quinta-feira, 31 de março de 2016

O inimigo do pais leva saia curta., Por Eva Anadon

O inimigo do pais leva saia curta.
Vivemos num contexto muito dificil em Moçambique, onde a tensão politico-militar divide o pais e deixa mortos nas estradas, onde o custo de vida esta tão alto que familias enteiras estão a lutar para poder levar um prato de comida na mesa, onde a deliquência, a insegurança, os roubos e os raptos aumentam preocupantemente. Onde os corruptos roubam millões de dòlares das contas do estado (da cidadania) impunemente. Onde mulheres e raparigas são violadas, espancadas, assediadas e discriminadas a diario.
Mas neste pais, nosso amado pais, o inimigo leva saia curta.
Porque è mais conveniente focar a atençao no cumprimento da saia das meninas na escola, que apontar aos verdadeiros problemas do pais.
Porque fica mais fácil fazer acreditar ás meninas que mostrando joelhos estao a provocar o abuso dos seus professores.
Porque, mais uma vez, raparigas e mulheres, são criminalizadas pela violência que elas próprias sofrem.
O inimigo do pais leva saia curta.
Porque a policia prefere destinar os esforços duma esquadra inteira (7a esquadra da cidade de Maputo) a impedir actividade "delictiva" do inimigo da saia curta antes que outros assuntos.
Um grupo de organições e pessoas individuais, organizam uma actividade perto duma escola. Não estão conformes com a obrigatoriedade do uso das maxi-daias nas escolas. A actividade consta de teatro e visa promover o empoderamento das nossas raparigas. (Perigo!). A actividade fala de direitos das mulheres (Perigo, Perigo!!).
Isto merece maxima atenção policial. É o inimigo da saia curta.
Sinhores policias, vocês estão se enganando de inimigo. Estão apontando para o lugar errado!!
Mas não se preocupem. Têm desde Ruvuma ao Maputo pessoas muito corajosas que vão fazer mudar as coisas. Têm mulheres que vão continuar a lutar cada dia em defesa dos seus direitos. Têm neste pais organições engajadas que continuam a fazer seu trabalho para dar voz a todas as mulheres e raprigas. Uma voz que não vai ser fácil acalar.
Porque o inimigo da saia curta é muito poderoso e esta em todos lados. E porque seguiremos em marcha até que todas sejamos livres.

Xélya Franciska a sentir-se emocionada.
Sobre a abolição das "saias curtas" nas escolas...
Não tenho muito a declarar...
Mas sei que fiz o meu ensino médio usando essas ditas "Saias curtas" 
Hoje tenho meu ensino superior e nunca interferiu no meu desempenho...
Estudei com muitas meninas que terminaram o ensino médio sem nunca terem colocado uma saia se quer de uniforme,ou seja só vestiam calças e mesmo assim sofreram assédio sexual por parte de professores ou de quem quer que fosse...Não sei se é uma das razões a que levou essa decisão mas sei que nossa sociedade tem problemas/assuntos mais relevantes pra se tratar de forma severa...Por exemplo:
As barracas a volta das escolas???
As crianças que ainda estudam ao relento por de baixo das árvores???
Crianças que estão a estudar de noite???
Por amor de Deus!!!
As crianças não são culpadas por sofrerem assédio e violência sexual.
É triste ver as desigualdades de género patentes de forma clara na nossa sociedade em pleno século XXI.
Não ensinem as mulheres que é a roupa,o batom ou salto alto que abre campo para um estupro,ensinem aos homens a não tratarem mulheres como objectos.ProntosFalei‬
Sejamos claros, Policia e Ministro cometeram ilegalidades! Simplesmente inaceitavel, tipico numa Republica das Bananas, nao num Estado de direito!
' Procuradora e advogados impedidos de saírem do aeroporto. Não existe mandato. Procuradora ordenou soltura e a polícia recebeu ordens do ministro pra não soltar. Existem ordens claras verbais do ministro, mesmo sem despacho...isso é ilegal. Pior ainda desobedecer um magistrado ou juiz neste caso é crime. E os polícias foram induzidos a cometer um crime'.

. Existem ordens claras verbais do ministro, mesmo sem despacho...isso é ilegal. Pior ainda desobedecer um magistrado ou juiz neste caso é crime. E os polícias foram induzidos a cometer um crime
53
Comments
Sergio Simbine Vi o video com muita tristeza
Gosto2 h
Cristiano Manejo Aqui é o Pais das ilegalidades,onde os "fortes" fazem se de contas k nâo existem leis.
Gosto2 h
Admiro Carlos Sitoe Muita paz não sacrifica o povo por vosso interesse se Dlakama está por povo não pode governar a força porque o povo vai morrer e se o povo é patrão de Nyusse não pode perseguir Dlakama porque o seu patrão vai morrer. Mas a verdade é uma Dlakama quero guerra para satisfazer o seu patrão(não sei quem) e A frelimo quero guerra para obrigado o mundo há não o cobrar a dívida deixado por Guebuza. Porque os dois não se uni para lutar contra a dívida. Nos sabemos que não haverá diálogo. Mas Nyusse disse que faria tudo para trazer a paz. E nada ele faz..... Paz para Moçambique..... Paz para Moçambique..... Paz paz paz paz paz Moçambique......
Gosto2 h
Cristiano Manejo Saiste muito e bem fora do contesto no k foi postado mano. O post fala uma abordagem e vocé comenta fora do conteudo,vê se pode pha.
Gosto21 h
Admiro Carlos Sitoe Sim sei mas aminha preocupação é paz
Gosto1 h
Leni Dragunov Mas não é o assunto e debate.
Gosto21 h
Cristiano Manejo Vamos debater o qui esta no post,mano é possivel voce responder uma pergunta k nâo foi questionada ?
Gosto11 h
José de Matos Admiro Carlos Sitoe, qual o tema desta postagem ? O tema nao é Dhlakama nem Paz! Por favor fica so no tema!
Gosto62 h
Admiro Carlos Sitoe Eu sei mas a minha preocupação é paz
Gosto1 h
José de Matos Todos nos, vamos falar de Paz em outras postagens!
Gosto21 h
Admiro Carlos Sitoe José de Matos mas é verdade que toda vertente para vejo paz
Gosto1 h
Erlina Cossa O povo devia protestar contra essas ilegalidades. Chega
Gosto22 h
José de Matos UM PEDIDO: quem quiser comentar por favor leiam primeiro a postagem e comentem so sobre o tema!

Obrigado!
Gosto42 hEditado
Erlina Cossa Nestes países democráticos só os fracos é que são punidos por ilegalidades. Isso não é justo. Só que quem falar tmbem será preso
Gosto21 hEditado
Ferdinandes Magumisse Pv o povo estao todos cegos devido atanta pobreza...
Gosto2 h
Beto Nhuana Dos Maya Trágico, Assim se repete o sucedido em Angola.... vergonha da nossa lei
Gosto12 h
José de Matos Gostaria de ver mais Senhoras deste Grupo a manifestarem-se aqui sem medo contra as ilegalidades e ideias machistas e anti-democraticas!
Gosto51 h
Atanasio Cossa Cossa Cossa Resultados de sermos governados por dr onaras causas. Nao sentaram na carteira esses bixos. Pois os tais policias recrutados são analfaburos da 7-10 classes.
Gosto21 h
Ismael Valigy Só em Moz acontecem coisas do genero....vamos esperar pelas reacoes dos Espanhóis... Um acto destes pode pôr em jogo muito coisa...
Gosto21 h
Eugenio Azarias Meu pais vai de mal apior,os comunistas impoem suas leis.Mas um dia serao castigados por isso k tem nos aprontados
Gosto21 h
Iris Maria Monteiro Aqui se faz aqui se paga reza um ditado antigo penso que a hora de Moçambique está chegar por isso o reboliço.
Vaco Chissano Junior Chissano A duvida que fico no ar sera donde veio o despacho que nos foi exibido no jornal da noite.
José de Matos O despacho veio mais tarde, depois de a senhora ter sido presa!
Vaco Chissano Junior Chissano Na patria amada as dicisoes sao tomadas por emocao de tal forma que ja nao sabemos quem tem dereito de ordenar e que nao tem siceramente vejo que os diregentes de MOZ "nao sao dignos de nos representar"
Nandinha Injala Eu gostei da senhora ter sido expulsa do pais.existe tantas coisas fora do eixo neste pais elas váo escolher logo algo que vá dignificar a vestimenta das nossas alunas pra tentar minimizar os asendios e violaçoes das nossas filhas.ja vai tarde.quanto a inlegalidade da forma de expusao.diz respeito a justiça.
José de Matos Lamentavel que uma senhora apoie ilegalidades e que apoiem ideias machistas!
Nandinha Injala Devia ter manifestado por algo de valor náo de roupas escolares.isso náo foi uma decisáo politica.mas as máes moçanbicanas gostamos.aqui no centro e norte do pais.
Neidy Ydien Pires Cara senhora, 
Os assédios não são originados pela forma de vestir das vítimas. 
Não queira tapar o sol com a peneira!
José de Matos Nandinha Injala , em democracia cada um é livre de se manifestar pelo que pensa ser importante! RRu posso nao concordar com a manifestaçao, mas nao posso negar essa liberdade!
Atanasio Cossa Cossa Cossa Lamentavel mesmo. Se a tua filha não tem educação, nao sera a saia que vai lhe educar. Pois so se limitm a proteger as tais crianças dos professores. Mas a maior parte d tmpo esta contigo em casa de calsões d meia calcinha.
Gosto1 h
Anidia Tacaiana Nandinha Injala nao fale em nome das maes moçambicanas... fale por si... eu sou contra a maxi saia e vou explicar-lhe so um motivo... e incomodo e muito pouco pratico... esta certo que saias muito curtas devia-se proibir mas que mandassem usar calças ou midi (ate ao joelho)... imagine uma miuda a subir chapa com aquelas saias???
Gosto41 h
Nandinha Injala E sim senhora e ja vivi muitos casos desses a olho num e ja conversei com muitos rapazes e senhores.e todos eles sáo unanimes.tia náo aguentamos com o mostruario e temos que consumir o produto.a saia conpridas limita o desenjo e ficase na espetativas do que nao ves.
Gosto21 h
Anidia Tacaiana Nandinha Injala - e como fazem com as irmas???? tambem nao aguentam????
Gosto31 h
Daudinho Bila bem dito meu caro
Gosto1 h
Mauro Almeida Tá certo Nandinha Injala muito certo
Ernesto Francisco Malo Lamentável
Gosto1 h
Erlina Cossa Estamos no país da vergonha. Tem povo e leis isto? Ou só tem dirigrntes.
Gosto1 h
Zulficar Lourenço Nhantumbo Eu me pergunto porque de se manifestar por causa de saias compridas? e agora quantas pessoas foram se manisfestar contra a deportação?
Gosto21 h
José de Matos Erlina Cossa, fica de olho nesta postagem, vao aparecer alguns, incluindo SENHORAS, a defender ilegalidades e ideias machistas!
Gosto1 h
Henriques Luis Matsenguane O ministro diz sempre que as leis são para serem cumpridas. O ministro cumpriu?
Gosto31 h
Amarilda Cachamba Por mim essa senhora deve ser deportada sim. Arrriiii
Sair do país dela para vir criar agitaçao aqui? Onde ja se viu? 
E essa procuradora deveria ser punida por apoiar uma coisa tao estupida. Uniforme escolar tem k ser decente. Escola nao é discoteca
Gosto21 h
Arnaldo Tivana O ministro fundamentou na base deste dispositivo
Gosto41 h
José de Matos Arnaldo Tivana, esse dispositivo so aparceu depois da senhora estar no aeroporto e é muito vago, foi uma decisao administrativa, nao foi juridica, posso trazer aqui a Lei. Mas ve o tema, o tema é a ilegalidade cometida!
Gosto1 h
Arnaldo Tivana Concordo consigo. Só mostrei o fundamento de direito que o ministro usou. O ministro cometeu ilegalidade e excedeu no zelo, mas também a Eva Moreno intrimeteu no assunto doméstico que não lhe diz respeito. Eu sou de opinião que o ministro ponderasse na sua decisão com advertencia
Gosto1 h
José de Matos Arnaldo Tivana, nao leste a postagem, e eu tinha pedido para lerem antes de comentarem. O Ministro deu instruçao verbal a Policia sem despacho e o policia desrespeitou a Procuradora! Nao te incomoda isso ?
Hewenah!
Gosto11 h
José de Matos Arnaldo Tivana, me preocupas muito! Como jurista como pides dizer que a Procura se intrometeu quando dentro das suas funçoes tentou sanar uma ilegalidade ? Eish, incrivel!
Gosto1 hEditado
Arnaldo Tivana José de Matos eu tenho meu ponto de vista, e estou certo no que penso. Não quero entrar em discussão acerca disso, mas uma coisa é certa ouve uma decisão administrativa por parte do ministro e a advogada da parte interpôs uma providência cautelar que ainda não teve despacho. O ministério público é garante da legalidade sim, mas a que seguir regras para repor a legalidade, pena que pensas diferente. Não sou obrigado a pensar ou a estar de acordo consigo. A análise que faço é segundo as informações que estou a acompanhar nas redes socias, e estou certo no meu ponto de vista mesmo que isso não lhe agrada. As partes cometeram ilegalidade sim mas o ministro tem poder de tomar a decisão administrativa, ainda que tenha excedido no zelo mas tomou a decisão que achou correcto. Quanto ao desrespeito à procuradora isso eles se entendam uma vez que tanto a polícia e ministério público sempre cometem ilegalidade. Me espanta a defesa que tentam fazer a procuradora por ter sido enxovalhada enquanto a mesma sempre comete ilegalidade. Não comento mas esse assunto
Gosto11 hEditado
José de Matos Arnaldo Tivana, eu nao vou entrar em discussao contigo, ate porque parece que nao compreendeste a ilegalidae nem viste o video, so te digo que estou a acompanhar desde o incio, que foi denunciado por advogados e incluindo por pessoas da Ordem dos Advogados! Que a PGR tambem comete ilegalidades e tem de ser criticada é um facto, mas isso nao muda o que estamos a discutir, incluindo o facto de que a senhora foi detifa sem serem cimpridos os preceitos legais, pot sisso foi solta para sanar a ilegalidade e o facto de o Policia dizer que a CRM nao conta!Ter opiniao é uma coisa boa, mas tem de ser baseada em factos concretos na postagem!
Gosto11 h
Lazaro Filimone Pene Que desinteligências!!! Se?!!!
Max Panguene viveu na 1a pessoa o que é ser cidadão,a lei não é para ser cumprida mais sim dada a comprir
Gosto1 h
Mabeleza Manjate Desculpa Sr José Matos nessa matéria sou cego, o Sr fala do despacho quero saber se o magistrado/juiz era portador desse despacho?
Gosto11 h
Atanasio Cossa Cossa Cossa Sra mabeleza nao ns envergonha. A procuradora tem direito d mandar soltar qualqr cdadao q for preendd ilegalment. Sem precisar d mandato.
Gosto1 h
Idalina Paulo Mr.José de Matos, faltou tambem seu nome pra embarcar no mesmo voo da EVA. Shame on you!
Gosto1 h
José de Matos Idalina Paulo, evita enntrar em baixaria,, pode ser ? Quem és tu para me criticares ? Por eu ser branco pensas que nao posso ser moçambicano ? Opiniao vergonhosa essa! Aqui so vais argumentar o tema, APENAS, nada mais e muito menos armar em esperta e dar-me liçoes! Ficou claro, Idalina?
Gosto11 hEditado
Erlina Cossa Porhaaaa o pior é que quando defendemos o correcto depois nos conotam com oposição e corremos risco neste país onde só devem viver os que defendem ilegalidades só para agradar a chefia. Eu sou docente e não admito saías curtas na sala de aulas mas não posso defender que os nossos dirigentes cometam ilegalidades em nome dessa moral que não conseguimos ver no seio da governação. E se as nossas filhas aprendem a usar saias curtas e a sedução aprendem em casa com as mães, cabe aos país e encarregados de educação servirem de exemplo pra as filhas "que correm risco por causa da activista espanhola". Ela já foi expulsa. Agora vejamos se as nossas filhas passarão a se comportar como deve ser.
Gosto1 h
Lazaro Filimone Pene Um pequeno reparo Proof, não é ético escrever ou pronunciar a interjeição com que iniciou seu discurso. Abraço.
Jorge Antonio Calane Kito E a procuradora ? O q tinha? Se não ordens verbais? A constituição fala de colaboração não subordinação, a policia so colabora com a PGR e não subordina-se a PGR. Então essa que vai para mandar a policia sem papel né nada é o que mesmo? Se ela defacto é uma intereçada na legalidade pfvr que ela vá pessoalmente prender os EMANTUns
Gosto438 minEditado
Gosto11 h
Zulficar Lourenço Nhantumbo Vão se comportar, pelo menos na escola,
Gosto11 h
José de Matos Idalina Paulo, um aviso serio: baixaria e ataque pessoal nao serao tolerados neste Grupo! Se nao tem nivel para conversar com civismo, saia da conversa!
Gosto31 hEditado
José de Matos Idalina Paulo para alem de nao conversar com civismo mostrou ser uma grande intolerante e racista! Vergonhoso!
Gosto1 hEditado
Mugaza Waka Machel Entre eles brincam de se impedir é mostrar pujança, já imaginou se fazem com tubarões grandes e nos as formigas não letradas?
Gosto1 h
Horacio Parafina Na ko nada juro!
Gosto1 h
Feizal Latif Q vergonhaaa!!
Gosto11 h
Erlina Cossa José de Matos em Moçambique parece que o poder executivo está acima do legislativo e judiciário e isto é perigoso para uma nação democrática. O pior é que há parvos que defendem essas ilegalidades em nome da boa "moral" , que moral se a moral começa no cumprimento das leis.
Gosto21 h
Edson Matavel O despacho tem a data de 28 de Marco e a senhora tentou entrar no Pais depois, nao vejo irregularidade ai.
Gosto21 h
Mitch K-block Essa procuradora acho que ja virou uma simplis advogada depois disso
Gosto1 h
Edson Matavel Manifestacao sem aviso previo e ilegal. Sabe eu gostaria de ver um Mocambicano a fazer o mesmo na Europa a ver se teremos algum debate aqui a defender! Sejamos realistas ela cometeu um erro aqui aceitar a lei como ela esta estipulada para todos. Estrangeiros ou nacionais.
Gosto11 h
Regalado Onofre Coisas de frelimo pah, dá para rir
Gosto21 h
Arsenio Guilundo Este caso ta a repetir-se, ja acompanhei um caso igual em Quelimane na zambezia, onde um juíz mandou soltar um "criminoso" apois um pagamento duma cauçao e o comandante mandou recolhelo as celas. Esta é a questao d quem é o mais grande entre a galinha e o ovo
Gosto157 minEditado
José de Matos Pior ainda, o Policia disse que a Constituiçao nao serve para ele, ja Khalau dizia e fazia o mesmo!
Gosto31 h
Black Scarce Mandlate País de vergonha
Maria Joao Pais da marrabenta...
Gosto1 h
Erlina Cossa Enquanto pensar mos que é legal cometer ilegalidades, mesmo que um ou outro o tenham feito. Este país dificilmente terá pernas para andar.
Gosto11 h
Linette Olofsson Estamos num Pais desgovernado, crime organizado
Gosto11 h
Jose Manuel Mas eu acho muita graca quando voces se referem estado de direito estamos perante um grupo terrorista ha 40 anos é aqui que está todo problema governam pela força das armas e com grande desdém de uma constituição que só tem valor quando e do interese destes terroristas o que é o caso das autarquias autonomias provinciais estamos perante um caso que espelha tudo que acabo de relatar
Gosto11 hEditado
Daudinho Bila Regaldo isso nao è da Frelimo.mas sim dum estado de direito quem ela julga ser para vir criar desordens em Moçambique?
Gosto1 h
Sarifa Lucilía Bernardo A duvida aqui e??! O senhor que fez a publicaçao acompanhou pelo menos o noticiario??!!
Existe um despacho que foi emitido e ate vinha o artigo no qual o ministro se baseou para emitir o mesmo...
Se alguma coisa e vergonhosa aqui e a atitude dessa magistrada acompanhada por esses advogados.
Querer humilhar uma pessoa no cumprimento da sua atividade laboral so porque ela acha que a presenca fisica dela e mais importante que uma ordem dada pelo ministro??!
Malcriada,busal e arrogante isso sim e oque ela e!!
Aonde ja se viu perguntar quem e o ministro??!! O ministro pelo menos eu sei quem e nao sabia maze quem ela e!!
Gosto21 h
José de Matos Sarifa Lucilía Bernardo, eu acompanhei deste a primeira hora, por meuio de advogados que foram testemunhas, e anda por ai um video que testemunha essa pouca vergonha! Esta postagem foi baseada no mural de um jurista e ja vi a posiçao de muitos juristas, incluindo da Ordem dos Advogados!
A Sarifa Lucilía Bernardo pode fazer o barulho que quyiser mas nada vai mudar o facto que o despacvho nao pode ser verbal, a senhora estava ja no aeroporto sem os requisitos legais serem cumpridos , e estavam la muitos advogados que intercederam e num Esrado de diireiti NUBCA um policia pode desrespeitar uma Procuradora e dizer que para ele a CRM ! Tanto cometeram ilegalidade que a senhora foi solra, so foi depostada depois de a ilegalidade ser parcialmente sanada!
Gosto1 h
José de Matos Sarifa Lucilía Bernardo nao acompanhou nada, esse despacho foi DEPOIS da senhora estar no aeroporto para ser deportada! E nao vale a pena insultar a Procuradora, é uma excelente profissional com provas dadas por onde andou, incluindo Inhambane!
Gosto1 h
José de Matos Fui espreitar o mural da Sarifa Lucilía Bernardo e vejo que tentou la a mesma incoerencia e foi bem confrontda! fazer barulho sem factos concretos e elogiar Ministro e Policia pela ilegalidade é absurdo!
Gosto158 minEditado
Sarifa Lucilía Bernardo José de Matos a magistrada tinha de tratar daquilo a nivel administrativo e teria lhe poupado a vergonha que passou.
Aqueles senhores usam nos ombros uma coisa chamada patentes que variam de guarda estagiario a inspetor geral!!
Nao qualquer um que acorda pela manha e lhes dar uma ordem,mesmo com um mandato de soltura a ordem seria entregue a alguem e posteriormente entregue a ele,mas MAGISTRADA PARECE NAO SABER DISSO
José de Matos Sarifa Lucilía Bernardo, a Procuradora nao tem de tratar nada com o Ministro, sao poderes separados., parece que nao sabe o que significa separacao de poderes! O Ministro nao manda na Procuradora e o policia nao pode desrespeitar a Procuradora! Se nao sabe, e aconselho a infornar-se mais antes de meter tanta agua aqui e no seu mural, a funçao da Procuradoria é velat pelo cumprimento da Lei em nome do Estado! A Policia e o ministro cometeram ilegalidades publicamente e por isso soltaram a senhora para tentarem sanar a ilegalidae! Se a Sarifa nao acompanhou, nao sabe de Leis e sistema judiical, devia evitar falar do que nao sabe!
Gosto151 minEditado
Sarifa Lucilía Bernardo José de Matos ja deu para notar que e o tipo de pessoa que julga saber e diz que os outros nao sabem e do pior que existe para se debater oque quer que seja, mas e assim graças a DEUS oque o ministro disse foi cumprido, a vergonha foi de quem nao usou de nenhum meio legal para interferir no trabalho do outro a nao ser dizer que ela como pessoa por ser magistrada pode contradizer um despacho do ministro kkkk.
Parabens ao policia envolvido e a sua equipa.
Bem haja PRM sempre pronta a intervir.passe bem
Gosto245 min
José de Matos Sarifa Lucilía Bernardo esta a entrar no mato ao querer tecer opiniao sobre mim, nao lhe admito isso, porque se eu lhe respondo na mesma moeda nao vai gostar! A Sarifa Lucilía Bernardo ja mostrou aqui e no seu mural que nao sabe nada do que esta a fala, é ignorante e analfaneta em questoes juridicasr!O despacho so veio DEPOIS e pot isso a Senhora foi solta para sanarem a rlegalidade e o Policia em nenhuma circunstancia pode desrespeitar uma Procuradora e dizer que a Constituicao nao interessa!
Gosto141 min
Sarifa Lucilía Bernardo José de Matos graças a DEUS aonde o senhor tem doutoramento eu sou analfabeta...mas graças a DEUS tambem aonde eu sei alguma coisa o senhor mostrou nao ter o dominio nenhum...e por mais incrivel que seja foi o lado que nao deixou a magistrada humilhar os agentes. Digo e repito BEM HAJA PRM SEMPRE PRONTA...
Profeta Amor Meus amigos, a magestrada e os advogados não prestaram a devida atençao no caso, eu não sou jurista, mas quero saber do senhor ai porque è que a tal senhora foi deportada para o seu país? Porque ela ja foi deportada! Sera que foi por ela organizar manifestaçao contra a exigensia de algumas escolas sobre o ajustamento do uniforme escolar? Essa tal constituiçao também autorisa oa estrangeiros a organizar manifestaçao num país onde ele desconhece as regras da casa?
Gosto134 min
C Arlos Maulate Difícil de perceber...o polícia apenas recebeu ordem e fez cumprir a ordem do seu superior!
Gosto134 min
José de Matos Sarifa Lucilía Bernardo , fique a vontade para exibir a sua ignirancua ridicukla1 Eu sei que discutir com pessoas como a Sarifa é perder tempo! Nao sei se é de compreensao lenta, mas eu ja expliquei que so foi deportada DEPOIS de sanarem parcialmente a ilegalidade, nao ANTES como ilegalmente queriam fazer e foi solta devido ao escandalo e a intervençao de jurista, incluindo da Ordem dos Advogadosd! O facro , e a Sarifa pode continuar a fazer barulho e mostrar ignorancia, é que a Policia e o Ministro inicialmente cometerram ilegalidaes!
Sarifa Lucilía Bernardo Profeta Amor nao pode ser punida,porque os defensores do universo nao deixam!! Ela pode fazer oque quizer e nos temos de ver sem fazer nada.
Sarifa Lucilía Bernardo C Arlos Maulate tao simples assim
José de Matos C Arlos Maulate , o Policia tem de obedecer a procuradora, nao neecessariamente ao Ministro, sao poderes separados!
Gosto30 minEditado
Sarifa Lucilía Bernardo José de Matos com ou sem iregularidades foi embora acabou.
C Arlos Maulate Mas o polícia tem seu superior e é dele que deve receber ordens directa! Com certeza existe procedimentos para tal!
Gosto128 min
José de Matos Sarifa Lucilía Bernardo, a postagem é minha e eu tinha pediddo la em cima para APENAS conversarmos sobre o tema! Foi eembora sim, depois de terem parcialmente sanado a ilegalidade que o Ministro e a Policia fizeram da primeira vez! Eu sei que é dificil para a senhora compreender porque é ignorante em questoes juridicas e veio aqui de ma fé, fwez o mesmo no seu mural!
Eduardo Mazive Um conselho para José de Matos:
Gosto127 min
José de Matos C Arlos Maulate , a Policia NUNCA piode cometer ilegalidades, mesmo que recebam instruçoes continua a ser ilegalidade! Neste caso inicialmenre a Policia cometeu ilegalidae e foi boçal ao dizer que a CRM nao trabalha!
Sarifa Lucilía Bernardo C Arlos Maulate e isso e aquela senhora sabia disso,nao conseguindo rebater os seus argumentos com os superiores em questao foi fazer o show que fez...a policia recebe ordens e normalmente existe uma sequencia a seguir, se assim fosse os magistrados iriam as cadeias libertar quem quer que fosse verbalmente.
José de Matos Sarifa Lucilía Bernardo , de novo a meter agua! A SENHORA FOI SOLTA DEVIDO A ILEGALIDADE!
Profeta Amor Sr. José, este país merece respeito, a sua magestrada se levou algum para defender um não sei quem para vir criar desmandos aqui, a policia fez bem sim em fazer valer a justiça que os magestrados emporcalhados pela corrupçao não conseguem impor no país.
José de Matos Eduardo Mazive , vou seguir o teu conselho, nao vale a pena discutir com ignorantes!
Gosto124 min
Sarifa Lucilía Bernardo José de Matos posso ficar doente de tanto falar consigo!! Sim o senhor sabe tudo que tem haver com as leis mais pouco ou nada sabe do trabalho da policia.e meu senhor me chamar ignorante nao melhora a sua opiniao...
José de Matos Profeta Amor , mostra-me onde houve desresprito! Eu tinha pedido para nao cometarem fora do tema da postagem . O tema é a ilegalidade da Policia e do Ministro e isso é inaceitavel em democracia! Nao defendas ilegalidades!
José de Matos Sarifa Lucilía Bernardo, eu vou seguit o conselho que me deram para nao discutir com pessoas com a Sarifa!
PONTO FINAL!
C Arlos Maulate Eduardo Mazive penso que ignorante é aquele que desconhece a matéria...quem não discute logo não conhece a matéria...obrigado
Sarifa Lucilía Bernardo José de Matos hooo eu nao tinha ido a sua pagina ainda...e so agora fui kkkkkk, certamente nao custumo entrar em debates com pessoas com a sua ideologia...passe bem
Eduardo Mazive C Arlos Maulate , diga a Sarifa Lucilía Bernardoque "mais vale fechar a boca e todos pensarem que voce é idiota do que abrir a boca e acabarem todas as dúvidas de voce é mesmo idiota" e siga o mesmo conselho!
Gosto118 min
Sarifa Lucilía Bernardo Eduardo Mazive e facil falarmos dos sintomas quando tambem os temos...como e o seu caso
José de Matos kkkkk, Eduardo Mazive, aqui ninguem ficou com duvidas. algumas pessoas deviam ser mais cautelosas, assim ficamos logo a saber!
Eduardo Mazive A culpa é do sistema nacional de educação que nunca ensinas as pessoas sobre o que é e sobre o significado do Estado de Direito e suas finalidades.
Gosto213 min
C Arlos Maulate Estas fora da questão mesmo!!! E agora vejamos onde a ignorância reside!
Gosto9 min
Marcosjulio Cossa Ministros sapateiros
Gosto1 h
Erlina Cossa Vou postar o video
Gosto21 h
Admiro Carlos Sitoe Manda para me
Gosto1 h
Admiro Carlos Sitoe 846745320 whatsap
Gosto1 h
Daudinho Bila meu caro Jose de Matos nao estamos a falar do Cda Jorge Kalau e este homem trabalhou com firmisa quando comandante Geral
Gosto11 h
Jose Manuel Pois so faltou dar tiro qhe e a norma de um grupo de assassinos
Gosto1 h
José de Matos Daudinho Bila, o Policia no video e o Khalau disseram o mesmo; A Constituiçao nao serve para a Policia!
Gosto149 min
Jose Manuel Nunca sérvio eles é que se servem dela
Jose Manuel Que é o caso das províncias autônomas
Jose Manuel Chumbo neles
Daudinho Bila nao estamos aque a falar das regioes autonomas mas sim dum otro assunto
Gosto143 min
Lazaro Filimone Pene A pentear cágado...
Jose Manuel Relaciona com os desmandos da constituicao e veras a relatividade
Jose Manuel Lazaro queres que te faca um desenho
Gosto140 min
Jose Manuel E bila tambem
Jose Manuel A frelimo e todo seu estado terrorista ja deram o que tinha dar nao adianta se esconderem atras da peneira ak 47 vai fazer estragos no vosso coirao
Gosto36 minEditado
Daudinho Bila o poder nao se tira a força Jose Manuel.nos votamos em quem quiriamos e estamos felises
Jose Manuel Meus amigos e conterrâneos ja vimos este filme milhentas vezes so existe uma solução acabar com esta organização criminosa que já assassinou milhares de pessoas levá-los ao tribunal penal Internacional mas o povo tem que se levantar de norte a Sul ou paralisar todo país ou jamais terá melhorias
Erlina Cossa Já postei no grupo os administradores José de Matos ou oEdwin Hounnou devem aprovar a publicação.
Blaise Campaoré Campaoré a piorar cada dia que passa a tao ja debilitada imagem que temos junto da comunidade internacional, só passamos vergonha mesmo e estou sinceramente com vergonha de ter nascido em Moçambique por causa desses politicos que agem irracionalmente. por favor chamem o colono e entreguem lhes o que é seu e seguido de pedido de desculpas. saturei me infelizmente
Salomão Mambo A procuradora tinha mandato de soltura ou agiao na amizade?
Amarildo Portista Portista Esse país já foi vendido
Jose Manuel Vendidos srrao os frelos para alimentar leões no Jardim zoológico
Erlina Cossa José de Matos pode aprovar a publicação do vídeo para calar algumas pessoas? Ja postei.
Sebastyan Cold Ouve ou não abuso de poder??
Idalino Uache E depois ainda aparecem ofendidos a dizerem k está merda de país tem uma constituição da República e k deve ser respeitada.... onde já se viu um polícia desobedecer ordens de uma procuradora? Só em Moçambique.... tragikk
Jose Manuel Tipo o varredor de tua a desobedecer ao presidente da autarquia
Idalino Uache Tragikk
Erlina Cossa Existe o que é ético quando se trata de expressar sentimentos atraves da escrita Lazaro Filimone Pene?
Pedro Langa Pergunto eu" ministro e Juiz ou procuradora se sem mandato de sultura ,quem é superior?
Douglass Arsenal Khadaffy Procuradora é k é superior
DiJei Nelio Zymas Mas o polícia è funcionàrio de que ministèrio?
Pelo k eu saiba ministerio do interior,por isso recebe ordens do MINISTRO DO INTERIOR
Edson Matavel Onde entra o Khalau nesse assunto?
Jose Manuel Eles vão arranjar uma desculpa durante o final de semana ou mais uma mentira e assim sucessivamente
Jose Manuel Solução chumbo
Atata Makumbi José de Matos permita-me com mui respeito diser:mas pla maneira diferente de perceber certas situacoes,muitos menbro integrantes deste grupo deveriam ser deportados.
-qando a situacao da procuradora xs ministro do interior ee lamentavel e inaceitavel.
Jose Manuel O que e lamentável o estado terrorista brincar com um povo durante 40 anos assassinando roubando demandando a constituição deixar o povo morrer a fome deixar o povo morrer por falta de medicação e material médico de qualidade tanto humana como técnica e ainda como se não badtase 55 por cento do povo nunca bêbedo água potável 60 por cento nunca calçou um par de sapato E estamos no século 21 fiz me intender
Filho Da Lbd So em moz.
José de Matos Atata Makumbi, estamos muito mal quando pessoas como aSarifa Lucilía Bernardo e a Idalina Paulo nao teem vergonha em defender ilegalidades, para mais num caso que diz respeito a senhoras! Incrivel!
Artur Chalufo Onde esta o magistrado da Nação?Se não reporem a legalidade estaram habilitados ao grau de mestrado em inc...
Higino Mucambe A polícia teve uma acção errada respeitando as ordens do seu superior, assim como a procuradora acção errada por causa da sua posição ! O ministro expulsou a senhora Eva, porque que depois disso a procuradora não procurou o ministro para que ela se enterrasse do assunto e procuravam juntos uma solução para o caso? A senhora Eva o que tem haver com as leis que são postas nas escolas?( ex: África do Sul e outros países africanos o uniforme é igual é para uniformizar, os pais e encarregados de educação não quiserem isso que levem os filhos as escolas particulares que são muitas e querem clientes) , ora bem antes tínhamos que verá senhora Eva, ela é activista para que área? Cá em Moçambique ? Para percebermos até que nível ela poderia manifestar acerca "das sais" ou Até se encontrar como a protagonista das manifestações na escolas primárias e secundárias? ( lembrar que qualquer movimento que queira manifestar deve antes aproximar a quem de direito para explanar o motivo da manifestação e também pedir autorização para o efeito) Qual é o pai que estará feliz em saber que o professor apreciou as pernas da filha porque estava de saia curta?( lembrar que esse professor ainda não a conquistou! E também não a violou, que é mais grave) O nosso governo tem uma certa fragilidade e é por essa fragilidade que iniciam as guerras entre nós moçambicanos. Por falta de diálogo se a procuradora antes tivesse ido la ter com ministro não estaria neste momento em situação do género medição de forças! Porque a partir desta situação um aqui andará atrás do outro( entre eles ninguém deverá andar fora da lei caso será a caça atrás do caçador, devia ser o contrário) o ministro neste caso terá de controlar os próprios passos, vice-versa. 
Meus Caros, 
Tudo legal deve estar escrito, para que nós defendam a posterior vi comentários tipo a procuradora pode não o fazer presente do documento eu acho errado,(se ela tivesse levado um documento que viesse Pelo que Assine" procuradora geral da república" xxxx! Acho que a polícia não reagiria do mesmo jeito?se não teve esse documento uffff senhores ai está o problema, estão a por a carroça enfrente aos bois pois amanhã não terá nada mão que a defenda ( o dito, não dito/minha palavra contra tua) para quem puder ler o despacho do ministro ele assinou bem e está legível, que ela faça o mesmo! ... Tudo dentro da lei...
José de Matos Higino Mucambe, tu leste bem a postagem ? Eu aqui nem vou perder tempo com os meritos do caso, isso vale outra postagem, eu aqui so estou a dizer que em democracia é ineceiravel o Ministro e a Policia cometerem ilegalidaes!
Higino Mucambe Compreendo... Dado que a procuradora esteve lá impedida de sair a minha crítica é para os dois se teve a oportunidade de ter visto o vídeo pode ter visto a forma como as coisas aconteceram! Ta certo?
Higino Mucambe José de Matos releia o que eu escrevi...! Fui em defesa de todos!
Blaise Campaoré Campaoré procurar o ministro para qué, isto nao é sua area de accao. ate fez bem em nao procurar o ministro, porque do jeito que as coisas andam por la, a procuradora acabaria por ficar nos calabouços
Lígia Dos Anjos Srs Jose de Matos e Sarifa por fvr comportem se não fervam em pouca agua tenham calma por fvr nao vos fica bem olhem o respeito e voces teem mtos seguidores ke vos admiram e leem vossos artigos mto obgdo!!
Maria Manjate Atitudes do tempo do Monopartidarismo.
É assim k se vivia naquele tempo.
José de Matos Blaise Campaoré Campaoré, alguns ainna naoc ompreendem o que significa a separaçao de podres! O Executivo nao manda no Judicial!
Jose Manuel Muito menos verbalmente
Atata Makumbi José de Matos peco que siga o conselho do Eduardo Mazive
Lina Tembe Moz jony vamos la flr
Erlina Cossa Porque é que perdem tempo com lambe-botas. ?A vossa cabeça vai doer. Não se importam com o cumprimento da lei só defender iregularidades para agradar...
Higino Mucambe Caro blaise, eu sozinho faço bem e em conjunto faremos melhor! Sim procurava para enterrar se melhor e achassem soluções! Cada pessoa está no seu sector! Antes perguntaria te para o mesmo caso as leis são diferentes?
Higino Mucambe Kkkkk ela acabava nos calaboiços neh!!!
Atata Makumbi Eduardo Mazive estas muito certo,o velho ditado diz:ninguem ee obrigado conhecer a lei,mais ee obrigado cunpri-la.
Portanto deveriamos ter uma si calhar educacao civica de algumas leis chaves
Jose Manuel Se não leva se um tiro
Higino Mucambe Kkkkk ela acabava nos calaboiços neh!!!
José de Matos Um dos mais distintos juristas moçambicanos escreveu isto:
"QUANDO UM CHEFE DE POSTO POLICIAL MANDA PRENDER UMA PROCURADORA: No quadro dos seus poderes de averiguação, quanto a situações de privação ilegal da liberdade, uma procuradora, agindo em resp...Ver mais
Jose Manuel Estado de terroristas veteranos fênix voces são de compreensão lenta
Reginaldo Tchambule Dampg Voces estao em que Mundo? Houve despacho de expulsão do Ministerio do Interir e das autoridades de migração nacionais. Perante os factos cabia ao Policia fazer cumprir a lei, sucede porem que essas promíscuas que defendem a imoralidaee foram la a procura de protagonismo.ISTO É UM ESTADO SOBERANO E NÃO VEJO AQUI NENHUM MOTIVO DE ALARME, ATÉ PORQUE NÃO É O PRIMEIRO CASO DE EXPULSÃO DO MUNDO. Não houve nenhuma invenção aqui, Moçambique usou o seu poder de estado para contrapor-se aos colonos que mesmo depois de 40 anos da independencia ainda querem ditar as nossas regras de convivencia aqui.
Percina Meque A polícia devia trazer a componente didática ao invés de intimidar as crianças que pretendiam acompanhar a acção pública (Teatro). Esse equipamento bélico serve muito bem para fazer face a situação no centro do país onde as crianças abandonaram a escola por conta da violência armada.
Mamana Wa Vatsongwana O país é que está nu e não querem que se veja, preferem distraír, os incautos, e virar as atenções para uma falsa solução. Prender e intimidar as activistas dos direitos humanos e negar a emancipação, das raparigas. ..Temos direito de num Estado que se diz , de direito, exercer a nossa cidadania. Queremos, exercer a nossa cidadania, livremente e sem coação ou represálias. Queremos um Estado, que de educação, para transformar e não para formatar as raparigas. Queremos um sistema de ensino, que permita as meninas, questionarem e não a obedecer, queremos pois , que a segurança das meninas nas Escolas e fora dela , seja feita por um esforço conjugado, de respeito pelo seu corpo , iluminação nas ruas, penalização dos violadores, Penalização dos professores, que usando do seu poder assediam as meninas, atraves do reforço do patrulhamento, urbano e peri urbano (Polana Caniço, Luis Cabral , Urbanização,Mavalane, Mafala, Chamanculo, Maxaquene, etc).Precisamos de um ensino que não transfere as meninas, para o "curso " nocturno alegadamente, porque as meninas grávidas dão mau exemplo, colocando as ainda mais vulneráveis, e distorcendo o real problema.Queremos sim , que o País se vista dos valores democráticos e respeite os vários protocolos e declarações que assina, sobre os direitos das crianças, raparigas e mulheres. Queremos que os nossos corpos, não se constituam, no espaço de projecção dos problemas da sociedade. Queremos que se ensine a todos (meninas e meninos, rapazes e raparigas, jovens, homens e mulheres ) o respeito pelo outro. seguiremos, em Marcha até que todas sejamos livres. ..
Ana Maria Figueiredo Porque nao vestem eles um maxi e se escondem daquilo q nos coloca no muro da vergonha?
Begoña Gallardo Mucho ánimo, fuerza y amor compañera! Gracias por informar. Podemos ayudar de alguna forma desde aquí?
Eva Anadon Gracias compa... vamos a discutir juntas el lunes y decidir lis prox pasos... os mantengo informadas.. besis
Sandra Morán Saludos hermanas, problemas terribles y comunes, luchas comunes. Seguimos en marcha
Rocío Mateo Medina Eva amiga aquí estamos para apoyar vuestra lucha...y visibilizar la represión a la defensa de los derechos de las niñas en Mozambique...un fuerte abraz
A forma de parar com o assedio sexual nas escolas nao é controlar o cumprimento das saias!!!! É fazer cumprir a lei e criminalizar aos agressores!!!!
Basta de controle dos nossos corpos!!
Chega de criminalizar as mulheres pela violencia que elas proprias sofrem!!!
Moçambique vexado por duas instituições de defesa da legalidade em pleno Aeroporto Internacional de Maputo

Minhas perguntas:

1. Qual é o significado e alcance do incidente que peça de vídeo amador aqui documenta?
2. Qual seria a medida a tomar pelo Presidente de República para evitar a repetição de incidentes similares ao documentado nesta peça de vídeo?
Estou a pedir a intervenção dos nossos profissionais do Direito para ajudar a analisar este insólito. Télio ChamuçoNhecuta Phambany KhossaTomás TimbaneTomas MarioFilipe RibasFilimao Suaze,Isalcio MahanjaneAlexandre Chivale e todos aqueles que a vós estão ligados, o que vós tendes a dizer sobre este incidente que vexa o Moçambique?
E eu que pensava que a Polícia da República de Moçambique (PRM), o Ministério Público (MP) e os Tribunais trabalham em colaboração na defesa da legalidade! Será que este insólito significa que eu estou equivocado?!... Qual é a realidade que se vive no nosso sistema de administração da justiça em Moçambique?!...
Estou atónito!...


A Procuradora Geral da República de Moçambique, Beatriz Buchili, sofreu tremendas baixarias esta terça-feira diante de um agente da PRM quando tentava…
YOUTUBE.COM
Manecas Buvana Só para reforçar os teus questionamentos ( se é que me premites Julião ) com estes anexos...
Gosto315 h
Julião João Cumbane A Eva Anadon Moreno 'postou' isto:
Gosto215 h
Gito Katawala Caro JJC, se limitarmos a este "post" será que é possível aceitar a medida tomada? 


Ok, mesmo que ela tenha feito parte da "manifestação ilegal" ou marcha não autorizada, que parte dos bons costumes moçambicanos ela violou?

Não gosto115 h
Julião João Cumbane E mais isto:
Gosto215 h
Cleto Goncalves Quando a renamo fala voces pensam k eles sao loucos...mas hoje o casaco caiu... ilustre Julião Joãojuli assuma k o pais esta grave
Gosto14 h
Evaristo Cumbane Autentica confusao e vergonha
Gosto14 h
Manecas Buvana Isto também pode ajudar
Gosto14 h
Manecas Buvana Mais...
Gosto14 h
Cri Essencia 1- Dizeres ofensivos aos bons costumes? Quais dizeres e quais bons costumes foram ofendidos? 2- Sera talvez segundo o artigo 29/1/d da lei 5/93 de 28 de Dezembro que preve a expulsao de cidadao estrangeiro quando este intervenha na vida politica do pais, que a Eva tera sido decretada expulsao administrativa? Penso que este preceito visa proteger o pais e seus cidadaos de ingerencia em assuntos internos e quando falamos desta violacao, julgo devermos considerar actos que ameacem a nossa independencia e integridade como povo. Dito isto, a participacao nesta manifestacao por esta cidada espanhola nao caberia em ofensa dos valores que se querem ver protegidos no artigo 29/1/d da lei acima referida. Mais, o artigo 4/1 da mesma lei, confere aos cidadaos estrangeiros os mesmos direitos assistidos aos cidadaos nacionais, nao excluindo o direito ao associativismo e a manifestacao. Ou seja, ao estrangeiro nao lhe 'e proibido manifestar-se, tal como nao o 'e ao cidadao nacional. Ainda estou por saber sobre os bons costumes que a Eva tera violado para concluir sobre a proporcionalidade da punicao. De qualquer forma, espero que os descontentes interponham recurso, mesmo com a Eva fora do pais. Seria um precedente que nos levaria para frente, especialmente se se concluisse da inocencia da "infractora".
Augusto Mate Rabisco de país.
Cri Essencia Nao acho. Temos de parar de nao nos apetecer ter chatices. Todos os paises tem problemas. Jay Jay, estas sempre de parabens por contra tudo e todos apresentares problemas, tuas opinioes e tuas solucoes. Quem discorda das tuas narrativas esta tambem a contribuir para o desenvolvimento do pais. Juliao, te gosto!
Filipe Ribas Julião João Cumbane, hoje estraguei um fogão a carvão do tipo mbaula, que, como sabes, tem uma base interna de barro. O meu objetivo era sacudir as cinzas, mas fi-lo ignorando o detalhe material constitutivo. Portanto, fiz uso e aplicação de uma força desnecessária, inútil e prejudicial. 

A pessoa que assistiu a tragédia limitou-se ao natural espanto de quem me conhece a fazer a bem esta limpeza um dia um dia não. Isto nos últimos seis meses.
E surge a pergunta lógica: porquê isto hoje agora? Obviamente por negligência, pressa de resolver o problema ou, o que é pior, ter feito bem o trabalho por mera coincidência no passado. Isto é, eu sou EU, exactamente quando faço mal o trabalho. 
Se quiser propositar o teu post, diria que o Polícia cumpriu o seu dever e escrupulosamente. Quem não teve tacto e descurou o sentido de oportunidade foi a PGR. Sobretudo porque conhece, mais do que ninguém, os procedimentos. Este, meu caro Cumbane, é um acontecimento que devia desacontecer imediatamente. Não precisa de ser analisado. Ele não há.
Moniz S. Walunga Caro Julião João Cumbane, o Pais esta' de avesso! A confusao e o dumbanenguismo estao de tal ordem que ja' nao se sabe o que e' certo e o que e' errado!
Buanamade Lupagire Estamos perante o inicio dum Estado Policia, este mandato vai ser a doer. Em Moz agora acontece de tudo....
Gosto8 h
Télio Chamuço No dia 11 de Janeiro de 2016 escrevi isto:



Gosto28 h
Télio Chamuço No dia 8 de Novembro de 2015 escrevi isto:


Raul Junior creio que a procuradora geral da republica pelo menos no video queria usar o poder como passaporte para passar com uma senhora. Se for o caso, repito se for o caso do que se houve no video ate nao foi humilhacao. a policia deve agir de igual para todos. Madeira dizia: Ninguem est'a acima da lei. Nao imagino depois dela cessar as funcoes em que estado vai andar. Como procuradora geral da republica deve dar exemplo. Estas coisas de grandes chefes precisam de ser no minino. educados! Penso que houve excessos de emocao. Tambem 'e ...
Juma Aiuba Caro Julião João Cumbane, eu acho que aquilo demonstra que as nossas instituições não conhecem os seus limites de actuação. Parece que trabalham em conjunto por mero acaso. Elas não sabem onde termina o seu espaço de trabalho.
Julião João Cumbane Note-se, porém, que a senhora que no vídeo se apresenta como Procuradora parece não ser a própria Beatriz Buchili (BB), Procuradora-Geral da República de Moçambique, como o texto original que acompanha este peça de vídeo sugere; há quem diz que não se trata da BB. Mas ela (a senhora neste vídeo) é de facto uma Procuradora, quadro do MP. Nesta situação, ela (a senhora no vídeo aqui) acaba embaraçando a BB e todo o MP. Creio que há procedimentos para o MP intervir em casos destes. Ao que me parece, a Procuradora que aparece neste vídeo (que esperava que o Ministro falasse com ela) não seguiu estritamente esses procedimentos. Quem fica a ganhar o quê com isto? Moçambique, certamente, não ganha muito excepto vexame!
Sophie Dowllar #Criminalization of women's bodies - we say no.more! Prosecute the attacker's...Safeguard the lives of young girls. #mydressmychoice
Ver tradução

Sem comentários: