quinta-feira, 31 de março de 2016

Luanda manda mensagem forte a embaixadores europeus

HÁ 2 HORAS

Redacção VOA

Partilhe



Governo diz não aceitar ingerências e classificou de inamistosa declaração dos embaixadores europeus sobre sentença contra activistas.


O Governo angolano avisou os diplomatas europeus de que não vai aceitar ingerências nos assuntos internos e classificou de inamistosa a declaração dos embaixadores europeus em Luanda sobre a sentença contra os 17 activistas.

Esta posição foi revelada à imprensa nesta quinta-feira, 31, pelo secretário de Estado das Relações Exteriores que exigiu ao embaixador da União Europeia (EU) em Luanda, Gordon Kricke, que "prestasse esclarecimentos" sobre a posição conjunta daquela delegação e das embaixadas dos Estados-membros.

"Manifestamos profundo descontentamento com uma atitude que consideramos no mínimo inamistosa", afirmou Manuel Augusto para quem não é normal o procedimento dos embaixadores europeus.

“O Ministério das Relações Exteriores não foi previamente contactado pela delegação da UE sobre a divulgação dessa declaração, pelo que tivemos uma conversa de esclarecimento", ao justificar a convocação do embaixador da UE.

Para o secretário de Estado, a declaração “é uma clara violação das normas de relacionamento internacional” e é entendida como “uma clara ingerência nos assuntos internos de um Estado soberano".

Manuel Augusto reiterou que os angolanos "não abdicam da soberania” e de serem "tratados como iguais" e mostrou a sua admiração pelos embaixadores europeus terem chegado ao ponto de “criticarem os tribunais”.

Na terça-feira, 29, a delegação da UE, embaixadas dos Estados-membros e embaixada da Noruega em Luanda emitiram um comunicado no qual reconheceram que o caso dos activistas angolanos condenados em Luanda “tem vindo a suscitar reservas no que concerne ao respeito pelas garantias processuais e pelo princípio de proporcionalidade”.

Os diplomatas lembraram também que foi “reiteradamente negada a possibilidade de observarem o julgamento” e reiteraram esperar que“os mecanismos legais de recurso disponíveis ofereçam aquelas garantias, em conformidade com os direitos e os princípios consagrados na Constituição angolana”.

Os embaixadores europeus ainda não reagiram à posição do Governo angolano.

É “uma clara ingerência nos assuntos internos de um Estado soberano"


Governo diz não aceitar ingerências e classificou de inamistosa declaração dos embaixadores europeus sobre sentença contra activistas.
VOAPORTUGUES.COM|DE REDACÇÃO VOA



Carlos Moreira Olá, convido todos a lêr o meu texto sobre o meu povo. Boa leitura e Obrigado a quem força me está a dar. 

O MEU POVO VAI VENCER ...Ver mais



O Meu Povo Vai Vencer - Neste texto refiro me a um povo, um povo injustiçado dentro da sua própria…
WATTPAD.COM

Gosto · Responder · 12 · 1 h

Compositora Belas Canções O lideres africanos, pelo menos na sua maioria são hipócritas e egoístas que confundem patriotismo com "lambebotismo". Quando há um problema todos exigem uma posição dos europeus, atestando a sua própria incompetência e falta de iniciativa, quando querem fazer m€r#dª para benefício próprio reclamam a sua soberania. 

O vosso azar é que o povo não quer mais saber dos vossos formalismos imorais...


Rui Gomes Quantas ajudas tem Angola da União europeia? E porque o mundo não pode opinar? Ainda hoje ouvi um tipo qualquer na rádio a dizer que Portugal ainda queria que Angola fosse deles e que há angolanos a colaborar com essas opiniões sendo estes traidores da pátria. Mas quando dão benefícios aos seus camaradas de partido não se lembram dos outros que não bajulam e são competentes mas não servem porque não são do partido. Aí. ..
Já não são angolanos como eles. Quando se crítica são traidores .


Arthur Nunes Isso só acontece mesmo em Angola! desde quando os diplomatas para proferir uma declaração, precisa pedir permissão ao um governo Ditador! Já que oprime os Angolanos, em liberdade de expressão, o governo do JES-MPLA acha que tem obrigação dos Diplomatas da EU, em não se expressar das violações constante contra o Povo Angolano, governo está muito equivoca! Devem voltar para escola para entender melhor sobre a matéria de relações internacional.


André Scaleyd Ningui Quando país esteve mergulhado na guerra, aonde é q se assinou os arcodos nomeadamente, Lusaka, Bissesse, Alvorese etc... Agora é ingerençia?! Camaradas por favor abandonem o pode

Gosto · Responder · 11 · 2 h

Jose Levy Em Cabo Verde tambem ja se ouviu essa ladainha da ingerencia, mas continuamos sempre a ir buscar financiamentos la fora. A mesma escola.

Gosto · Responder · 6 · 1 h

Jose Reis Os senhores do poder em Luanda acham que o poder é eterno e por isso é necessário esmagar toda e qualquer contestação.
Parece não terem apreendido nada com outros que pensavam da mesma forma e que tiveram o fim que tiveram.
Impressionante como o poder cega!!!

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Rafael Domingos Junior Desculpa Hoje o Nosso país passa numa um Crise profundamente crítico .

Em Todos aspectos Quanto financeiro.saúde,educação,alimentação etc....Ver mais


Arlindo Nhantumbo O Zé Du confunde o direito internacional ao direito da mordaça.Que garantias de isenção foram observadas ? Um julgamento de si ilegal .Ou pretende estender a mordaça ?Esqueceu-se que Angola tem que observar a Declaração Universal dos Direitos do Homem de que é signatário.Uma amnésia recorrente e necessária.

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Francisco Campos Bela inisiativa do governo. Angola nao e colonia. Europea


Celina Oliveira Está a esquecer das ajudas humanitárias que ainda à dias foram realizadas para Luanda. Tem memória de passarinha

Gosto · Responder · 8 · 1 h

José Ramiro Inácio Que ajuda humanitária?🤔🤔🤔 quais foram os donativos? Reponde aí

Zulficar Mahomed Vai pra a cova seu "imperador".
O angolano antes de ser angolano é cidadão do mundo e coberto por valores universais.

Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado

Paulo Fernando Pauloxo Mais o velho caduco e ditador jes nao está dar conta q o tempo da mudança chegou?? demitam se seus incompetentes!!


Pedro Dom Stilson Quem acha que este grande homem faz parte do grupo dos heróis nacional põe um link

Gosto · Responder · 6 · 1 h

Evyah Evelyn Ingerência???? Até contraditório!! Se o poder judicial é autónomo qual é o problema do governo??? Se não deram oportunidade que os parceiros seguissem o julgamento como é que estes não podem mostrar o seu descontentamento??? Parceria só de um lado?? Relações internacionais bilaterais engloba os DIREITOS HUMANOS CONSAGRADOS PELA CONSTITUIÇÃO!!! RESPEITAR UM ESTADO SOBERANO É RESPEITAR A SUA CONSTITUIÇÃO E O QUE ESTÁ EM CAUSA É O RESPEITO À CONSTITUIÇÃO PELOS PRÓPRIOS ÓRGÃOS DE SOBERANIA,LOGO OS PARCEIROS INTERNACIONAIS TERÃO SIM QUE RESPEITAR A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO SOBERANO E NÃO DECISÕES QUE NÃO LHES PARECE EM CONFORMIDADE!


Jose Miguel Sauca A comunidade Europeia nao deve admitír alguem que desumanamente trata (o seu povo)

Gosto · Responder · 3 · 1 h

António Valente Reis Se o Governo Angolano não gosta...só tem que expulsar essa Embaixadas Europeias pela ingerência.

Gosto · Responder · 3 · 1 h

Fátima Fátima Qual estado soberano de Angola? Estado do ditador JES...


José Ramiro Inácio Para tua boa informação por mais que existe ditadura um país é sempre soberano porque tem um povo 

Emilio Albino Então expulsa os embaixo de angola e não faz acordos bilaterais com ninguém


Adérito Pinheiro a tua familia vai ficar sem tudo o que roubou ao povo de angola,,


José Ramiro Inácio Fico sempre à espera de uma pessoa assim nas manifestações,🤔🤔mas nunca aparece cá em Luanda

Adcelnia Morais Alcantra Lusa Qual estado soberano? 
Angola? 
Essa Mérida já anda ao torto desde que o senhor José Eduardo Dos Santos tornou-se presidente. 

Só Deus para livar-nos dessa escravidão do #MPL

Gosto · Responder · 2 · 1 h

José Ramiro Inácio És livre de criticar mas não és livre de dizer merdas sobre uma soberania quando não sabes,podes definir aqui soberania para analisares se Angola é ou não soberana?todos sofremos em Angola por essa má governação,mas a terra é nossa e existe sim soberania

Filipe Domingos Daspin Eu quero um mundo cor de rosa onde os Lopa podem vive.


André Scaleyd Ningui Quando país esteve mergulhado na guerra, aonde é q se assinou os arcodos nomeadamente, Lusaka, Bissesse, Alvorese etc... Agora é ingerençia?!

Gosto · Responder · 3 · 2 h

Sacramento D'Arimateia Nada de estado soberano, nós como povo queremos alguém talvez apoio de países fortes, que nos ajude a combater este ditador.


André Scaleyd Ningui Quando país esteve mergulhado na guerra, aonde é q se assinou os arcodos nomeadamente, Lusaka, Bissesse, Alvorese etc... Agora é ingerençia?!

Gosto · Responder · 1 · 2 h

Rogerio Cross PAU NO CU DO DITADOR. Que a Europa inteira corte relações diplomáticas com Angola.

Gosto · Responder · 3 · 2 h

Hilário Gaudêncio Condêncio Esse cotas não medem as consequências em nada.


Celina Oliveira O ataque é a melhor defesa, para este ditador

Gosto · Responder · 4 · 1 h

Mathause Sitoe Esta é a caracteristica desses chamados lideres africanos. Querem humilhar, pisar, maltratar o povo sem ninguem se insurgir, tal como o fazem todas as naçoes africanas (NUNCA CONDENAM ATROCIDADES DE UM OUTRO ESTADO), e quando os seus patroes europeus os condenam, chamam a isso de ingerencia nos assuntos internos. Que assuntos internos?

Gosto · Responder · 2 · 1 h

São Machado É tanto o medo q o povo perca o medo do governo com o apoio do estrangeiro q se acobarda com estas saidas.....kkkkkkk!


Luís Flaviano Luizão Só tenho a opinar o seguinte: quem comete uma injustiça, saiba que é ferrir-se na boca, tarde ou cedo provará do seu próprio sangue. Como é possível o Estado Angolano reclamar da temperatura do próprio fogo que ele mesmo acendeu?!


Emir Edson Bucarim governo maqueavèlico!!


Serafim Serra Neves Mande uma à mim.

Gosto · Responder · 1 · 2 h

Bruno Milo BZ Que Mundo Queres?




Lagos Moreira Sempre a ladainha da ingerência? Kkkk

Gosto · Responder · 1 · 2 h

Rosete Pittagros lamentável...........---


Anel Barros Palhaços




Yara Robinson Ismael É nessas alturas que homens bombas fazem falta.

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Ferreira Quintas Oliveira que estado qual quê?


Filipe Domingos Daspin Este governo e uma vergonha desculpa serio.


Isaque Abraão Dos Santos gente JES foi condenado a prisao.efectiva

Gosto · Responder · 1 · 2 h

Carlos Tumba David Estes monstros querem continuar sacrificando o pôvo indefeso ?


Yambi Muhanda Está bonito


Giresse Lima Pedro Eh mesmo assim man Zé


Adérito Pinheiro ladrão ditador,

Sem comentários: