sexta-feira, 25 de março de 2016

Nyusi exonera Ministro da Justiça

Informações não confirmadas dão conta que Abdurremane Lino de Almeida já não é Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos. Para seu lugar segue Isaac Chande.  Almeida fora nomeado através do Despacho Presidencial de 16 de Janeiro de 2015.
Actualizaremos.



image
Isaque Chande, novo titular da Justiça
O presidente da Republica Filipe Nyusi exonerou, através de Despacho Presidencial, Abdurremane Lino de Almeida, do cargo de Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos.
Através de um outro Despacho Presidencial, o Chefe do Estado, nomeou, Isaque Chande, para o cargo de Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos.
Abdurremane Lino de Almeida, ficou no cargo cerca de 14 meses. O novo ministro, Isaque Chande, é advogado de profissão, é igualmente data da sua nomeação Presidente do Conselho de Jurisdição da Ordem dos Advogados. [CC]


Nhecuta Phambany Khossa
Dr ISAC CHANDE, Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos: conheci - o na Direcção da Educação da Cidade de Maputo onde ocupava um cargo na área de planificação pedagógica. Antes fora director de algumas escolas do país, sobretudo em Nampula, donde é natural (Distrito de Moma). Na altura eu também estava na educação, mas feito um soldado razo na Escola Secundária Josina Machel. No início da década de 90 encontrei - o na faculdade de direito da UEM, como estudante. Ele no segundo ano e eu no primeiro. Depois da formação em direito passou a trabalhar na Edm como advogado e gestor de recursos humanos. Da edm foi a cenelec. Sempre exerceu advocacia até ontem. No mandato do Bastonário Tomás Timbane, prestes a findar, ocupa o cargo de Presidente do Conselho Jurisdicional da OAM, tendo como vice presidentes eu próprio, os colegas Alfiado Pascoal e Germano Mutane, numa equipa de alta qualidade profissional que conta com outros colegas, nomeadamente Sílvia Ferreira, Horácio Chimene, Arlindo Guilamba, Carolina Balate, Carlos Martins e Nelson Jeque. Nas eleições para a OAM, ganhas pela Lista B, o Dr Isac Chande concorria pela Lista A, ao cargo de Vice Presidente do Conselho Nacional. Portanto, estamos perante um quadro com muita experiência na administração pública e na advocacia. Conhece o sector da justiça. Parabéns ilustre colega. Bom trabalho.
Comments
Damiao Cumbane Tenho a congratula-lo como colega e como homem. Sobre a casa para onde vai prefiro ser reservado para ver. Vou aplaudir o que fizer de bom e criticar o que ele deixar de fazer, podendo fazer. Ele conhece a doença de que a Justiça enferma daí que ele tem muito por onde eleger e começar a trabalhar. Agora, ele não descurar que é um forasteiro nawuela casa. Há-de enfrentar tempestades. Terá de ser muito calculista para não incorrer nas habituais práticas dos Ministros deste país que uma vez nomeados, o seu primeiro propósito é escangalhar a maquina montada pelo antecessor e colocar os seus, só por colocar, sem objectivos claros sobre os fins ou para colocar gente que possa oferecer segurança quando chegar a vez do saque. Mas também ele precisará de ter intuição para escolher gente boa dentre o pessoal do elenco anterior para não cair no azar de trabalhar com pessoas que no fim do dia vai prestar contas ao antecessor.
GostoResponder12 h
Antonio Junior Que faca jus aos conhecimentos e experiencia que tem na gestao da coisa Publica.
GostoResponder1 h
Vasco Macudo Macudo Tenho fe que tudo vai correr bem com ele. Vamos apoiar
GostoResponder1 h
Nhecuta Phambany Khossa Mãos à obra.

Recorde-se em http://ambicanos.blogspot.com.tr/2015/01/nyusi-nomeia-ministros-e-vice-ministros.html

Como se ganha cargo em Moçambique
Senhor não é sempre seguir o mesmo caminho que podemos chegar a mesmo destino. Se o Dom Sengulane chegou onde chegou hoje ( membros do estado ) através de traição, bajulação e adulado..., podem não ter a mesma sorte como pode ler na Bíblia a qual os senhores conhecer melhor que eu.
Quando diz; Judá Iscarionte caminhou junto com Jesus Cristo, mas a sorte foi diferente( Judá para inferno e Jesus Cristo a paraíso ), aliás a mesma Bíblia diz que não são todos que clama senhor senhor vão ao céu ( paraíso )...Portanto, meus irmãos quero vós desafiar abandonar estas estratégia que o vosso irmão fez para lá está.
A título de exemplo : ele pediu a Deus para proteger o chefe do estado, Filipe Jacinto Nyusi que estava no lugar seguro em detrimento a Afonso Dhlakama que está em risco da vida como todos sabemos. Chegado na beira ele e alguns seguiram a viagem de volta a Maputo sem até garantia a segurança do homem que foram buscar e ser ele garante da segurança... Para os que acompanham o o processo viram o que aconteceu com líder em plena sua residência.
Hoje, você vem com essa; "o problema deve ser resolvido ao nível interno". Eu pergunto : quais esses internos que garantem a segurança do líder da Renamo, Afonso Dhlakama neste país? Aliás, os que foram a Satungura para trazer o líder nomeadamente : do Rosário, Dom Sengulane, Alice Mabote. .. não são moçambicanos? e, o que fizeram depois daquilo? nada! A não enganar os moçambicanos dizendo :" lamentamos isso..."
Ora, em politica resoluções de conflitos ( guerra...) maioria delas foram resolvidos com os mediadores externo e sobretudo fora do país em conflito a título de exemplo : conflitos sírios, Yemen, palestina, ukrania...
Resolução Sírios estão a decorrer em Genebra, na Suíça entre regime do damasco líderado por Bachar - Al-Assed e grupo da oposição moderado. Quando Mediadores externo Rússia para os sírio e EUA para o grupo da oposição sírio.
Aliás, o que nos diz os dois processos que culminou com "sucesso " nomeadamente guerra de 16 anos e as hostilidades de 18 mês? É hoje que diz não quer os mediadores externo? O que está de trás desta negação dos estrangeiros para ajudar apenas a mediação?.

Comments
José Amor Mudjadju Tovele Dom Dinis Singulane, e o padre que viveu 16 anos, viuvo, ora bolas, esse tempo todo sem esposa? nao era pedofilo esse? Para mim aquele senhor e um autentico disciplo de diabo, um assassino escondido atras da biblia
Angela Maria Serras Pires Estes Sao os da Igreja universal ????
Aderito Maperra não. cc
Mestre Jojo O último incabavel de um Dom : Ola Paz .....Deus é Bom para mim , Bom para ti , Bom para Nós ..... -- Vamos Orar ( Meu Deus abençõe o Presidente Nyusi )......
Edwin Hounnou É a mesma posição defendida pela Frelimo e seu governo.
Eduardo Mazive De acordo Edwin Hounnou! Essa posicao nao leva a lado nenhum porque os mediadores nacionais estao obrigados a obedecer o Chefe de Estado, uma das partes em conflito, contra o qual nao tem proteccao e nem podem fazer nada senao obedecer!
Gulumba D. Mutemba Apóstolo da desgraça esses miseráveis.
Desde que sai da IURD estou até hoje a procura de uma igreja que não se mete me política e nem concentra se nos bens materiais (dinheiro),mas sim,na salvação. Só que está sendo difícil.
Mas se continuar,vou ter que abrir a minha.
Eduardo Mazive alguma vocacao espiritual?
Osvaldo Langa Cumbe Procure saber um pouco da testemunha de jeova.
Armezito Sebastião Mafanhane A frelimo nao tem nade mais si nao querer a bater o djlhakhama
Pedro Rúben Chichongue A negacao d mediadores externos significa que alguma coisa nao ta bem
Julio Lacitela Ha bispos que adoram mais o dinheiro que Deus
Julio Lacitela Tipo Arrcenio Henriques da STV
Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Tudo acaba no mesmo buraco, AGP tinha mediadores internacionais, cessação das hostilidades militares também, e veio a Emochim, nada de concreto a RENAMO sempre xta pegando armas, e com quem vão dialogar? Sera que com Zuma, igreja católica e união européia é que terminará por definitivo? E a ganância onde vão arrumar? Eu não acredito em ninguém seja Dhlakama ou nyusi visto que da parte de Dhlakama ha matas assinaturas e acordos a monte sem dar fruto hoje com nyusi, fora de chissano , esse guebuza , Raul domingos? Nada nada.
Inacio Ernesto Nzonga agora qual sera a saida???? em so lutar lutar ate um reender??? ou o povo vai render!!!! sera que morendo dhjakana moz estara em paz defenitivo ou ficaremos com os raptos; assassinos; assalto a mao armado; homens catanas traficante de marfin; lavagem de nota e mais outros!!!! ja vou aos 51 anos so vi a paz com 12 anos com os colonos - dai lutar ate dizer basta; dante havia medo hoje em normal ver um do lado seu morreu; quase 99% dos mocambcanos somos assassinos em nao em???? os trnos nas escolas; empresas ; nas aldeias e mais recordam entao em dificil chegar ao fim da guerra ebquantos ainda existir os da decada 50 por foi o resto da sua joventude; mesmo o sengulane e outros sao nao se enganem por alelua amen;; em para preto ver;!!!! cada um de nos vai morrendo e encontrando a sua paz na cova juntos com o pooooo
Inacio Ernesto Nzonga agora qual sera a saida???? em so lutar lutar ate um reender??? ou o povo vai render!!!! sera que morendo dhjakana moz estara em paz defenitivo ou ficaremos com os raptos; assassinos; assalto a mao armado; homens catanas traficante de marfin; lavagem de nota e mais outros!!!! ja vou aos 51 anos so vi a paz com 12 anos com os colonos - dai lutar ate dizer basta; dante havia medo hoje em normal ver um do lado seu morreu; quase 99% dos mocambcanos somos assassinos em nao em???? os trnos nas escolas; empresas ; nas aldeias e mais recordam entao em dificil chegar ao fim da guerra ebquantos ainda existir os da decada 50 por foi o resto da sua joventude; mesmo o sengulane e outros sao nao se enganem por alelua amen;; em para preto ver;!!!! cada um de nos vai morrendo e encontrando a sua paz na cova juntos com o pooooo
Suleimane Assane Jamú eu sujaria que fosse a intervenção de DEUS do que dos estrangeiros
Suleimane Assane Jamú eles como religiosos, deveriam orar pela paz.
Edson Pires Esses sao traidores de uma figa
Sergio Saveca Sabes nao sei ate quando o africano vai se desmamentar- se dos europeus , Americanos ,Orientais e Asiaticos eles proprios resolverem seus problemas e sem intervensao deles. Voces defendem que te se ter sempre todos esses ai. Alguma Vez ja Pararam e pensar que os Agitadores de Guerras em Africas sao eles? Fornecedores de Armamento em Africa sao eles? Falas da SIRIA sao ele os promotorese das confuses a nivel Mundial? Quem Fornece aos Terroristas as Grandes Bombas sao eles.Quando eles quiserem que deve parar a Guerra em Mocambique vai parar mais eles nao quiserem nao vai mesmo pelo contrario vai agudizar pensem nisso
Suleimane Assane Jamú BEM FALADO MEU IRMAO
Eduardo Mazive A america interveio na asia, europa e america com sucesso apenas falhou no medio oriente e africa (onde nunca esteve seriamente envolvido - parece que os europeus intervêm mais aqui do que os americanos). A intervencao estrangeira está a ocorrer neste momento na resolucao do problema da Siria. Mocmbique sempre recorreu a diplomacia internacional para resolver os seus conflitos e o conflito dos 2 anos (com guebuza) nao incluia mediacao estrangeira. nao será por isso que falharam?
Suleimane Assane Jamú Eduardo Mazive eu acho que esse paradox, tem dias contados, basta pedir a Deus para que de Bênção aos nossos Dirigentes pra sintam o valor da PAZ

Sem comentários: