quarta-feira, 2 de março de 2016

Cambuma é um cobarde, por Egidio Vaz


Este post pode não ser comentado por ninguém. Mas parece-me exagerado promover uma figura "incógnita" e medíocre a custa do Presidente Nyusi. Para começar o Canal é um jornal de prestígio premium para mim (e continuará a sê-lo) e por causa disto não me pareceu lógico promover um fofoqueiro de baixo jaez e ainda por cima "incógnito" à capa. E PARA PIORAR, A FOTO É DO PRIMEIRO COMANDANTE DA RENAMO, ANDRÉ MATADI MATSANGAÍSSE, nome incontornável na luta pela democracia. Parece-me um insulto representar ingógnitos por uma figura lendária do tamanho de Matsangaíse. Matsangaísse foi corajoso, deu a cara à causa e morreu em combate. Cambuma é um cobarde, esconde-se atrás de pseudónimos e por isso não é digno do mesmo destaque que se dá por exemplo, àqueles que se entregam de corpo e alma e de peito aberto à causa da democracia.
Para começar, não é verdadeiro que Unay Cambuma seja um "artista desconhecido". As razões são simples:
Se o estado quiser de facto encontrar Unay Cambuma vai encontrá-lo. Cambuma não é nenhum pirata; os seus aparelhos não andam encriptados e ele não é Mulah Omar ou Hassan Nasrallah ou Abu Bakr al-Baghdadi. Portanto, se ele ainda não foi neutralizado é porque não é perigo para o Estado ou se o é, o próprio Estado é desleixado.

Porque não acredito em nada disso, acho que por detrás da capa, houve uma intenção clara de elevar a figura do Unay à um outro patamar mais elevado; ou seja, a elevação da fofoca e da propaganda política e da desinformação movida pelo Unay Cambuma ao estatuto de uma entidade "oficial" vocacionada a desestabilização moral das forças de defesa e segurança do Estado Moçambicano, ao serviço da desestabilização. E isto até tem explicação científica.
Nos estudos de efeitos de mídia sobre os indivíduos existem seis níveis sobre os quais a mídia exerce sua influência e produz efeitos: nível cognitivo, comportamental, crença, efeitos, psicologia e atitude. Ao nível dos efeitos cognitivos existe aquela que é fundamental na actualidade: a consolidação/reforço/fortalecimento. As pessoas passarão agora a prestar maior atenção ao que Unay disser (consolidação/atração); passarão a acreditá-lo (reforço na credibilidade) e os seus "seguidores" passarão a acreditar naquilo que eles (Unay e seu grupo) acreditam sem precisar de nenhuma disciplina de verificação.

No fundo, os que lêem Unay Cambuna não buscam informar-se de nenhuma novidade senão reforçar as suas crenças sobre a actual situação político-militar.
O dia que o Presidente Nyusi quiser cumprimentar o Unay vai fazê-lo. Nenhum cidadão moçambicano que usa as redes sociais podem escapar ao controlo dos agentes da segurança moçambicana. Nenhum. E se for necessário, o Estado pode activar a interpor ou solicitar apoio dos EUA para apanhá-lo. Por isso julgo que foi um esforço pouco conseguido este e um beliscar a todas outras capas passadas e futuras.

Egidio Vaz assessora a Frelimo pra caça ao Unay Cambuma.
Comments
Agostinho Augusto Dizem que ele eh analista.
Lindo A. Mondlane Por isso te bloqueiou mano mingos.... És muito confuso..
1
2 hrs
Eduardo Domingos Vigarista sim
2
2 hrs
James Sabado Cadeirac Cadeira Cambuma começou a usar computador aos 3 anos, até agora, e e estudou nas melhores universidades do mundo
4
2 hrs
Ze Manel Ido você acertou esse fez TICs na Co.......sul.
Lindo A. Mondlane Kkkkkk.... Embusteiro esse
Eduardo Domingos Leia o que escreveu é grande viga.. Lindo A. Mondlane
2
2 hrs
Agostinho Augusto O Cambuma ja havia despido o tal anal- lista .
2
2 hrs
Eduardo Domingos Está insistido o tal anal-lista.
Manuel Preso Tenho dito que o Egidio Vaz como outros lambe-botas, deve andar endividado nos bancos dessa elite frelimista, e com medo de ser cobrado coercivamente anda ai a lamber atacando tudo com rotulo da Renamo.
4
1 hr
1
1 hr
Angela Maria Serras Pires Este egidio realmente desceu muito baixo ao nivel de pulha
1
1 hr
Eduardo Domingos G41 avulso
2
1 hr
Kembo Sunay Para Egidio Vaz, dizem que os Homens armados da renamo tambem usam redes sociais e até efetuam chamadas, para se colocarem em posição ao ataque das colunas entre Muxungue a Cais. Por que o Sr não apoia ao governo a rastrear os telfones do Dlakama e o seu soldados para pegar os Renger para bara do tribunal e por o fim as treguas? faça isso cara nos vamos adorar e sairas na capa do Jornar que Unay Cambuma...
2
1 hr
Avelino Namarrocolo Eh dificil perceber tamanha incoerencia do analista vaz, a um atras morria d amores pela Renamo e seu lider, hoje eh dificil perceber o que escreve. Algum cargo a vista nas hostes dos camaradas?
Kembo Sunay Cargo nada é um LAMBE BOTA.
Abdul Rachid Said Mas nosso governo também? Preocupado Unay Cambumaao invés de refugiados no Malawi, incompetências dos governantes, roubos, assassinatos, desfalques nas contas publicas, a inoperância da policia? Presidente Nyussi esta mal assessorado meu deus. Senhor presidente estas rodeados com gatunos e que quer te atrapalhar para tirar proveito disso. Fique atento mano Nyussi.
Avelino Namarrocolo Kkkkk quer ser visto a todo custo
Octavio Mac Hahahaha epa ele quero sair no jornal tambem.
Kembo Sunay Ele pode sair no Jornar não a custa de Unay!!! ningue vai lhe dar esse sabor.
Assane Assuade De todas as formas, gostei a redacao do Egidio, pelo menos na sequencia logica das palavras, o resto paciencia...Unai tem poder que alguns membros do governo, sera mentira Egidio?
Francisco Maingue Jose O Egidio Vaz esta cada dia se revelando que ele e' um reforxo de peso para a classe G40. um lambebota de tirar o chapeu.
3
1 hr
Samuel Bola Tem gente burra nesse país que até sao capaz de vender a sua esposa para subsair um pouco.
Este Egidio Vaz nunca foi analista muito menos jornalista,aquele louco sempre foi engraxadore.por essa razao nem vale a pena acreditar num que fala.
Chico Francisco Massica Por favor deixem " The King Unay Cambuma " em PAZ voçês academicos Xingondos, academicos de meia tigela, hipócritas.
Eduardo Domingos O que esse crapula faz nao tem nada a ver com academiaChico Francisco Massica.
Samuel Bola Aquele nao é nenhum academico,apenas é un engraxador estúpido.
Luis Paulo Isaias N concordo tanto consigo vaz porq quem anunciou a morte dgungunhane foi o cambuma e tantas outras situacoes do pais q nao sao reportados por nenhum canal televisivo por sere xcovas da frel por digo viva doutor unay cambuma continue nos informar manda lamber sabao todos lambebotas.
Mauro Jesus O Egídio Vaz é um pleomorfo político com cabeceira cheia de insenso vermelho lambendo o cú com rugas de Marcelinho dos Santos, Jorge Rebelo, Jorge Khalau, Guebuza. Saí daqui seu panholeiro. Verme nojento. O que entendes desta nação que corre sonambulamente ao caos. Não põe petróleo na fogueira oviu, seu merda.
Hélder Dos Santos Majorntakarikwa "Nikotchwa nalyaka,yese omunanara"(Oprimo de salamandra quando come,Salamandra não gosta.)
Hélio Saudaçoes Atitude do Egidio Vaz cheira-me a ciúme. Unay Cambumaconquistou uma popularidade que o Egidiozito nunca conseguiu.
Hélder Dos Santos Majorntakarikwa claro qui sim!Ele tem suas fontes qui lhe fornecem na hr!
Francisco Campira Eu ja havia dito que o tal falso pseudo analista Egidio Vaz era um G41 aquando do casamento da filha de Armando Guebuza.Quando a Valentina Guebuza se casou o Egidio Vaz teceu rasgados elogios ao Pai, considerando que tal Pa era um exemplo, num casamento que deixou o Pais atonito, considerando que foram feitos avultadas despesas, lembram-se?So o carro usado foi uma autentica fortuna, um Bentler num pais onde a economia esta longe de estar estavel ou seja numa economia bastante dependente a Familia Guebuza ousou fazer gastos enormissimos.E porque eu critiquei o seu comentario a volta de tal casamento, fui tacitamente Banido pelo Egidio.Hoje apresenta uma lista dos seus criticos...que triste atitude dum considerado renomado analista.
Comments
Sic Spirou assim, pode dizer-se que nao constitui verdade que o PR tenha feito referencia sobre este misterioso individuo em sede do Conselho Nacional de Defesa? ehhehe... a ser assim, eh uma mancha das grossas sobre o jornal...quanto a figura do Unay concordo que nao vale esse espalhafato todo sobre ele.
Like12 hrs
Jonas Malheiro Eduardo Sera k Vc é egidio vaz? Ou invadiu conta dele n me parece!! Por isso pretendo bloquear pk vc ja n é egidio vaz!! O analista verdadeiro!!
Like102 hrs
Rosmina Momade Porquê duvidas que não seja ele?
Like2 hrs
Maria Lucia Rodrigues Francisco Mas ser analista político não é apenas dizer tudo contra o Governo. É ser realista e pôr pontos nos iiiiis...... como se costuma dizer.
Like11 hr
Horácio Allan Costa Ele conheceu o Dr Vaz a comungar com as ideias da oposicao, e quando ele comecou a ver as coisas num sentido diferente do habitual, é conotado ou ensultado pela causa justa que alguns chegam a pensar que é outra pessoa. Tudo é vez vez!
Like1 hr
Manuel Jossefa Do que me lembro, do que já ouvi falar nos órgãos de comunicação ou outros foros como este, EV foi sempre ELE mesmo. Não entendo muito esta insinuação de estar num ou noutro lado.
Like11 hr
Jonas Joaquim Egídio Vaz este post ee irresistível. Fico escandalizado quando leio um jornal que vulgariza o Estado a troco de dolarzinhos que alguns vindores dãoao senhor Veloso sinceramente abrir o jornal com uma figura que atiça ódio sem medir os meios, só pode acontecer em Moçambique.
Alberto Pawandiwa Mas essa questão foi ou não colocada na reunião do CNDS? Se a resposta é negativa, a lei de imprensa prevê procedimentos adequados. Se a resposta é positiva, o jornal está a divulgar como notícia. Mais nada. Quantas barbaridades temos lidos em diversos jornais? Até porque este post tem o mesmo efeito que o, aqui, contestado.
Like130 mins
Juvêncio Flores Huuuummmm
Like2 hrs
Rafael Ricardo Dias Machalela Egídio Vaz, estou desde a manhã de hoje a procurar aquela tua publicação que fala do Unay. Faculte-me please...
Like62 hrs
Egidio Vaz Está aí
Like2 hrs
Egidio Vaz Procure a
Like2 hrs
Rosmina Momade Isto ainda vai fazer correr muita tinta
Like32 hrs
Narcísio Mula Concordo que se o Estado quiser encontrar o Unay pode encontra-lo, não acho que seja difícil, os dispositivos electrónicos são rastreáveis. Agora, muito do que o Unay escreve acaba por ser confirmado, eu disse bem: muito e não tudo. Ele pode estar a dizer números exagerados das baixas mas a midia oficial (não estou a falar da publica) também faz questão de omitir numero. Então nós os leitores só podemos fazer a média.
Like82 hrs
Lenon Arnaldo Kkkkkkkkkk
Like2 hrs
Lenon Arnaldo Essa da média também pode nos levar a números que não reportam fielmente a verdade
Like12 hrs
Narcísio Mula Não estou a falar exatamente isso. Apenas digo, se o Unay diz 300, os jornais e TVs dois dias depois confirmam confrontos ma falam sempre de dois ou três. Então podemos começar a ver que de facto o Unay tinha razão. Pode não ser verdade que morrem 300 mas também é mentira que sempre é um. Claramente os numeros nunca são verdadeiros
Like92 hrs
Angelo Francisco Alguém e' culpado disso tudo. Nao ha informacao oficial, o que leva as pessoas a consumirem o que aparece.
Like21 hr
Maria Lucia Rodrigues Francisco Já estou cansada desse tal de Unay Cambuana o tal de Moçambique Terra Queimada, aliado às potências de desestabilização..... não precisa procurar por ele...... a fruta que não se aguenta na árvore cai por si mesma...
Like1 hrEdited
Emmanuel De Oliveira Cortês "os que lêem Unay Cambuna não buscam informar-se de nenhuma novidade senão reforçar as suas crenças sobre a actual situação político-militar." Facto para ciyar Prof. Carlos Serra"DUVIDAI E INVESTIGAI".
Like12 hrs
Egidio Vaz Eu usei uma teoria e cheguei a uma interpretação lógica. E a sua, qual é?
Like1 hr
Emmanuel De Oliveira Cortês Egidio Vaz a minha teoria é que devemos investigar todas as informações dadas acerca da situação politico-militar, duvindo de tudo o que nos for informado, buscando conhecer a verdade. Mas como não estou no território nacional não poderei acompanhar de perto a situação
Like21 hr
Alberto Pawandiwa É isso Emmanuel De Oliveira Cortês. Se não há informação na midia, as pessoas acabam consumindo o que aparece. Por isso, a semelhança do que fazia a STV em 2013, deve voltar a acontecer para manter o cidadão informado. Receio que todos os que estão contra esse indivíduo passa a maior parte do tempo a visitar o seu mural.
Aderito Tamele Kkkk...ja comentei,e agora??
Like2 hrs
Tomás Queface "Nenhum cidadão moçambicano que usa as redes sociais podem escapar ao controlo dos agentes da segurança moçambicana. Nenhum". 


Esta informação não é correcta. Os moçambicanos podem sim navegar de forma tranquila no facebook sem que sejam apanhados pelos serviços secretos de Moçambique, vulgo SISE. Pela simples razão: "Facebook does not provide any government with 'back doors' or direct access to people’s data" e nem a Interpol e nem o governo dos EUA entram na história.

O Governo pode sim ter controlo dos serviços de voz, dados e SMS ao nível de Moçambique, uma vez que tem controlo sobre as operadoras móveis e de telefonia. Não é a toa que após as manifestações de 2011 correram para o registo dos cartões de telefone. Para além do mais, em casos extremos existem várias ferramentas como é o caso TOR que as pessoas podem muito bem usar para navegar de forma anónima em todos os websites da internet.

PS: O governo mandou cortar os sinais de voz, dados e SMS nas regiões de Save e Muxungue, possivelmente para cortar qualquer ligação para o exterior. É a única coisa que o SISE pode fazer ://jornalnoticias.co.mz/.../51763-interrupcao-nas...

Unlike91 hrEdited
Egidio Vaz Tomás Queface, o facebook não entrega dados. SIM. Mas facebook não é provedor de internet nem fabricante dos dispositivos. Estas duas coisas sao rastreaveis.
Like1 hr
Carlos Cunamizana È preciso ter capacidade p'ra tal. Quantos crimes não são desvendados só hoje que vão usar tecnologia pra encontrar Cambuma?
Like1 hr
Tomás Queface Concordo. Mas acontece que nem o governo e nem os provedores de internet tem como saber o que fazemos com os nossos dados de internet. Eles tem sim o registo das pessoas para as quais mandamos SMS e Chamadas de voz, os dados que compramos e consumimos, mas não o que fazemos com os nossos dados. Assim, o governo não tem um ponto de partida para apanhar um Unay Cambuna ou seja quem for. Nem o rico Reino da Arábia Saudita tem como. Eles limitam-se scaneando as redes sociais como Facebook e Twitter a busca de pessoas que constituem ameaça e prendem. Mas isso nunca através dos dados.
Like11 hr
Egidio Vaz Tomás Queface pa. Não se iluda
Like1 hrEdited
Carlos Cunamizana Moz transformando-se em corea do norte. Vacilou go to hall
Like11 hr
Emanuel Anti-Heroi Nkojola Acredito em ti Queface. 

Veja so, para identificar militantes do EI no twitter so os anonnymos (super piratas) conseguem (alguns). 
Ja vimos NSA (EUA) a pedir dados a fb e google para controlar certos individuos. Nao ê facil.

Like11 hr
Dino Foi Custa 147 milhões de dólares a plataforma, se MOCAMBIQUE comprou então melhor concordarem com o Egidio Vaz.

O número de internet providers são conhecidos, entram e saem pelo mesmo canal e servidor Septier nesse faz tremer toda uma nação no que tange às comunicações.
Já foi feito, muitas vezes e em muitos países, pelo autor destas linhas.

Like31 hr
Alberto Pawandiwa Então o que foi detido em Gorongosa como dizem, é ele. Assim o problema está resolvido.
Ricardo Xavier Se Unay é fofoqueiro o que dizer do NOTICIAS RM E TVM. Ntlha
Like52 hrs
Emmanuel De Oliveira Cortês Não vamos perder foco do tema em debate. Aqui fala-se acerca das abordagens no FB de Unay Cambumae não de outras figuras
Like12 hrs
Ricardo Xavier O foco é desinformação do Unay tal como o imaculado Noticias RM e TVM
Like1 hr
Ernesto Albino Ricardo esses só escolhem ver o que os favorece
Like11 hr
Sarifa Lucilía Bernardo Egidio Vaz voce nos ultimos dias tem feito abordagens fantasticas, sim senhora 


Like42 hrsEdited
Andre Jorge Chifeche Duvido tanto desta noticia sobre Unay Cambuma
Like2 hrs
Nelson Mucauro Está a exagerar sr Vaz.
Like32 hrs
Mauricio Guiamba Meu caro Egidio Vaz , não porque estou a favor destes tipos de post, eu estou mais preocupado com a saúde do país, 


Mas pelo que me recordo a anos atrás , você também comentava os post dele, opa fazer o que menos mandamos neste país apesar de sermos os ditos "patrões do nyusi " repito o país precisa de paz sem culpar ninguém,

Like82 hrsEdited
Elias Valente Langa Meus amigos o alvo é a paz.

Fico preocupado com presidente da república, que fica preocupado com um qualquer

Like2 hrs
Ireneu Bagao Falou bem
Like1 hr
Milagre Julio Manhique Manhique Dececionado c suas declarações.ou vc se aliou a corja!
Like42 hrs
David Moiana No fundo, os que lêem Unay Cambuna não buscam informar-se de nenhuma novidade senão reforçar as suas crenças sobre a actual situação político-militar. Permita-me sublinhar!
Like2 hrs
Rafik Abdala Que tal um chásinho de hortelã com uns biscoitinho de coco...
Like1 hr
Sergio Serpa Salvador Sabe, este Unay, me parece ser mesmo uma ''lenda''. Ora vejamos, ainda no final do ano passado, A. Tivana confirmara ter sido perseguido, detido e confiscado seus telemoveis, alegadamente, suspeito de ser, o tal de Unay Cambuma. Feita as tais invstigacoes, confrmou-se que, Tivana e Cambuma nao sao a mesma pessoa. E, agora o Canal, aparece-me com esta noticia. A pergunta eh: Cambuma eh um procurado ou nao?
Like21 hr
Tiago Valoi O que posso dizer meu caro Egidio Vaz é que de facto o nosso Estado é meio desleixado. Quanto a isso que não hajam dúvidas. Houve sim pessoas detidas por serem confundidas com esse tal de Unay Cambuma, e isso revela para mim as fragilidades por parte dos agentes de controlo. Se o podem deter com recursos a meios tecnológicos abundantes, porque andar a confundir pessoas inocentes? Aí esta a incongruência da nossa secreta. Pessoalmente não pensava que fosse tão trabalhouso investigar alguém tão presente nas redes sociais que nem Cambuma, mas vejo que de facto o nosso País precisa de mais anos para ter bons IT. Não me é muito viável confiar em ajuda externa porque nunca sabemos o que esses "parceiros" pensam. Quem lhe garante que não sejam esses a proteger pessoas que nem esta figura incógnita?
Like61 hr
Edson Zandamela QUEREM VENDER JORNAL MA NADA..............
Like1 hr
Eduardo Mazive Unay Cambuma tem a importância que tem por falta de informação oficial. O que nao se pode negar é que Unay já uma lenda!
Like101 hr
Eduardo Mazive E nao é insignificante nem anónimo!
Like31 hr
Cleto Goncalves Egidio Vaz. Estas sendo infelis quando dizes k se eles kiserem podem activar a inunterp, EUA Etc. E se ele tiver opoio.destes ou un deles. Penso k o canamoz fez e bem trazelo Unay a ribalta se bem k informa muita gente principalmente nos eventos , embora com números inflacionados ou nao.

Se nao fosse o Unay muitos ataques chegariam a nos 10 anos depois...e simultaneamente o egidio aqui cai., com o seu post do ano passado ou 2014 onde trazias um Cambuma de Gorongoza.... a verdade èk o chefe da nacao perguntou por ele e muitos de nos gostariamos de o conhecer...

Like41 hr
Abdulcadre Carlos Mudanisse pelas pelavras dele nao conhece unay cambuma..
Bruno Manhica Laice "Se o Estado quiser de facto encontrar Unay Cambuma vai encontrá-lo. Concordo e subscrevo na íntegra ilustre Egidio Vaz. A capa do canal tem motivos estomacais.
Like1 hr
Eduardo Mazive Please, explain!
Like11 hr
Carlos Mairoce Eu acompanho com regularidade os escritos de Cambuma. Não vou comentar nada em torno da figura, pois não sei e nem estou interessado em saber quem ele é. Mas a realidade é que boa parte das informações que dá chegam a ser confirmadas pelos órgãos de informação, e é claro, ele tem sempre dados que os outros não têm. Coincidência ou não isso não posso concluir. O que recomendaria aos leitores é uma leitura comparada e no final que cada um tire suas conclusões.
Like41 hr
Sergio Ribeiro Por exemplo?
Like1 hr
Carlos Mairoce Caro Sergio Ribeiro, dei a minha opinião, a página do tal anda aí acessível a todos. Não custa nada ir lá e fazer um estudo comparado.
Like1 hr
Kyd Figueira Por exemplo?
Helder Mario RESUMINDO

Ex de historias vividas no nosso quotidiano
Pai,frelimo
Nae_renamo
Filhos_povo
O pai bate a mae na presenca dos filhos.
1_Qual o respeito q xte pai vai espera dos filhos?
_Filhos vam dar razao o pai?
_Filhos vam vaiar o pai?
_Filhos vam acarinhar o pai?

Like1 hr
Sergio Ribeiro Grande baixaria desse jornal!
Like1 hr
Tiago Valoi  A desconfiança em todos os níveis é fundamental neste tipo de assuntos meu irmão. Unay Cambuna, embora polêmico e as vezes contraditório, apresenta alguma informação que merece uma análise séria. Informação as vezes vinda de dentro do próprio sistema. Ignorando o assunto das baixas do lado da FDS, as vezes levanta debates importantes, da movimentação das FDS. Como é que ele obtem essa informação? Se falasse apenas da Renamo diriamos que os seus patroes o fornecem. Náo havia mais problemas. E do outra lado, quem lhe dá as novidades em tempo recorde? Vamos desconfiar!!!!
Like11 hr
Tiago Valoi  A desconfiança em todos os níveis é fundamental neste tipo de assuntos meu irmão. Unay Cambuna, embora polêmico e as vezes contraditório, apresenta alguma informação que merece uma análise séria. Informação as vezes vinda de dentro do próprio sistema. Ignorando o assunto das baixas do lado da FDS, as vezes levanta debates importantes, da movimentação das FDS. Como é que ele obtem essa informação? Se falasse apenas da Renamo diriamos que os seus patroes o fornecem. Náo havia mais problemas. E do outra lado, quem lhe dá as novidades em tempo recorde? Vamos desconfiar!!!!
Like21 hr
Assane Issa Oi Egidio, fale com Veloso.
Like1 hr
Sergio Ribeiro Aquele assunto dos passaportes transformados em convite de casamento não foi fofoca desse senhor? Não andaram aí a difamar o chefe de estado dizendo que a migração parou de produzir passaportes porque um parente de Nyusi tinha esgotado o stock para produzir convites de casamento? Nunca dei crédito à este pseudónimo!
Like1 hr
Nkuyengany Produções CHIPANDE LEVA TIRO NO BRAÇO COM GUARDA COSTA DO NYUSI!


SMS:
Recebi esta informação segundo a qual não foi Nyusi que convocou o conselho da Defesa! foram os membros do conselho que chamaram Nyusi para lhe impor que pare com a Guerra, porque muita gente ia a policia e ministerio da Defeza questionar porque tem morrido seus familiares? e lhe impuseram que aceitasse as exigéncias de Dhlakama.
So que quando Nyusi vai comunicar o chipande este tira pistola e lhe diz: ou morre eu ou morre você se isso acontecer! neste precizo momento um dos guarda costas de Nyusi alveja o Chipande no braço e este, esta agora de tratamento na Africa do sul.
mas ha muita conscidencia mesmo hein! depois deste conselho da defeza ter anunciado que devía haver um breve encontro, entre Nyusi e Dhlakama dias depois o Nyusi mudou de discursos e Ja Diz quer Dialogo sem précondições!
Humm!!!

Like11 hr
Felix Antonio Mate Mentiroso e fofoqueiro se for verdade prove com factos.
Like11 hr
Edio Matola kikikikikikikii
See Translation
Like1 hr
Edio Matola no passado, havia sido raptado!!!
Like1 hr
Gildo Mauelele Outras coisas pah. Mas este jornal é qual mesmo? Eu chego a pensar k o tal UNAY é VENTO. Ele está em todo LUGAR DESTE PAÍS e ao MESMO TEMPO. VIVE FACTOS REAIS que qualquer outra pessoa NORMAL. Se de facto reporta APENAS BAIXAS das FDN, então a outra PARTE é imortal. Pena dos que ném sequer fazem uma simples análize da informação por ele trazida. Se de facto só ha BAIXAS das FDN, do que é que a RENAMO está a espera? Que tome logo o PODER A FORÇA usando esses HOMENS IMORTAIS que tem. Acho que a RENAMO deve ficar onde está porque SENÃO o CANALMOZ fica sem MAIS NADA PARA FOFOCAR.
Like31 hr
Joao Tomas Muando Ntlaaaa...
Like11 hr
Sergio Serpa Salvador So uma pergunta de curiosidade, Egidio Vaz. Pode nao ser um forum apropriado, mas, ja que levantaste ''o assunto Unay Cambuma'', esta figura incognita, acusa-o insistentemente de ter sido ''contratado'' por uma entidade nacional, secreta, com intuito de o identificar e possivelmente, captura-lo. Tens algo a dizer sobre isso?
Unlike21 hr
Avelino Namarrocolo Unay Cambuma deixa muita gente grande ligada as forcas de defesa e seguranca e mesmo ao partido frelimo sem apetite e sono. As informacoes que ele publica sao verdadeiras por isso virou lenda e tem muitos seguidores.
Unlike61 hr
Gildo Mauelele Egidio Vaz, parabens por essa análise. Faço a questão de partilhar. Quem anda a seguir o tal de unay, é problema dele.
Like11 hr
Euler Gente De Mocuba Está na hora da medicação dos jornalistas do Canal....deiam os comprimidos
Like1 hr
Carlos Cunamizana Lembre se que muitas vezes este nos deus informações em tempo recorde, claro que as vezes pode existir exagero . Diferente de outros governadores que desinforma o povo.... verdadeiros MAFIOSOS
Like21 hr
Felix Antonio Mate Força dr Vaz, os da renamo acham que ser analista é estar sempre a favor deles, por mais que estejam errados, os matsangas.
Like11 hr
Fernando Veloso Oh meu caro amigo Egídio, hoje acordaste com piada !!!... Abraço
Like61 hr
Edio Matola bem, a única duvida que tenho, é qual a garantia que o Egidio, tem de que o Unay, esta em Moçambique? O resto dos argumentos, são discutíveis, contudo, só me interessa entender essa parte.
Like31 hr
Stellyo Renovado nao se esqueca que as redes sociais tem servido a sociedade como alternativa de informacao, o que outras fontes como a TVM nao se da ao luxo de informar, e o Unay tem feito um bom uso das redes sociais.
Like11 hr
Arnaldo Tivana Este assunto de unay cambuma me da medo, por causa dele fui confiscado 1 computador e 2 telemóveis (1 S3 grande e 1 nokia ) espero que não venham me arancar ou confiscar o novo computador e dois novos telemoveis. Triste cenário que eu estou a passar por causa deste unay.
Unlike1041 minsEdited
Jose Eduardo Situacao chata a tua. Mas o que têm de comum para serem confundidos?
Like1 hr
Arnaldo Tivana Ele unay uma vez comentou que eu era ele e isso alguém aproveitou e me acusou no fb
Like11 hr
Egidio Vaz Recordo-me do sofrimento de Arnaldo Tivana quando isto aconteceu. Está aqui uma das pessoas que directamente ficou afectada com a fofoca de Unay. Ele arma-se de um bom renamista. Mas verdadeiros renamistas estão a dar a cara. Não se escondem detras de pseudónimos. Maldito aquele que acredita em pseudonimos porque dele é a desgraça da desinformação. Credibilidade não se constroi atrás de cobardia. Nunca.
Like41 hr
Emanuel Anti-Heroi Nkojola Poxa. Ridiculo.
Like1 hr
Marcelo Tavares Momade e quem veio confiscar o teu telemovel e comptador?
Like1 hr
Amilton Munduze Concordo que não se deva elevar um anónimo principalmente num assunto tão sério , mas a aproximação à realidade das publicações que ele faz lhe dão alguma credibilidade. Muitas notícias sobre os ataques as li primeiro nas publicações deste anónimo e só depois nos órgãos de informação credíveis. Talvez seja por isso que mereceu a capa do canal.
Unlike71 hrEdited
Eduardo Mazive Ninguém elevou Cambuma, de expontanea e livre vontade, foi necessário que o Unay mostrasse competencia, primeiro!
Unlike31 hr
Amilton Munduze O que vês na capa do canalmoz não é uma forma de elevação? Agora, se merecida ou não é outro assunto.
Like1 hr
Vilanculos Cláudio Vilanculos Egídio Vaz comentava as publicações de Unay Cambuma, e gostava muito bem. Por isso duvido k este seja o verdadeiro Egídio Vaz k faz essas publicações, por isso ainda tou investigando bem antes de bloqueiá- lo.
Unlike51 hr
Like11 hr

Esse ponto????
Kkkkkk
Fala alguma coisa

Momed Selimane Eu ja havia dito que temos um " fake " jornalista ao servico da Renamo....

Mas tambem é so ver quem tem comentado os posts dele,,, com um pouco de atencao pode se descobrir que sao pessoas com algumas limitacoes; nao preciso enumerar essas limitacoes.
Aqui nesta plataforma para ganhar seguidores é facil...
Fale mal mas muito mal mesmo, sobre o governo e o partido frelimo.
Diga que a renamo esta a matar muitos mas muitos piriquitos das FDS...
Isto é o que o Unay faz. sem precisar de exibir as imagens comprovativas, de tudo que ele publicita.
Mas lá esta, quem quiser assistir um filme de ficçao, pode ir a pagina do unay........
Fica dificil a alguns, para saberem ou perceberem que este filme é de ficção, se a produção do filme nao menciona, que o filme é sobre ficção.
Agora so pode estar a produzir mais um filme, sobre o Março.....!!!!! 
smile emoticon
 
smile emoticon
 
smile emoticon
 
smile emoticon
 
smile emoticon
 
smile emoticon

Like11 hr
Eduardo Mazive Unay reporta ficcao e até dementiveis com muita frequencia, mas acerta muitas vezes e em questoes onde ele é a unica fonte de informacao. Faz bem o PR querer ouvir o Unay, provavelmente daria um excelente agente secreto.
Like21 hr
Momed Selimane Eu sei que ha pessoas que sao formadas, algumas nem precisam porque tem o dom, para fomentar boatos e fabricar falsas informacoes, que se parecem muito com verdades.
Like1 hrEdited
Sergio Agostinho Egidio Vaz esta com ciumes, gostaria que fosse a foto dele.
Like31 hr
Max Lee Assim como DHL, eu sempre disse, cambuma tem sua audiência... Pessoas que sofrem como ele... De frustração e ódio de desenvolvimento dos outros.
Like21 hr
Abel Zico Max Lee concordo que tal como DHL o Unay tem os seus seguidores, talvez ate sejam os mesmos seguidores, mas nao concordo com a sua parte final qe diz que sao pessoas que sofrem de "frustracao e odio de desenvolvimento dos outros"...Quais esses outros que desenvolvem? Menos de 1% dos 27 milhoes de Mocambicanos? Analise todos aspectos ligados ao desenvolvimento economico e social do pais e depois reflita sobre o que disse...Nao ha desenvolvimento dos outros mas apenas de alguns, e o problema nao 'e esses alguns estarem a desenvolver, nao haveria problemas se o fizessem por merito e trabalho proprio, mas 'e estarem a fazer a custa da desgraca e empobrecimento da maioria...Talvez a causa de seus seguidores seja sim a descrenca sobre o tao publicitado desenvolvimento ou futuro melhor, vendo que o tal futuro melhor so vai para um punhado de gente que retira e rouba tudo. Comecas bem mas enfraqueces a ideia no fim... Acredito que particularmente Dlhakama poderia ser um Sr. rico se o quizesse, teve tudo para se-lo e para ser uma das pessoas metidas em todas negociatas. Ele pode ate nao estar a saber fazer devidamente a sua luta mas que tem uma causa tem que esta ligada realmente ao povo.
Magid Manjor Acho quer fama de Unay Cambuma,mas nao vai ls chegar
Like11 hr
Augusto Dias Amigo Egídio Vaz ainda não se acredita que esse tal jornal não passa daqueles jornais sensacionalistas que visa fundamental o público confuso que não questiona o que lê?
Like1 hr
Sergio Agostinho Desta vez o Egidio Vaz foi infeliz, esqueceu que estamos num regime e as vezes dar a cara pode custar a vida.
Unlike41 hr
Cremildo Massingue "Cambuma é um cobarde, esconde-se atrás de pseudónimos e por isso não é digno do mesmo destaque que se dá por exemplo, àqueles que se entregam de corpo e alma e de peito aberto à causa da democracia".
Like1 hr
Emanuel Anti-Heroi Nkojola Este regime nao presta.
Carlos De Sousa Tivir Para o seu conhecimento, muitas das (des)informações reportadas por ele tem 90% de verdade. Assim como o ilustre Egídio Vaz tem as suas fontes, eu também tenho as minhas que nunca se quer ouviram falar de Unay Cambuma e confirmam os acontecimentos relatados por ele.
Like21 hr
Saul Valoi Concordo egidio.uma figura parva este tal una....
Like1 hr
Américo Matavele Unay não é uma pessoa física. É uma conta que é acessada de vários quadrantes do mundo, com destaque para Mo, África do Sul e Portugal. Ultimamente tem sido também utilizado a partir da Ásia. Um conhecimento mínimo de rastreamento no Facebook da te, pelo menos estes resultados. Se o Estado quisesse o tipo ou os tipos, há muito que já estavam off.
Like41 hr
El Patriota Eish mano Américo? Essa ladaínha de novo? Porque é que não capturam os gajos então. Queremos ver quem é que são? Dói ler sobre aquelas coisas, aquela forma bonita com que manuseam a língua e não poder conhecer o autor,para pelo menos pedir um autógrafo!
Like458 mins
Rogerio Antonio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Like147 mins
Marcelo Tavares Momade americo esta diser que tem um conjunto de pessoas criando fantasias sobre a crise politica do pais? usando a pagina unay cambuma? organizaram-se no intuito de criar boatos
Emanuel Anti-Heroi Nkojola Autografo kkKk
Egidio Vaz Cambuna, o original, existe em carne e osso. Eu já o denunciei mesmo aqui, há um ano. E justamente em Março.
Américo Matavele Sim! Eu sei que existe um gajo que existe um Adm a tempo inteiro, mas já está descentralizada a página.
Like14 minsEdited
Marcelo Tavares Momade Egidio Vaz essa pessoa que denunciaste como se chama?
Francisco Maingue Jose kkkkkkk. so me resta rir.
Like8 mins
Emílio Mendes Grande informador da realidade apesar de ela ser dor para algumas pessoas. Este homem e surpreendente com as suas informacoes.
Like1 hr
Emílio Mendes Ohhhhh Vaz, podes me dizer quem atirou a queima roupa contra o academico Gilles Sitac.
Like21 hr
Egidio Vaz Nao sei.
Like1 hr
Gildo Afonso Meus irmaos, em Moçambique, quem fala verdades é visto como um individuo altamente perigoso à segurança do Estado ou ao partido frelimo, ou um outro órgão ligada estes. 

Porque é que estamos contra o que o Unay Cambuma diz ou pública? Se nem a imprensa moçambicana informa-nos disso?
Não sou defensor de partidos mas parece que as pessoas não querem aprofundar conhecmentos e acreditarem o que é verdade repudiando inverdades. Temos que pensar na paz e solução para muitos problemas que temos. O nosso governo está abatido psicologicamente mas deve seguir em frente em debater ideias e não em limitar-se em perseguir pessoas.

Like31 hr
Yazalde Ibraimo Daí, não concordar que um jornal de prestígio se preste a este trabalho... Até onde o sensacionalismo vai. Mas também não é de admirar...
Like11 hr
Mamade Abdurremane Mamade Este problema acontence Quando os politicos tentam controlar a imprensa para falar o que eles querem. Hoje as pessoas recorrem as redes sociais embora no meio de mentiras e fofocas e boatos Vao acreditando. No brasil foi detido o representante do whatshap por negar dar informacao sobre contactos de criminosos. Que se bane o facebook ou as redes sociais. Hoje e dificil controlar a informaca
Like1 hr
José de Matos Se a comunicaçao estatal nao fosse frelimizada certamente que nao haveria espaço para alguem como o Unay Cumbana, a informaçao seria acessivel !Numa democracia funcional a informaçao flui livremente, nao é complementada pelo Facebook!

Parece que nao é assim tao facil apanhar o Unay, ja tentaram varias vezes, mesmo com ajuda de informadores, mas sem resultados, apesar da intimidaçao e de algumas prisoes!
A foto do que vem na capa é a de Andre Matsangaissa, mas que eu saiba é a foto do perfil do Unay!
O ponto é que alguma informaçao dada pelo Unay, tirando os exageros, devia ser providenciada pela comunicaçao social e se na verdae fosse tao facil apanha-lo ele ja teria sido apamhado ha muito tempo! A nao ser que as autoridades sejam extremamente incompetentes!

Unlike628 minsEdited
Francey Zeúte O meu amigo José de Matos sempre a sustentar. 'E interessante seguir a sua linha de pensamento sobre este assunto. Parabéns, pela analise.
Like155 mins
Egidio Vaz Ilustre, se quiser atacar a comunicação estatal esteja a vontade. Mas que a substitui não concordo. E nem faz sentido.
Clasmen Sulate Num estado democrático o ideal seria colocar as Instituições que emitem licenças aos tais jornais, radios e Televisões piratas ou que difundem a contra-verdade. O problema é que NAO HA CENSURA mr. Egidio.
Like1 hr
Isac Manjate Literalmente as FDS tem mais um individuo a procura-lo, Unay.

Precisamos aceitar que apesar do exagero númerico das baixas das Forças governamentais, ele incansavelmente traz a luz a realidade do que se vive na zona centro. Coisa que nenhum canal televisivo o faz.
A Stv que fez uma reportagem transversal desta tensão politica-militar, caso "Refugiado", veio um acéfalo governador a desmentir o que se vive e das reais causas dessa emigração.
Bem haja os incógnitas como Unay, pelo menos nos despertam de modo a ir a busca da verdade tácita da (des)informação que ele traz.

Like11 hr
Egidio Vaz O jornalismo guia-se pela disciplina de verificação. O que Unay diz nunca foi verificado por um outro orgao independente. Não venhamos com graus de mais ou menos. É ou nao é. E ponto final.
Like21 hr
José de Matos Egidio Vaz , e porque nunca foi verificado ? temos de culpar quem ?
Like155 minsEdited
Alexandre Vaz Meu chara sabe que os orgaos de informacao estao proibidos de fazer confrontacao destes informes.
Ireneu Bagao Tenho duas perguntas:

1.NÃO ESTAMOS A RESTITUIR A PAZ POR CAUSA DE UNAY?
2. UNAY É UMA PREOCUPAÇÃO PARA O PAÍS DO QUE A PAZ?

Like257 mins
Caly Aquário Quente Se o encontrarem aconselho ao governo a pô-lo como director do GABINFO, esse sr traz notícia fresca, nua e crua, antes d a maioria aki saber ele já stá a informar uki se passa alias, ele é o primeiro a reportar depois os demais credenciados, analistas, G40, lambebotas, etc...etc...

Egidio Vaz axo k ficou cm ciumes do destaque merecido, a tempo k tinha k ser capa d mtos jornais e ai inverteram, o jornal devia tbem dizer k informa-se dele e dai escreve...
Força Unai.

Ernesto Albino Força senhor Vaz daqui a nada chegas lá avante pá acessória do senhor presidente
Ahlupale Próprio Amakhwapa No meu ponto de vista, Unay Cambuma está mais para romancista militar que para repórter de guerra. Os seus relatos são fruto da imaginação de um lunático, regionalista e tribalista que sonha em ver realizado o sonho de um Moçambique Dividido e em decadência. Se o que Unay reporta fosse verdade, hoje Moçambique não teria exército algum, estariam todos mortos!
Like146 mins
Luis Teles Gamboa Um esforço desnecessário pois o Cambuma é alcançável... Hehehe
Marcelo Tavares Momade como alcançar?
Issufo Issufo Unay Cambuma é um guerrilheiro da informação para quem ainda não reparou.
Like343 mins
Rui Ribeiro Esse desinformador sem escrúpulos! Esta na hora de ser identificado e ter o tratamento VIP que bem merece. Grande agitador, esse mentiroso!
Kembo Sunay Este post pode não ser comentado por ninguém. Mas parece-me exagerado promover uma figura "incógnita" e medíocre a custa do Presidente Nyusi. Para começar o Canal é um jornal de prestígio premium para mim (e continuará a sê-lo) e por causa disto não me pareceu lógico promover um fofoqueiro de baixo jaez e ainda por cima "incógnito"
Kembo Sunay Esta é a sua Opinião como Cidadão Moçambicano.
Benjamim Muaprato "Este post pode não ser comentado por ninguém"Será que li/entendi mal?
Egidio Vaz Caso fosse irrelevante. Tem muitos posts hoje que só têm um like...do autor
Like122 mins
Percina Das Neves Neves Meus Parabéns ao Canal de Moçambique

Uma pergunta só ao Maninho Egídio Vaz 
Bloqueiaste algumas pessoas porque achas que estavam a te insultar e para si não é liberdade isso.
Porque não respeite abordagem do canal de Moçambique?
Também no jornalismo aceita se ocultar as fontes de informação, quem sabe que o proprios jornalista conhece o tal de Unay.
Também o Jornal nos informou e ficamos a saber que o presidente Nyusi está preocupado com Unay 

Eu estou preocupada com TVM e RM, Empresas que suportamos atraves dos nossos impostos.

Like132 minsEdited
Miguelito Wa Deolinda Gostei. Uma dança nao falta
Braimo Bush Para mim o importante são os dizer dele "unay" e nao aspecto físico dele, quem está com ciúme do Unay Cambuma, o prpblema é dele.
Like336 mins
Egidio Vaz Figura (feminino no singular). Personagem (masculino no Singular)
Curriculo Ensino Egídio Vaz, para senhor ter certeza dos acontecimentos, viaja tem tudo para despertar o povo.
Like236 mins
Egidio Vaz Eu sou investigador e viajante. Ninguém me engana sobre Moçambique. Ao contrário dele, que circula num raio fechado de 200 km
Melody Obc Eish pessoas pha.... ove-la!!! um academico que se prese, deve ter neutralidade axiologica. Deixem o cota Egidio pensar e se expressar avontade. Kkkkk isso e' que anima, de repente FRELIMOOO e os frelimistas, yaaa esse e' nosso. De repente Renamoooo e os renamistas, ya esse e' nosso. Pensa Dr Vaz, Pensa.

Sem comentários: