domingo, 6 de março de 2016

Morreu Nancy Reagan


A viúva do Presidente Ronald Reagan tinha 94 anos.
Nancy Reagan, a ex-primeira-dama norte-americana, morreu aos 94 anos, vítima de insuficiência cardíaca, noticiou a televisão NBC. O seu marido, o Presidente Ronald Reagan, tinha morrido em 2004, após um prolongado período de doença de Alzheimer. 
Ex-actriz de Hollywood, como o marido, Nancy Reagan passou oito anos na Casa Branca, entre 1981 e 1989, nos dois mandatos do marido. Foi uma das primeiras-damas mais influentes da História dos EUA, não pela sua influência política, disse ao jornal USA Today o historiador da Biblioteca Nacional das Primeiras Damas Carl Anthony, mas "por causa da sua influência pessoal, sempre a monitorizar e por vezes a controlar o acesso ao Presidente, durante o processo de tomada de decisões."
Morreu subitamente em sua casa, em Los Angeles. O seu corpo deverá ser colocado ao lado do do marido, em Simi Valley, na Califórnia, anunciou a Biblioteca Presidencial Ronald Reagan.
Nascida em Nova Iorque, a 6 de Julho de 1921, de um pai vendedor de automóveis e uma mãe actriz, chegou a Hollywood aos 28 anos, onde foi desenvolvendo carreira como actriz de filmes de série B. Ao encontrar-se com Ronald, divorciado há um ano da actriz Jane Wyman, iniciou com ele um romance que durou mais de meio século - até àmorte do ex-Presidente. 
"No meu aniversário, o meu marido enviava flores à minha mãe para lhe agradecer ter autorizado que eu vivesse com ele", contou Nancy Reagan. 
Enquanto primeira-dama, o seu projecto mais conhecido foi a campanha contra o consumo de drogas "Just say no" (diz simplesmente não). Mas depois de se tornar público que o marido sofria da doença de Alzheimer - que destrói as células cerebrais e rouba a memória aos doentes - tornou-se uma activista pelo investimento na investigação nesta área, com a esperança de que fossem descobertos novos tratamentos. Quando o ex-Presidente George W. Bush travou o financiamento público de projectos que usassem células estaminais embrionárias - por ser preciso destruir embriões para as obter - Nancy criticou-o.  

Sem comentários: