segunda-feira, 14 de março de 2016

Beatriz Buchili e a caça às bruxas!


Fiquei magoado com mais esta exibição grotesca da insensatez e da baixa qualidade humana da Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili. No dia um de Março, data da abertura do ano judicial, ela disse, perante juízes, magistrados e alguns conhecidos juristas da praça, que é dever de cada cidadão controlar o que o vizinho faz e na eventualidade de ver alguns sinais estranhos- diga-se sinais de enriquecimento não devidamente justificado- devia queixar-se ao Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC).

Tendo em conta a forma como a lei funciona neste país, não entendo como é que uma pessoa mentalmente saudável pode dizer o que a Procuradora-Geral da República disse. Soa a insulto aos moçambicanos. Com este tipo de intervenções, Beatriz Buchili está a faltar com o respeito a si própria.

É que com este tipo de atitude, a Procuradora-Geral da República está simplesmente a fomentar a intriga. É isso mesmo. Na possibilidade de alguém não gostar do seu vizinho, tendo este acabo de comprar um carro Toyota Runex
pode, por exemplo, dirigir-se ao GCCC queixar-se dizendo que o vizinho está a mostrar sinais de riqueza. Ou seja, isto vai visar muito mais o pobre cidadão do que os verdadeiros corruptos.

No meu humilde entender, parece que Beatriz Buchili está infiltrada na Procuradoria-Geral da República para sabotar esta instituição por dentro. O que ela disse não é digno de um alto magistrado do Ministério Público. Está a desviar atenções. Está a dar-se por vencida pela grande corrupção e quer virar o foco para o pilha galinhas.

Em 13 anos e meio que fiquei preso na BO, os únicos processos de grande corrupção que foram julgados são: o de Diodino Cabanza (aerporto)e o de Almerino Manhenje. Também o desfecho não foi dos melhores.

No caso do rombo ao Ministério do Interior, em que o acusado era Almerino Manhenje, o processo foi mais político do que outra coisa e o então ministro acabou sendo condenado a uma pena leve. E anda ai a desfilar como quer.

A Procuradora Ana Maria Gemo anda no GCCC há muitos anos. Nunca prendeu ninguém. Denúncias sãos tantas que lhe chegam às mãos mas ela senta por cima dos processos: perguntem-na sobre a EMATUM, desfalque na EMOSE, INSS, mCel,LAM e tantas outras empresas públicas. Alguém foi responsabilizado?

Portanto, o discurso de Beatriz Buchili não teve mérito nenhum. Teria saído bem na fotografia se tivesse calado. Eu, Nini Satar, serei o primeiro a prestar a queixa como a Procuradora-Geral da República sugeriu. O então ministro da Administração Estatal, Aiuba Cuereneia, comprou uma casa na Sommerschield II por um milhão e meio de dólares. Peço para que seja investigado onde é que arranjou tanto dinheiro. Sei eu que funcionários governamentais não ganham tanto assim para se darem ao luxo de pagar tais quantias por uma casa.

Se Beatriz Buchili e Ana Maria Gemo tiverem coragem de investigar este senhor, aí, sim, podemos denunciar os nossos vizinhos que têm bicicletas, motorizadas, Vitz, Funcargo sem trabalhar em lado nenhum.

Não nos venham com discursos cujos maiores prejudicados serão sempre os mesmos: o povo.

PS: Todos nós sabemos que o povo moçambicano, grosso modo, é humilde até na sua maneira de pensar. É por isso que digo que os pronunciamentos de Beatriz Buchili podem causar certo reboliço. Imaginemos que alguém, por invejar seu vizinho, vá queixar ao GCCC dizendo que este é corrupto só porque de algum tempo a esta parte lhe tem visto com calças ou sapatos novos? Não vamos ter no GCCC uma pilha de processos sobre intrigas quando o que se pretende na realidade é prender os verdadeiros tubarões? Acho que a Procuradoria devia servir de exemplo, prendendo os grandes corruptos. Talvez, desse modo, ajudar-nos-ia a denunciar o vizinho que efectivamente, sem trabalhar em lado algum, começasse a emitir sinais de opulência.

Cumprimentos: Nini Satar



Comments



Bernardo Sumaila Mariana Thai Comcerteza que ela irá fomentar intrigas sim..


Mestre Capemu Caró Agiu de má fé...com suas palavras a procuradora!!!




Fraga Nhantumbo Lamentavel


Damiao Cumbane Eu nunca deixe voto de confiança a esta PGR. Sempre julguei que Guebuza tivesse montado aquela instituiçäo para a salvaguarda dos seus próprios interesses na sua saga devastadora e de assalto ao bem comum. A PGR pode começar com a filha deste que com tenra idade é o que é: Quando e onde trabalhou? Quanto ganhou? Quanto acumulou para ser o que ela é hoje?


Lamarck Samuel Guila Vamos investigar Senhora Procuradora Geral da Republica, vamos, esta ai o desafio, ou querem os ditos alvos parasitas, falo dos visinhos que tem bicicleta a uma semana..Essa me tocou.....


Damiao Cumbane Quis dizer " nunca dei..."


Simon Cossa Nao vejo nehum trabalho posetivo que esta procuradora faz ou ta fazendo!


Nercio Clidio Fernando Good ent um individo k ne eu k tenh dois caritos ja staria na mira de ser investigado. Iso é um cumulo


Lamarck Samuel Guila Um PGR deve ser alguem com pujança meus senhores e senhoras. Não vejo nada mas nada de PGR


Holden Macuapa ELES NOS IGNORAM。。MESMO QUANDO MOSTRAMOS K STAO ERRADOS。。MAS ESQUECEM K SOMOS O PATRAO


Artur Jordao Mufume Perdeu a oportunidade de ficar calada


Ian Gulamo Na reportagem da stv de hontem..
Vi uma reportagem de um irmão que tirou a vida do outro por alegada feitiçaria do filho. O indivíduo conta a reportagem que o irmão estava a enriquecer por poderes subnaturais, a abrir moageiras tudo com o esforço do sobrinho segundo os curandeiros. 
Acho que a procuradora quer um cenário desses no país. Pessoas que não trabalham, e que não acreditam que os outros possam conseguir.
Lamentável...


Guto Antunnes Lastimável , me abstenho de tecer algum comentário sobre tal facto


Paulino Ricardo Munguabe A onde nos vamos com esse comportamento inademissivel ....um abuso exarcerbado do poder


Pato Ga Duna Mesmo eu k n entendo nada sobre essas coisas percebi que a procuradora foi infeliz ao dizer akilo. Quer k o meu vizinho me odeie so.
Eu n vou denunciar ninguém k se dane ela. Ainda kero boleia dos meus vizinhos


Macedo Dzimba Belas palavras




Zito Muchanga essa senhora nao deve estar bem.sao tantos casos de corrupcao que assistimos dia pois dia e ela finge que nao ve.acho que e triste quando essas palavras sai de uma procuradora.


MJacinto Boss Coitada dela ela nao keria falar akilo mas como alguem lhe pos ai ela so deve satisfaçao a essa pessoa.. Ela nao é independente.


Jose Maria Governo colonial foi o melhor,sem duvidas


Lourenco Sebastiao Gostei nine esso pra mi e mesmo uma palhaçada 
Tem um tal de jornalista ou mesmo apresentador de TV miramar (balanço geral) qe tem mantido o dedo nessa mesma tecla a dizer qe temos qe controlar os nossos vizinhos 
A ultima qe o tal aprontou foi de cadelo (ESTENCAO) qe algumas maes ganham dos filhos qe nada fazem temos qe demuciar isso e uma palhaçada qeria estar perto dele pra li morder o nariz d palhaço -cabelo estamos a falar por ai trez a cinco mil a qem ontem um milhão e meio de dolar esse so pode ter licença pra robar ate não falarem dele

Nini estou contigo


Osman Mozfashion Nini to a gostar, tu tens um fio de pensamento muito amplo.
Tens uma forma de ver as coisas de maneiras diferentes e positivas. A PGR quer instrumentalizar-nos a fazer coisas que prejudicaram-nos, onde é que já se viu eu denunciar meu vizinho porque esta mostrar-me sinais de opulência?

Se fosse assim já teriam me chamado inúmeras vezes pra justificar as coisas que tenho porque tenho indivíduos ao meu redor que me invejam. Porque nem todos nos querem ver bem. Entretanto a PGR foi muito infeliz ao preferir esses palavreados.


Amyss Pial Obrigado Momade Assife Abdul Satar por se expressar em nome de muitos (povo) nós outros não temos a iniciativa e coragem de dizer isso Tudo .mesmo com razão mas ficamos com um certo medo de perseguições por parte dos TUBARÕES.


Amancio Benedito Rebelo Florencio Deve ser por isso estao banindo o saco plastico preto. Assim ja nao sera possivel esconder qualquer coisa que seja mesmo um frango vivo. Que horror!


Hélder Manecas Noé Mucavele Óbvio que foi infeliz, si for o inverso quem irá denúncia lá?




David David Isso mesmo Momade Assife Abdul Satar, à ideia é fomentar intriga entre vizinhos e os verdadeiros corruptos impunes e protegidos a não justificar donde provem tanta ostentação


Endo Atumane Boa observacao mais uma vez.. kota Nini.




Antonio Salomao Mpfumo Mais Que claro


Hag Papy Ficou o essencial


Vilanculos Cláudio Vilanculos Khikhikhikhi mas essa PGR pha?? Denununciar quem comprou um Vitz e Funcargo???
Isto é uma aberração pha??




Emerson Selmente Totalmente de acordo


Sebas Sebastiao nao é a corrupção de polícia, professores, hospitais, etc. que vem dando cabo da economia mais sim a que comeca dos derigentes do topo. nao deve haver duvid disso e atiram a culpa aos pilha galinhas. essa geracao dos 8 de Março e combatentes ja nos ganharam


David Salomão Nini, es muito atento.


Álvaro Xerinda Expulsaram o colono para para piorarem a colonização dos moçambicanos. Essa PGR não conhece o seu papel


Elvino Atanasio É uma barbaridade nao teve vergonha mesmo falando isso ou seja ela nao tinha nada para dizer , querem ver vizinhos nao se falarem por causa dela q vive o lucho que talvez né oportunidade de ver o vizinho nao tem porq esta rodeiada de riqueza, os pobre tanto se etendem e se comprimentam dia pois dia porq sempre a troca de favores se emprestam faca ate se dao sal oque cm ela nao acontece nos deixa em paz cm a nossa pobreza e com o pouco q consiguimos.


Lloyd Da Ancha Inacio Sra procuradora segundo o filosofo platao as palavras velem prata mas o silencio vale Ouro e no meu entender a sra é uma excelente poetisa de boca fechada.




Sanny Juma Obrigado sr. Momade Assife Abdul Satar, por as palavras desses malditos corruptos, apesar que eles não tem vergonha mesmo com as mensagens, mas você é o nosso advogado seja indirectamente.


Viriato Junior Meus compatriotas não vamos aceitar k os nossos dirigentes venham as nos usar para fins próprios,pois xtam todos cheios d dinheiro e ninguém denuncia o outro nós por ter biscicleta temos k justificar,são entrigas entre nós mesmos.


Celso Rafael Raimundo Bem pensando sr nini


Beto Nhuana Dos Maya E a vida que ela leva, será que o salário dela compensa???


Cristiano Manejo A critica foi pra valer e colocada no momento oportuno.#Grande_Nini_Satar


Kanarere Canpeao Nomala Ela disse o k nao disse. Maluca. O k acham senhores, estao aqui pessoas com capacidade invejavel mas nao sao promovidas. Este governo k ascende poder de eleicoes sem editais so elege para lugares cimeiros park a suas putas. Para defesa de economias. Como vao julgar corruptos se sao primeiros?


Tomas Xerinda Comentario pra que...


Tony Pedro Sibia Sem dúvidas


Zawira Kaera Meu Visinho comprou termo acumulador e una geleira grande.... O que faco?


Neusa Dausse Amei o batoo


Muhamed Carlos Assane Como temos vizinhos, desde Sua excelencia Presidente da Republica ate ao cidadao mais dsfavorecido.

Força Senhora Buchile


Unimoz Anjura Anjura Estas palavras, mostra nos claramente que essa senhorita e' incompetente e o discurso escrito por outro ela só vai ler, no fundo no fundo não percebe que ta se suicitar.


Victoria Mauricio Esse pais esta entregue a sua sorte...


Zawira Kaera Este país.... Denunciar Visinho.kkkkkk


Alberto Amur Brothers tirei chapéu afinal ser lambebota as pessoas saem a ganhar








Alberto Francisco Saia Obrigado nini satar....grandes ladroes estao la no governo,intocaveis e arogantes com o povo...sao os colonos do pais!


Nito Americano muito certo...a dizer isso cinto q os nossos dirigentes é k sao a contituc da republic porke se formos pegar nas leis da contituc é uma aberracao ser deturpada...dispenada ao belo prazer dos dirigentes que disviam agenda de um estado...tenho nojo de ter nascido num pais q os governantes sao na amaioria visto como lei.


Victor Samo Kikiki


César Bagão Com certeza, ela foi muito infeliz. Devia fazer uma nova abertura e reaver akela expressao de vigilancia de vizinhos. Primeiro sejam voces vigilante de voces ai no top. Depois nos tambem seguiremos entre nosh. Pk prejudicar uma pessoa que se esforssa e favorecer um grupo que apenas se usufrui dos esforssos do povo.


Victor Samo Uma salva de palmas ao senhor Nini Satar


Jefferson Saize No mundo existem 2 tipos de pessoas a serem combatidas que passo a citar: homem camelo aquele que aceitar tudo o se diz, e o segundo aquele que se impõe a força homem leão. mais existe mais uma a criança inocente que aprende tudo no tempo adequado, mas vale estar calado que se colocar a tal aspiração, senhora procuradora se enquadra no camelo pois faz simplesmente o que lhe mandam e quando terá a sua própria autoridade, sejas tu mesmo e não um pau mandado para dizer o que os outro querem ouvir. Em meu dialecto diz-se " Kunhara kuno kuenda kutaura"


Ahamada Rehane Ixo aí Nini....,exes eq n faz desenvolver moç . principalmente o nosso partido q é A Frelimo tdos q xtao a frente ide (corruptos )nota 20 Satar


Carlos Cunhafa Grande Satar


Juma Basilio A prouradora perdeu NORTE!!!!


Nelson Sinai Chauca A mesma procuradora diz que vai abrir processos relativos aos ataques verificados em Muchungue e Nhamapadza.... Gostaria de ver ate onde vai esse processo


Nazir Daudo palavras sabias.




Sergio Chongo O meu vizinho esta eriquecer porque vende cocos e o outro vende cigarros nas paragens de auto-carros. Nao quero lhes prejudica-los mas se o Guebas e outra companhia limitada fossem meus vizinhos, entregava-os a Buchili. Serak ela processaria os?? Duvido...caso EMATUM como referenciou o Nini e outros ja foram arquivados!!!


Eufrasio Joao Palavras sabias Nini Satar. Temos k pensar antes d falar bujarda


Christopher Milange Milange Sacanagem e pouca vergonha! Exigem justiça enquanto ele vive na opulencia arrecadada injustamente. Considero o este pensar de Nini como a forma mais nobre e Todos nós moçambiacanos deviamos tomar está atitude critical, nobre e virtuosa. Não é aceitar tudo logo à primeira. vista. A virtude não é pra qualquer um, é um Dom especial que só O Altissimo Omnipotente dá aquem merece. E tu Nini mereceu este Dom e nós nos servimos disso, pra abrir a Mente e ver o que está oculto.


Enio Jorge Malema Post deste cidadao paro para ler pk sempre tem um valor acrescentar parabens #Satar


Feliciano Matsinhe papu recto


Vicente Benete Kkkkkkk nini eu entao to correr riscos pork tenho vitz nao trabalho




Merinho Cabral Verdade nao podemos nos intrometer nos quintais Nini tem muita razao


Tsala Muana Beatriz Buchill pensa que esta na 24 de julho de calcinha


Merinho Cabral Alguns acessores escrevem depois pensam devia ser o contrario


Fortuna Dalice Manguinde Junior Verdade Nini. Ate ai ela falhou.... Porque procurar saber vida.do vizinho?


Merinho Cabral Afinal ela nao tem revista pra ver uki ta la escrito


Doutor Maximo Maximo Tá aí,mais uma vez ganhaste me,gosto da sua maneira de cuspir as verdades sem espinhos,já estamos cansados de ser enganados por esses bandidos,mentirosos, ladrões e assassinos.Apoiado Satar


Amilcar Julio Samuel Tovel Eu gostaria que ela desse exemplo de um grande barão do partido afinal que tem o poder de investigar e ela. o que ela não pode fazer e rir do pacato moçambicano que tanto luta para ter o mínimo para comer.





Fenias Macupe TODOS APOIANDO O NINI E NIGUEM SEGUINDO O SEU EXEMPLO DE VERDADEIRO MOÇAMBICANO CANSADO DAS INJUSTICAS... QUERIA EU TER 10 NINI SENDO UM EM CADA PROVINCIA...


Ramos Domingos Concordo plelamente


Lucas Rangisse Correcto, penso eu que as pessoas devem ter muita atenção ao fazer seus discursos de modo a não ferir o povo, isto não foi discurso nenhum, na minha opinião seria muito melhor que não tivesse aberto a boca do fala asjineiras, esquecem se que 90% do povo moçambicano e académico analisam as coisas afincadamente. Alguém com pequeno aviário de venda de galinhas tem que ser denunciado pelo vizinho. que atitude é essa. Isto foi muito mais para fujir daquilo que são as criticas sem solução que o povo faz, sobre os casos que estes expõem.


Christopher Milange Milange Verba volant sed scriptum Manet! Isso fico gravado no meu anal! A verdadeira aula de sapiencia dada à Alta magistratura do País!


Amelinha Melinha Melinha Concordo plenamente


Zacks Caetano porq eq a tal ainda ped denuciaa enquanto nao consegue resolver nem uq tem..porqe nao prende guebuza,chang,maleiane e a companhia q deram um CHEK MATE o confre do estado e dexaram o pais entregue a a fome..


Issufo Zubaida Tou sem palavras,perplexo...Eihhh muito forte Nini...


António Mandir João Mais não disse pois tenho dito, muito obrigado pela advertência caro Nini Satar...


Phaculada Phacule Você è maduro Mano....give respect




Taurus Pondja Give them what they deserve...Ver tradução


Adremo Ali Doi. Doi


Xavier Boane EIS AK O MACHO DE MOZ, COM 3 culhoes,K FIKE CLARO,COISA K NENHUM MAGISTRADO DO MP DEMONSTROU ATE AO MOMENTO! RESPECT


Salvador Mandlate Mataram o socialismo, mas ainda estao presos...acordem este e" o capitalismo q preferiram, deixem as pessoas enriquecerem a vontade!


Jose Augusto Simango kota Nini....ha alguns meses...venh lendo as suas publicacoes....sempre a pergunta k m aparece e seguint.....sera k Nini e jornalista ou ja passou n xcola se jornalismo...pork vc xcreve melhor d k os proprios jornalista da praca.....linguagem bem clara...sem insinuacoes....


Mateus Joaquim Mutembué O unico que teve coragem de marcar falta ao seu superior, auto criticar o seu Governo...... é Samora, pessoa que merece um estudo para ver quando um igual aparecerá aqui no moz, não desta que tubarões de currupção serão colocados no xadrez


Nádia David Agostinho Esses querem tapar falcatruas deles.
Faz favor procurem corruptos, porque assuntos de quintais resolvemos na hora.
Procurem corruptos que andam a vossa atrás ou na mesma direcção.


Adelino Sergio Isso tudo a culpa e do presidente da república ....aqueli só fala merdas si eli retirou o comandante geral da república porque qui não pode tirar esse procuradores drogados e por isso qui o Jorge khaun não dava em conta o que a procuradoria mandava .....isso ante da vergonha de ser moçambicano


Adelino Sergio Por mi a pessoa qui Devia eleger os comandantes , procuradores, espector da PIC . devia ser o povo só para ver todos qui fazem o seu trabalho como deve ser são retirado do cargo superior


Raimundo AmaDeus So País virá melhor se e se..... nao falei nada...


Carlitos Mario Marii Nota 10 papa


Cassam Gafur I nvestiguem o Pompa Fanhana.


Mdesta Julio Nini eu vejo sempre as suas mensagens. Sinceramente qero parabenizar vce por seres o que muitos de nós não conseguimos ser. Não é fácil porq vivemos ameaçados, com medo de falar. Sabes eu te admiro e dizer que tua capacidade mental é enorme. Meus cumprimentos


Evanex Saboroso ENQUANTO ESTE ORGAO NAO FOR INDEPENDENTE palha alguma sera atissada aos verdadeiros DELAPIDADORES do herario publico...Se o Presidente da republica sempre nomear um PGR sera um fracasso...vejam o Brasil o LULA esta pendurado na calcinha da Dilma...caso lavo Jatooooooooo


Elias Cossa Nini você é um monstro de inteligência quanto às suas análises.obrigado


Milton Zum Meu grande Camarada Nini reconheço a sua sabedoria e profundo conhecimento sobre a máfia e disordem de Moz. olhando para o sofrimento mútuo que vivemos e viveste( por repensar ) continuando. tens muitos admiradores e pessoas q te vê como inspiração. qual é a solução como povo em relação aos governantes de modo a suprir se à nefasta e lamentável dor que carega o povo humilde e passivo . e Se tivesses autonomia de derigir o país por onde comessarias a resolver as coisas de acordo com ha realidade atual.


Tchendjerra Colaco Ela propria devia ser a primeira a ser denunciada.


Joao Jordao Jota yah isso é verdade primeiro prende os verdadeiros corruptos, depois pode vir prender meu vizinho k comprou Noah enquanto vende peixe seco


Sergio Jaime Cuna Fenias Macupe, Saudações meu Caro! Olha respeito o seu ponto de vista mas penso que o exercício intelectual de um corajoso, seguro e protegido como o Momade Assife Abdul Satar, não passa necessariamente de uma simples vontade de pretender explodir sobre os assuntos que mexem com a corrupção e sabotagem dos governantes deste País, mais do que possuir fontes fortes dos factos, ter coragem e vontade de seguir o saudoso EXEMPLO do NINI, é necessário ser GENTE. Sem intenção de desencorajar aqueles que podem almejar seguir o seu exemplo mas, entendo que o Boss Nini ao cuidar destes assuntos tem os seus fortes motivos e, aqueles que poderem apoiar avante. Atenção: Não estou dizendo que os assuntos que ele expôe são exclusivamente do seu interresse, Não! Interressam sim a provavelmente 95% da poulação do país do Mondlane e Machel, mas estou querendo dizer que se não for forte, o melhor é ficar calado e apoiar aos que podem e ponto. Força Nini


Luis Antonio Nini fala alto o que o povo fala baixo. Vce é o fiel advogado do povo. Allah continue protegendo a ti e sua familia.


não podemos ter medo de falar verdade.
quando tive preso falei a verdade no julgamento sobre o mandante
sabendo que o pai do mandante era Presidente do pais.
poso ter sido condenado por um crime que não fiz.
mais falei a verdade libertei da Alma a verdade


Vjt Mahalamban Fale o certo em qualquer sircustancia ...


Ruth Machiana Querem q opaís fique mais muito pobre greve manos


Macsud Rungo Força ela é burra acho que os vizinhos nem frango devem comer


Lelio Skal Temos uma procuradora burra. É por isso que nosso país não desenvolvi. Tantos corruptos estão aí a passear a classe. Se não tinha algo pra falar que calasse não essa insanidade, isso nos envergonha. Moçambicanos acorde-mós


Muemede Anselmo Inshalla


Jorge Sunda The true was spoken°°°°Ver tradução


Dercio Augusto Monteiro A cura deste país esta nas nossas mãos... Em quanto nós assistirmos a olho e sem agirmos, vamos na merda, de mal para o pior.


Paulo Gundana Cada um de nos tem um vizinho. Ate os membros do governo e toda a elite tem vizinhos. Os vizinhos sao muitos e mesmo sem vizinhos o tribunais sao morosos e como sera com os process os de cada vizinho?


Esmeralda Albertina Cossa Tem toda razão mano nini


Nadine Nimuare Imbeué Força nini, bem falado


Dimas Ussene Exa procuradora é doente ker nx tapar cara já n somos cegos


Calisto Machava Elas foi infeliz!demagoga à tentar lavar-nos a cara com piripiri, enquanto a caravana exibe à classe...


Abdul Magide Nini os seus textos são interessantes. Lamento bastante q este nosso país esteja nesta esteira de corrupção desde o simples local público, por exemplo nas DICs pra tratares B.i tens q subornar, mas há pessoas q formam bicha desde 5h da manhã. Tudo porque os funcionários públicos não sabem gerir enchentes e resolver casos simples de dia-a-dia. Vamos reclamar nas redes sociais, whatsapp e etc mas duvido que as coisas mudem. a corrupção extrapolou, já tem barbas brancas. Estas de parabéns. Um abraço.


Chalaman Charles Murato O silêncio nalgum momento é a melhor escolha do que tirar aquilo que sai de trás pela boca.


Remigio Cossa Nini eu acompanho tdas tuas sms e agradeço pela coragem k tenx mocambique precisa d homens cmo tu. Força


Adamo Chauale Bay eu acompalho tdas suas sms.moz kero voce como prsidente da sociedade civil.


Macamo Moz Neste caso os vizinhos da Ponta Vermelha deviam queixar-se...


Hermenegildo Calisto Kkkkkkkkkk muito certo Nini. Os tubarões podem fazer e desfazer, mas os carapaus devem ter cuidado neste país. Estamos mal aí vem o velho ditado isto não é para quem quer mas sim para quem pode


Lola Tembe Eu sinceramente não quis acreditar quando ouvi o discurso da procuradora aquando da abertura do ano judicial. Realmente perdeu uma oportunidade de ficar de boca fechada pois uma procuradora geral não pode fazer o povo pensar como deliquente e passar a vida a investigar ou controlar o vizinho. Oportunidades acontecem para todos, e não é por isso que um cidadão vai se dirigir ao GCCC. Todos membros da frelimo estão "podres de dinheiro" e muitos outros espalhados pela cidade, que não medem esforço para ganhar qualquer que seja a quantia, até sentam mesmo por cima dos processos e algumas vezes até tornam-se cegos. Este país esta de mal a pior, ainda teremos gente qualificada para ocupar postos de extrema importância.


niniguem nos ouve.
um dia Talvez....


Rosy Tivane Concordo plenamente,quantos de nós leva anos se vestindo mal até comendo mal guardando dinheiro para um dia começar a obra dos sonhos,de seguida comprar o carro que o facilite a locomoção?o vizinho que nada poupa,sem planos de melhorar de vida que está só a viver o presente com certeza vai até querer linchar o que aos seus olhos do nada enriqueceu...


Gelindo Chambuquile Rede social permite espressar o sentimento e sugestao para convivencia harmoniosa.Parabens aos criadores.


Leoparcilio Hulumene Estamos num pais de puxa saco e corrupto. Para mim, a soluçao é rezarmos. Um dia vai acabar essa palhaçada toda que acontece em Moz.


Benedto Baloy Baloy Forçá ai nini satar,porq volta CA em moz p se candidatar CMO presidente d republica o povo ia votar n senhor.


Fernando Alberto Rafael Rafael Isso é pra mim infantilidade da parte deles mas o que eles querem é simplesmente pararmos de prestar atencao nos verdadeiros ladroes e começarmos a lutar entre nos enquanto eles gozam numa boa.


Eduardino Alfredo Nini nao sei onde tiras tanta coragem, Mas estas ajudar o povo Moxambicano a ter outra visao


Momade Braimo Vamo nos agredir uns aos outros. PGR assim quer.


Anselmo Caetano Mulungo Sera que o povo moçambicano ainda estam no seculo 15, Que ainda apoia essas Pessoas? Vamos evoluir meu povo.


Abdul Rehmane Aboubakar Ela que denuncie os seus vizinhos, depois seguiremos. Que vergonha. Está claro que ela não tem vontade de trabalhar, pois ela conhece muito bem quem são os que enriqueceram ilicitamente.


Ninita Ricardo Malangisse Beira nao sei q nome Dar a esse mannequin d buchill


Chafim Adolfo Rai Irmao (muculmano) Nini Satar os seus juizos de valor judicialmente sobre este assunto, vao alem de um puro jurista profissional de alto merito...


Chafim Adolfo Rai No nosso pais nao existe puramente uma Justica Social...


Blater Icknick Primeiro sejam eles a dar o exemplo,depois seremos nos. Axo k os noxos actuais supostos representantes xtao fora de controle dos seus discursos ou seja seus acessores sabotam a escrita e como nao bastasse ela se arrepende mais tard apos a leitura. Apoiem seus acessores ou secretarias como se elabora tal documento k sera apresentado em publico e com presenca de intelectuais.


Joao Buruma Aqui quebram te os ossos pra quebrarem te vontades.Fui!




Bonifacio Armando Essa gaja está aí só para acobertar a turma dela,ela e que deve ser a primeira a ser investigada


Aziz S. Baptista Acho que os dirigentes actuais de Moçambique nao se encontram na mesma orbita onde nos habitamos, mas sim numa outra galaxia!


Francisco Alexandre YA...YA..YA.. FALOU E DISSE A VERDADE

Gosto · Responder · 1 · 18 h

Melo Antonio Odanene A nossa lei mãe é falsa,se ñ vejamos: o presidente da República tem o direito de nomear ou exonerar o procurador e vice procurador da República .logo ele o presidente e seus comparsas nunca podem ser incriminados


Abdul Mussa Queremos ti ver um dia no parlamento independente do partido 


Comments



Guilherme Mathew Chauke Ate que em hoje Unay postou coisas interessantes e bem analisadas, sao essas noticias que queremos ouvir, criticar o que nao ta andar bem. Nao aquelas mentiras dos rangers que mataram 1000 FDM

Gosto · Responder · 6 · 1 h

Leandro Meneses Cassolo Concordo plenamente!!!




Paulo Besteleve Moçambique Kkkkkkk socialismo total


Frencklinn W. Deep Gosto das falas desse homem, ainda q não lhe conheça à unha.

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Sismo Eduardo num pais onde os ricos sao dirigentes e a riqueza é ilícita, sempre esquiva se humilhando e maltratando, esmagando, desgraçando o povo humildo e que por sinal este povo e usam o nome do mesmo povo pra aumentar sua riqueza.

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Torcio Macucha Nota 19 nini força

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Magnesio Fazida Ucolor Ucolor Guilherme Mathew Chauke, não és obrigado a ler ou a acreditar. Esse comportamento é de gigolô.

Gosto · Responder · 3 · 1 h


Gosto · Responder · 2 · 1 h

Numan Wane Tenho visto o filho de Nyusi com um carro estranho e,duvido que o tenha comprado com dinheiro lícito. Entreguem está denúncia a ela


Nico Voabil A partilhar...





Jose Goncalves Força e coragem e boa noticia nao é aquela que so agrada alguns óóóó Mathew. Senhora procuradora se leu esta prove-nos que é imparcial. Investigue como nos endividamos pondo em causa quase 23.000.000 de passoas incluindo a senhora.


Evaristo Emidio Baptista Finalmente recuperou a lucidez e escreveu algo imparcial


Vilanculos Cláudio Vilanculos Nako nada juro vasanwina,, khikhikhikhikhi o meu vizinho comprou um Funcargo ontem posso lhe denunciar??


Mateus Antonio Antonio Mais força cambuma.




Inacio Vicente Isto é mostrar a corrupção mesmo quanto ele ganha pa ter este dinheiro todo? Etão quer dizer que o cofre de estadio vive no bolso dele. Sera que do estado fez aquisição pa ela?


Numan Wane O meu estava a assar muita carne e a beber muita cerveja ,o que não é normal para o nível dele. Ele é guarda


Pedro Armando Numan deixe seu vizinho em Paz... ele acabava de receber o seu rico salário... 


Valdemiro Jeque Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Escreve uma resposta...




Daudo Bilale Forca se e prisao foi sempre dos profetas


Magnesio Fazida Ucolor Ucolor O Unay reporta tudo, não importa se é de guisado ou tocossado.


Handane Assane Assane Forxa unay,publica tudo.we trust u.


Najdah Willy Willy O meu visinho sempre andou a pe agora so circula de tax de biscicleta ou mota nao trabalha nem faz negocio onde traz 5 a 10mtn para pagar cada viajem q faz?posso dar o endereco kkkkk


Torcio Macucha Meu irmos será que todas essas críticas ele vêm? Eu não agredido.se eles percebem até podiam sentir vergonha.elea tem coraxao de pedra.ate quanto isso? Força unay.





Eric Lavis E o povo controlara a ela, para ver sinais de enriquecimento não devidamente explicáveis, bassopa!


Jorge Cufa Chathima Hei si e asim meu vizinh hoj vi ele cmend frango,vo meter quexa e curupto gaju aond panh o taco si n trabalh.


Gulumba D. Mutemba Nota máxima Mini Satar .
A procuradora tem que começar dos patrões dela,nomeadamente:Guebuza,Chissano ,Chipande e todos ladrões da frelimo,que sem dom e nem piedade pilham o bem comum,deixando assim o país na extrema miséria.


Gulumba D. Mutemba Polícia de trânsito ,alfandegario ,camarária e outros que não conseguem esconder a vida boa,por estarem a viver num país da impunidade.


Juma Castelo esse homem é forte e gosto dele se tivessimos ..... nada seria mal




Aziza Throne So pode. Dar umllugar daqueles a umaidiota


Ivane Traquino Este tipo e uma lenda, cmtinue assim

Sem comentários: