terça-feira, 15 de março de 2016

NYUSI EXONERA COMANDANTE QUE NEGOU BOMBARDEAR GORONGOSA

Num comunicado de imprensa da Presidência da República, Filipe Jacinto Nyusi, no uso das competências que lhe são conferidas pela Constituição da República exonerou, esta segunda-feira, através de Despacho presidencial, Luís Raúl Dique do cargo de Comandante do Ramo da Força Aérea. Entretanto, informações vindas de dentro das FADM dão conta que Dique recusou-se a aprovar plano de bombardeamento aéreo a Serra da Gorongosa e outras bases, o que pode ter precipitado a sua exoneração.

Actualização

Presidente moçambicano exonera comandante da Força Aérea

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, exonerou o comandante da Força Aérea, Luís Raul Dique Massimaculo, sem, por enquanto, indicar o novo titular da pasta, refere hoje um comunicado da Presidência da República.

Massimaculo era comandante da Força Aérea moçambicana há oito anos, depois de substituir no cargo José Beca Chágua, que passou à reserva em 2008.
Depois de vários anos quase sem nenhuma aeronave, devido à relutância dos doadores em aceitar investimentos nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), por entenderem que o país devia concentrar-se em ações de reconstrução e desenvolvimento após a guerra civil de 16 anos, que terminou em 1992, o Governo moçambicano tem tentado nos últimos anos apetrechar a sua aviação militar, com a compra de alguns aparelhos, maioritariamente usados. 
Após a independência do país em 1975, a aviação militar moçambicana foi fundamentalmente alimentada por aparelhos do ex-bloco comunista do Leste, nomeadamente a Rússia, por força dos fortes laços que Moçambique mantinha com este país.
PMA // ARA
Lusa – 15.03.2016


O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no uso das competências que lhe são conferidas pela Constituição da...
RM.CO.MZ
Ildo Angelo Meu abraço de apresso excelência! Tire e retire alguns para melhorar o funcionamento da máquina governativa, coloque os confiantes e os que bem sabem servir este povo para a melhoria dos serviços à vossa excelência. Passe a vassoura em tudo aquilo que acha que aqui existe gato não católico que atormenta gente e sente que o poder que lhe confiriram lhe dá asas para se sentir um gigante intocável. Avante ilustre bhassissa tatana Nyussi.
Lucas Henrique Matine Eu não gostaria k o presidente exonere pessoas nos seus cargos, podia ser de outra forma, porque um presidente da república não é tudo numa nação e nem tudo seja ele a decidir, mas ele é um exemplo por nós. Pois ele também não está a cumprir tudo ou no mínimo fazer o que prometera durante a campanha eleitoral, por ex: já completou um ano como chefe de estado mas a tensão política militar está cada vez mais a aumentar, a taxa de inflação está a agravar instabilidade económica no país, muitas famílias passam a fome não só devido a seca, antes da seca passavam mesmíssima coisa e outros males que deixa a população mais pobre e miserável. Isto tudo quero dizer que haja uma equipa da justiça verdadeira (transparente) que investigue a todo o pessoal que ocupa os altos cargos de liderança e de chefia na administração pública que por de actos d corrupção ou outros abusos, que sejam exonerados ou mesmo sejam detidos e para a colocação de um novo líder ou chefe na administrção pública seja através do concurso público, para acabar com a partidarização das instituícões do Estado. Em Moçambique é muito raro um político corrupto e assassino ser detido ou um dirigente que ocupa altos cargos. Aqui as promessas são feitas mas nunca mais foram cumpridas e quem sofre é o povo. As leis são elaboradas, aprovadas, promulgadas e entram em vigor mas nenhuma é cumprida mesmo aos que fazem parte do governo. A maioria da população quase (75% ) desconhecem as leis moçambicanas por isso somos explorados. E porquê estas desconhecem? Porque o governo não tem a capacidade e vontade de as ensiná-las. Governo de Moçambique servem ao povo como deve ser, porque fomos nós que vos votamos, não esquecem disso!
Zeze Junior Todos dias exonerados e nomeados..Até quando?desculpe Senhor presidente mas estamos já no segundo ano do seu mandato e tudo qu ouço é isso.Com todo respeito excelência mas já começo a ficar preocupado.Será que o primeiro ano não foi suficiente para estruturar um governo?
Claudio Faife isso que é ser dirigente decidido,retire todos que servem mal.bom trabalha pai da nacao.
Ramos Vilanculo Exonere também o ministro da cultura estamos farto de:Vucu vucu, massinguitana, quadradinho,faraqueza, e.t.c.
Filomena Rafael Joao Sempre exonerando mas o moçambique continua fraco nada melhora desculpe sr presidente a pesar de ser da minha província pensei k sentiria orgulho de ti mas n verdade é um desperdício te.lo n comando sinceramente esse mandato tá uma procaria e k sejam os primeiros 5 anos por mais k essas moçambique n terra futuro.
Lucas Samuel Nhabinde Filomena,nyusi e um bom presidente e sabe governar so k tem pedras k stao no seu caminho,por isso sta tentar limpar pra conseguir caminhar bem. Esses todos k sta exonerar nao precisam mais de emprego,os bolsos stao cheios.
Filomena Rafael Joao E pa você também pork o teu bolso da xeio o preço de arroz é normal mas pa mim k n tenho e k ninguém me ajuda ele tá matar xm o mcambik
Lino Paulo Axo falta exonerar o Miinistro da energia ,pork ha muita falta d qualidade,e PCA das aguas d Moçambique.
Amos Madjiruane ja porque...ahammm talvez negou ir em Muxungue de Helicópteros de guerra pra acabar com o Dlhakama.
GostoResponder14 h
Jaime Jose Chambule Oqui esta falhado é o sistema de governaçao de frelimo, nao sao as pessoas.
GostoResponder13 h
Vicente Antonio Sidumo esta mal isto,so falta exenorar Dlhakama so que não tem como.kkkkkkk.
GostoResponder24 h
Manuel Cruz José Eduardo é bandido e quem vai ter com ele lhe ensina bandidagem, vida agora é só exonerar tipo zé du
GostoResponder2 h
Leocardio Saguate Kkkk,cada presidente com seu curriculum....vale tarde que nunca,mesmo que as vezes fica tão tarde que é mesmo que nunca!
GostoResponder2 h
Hobety Luys Muhamby Falta a exonerar a Procuradora Geral da República
GostoResponder3 h
Fauzio Malukinho falta o responsável pela área de energia (corrente eléctrica-edm)
GostoResponder14 h
Zitu Halar Ya isu memo keremux comandante capaz de trazer victoria na sera de gorongoza
GostoResponder3 h
Luis Munguambe De certeza negou de bomardear santugira kkkkkkk
GostoResponder2 h
Luis Jorge Isso eu nao sei se vai uma boa governação ou vamos a guerra . Ele eque esta no poder .
GostoResponder3 h
Herdino Duvane Comexaram exoneracoes. Se eu fosse governante trahava a ser. Doi acordar cidadao comum!
GostoResponder3 h
Gilberto Mubique Kem nao faz bem arruma as botas ,falta currupiccao tenk ser iliminado esse aspecto aki em mocambique Nao keremos sr president!
GostoResponder3 h
King Mutondo Mutondo Falta governador te Tete
GostoResponder23 h
Pedro Mussengue Muita força para novas funções k irá tomar.
GostoResponder1 h
Soares Martinho Porque n exoneram o proprio nhusi
Jùnior Josè Mucota Mucota Força ai e.xcea
GostoResponder3 h
Joaquim José Ja virou de novela
GostoResponder3 h
Panzo Boas Notas fez bem kkkkkkkkk este Niusy e mau tipo.....
GostoResponder4 h
Filomena Rafael Joao Mau e n saber governar são coisas diferentes e ele n sabe axadrezados k exonerando os outros será o melhor chefe do estado ao contrário só tá aumentando a pobreza
GostoResponder3 h
Panzo Boas Notas olha irma toda a Africa sofre os governantes sao diabos ve em angola ate o presidente esta a se demetir quisendo sair em dois mil e dezoito
GostoResponder3 h

2 comentários:

Anónimo disse...

Duvido da informacao, ilustre por favor com factos (copia do comunicado, etc)

Anónimo disse...

Estou duvidando da veracidade desta informacao. Donde veio isso?