches com dinheiro do povo. Xkeceu k o povo e patrao dele gatuno
GostoResponder16 h
Bashir Arune E preciso kerer e forca de vontade em acabar a guerra o k nao acontece com o nosso governo k pede so ao presidente da oposicao pra se deslocar a Maputo ele nao aceita pork ja foi varias vezes alvo de assassinato e pork razoes o Presidente do nosso pais nao pode ir ao seu encontro? So pork nao ker ver a paz em Mocambike e ou nao?
GostoResponder114 h
Dercio Inacio Sambo Precisamos de paz,paz...
GostoResponder12 h
Emilio Pedro Matuve No pais sem guerra tudo è mar de rosa
GostoResponder4 h
Rui Neves Massaro "O povo nunca e já mais será patrão" concordo com sigo nini
GostoResponder3 h
Momade Iqbal Bonitas frases.espero bem que isso aconteça. Ameen

Sem comentários: