sexta-feira, 4 de março de 2016

O arrependimento do Egídio Vaz e a Saudade do passado

Unay Cambuma Inbox: " Kakakakakakak Egidio Vaz fez um post a falar de ti. foi atacado e apagou o post. muitos foram bloqueados e eu sobrevivi"10 minutes ago · Sent from Mobile.
Unay Cambuma Inbox: " O egido vaz, apagou um post dele que te chamava de mentiroso, pk eu comentei com factos, sobre a morte de ngungunhane. Que tu postaste. E lhe perfuntei se o Unay é ou nao é mentiroso??? Ele apagou todo post. Apagou agora mesmo! K vergonha! " 38 minutes ago · Sent from Mobile



Um pouco sobre a minha presença online
Iniciei-me na blogosfera em 2002 (tive o primeio e-mail do Yahoo em 1999). Em 2003 fui dos primeiros 100 cidadãos do mundo a testar o Gmail, num programa piloto da Google que oficialmente é lançado em Abril de 2004. Em 2004 abria o meu primeiro blog com a minha conta google. Naquela altura, recordo-me, a maioria dos intelectuais moçambicanos debatia no blog de João Machado da Graça. Mas-Chamba e Nkululeko, de Andre Cristiano José e Forever Pemba eram outros blogs alternativos. Depois a coisa ficou popular: Basilio Muhate (o fundador da maior comunidade de discussão online baseada no e-mail; o Moçambique Online), Book Sambo, Júlio Mutisse, Patricio Langa, Elisio Macamo, Jorge Matine (Chapa 100) criaram os seus blogs e o debate ficou popularizado.
Depois vieram os outros. Naquela altura, ha 12 anos, a penetração da internet estava limitada a cidade capital e um pouco pelos grandes centros urbanos. Havia celulares 3G, mas em número reduzido; quase que o acesso a internet era pelo computador. Enfim, na altura o debate era sério e com respeito.
Com o alargamento da internet, tanto em qualidade como territorialmente, mais pessoas começaram a usá-la e a blogosfera cresceu um pouco por todo país. Lá vieram os "samsung" e "iPhone" com seus aplicativos para revolucionar a blogosfera; o surgimento de Facebook, Twitter, Instagram, abriu espaço para que também, todos pudessem se expressar.
Hoje estamos aqui, todos, num mato que se pretendia cidade das luzes. 
Boa sexta-feira.
PS: Vou resgatar o meu passado, mesmo que para tal implique ficar com apenas três amigos; trocar as definições de privacidade para que ninguém mais aceda ao conteúdo do meu pensamento e bloquear os néscios e mal-educados.

Comentar
Comments
Wa Ka Mate Cda vem de longe!! hehe
GostoResponder5 h
Tujó Zaza Releve, focalize nos bons debates q tem tido neste espaço. Boa festa feira!
GostoResponder5 h
Rui Capaina K bom
GostoResponder5 h
Fernando Costa Sinto saudades desses tempos.. de vez em quando revisito esses blogs e estão parados o que é pena!
GostoResponder15 h
Egidio Vaz O meu blog continua activo, mas já como "arquivo vivo".
Fernando Costa Claro que o meu também está. .. mudaram os tempos. . O imediatismo tomou o lugar da reflexão!
GostoResponder25 h
Gracio Flausino Cutana Quem os fez, parar o que fizeram para nao parar. Aposto que nada entao nao venham murmurar, façam algo para resgatarem
GostoResponder5 h
Alves Manjate "...na altura o debate era sério e com respeito..." Será que hoje já não temos tido debates sérios?? Estou a entender mal ou o Egidio esta a desvalorizar o melhoramento e a difusão das plataformas on-line no debate de ideias??
GostoResponder45 h
Albertina Oliveira Heheheheh tempos que não voltam...estamos a acompanhar a tecnologia
GostoResponder5 h
Egidio Vaz "descobertas", kkkk. mataste o blog Tina.
GostoResponder4 h
Albertina Oliveira Matei, heheheheh
Mussá Mohamad Antigo combatente...
GostoResponder5 h
Matias Lucas Vinte Egídio, eu sou leitor dos teus conteúdos e não tenho tua amizade (aqui no FB). Acredito que eu não seja o único. Creio que existem muitos outros leitores que não têm tua amizade. Se mudares as tuas definições de privacidade para "Amigos" só, nós perderemos acesso as tuas publicações. Nos temos acesso as tuas publicações porque estamos a seguir-te. Então mano, veja bem esse aspecto. Os que sabotam as tuas publicações estarão felizes porque saberão que centenas ou milhares de pessoas que seguem a tua conta estarão sem acesso as tuas publicações. Mas em todo caso, MAKE YOUR WILL. Bom dia.
GostoResponder75 hEditado
Egidio Vaz Pedi-te amizade. Por favor aceite. Obrigado.
GostoResponder44 h
Matias Lucas Vinte Obrigado Egídio.
GostoResponder14 h
Mapul Carlos É verdade, seremos muitos que estaremos sem acesso.
Mahamad Hanif Mussa O homem, um pensar corajoso!
GostoResponder5 h
Mel Matsinhe Se me eliminar, vou marchar em protesto! :))
GostoResponder74 h
Egidio Vaz KKkk, antiga combatente. Estamos juntos
GostoResponder14 h
Dr Dercio Nicolau E eu vou tambem ehehehehehehehehehe
Lindo A. Mondlane Tsc.. Voce pah... Deixa esses que nao sabem discutir ideias e continua a nos brindar com as suas lucidas reflexoes...
GostoResponder14 h
Jorge Matine Deixa-me corrigir, Egidio Vaz, que o meu blog é Chapa100.
GostoResponder24 hEditado
Egidio Vaz Sim sim. Chapa 100. La famba bicha era a cantinela. É isso?
GostoResponder4 h
Jorge Matine sim mano.
Sic Spirou Não me parece que o saudosismo resolva este problema de imediatismo e alargamento que aconteceu na base dos usuários. Democracia digital é isto a bem ou a mal.

Eu tb iniciei me no milénio passado nestas coisas e não lamento que tenham mais pessoas com acesso à rede.... O qu deve acontecer a cada um de nós : saber seleccionar amigos pra o seu perfil e não enchemos de todos que nos pedem amizade... O que dá azo a surgimento de espiões e fantasmas.
GostoResponder94 hEditado
Egidio Vaz Como dar cabo a espioes fantasmas? Nao é justo que um fantasma fique discutindo com pessoas reais. E nem que este fantasma seja erguido a categoria de heroi. Nao ha garantias.
GostoResponder14 h
Sic Spirou ....ha que termos formas de aceitar amizades aqui na rede...alias ha dias vi o ilustre a varrer centena de inactivos ou improdutivos... ja eh um comeco. ehhee
GostoResponder34 h
Dr Dercio Nicolau Concordo completamente com Sic Spirou,(nao gosto nem de escrever este nome pois nao sei o que e que significa,mas nao vem ao caso) mas Egidio Vaz varias vezes me questiono quais serao os seus criterios de aceitacao de amizades. em seus posts, aparecem individuos que mal sabem escrever a comentar ideias totalmente sem nocao, a insultar, etc, enfim.
GostoResponder33 h
Sic Spirou famba wena Dr Dercio Nicolau....logo vc que me conhece fisicamente pah.... mas indo again ao assunto do Vaz: lembro que o ilustre usou e tem usado esta plataforma pra colher sensibilidades dos cidadaos diversos, quando faz ´´sondagens´´ sobre certas pesquisas.... nao vai fazer isso com amigos neh? principalmente com amigos YES MAN.... ha que saber adaptar-se aos tempos apenas... um dia esta mesma plataforma do facebook pode ser menos popular e recorrermos a outra vai estar na moda... quem quiser ca ficar nessa altura de certeza que vai se sentir na aldeia comunal sem perspectivas.
GostoResponder43 hEditado
Gulumba D. Mutemba Brada as pessoas não sabem escrever não tem direito a nada não é ? 

Esse teu pensamento é errado.
GostoResponder2 h
Francey Zeúte Perfeitamente de acordo Sic Spirou, a questao central fica presa nos critérios que tomamos em conta na ou para aprovação de pedidos de amizade. Contudo, há aqui um pequeno senão grande problema. Como aferir se o internauta que lhe solicita amizade e' ou não um espião? Lembra que ja andamos aqui algumas vezes a fazer piadinhas sobre a existência de espiões, que ate existem. Mas, como aferir isso? Ha muito internauta que usa pseudônimo aqui, mas outros os conhecemos fisicamente. E outros? Sera que o uso de um pseudônimo e' suficiente para enquadrar um certo internauta como espião? Dr Dercio Nicolau, pessoalmente acho que os que escrevem incorretamente não sejam o grande problema se mantiverem o civismo. Agora, aqueles que recorrem ao insulto e desrespeito a outrem para fazer vingar suas ideias. Não há outro remédio senão manda-los a sarjeta.
GostoResponder22 h
Sic Spirou eh o risco que corremos em aceitar amizades de terceiros.... tens a prerrogativa de querendo, correr o risco e adicionar por adicionar ou entao ser mais selectivo. a ferramenta eh poderosa por isso mesmo: VOCE EH SENHOR E DONO da sua pagina, saiba gerir a mesma. NTSEM
GostoResponder21 h
Julião João Cumbane «lembro que o ilustre usou e tem usado esta plataforma pra colher sensibilidades dos cidadaos diversos, quando faz ´´sondagens´´ sobre certas pesquisas.... nao vai fazer isso com amigos neh? principalmente com amigos YES MAN.... » (sic). Acho que não estás a falar de mim, Sic Spirou...! 
Emoji glasses
 Os meus "inquéritos" são anónimos e abertos a TODOS!
GostoResponder31 minEditado
Sic Spirou nem me lembrava de si...mas ja agora eis um exemplo que o Egidio Vaz devia fazer...quando as coisas derrapam pra hecatombes e verborreias desnecessarias, deve fazer o que fiz: unfriend com quem nao nos identificamos por esses motivos. a terra ja tem muita gente pra nos preocuparmos. 
Emoji smile
Julião João Cumbane «a terra ja tem muita gente pra nos preocuparmos» (sic). Há um limite na capacidade da Terra de suportar mais pessoas, Sic Spirou. Nesse limite, cada um de nós começa a ser importante aos demais e vice-versa! ...
GostoResponder128 min
Sic Spirou concordo... ate atingir esse limite evitemos os que nos atormentam....
Muzila Wagner Nhatsave « Hoje estamos aqui, todos, num mato que se pretendia cidade das luzes. 

Boa sexta-feira» Essa fechou. kkkkkk
GostoResponder4 h
Cléo Morgan Mafu Eish...nao és de hoje.
GostoResponder4 h
Bernardo Fumo Não deixe a sua voz interior se calar
GostoResponder14 h
Muzila Wagner Nhatsave « Hoje estamos aqui, todos, num mato que se pretendia cidade das luzes. 

Boa sexta-feira» Essa fechou. kkkkkk
GostoResponder4 h
Bernardo Fumo Não deixe a sua voz interior se calar por uma vontade alheia
GostoResponder14 h
Muzila Wagner Nhatsave saudades do Moçambique online. ali sim , a massa cinzenta de verdade estava la.
GostoResponder14 h
Egidio Vaz Maningue.
GostoResponder24 h
Gabriel Muthisse Estava também no blogue do Machado da Graça. Lá podíamos divergir. E isso acontecia muito. Mas nunca o bocadinho. A falta de respeito e a intolerância começaram com a proliferação de blogues. E piorou com o Facebook. No meu perfil basta um insulto para ser bloqueado. Não tenho paciência
Cléo Morgan Mafu Sou efecto aqui. 
Emoji smile
GostoResponder4 h
Aderito Tamele Dr. Vaz, peço tua amisade. Respeito é meu forte.
GostoResponder4 h
Luzidia John Amizade!!
GostoResponder13 h
Aderito Tamele Obrigado pela observaçao.
Joaquim Manuel 2 figuras apareceram um pouco depois , mas tiveram uma grande presença no mundo dos Blogs... Dr Carlos Serra (http://oficinadesociologia.blogspot.com/ ) e a Ximbitane Na Lenha (http://ximbitane.blogspot.com/ ).


e vai o meu grande respeito ao Dr Carlos Serra ( Pai), ele não se abalou com a migração dos usuários do Blog para o Facebook, continua escrevendo no seu Blog como se nada tivesse acontecido...



View blog reactions posted by Carlos Serra/Blogue-Diário de um sociólogo at 3/04/2016 07:56:00 da…
OFICINADESOCIOLOGIA.BLOGSPOT.COM
GostoResponder24 h
Egidio Vaz De facto, a Ximbitane Na Lenha foi das pouquissima mulheres com a sua irma Vânia Pedro. Também são antigas combatentes.
GostoResponder24 h
Joaquim Manuel Sim... e a Ivone Soares que aparecia em Política e Poesia....
Diogo Teresa Hii não me tira, falo pouco (aqui) mas aprendo muito.
GostoResponder24 h
Andre Jorge Chifeche Nós que estamos somente a lhe seguir ficaremos no escuro total. Quando publicas algo que eu nao acho relevante para o meu comentario leio e passo sem me meter em babozeiras desnecessarias. Tem que rever bem a ideia ilustre.
GostoResponder4 hEditado
Macutinha Macutana Macuta Faço revisão constante por vários motivos.
GostoResponder14 h
Válter Simbine Quisera eu ter estado nesse tempo em que para falar, comentar e partilhar carecia de uma análise profunda sobre o assunto em debate.
GostoResponder4 h
Egidio Vaz Para já, está tudo como antes. Posts apenas para meus amigos; esta coisa de posts públicos já era.
GostoResponder54 h
Delio Zandamela meu caro Egidio Vaz não pode fazer isso, pois já passou de nível de um simples bloguista, eh um canal útil de informação, analise e formador de opinião publica, a sua pretensão egoísta que resulta da fadiga em aturar mal educados desta rede, passa com um chá da longanimidade e indiferença aos mesmo, a sua pagina agora e de utilidade publica, paginas como a sua e dos demais deviam ser subsidiadas pelo serviço publico que prestam.sinto saudades do tempo em que Basilio Muhate escrevia, nos bons tempos da Bayano Valy ai que saudades.
GostoResponder34 hEditado
Gulumba D. Mutemba Concordo com Delio Zandamela, são muitas as pessoas que logo ao abrir o fb pesquisam o Egídio Vaz ,para melhor se informar.
GostoResponder21 h
Julião João Cumbane Egidio Vaz, veja que neste caso até concordo como o Gulumba D. Mutemba, que concorda com Delio Zandamela!
João Carlos Não te zangues. Siga o rumo que definiste para ti e não te destraias com marginalidades. O contributo social que tens dado tem muito mais valor que as malidicencias e deturpações que estão associadas à este tipo de comunicação. Há o lado perverso da coisa que igualmente precisa ser lidado com uma certa elevação. Egidio Vaz sabe muito bem disso. Não me vou alongar, porque fútil ensinar o Pai Nosso ao padre
GostoResponder14 hEditado
Manuel Moises Americo Não zangue Dr, a vida é bela..
GostoResponder4 h
Joaquim Manuel Egídio sabes dizer porque os debates em Blog tinham melhor qualidade em relação ao facebook? Porquê por exemplo nos Blogs usa-se aos instrumentos científicos para defender certas teses e aqui usa-se mais insultos...?
GostoResponder14 h
Bernardo Bambo Egidio G. Vaz Raposo, Será que estas a ter fobia pela globalizaçao? Mas em todo caso temos que respeitar o teu espaço! Abraços
GostoResponder14 h
Egidio Vaz Gostei da última frase. Obrigado ilustre Bernardo.
Wilson Profirio Nicaquela Nicaquela Mudam-se os tempos e as práticas eventualmente, EGIDIO! Mas vou enviar minha sms no seu in Box!
GostoResponder4 h
Alvaro Simao Cossa É desagradável lidar-se com almas mortas, gente sem escrúpulos, frustrada, mas que fazer? não há rosas sem espinhos, este é o nosso país real estimado Egidio Vaz. Quem quer crescer deve preparar-se para lidar-se com idiotas. Saber ignorar é o segredo! Abraços
GostoResponder14 hEditado
Egidio Vaz Quem quer crescer deve preparar-se para lidar-se com idiotas. Obrigado pelo encorajamento.
Elvira Chauque Estou de acordo com a sua decisão, deixe pra la e faca a diferenca,
GostoResponder4 h
Julia Salatiel Eu saio em vantagem não é Egidio Vaz??? Não serei bloqueada.kakaaka
GostoResponder4 h
Amilcar Joaquim Inguane Que seja feita sua vontade.... bom fim de semana
GostoResponder4 h
Francisco Maingue Jose Realmente o respeito conta muito, participar em debates, ainda que nao concorde com o pensamente colocado a mesa de debate nao significa necessariamente ter que exibir os dotes de malcriadices mas sim apresentar o seu ponto de vista diferente sem se apartar do factor respeito.
GostoResponder14 h
Marisa De Fatima Caramanja Para quê!?? Às vezes as opiniões imbecís ajudam a aumentar o humor!!! Não te preocupes com as pessoas que não contam!!! E nem sempre vais agradar aos Gregos e Troianos!!! Vante Jovem!!
GostoResponder14 h
Júlio Mutisse Meu irmão Egidio, quando há meses me referi à deferência da época dos blogs quase me chamaste saudosista! Os últimos 3 dias, o seu mural é um exemplo do que detesto nas novas plataformas que me fazem mesmo ter saudades daquela época.

Seja como for, foi uma boa época aquela, através dela conheci e interagi com pessoas que mesmo não concordando com elas sempre, mantemos um respeito enorme mútuo. Tu incluso man.
GostoResponder44 h
Egidio Vaz Epa, os tipos irão doravante pastar em outros campos.
Max Lee Finally, pedido de amizade aceite pelo Vaz. Estamos juntos
GostoResponder3 h
Alfredo Macuácua Recuando no tempo, para além da Oficina de um Sociólogo do Sr Carlos Serra-pai, estou me recordando do blog do mano Manuel Araujo. Bons tempos!
GostoResponder13 h
Samuel Justino Ernesto Bom trajecto
GostoResponder3 h
Aderito Tamele Obrigado pela amizade...
GostoResponder3 h
Fernando Manuel Férman Dizem que a ignorância mata, mas existem coisas que quando não ignoramos podem nos matar.
GostoResponder3 h
Germano Mutane Apoiado Mano Egídio. ..
GostoResponder3 h
Filipe Sande Um Historiador só pra os amigos.
GostoResponder23 h
Dércio Alfazema Será uma pena meu amigo EV. O seu ponto de vista merece ser partilhado com todos. Os que concordam é os que não concordam consigo. Com acadêmicos e com os não acadêmicos. Os que te acarinham e os que não tem entendem. Os de dentro e os de fora. As tuas ideias influenciam a opinião pública e São importantes para todos.
GostoResponder13 h
Ossifo James Lisboa Este é um espaço que me completa, pois não aguentaria ficar sem ele (o espaço) espero ainda merecer a escolha do ilustre #EV. Have a good weekend Sr.
GostoResponder3 h
Elídio Mavume Seja feita a tua vontade ilustre.
GostoResponder13 h
Luis Nhachote Eu sou testemunha do percurso desse rapaz de Tete, um moçambicano eivado de dúvida metódica, não no dogma e no clichê como aliás defendeu Max. Egidio Vaz é um dos principais activos desta perene democracia
GostoResponder52 h
Salomão Mambo EV desse modo também estarás a bloquear o seu intelecto. Nem todos temas por si abordados não são todos consumidores.
GostoResponder2 h
Julião João Cumbane Queres regressar ao passado, Egidio Vaz?! Queres te opor às leis da mãe Natureza?! Não existe viagem real para o passado, meu caro amigo. O curso do tempo tem uma só direcção: do passado, passando pelo presente, para o futuro! Talvez precisas explicar-te melhor. O «mato que se pretendia cidade das luzes» em que estamos hoje, desde os tempos que tu te iniciaste como internauta, não tens como fugir dele. Se essa for a tua pretensão, para pensares em regressar ao passo—algo que é impossível—, desiste! É insensato. O sensato é tu adoptares e usar novos instrumentos de gestão da tua vida nesta nova fase do mundo. Isso sim, é próprio de ti. Continua aqui e penetra noutros espaços, e prossegue iluminando o mundo com o teu intelecto. Não estás, e não podes estar, só nesta redenção!
GostoResponder21 hEditado
Abdul Karim Todos fizemos um pouco para o pais, ate continuamos a faze-lo. Nao vejo necessidade do Egidio Vaz estar continuamente a ameacar as pessoas que ele proprio assumiu como amigos. Nao o conheci em 1999 e nem conversei com ele ate 2008 na altura que me iniciei na blogosfera. Sempre o considerei uma pessoa frontal, mas acho que comeco a despercede-lo. Quando o conheci, ele amava a critica e hoje com respeito por essa pessoa aberta a critica, sinto me na obrigacao de lhe dirigir essa critica, e se achar correcto bloquear me lamentarei apenas pola redução da massa critica nacional e assim: ultimamente o meu caro amigo Egidio esta com tendências de forte intolerância, que ate certo ponto afecta ja o seu vocabulário, também tive contra-posicoes com Mutisse e Muhate na blogosfera, e hoje sinto saudades deles, e em muitos murais quando nos cruzamos, sente-se a reciprocidade da amizade e saudade que sobrou, todos nos evoluímos, mas me parece muita fracamente que o Egidio nao tem estado a acompanhar essa evolução generalizada, ao ponto de estar a ser constantemente e muitas vezes, muito deselegante para os seus leitores e amigos virtuais. Lamento por isso e faco votos que o Egidio interprete esse meu comentário com a intelectualidade que pretendo dar ao mesmo coment. Divergir 'e diferente de não tolerar, as pessoas divergem, acho que o Egidio não quer mais tolerar a divergência, e ai lamento mesmo.
GostoResponder72 h
Elídio Mavume Está tudo dito.
GostoResponder2 h
Egidio Vaz Abdul, eu não aceito que confundas insulto da critica. Há três pessoas que me criticaram de forma impiedosa: Edgar BarrosoRui Miguel Lamarques e Matias De Jesus Júnior. Estes "carrascos" descascam-me quando não concordam comigo. Mas jamais senti-me ofendido. Sabe porque? Porque eles se esforcam em responder-me na mesma proporcionalidade ou superior. Sem insultos
GostoResponder41 h
Rui Miguel Lamarques Egidio Vaz, eu agora só escrevo os meus devaneios ou algumas mensagens incriptadas porque descobri que é praticamente impossível demover multidões quando elas estão comandadas pela ignorância. Ignore - as que lhes vai doer mais. Mas não deixe de falar.
GostoResponder21 h
Abdul Karim Ok, nao tens que tolerar o insulto, mas não 'e porque alguém te insulta que pões a possibilidade de ficares tu e mais 3 
Emoji smile
tens que perceber que a "proporcionalidade da resposta" a que te referes deve ser ensinada a quem não tem, e nos no IDH estamos mal. Nao podemos dispensar cérebros capazes de ensinar, e o teu conhecimento e experiencia da net, tem que ser aproveitado, e eventualmente nao esteja a ser, ps teus bloqueios ou as amecas de bloqueio reduzem consideravelmente o aproveitamento.
Edgar Barroso Relaxa, Egídio. A democratização da internet e o direito humano a emitir disparates nas redes sociais: o Facebook como estudo de caso. Belo tema para uma monogafia de fim de curso em ciências da comunicação.
GostoResponder11 h
Sic Spirou por acaso pensei que isto pode ser um caso de analise profunda...malta Eládia Madautem tema aqui...kkkk
Gulumba D. Mutemba O continente negro,especialmente Moç. nos últimos anos é habitado maioritariamente por gente mal educada,sem carácter,sem escrúpulos ,analfabeta ,etc.

Agora achando que bloquear pessoas que são assadas e cozidas é certo,parece me não ser uma decisão bem acertada meu ídolo,apesar de não estarmos na mesma linhagem nós últimos dias.
Essa atitude é o mesmo que dizer,já não quero mais saber do exercio de cidadania,é mesmo que dizer já quero mais ser um historiador activo,já não quero mais saber da vida pública.
Quando o senhor era pró-Renamo,conseguiu arrastar uma certa popularidade,com a excepção dos membros e simpatizantes da Frelimo,que serão agora os seus seguidores.
Creio que quando a crítica for direcionada ão governo,muitos que nos últimos post's concordam vão comportar se de forma diferente,vão insultar ou não comentar e nem gostar.
As nossas paixões politicas-partidaria não nos permitem ouvir alguém que pensa diferente da gente,ou melhor,nós não permitimos.
Ser uma figura pública dá nisso meu bro, desagradar e agradar ão mesmo tempo.

GostoResponder1 h
Egidio Vaz Gulumba D. Mutemba, não se preocupe com os bloqueados. Eles estão vivos noutro lugar. Se quiser falar com eles vai la. Aqui não
GostoResponder31 h
Gulumba D. Mutemba Não resta me mais nada,se não respeitar o seu posicionamento.
José de Matos Cada um de nos tem o seu percurso, uns sao mais conhecidos do que outros, mas certamente que é comum a mesma vontade de fazermos algo de positivo! Eu sei demasiado bem a diferença entre a divergencia e a baixaria, mas mesmo assim fico muito incomodado com toda esta crispaçao na esfera publica!
GostoResponder31 h
Gabriel Muthisse Estava também no blogue do Machado da Graça. Lá podíamos divergir. E isso acontecia muito. Mas nunca o bocadinho. A falta de respeito e a intolerância começaram com a proliferação de blogues. E piorou com o Facebook. No meu perfil basta um insulto para ser bloqueado. Não tenho paciência
GostoResponder1 h
Raúl Nhagumbe Nao faça isso comigo. Quero continuar a beber das suas reflexões. Egidio Vaz
GostoResponder1 h
Raúl Nhagumbe Meu cunhado Egidio Vaz.
GostoResponder1 h
Vaz de Sousa Aqui escrevem se palavras muito bonitas.Muitos doutores com nível baixo de ''formação académica'' e muitos ''ocos'' com nível académico ''super'' ...Superiores.
Zee Mavye Posso candidatar-me a essa lista restrita ohhh caro Egidio Vaz
GostoResponder128 minEditado
Zacarias Tsambe A campanha eh grande! Em 1999 eu ainda andava na 4a Classe, nem imaginava a existencia do mundo para alem do que via apenas na TV, (entenda-se, TV///) preto e branco, cujas noticias eram na sua maioria sobre a Cidade de Maputo. Noticias de Majune, Montepuez, Mandimba, vinham de vez em quando no "Ver Moçambique" de Bento Neves e Marciano Mubai.


Outros tempos vividos, novas aprendizagens!

Sem comentários: