terça-feira, 1 de março de 2016

Comunicado de Imprensa no dia 1 de Março de 2016.

UE confirma pedido de mediação da Renamo para crise em Moçambique




A União Europeia (UE) confirma a existência de um pedido de mediação da oposição da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) para a crise política e militar em Moçambique, disse à Lusa fonte diplomática comunitária. 
O pedido, noticiado na segunda-feira pelo diário eletrónico Mediafax, foi dirigido pela Renamo durante a visita a Maputo, na passada semana, da alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros e vice-presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, indicou a mesma fonte, sem mais detalhes.
LUSA – 01.03.2016


2 h

Comunicado de Imprensa no dia 1 de Março de 2016.
Vamos governar | Estamos disponíveis para negociações | Não perturbem a tomada de Posse.
Kkkkkkkk
Quer o quê? Vai fazer o quê? Com quem? Aonde? Quando?
Quer governar agora, sem que o governo interfira na insurreição, mas também está disponível em negociar com o governo sobre assuntos do seu interesse.

Contradição
1-Se governar é a solução que encontraram para a reposição da injustiça eleitoral, porque ao mesmo tempo se disponibilizam para negociar assuntos ultrapassados?
2- Se estão disponíveis para negociar como decidem avançar com medidas unilaterais?

Querem negociar ou já estão a governar as seis províncias?
Comments
Zito Mubay kikiikik
Gosto2 h
Mestre Jojo kkkkkkkkk maparas
Gosto2 h
Rafik Abdala Se entendí bem, haveria espaço para negociação sim mas depois da tomada de posse.
Gosto22 h
Egidio Vaz Contradição. Se a cura para a injustiça é a tomada das seis províncias, então as negociações são dispensáveis
Gosto32 h
Egidio Vaz Você não pode dizer que está aberto para a conversação mas condiciona a tomada de posse, que aliás, é a sua principal meta
Gosto12 h
Nacer Choy Isso é pra haver sangue. Não há nenhuma governação é um pretexto para jorar sangue. Foi infeliz.
Gosto22 h
Egidio Vaz Exactamente
Gosto12 h
Antonio Gomes Qui Tal?! ...se tivessemos uma oposicao à maneira?..Qui pena,
Gosto2 h
Rafael Ricardo Dias Machalela Silèncio por aqui... Ou cheguei cedo? Olha que estou atento já passam minutos...
Gosto12 h
Jose Chirruco Meter as mãos pelos pés. Ensuma fipag
Gosto12 h
Carvalho Geraldo Carvalho É muito complicado isso. E dificulta entender o aq se pretende e qual o alcance.Enquanto isso o povo está sofrendo e morrendo. Triste
Gosto22 h
Mwua Munyossa Dala João Eu não estou contra nem a favor da governação, mas gostei da disponibilidade de dialogar com o governo da Frelimo porque no meu entender só a partir do diálogo sério é que podemos resolver as diferenças. 



Nb: Espero que na mesa do diálogo ninguém venha acusar o outro de ser bandido porque matou população, os dois beligerantes mataram os filhos dos moçambicanos. 
"Nenhuma arma que quando se dispara sai amendoim ".

Gosto81 hEditado
Elídio Mavume Já estão a governar. Kkkk. Palhaçada de palhaços do círculo da Renamo.
Gosto2 h
Mussá Mohamad Mas eu gostaría de conhecer a mente "brilhante" que concebeu aquele "não comunicado"... E com quem está tentando se comunicar...qual é o alcance que se pretende com aquilo...
Gosto12 h
Avelino Namarrocolo Caro Egidio Vaz, parece estares a navegar em aguas turvas. Eh complicado perceber te, ate ja bloqueias amigos por causa d sopinhas do regime. Oba!
Gosto52 h
Mussá Mohamad Mas leste o comunicado?

O que te parece?

Gosto1 h
Nelson Junior Mais uma vez a Renamo demonstra a triste realidade: de ser razoalvemente forte miltarmente mas,muito fraca e confusa politicamente......
Gosto22 h
Manuel Mageta Taque Eu até não acredito que sejam militarmente fortes, pois se o fosse teriam tomado isto a tempos...São gulosos aqueles também...
Gosto11 h
Desidério Manuel Doarte De política nada percebo, mas pela agitação do país é preocupante. Minha opinião seria muito bom assim que a oposição não tomou posse hoje ser uma vitória para nós o povo como reconhecimento do governo eleito. Se saímos as gargalhadas ficamos como agitadores dos conflitos e nada estaremos ajudar aquilo que é a preocupação do povo que sofre. Podemos aplaudir pela positiva e não pela negativa. Se na verdade queremos a paz e nada de agitação. Muitos hoje esperavam pelas escaramuças felizmente Deus já conhece o nosso sofrimento. Parabéns o governo da frelimo e parabéns o reconhecimento da renamo ao governo eleito.
Gosto61 h
Lourenço Eugénio Tembenuca Falaste mto bem, estes k vem aí a zombar a renamo dizendo k já é Março e cade a governação são melhores agitadores e xperavam ver escaramussas, infelizmente nada aconteceu, purq no fundo a renamo reconheçe o governo eleito, bem aja a paz.
Gosto1 h
Raúl Nhagumbe Estilo EDM pague e depois reclame. Governar e depois negociar.
Gosto61 h
Egidio Vaz Kekekek comportamento EDM
Gosto11 h
Egidio Vaz FIPAG
Gosto11 h
André Mahanzule Vão se desbaratando por si mesmos, parecem crianças epa.
Gosto21 h
Nito Ivo Hehehe... Os maiores inimigos de Dhlakama são estes que se dizem identificar-se com ele a partir das grandes cidades. Acha mesmo que a chefe da bancada pode viver no mato? Essa gente que devia aconselhar o velho na verda so esta a bajular, comem de qualquer forma. Manuel de Araújo saiu logo que deixou de concordar com certa forma de pensar. Dhlakama ta cercado de parasitas. Ele sofre pelos outros. aqueles que lutam com ele nao tem chances de pegar a colher.
Gosto21 h
Jainito Pedro Odio nunca une, é este k leva nos a esta tensao d guerra. O odio pode ser manifestado d diferentes formas, por palavras e ate accoes. Infelizmente quem incita o odio de forma indireta se autodeclara detentor desta qualidade mesmo k se justifike ao contrario. O prof esta d verdade a incentivar o odio. Este post é um catalizador p 2 lados nutrirem sentimentis d odio e consequentrmente se envolverem em escaramucas . Agora se os k promete usar a forca e deixar mortes p demostrar ao ilustr prof k tem capacidade p isso o fizerem. Qual sera seu sentimento e atitude? Suponha eu k tente usar esta forca matando seus irmaos aki no pais e redondar ao fracasso, ira falar sobre a morte ou o fracasso? Prof nao faz isso, veja outros ex. Jose jaime macuane, cada sua palavra é objecto d estudo mas, p o ilustr lamento. E o banimento teerminou? A proxma serei eu!?
Gosto71 h
Jainito Pedro Nao vai comentar isto egidio vaz
Gosto11 h
Custodia Stela Cuambe qvivaaaaa sábias palavras
Gosto1 h
Izilda Savio Eu apenas kero paz pra eu poder viajar avontade pra Nampula
Gosto11 h
Eddy Marchal Wa Afrika .kwaaa kwaaa kwa kwa kakakakkkkkk
Gosto11 h
Mwua Munyossa Dala João O facto do partido Renamo estar disponível já heide louvar e congratular. 



Espero que o Chefe do estado e nem o líder da Renamo sejam agitados por aqueles tios que não são bons companheiros, não contribuem em busca de soluções mas fazem tudo para levar o povo a um descontentamento.
Gosto21 hEditado
Neves Nhavene Mas já lá agitaram o Dlakama. Ele só se senta a mesa d diálogo com as 6 províncias a governar. Haverá necessidade de dialogar,se governando as 6 províncias estará reposta a injustiça eleitoral ? O Dlakhama está também rodeado de lambebotas e o cenário actual terá suas consequências nas próximas eleições.
Gosto1 hEditado
Dionisio Gil Amigos! Sera que cp

Om estas afirmacoes estariamos a contribuir para a Paz em Moç?

Os nossos irmaos como nos estào a acabar la fora.
Gosto1 h
Jainito Pedro Vai apagar meu comentario? Esta livre é o caracter seu axo
Gosto1 h
Muassua Bernardo Deixem o Velho governar do jeito dele. Se precisar de apoio, o povo ta do lado dele. A causa e' do povo e a luta e' justa.
Gosto11 h
Izilda Savio Alkuns paises pra ser governador duma provincia tem feito eleicoes onde o povo vai vator e presidente d republica so nomea seus ministros. Pra evitar aguerra e so nessi tal ano d eleicoes k facam o mesmo
Gosto11 h
DellaCerda Langa Ja estamos habituados com as contradicoes da Renamo e o do seu lider
Gosto21 h
Custodia Stela Cuambe Escova de aço não é pra sapato pois ela estraga....
Gosto11 h
Olegàrio Samuel Muando Quanta ironia ilustre...
Gosto1 h
Chemane Bone Estao a roubar pao de Gilberto Mendes. Pior é que o teatro é gratuito. Ish...
Gosto1 h
Francisco Simango É a remano, sempre nos habituou com suas contradições e acima de tudo Incoerente.
Gosto1 h
Elisio Benedito Mandlate Há uma coisa boa no comunicado que tem haver com disponibilidade deles para o diálgo. É de louvar, porque precisamos desse diálgo para que se acertem duma vez por todas. Quanto a governação, me parece terá que constar na agenda do diálgo...
Gosto1 h
Edson Chichongue Egidio Vaz, já leu o estatuto dos membros da geração 1 de Março?
Gosto1 h
Estevao Pangueia Egídio, eu penso que temos maturidade suficiente para perceber que a renamo ao falar de governação já! É uma estratégia de pressão, infelizmente com tamanha incongruência, acho que a renamo enquanto não conseguir avançar politicamente, fará se ouvir militariamente, com todas consequências que isso acarreta. 



Contudo, aqui a maior responsabilidade pode não ser da renamo, mas sim do governo que a cada dia vai perdendo confiança dentro e fora do país.
Gosto51 h
Jorge Antonio Calane Kito ACHO Que serei o próximo a ser bloquiado
Gosto21 h
Moiane Telma da Gloria Será que vai se concretizar esse projecto da RENAMO? Ou vai ficar mesmo no vamos governar em março.
Gosto1 h
Vilanculos Cláudio Vilanculos Peço ajuda a todos,, 

Afinal kual é o remédio pra poder ter acesso ao lambebotismo no regime???

Gosto11 h
Rosmina Momade Estão a governar sim mas com boca
Gosto1 h
Mansur Bazilio Palhaço aquele la .devia era trocar a cor da farda
Gosto1 h
Felisberto Henriques Romoliua Sr. Egidio Vaz não vai responder o sr jainito pedro?
Gosto11 h
Guebuza Robet Você foi infeliz seu g40
Gosto158 min
Guebuza Robet Onde anda Jossias Maleleque?
Felisberto Henriques Romoliua Eu mesmo não percebo este cara no mês passado falava bm da renamo hoje surprende falando contra é por mesmas sopa d regime?
Gosto255 min
Django FreeMan Eu por acaso estou curioso...

Estou a tentar imaginar como é que esta governação será implementada... Será que o governador nomeado pela Renamo nestas províncias chegará ao palácio governamental com uma mala e dirá ao actual governador para sair do governo (casa protocolar)?

Será que o governador nomeado chegará na Assembleia Provincial e irá apresentar o seu plano e orçamento? Como é que se vai efectivar esta governação fora do quadro constitucional?
Será que os homens armados da renamo farão a protecção da população no lugar das forças do Estado. Juro, as vezes acho que estou a dormir e a sonhar que assisto uma das maiores comédias de todos os tempos... perdoem a minha ignorância ma matéria, é que não estou a perceber como esta engenharia da renamo seria materializavel....teriamos um caos e desorganização total quiçá, a paragem de uma toda nação...

Gosto155 min
Gosto155 min
Rosmina Momade O poder o que faz meu Deus.

Se formos a ver isso tudo é por causa de poder(dinheiro)

Bergio Alberto A Renamo ja esta a Governar, o que vai fazer e' intensificar os ataques, assaltos as bases e Postos da Frelimo.
Gosto154 min
Buene Boaventura Paulo Parece-me que a força da Renamo reside no coração de cada membro (uma crença e não algo material) porque este comunicado expressa apenas um desejo, que sabe - se não alcançável, a não ser que as armas da Renamo se siperiorizem as do governo, mas que mesmo assim não permitiria uma administração civil nos territórios mencionados (provinciais). A Renamo, com este discurso, de governar, está a chamar atenção à instabilidade político -militar para estas zonas, e o professor Egídio Vaz já enumerou as consequências (negativas) a médio e longo prazo para a Renamo nestas zonas de sua influência. Que as armas tenham feito alguma pressão eu concordo, mas para algo que mude a maneira de estar e fazer política em Moçambique, por exemplo a) despartizacao das instituições públicas, b) realização de eleições credíveis, c) descentralização, entre outros que não permitem a Renamo é outros partidos da oposição chegar ao poder com base em vontade popular. Uma pré condição de governar 6 províncias é igual, na forma com o de desarmamento da Renamo; ambos não levam a lugar nenhum porque não têm pernas para andar. A Renamo e a Frelimo devem despertar do sono profundo, para andarem em caminhos de diálogo sério, rumo a paz
Amide Midocas Olha acho que não e de bom tom e não favorece a paz tripudiar da RENAMO negociar e lógico tem que negociar com a FRELIMO há e haverá sempre assuntos a serem resolvidos por ambas partes
Gosto128 min
Mestre Jojo Bom até gosto desses tipos da RENAMO principalmento do Madala DLHAKA e do TIO MUCHAS mas também andar aldrabar o pobre cidadão em Governar em Março kkkkkkkkkk "é una Granda Piada" kkkkkkkkk NOS POUPE SENHORES .
Amide Midocas Egídio a impressão que os seus últimos post s foram encomendados custa Me acreditar que tenhas perdido toda capacidade de análise
Gosto9 min
Magid Manjor Alguem dito academico,foi dado sumo july jussi!um minuto a outro muda,muda de descurso!por isso ser academico mocambicano,nao!prefiro minha 4-classe e sento me no banco da renamo defenitivamente.Diferente dos tais famosos academicos que,um minuto,apoia renamo,outro segundo ta na frelimo,chyyyyyy ta pior pa,com um
A pastilha pode ate te envenenar e poe mascara

RESISTÊNCIA NACIONAL MOÇAMBICANA
GABINETE DO PRESIDENTE

COMUNICADO
Depois de ter comunicado o inicio da sua governação nas 6 provincias do centro e norte do país, nomeadamente, Sofala, Manica, Tete, Zambezia, Nampula e Niassa,
O presidente da Renamo tem assistido a uma movimentação de grandes contigentes das Forças armadas de Moçambique (FADM) e de armamentos pesados de sul para o centro e norte do País.
Tem tambem conhecimento de treinamento, em solo Pátrio de militares moçambicanos por instrutores norte coreanos, Tudo com objectivo de inviabilizar o inicio da Governação da RENAMO apartir de Março.
Apesar das incursões militares, dos raptos e dos assassinatos de Membros da Renamo e de destruição de habitações e celeiros de cidadãos moçambicanos principalmente nas provincias centrais Manica e Tete, perpetradas pelas FADM.

A presidencia da Renamo quer Assegurar a todos homens e mulheres, que a governação da renamo nas 6 provincias do centro e norte do País tera lugar a partir do mês de Março de 2016.
A presidencia da Renamo já anunciou que irá iniciar a sua governação nas 6 provincias, a partir deste Março e reafirma que o processo de implantação de Governação da Renamo é brevemente e será implementado ainda neste mês de Março.
A Renamo pretende levar acabo esse processo pacificamente em respeito e respostas aos apêlos populares.
A presidencia da Renamo apela ao Governo da frelimo e as FADM para que se abstenha de hostilizar as populações das provincias governada pela Renamo e cessem as ofensívas militares, na tentativa de assassinar o seu Lider de modo a se evitar a deterioração da já precária situação politico militar do País.
A presidencia da Renamo reitera a sua disponibilidade para negociar com o Governo da Frelimo uma solução definitiva para a actual crise politico-militar que ja provocou milhares de refugiados.

Março, 01 de 2016
O Chefe do Gabinete de Presidencia
Dr. Augusto Mateus
Comments
Unay Cambuma " A presidencia da renamo quer Assegurar a todos homens e mulheres, que a governação da renamo nas 6 provincias do centro e norte do País tera lugar apartir do mês de Março de 2016." Esta tudo claro mas tem gente desesperada a tentar deturpar o comunicado.
Gosto127 h
Filipenses João Alcandra #Está_pronto para governar ou negociar?
Gosto17 h
Samuel Bola Para governar e depois negociar.certo?
Gosto6 h
António Celestino Xps Quer dizer Nyusi ta governar 4 provincias so?
Gosto37 h
Isaias Nyamunda 5 uma vez Que Moçambique tem 11 províncias
Gosto17 h
Regalado Onofre São províncias que a frelimo ganhou com violência e fraudelento.
Gosto16 h
Samuel Bola No momento sao 4,mais a previsao de se ocupar a cabo delgado.
Gosto16 h
Gosto16 h
James Jiyani Nada naoe 4 e 3 provincia por que nao vai aconcegir caregar provincia de cabo na carreca para no sul do pais
Gosto6 h
Isaias Nyamunda Março 2016
Gosto7 h
Gosto46 hEditado
Zulficar Mahomed Kongwa waku ???
Gosto26 hEditado
Araujo Macaza Mano o povo dessas regioes nao estao a espera dessa lição de moral, tao espera de actos, realidade, e solução.
Gosto67 h
Prince Abraham Concerteza
Gosto17 h
Gosto87 h
Florencio Amade Eu estou ciente que a Renamo irá governar ainda este mês sem dúvida.
Gosto17 h
Anggello Matos Peço explicação. a Renamo está a recuar?
Gosto17 h
Samuel Bola A renamo nao está a recuar,entende bem as coisas.ele reiterou a sua dispobilidade de dialogar.ele ja disse que vai governar este mes e depois vai dialogar.
Gosto16 h
Anggello Matos Obrigado Samuel Bola pela clarificação. Espero que estejas certo
Gosto6 h
Anggello Matos Viva a paz!!!
Gosto7 h
Lucas Verniz Gimo esta certo mano cambuma há pessoas que estão a perceber mal do comunicado da presidência da Renamo pós as pessoas pensava que logo a 1 de Março começava a governação da Renamo .mas eu entendo que isto é um processo iria começar em Março , mas pode não ser hoje dia 1de Março.
Gosto47 h
Mindinha Culete Março de 2089
Gosto6 h
Razak Abdul Nao da para recuar dpos d muitos mortos.
Gosto17 h
Léffy Julio Bissane He precizo k haja acontecimentos nao keremos palavras mas sim açoes.
Gosto27 h
Helton Jaime Fombe Naõ será piada naõ ?
Gosto7 h
Anggello Matos Eu acho que a Renamo já estava a um passo de conseguir a vitória
Gosto6 h
Anggello Matos mas se acham melhor recuar tudo bem
Gosto6 h
Anggello Matos Eu percebo agora que a missão de libertar Moçambique é do povo e não iremos mais confiar aos outros. Quero anunciar que apartir de Junho o povo vai iniciar a sua própria governação. Chega de papo, chega de promessas, chega de messias humanos
Gosto26 h
Anggello Matos Estou decepcionado
Gosto16 h
Bryan Realy A renamo nao recuou vai sim governar este mês
Gosto6 hEditado
Erlindo Singarrile já recuou. hahahaha
Gosto27 h
Neves Massunguine isso está rinhido
Gosto17 h
Maria Joao Heeeiii
Gosto7 h
Ishmael Da Lnes Lampiao Quando se falou de negociar nao quer dizer k a renamo recuo mas sim é uma forma de avisar o governo pra nao mandar os caxorinhos atromentar a festa da renamo
Gosto16 h
Edy Manuel Explique bem isso mano unay,

Arenamo dezistiu?
Gosto16 hEditado
Mindinha Culete Há dúvidas? Hahahaha
Gosto6 h
Ofece Deniasse Chania Pamberi (avante)
Gosto6 h
Unay Cambuma Esses que nao estao a entender o comunicado ou sao agitadores frelos ou chumbaram 3 vezes na decima classe.
Gosto166 h
Jusubo Abdullah De Armando kkkkkkkkkkkkkk
Gosto6 h
Maria Joao Kkkkk
Gosto6 h
Zulficar Mahomed Chumbaram outra vez, no ano passado.
Gosto6 h
Gulumba D. Mutemba Sao como edmundo galiza mato jr.
Gosto5 hEditado
Agostinho Daniel Joao Tarambiua Kkkkk esssa veio pra ficar
Gosto5 h
Regalado Onofre A Renamo resistência nacional Moçambicana, não pode aturar consequências com os oportunistas frelimistas
Gosto16 h
Unay Cambuma " A presidencia da renamo já anunciou que irá iniciar a sua governação nas 6 provincias, apartir deste Março e reafirma que o processo de implantação de Governação da renamo é brevemente e será implementado ainda neste mês de março."
Gosto46 h
Unay Cambuma " A presidencia da renamo quer Assegurar a todos homens e mulheres, que a governação da renamo nas 6 provincias do centro e norte do País tera lugar apartir do mês de Março de 2016."
Gosto106 h
Ishmael Da Lnes Lampiao Unay Cambuma é so nos trazer as informaçoes. Deixa desses khanandos k todos lado ele vai
Gosto6 h
Manuel Pinifolo Estamos aspera d governacao
Gosto16 h
Jay Gordhandas boa tarde a todos , não sou muito de comentar os post's aqui . Mas a super ignorância de muitos me leva a fazer . Meus senhores por favor se tem problema de visão ou de percepção é so pidirem a alguém que possa ler e vos fazer intender que: em nenhum momento a Renamo neste comonicado dise ou diz que esta a recoar com o seu propósito de governar as 6 províncias . por isso leiam e intendam antes de comentar coisas sem nexo.
Gosto26 hEditado
Neves Massunguine realmente, unay....
Gosto6 h
Pita Fundice Unay voce apareceu a dias a dizer as FADM tinham sido sacudidos em massa e ate ha cadaveres nas matas? Agora Dhlakama reclama k ha cheio de militares e armamento pesado. Qual e o medo? Hoje o Dhlaka n facebook escreveu dizendo k deveriamos as ruas para a tomada do poder. Queria nos vender ne? Quanto mais vc Dhlaka com seguranca e tudo tem medo, imagina nos sem protecao nenhuma se n vamos ser varridos.
Gosto16 h
Fabiao Khamessa Dhlakama e a sua renamo nao sabe na verdade oqui desejam, veremos se de verdade vao consiguir mandar ou sao mas uma falsa promessas??? Eu nao apoio esta iniciactiva




Basilio Maússe Masta-Bam Dhlakama matreca camponeses e intelectuais com promessas qe sabe qe nao vai concretizar. porqe nao age no silencio e aparecer a falar depois de alcancar o poder? Nos ja sabiamos qe essa historia nao passava de um entretenimento apenas.

Gosto · 3 · 6 h

Tomas Humbe E logico marco tem 31 dias,nao si desesperem


Basilio Maússe Masta-Bam Mano, nao insultem as pessoas. Esse comunicado nao diz qe ja desistiu, mas mostra qe xta pra desistir, como? explico: e onde diz qe nos qeremos dialogar pra por fim a esta crise. Essa parte contraria aqele discurso de qe so vamos negociar depois de estarmos a governar.

Gosto · 3 · 6 h

Mario Carlos Tete Perseguir os terroristas aniquilar,eu acho q brevemente havera resultados e uma paz,os q apoia sao gatunos qrem se aproveitar,quem nao conhece O GOVERNO nao e mocambicano,gorvenar aonde? avance FDS.

Gosto · 1 · 6 h

Unay Cambuma " A presidencia da renamo quer Assegurar a todos homens e mulheres, que a governação da renamo nas 6 provincias do centro e norte do País tera lugar apartir do mês de Março de 2016."

Gosto · 3 · 6 h

Agy Molde E se for mais uma mentira (acabar Março sem governar), o que vamos fazer?


Manuel Preso Alguma coisa vai acontecer neste março.


Joao Moreno É claro que tem de haver cedência senão não há paz

Gosto · 1 · 6 h

Ilda Dos Santos Alberto Meu irmao Jay vce tbm n tem olhos ver e fzer 1 boa leitura pk o irmao Anggello n dixe k a renamo recuou d gorvernr as 6 provinc mas sim k dixe k: se a renamo pensar em recuar nada mal sera,k é o contrario do k percebeu


Unimoz Anjura Anjura se for verdade, muito segredo vira a tona por parte da Frelo e haverá muita confusão no pais.

Gosto · 1 · 6 h

Pires Calembo Huma m'dzaya ng'ithi huma. Tasse mal.


Manuel Mucondo Santos isso já é brincadeira de mau gostos.




Bernardo Fogueiro Exte sonho ta lonje yaa para se cncretizar.


Buene Boaventura Paulo Parece-me que a força da Renamo reside no coração de cada membro (uma crença e não algo material) porque este comunicado expressa apenas um desejo, que sabe - se não alcançável, a não ser que as armas da Renamo se siperiorizem as do governo, mas que mesmo assim não permitiria uma administração civil nos territórios mencionados (provinciais). A Renamo, com este discurso, de governar, está a chamar atenção à instabilidade político -militar para estas zonas, e o professor Egídio Vaz já enumerou as consequências (negativas) a médio e longo prazo para a Renamo nestas zonas de sua influência. Que as armas tenham feito alguma pressão eu concordo, mas para algo que mude a maneira de estar e fazer política em Moçambique, por exemplo a) despartizacao das instituições públicas, b) realização de eleições credíveis, c) descentralização, entre outros que não permitem a Renamo é outros partidos da oposição chegar ao poder com base em vontade popular. Uma pré condição de governar 6 províncias é igual, na forma com o de desarmamento da Renamo; ambos não levam a lugar nenhum porque não têm pernas para andar. A Renamo e a Frelimo devem despertar do sono profundo, para andarem em caminhos de diálogo sério, rumo a paz

Gosto · 1 · 6 h

Maria Calhosa Parece-me quem esta a joelhar e pedir a Paz e a RENAMO!

Gosto · 2 · 5 h

Jose Maria Palhacadas, vao para onde?


Jeque Vara OBRIGADO, eu e Unay e outros ja neste canal reportamos em antecipacao, que o projecto de governar as 6 provinciad é ireversivel, desta vez vai mesmo doer.


Samuel Siucha Siucha March ndieuno tione


Zondai Tengaudzoke bla bla bla vocês falam demais. a operação para desarmamento vai acontecer sim e não há recua. vamos agarrar um por um neste território chamado Moçambique. Bandos de preguiçosos e ambiciosos

Gosto · 1 · 5 h

Ndhaneta Mozambique Demência total mesmo o seu avô Machel desconseguiu


Jose Maria Essa renamo, pa BAs


Jonas Malheiro Eduardo Tudo mentiras





Gosto · 9 · 5 h

Jose Maria Bem dito


Jose Maria Ladroes k fazem divertimentos com o povo sofredor


Orlando Valentim A Renamo so fala e nunca concretiza é igual a frelimo é farinha do mxmx saco!

Gosto · 3 · 5 h

Jose Maria Poir renamo






Unay Cambuma Inbox: " Há quem diga que não foi Nyusi quem convidou o Conselho de Defesa, foi sim este que convidou a ele para lhe exigir que pare com a guerra porque muitos parentes de desaparecidos instavam nesse sentido. Diz-se que Nyusi anuíra, mas o tio não quis saber disso a ponto de querer mata-lo. Graças a segurança do “presidente” que o tipo se safou do “tio”."

Gosto · 6 · 5 h · Editado

Rosmina Momade Hehehehehe
Isto está quente


Jose Maria Ja n vao governar ?
Medrosos mentirosos


Loya Declofenac Injectavel Hoje é dia 1 de Março, talvez daki alguns dias vão prorrogar até até Março de 2017

Gosto · 2 · 5 h

Rosmina Momade Nós só queremos a paz e mais nada


Pedro A. Sitoe a isso chamamos de destribuiçao equitavivo do patrimonio do estado.


Augusto Magaure A Renamo não está ajoelhar para ninguém mas a dar a conhecer ao povo em geral que vai implementar a sua decisão, para a Renamo o diálogo foi e é o melhor caminho para se sair da actual crise.

Gosto · 1 · 5 h · Editado

Francisco Joao Moiana Deixem nos a sermos escravisado pela frelimo, a Renamo nao tem palavra,eu sabia que isto nao ia acontecer

Gosto · 3 · 5 h

Tome Corneta Raene Falta nomear os governadores provinciais


Cesar Mawai kkkkkkkkkkk,ja n tem discurso,agora ee hora d acao,prometerao,estamos d olhos aberto para vermos isso acontecer,s n percebem com essas promexas sem fundamento,acabao perdendo a credbildad do povo q vos confiou,e a consequencia disso acabamos vos igualando ao outro partido armado q a 40anos promete mas no final nada,desd ano passado que promentem governar e a lideranca jurou pela alma da sua mae,minha paciencia esta n sua ultma instancia.

Gosto · 3 · 5 h

Jose Maria Sao BA te eskeceste?


Selma Mussa Mas esqueçam pq a bem nunca vai ceder. Vai haver mta luta mas nao outra maneira so a força mesmo. E tb tomar o Sul para haver sossego.

Gosto · 1 · 5 h

Cesar Mawai kkkkkkkkkkk,ja discursarao,chega,agora ee hora d acao,prometerao,estamos d olhos aberto para vermos isso acontecer,s n percebem com essas promexas sem fundamento,acabao perdendo a credbildad do povo q vos confiou,e a consequencia disso acabamos vos igualando ao outro partido armado q a 40anos promete mas no final nada,desd ano passado que promentem governar e a lideranca jurou pela alma da sua mae,minha paciencia esta n sua ultma instancia.


Delfim Bernardo Pinto Nos nao vamos canssr d esperrar o Março ja iniciou faltam 30 dias pra acabr


António Taibo Por favor, parem com isso, so falem da Paz!

Gosto · 1 · 5 h

Bernardino Jone De manha eu li um jornal aqui em Tete que dizia que Djakama nao quer mais saber das regioes autonomas, agora tou a ver essa porra de mer... De noticia, afinal havemos de ouvir a quem?

Gosto · 1 · 5 h

Costa Phenga Tchakala Eu também li, resta saber se são dóis R e n a m o s.


Tony Maphosa Estamos a expera da nova governaçao




Rafa Barroso Faltam existir revolta entre frelixos, porque já perderam o puk.


Juvenal Mauaie Novela de Dlhakama, ele sabe que não vai governar, está a intreter os palhaços como ele




Badjai Namdhasse bernardino esse jornal estava a mentir.


Visnu Çhagan Oadan So matanssa 
Ond vamos nos


Mario Carlos Tete O MACACO QUANDO NAO SABE DANCAR DIZ Q O CHAO TA TORTO,mas ainda nao vira q renamo de KAMA ja ta no fim? brevemente a renamo tera um novo presidente,aguarde!


Antonio Gulube Atencao perigo!


N'kuatiwa Náwaro Namaruma ISSO NÃO É DA MINHA CONTA

Gosto · 1 · 4 h

Niz Abdul Concordo c o sr. Orlando. Os partidos políticos são todos farinha do mesmo saco


Felizberto Pinto NIZ ABDUL , ISSO SÃO FRASES FEITAS PARA AGRADAR AS CONSCIENCIAS FRACAS.


Niz Abdul Sr. Felisberto Pinto
Ora vejamos , como classifico :
A religião é como a política e a política é a máfia. 
Defendem seus interesses do grupo.
Concorda sr. Felisberto ?


Felizberto Pinto NÃO ACREDITA QUE NA POLITICA EXISTE PESSOAS HONESTAS ?


Felizberto Pinto O QUE ACHA DE NELSON MANDELAO FALECIDO NELSON MANDELA ?

Gosto · 1 · 4 h

Felizberto Pinto É PRECISO SABER SEPARAR O TRIGO DO JOIO COMO DIRIA ALGUEM QUE SABE MAIS QUE EU,


Niz Abdul Nem na europa não há políticos honestos.por isso os brancos tem atitudes piores q os negros em termo de governação .enganam os governos africanos dando dinheiro em forma de dívida em vez de ensinar o povo a saber fazer. tiram proveito e África fica cada vez mais pobres. 
O ensino não tem qualidade foram eles q enganaram com passagens automática para acabar c analfabetismo, isso na governação do sr. Chissano.


Niz Abdul Por isso o mundo está ficando com gente podre e sem a mente humana devido a ganância do poder e dinheiro.


Felizberto Pinto NIZ ABDUL, NA DEFESA OU NA CULPA DE UMA PESSOA EU NÃO OLHO A COR DA PELE, OLHO A FATOS E OLHO ONDE ESTÁ A VERDADE E A RAZÃO, SE HOJE EXISTE ANALFABETISMO CULPE A QUEM EXPULSOU PESSOAS NACIONAIS E ESTRANGEIROS DO PAIS , CULPE A PROPRIA PESSOA QUE SE JULGA ESPERTA E VAI COMPRAR O DIPLOMA SEM TER ESTUDADO, CULPE AQUELA PESSOA QUE QUER SER MECANICO E NÃO SABE O QUE É UM PNEU, O PROBLEMA DE MUITA GENTE É QUE QUER QUE SE LEVE A COMIDA Á BOCA , OUÇA O MEU CONSELHO SE QUISER, PARA SE TER ALGUMA COISA E DAR VALOR A ESSA MESMA COISA +E PRECISO SACRIFICIO, UMA PESSOA QUE NÃO TEM ESCOLARIDADE NENHUMA E QUE COMPRA DIPLOMA O QUE É QUE ESSA PESSOA SABE ? É O QUE ACONTECE NO PAIS, NOS ANOS 70 E 80 AS PESSOAS FUGIRAM DO PAIS PORQUE FORAM EXPULSAS, MUITAS DAS QUE FORAM EXPULSAS DERAM O PÃO PARA A BOCA DE MUITA GENTE, NO ENTANTO O QUE ACONTECEU, EXPULSARAM ESSAS PESSOAS, A SORTE DE DIVERSOS GOVERNOS AINDA QUE A ATITUDE DE EXPULSAR SEJA ERRADA A MEU VER, É QUE HOUVE PESSOAS COM DIGNIDADE E HUMANIDADE QUE SE SACRIFICARAM APRENDERAM E REGRESSARAM PARA AJUDAR QUEM SOFRIA , A GANANCIA DO PODER E DO DINHEIRO OLHE PARA A FRELIMO A QUANTOS ANOS GOVERNA ? E EM QUE É QUE O POVO BENEFICIOU ? A CULPA É DA RENAMO ? SERÁ MESMO ? VEJA QUE ANTES DA GUERRA DOS 16 ANOS JÁ HAVIA MASSACRES, ASSASSINATOS, NO NORTE E CENTRO (TRIBALISMO) E QUEM MANDAVA E MANDA FAZER ISSO ? A RENAMO QUER PODER ? QUER DINHEIRO ? SE A RENAMO FOSSE GANANCIOSA COMO DIZEM EM 1994 A RENAMO JÁ TINHA TOMADO UMA ATITUDE, MAS NÃO TOMOU PORQUE O OBJETIVO É A PAZ , O POVO EM PRIMEIRO LUGAR, ENQUANTO PARA A FRELIMO É A GUERRA EM PRIMEIRO LUGAR BENEFICIAM-SE A ELES MESMOS E POUCO OU NADA PARA O POVO

Gosto · 1 · 4 h

Golfinho Fastudo Fastudo Vamps em frente resistente

Gosto · 1 · 4 h

Pedro Manuel Nduna Yanban Sr Mario ate demonstrar marginalidade no facebook, a sua falta de respeito me envergonhou sr Mario


Antonio Silva Jr. Ta adimorar a governaçao.




Alberto Tahibo A Renato prometeu governar em Março mas não diz o ano

Gosto · 2 · 4 h

Pereira Muhate duvido k sera esse ano talves marco de 2075

Gosto · 5 · 4 h

Barthez Zuma k vergonha dess unay


Alice Henriques Benson Bensom .k vergonha do nosso governador




Nelio Fernandes Santos unay cambuma!!!!!


Iyambo Issogorovy Meus "camaradas" não subestimem o búfalo ferido. Quem viver verá!


Wilson Lesiba QUEREMOS A VERDADE KOTA LHAKAMA


Horacio Fernanso Jone Estamos a espera da governação

Gosto · 1 · 3 h

NhamissöröDikôkô Sacur Esta difiçil, quem corre por gosto não se cansa..




Jose Noe Simango Kkk. Extamos a espera do cao o que vai trazer ao buraco pra fora!


Mustac Gulamo Se líder da RENAMO deixando viver em paz já estas a falar já anos não gazes nada vai lá gizar atual reforma como os outros já estas cansado papa deixa nos viver em paz papa





Delmar Bernardo Unay Cambuma, nos estamos cansados da sua agitacao.

Gosto · 1 · 2 h

Pedro Joao Chivale Ja me pederam vcs nao vos polio mais


Grece Forxy Chambo Diga eu, e não nós com quem?

Gosto · 1 · 2 h

Gil De Maria Beatz O bom filho nunca abandona o pai.


Saimon Ynhasena Ynhasena kikikiki chivale ja perdeu esperança entao nao es resistente pode nao apooar a vontad


Jordão Wilson Fainesse Desde que morreu o verdadeiro q compria com os mandato d pai ,,,Jesus,,, ja nao ha mas pessoa que fala a verdade pra o povo d Deus, ,,pra com as mentira com os filho d Deus.


José Marove Marove Eu vou ate ao fim.


Tony De Victória Tuaha Delmar Bernardo, não fale pela maioria. Coloque os pronomes na primeira pessoa do singular. E fique a par dos acontecimentos. se é que passam na televisão e rádio.


Bernardo Benjamim Sacate Já está a render a renamo por esta publicaçao!


Jose Majasse Dombe Sem comentários


Catine Bulk Massanganhe Anexar Inhambane tambem.vou comandar.xtou em protidao


Jimmy Zeneco Isto esta me cheirar mal...vai pegar fogo




Madiba Vanny Canaada Esta rede social deve criar uma ferramenta para detectar usuários e nao permitir o cadastro de psicopatas. . Hje e saliente ver gente do genero a desinformar......Psicopatas

Sem comentários: