quinta-feira, 31 de março de 2016

“Marmiteiros”

Se para muitos cidadãos a sua intervenção democrática cinge-se às eleições, muitos outros vão expressando opiniões que, assentes no valor da pluralidade, podem ser muito divergentes. Contudo, se todos podem opinar sobre a vida pública, no exercício do direito à diferença, nem todos terão o saber e o talento para o fazer. Em período de crise político-militar que vivemos, adquire especial importância a informação, as opiniões e o esclarecimento à população, quer da situação, quer dos intervenientes.
Pessoalmente, não regozijo quando alguém que de maneira reiterada vem cometendo atrocidades não cumpre a sua palavra em cometer em certa data prometida outra grosseira atrocidade, antes pelo contrário, encontro motivos para o felicitar pela sua racionalidade e distanciamento da habitual esquizofrenia paranoide. Da leitura feita ao longo da manha em diversos murais, fiquei surpreso pelo surgimento de diversos “marmiteiros”, elementos nocivos a pátria de que se dizem fazer parte, que em vez de esclarecerem e unirem os Moçambicanos em torno da Paz como imperativo, acabam por nos dividir com as suas opiniões que embora sejam fruto da sua liberdade de opinião, são, muitas delas, envenenadoras e agitadoras.
Urge a conjugação de esforços e vontades, de ambição e coragem para contornar-se com sucesso o momento menos bom que vive o País. Reconheço que muitas são as diferenças entre os Moçambicanos e se assim é, as opiniões serão sempre o reflexo dessas diferenças, do desenvolvimento intelectual e cívico de cada um, para além dos seus interesses partidários, mas por favor não “agitem águas mal paradas”….

Sergio Buque, Egidio Canuma, Mariamo Uadole e 28 outras pessoas gostam disto.
Comments
Nelton Miranda
Nelton Miranda Mandou bem Adelson Rafael... bem dito!
1
1 h
Adelson Rafael
Adelson Rafael Obigado Nelton Miranda!
1
1 h
Nelton Miranda
Nelton Miranda Ainda há dias chamei atenção à um amigo que anda aí a espernear-se, repassando essas coisas e eu disse: não metas lenha onde o Fogo já tem suas próprias labaredas em Ação... mais ou menos por aí. Nosso trabalho é reclamar nossos direitos, agora, quando começa essa parte é melhor deixar que sejam oficialmente acusados e julgados todos aqueles que estão a cometer crimes contra o povo e a humanidade, sem olhar para ninguém com favoritismo pois não se sabe nesta hora "quem é quem"!
Jose Goncalves Nassabe
Jose Goncalves Nassabe Eu também comungo da sua opinião ilustre irmão Adelson Rafael. Oxalá os destinatários directos da mensagem leiam a publicação. Alguns deles académicos de meia tigela. Parabéns mano
1
1 h
Adelson Rafael
Adelson Rafael Obrigado Jose Goncalves Nassabe!
Luciano Mapanga
Luciano Mapanga Alguns comportam-se como se não vivessem neste país. É como se dissessem: “essa falta de paz não nos preocupa. Não são nossos filhos que estão a morrer naquela guerra”. Triste.
1
1 h
Adelson Rafael
Adelson Rafael Isso mesmo ilustre Luciano Mapanga, Infelizmente poucos têm noção da imbecilidade de tratar um assunto delicado por mera questão humorística
1
1 h
Antonio Aljofre
Antonio Aljofre Excelente texto Adelson! É preocupante o avassalador surgimento de uma tendência sectária que em nada ajuda a construir os caminhos para a paz.
1
1 h
Adelson Rafael
Adelson Rafael Muitos estão “colados” a diversos meios de comunicação, contados os últimos minutos e horas do mês de Março, na vá esperança de obter noticiais sobre mortes, puramente para solidificar um discurso de rejeição de outrem, valha-me DEUS! Queremos Paz e não mortes…
Cal Barroso
Cal Barroso Mas não é isso, pah?
1
50 min
Lourenco Jose
Lourenco Jose Parabens, Adelson Rafael é o segundo texto serio e escrito por um intellectual lucido hoje. Obrigado pela humildade
2
44 min
Adelson Rafael
Adelson Rafael Obrigado Lourenco Jose!
1
39 min
Leonardo Lourinho
Leonardo Lourinho Bastante direcionado e pacífico recado. Na verdade é bastante notória opiniões desalinhadas "se assim se pode dizer" em torno da desestabilidade e tendentemente a pór mais lenha na fogueira ao invez mesmo de encontro de ideias que unam os moçambicanos. Já é momento para os moçambicanos parem para regmfletir o que é melhor para todos nós.
1
28 min
Adelson Rafael
Adelson Rafael Issmo mesmo, em nada ajuda "mais lenha na fogueira"!
Mariamo Uadole
Mariamo Uadole Mais que ver também ja pude ver esses comentärios e que näo ajudam em nada. Säo mesmo pra agitar.
1
10 min
Mariamo Uadole
Mariamo Uadole Ainda esta manhä pude ver um desses comentärios agitadores. Se näo vem pra ajudar entäo que venha a prejudicar......
1
5 min
Adelson Rafael
Adelson Rafael Triste seres!!!
Sonya Mondlane
Sonya Mondlane É isso Adelson ainda hoje vi um post desses e fiquei triste porque cinceramente não vejo qual é o alcance desejado. Moçambicano do bem até dá graças por não ter acontecido nada do que foi prometido para Março.
1
6 min
Adelson Rafael
Adelson Rafael Isso mesmo Sonya Mondlane, mas pelos vistos muitos deles tem ideia contratia, talvez estariam alegres com mortes inocentes ou outras accoes nefastas
Gil Wa-Nhamymba
Gil Wa-Nhamymba Óptimo! Adelson Rafael. Valha-nos Pai divino, uma bênção pelo diálogo, encontro de ideias que unam os moçambicanos. Queremos Paz e bem. Não a guerra partidária ou étnica,... não mortes entre irmãos moçambicanos.
1
5 min
Adelson Rafael
Adelson Rafael Ilustre Gil Wa-Nhamymba, "uma bênção pelo diálogo"

Sem comentários: