sexta-feira, 25 de março de 2016

Doze portugueses morreram em acidente de viação em França

Acidente aconteceu perto de Lyon. A carrinha onde seguiam as vítimas, entre os 17 e 63 anos, partiu da Suíça e teria como destino Portugal.
Doze portugueses morreram num acidente em Allier, no centro de França, quando o minibus onde viajavam colidiu com um camião. O acidente aconteceu ao início da noite de quinta-feira. As vítimas terão idades compreendidas entre 17 e 63 anos, confirmou à SIC o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.
As vítimas morreram na sequência um choque frontal entre a carrinha em que seguiam e um veículo pesado, onde estavam dois condutores italianos que sobreviveram. A carrinha desviou-se para a faixa contrária e colidiu de frente com o camião.


O veículo em que seguiam os portugueses saiu da Suíça por volta das 21h de quinta-feira e teria como destino Portugal. O acidente ocorreu por volta das 23h45 na estrada nacional 79, perto de Lyon, em Moulin, no departamento de Allier, no centro de França, adiantou a mesma fonte. "Os 12 passageiros do minibus [mini-autocarro], que eram todos portugueses, estão mortos", indicaram as autoridades locais, em comunicado citado pela agência AFP.
Segundo os testemunhos recolhidos pela brigada de trânsito de Yzeure, a carrinha desviou-se para a faixa da esquerda e colidiu com o camião, que não conseguiu evitar o choque frontal, escreve o jornal francês La Montagne.
Citando as autoridades, o jornal Le Monde refere que “o minibus que partiu da Suíça por volta das 20h locais na quinta-feira e transportando 13 pessoas com destino a Portugal para o fim de semana da Páscoa desviou a sua rota por uma razão ainda desconhecida e colidiu frontalmente com um camião que seguia em sentido inverso”.
Perto de 60 bombeiros, seis equipas dos serviços de emergência franceses, cerca de 20 polícias e agentes da direcção interdepartamental de estradas foram mobilizados para o local do acidente, onde constataram os óbitos.
Segundo o Monde, os corpos das vítimas foram transportadas para uma sala montada para o efeito pelas autoridades locais, na comuna de Montbeugny.
As autoridades locais criaram uma linha de emergência para prestar informações aos familiares e próximos das vítimas [o número de o 0033 (0)811 00 06 03].

Sem comentários: