terça-feira, 29 de março de 2016

FORCAS DA FRELIMO CONTINUAM A SOFRER PESADAS BAIXAS

BREAKING :


* FFDS desmoralizadas em Manica

As perdizes estao mesmo a destrocar as forcas armadas da frelimo nos confrontos que tem ocorrido. De acordo com as informacoes que nos chegaram de fontes do exercito da frelimo na provincia de manica, na passada sexta-feira, dia 25/3/2016, mais de 250 militares das FADM ("fademos") e FIR decidiram atacar o quartel das forcas da Renamo localizado no posto administrativo de Mavonde, provincia de Manica mas o grande grupo foi interceptado antes de chegar a base e houve uma seria troca de tiros que resultou na morte de 37 militares das FDS e 59 ficaram gravemente feridos e houve grande panico nas hostes das FDS.

Quando o comandante provincial da policia de Manica foi visitar os sinistrados no hospital, ficou chocado quando viu tantos corpos sem vida; e feridos aos gritos de dor e outros a insulatarem em voz alta o governo da frelimo e o comandante nao se atreveu a entrar na sala onde estavam os feridos por temer levar porrada.

Diz se mesmo que as FDS em Manica ja nao aceitam ser alinhados para operacoes militares contra os rangers de Afonso Dhlakama. Os militares alegam que estao a morrer em vao numa guerra sem sentido so porque o comite central de Armando Guebuza quer continuar com a guerra em defesa dos seus interesses empresariais enquanto o "ministerio" da defesa ja deu a sua opiniao sobre a incapacidade do exercito em fazer frente a Renamo e que o melhor seria uma saida politica que e a aceitacao das exigencias da Renamo (paridade militar e autonomia das 6 provincias onde teve maioria nas eleicoes de 2014).
O "ministerio" da defesa foi ainda mais longe ao informar ao comite central da frelimo controlado pelos caducos camaradas de Nachingueia que o exercito ja nao tem efectivos suficientes para uma guerra contra as forcas da Renamo e que grande parte dos efectivos disponiveis tem baixa moral combativa.
Publicamos aqui que houve um confronto no domingo, dia 27/3/2016 no distrito Inhambanense de Funhalouro. Dados actualizados que recebemos das nossas fontes indicam que os confrontos tiveram lugar na estrada que liga o posto administrativo de Tsenane e a localidade Matlale, onde as perdizes atacaram uma coluna composta por duas viaturas escoltada por um blindado, o primeito ataque foi por volta das 10-11 horas e o segundo foi as 22 horas e as morreram ao todo 27 militares das FDS, 17 ficaram gravemente ferido e dois foram capturados porque foram se refugiar em areas controladas pelas perdizes As duas viaturas ficaram destruidas. Os feridos foram socorridos no Hospital Provincial de Inhambane.
Informacoes da ultima hora obtidas de fontes fidedignas ligadas as perdizes indicam que as forcas da Renamo vao lancar muito brevemente ataques "preventivos" de grande escala na regiao sul, visto que a frelimo continua a enviar uma massa de militares e mercenarioas estrangeiros bem como diverso material de guerra para as regioes centro e norte. Vamos continuar o desenrolar dos acontecimentos.


UNAY CAMBUMA
Unay Cambuma's photo.

NYUSI RECEBEU CONSELHOS DE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS DE ELIMINAR FISICAMENTE AFONSO DHLAKAMA!
LÊA A HISTÓRIA COMO FOI:
O Nyusi foi á angola em visita no tempo de campanha eleitoral.
lá foi recebido pelo presidente Angolano José Eduardo dos Santos, fez um pedido de como podía garantir a paz caso ganhasse as Eleições, 
O presidente angolano disse lhe sem receio que a opção A é dar dinheiro ao Dhlakama, a ultima que não pode falhar caso o dhlakama negue o dinheiro é Eliminar.
O Nyusi não deu resposta final mas disse que iría usar uma das duas opções.
Após Eleições Fraudulentas, O nyusi tentou a primeira opção que foi de cheque em branco não colo, A segunda foi de receber valores mobiliarios oficialmente no Estado, induzindo a sua bancada parlamentar a votar afavor do seu Projecto de Estatuto do Maior Lider da oposição, tambem não colo.
Os leões e tubarões da frelimo perguntaram ao Nyusi se tinha outra ideia porque o Dhlakama fazía campanha que envergonhava-os,
Nyusi respondeu que alguem sugeríu matar Dhlakama mas eu acho não ser boa ideia porque pode escapar.
Guebuza disse: não vai escapar, vamos mandar forças da FIR/UIR e exercito para casa dele.
O nyusi não concordou com a ideia, mas disse que ia pensar, mas tambem não lhe deixaram sair da sala do encontro sem dizer qualquer coisa sobre a pessoa que sugeríu a ideia de matar Dhlakama.
Apertaram-lhe até dizer a verdade, que era o presidente angolano.
então disseram que ele devía falar com PR. angolano p'ra lhe dar dicas.
quando liga p'ra o presidente angolano houve colaboração e aceitou lhe ajudar.
O presidente angolano passou o assunto para o tenente general que dirigíu a operação Savimbi.
O tenente general de nome simião mais conhecido por Walá la na angola.
fez pergunta ao nyusi!
senhor presidente o malandro tem dívida com países europeus?
O nyusi eee, não sei, O general então vamos agír.
Então por saber a história d renamo o General não aceitou fazer parte mas mandou outro General que foi actor do assassinato

RENAMO atacou comitiva do Governo em Manica, diz polícia

Segundo o comando provincial da Polícia da República de Moçambique, homens armados do maior partido da oposição atiraram contra caravana. Houve três feridos ligeiros. RENAMO não se pronunciou sobre incidente.
Cidade de Chimoio, na província de Manica
Uma comitiva do Governo foi atacada por homens armados na província de Manica, no centro de Moçambique, esta segunda-feira (28.03). A polícia atribui o ataque à RENAMO, o principal partido da oposição.
Três pessoas ficaram feridas no ataque, na localidade de Nhamatema, no troço Vanduzi-Honde. A caravana constituída por dezenas de viaturas, com escolta policial, regressava à cidade de Chimoio, depois de participar nas cerimónias comemorativas dos 99 anos da revolta de Bárué contra o regime colonial.
Leonardo Colher, da PRM: "Não temos dúvidas de que foram homens da RENAMO"
Vendedores que se encontravam naquela zona, professores e alunos abandonaram o local em debandada. "Havia pessoas a vender bolos e outras a comer. Os alunos fugiram. As pessoas deixaram cair roupas ao fugir das suas casas", contou à DW África um morador que testemunhou o incidente.
O diretor provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Mouzinho Carlos, mandatário do governador de Manica, e o o comandante provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), Armando Mude, que integravam a comitiva, saíram ilesos.
"De imediato, as forças de segurança efetuaram um desdobramento no terreno com vista a localizar os autores dos disparos. Tendo em conta que a população estava naquele local evitou-se responder nas mesmas proporções", explica Leonardo Colher, chefe de relações públicas do comando provincial da PRM em Manica.
O episódio ocorre um dia depois de a polícia ter apreendido material bélico na sede da RENAMO em Maputo e em propriedades do líder partidário Afonso Dhlakama. Segundo a polícia, homens armados do partido oposicionista irromperam pela estrada e regressaram às matas.
"Não temos dúvidas de que se trata de homens armados da RENAMO que se disfarçaram e estavam misturados com a população", diz Colher. "Em função da nossa resposta no terreno, não durou por muito tempo, não perturbou o trânsito no local."
Investigações
Os disparos de armas de alto calibre, incluindo metralhadoras, deixaram vestígios em Nhamatema, na estrada nacional número 7 (N7), que liga Chimoio a Tete.
Os populares dizem estar cansados de tiroteios na zona residencial e pedem aos intervenientes que resolvam a situação a curto prazo.
"A polícia está a fazer o seu trabalho de investigação para identificar os autores e responsabilizá-los por esta atitude", garante o porta-voz da PRM.
 

RENAMO atacou comitiva do Governo em Manica, diz polícia

Tentámos obter uma reação de membros da RENAMO, por telefone, sem sucesso. A delegação do partido em Chimoio também estava de portas fechadas.
O ataque à comitiva governamental de Manica é mais um episódio da tensão político-militar que se vive em Moçambique. A RENAMO insiste que, até ao final deste mês, vai governar nas seis províncias onde reivindica vitória nas eleições gerais de 2014.

LEIA MAIS

ÁUDIOS E VÍDEOS RELACIONADOS

MANICA/ATAQUE DA RENAMO FERE TRÊS AGENTES DA PRM

Três agentes da Polícia da República de Moçambique, pertencentes a Unidade de Protecção de Altas Individualidades (UPAI), contraíram ferimentos durante um ataque orquestrado, segunda-feira, por homens armados da Renamo, contra uma comitiva governamental.
O ataque ocorreu cerca das 16h00 na localidade de Nhamatema, posto administrativo de Honde, distrito de Báruè, província central de Manica. 

O ataque também resultou na destruição parcial da viatura na qual seguia o director provincial de trabalho, emprego e segurança social de Manica, Mouzinho Carlos, mandatário do governador de Manica, Alberto Mondlane, que regressava das celebrações do 99º aniversário da revolta de Báruè contra a dominação colonial, mais conhecida como resistência do Macombe, efeméride assinalada na mesma segunda-feira na vila de Catandica. 

Em declarações a imprensa, o chefe do Departamento das Relações Públicas de Manica, Leonardo Colher, explicou que os homens armados da Renamo abriram fogo contra a comitiva, numa curva perigosa ao longo da Estrada Nacional Número 7 (EN7), que liga a aquela província e a vizinha de Tete.
O ataque ocorreu numa região densamente povoada e junto a uma zona comercial, colhendo de surpresa a caravana.
Colher explicou que a força partiu de Nhamapassa para patrulha rotineira quando se deparou com a comitiva do governo ao longo da EN7. Como a caravana seguia no mesmo sentido decidiu acompanha-la. 

Quando chegaram a Namatema, mesmo ali na povoação, ouviram disparos que feriram três colegas nossos da Unidade de Protecção de Altas Individualidades. Foram prontamente socorridos e estão a receber cuidados médicos. Mas estão fora do perigo. Na ocasião, uma viatura que integrava a caravana ficou furada (crivada de balas), disse Colher.

Temendo banho de sangue, pelo facto de ser uma zona densamente povoada, a UPAI acabou fazendo um desdobramento para lançar uma ofensiva contra os atacantes. 
Neste momento, os colegas estão no terreno para identificar os mentores do ataque e levá-los a responsabilização, referiu a fonte, asseverando que o trânsito naquela rodovia está ser feito normalmente.
Referiu que a corporação continua no terreno em patrulha para repelir qualquer acção que possa atentar contra a ordem e segurança públicas ao longo da EN7 e outras regiões da província onde existem sinais da presença de homens armados da Renamo.
É um trabalho de rotina e que vai continuar de forma a garantir uma maior segurança em qualquer região da província. Não queremos ouvir que existem pessoas que procuram semear instabilidade na província e no país em geral. Essa é a nossa missão, vincou. 
NM/SG/mz
AIM – 29.03.2016

Polícia moçambicana diz ter agido no "interesse superior" nas rusgas contra a Renamo

A Polícia moçambicana disse hoje que agiu no "interesse superior" do país nas rusgas às casas de Afonso Dhlakama e à sede da Renamo em Maputo, sem mencionar a existência de um mandado judicial para fundamentar a ação.
"A polícia agiu no interesse superior da tranquilidade e segurança dos moçambicanos, respondendo a uma denúncia de populares", afirmou o porta-voz da Polícia da República de Moçambique, Inácio Dina, falando durante uma conferência de imprensa de balanço semanal da atividade policial em Maputo.
No domingo, a Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) acusou a polícia de invadir duas residências do seu líder e a sede da organização em Maputo, mas as autoridades moçambicanas dizem que a ação visava a apreensão de material bélico, tendo sido confiscadas 47 armas durante a operação.
Sem mencionar a existência de um mandado judicial, como prevê a legislação, Inácio Dina afirmou que a ação se destinava "apenas a garantir a segurança dos cidadãos moçambicanos", alegando haver indícios de que o material bélico apreendido era usado contra civis.
"Não há nenhuma cláusula no Acordo Geral de Paz que defende que a Renamo deve usar as armas contra civis", referiu o porta-voz da PRM, escusando-se de prestar mais declarações sobre o assunto.
No comunicado da Renamo, divulgado no domingo, o partido de Afonso Dhlakama diz ter sido surpreendido com a "invasão e arrombamento" de duas residências e da sede do partido em Maputo, assinalando que na residência oficial de Afonso Dhlakama, onde vive a sua família, a polícia moçambicana apreendeu 20 armas do tipo AK-47 e deteve dois guardas.
O comunicado avança ainda que, durante a sua operação numa outra residência de Afonso Dhlakama, a polícia moçambicana apreendeu 85.500 meticais (1.467 euros) para compra de víveres e na sede do partido, localizada no centro da capital, foram confiscados cerca de 200 mil meticais (3.433 euros), um computador e duas armas do tipo AK-47.
Esta versão é contrariada pela polícia moçambicana, que desmente a apreensão do valor monetário e indica que a operação durou cerca de uma hora, não tendo sido usada "nenhuma força".
A Renamo, no seu comunicado, diz que o seu líder vai reagir apenas politicamente, recordando que a guerra civil no país terminou há 24 anos, com a assinatura do Acordo Geral de Paz em 1992.
Esta é a segunda vez em menos de um ano que a polícia moçambicana realiza uma operação na residência do líder da Renamo sem apresentar um mandado judicial, tendo, no episódio do ano passado na Beira, admitido a inexistência de um mandato judicial.
"Nós respeitamos os termos legais, mas, neste caso, foi uma ação para recolha de armas que estavam ilegalmente em mãos alheias e a criar situações de insegurança", disse, na altura, Inácio Dina.
A crise política em Moçambique agravou-se nas últimas semanas, com o registo de vários ataques atribuídos ao braço armado do maior partido de oposição.
Além de uma vaga de refugiados para o Malaui, país vizinho, as confrontações entre forças de defesa e segurança e o braço armado maior partido de oposição já provocaram um número desconhecido de vítimas mortais.
A Renamo ameaça governar à força nas seis províncias onde reivindica vitória nas eleições gerais de 2014, acusando o partido no poder, a Frelimo, de ter protagonizado uma fraude eleitoral no último escrutínio.
EYAC // VM
Lusa – 29.03.2016
Show more re
52 comments
Comments
Torcio Macucha Obrigad pela informação mano caumbuma
LikeReply1 hr
Torcio Macucha O governo tem que aceitar negociações. Nos queremos a paz.de todos mocambicanos
LikeReply11 hr
Luíz Suárez Obrigado pelas informações, continue nos actualizando caso for necessário.
LikeReply11 hr
Eugenio Ernesto Maposse A vitória é nossa...
LikeReply31 hr
Tuaibo Tumane Forca rangers!
LikeReply31 hr
Joaquim Vasco Mazungunhe Obrigando mano que não quer não lei porque estas notícias e para aqueles que acredita unay cambuma
LikeReply31 hr
Bernardo Chicusse Junior Chicusse entre irmaos nao e bom
LikeReply1 hr
Arone Ismael Informacao na hora. Tks mano unay
LikeReply11 hr
Armando Tomas Fernando Fernando A vitória é certa
LikeReply21 hr
Isequiel Caetano Mesmo assim o Governo ainda quer continuar??
LikeReply11 hr
Arafate Manuel mocanbique vai do mal ao pior nos falta uniao para quebrarmos esses velhos que ja nao tem meio de governar sao falsos politicos
LikeReply11 hr
Xavier Arlindo Aruwanhaya +45 anos mano unay!
LikeReply11 hr
Unga Dzweletele Vanu Nhandexi Wuah n podem batr na zona sul se n a diplomacia vai fugir nigas
LikeReply1 hr
Paulino Angoni Angoni Angoni Issu ai,imformaxao n hora certa,bem aja o cambuma
LikeReply1 hr
Horacio Zimba Zayn Força cambuma.
LikeReply31 hr
Izaquiel Frank Ndjazi Bomba meu chefe cambuma .
LikeReply51 mins
Ismael Nuru Thank,'s
LikeReply48 mins
Sergio Chissico Chissico Tamos mal pessoal
LikeReply48 mins
Horacio Fernanso Jone Quanto homens da renamora que morera nesse conbati ,so unay cambuma .
LikeReply47 mins
Zuneid J. A. Mamudo Mas sr Horácio não leste a redação acima dissertada? Leia com atenção meu caro jovem, ai ta tudo claro, transparente como a água
LikeReply18 mins
Rafique Nhagumbo Boco TVM, RM, NOTÍCIA, MIRAMAR e companhia ja teriam anunciado, calme se meu sr cm a RENAMO m s brinca.
Jojo Benissene Thanks pela informaçao
LikeReply45 mins
Fumange Fumange Forca cambuma ate eles gritarem
LikeReply43 mins
Idalino Uache Não kero imagir no dia em as tais Fads se revoltarem será o golpe de misericórdia pra os tais generais...
LikeReply43 mins
Xavier Arlindo Aruwanhaya O povo quero bombas para bombardear sul
LikeReply43 mins
Blaka Junior Mucha Eu acho k o nosso cota falhou por avisar k neste mês iria governar as províncias k tivemos o maior número d votos
Íamos pegar bem de surpresa esses ladrões da paz.



É meu ponto d vista

LikeReply40 mins
Filipe Carlitos Tapela Ñ falha nada sempre atento em acompanhar novidades do mano Cambuma.
LikeReply40 mins
André Luís Bilasse O homem informado vale por 1+1. The most important thing for me is: To be aware.
LikeReply38 mins
Fausto Quinhas A imprensa esta aonde? Ja que dizem imparciais...
LikeReply37 mins
Xavier Arlindo Aruwanhaya Quem esta nas cidade nao tem novidade, mano! jornais tao kwe.
Jaquireen Moses A frelimo nao tem programa. Fadems xta morer todos tempo quando eles atacar a renamo
LikeReply36 mins
Salimo Da Ana Milenço Gosto ser informado mais estou sem comentários
LikeReply36 mins
Muzungu Ndini Os rangers estao a levar a melhor em combates, os filhos de pobres estao a morrer em defesa de uma descarada fraude. Ainda vai a tempo para desertar e poupar a vida. Fica o meu apelo.
LikeReply34 minsEdited
Rabito Joao Josuel Pra nos pod ser uma diversao mais sao vida q tao a morrer;pra ambas part dos governante lugar deles é no inferno;
LikeReply32 mins
Oquilga Costa Esses ataques que sejam em casa desses FRELIXOS.
LikeReply232 mins
Abuu Da Marcela Xef Thenks pelo informe
LikeReply129 mins
Jose Ribas Se esses Militares stao na verdade cansados pk nao viram o cano?? Isto tem haver golpe d estado..
LikeReply27 mins
Diana Aurélio Naene Kkkkkkkkk isso ai
LikeReply26 mins
Tipei Zvedu Copiado deviam começar esta noite
LikeReply126 mins
Gaspar Magalhaes Oi pessoal de cambuma, respondam_ me so esta pergunta: Ele sempre diz que houve confronto e morreram 10, 100, 1000, etc, etc da frelimo, sera que eles quando vao ao confroto ficam de bracos crusados a espera desses seus bandidos? E verdade que num combate onde todos procuram escapar , morrem todos fademos e os matsangaisses saem todos ilesos?
LikeReply226 mins
Lindinho Alberto Mugabe Meu ponto de vista....Na verdade mano Gaspar Guerrilha tem particularidade esses homens da Renamo não andam em número superior a 5 é difícil abater porque eles conhecem bem a mata mais k as forças governamentais.
Vicente Vitor Invasão Maputo mano Cambuna!!! Avante em força perdizes 

Tania Cabral Essa invasão devia ser na sua casa, e um tiro certeiro na sua cabeça seu merda.
LikeReply14 mins
Vicente Vitor Calada aborto... Vai comer 🍌
Ger Jaime Mario Estam a querer,porquê q não revoltam...
LikeReply124 mins
Aldino Daniel Aldino O povo mocambicano ker a paz!
LikeReply20 mins
Samuel Bola Maputo está mal,se nunca se sentir o sabor do AK 47,desta vez nao vao escapar.
LikeReply114 mins
Samuel Bola A frelimo está orfã,todo mundo está a desaparecer
LikeReply113 mins
Jeremias Macamo A prova concreta dessa vergonhosa derrota no campo de batalha foi o facto de terem invadido a sede do partido Renamo e a respectiva residência do grande general, o marechal, o defensor do bem estar do povo moçambicano. Bem haja Afonso Marcacho Marcela Dlhakama.
LikeReply113 mins
Stephan Hang Continue nos trazendo mais informações.
LikeReply10 mins
LikeReply8 mins
Costa Manhiça Força rangers,,,mas esse boiolas que se chama de militares nao sabe o dignificado de dessidentes
LikeReply2 mins
Samo Bernardo E fazer uma revolta
LikeReply1 min
Eusebio Sabonete Mano Unay Cambuma, quero saber uma coisa: Esses rangers da Renamo tal como os apelidas nao morem? Em todos confrontos tidos só falas das baixas das FDS, UIR, FIR forças da frelimo e etc, mas nunca falaste das baixas ou numero de mortos por parte dos Soldados da Renamo porque? Eles nao morem? Como é possivel em um confronto onde tu mesmo disseste que houve um banho de sangue, só morerem os FDS? E se morem porque nao os dizes? Noticia que é noticia tem que ser imparcial.

GOVERNADOR DE MANICA O MARGINAL ALBERTO MONDLANE SOFREU ONTEM UMA LIGÉIRA EMBOSCADA DAS PERDÍZES EM NHAMTEMA POSTO ADMINISTRATIVO DE HONDE!
AS PERDÍZES DERAM UM SINAL AO MONDLANE QUE A QUALQUER MOMENTO PODEM LHE CAPTURAR OU ENTÃO LHE ABATER.
O ataque que teve o lugar em Nhamtema posto Administrativo de Honde, ocorreu cerca das 16 horas, tendo provocado ferimentos de alguns membros da comitiva.
Entre os integrantes destaca-se O director provincial de Trabalho, emprego e segurança social Mouzinho Carlos.
Os Homens da perdíz abriram fogo quando a comitiva estava proxima de uma curva muito perigosa.
SMS:
Boa noite como esta junto com a familia?
ca estamos normal, ouviste que emboscaram o Governador de Manica as 17:20minutos, quando saía de Bárue?
foi apenas uma ligéira emboscada.
Outra sms:
Ouvi na "TIM" hoje havía um Debate Alguem ligou a comentar a situação Pólitica, principalmente o que aconteceu ontem em casa do Lider e depois disse que houve ataque a coluna do Governador em Honde.
so o Mazoio fez-se de despercebido e disse triste ataque.
Juma Dos Santos Intomeia Porquê é q nào lhe abaterào?
LikeReply412 hrs
Quimo Martinho Martinho Eu sei qa£quer momento vai se abatito. Onte falhou pk n xta programado.
LikeReply312 hrs
Joao Moreno É melhor dizer que falharam o alvo. Esse aí só dá para ser pego à mão e deitado na praça pública em chimoio para o povo dançar com o cadáver. Maquiavélico mas eficaz. A guerra acaba logo logo. Acordos logo logo. Ah querem o que? 6 provincias?, levem levem. Só assim teremos paz. Infelizmente esses o que merecem é isso aí. Viva a revolução.
LikeReply312 hrs
Mariano Ofesse Tambo Pork dixar ese cabrao d Mondlane .
LikeReply212 hrs
Vagner Julio Cerveja Cerveja Ya keremos a revolucao em Moz, nos temos k escolher a pessoa pra nos governar e nao corruptos
LikeReply212 hrs
Simão Gomes Opha tinham k acabar cm o gajo.
Zviripa Chena Machava Matem omondlane
LikeReply112 hrs
Sipo Mtambo haana kufa..wapotswa....menyani nkondo yakupa muntu...haafanire kusara achiseka...nxaa.a.a.aanofanira kufa....we mean bizinisi...
LikeReply12 hrs
Maria Manjate Seria um seria kiler a menos. Esse Mondlane há muito k vem pedindo isso.
LikeReply212 hrs
Eduardo Domingos MANICA/ HOMENS ARMADOS ATACAM COMITIVA GOVERNAMENTAL

Manica (Moçambique) 28 Mar (AIM) - Homens armados da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, atacaram, esta segunda-feira, uma comitiva do governo que seguia viagem da vila de Catandica, distrito de Báruè, à cidade de Chimoio, capital da província central de Manica.

O ataque, que teve lugar em Nhamtema, posto administrativo de Honde, ocorreu cerca das 16 horas, tendo provocado ferimentos de alguns membros da comitiva.

Entre os integrantes da comitiva destaca-se o director provincial de Trabalho, Emprego e Segurança Social, Mouzinho Carlos, mandatário do governador de Manica, Alberto Mondlane, que regressava das celebrações do 99º aniversário da revolta de Báruè contra a dominação colonial, mais conhecida como resistência do Macombe, efeméride assinalada hoje na vila de Catandica.

A caravana também integrava dezenas de viaturas, que estavam a ser escoltadas por uma unidade Polícia da República de Moçambique (PRM), que incluía um veículo de assalto blindado.

Os homens armados da Renamo abriram fogo quando a comitiva governamental estava próxima de uma curva muito perigosa e de uma povoação, facto que gerou pânico no seio da população que abandonou imediatamente a suas residências e barracas para se abrigar em local seguro.

Informações facultadas a reportagem da AIM indicam que os feridos foram transportados para o Hospital Provincial de Chimoio, onde recebem cuidados médicos.

No local foram disparadas armas de grande calibre, provocando a interrupção temporária do trânsito na Estrada Nacional Número 7, que liga Chimoio a cidade de Tete, capital da província com o mesmo nome.

O trânsito normal viria a ser restabelecido uma hora mais tarde.

A PRM escusou-se a comentar sobre o incidente, tendo prometido pronunciar-se a imprensa na terça-feira.
(AIM)

UnlikeReply812 hrs
Nitafa Hi Nomo Haverá o reajuste de contas no momento certo, ontem foi apenas um puxão de orelhas.
LikeReply212 hrs
Nazir Mohady Foi bom, ataquem a eles mesmo e naö a inocentes isso sim percebe-se que a renamo sabe o povo naö tem culpa.
Zacariasdenza Denza Exta. Foi boa
LikeReply212 hrs
Tomas Humbe Porra teve sorte heim!!kem me dera
LikeReply112 hrs
Senito Dalas Cadango Esse merece!
LikeReply212 hrs
Moises Lucas Sitole Da proxima o primata nao vai escapar tiro na nuca do suino
LikeReply112 hrs
Carlos Patricio Não estou a entender: afinal é primata ou suíno? Estou mesmo muito preocupado com a falta de precisão terminológica. Kkkkk..
Assane Nacumbe Assane Pork n mataro o suino?
LikeReply112 hrs
Xavier Ernesto Jone Jone Ya ya aquele governador merece ele pagar de mesmo moedas esse burro Modjane
LikeReply11 hrs
Mangane Bala Mangane escapou de certeza mas os melhores dias lhes espera.....
LikeReply111 hrs
Pedro Joao Chingavo Muito obrgdo boa noticias.. Assim falta pegar a mao
LikeReply111 hrs
Ismael Luis Francisco MERCI BOKÓ
LikeReply211 hrs
Delelfina Pinto Alide Nao acho bom iso.
LikeReply11 hrs
Neto Orlando Buramuge vai-ti lixar, quele é bom embuscar dhlakama
Moises Maitire Valentim Pessoal leiam atentamente o mondlane nao estava na comitiva.Eu axo k sabe k vai ter k ajustar as contas depois daquela dupla emboscada ao DHL.
LikeReply111 hrs
Eduardo Santos Mapata Phatla na mathla
LikeReply11 hrs
Jorge Gulambondo Chagaca A ser verdade! Para onde vamos com isso?
LikeReply11 hrs
Massaba King Massaba Atencao todos os perdizes as 7 44 h acaba de passar aki na missao rock 3 autocarros da empresa Etrago cheio de fir escoltado cam varios carros de guerra incluindo 2 land cruser
LikeReply311 hrs
Carlitos Jose Macoto A proxima nao vai xcapar
LikeReply11 hrs
Marques Fenz Marques Eu xtou t procural ond posso t encmtrar
LikeReply11 hrs
Malabo Jamal Isso ta mal
LikeReply11 hrs
Abel Philip Augusto ou Alberto???
LikeReply11 hrs
Neto Orlando Buramuge esso agora k toa ouvir essa noticia
LikeReply10 hrs
Zacks Caetano A injustica e a mae da guerra...
LikeReply10 hrs
Ljc Cossa O governador da provincia de Manica chama-se Alberto Mondlane, agora este Augusto Mondlane é governador de onde?.
LikeReply110 hrs
Jusubo Abdullah Das Autónoma Foi uma falha è Alberto sim
LikeReply10 hrs
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
Gildomar Amarasse ataque contra ataque isso não é bom para nos
LikeReply110 hrs
Paulino Angoni Angoni Angoni O bom e atacar a comitiva d renamo ne?
LikeReply4 hrs
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
Razak Abdul Pod ser falha d nome.e normal
LikeReply19 hrs
Paulo Besteleve Moçambique Da próxima não vai escapar
LikeReply9 hrs
Romeu J Maluleque Maluleque Entao,
foi por pouco!

LikeReply9 hrs
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
Fernando Antonio Dias Seria melhr na testa phá..phá..phá.See Translation
LikeReply9 hrs
Sandro Almeida Dá proxima não falha.
LikeReply19 hrs
Lindinho Alberto Mugabe Caça ao homem
LikeReply8 hrs
Unay Cambuma Na emboscada morreu uma pessoa e 6 ficaram feridas.
LikeReply58 hrs
Lindinho Alberto Mugabe Esse Mondlane tem dívidas com as perdizes
LikeReply8 hrs
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
Lindinho Alberto Mugabe Esse Mondlane deveria pagar às emboscadas feitas pelo regime contra Renamo
LikeReply8 hrs
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
Mario Ali Esses gajos foram no campo da morte. Nenhum filho de ministro foi. Coidados filhos dos pobres..
LikeReply8 hrs
Gelyto Baptista Gassete Gassete Ya dá próxima não pode escapar pah,fala muito barato esse gajo
LikeReply8 hrs
Danilo Miguel Esse tipo a de acabar por saltar frontera, junto com amigo dele em Tete
LikeReply8 hrs
Kleimor Romao Belo Falta pouco
LikeReply18 hrs
Hilario BQ Isso aqui e tambem mentira? Ja havia adiantado o Jesssubo mas os incredulos lhe desmentiram.Peace please.war kills.
LikeReply8 hrs
Alberto Cumbane Cumbane Papa meus irmao oque voces tao acomentar porque e q invadira a casa dzaca
LikeReply8 hrs
Marcelino Jemusse Jemusse Sr. Felipe procura urgentemente o sr. Afonso estamos cansados com vossas mafias ouviu sr. Felipe?
LikeReply38 hrs
Saimon Ynhasena Ynhasena jemusse vai passear cao
LikeReply7 hrs
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
LikeReply8 hrs
Juma Hibraim Hussene Esse tal mondlane tem k se renunciar sozinho
LikeReply7 hrs
Ramos Oliveira Frelimo 1 Renamo 3
LikeReply7 hrs
Joaquim Tomé Jack mondlane e muito burro da chupar e sentir n pele uma tortura
LikeReply7 hrs
Manuel Preso Fala-se de uso de armas de grande calibre, isso significa que a Renamo anda bem equipada..Hey!!!
LikeReply17 hrs
Joaquim Alberto Se a RENAMO é forte porque não vai na ponta vermelha atacar estamos fartos. Nos deixem viajar em paz.
LikeReply27 hrs
Paulino Angoni Angoni Angoni E s voces sao fortes ate agora desarmaram quantos homens d renamo?
LikeReply14 hrs
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
Abilio A Antonio Essa é mentira mano. Não foi as 17 horas. São vocês que não escutam bem nem reparam bem. Eu sou vim dos mentir mano Abdullah! !!!
LikeReply17 hrs
Jusubo Abdullah Das Autónoma Senhor lea bem a parte das 17 horas foi a de sms que me enviaram tabem?
quem veio mentir aqui é o senhor!
idjii

LikeReply7 hrs
Lázaros Mucharo Agora foi as qui hora?
LikeReply7 hrs
Jusubo Abdullah Das Autónoma apenas estou a dar tempo de ler o meu comentario depois vou t blokear
LikeReply27 hrs
Jusubo Abdullah Das Autónoma foi as 16 horas esta escrito no meu poste
LikeReply17 hrsEdited
Lázaros Mucharo Mano jusubo deixa pessoas qui no sabem ler prs.
LikeReply7 hrs
Amad Mamudo S.alaikum Bro Yusuf.dont listen to the nonsense stupid of our enemies . spread whatever u got.anadawisa ndi madala.akuapasa mimo mas ma bongwewa.
LikeReply5 hrs
Cedrickslov Nkhoma

Write a reply...
Mboana Xanissa Wa Kamboana Renamo vai ou nao Governar em Março conforme prometeu? Quero abrir uma loja no chimoio, mas ainda tou com medo de investir.
LikeReply17 hrs
Bernardo Chicusse Junior Chicusse e politica abre loja mano
LikeReply6 hrs
Estevao Ferreira vai sim governar eu vi o madala na RTP está gordo e bonito não como a Stf nos mostrava à semanas atras ele disse que até no dia 31 de Março vai governar
LikeReply16 hrsEdited
Prince Abraham Deviam matar este canalha zombie
LikeReply16 hrs
Mboana Xanissa Wa Kamboana O DHL jurou em nome da mãe que uria governar em Março. Faltam 2 dias. Ate aqui nada. Kota, mentiste pra mim porque?
LikeReply36 hrs
Paulino Angoni Angoni Angoni E o teu nhusi k t mentiu em seres patrao dele ja lhe perguntaste?
LikeReply14 hrs
António Mutombo Adianta prguntar?
LikeReply4 hrs
LikeReply1 hr
Cedrickslov Nkhoma

Write a reply...
Egídio Dos Santos Videira Devia se apanhar esse boca torta do Ma zoo. Manambwa, nhamphala,nhassala
LikeReply16 hrs
Joaquim Antonio Nao precisa pedir para k a renamo va atacar na presidencia o tempo kuando
LikeReply6 hrs
Joaquim Antonio Chegar omomento fala.
LikeReply16 hrs
LikeReply16 hrs
Região Autonomo Mboana abri la sua loja i nos Qui ja abrimus Uqui cera ?
LikeReply15 hrs
Antonio Alfredo Chingai Podiam lhe matar logo é muito cágado aquele
LikeReply14 hrs
Mboana Xanissa Wa Kamboana Se um dia me cruzar com DHL, vou lhe dar um carolho por ter mentido. Mas aquele Madala pah. Ate jura em nome da alma da mãe. Amanha é dia 30 e ja nao diz que vai governar em Março. Ja não confio em ninguem. Chegaaaaaaa........
LikeReply14 hrs
Paulino Angoni Angoni Angoni Kuantas veses ja deste o mentiroso d anao pr ter t mentido k eras patrao dele??
LikeReply3 hrs
Manuel Preso Jurar em nome da mae nao é problema, seria problema se tivesse jurado em nome de Deus.
LikeReply2 hrs
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
Unay Cambuma Inbox: " Houve baixas no ataque da comitiva do gorvernador, um dos elementos da FIR que esteve presente na caravana que escolta a comitiva ,ligou ao tio dzendo que a situacão nao estava bem.e morreram no local 4 elementos e varios feridos deram entrada no hospital provincial d Chimoio." 4 minutes ago · Sent from Facebook Lite
LikeReply114 hrs
Evaristo Matule A Radio Moçambique minimizou as baixas
LikeReply2 hrs
Simone Tazondiwa A VERDADE SEMPRE SAIRA. NAO SABIAMOS QUE HAVIA ANGOL;ANOS ENVOLVIDOS NA SITUACAO DO NOSSO PAIS. AGORA JA SABEMOS QUE ATE O ESPECIALISTA DE MORTE DE SAVIMBI MORREU EM ZIMPINGA. VAMOS OUVIR MAIS. AGUARDAMOS.
LikeReply1 hr
Abilio A Antonio Mano unay. Foi mentido. Não morreu ninguém. Apenas feriados. 3 Feridos. A verdade está comigo agora. Eu vi.
LikeReply28 mins
Cedrickslov Nkhoma

Write a reply...
Evaristo Matule a RM ja noticiou...não foi grande coisa
LikeReply2 hrs
Raimundo Aguiar Almonte Das proximas vezes capturem o tipo ou acabem com ele desta vez foi pre-aviso.
LikeReply2 hrs
Chambe Chambe Todos patetas mesmo
LikeReply1 hr
Mboana Xanissa Wa Kamboana Manuel Preso..."juro pela alma da minha mãe que esta no cemiterio que vou governar em março" Esse juramento pra ti nao é nada? Cinceramente pah. Algo se passa na cabeça do DHL. O gajo virou Actor. Tudo que fala é um teatro.
LikeReply11 hr
Manuel Preso Esse juramento nao é nada meu caro. Dhlakama é militar, Ja viu um militar falar dos seus planos abertamente?? Março é só para desorientar o governo, depois vao se convencer que ele é maluco, depois vira o verdadeiro plano.
LikeReply17 mins
Cedrickslov Nkhoma

Write a reply...
Abilio A Antonio Quero informar mano Abdullah. Que foi lá para as 14.30. Que houve uma tremenda de fpai. Força do governador. Feridos 3!!!!! Apenas desmentir que foi as 17 horas que foi citado.
LikeReply28 mins
Unay Cambuma Inbox: " Afinal o governsdor nao esteve nas cerimonias em catandica,ele delegou o director provincial do Trabalho,essa é a informação que tive a pouco tempo Alguns feridos foram evacuados pra HCB." 2 hours ago · Sent from Facebook Lite
LikeReply120 mins
Jeremias Macamo Ainda é cedo, quem com ferro ferre com ferro será ferido.
LikeReply10 mins
Herinques Macule Mano vamos dar prologamento ao velho e ate nos jogos tem prolongamento .
LikeReply8 mins
TheRock Chitombi Mas Mereceu esta parasita.
LikeReply6 mins

Sem comentários: