sexta-feira, 11 de março de 2016

A experiência de vida é vital na direcção de pessoas e processos

A experiência de vida é vital na direcção de pessoas e processos

Ia pensando nas próximas eleições na Ordem dos Advogados de Moçambique, quando recebi uma notificação indicando o Marcelo Mosseacaba de publicar um 'post', com título a ver com o meu pensamento. Parei o meu pensamento e corri até o mural do Marcelo, para conferir a publicação. Lido o texto do Marcelo e fiquei satisfeito de constatar que está perfeitamente alinhado com meu pensamento.
Sou amigo virtual do Stayleir Marroquim e conhecido real do Flávio Menete, com quem tenho partilhado alguns momentos. Já notei que oStayleir tem uma boa base de apoio, constituída maioritariamente pela ala juvenil da classe dos advogados moçambicanos. Também venho notando que há algum elitização da classe profissional dos advogados em Moçambique, um assunto que já foi, nalgum momento, tema de conversa informal e impessoal entre Flávio, Lúcio e eu.
Do que tenho estado a acompanhar sobre o próximo exercício eleitoral na Ordem dos Advogados de Moçambique, sou a favor do projecto do Flavio Menete—com todos os defeitos que se lhe apontem agora—, pelas mesmas razões do Marcelo Mossei, cujo texto de 'endorsement' transcrevo integralmente a seguir.

--- INÍCIO DA TRANSCRIÇÃO ---

Flávio Menete e uma batalha para deselitizar a Ordem dos Advogados
Por: Marcelo Mosse
(11 de Março de 2016)

Há quem avalia a maturidade de um advogado pelo seu tempo de inscrição na Ordem dos Advogados, descurando a escola da vida*. É pejorativo usar a imagem de "velho imaturo" em contraposição a "jovens maduros". Flávio Menete não é nenhum velho. E tem experiência de vida maior que a do seu oponente. Por outro lado, há quem venda a corriqueira e mal parida ideia de que a juventude é portadora de uma tal "reserva moral". Eu que pensava que esse estatuto nos dão pela idade! O opositor de Flávio Menete nas eleições para a liderança da Ordem dos Advogados ainda não exerceu cargos de liderança na esfera pública que lhe pudessem catapultar para um patamar de autoridade moral. Ele não é autoridade moral em nada. E diferentemente, o historial profissional de Flávio Menete pelo menos deu para revelar a profundeza de uma personalidade com integridade moral quanto baste.
Deste que eu fiz um 'endorsement' da candidatura do Flávio Menete, um regimento reaccionário saiu atacando ferozmente o candidato contra o 'status quo'. Sim, porque o oponente do Dr. Flávio Menete é uma das pedras do 'status quo', tendo sido membro do Conselho Nacional da Ordem no mandato que finda, um consulado que se entrincheirou contra a liberdade de expressão dos advogados, quando propôs aquela ideia estrambólica de que os advogados não deviam tecer opinião na comunicação social sobre processos em julgamento. Quando a sociedade clama por maior abertura e mais debate na vida pública, havia quem tentava impor o contrario.
É contra estas e outras coisas que os advogados precisam de uma liderança madura e que rompa com o 'status quo'. Por isso, para levar esse desiderato a bom porto não precisa ter-se pertencido ao 'status quo'. Justamente, a Ordem dos Advogados precisa de uma nova liderança, e não da continuidade da anterior liderança com vestes diferentes. Não é preciso que eu tenha trabalhado na Presidência da República para concorrer a Presidente da República.
O debate de ontem na TVM mostrou quem é a pessoa melhor preparada para dirigir a Ordem dos Advogados. Eu não sou jurista nem advogado, mas tenho algum interesse na área decorrente de ter lidado, por vocação jornalística e formação académica, com matérias ligadas à Justiça—não necessariamente ao Direito mas à Justiça, em sentido amplo. Por isso, fiz o 'endorsement'. Quem vai votar são os advogados inscritos na Ordem dos Advogados. Creio que o debate que estas eleições estão a proporcionar, ajudará a discernir alhos de bugalhos. O debate ajudará igualmente a mostrar quem está em prol de uma "deselitizaçao" da Ordem dos Advogados, o que passa por dar capacidade e voz às delegações provinciais e democratizar o acesso à prática da profissão por também jovens advogados que estudam e pretendem trabalhar nas províncias. E serenidade! A campanha do Dr Flávio Menete é serena e madura. Aos ataques violentos, à essa empreitada de ridicularização, manipulações circunstanciais do seu discurso e carácter, ele responde com os pés assentes no chão, sem alardes mesquinhos e sem pseudo-grandezas construídas sob pés de barro. Depois de uma vaga de betinhos, é preciso endireitar a Ordem dos Advogados (para que sirva melhor à Justiça moçambicana).

--- INÍCIO DA TRANSCRIÇÃO ---

A minha mensagem aos advogados de moçambique é a seguinte.
Votai, com discernimento, no melhor projecto para a viabilidade da Ordem dos Advogados de Moçambique. E viabilidade é o futuro, não o presente. O projecto do Flávio Menete é um projecto de mudança; é um projecto de futuro! E votar no futuro promissor da Ordem dos Advogados de Moçambique é votar na Lista B.
Descriminai a falácia nos debates em curso sobre as eleições que se avizinha na vossa ordem e fazeis o que é bom para a vossa profissão. O povo tem fome de justiça. Mas a justiça não se faz com elitismos; faz-se com a socialização das profissões.
Comments
Gosto115 h
Gosto115 h
Egidio Vaz São as minhas sugestões de leitura para esta noite Professor
Gosto215 h
Julião João Cumbane Li estes documentos, caro Egidio Vaz e não encontrei nenhum dispositivo legal CONTRA a candidatura do Flávio Menete. Aliás, foi mesmo por isso que a Ordem dos Advogados de Moçambique aprovou a candidatura do Flavio. A propósito, tens algum problema pessoal com o Flávio, Egidio Vaz. A tua antipatia pela candidatura dele (Flávio) é sintomática...!
Gosto711 hEditado
Egidio Vaz Devia ser simpático para com a candidatura do FM porque? Para quê? É útil?
Gosto11 h
Julião João Cumbane Eu acho que a candidatura do FM a bastonário é útil, SIM, para a vida democrática da OAM, Egidio Vaz. Porquê achas que não?!
Gosto11 h
Egidio Vaz A candidatura é útil sim. Eu disse candidatura. Vamos apoia-la. O problema é pensar que ao pó-lá em causa eu quis dizer eu fosse excluída. Não. Eu estava a transmitir uma mensagem. Coerência é boa coisa. Só isso. Eu irei apoiar a candidatura do Dr Menete. Pela democracia
Gosto11 h
Julião João Cumbane Pela democracia sim, Egidio Vaz. É de democracia que estou a falar. Obrigado por me entenderes. Podes não gostar do FM ou da sua candidatura. Mas para a vida da OAM como uma instituição democrática, a candidatura do FM é útil.
Gosto10 h
Estevao Pangueia Julião João Cumbane, quando falou de experiência que o Dr FM possui, pensei que iria apresentar algo que ele já fez na vida profissional em prol da Ordem! mas só blá blá blá, para defender o indefensável, e por último nos brindar com seu sebastianismo político!
Gosto3 h

15 h · 

O debate está acontecer no post anterior. Vai lá se quiser comentar. Neste apenas partilhe para mostrar que o Dr. Flávio Menete é militar e como tal não pode exercer o cargo de bastonário da ordem de acordo com os estatutos da própria ordem.

Carlos Nuno Castel-Branco Egidio Vaz, o que postaste não prova nada. Mostra que ele foi militar e não que o seja. Eu fui oficial das FPLM entre 1977 e 1983. Sou militar ainda? Deverei, por ter cumprido o dever de defender esta pátria, coisa que tu não fizeste, ser excluído de quaisquer direitos e deveres políticos e cívicos? Mesmo considerando que isto ven de ti, e ajustando ao teu ego sem medida e ao teu cataventismo, estás a atingir níveis de baixaria que não eram previsíveis. Já tentaste ser da renamo, já tentaste ser G40, agora está tentar ser o quê? Engaja-te no debate de ideias e projectos e deixa de ser mercenário.
Comments

Egidio Vaz Base Aérea de Nacala algum dia foi escritório de advocacia? Kkkkkkk

Gosto · 5 · 15 h

Cirilo João Massingue Entendo que seja difícil interpretar uma lei para quem não seja jurista, deve ser mai difícil ainda quando temos interesses na interpretação da mesma ( lei). 
É por nós conhecida a tua afeição, tua paixão pela lista do candidato SM, até aí entendemos. 
Não entendemos as recorrentes alusões a uma situação clara, situação que não revela nenhuma violação a lei ( estatuto da OAM). 
Não entendo o porque dessa perseguição ( que reveste a forma de aparentes reflexões, aparente interesse) ao FM, deixem o homem em paz, deixem o homem difundir o seu manifesto em paz, não coloquem problemas onde estes não existem, ocupem-se em discutir problemas do manifesto do vosso candidato.
A comissão eleitoral, que é composta por pessoas de reconhecido mérito não se pronunciou a respeito ( pelo que percebemos que t tudo okay), porque vem vocês "bem feitores " colocarem problemas desta índole agora? Entendo que há muita politiquice envolvida aqui, ocupem em difundir o manifesto e não em desacreditar o FM. 
Continuem com a vossa campanha, e não venha com uma de ser isto uma reflexão porque é sobejamente sabido que tu apoia o SM e pelos vistos não medes esforços para que a imagem de seu oponente seja posta em crise...
Como disse o prof. Castel Branco, traga provas e princípio básico até de Direito ( se tiver estudado) q o ónus da prova cabe em regra a quem acusa...
Com os melhores cumprimentos, despeço -me




Custodio Bambo Ilustre Cirilo, obrigado pela explicação contudo creio que não custa nada que, por parte dos que "estudaram", saia alguém para explicar ao Egídio ( e a muitos de nós) o que ainda lhe escapa em relação a referida interpretação. Limitar-se a dizer " é preciso estudar direito para saber interpretar as leis" não me parece um discurso difícil de se desconstruir. O CV do dr Menete já é uma prova, ou não é o bastante?


Edgar Barroso heheheheheh...

Gosto · 3 · 15 h

Jeck Alcolete Estas eleições na OAM ainda vão dar que falar

Gosto · 2 · 15 h


Gosto · 2 · 15 h

Naine Mondlane Como diz o ilustre e mano Mabunda, isto vai animar pah! Kkkkk



Gosto · 4 · 15 h


Gosto · 3 · 15 h


Gosto · 9 · 15 h


Gosto · 6 · 15 h

Egidio Vaz Peço Justiça


Cofe Emanuel Vilanculos se vc estiver errado, vais passar uma vergonha interressante de ver....

Gosto · 1 · 15 h

Egidio Vaz Afinal não está certo no que diz? Kkkkk


Egidio Vaz Eu estou. Kkkkk


Egidio Vaz E errar é humano. Você tem medo de errar? Experiente é quem errou tantas vezes até aprender dos seus próprios erros.

Gosto · 2 · 14 h

Cofe Emanuel Vilanculos errar com arrogancia... é um vexame

Gosto · 1 · 14 h

Egidio Vaz Não sou arrogante. Está adjetivação está mal colocada

Gosto · 3 · 14 h

Cofe Emanuel Vilanculos Precisamos onde esta escrito k não pode ser no Estatuto da OAM


Egidio Vaz Veja as fotos. Está lá


Nacer Choy Cofe se fores um advogado é melhor seguires uma outra profissão porque mesmo eu que não só jurista vi e percebi os posts dos artigos que lhe põem em conflito de interesses.

Gosto · 1 · 1 h · Editado

Cofe Emanuel Vilanculos se saber ler fosse suficiente... qualquer pedreiro comprava codigo civil e ja era Jurista

Gosto · 2 · 13 h



Nacer Choy Por isso que estás com tantos códigos civis e penais assim como processo de código penal e Anotado etc que lhe custa fazer jurisprudência num facto que mesmo um estudante do primeiro semestre de aulas em direito pode interpretar lhe sem fazer confusão.

Gosto · 1 · 1 h · Editado

Egidio Vaz Kkkkk. Já não há dedos?

Gosto · 2 · 15 h

Cofe Emanuel Vilanculos Fizeste uma intepretação errada, errada do dispositivo legal


Egidio Vaz Veja a foto. Traga a sua. E elucida-me

Gosto · 1 · 15 h

Cofe Emanuel Vilanculos Ai estão a refirir em exercicio de funções

Gosto · 1 · 15 h

Egidio Vaz Onde? Bastonário não é?


Cofe Emanuel Vilanculos no Estatuto da OAM, .... então um antigo governador não pode ser bastonário?? a interpretação não pode se limitar em ficar a letra da lei, deve recostruir o pensamento legislativo olhando para o momento que a norma foi feita e o momento que esta ser aplicada mas isso tudo olhando para a constituição


Egidio Vaz Não faça analogias inoportunas. Atente neste articulado sublinhado apenas. Eu gosto da ciência!!!!

Gosto · 2 · 14 h

Aiuba Oliveira Mtw Eu acho que Egidio Vaz está certo!

Gosto · 4 · 14 h

Aiuba Oliveira Mtw Já não não acho que Egidio Vaz esteja certo, mas também não acho que esteja errado. Vejo que preciso apreciar melhor essa legislação!


Egidio Vaz Leia tudo e volte ao princípio. Estou certíssimo. Só com a ajuda da ametramo é que poderá achar que estou errado


Abdul Francisco Baptista Egidio Vaz kkkkkkkkk, só com a AMETRAMO? me ganhas pah!! vou deixar o debate para os mais entendidos na matéria..
SOU TEU FÃ


Eduardo Matine Voce Egidio Vaz vou lhe propor para condecoraçao com a ordem MAU Tse Tung,plos serviços prestados a este Pais de infelicidades.


PS: sei que e um comentario infeliz mas combina conosco...

Gosto · 2 · 14 h

Egidio Vaz Hehehe

Gosto · 1 · 14 h

Evanex Saboroso vou ali beber uma Impala, aqui na zona ha falta de chibuku para ver si dou uma opiniao sobre este assunto...


Cofe Emanuel Vilanculos Estas a se limitar a ir a letra da lei... não consegue ver que todas incompabilidades tem haver com estar em exercicio destas funções???????


Cofe Emanuel Vilanculos Em todo mundo a ex-militares, ex-policias advogados .... na reserva


Egidio Vaz Kkkkk. Advogados na reserva. Maningue

Gosto · 4 · 14 h

Cofe Emanuel Vilanculos na reserva me referia aos Policias.... e.militares deixa de quesões dilatorias e olha para o merito do que escrevi


Egidio Vaz Ilustre Cofe Emanuel Vilanculos, não sou dilatorio. O problema é que vocês têm a oportunidade de eleger alguém insuspeito, que sempre foi advogado e nunca do outro lado do muro.

Gosto · 3 · 14 h

Antonio Quero Paz Se essa interpretaçao fosse certa os donos da lista A seriam os primeiros a falar antes do EV. Recordam-se que ha um advogado que apoia a lista A começou por defender num momento que havia um advogado da lista B que nao tinha requisitos para la estar? Parece que os que apoiam a lista A estao muito aflitos e lutam para encontrar a possibilidade da outra lista nao concorrer. Estas eleiçoes estao a animar he le le le.


Egidio Vaz Então os tipos da Lista A estão lá interessados nisso. Eles querem derrotar o candidato da lista B. Só

Gosto · 1 · 12 h

Aiuba Oliveira Mtw Egidio Vaz , Essa não seria também uma forma de derrotar? Aliás, eliminá-lo. Julgo eu que estariam interessados sim. Hum já estou a duvidar de todos.


Egidio Vaz Não não. A lista B deve e será eliminada em sede das urnas. É importante frisar isso. É preciso garantir que a lista saiba e vá ver que tiveram pouquíssimos votos. Uns votositos, como se diz na giria popular, uns tentos de honra. Senão Stayleir não terá a quem abraçar


Nacer Choy Mobil do Crime evidência mas do que suficiente para chamar a razão.


Cofe Emanuel Vilanculos então Dr. Trindade.... não pode ser ADVOGADO????????????? SE FOSSE XADREZ DIRIA SHEK MATE... HAHAHAHAHHAH..

Gosto · 1 · 14 h

Egidio Vaz Non Sequitur. Falácia


Cofe Emanuel Vilanculos aqui não ha filosofia, estamos a tratar de interpretação e aplicação da norma juridica




Egidio Vaz Norma Jurídica é algo esotérica por acaso? Se eu como cidadão não poder entender a tal interpretação jurídica esta norma tem a obrigação de conhecer nova redação. Vocês juristas engana-se quando pensam que a interpretação da lei é do vosso monopólio. O monopólio pertence a sociedade. A vocês cabe o papel de intérpretes.


Cofe Emanuel Vilanculos não disse nada disso k me acusas, e não sou jurista...... não respondente minha questão la em cima... o Dr. não pode ser advogado????


Cofe Emanuel Vilanculos Dr. TRINDADE É ADVOGADO....VAI LER ART.9 DO CODIGO CIVIL SOBRE INTERPRETAÇÃO DA LEI....


Nacer Choy Egidio Vaz não precisas se bater. Quem viu o debate ontem na TVM já sabe que o ilustre ora em epígrafe ao debate não teve subsídio de propagada para puder passar ao cargo em causa. O outrem foi muito bem na sua abordagem. E repúdio o regionalismo. E mas em Mpt tem um pouco mais de 900 advogados escritos. E centro e norte não me. Assunto sério este.


Luis Teles Gamboa EV você é Forte... Chapéu na mão! Respect


Carlos Nuno Castel-Branco Egidio Vaz, o que postaste não prova nada. Mostra que ele foi militar e não que o seja. Eu fui oficial das FPLM entre 1977 e 1983. Sou militar ainda? Deverei, por ter cumprido o dever de defender esta pátria, coisa que tu não fizeste, ser excluído de quaisquer direitos e deveres políticos e cívicos? Mesmo considerando que isto ven de ti, e ajustando ao teu ego sem medida e ao teu cataventismo, estás a atingir níveis de baixaria que não eram previsíveis. Já tentaste ser da renamo, já tentaste ser G40, agora está tentar ser o quê? Engaja-te no debate de ideias e projectos e deixa de ser mercenário.

Gosto · 13 · 13 h · Editado


Egidio Vaz Eu não fui militar não porque fugi. Porque não fui chamado para tal. E tal não me põe em posição inferior a si. O Professor não é mais moçambicano do que eu por isso. Haja tino aqui. Comento o outro argumento de seguida


Carlos Nuno Castel-Branco Quem falou em ser superior? És tu que vês isso dessa maneira. É teu problema e não meu.


Egidio Vaz Baixaria é julgar os outros e sem aproveitar a oportunidade de lhes mostrar onde está o erro. Fugas em frente, estou habituado a eles.


Carlos Nuno Castel-Branco Quais fugas em frente? Mostras um CV de um cidadão igual ao CV de muitos outros daquela época. Por ele ter sido militar, agora dizes que o é e não pode concorrer, mas não provas que o seja. Eu também fui, e dei-te isso como exemplo e não como "fuga e em Frente"; serei hoje militar? O documento que apresentas não prova o que dizes. Apresenta outro. Com o teu mercenarismo estás a perder toda a credibilidade, e não precisas disso.

Gosto · 5 · 13 h · Editado

Egidio Vaz Quando remata "coisa que tu não fizeste" é para entender oque? Por acaso sou da mesma idade que o senhor para insinuar que sou refratário? Esta comparacao só serve para humilhar, o que já e notável nos seus escritos.

Gosto · 1 · 13 h

Egidio Vaz Mercenarismo é igual a prostituição. Não sou nem mercenário nem prostito intelectual. Suspeito que seja mais patriota que alguns. O seu discurso hoje não e de professor. Vai me desculpar mas vou ao seu nível baixo. Fale como meu professor para ouvi-lo. É o quarto comentário só de verborreia e acusações. Os extractos que publiquei sao bastantes para este debate.


Carlos Nuno Castel-Branco Estás a usar a "escola" de debate do Donald Trump - lançar poeira no ae, atacar todos, passar por vítima e depois esfregar o ego. Queres provar que o Menete não pode concorrer? Prova. Tens provas? Mostra-as. O teu documento mostra que ele foi militar não mostra que o seja. Logo, não prova o teu ponto. Estás a lançar poeira sobre um processo usando informação que não prova as tuas acusações mas dizes que prova, e depois dizes que eleger o Menete é eleger o militarismo. Isto é que é verborreia. Disparates sem prova alguma. Apresenta lá as provas reais, se as tens, e deixa de lançar poeira no ar.


Egidio Vaz As leis da ordem proíbem que milhares na reserva ou no activo exerçam cargos. A prova é que o CV, a lei e os estatutos corroboram com a minha propositura. Verborreia é vir aqui ignorar tudo e não acrescentar uma palavrinha ao conhecimento do que se discute aqui.


Carlos Nuno Castel-Branco O que o CV diz é que ele FOI militar. Não diz mais nada. Os estatutos da ordem não proíbem que um indivíduo que TENHA SIDO militar exerça o seu direito e dever cívico. Tu tens que provar que ele É militar. Até agora só provaste que FOI. Além disso, sabes muito bem que toda a gente que está a seguir o debate está a ver a agressividade com que atacas a lista do Menete. Já tentaste tudo; agora resta esta cartada. Fazes lembrar a extrema direita americana obcecada com certidão de nascimento do Obama, depois de perdidos todos os outros argumentos.

Gosto · 2 · 12 h · Editado

Egidio Vaz Porque será que o professor vem aqui com sete pedras contra mim e acha que esta é a última cartada? Só porque não lhe interessa o debate. Pois, porque se fosse o contrário estaria a acrescentar conhecimento a ele. A sua participação neste debate é das mais adustas que vi simplesmente porque não está a favor de uma ideia subjacente.


Egidio Vaz Com tantos extratos demonstrados, custa entender porque não entende o que está em causa. A diferença entre eu e o senhor é igual. O senhor defende seu amigo, seu correligionário, seu camarada. Eu defendo uma ideia de acordo com a lei. Perdeu muito tempo acusando -me disto ou daquilo mas não trouxe nada de novo. A minha busca resultou no que apresentei. Quais são os seu argumentos contra estes factos? As leis estão aí. Compulsemos sobre elas

Gosto · 1 · 12 h

Carlos Nuno Castel-Branco Não, não estou contra ti. Estou contra a desonestidade. Se tens provas que o Menete É militar apresenta-as. Até agora só mostraste evidência que ele FOI militar. Estas duas coisas são totalmente diferentes. E tu insistes num argumento que não conseguiste ainda provar. Essa insistência numa acusação sem provas, essa tentativa de atribuir a um documento o que esse documento não diz, é desonesta. Eu não disse que o Menete não é militar. Eu na sei. Não faço ideia. Tu é que lançaste as acusações contra ele e argumentos sobre o risco de militarização da OAM se ele ganhar, sem nenhuma evidência de isso ser verdade. Apresenta a evidência. O que apresentaste não serve como evidência de ele ainda ser militar.

Gosto · 1 · 12 h · Editado

Aiuba Oliveira Mtw Partindo do princípio de que o Serviço Militar é Obrigatório cá em Moçambique, se formos pela ideia de Egidio Vaz de que militar não reforma, só fica na reserva e pode ser chamado a qualquer altura, então, estaremos num futuro próximo, na situação de ninguém puder ser Advogado, ou então só gente que não cumprir o SMO puder ser advogad. E aí, obviamente, cumprir o SMO constituirá grande desvantagem!

Gosto · 4 · 8 min · Editado



Antonio Quero Paz Se essa interpretaçao fosse certa os donos da lista A seriam os primeiros a falar antes do EV. Recordam-se que ha um advogado que apoia a lista A começou por defender num momento que havia um advogado da lista B que nao tinha requisitos para la estar? Parece que os que apoiam a lista A estao muito aflitos e lutam para encontrar a possibilidade da outra lista nao concorrer. Estas eleiçoes estao a animar he le le le



Egidio Vaz Isto deu-me sono. Eu sou provocador de temas de interesse nacional. Há dez anos que discuto assuntos nacionais de cunho jurídico de impacto.


Antonio Quero Paz Entao quer dizer que a Ordem que validou a candidatura , as duas listas concorrentes nao viram so o meu amigo EV é que viu?


Egidio Vaz Validou? Você tem provas?


Egidio Vaz Eu sei so que a lista A é que recebeu o go-ahead


Antonio Quero Paz Validou sim meu amigo


Egidio Vaz Pergunte o António Sitole se está tudo bem.


Antonio Quero Paz Fora daquela deliberaçao que me pareceu tendenciosa ha outra que no fundo corrige a primeira. Pergunte la na Ordem.




Antonio Quero Paz Nada Egidio Vaz, sao as duas listas. Ha deliberaçao neste sentido.







Antonio Quero Paz Pergunte o Sitole que é advogado ou o Stayler, sao testemunhas


Antonio Quero Paz Egidio Vaz, a deliberaçao é nº 07/CE/2016, de 07 de Março. Nao consigo postar aqui, nao tenho dominio disto.


Luis Jose Jobe Fazenda Os candidatos a Bastonário da OAM


Egidio Vaz Okay. A lista A. Estou a ver A apenas, kkkkk

Gosto · 1 · 12 h



Luis Jose Jobe Fazenda Também tem lista B do Dr. Menete


Aiuba Oliveira Mtw Realmente Egidio Vaz tem algum contencioso com a lista B.


Nelio Matola A lista B está constituída por Conselheiros de alto calibre que eu acredito que não iriam mergulhar numa praia sabendo que a finalidade seria morrerem afogados, há dispositivos legais que trazem ambiguidade, por vezes não é bastante só focar-se na letra do artigo, mas também é necessário ter em atenção ao espirito do mesmo.

Gosto · 3 · 13 h · Editado

Nelson Tchamo Me preocupa o rumo deste debate. O Egidio Vaz me parece o único a apresentar provas documentais (que a seu ver) podem por em causa a candidatura do Dr. Menete. A questão aqui é se ele é Militar ou Não. Se for, temos elementos suficientes para duvidar se ele é legalmente elegível ao cargo a ou não. O professor Carlos Nuno Castel-Branco que já foi militar (ou ainda é; não entendi ao certo) deve bem saber da diferença ( salvo eu esteja enganado) entre desmobilizar (deixar de ser militar) e ir a reserva (oque correspnde ao militar reformado, com a diferença de ainda poder ser chamado se as circunstâncias assim exigirem). A questão que fica é Dr. Menete está na reserva ou desmobilizou? Alguém pode apresentar provas que ele desmobilizou? Porque para mim custa acreditar que alguém que exeeceu no Exército as funções que ele exerceu se desmobilizar ( não estou a dizer que não seja possível). Este de debate que está sendo lançado por "um não advogado" é importante porque não creio que os advogados queiram um Bastonário que pode ser chamado aos serviços militares em caso de conflito até porque o conflito militar em Moçambique esta proximo de uma realidade factual...

Gosto · 6 · 13 h

Carlos Nuno Castel-Branco O Egidio Vaz não apresentou provas de que o Menete É militar. Apresentou evidência de que ele FOI militar. Se o Egídio tem provas de que o Menete ainda é militar, mostre-as. Até agora não mostrou. O documento que ele postou não prova nada do que ele disse.

Gosto · 5 · 12 h

Nelson Tchamo Concordo professor Carlos Nuno Castel-Branco, oEgidio Vaz não prova que Dr Menete seja militar. Por outro lado ou professor não prova que ele não seja ainda militar...


Carlos Nuno Castel-Branco Eu nunca tentei provar ou desprovar nada. Eu nem conheço o Menete pessoalmente, pelo que não tenho a menor ideia se ele é ou não militar. Sei que foi. Não sei se é. O meu ponto não é desprovar o Egídio. O meu ponto é combater desonestidade. O prédio onde hoje moro está localizado numa zona onde há 300 anos vivia o régulo X. Há documentos históricos que mostram isso. Será que estes documentos que mostram que o régulo X morou nesta zona há 300 anos dão força à comissão de moradores para ir procurar a família do tal régulo e cobrar-lhe a taxa de condomínio? Acho que não. Condomínio paga quem mora aqui e não quem aqui morou há 300 anos. Ora, o Egídio mostra que o Menete FOI militar. Será que ele mostra que o Menete É militar? Não. Será que o Egídio não tem inteligência e experiência para saber que o documento que ele postou não é prova do que ele afirmou? Ou ele está a lançar areia nos olhos para prosseguir os seus próprios objectivos? Se ele tem provas válidas apresente. Se ele apresentar essas provas vamos aceitar. Agora vender gato por lebre não dá. Isso é desonesto.

Gosto · 11 · 12 h · Editado

Simon Ngomane Discutam manifestos. Egidio Vaz deixa de ser usado. Até quando essa postura de ser instrumentalizado. Primeiro foi a questão do Vice Presidente, o qual Egidio dizia que não reunia requisitos. Mas era má interpretação da lei. Fazendo isso. acaba colocando seu candidato no descredito. Pois tudo que trazes ao debate é encomenda dele. Centrem-se nos manifestos e promovam.

Gosto · 5 · 12 h

Aiuba Oliveira Mtw Mas qual é a real situação do candidato Menete? Considera-se militar ou não?


Egidio Vaz Simon Ngomane, se um dia você foi usado, lamento. Mas peço-lhe que aprenda a ser dono do seu nariz. O resto, bata-se com as evidências. Faça-as desaparecer. Kkkkkkkk


Antonio Quero Paz Nelson Tchamo, tu estas a fazer um exercicio inutil, as listas foram aprovadas atraves da Deliberaçao é nº 07/CE/2016, de 07 de Março. Tens alguma ideia de quem esta nas duas listas? E da comissao eleitoral? Achas que todos esses falharam, nao viram e so tu ou outra pessoa viu? Essa coisa de interpretacao eu acho que nao é so ler, senao Direito nao seria curso para fazer em 5 ou 4 anos. E ciencia e so os que sao da area tem dominio.

Gosto · 3 · 12 h

Nelson Tchamo Não creio que seja um exercício inútil. Concordo consigo que esse assunto não não tenha passado despercebido entre "os entendidos de lei". A ser assim, e havendo a dúvida entre nós "forasteiros" seria útil que eslarecessem aqui essas nossas duvidas e compartilharem as provas documentais. Isso não seria inútil, pelo contrário aumentaria a transparência ao processo

Gosto · 3 · 12 h

Aiuba Oliveira Mtw Concordo com Nelson Tchamo, se é um assunto que cria dúvidas deve ser esclarecido. Aliás, sabemos que quando se trata da verdade não há maioria ou minoria, não há superiores nem inferiores, só há certos e errados, daí que a verdade pode vir de qualquer lado ou pessoa. Então, o candidato Menete considera-se militar ou não?




Egidio Vaz Você não viu o CV?


Antonio Quero Paz Concordo consigo Simon Ngomane. Ontem acompanhei o debate, fiquei sem saber qual é o manifesto de um dos candidatos que so dizia eu conheço a Ordem, eu faço parte disto, eu bla bla bla, até me irritar parecia ser o meu candidato. Mas eu queria ouvir sobre o manifesto dele embora nao sou da classe e nao se preocupar com ele mesmo ou com o outro candidato.

Gosto · 2 · 12 h

Dioclécio Ricardo David Não partilho da mesma ideia, Egidio Vaz. Atente ao n.o 5 do artigo 69 do Estatuto da Ordem dos Advogados que passo a citar: "as incompatibilidades não se aplicam a quantos estejam na situação de (...) inactividade". Como pode depreender estar na reserva é sinônimo de inactividade! Logo, não tem razão de ser o seu apelo à soltura dos caninos. Seriam vira-latas, apenas, pois cães de raça esses esperariam outra oportunidade, decerto! As incompatibilidades NÃO SE APLICAM aos INACTIVOS! Se for chamado para tal o Estatuto já cura essa situação (n.o 1 do artigo 18): "quando sobrevenha motivo relevante, pode o advogado titular de cargo nos órgãos da Ordem dos Advogados solicitar ao Conselho Nacional a aceitação de renúncia ou suspensão temporária do exercício de funções". Não há qualquer incompatibilidade na candidatura do Flávio Menete.

Gosto · 11 · 12 h · Editado

Djua Kizomba Justo. O EV esqueceu-se do n.o 5 do artigo 69.


Cirilo João Massingue Rendo-me aos pareceres do meu amigo DRD, li num outro post ( do Egídio Vaz), um comentário dum jovem que esclarecia a questão ora em discussão invocando o artigo que aqui aludes, mas pela forma com que se repisa essa discussão após tanto esclarecimento leva-me a crer que não é de Direito ( nem de esclarecimentos) que o autor desse post está a procura.
O autor desse post devia ter um mínimo de bom senso e retirar esses posts, pois após tanto esclarecimento parece que este mesmo quer minar a candidatura do FM que parece que definitivamente irá assumir os destinos da OAM.
FM diferente de uns não precisa de fazer campanhas, não precisa de corteses para suportar seu manifesto, FM e voz principal no seu manifesto e não um mero corrista .
Avante FM, que cessem esses ataques ( a candidatura do FM)... A comissão eleitoral da nada disse, quem são esses "bem feitores" para pronunciarem se em relação a assuntos como este... #EusoPro-Menete

Gosto · 4 · 11 h · Editado

Antonio Quero Paz kkkkk. Dioclécio Ricardo David voce essa forma de falar so pode ser jurista. Ajuda-nos a compreender.

Gosto · 3 · 12 h

Egidio Vaz Eu não me meto em matérias de lei sem munições. Vejam de seguida o que os néscios tentaram encobertar



Gosto · 2 · 12 h


Gosto · 4 · 12 h


Gosto · 4 · 12 h

Egidio Vaz Abraços científicos. E bebam com moderação que eu estou sentado no computador a vossa espera

Gosto · 3 · 12 h

Avelino Namarrocolo Hehehehe esta quente isto!


Egidio Vaz Que me desafiem com leis. As palavras torpes eu as tenho também

Gosto · 1 · 12 h

Dioclécio Ricardo David Chamar-me de néscio é deselegante. Mas tudo bem, também engulho essa. Caro Egidio Vaz a interpretação das normas jurídicas não se faz levianamente e de forma inocente! Se queres fundamentar existência de uma incompatibilidade na candidatura do Flávio Menete para a Presidência da OAM tens de a encontrar no Estatuto daquela agremiação. Esse é o primeiro ponto. Segundo, estas obcecado com a palavra reforma. Creio que devias reformar nesta discussão pois estas no caminho do ocaso. Não interessa esse aspecto para o #nãodebate que levantaste. Já disse que a inactividade compara-se com ao termo reserva. Mesmo sendo militar o facto de estar na reserva significa que está inactivo. Logo não há incompatibilidade! Ainda, nota que o diploma que expões traz uma situação esclarecedora do que é actividade e inactividade: alínea a) do n.o 1 do artigo 172. Dispõe sobre estar no activo ou na reserva. É uma contraposição. Parece que Néscio em matérias jurídicas e de interpretação das normas é um outro ilustre!

Gosto · 5 · 11 h · Editado


Egidio Vaz Você leu os estatutos? As partes relevantes estão aqui postadas. O resto é mesmo juntar A+B. E já vou dormir, confiante que não haverá nenhuma outra lei publicada esta noite...até segunda feira


Dioclécio Ricardo David Hehehehe...desculpa, mas não posso acreditar que esteja a violar o princípio da honestidade intelectual. Às vezes render-se a evidências é o mínimo que se pode fazer quando se é honesto, às vezes. Bom descanso.


Egidio Vaz Evidência é o que estou a fazer. Demonstrar. Demonstre também


Dioclécio Ricardo David Já disse que estar na reserva equipara-se a inactividade. Mesmo sendo militar, o facto de estar na reserva = inactivo retira-lhe a potencial incompatibilidade. Já citei a base legal. Já interprete-a. Que demonstração queres?


Egidio Vaz Não existe tal equiparação. Isto chama-se contrabando de conceitos. Inactividade é isso mesmo. Reserva é outra. Traga-me o suporte legal em que tais equiparacoes são feitas.

Gosto · 1 · 11 h

Dioclécio Ricardo David Ler leis não significa interpretá-las! Esse trabalho por ofício é de juristas. A hermenêutica é do fórum dos juristas. Atenção! Tens de fazer um trabalho interpretativo. O Código Civil "proíbe" que a interpretação se cinja apenas na letra da lei. Ora, em qualquer dicionário de língua portuguesa encontrarás que "#reserva | s. f.
3ª pess. sing. pres. ind. de reservar
2ª pess. sing. imp. de reservar


reserva |é| 
s. f.
1. Acto ou efeito de reservar.
2. Aquilo que se guarda ou poupa para casos imprevistos.
3. Parte do exército que só quando as circunstâncias o exigem é chamado ao serviço activo.
4. Tropas que, em batalha, ficam à retaguarda em pontos designados, para irem ocupar o lugar onde podem ser necessárias.
5. Militar nomeado para substituir outro no serviço, se este se impossibilitar.
6. Militar que não está no serviço activo.


Copyright 2012, Priberam Informática, S.A. Todos os direitos reservados."


Já estamos entendidos? Reserva é o mesmo que inactivo para efeitos daquele Estatuto da Ordem dos Advogados!


Egidio Vaz O seu comentário não contraria nem melhora a interpretação da lei. Não brinque com minha inteligência caro Dioclesio. Por favor. Eu gasto muito tempo lendo seus escritos mas por favor, não faça pouco da minha inteligência. Ciência é ciência. E um cientista deve ser capaz de compreender um texto científico. A não ser que seja representado em fórmula. O direito não é assunto para me amedrontar ou temer. É uma ciência normal como qualquer. Não é astronomia isto ai. Senão não seria sociável. Pensam, muitos juristas, que o saber é tão esotérico. Não é. É tangível.

Gosto · 1 · 11 h · Editado

Dioclécio Ricardo David Note que é nenhum momento disse que não era capaz de interpretar uma norma jurídica. Todavia, disse (isso reconheço) que quanto ao ponto que levanta não está a seguir as normas da hermenêutica jurídica. Essas, em princípio, são, apenas, dominadas por juristas. Dai que se faz o curso de Direito e se tem um capítulo de interpretação de normas jurídicas e a proibição é justamente essa de que o intérprete não se deve ater, apenas, à letra da lei, o que decerto está a fazer!

Gosto · 1 · 11 h · Editado



Dereck De Zeca Mulatinho Hehehehe "a César o que é de César" interessante.

Gosto · 1 · 10 h

Egidio Vaz Só que desta vez César não tem nada


Cremildo Maculuve Hehehehehe que César pobre é esse que nada tem? Hehehehehehe

Gosto · 1 · 10 h

Egidio Vaz Maningue Cremildo. César não tem nada a dar nem a receber. Ninguém lhe deve algo.

Gosto · 1 · 10 h

Cremildo Maculuve Vamos parar de citá-lo sempre que reivindicarmos algo.

Gosto · 1 · 10 h

Egidio Vaz Ilustre Chamo, a diferença entre alguns tipos aqui e eu é que levo muito a sério a minha integridade intelectual. Quando postei isso, sabia com quem estava a lidar. E se nao for a força, eles estarão irradiados deste dente por lhes faltar as evidências contrárias

Gosto · 1 · 11 h

Carlos Nuno Castel-Branco Essa legislação que apresentas aplica-se a militares de carreira. Eu cumpri seis anos de serviço militar e não me reformei como tal. O tempo de serviço militar prestado conta para a minha reforma no estado mas não me reformei como militar. E não estou na reserva. Como sabes se o Menete não está em situação idêntica à minha? Por causa dos anos de serviço militar, que contavam a dobrar, já ultrapassei os anos de serviço necessários para me reformar do estado (que incluem 23 anos de serviço na UEM, entre outros). Mais uma vez, os documentos que mostras não provam nada do teu argumento sobre o Menete. Se queres provar o teu ponto, Egídio, tens que apanhar evidência clara de que ele é militar e não coisas periféricas que mostram que foi ou que podem permitir deduzir que talvez haja dúvidas sobre se é ou não. Isso é tudo especulativo. Não tens provas. Por isso não as mostras e está a lançar areia à parede. Além disso, não te esqueças do principio de INACTIVIDADE que já aqui foi discutido.

Gosto · 8 · 11 h


Egidio Vaz Está a insistir num argumento completamente periférico. Professor Carlos, a prova existe e é justamente o facto de ele ser um militar na reserva, gozando os plenos direitos. Se quiser conjugar as leis pode fazer-lo. Se não quiser, também pode. O Professor Castelo-Branco sempre fala do seu passado militar porém, a lei que acabo de partilhar pode ajuda-lo a clarificar-se.


Carlos Nuno Castel-Branco Onde está a prova de que ele é um militar. Ainda não a apresentaste. Mostra. Apresenta. Prova, não deduções assentes em assuntos periféricos. Onde está a prova?


Egidio Vaz A prova de que ele é um militar na reserva está no seu CV e na lei.


Egidio Vaz Estes documentos estão aqui postados


Carlos Nuno Castel-Branco No CV não prova isso.


Egidio Vaz Exactamente. Escreveu pelo seu próprio punho


Carlos Nuno Castel-Branco O CV mostra que ele foi militar durante 20 anos, e saiu há 20 anos. O resto é especulação tua porque não tem provas de mais nada. Vai apanhar o documento que mostra o que tu dizes - estas a discutir a vida de alguém, fazer acusações, a tentar afectar a vida de uma organização, com base em em especulações sem provas. Vai buscar a prova.

Gosto · 2 · 11 h

Carlos Nuno Castel-Branco O que escrevi pelo meu punho?

Gosto · 1 · 11 h

Egidio Vaz A prova que o Professor exige não é útil para efeitos deste debate. Por isso não me preocuparei em busca-la. Até posso. Mas às existentes bastam


Carlos Nuno Castel-Branco Isso é um disparate. Tu dizes que ele é militar. Que a sua eleição militariza a OAM. Não apresentas nem sequer provas de que ele seja militar. Só apresentas um CV que diz que foi e legislação, aprovada após a sua saída das FPLM, que falava das condições em que reforma dentro das FPLM pode ser obtida. Portanto, a tua especulação com base em peças soltas é mais importante que prova directa. Pior, prova directa é, para ti, irrelevante. Nem vale a pena discutir neste nível ridículo de irracionalidade. Passa bem. Ciao.

Gosto · 5 · 11 h · Editado

Egidio Vaz Bom descanso Professor.




Evanex Saboroso Quero BOMBEIROS da Mozal, Aeroportos...o serviço nacional de bomboiros acabou água a este assunto recorçoooo

Gosto · 1 · 2 h

Inacio Fernando O Dr. FM foi militar e nao o e mais. Ele e Docente e Advogado apenas. tla

Gosto · 2 · 11 h

Egidio Vaz Kkkkkkk


Carlos Nuno Castel-Branco Também devem tomar em conta que quando as pessoas da minha geração e da geração do Menete deixaram de ser militares, esta legislação que o Egídio postou não existia. Portanto, a maior parte dela não se aplica a nós. Naquela época, quando saíamos saímos. Íamos para "outras tarefas" e saímos das FPLM. O Menete provavelmente está fora das FPLM mais ou menos há tanto tempo como eu (33 anos). Saímos muito antes de alguns neste debate terem nascido. Qual é o objectivo desta história sem evidencia nenhuma?

Gosto · 4 · 11 h · Editado

Egidio Vaz O que seria evidência? O Professor não quer acreditar na lei ora vigente?


Carlos Nuno Castel-Branco Egidio Vaz, evidencia para acusar alguém e afectar a vida de uma organização tem que ser clara e inequívoca. Tu não tens nenhuma evidência de o Menete estar na situação certa por essa lei. A lei fala de condições de reforma. Ele pode ter-se reformado das forças armadas ou apenas ter saído a seu pedido acumulando o tempo para um dia se reformar num outro sector do estado. Conheço dezenas de pessoas que fizeram isso. A legislação que apresentas mostra que há diferentes possbiodsdes legais pra tratar do assunto da reforma dentro das forças armadas, mais nada. E ele saiu em 1998.






Djua Kizomba Como disse é muito bem o Dioclécio Ricardo David, a candidatura do FM não tem nada de incompatível. O FM esta na reserva (inactivo)


Egidio Vaz Kkkkkk. Não vejo porque o país deve desenvolver. Estamos bem assim


Djua Kizomba Algumas ideias ainda deve mudar. Kakakakakaka


Gabriel DeBarros Para mim é simples, se Dr FM é membro de pleno direito na OAM, tem quotas em dia é exerce advogacia e sua candidatura foi homologada pela OAM, este debate não tem razão de ser e trazido por Egidio Vaz que apoia publicamente tal como eu a lista A do Dr SM soa pouquinho golpe baixo...
Mesmo se FM estiver a prestar serviços de assessoria jurídica ao Ministério da Defesa neste momento, ele não é militar no activo, daí que nem a OAM o deixava exercer advocacia e nem o MD permitiria isso...
Vamos discutir ideias, porque a lista A não precisa disso para vencer por ser aquela com maior e melhor visão e tem capacidade de projectar a OAM para o futuro é não regredir como a Lista B pretende! 


Gosto · 4 · 10 h

Egidio Vaz Que ideias tem a lista B? Aponte uma só que seja melhor que a lista A. Eu disse ideia melhor


Egidio Vaz Querem admitir um militar na ordem. Kkkkk


Gabriel DeBarros Egídio, lê bem o meu post, eu como tu não acho que a lista B tenha ideias ou substância...
Para mim a Lista A é a melhor
Mas, o facto do Dr Flávio Menete não trazer nenhuma ideia revolucionária na OAM ou ter um passado militar não significa que seja inelegível...


Egidio Vaz Não VI ainda do que os da lista B se orgulham senão da "maturidade". E também gostam muito de se autovitimisar. Falam de ideias e não avançam nenhuma. Leram ou não os manifestos? Conhecem ou não o seu candidato? A propósito, sabiam que o seu candidato já foi militar ou estão a saber agora, comigo! São questões destas que gostaria de discutir


Gabriel DeBarros Acho que não estas bem, eu não tenho candidato... E se apoio alguém essa é a lista A do Dr SM... 
Boa noite! 



Egidio Vaz Bom descanso ilustre Barros. Eu estou aqui ainda

Gosto · 1 · 10 h

Alberto Pawandiwa Prontos. Ponto final ao debate em volta do post após este comentário do Ilustre Gabriel DeBarros. O resto é a discussão de ideias e dos manifestos. Aliás, parece que o próprio dono do post acabou se recapitulando tendo em conta as suas respostas neste comentário, não obstante muitos outros comentaristas tenham procurado abrir o horizonte do dono do mesmo.


Lenon Arnaldo Mesmo que preste serviços em regime de avença a lei ou melhor Estatutos OAM o permite, no seu número 5 do artigo 69, aprovado pela Lei 28/2006 de 30 de Novembro.


O EV é livre de pensar que a lista do Dr SM é melhor, mas, não pode encher a cara das pessoas com matope da Munhava Matope, ou nos ter como ingénuos a ponto de pensar é único que tem acesso legislações em particular (OAM e FDS) e quiçá, que melhor faz interpretação das mesmas.


Disse num post, que temos que estar focados a discutir mérito ou demérito dos manifestos dos candidatos a bastonários e não discutir a idade dos mesmos, proveniências regionais ou profissionais.


Golpes muito baixo que, a ser seguido à risca por os que apoiam a lista B, acredito que pode descambar para por isso, abandone essa via meu caro . Mas não é isso que se pretende, vamos discutir ideias em vez de pessoas.


O vale tudo, revela fraqueZa e medo. 


Fazendo analogia com o que está acontecer na liga portuguesa, esta atitude só pode compraram se a do Bruno Carvalho, o homem que dispara em todas direções e sem convicção do que faz e diz.


A bem da democracia interna, liberdade, cidadania e justiça - vença o melhor projecto para a classe e para a sociedade no geral


Egidio Vaz Lenon Arnaldo então em que ficamos? Trouxe alguma ideia boa da lista de FM para discuti-la? 
Não
Explicaste em que é que FM é bom que SM?
Não
Argumentaste porque é que apesar desta documentação toda o debate não é relevante (juridicamente)?
Não.
Lamentar só não ajuda. Devemos avançar. E eu estou avançar. Depois disto, o proximo Bastonário de certeza que irá resolver este assunto de militar não-militar


Lenon Arnaldo Egidio Vaz convido a si e outros que desarmem se da verbalizacao discursiva para discutir ideias - abandonar golpes baixos. 


Ademais, o EV disse que tem em seu poder os manifestos dos dois candidatos, é neles que devemos nos focar ou perder tempo a bem de todos.


A mim é indiferente que vença candidatos A ou B, mas, gostaria que vencesse quem de facto tem melhor projecto e não idade ou, porque é natural de zona X ou Y 


O manifesto e as ideias por ambos defendidas e quica a capacidade de cada um e em particular em mobilizar maior números de apoios em termos de quantidade e qualidade é deve ser o foco e não insultos, golpes baixos a roçar a buçalismo. Isso é válido para os apoiantes dos dois candidatos.


Para lhe ser franco, os candidatos são mais espectadores e, o seu tempo de antena foi entregue nas mãos indevidas. Ninguém (candidatos ) até aqui conseguiu passar a sua ideia se não chavões "desmaputizacao" ou "por uma ordem jovem e dinâmica"


Inacio Fernando Egidio Vaz desta vez nao te saiste la muito bem na foto. Podes trazer todos os argumentos que quizer. Este tema, infeliz, nao ajuda em nada ao teu candidato e pelo contrario , so serviu para ampliar mais a nobreza das ideias do Dr. FM. Ele, homem humilde, respeitado, experiente, aglutinador e ate aqui o unico que se lhe conhece e reconhece capacidade provada para conferir a OA um prestigio institucional e por conseguinte dignificar a classe dos Advogados.

Gosto · 1 · 4 h


Egidio Vaz Que foto? É por querer sair bem na foto que muitos se calam ou "vão com os outros". Eu não me calo e não vou com os outros. Esta minha insistência radica do facto se ninguém ter vindo contrapor com argumentos e factos


Inacio Fernando Custa para ti compreender que o Dr. FM foi militar e nao o e mais? Custa isso? Custa compreender que ele ja nao exerce nenhuma actividade na esfera militar? Custa compreender que ele um simples Docente e Advogado?


Egidio Vaz As leis meu caro. Para mim, custa acreditar que ninguém queira obedecer as leis, até advogados.


Inacio Fernando por acaso a lei diz que aquele que porventura tenha cumprido o servico militar nao pode ser presidente da OA? Diz isso? manda me la para podermos interpretar juntos


Egidio Vaz Veja a lei da OAM. Está la


Inacio Fernando manda link


Egidio Vaz Veja entre estes comentários. Mas farei o favor. Veja abaixo


Egidio Vaz A última alínea


Inacio Fernando Ah. entao e facil. O Dr.FM nao e quadro efectivo das esferas aqui apresentadas. Ele cumpriu e com zelo a sua tarefa quer como militar quer na Policia. Nao e mais membro ou quadro em exercicio. Ele actua em outros ramos como a docencia e advocacia. Faria sentido numa situacao em que a lei diz: "aquele que tenha pertecido ...", mas nao e o caso.




Welcome to MAGNIFI, the first music platform that lets you listen, share and buy tickets to see artists perform live. Get started and hear who's playing nearby this week.
MAGNIFI.FM


Luis Jose Jobe Fazenda Ainda bem que quem vota somos nós os Advogados e sabemos que FM é advogado de pleno direito e candidato. Kakakakakaka

Gosto · 1 · 3 h

Egidio Vaz Mbuya Luis Jose Jobe Fazenda reveja o post..já consgui colocar tudo num so album!


Carlos Chivambo Esses dias estou ficando sem palavras pa comentar pontos de vista deste mano que eu lhe admiro


Egidio Vaz Eu acho que o senhor é um sábio. Não é como os demais aqi, que comentam coisas mesmo quando não sabem ou reagem sem se ater às consequências.








16 h · 

Um candidato a Bastonário da Ordem dos Advogados é militar reservista. Militares não reformam. Se ganhar, a qualquer momento poderá abandonar o cargo para "responder ao chamamento". Por outro lado, os estatutos da ORDEM são mesmo hostis a este tipo de incompatibilidade Alguém devia ter visto e discutido isto.


Estamos a arriscar reinventarmos os Doutores-Generais a moda Angola.
Jornalistas, soltem os cães.






Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

Ira




Comments

Nacer Choy Quais dos Dois ilustre. O do Norte ou o do Sul?

Gosto · 1 · 16 h

Egidio Vaz Investigue.

Gosto · 2 · 16 h

Nacer Choy Kkk o do Norte.




Gosto · 1 · 16 h

Charles John Eu sou amigo do Egidio Vaz mas desta vez falhou. Este post não merece para o Vaz.


Egidio Vaz É facto. Me leve ao tribunal se estiver a mentir. E mais leia os estatutos da ORDEM meu caro

Gosto · 2 · 16 h

Arlindo Chissale Talvez não tenha entendido a mensagem que na opinião do Vaz, há que continuar e formalizar com a denúncia

Gosto · 1 · 15 h

Egidio Vaz Seguranteme

Gosto · 1 · 15 h

Radade Savela "Jornalistas, soltem os cães"kkkkk NIfile

Gosto · 1 · 16 h · Editado

Mestre Jojo Passei para ler comentario ( pipocas,pipocas pessoal ) Mahala

Gosto · 1 · 16 h

Egidio Vaz Come um kilo, kkkl


Aderito Tamele Kakakaka,humor ate n funeral...francamente.


Mestre Jojo Aderito Tamele isso é apenas um debate de ideias alguém entende mal vamos levar na esportiva.


Egidio Vaz É facto. Me leve ao tribunal se estiver a mentir. E mais leia os estatutos da ORDEM meu caro

Gosto · 3 · 16 h

Charles John Está bem Egidio Vaz farei a leitura do recomendado.

Gosto · 1 · 16 h

Elvino Dias Kkk vejo que isto está renhido. Há pouco estava a ler um artigo deMarcelo Mosse contra o meu candidato Stayleir Marroquim

Gosto · 6 · 16 h

Charles John Há uma emboscada de Leis. Os militares na reserva territorial podem desempenhar qualquer que seja função civil, órgãos de soberania, empresas públicas e privadas, etc. Vide estatuto dos Militares na reseva Territorial.
No entanto, o estatuto da Ordem dos Advogados não abre espaço para a recepção dos reservados. 
Qual das leis eh superior à outra? Juristas, abram as capoeiras

Gosto · 6 · 16 h

Ido Alfred Aqui soltar "os cães". Kikikik Kikikik


Ariel Sonto heheheh..


Estevao Pangueia Nós queremos uma ordem renovada, jovem, que acompanhe a dinâmica da justiça, eu sei que há tendência alheia a Ordem, que tenta projetar esses senhores, para coloca la de mãos atadas ao sistema!

Gosto · 3 · 15 h

Julião João Cumbane Emoji tongue



Egidio Vaz O ilustre Menete nem advogado devia ser. Militar é militar e como tal as leis da OAM proíbem que militares assumam cargos de bastonário. Irei editar este post para ajuntar as provas legais. Aguardem

Gosto · 5 · 15 h


António Sitole Prezado Egidio Vaz, as imcopatibilidades não se aplicam a quem está numa situação de inatividade. Art.69/5 do EOAM

Gosto · 1 · 15 h

Egidio Vaz Mas militar nunca está em inatividade. Reservista não são reformados.

Gosto · 1 · 15 h

António Sitole Talvez seja necessário encontrar o sentido e alcance de inatividade.


Antonio Quero Paz Mas fanatismo ou paixao deve ser assunto muito serio. Egidio Vaz é historiador até onde sei, Antonio Sitole é advogado se nao me engano. A ser verdade é possivel historiador ensinar ao advogado como se interpreta uma regra? Ou o Egidio Vaz é super dotado que sabe tudo? Prontos falei.

Gosto · 3 · 14 h

Egidio Vaz Estou a falar com António Sitole meu amigo. E você está a ver como estamos a nos tratar. Ainda pode ficar isolado, cuidado com má educação senhor Antonio Quero Paz

Gosto · 3 · 14 h · Editado

Jose Waite Militar e Militar so!
Que vao criar ordem dos advogados militares para acabar com historietas de violencia. Deixem os civis em paz meus srs, querem ocupar em todo lado para controlar o sistema o que?
Reserva e diferente de aposentadoria, o reservista ainda esta no activo apenas esta num estado latente/hibernacao ha qualquer momento vai entrar em accao!

Gosto · 2 · 14 h

Antonio Quero Paz Meu amigo Egidio Vaz eu te admiro muito e acho que nao lhe insultei. So que eu acho que estas a ser muito infeliz ultimamente. Esta sua luta contra essa tal lista sei la do dr Menete esta a beliscar-te. Procure pensar com isençao. Advogados sabem o que querem como disse o Albano Macie. Acho que neste caso aqui perdeste a luta e nao a batalha.

Gosto · 1 · 14 h

Antonio Quero Paz Meu amigo Egidio Vaz eu te admiro muito e acho que nao lhe insultei. So que eu acho que estas a ser muito infeliz ultimamente. Esta sua luta contra essa tal lista sei la do dr Menete esta a beliscar-te. Procure pensar com isençao. Advogados sabem o que querem como disse o Albano Macie. Acho que neste caso aqui perdeste a luta e nao a batalha.


Egidio Vaz Pois é, conheço bem o sentido de isenção

Gosto · 1 · 14 h

Jose Waite Ser advogado nao significa ser absoluto na arena hermeneutica. Quantos juristas ja fizeram cagadas e fazer sofrer um inocente? Exemplo temos PGR que moveu processo contra professor Castelo Branco sem necessidades mesmo com tantas alertas os graudos juristas da PGR continuaram com o processo ate recorreram.


Antonio Quero Paz Obrigado amigo Egidio Vaz, siga essa linha.


Egidio Vaz Ilustre António Sitole, atente neste dispositivo legal apenas, sublinhado


Egidio Vaz Militares na reserva ou depois desta podem ser chamados...


António Sitole Reserva é diferente de reforma. Esta disposição legal aplica-se aos que estão na reserva. Seriam-nos útil se apresentasse o documento que diz que o Candidato está na reserva. Util também seria se através de instituições próprias impugnasse a inscrição do mesmo como Advogado. Assim irias ajudar-nos como Advogados e a sociedade em geral a mostrar que nos últimos anos a OAM está a ser dirigida por pessoas que não entendem das leis que regulam a agremiação

Gosto · 3 · 14 h

Egidio Vaz Não está a ler tudo mais velho. Reserva, fora da efectividade ou....dois conceitos interessantes. Aprendendo


António Sitole Os conceitos em direito não são definos através de um dicionário, mas através de leis.


Egidio Vaz O que eu sei é que ele foi militar e há bem pouco tempo desempenhou funções de direção de alto prestígio como Director da PIC. ISTO é o que sei. Ora, pode sim ser uma situação ultrapassada. Porque não sou jurista, limitei-me a expor screenshot, os famosos screenshot


Antonio Quero Paz Essa é forte Antonio sitole. Gostei muito principalmente a parte que diz: "Util também seria se através de instituições próprias impugnasse a inscrição do mesmo como Advogado. Assim irias ajudar-nos como Advogados e a sociedade em geral a mostrar que nos últimos anos a OAM está a ser dirigida por pessoas que não entendem das leis que regulam a agremiação'.


Egidio Vaz Os conceitos jurídicos não são inteligíveis apenas a juristas. Se o São pelo menos não deviam. Só conheço uma profissão cujos conceitos apenas são percebidos pelos próprios: os curandeiros

Gosto · 1 · 14 h

Antonio Quero Paz Estou a me lembrar do MC Roger quando disse uma vez que para ser jurista nao precisa ir a Universidade estudar, é so ir a livraria, comprar livros e ler em casa. Sera que MC Roger tinha razao? ja que conceitos jurídicos não são inteligíveis apenas a juristas.

Gosto · 2 · 14 h

Julião João Cumbane Entendes bem o alcance da Teoria da Relatividade (restrita e geral), Egidio Vaz?...E já ouviste falar da Teoria do Caos?... Podes apontar os seus equivalentes no quotidiano? ... Faço estas perguntas na linha do teu pensamento, particularmente quando dizes «Os conceitos jurídicos não são inteligíveis apenas a juristas. Se o São pelo menos não deviam. Só conheço uma profissão cujos conceitos apenas são percebidos pelos próprios: os curandeiros» (sic).


Moniz S. Walunga Antonio Quero Paz , estas mesmo ERRADO na tua analise. Em qualquer curso ou especialidades existem autodidatas, que pode ser o caso do Egidio Vaz, vs especialistas do ramo, aqueles que so' possuem diploma de um determinado curso, mas que nao passam so' disso e nunca evoluiram. Se analisarmos neste sentido, o Egidio Vaz (historiador) pode, e de que maneira, ter melhor argumento sobre uma determinada materia que alguem do ramo que so tem canudo mas ficou estagnado (parado) ao longo do tempo! Ser Diplomado num curso nao e' por si so' o DONO de todo o conhecimento e verdade sobre varios temas.








Egidio Vaz KKK. Não sabia? Eu sei mais que alguns advogados. E depois me chamam forasteiro, KKK

Gosto · 1 · 15 h

Egidio Vaz Isaac leia isso aí.


Lenon Arnaldo EV que defendes e apoia p candidato SM já é sabido, agora, inventar impedimentos/incompatibilidades parece me estar a prestar mau serviço à comunidade facebukiano e mais.


Devem prevalecer outros valores, os argumentos e os manifestos e acima de tudo a capacidade de mobilizar outros pares a confiarem em si ( isso é válido para as duas listas e seus apoiantes).


NB: preocupa me que estas eleições a idade, a região de proveniência do candidato estarem a serem usados como requisitos para eleição. Isso é perigoso para a nossa pobre democracia e em particular a OAM que se pretende um exemplo de transparência , respeito e p exercício mais alto da cidadania

Gosto · 1 · 15 h

Estevao Pangueia Ilustre Lenon Arnaldo, a OAM, apesar de ser uma classe de advogados, estes prestam serviços públicos, dai que cada um é livre de dizer o que pensa, a democracia é isso, debate, e passa quem têm competência, deploro pronuciamentos , de alguns desta classe que reduzem a Ordem a clientelismo, se são profissionais, então estejam sujeitos a crítica na visão e missão . Ou querem eleição ou indicação!!!!

Gosto · 3 · 15 h

Lenon Arnaldo Estevao Pangueia concordo plenamente ilustre, por isso que disse acima " que devem prevalecer outros valores " e não o amiguismo, idade e tribos; O manifesto eleitoral e acima de tudo a capacidade de mobilizar maior número de votantes deve ser elementos de base para qualquer debate são. Obviamente, nada obsta que outros extratos da sociedade possam emitirem suas opiniões, dada a importância que está classe representa na vida quotidiana dos moçambicanos e, nível de organização nos habitou


PS: era importante a intervenção pontual do actual bastonário pRa colocar guiso neste espectáculo triste ( jogos baixos, tribalismo e sectarismo )

Gosto · 1 · 14 h

Albano Macie kikiki ilustre esta nao cola..... ou a cola esta gasta. mas e boa resposta ao post do ilistre Marcelo....... os advogados sao conscientes sabem e sabemos a quem.queremos votar. dr as aliancas ja estao feitas. os indecisos neste grau sao poucos e tal coisa de eleicao censitaria.

Gosto · 3 · 15 h

Estevao Pangueia Deve dar espaço a juventude aliás, acompanhei o debate na TVM, me parece que a candidatura do ilustre Menete é mesmo contra sua vontade!

Gosto · 2 · 15 h

Elvino Dias Dr. Albano Macie resumiu tudo. Essa campanha nas redes sociais é desnecessária. Os advogados são lúcidos

Gosto · 6 · 15 h

Egidio Vaz Os advogados são lúcidos? Nem todos. A maioria precisa ser elucidada...até por min. Andam muito distraídos ao ponto de apoiarem militares.

Gosto · 5 · 15 h



Albano Macie kikiki. dr egidio reconheco que as eleicoes sao fenonenos de mass stria, mas o nivel do eleitorado ja ajuda bastante mesmo para compreender ou descompreender o seu elucidario.




Cossa Cossa E como o são


Zeca Becane Felisberto Sibia Eu so vim dizer que não gostei de ter ficado quase uma semana sem ler seus pensamentos #Vaz.

Gosto · 1 · 15 h

Eugenio Chimbutane O puto Vaz não dorme ... Que tal doarmos uma cama ao jovem?

Gosto · 2 · 15 h



Jossias Ramos Bwakakakaka!


Jaime Bambo Militares não reformam???

Gosto · 2 · 15 h

Egidio Vaz Nunca

Gosto · 1 · 15 h

Jaime Bambo Os militares no activo são susceptíveis de ir a reserva (dentro das condições pré estabelecidas pelo Estatuto dos Militares). O limite máximo para permanecer na reserva é de seis anos (dentro dos quais pode ser reintegrado). Após seis anos sem a reintegração, este, passa automaticamente para reformado, passando a ter direitos e obrigações iguais a qualquer funcionário do Estado- ao contrário da reserva.

Gosto · 2 · 15 h

Egidio Vaz Ilustre Jaime Bambo, apresente-nos provas do que diz


Egidio Vaz Quem estabeleceu isso de seis anos? Kkkkk


Jaime Bambo O fórum não é apropriado. Mas fica o ponto


Isac Manjate Militar não reforma mas sim vai a reserva, levando consigo a patente de oficial sub alterno ou oficial superior. Mais ainda, leva consigo seus honorários a 100% durante um.período não superior a 6 anos ou equivalente.


Jaime Bambo Isac Manjate, e depois de seis anos?

Gosto · 1 · 14 h

Isac Manjate Egidio Vaz prometo buscar a sustentabilidade do que se está a falar aqui. O JaimeBambo tem suas razões e insustentáveis. O estado das FDS prevê. Reforma só se adquire depois de 6 anos da reserva.






Aziz S. Baptista Mas fale-nos um pouco de #Unay_Cambuma que agora parece envolveu-se numa revolucao!!!


Isac Manjate Simplesmente isso...

Gosto · 1 · 15 h





Gosto · 1 · 15 h


Gosto · 10 · 15 h

Alberto Pawandiwa Sr. Egidio Vaz. Deixa a nossa Ordem em Paz. Crie a ordem da vossa classe e contribuirá bastante com as suas observações. Os estatutos da OAM como quaisquer outros prevêm mecanismos para suprir esse tipo de impedimentos, caso ocorram.

Gosto · 8 · 14 h · Editado

Egidio Vaz Se escolherem errado eu prejudico-me. Kkkkkk

Gosto · 1 · 14 h

Egidio Vaz Senhor Pawandiwa, vocês querem debater sozinhos para se intimidarem. Conheço-vos

Gosto · 2 · 14 h

Alberto Pawandiwa Isso chama-se ingerência nos assuntos internos da Ordem. Imagine um governo qualquer aparecer a fazer campanha a favor de um candidato político nacional, como o classificaria?


Isaac Sitoe Jr. muito inspirado mano Vaz . o povo agradece


Egidio Vaz KKK, ilustre Alberto Pawandiwa. Ingerência. Kkkk. Vamos falar depois de ganharem


Alberto Pawandiwa Não estou a falar em ganhar aqui. Quantos estão na reserva e estão a exercer cargos públicos neste País? Busque outro argumento. Dentro da OAM, qualquer que ganhar será bem vindo e trabalharemos todos em conjunto porque somos uma família.


Egidio Vaz Kkkkk, Dr Alberto Pawandiwa, você é um ilustre advogado.


Amilcar Joaquim Inguane Está quente.....


Tres Setas O Flávio Menete é membro da ordem, há bom tempo. Se ha falha em o admitir como membro, essa falha foi cometida pelo elenco em que o Marroquim é parte.

Gosto · 1 · 14 h

Celso Lucas Timana Para sua informação,quando Flávio Menete inscreveu se como advogado, Marroquim não fazia parte de nenhum órgão na OAM,até porque inscreveram se no mesmo ano...


Egidio Vaz Uma contradição, quando é para debater as leis alguns advogados aqui preferem ataque adhominen

Gosto · 4 · 14 h

Dercio Lucas Não concordo com a corrente que diz que os advogados são lúcidos. Caso fossem, creio que já era sem tempo para que as inúmeras irregularidades tivessem sido sanadas. Não estou a dizer que concordo com a interpretação que o ilustre Egídio faz sobre os estatutos da ordem, mas é bom que se discuta e a eleição seja feita em pratos limpos. 


Candidaturas que enfermam de vícios, NÃO.

Gosto · 4 · 14 h · Editado

Joanguete Celestino Outro candidato faz parte do Mega gaseoduto que vai ligar Palma a Joanesburgo.

Gosto · 3 · 14 h

Julião João Cumbane Esta campanha CONTRA o Flávio Menete é nojenta,Egidio Vaz! O que é ético é endossares a lista do teu favorito. Agora, estares a mover uma campanha contra a pessoa do Flávio Menete—e não porque ele tenha feito algo indecoroso para a classe—é baixeza sem contornos e não te fica bem! Vamos lá apoiar os nossos favoritos com decoro. Não obriga à utilização de métodos radicais para repor a ordem no convívio são entre os advogados. Aliás, os próprios advogados têm que repudiar esta forma de 'endorsment', que privilegia ataques pessoais ardilosos, a que o Egídio Vaz recorre neste caso.

Gosto · 8 · 13 h · Editado


Egidio Vaz Normalmente iria apagar este post por usar termos abomináveis tais como nojenta e a me acusar de tecer comentários nojentos. Está questão é tão científica quanto relevante. Foram apresentados os dados. Vamos interpreta-los ou aprendamos


Julião João Cumbane O termo "nojento" não é nojento em si mesmo, Egidio Vaz. Ele existe para designar/caracterizar práticas feias, insuportáveis. Estás a permitir que a tua aversão/ódio por Flávio Menete te domine ao ponto de perderes o senso de justiça e responsabilidade. Não tens que gostar do Flávio, mas DEVES respeitar os direitos dele como cidadão e como membro da Ordem dos Advogados de Moçambique. És soberano para remover ou não o(s) meu(s )comentário(s), mas EU considero nojenta a forma como moves uma campanha CONTRA a candidatura do Flávio. No procedimento científico, não se actua como estás a actuar neste caso. Tens que manter o rigor científico na apreciação dos dados que tens para APOIAR o teu favorito, sem tentar assassinar o carácter de quem não gostas.

Gosto · 4 · 13 h · Editado

Egidio Vaz Este é ataque adhominen que eu não fiz nesta postagem


Julião João Cumbane Este 'post' é uma versão astuta de "Ad Hominen", Egidio?!... Estás a deixar-me perplexo e algo desapontado...!

Gosto · 4 · 13 h · Editado

Dercio Lucas Raramente faço agitações, mas neste caso acho que o ilustre devia apagar o Post e de seguida bloquear o autor do mesmo.


Sergio Buque Eu estava a acompanhar o debate ontem na Tvm , dizia-se que O Menete não se saiu bem , o que não é verdade . O outro candidato ao invés de apresentar o seu programa atacava o Menete . Não sei se é este tipo do Bastonário que queremos , sem nenhum programa .

Gosto · 3 · 13 h

Julião João Cumbane Neste caso estás a fazer uma agitação, Dercio Lucas! O Egidio Vaz tem consciência própria! ...


Estevao Pangueia Mesmo o chinês que nunca ca esteve, a sua chegada vai perceber que Julião João Cumbane, é contra verdades, não vejo nenhum mal em alguém manifestar o que pensa a cerca da ordem, Egídio Vaz não usou na sua postagem termos pejorativos, mas o ilustre sempre usou. Afinal Cumbane, com quem quer conversar ao ser tão antisocial?

Gosto · 7 · 13 h

Julião João Cumbane Estevao Pangueia, sabes o que significa esta careta Emoji tongue
?


Egidio Vaz Professor Julião João Cumbane pá. Chamou-me dr nojento e pronto. Irei engolir isso porque sei que está emocionado com seu candidato. Depois voltaremos ao normal. Eu engulo e pronto

Gosto · 3 · 13 h

Julião João Cumbane Não te chamei nada disso que dizes que te chamei, Egidio Vaz! Vamos lá ser honestos. Eu chamei nojenta a tua obsessão contra a candidatura do Flávio Menete a Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique. Veja a grande diferença! Tu és uma entidade discernível das tuas ideias correntes. Se fosses corrente como as tuas ideias, as pessoas teriam dificuldades para te identificar.


Egidio Vaz Está a amenizar o discurso Prof. Em todo caso, fica assim mesmo. Nojento. Mas perdemos a oportunidade de melhorar o debate. Li tanto, fiz tanto cruzamento de dados. E a recompensa é esta mesma, nojenta. Ossos do ofício


Julião João Cumbane Hoje só dá para eu te ver assim Emoji sunglasses
, Egidio!...


Moniz S. Walunga Ja' li muitos posts do Juliao joao Cumbane e sempre constato que usa linguagem cacique, incompativel com a sua posicao de professor e educador! Quo Vadis Mozambico?!


Julião João Cumbane Não estou nem tão pouco interessado com a tua avaliação de mim, Moniz S. Walunga! "Quo Vadis Mozambico?!" com indivíduos como tu mas é a questão feita por mim! Tu não tens discernimento e competência para avaliar nem mesmo o valor da tua existência. Quanto mais avaliar outrem! Não é apenas o que me podia faltar, se assim tiveres pensado. Fica no teu lugar, zé qualquer excepto gente!


Moniz S. Walunga Hahahaha....Cumbane! Consegues trocar impressoes e ainda por cima por escrito com "ze' qualquer excepto gente"!!! Se consegues isso e' porque TU tambem es da mesma especie! Ora considera-me de "individuo", ora sou "ze qualquer menos gente"! A falta de inteligencia nem te permitiu essas tuas cotradicoes! Grande professor que o Pais tem!! Hahahaha


António Mutombo "Desmaputização" so!!!


Lenon Arnaldo Egidio Vaz, a lei que sustenta o post é o artigo Lei 7/94, de 14 de Setembro


Lenon Arnaldo Ponto prévio, o Estatuto da OAM foi aprovado por lei, Lei 28/2009, de 29 de Setembro


Esta lei 28/2009 no seu número 2, revoga a lei 7/94, de 14 de Setembro. Dai que, só pode estar a haver algum equívoco da pare do ilustre EV - mais deixemos de lado


Indo ao que na minha óptica sustenta de facto o seu post, a Lei 28/2009 de 29 de Setembro, no capítulo IV que versa sobre as incompatibilidades, para ser mais preciso no seu artigo 69 , a alínea d) e h) suponho sejam estes os artigos que sustentam a seu post , estás alíneas elencar de facto os quistos que constituem motivos de impedimentos/incompatibilidades do qual me parece não se enquadrar o candidato da lista B, no entanto, por distração ou premeditação o ilustre não faz menção do número 5 do supracitado artigo (se atendermos de que o este artigo não termina no seu número 1) dai que no seu número 5, vem desbaratar todo argumento falacioso e maldizente acima e diz " as incompatibilidades acima indicadas não são aplicáveis quando se está em situação de aposentado/inactividade ou em contratado de prestação de serviço" , fim da citação ....


Como pode depreender, salvo melhor argumento, me parece que seu post não reúne requisitos e nem tem como proceder para salvar a outra candidatura.


Vença o melhor.

Gosto · 4 · 13 h

Lenon Arnaldo PS: não tive acesso do Decreto 46/2006, de 30 de Novembro e, acreditando que seja este a última tábua de salvação no alto mar, havendo contradição entre duas leis, indo pela hierarquias das leis, prevalece o plasmado na LEI em detrimento do que vem regulado no Decreto. O que vale dizer, que também por esta via a peneira é bastante pequena para tapar o sol

Gosto · 1 · 13 h

Ndimomwene João Em Moçambique existem Lei(galia)s

Gosto · 1 · 14 h

Egidio Vaz Eu sou historiador. Documentação é comigo. O dia que perder seu CV fala comigo. Também posso recorda-lo de algumas coisas importantes que andou a fazer e do que não se recorda. Kkkk

Gosto · 7 · 14 h

Julião João Cumbane Não sei para que é esta... mas, será, Egidio?! ...


Bruno Morais Ke ke ke


Américo Matavele Você mano Egidio, não nos feche as portas. Somos humanos e temos direitos civis também. Deixe-nos exerce-los. Please!

Gosto · 6 · 13 h



Gosto · 1 · 12 h

Egidio Vaz Dr General na Reserva


Américo Matavele Kkkkkkkkkkkkkkk...


Custódio João Sabonete Há um slogan da tropa que diz:
" Chuva civil não molha militar", mas "juro" que nesta o Menete vai se molhar.

Gosto · 2 · 13 h

Arlindo Costa Rosario Isso é não assunto! Pois, às vezes a necessidade de protagonismo coloca nos a nu! Enfim....

Gosto · 2 · 13 h

José Luís Mas se os estatutos da OAM nao permite candidatos militares entao porquê que não filtraram a candidatura do Dr Minete? Qual seria a explicaçãoEgidio Vaz?

Gosto · 2 · 13 h

Gerson David se a policia so pode restringir a liberdade dos cidadaos nos casos de flagrante delito e naqueles em que haja mandato judicial, porque continuamos a ter prisoes ilegais?


Gerson David se a policia so pode restringir a liberdade dos cidadaos nos casos de flagrante delito e naqueles em que haja mandato judicial, porque continuamos a ter prisoes ilegais?


Dioclécio Ricardo David Não partilho da mesma ideia, Egidio Vaz. Atente ao n.o 5 do artigo 69 do Estatuto da Ordem dos Advogados que passo a citar: "as incompatibilidades não se aplicam a quantos estejam na situação de (...) inactividade". Como pode depreender estar na reserva é sinônimo de inactividade! Logo, não tem razão de ser o seu apelo à soltura dos caninos. Seriam vira-latas, apenas, pois cães de raça esses esperariam outra oportunidade, decerto!

Gosto · 4 · 12 h · Editado

Egidio Vaz Quando as leis da OAM foram feitas não se pensavam em militares. Os militares meu caro não reformam. Quem o enganar assim é diabo. Não existe tal figura de militar inactivo. Senão Guebuza ou Chipande não seriam ate hoje GENRAIS NA RESERVA.


Dioclécio Ricardo David Meu caro a lei é clara: as incompatibilidades NÃO SE APLICAM aos INACTIVOS! Se for chamado para tal o Estatuto já cura essa situação (n.o 1 do artigo 18): "quando sobrevenha motivo relevante, pode o advogado titular de cargo nos órgãos da Ordem dos Advogados solicitar ao Conselho Nacional a aceitação de renúncia ou suspensão temporária do exercício de funções". Não há qualquer incompatibilidade na candidatura do Flávio Menete.

Gosto · 2 · 12 h

Egidio Vaz Claro que não há. Se leu o post a minha preocupação é futura, lidar com a susceptibilidade


Dioclécio Ricardo David Isso é curado pela lei, meu caro! Ele pode renunciar ou suspender o mandato. Nesse caso o Vice-Presidente do Conselho Nacional é que assumirá o cargo e convoca até 30 dias posteriores para eleição de novo bastonário.

Gosto · 4 · 12 h · Editado

Sergio Agostinho Egidio Vaz é um historiador medíocre e agora que a FRELIMO emprestou lhe um BMW virou um lambe botão dos camaradas.

Gosto · 1 · 12 h · Editado

Egidio Vaz Filho da puta tu.

Gosto · 1 · 12 h · Editado

Avelino Francisco Navaia kkkk. Será que queria dizer pura ou put*?


Carlos Miguel Castanheira Cossa Devem debater ideias não se ofendam

Gosto · 1 · 1 h

Egidio Vaz Querem manipular as leis por nada. Vão então as eleições. KKK.
Os advogados têm medo da sociedade. Numa altura que os cidadãos dão visibilidade ao seu projecto eles querem ficar sozinhos. KKK. Anacoretas de segunda

Gosto · 1 · 12 h

Dioclécio Ricardo David Meu caro, gosto bastante de si e conheço-lhe pessoalmente mas extremas posições demais. Expus acima de forma clara que não há lugar à incompatibilidades. Nada resta-lhe a não ser conformar-se com o que a lei prevê!

Gosto · 1 · 3 h · Editado

Egidio Vaz Não tive como objectivo objetar qualquer candidatura. Mas demonstrar como um percurso profissional prolixo pode ser embaraçoso. Que ele vá a votos para clarificar as águas.


Dioclécio Ricardo David Eish, rendo-me! Mas estou feliz porque sei que as suas lucubrações tem um selo de justiça. Entretanto lei é lei. Deve ser cumprida.

Gosto · 1 · 12 h

Egidio Vaz Sergio Agostinho, um canalha incompetente e filho da égua, acha que todos são incompetentes e falhados como ele. Conhece-me nunca e toca a lançar impropérios. Vão informa-lo que não só está bloqueado como que vá lamber o cú do pai dele, habituado que está ao estender da mão. Neste mural mando eu e quem me conhece sabe quem sou
de facto e quais são os meus valores. Esta peste jamais cruzará meu caminho.

Gosto · 4 · 12 h · Editado



Gosto · 1 · 12 h

Nelio Matola ei, i am dead.....OMGVer tradução




Bruno Morais Ilustre, não entra nessa, não precisar descer tão baixo ao ponto deces palavrões, não fizeste nada que merecas ser destratado apenas apresentaste um posicionamento passível de ser contestado. Ignore ou melhor vá descansar amanhã queremos-te com bom austral pra troca de ideias e não de ensultos, não é isso que te caracteriza.


Egidio Vaz Eu irei descer ao nível das pessoas. Como bem disse Karl Marx, cada um segundo o seu esforço. Eu sou um bom "socialista"


Bruno Morais Ke ke ke ke! Ilustre, Você parece macena ou mandau quando inicia guerra nao acaba.


Egidio Vaz Sou Sena. Mas não é por isso. O tipo receberá um screenshot e ainda ficará privado de trocar ideias comigo. Ele perdeu muito. Pior, nem era meu amigo. Ouviu dizer que existo e começou a bisbilhotar. Aquele intelectual rural, como os outros, precisam ler e agarrar alguma calma antes de abrir a boca e deixar o espírito falar. Este Moçambique é grande e há muito trabalho para quem está interessado em viver do seu trabalho. Preguiçosos, mal-possuídos e outros infelizes verão sempre mal o sucesso de outrem e acharão sempre que tal deve-se à uma magia qualquer ou má consciência.

Gosto · 1 · 11 h

Bruno Morais He he he he!! Me parece que o tipo não está nada satisfeito com o seu BMW, tens que lhe dar boleia pra fazerem as pazes. Ka Ka ka

Gosto · 1 · 11 h

Egidio Vaz E ele acha que o carro é sinônimo só bem estar. Se soubesse que prefiro andar de chapa ou táxi, mesmo com meios abundantes. Infeliz, invejoso e ignorante. Fracassado de meia tigela




Bruno Morais He he he he! Tens que levar o BMW pra terra pra fazerem uma missa, estão tá tirar do sério por causa da máquina daque a nada vao dizer foi Baxir que te deu


Egidio Vaz Se tivesse que levar tudo a casa....ficaria por lá. Foi uma grande tragédia cruzar com gente deste calibre. E ainda armam-se de pensantes. Agora entendo porque vinham aqui neste mural. Quando me viam a criticar o governo pensavam que fosse como eles, desesperados e a pensar na ajuda do governo ou numa sorte de políticos. Que tenho agenda própria e valores concretos nunca passou pela sua cabeça. Dependentes até no pensamento. Tamanha indigencia nunca experimentei. Pena.

Gosto · 1 · 10 h · Editado

Bruno Morais He he he


Tânia Waty What? 











Nelio Matola Se é o BMW que conheço o Dr Egidio o adquiriu já faz alguns anos.


Egidio Vaz Dois anos. E nem será penúltimo. Kkkkk. Os fracassados sempre olharão para a boca e não para o trabalho. Infelizes

Gosto · 3 · 12 h

Bruno Morais Ilustre Vaz, logo após teres feito uma campanha a favor do Marroquim desqualificando Dr. Menete lhe aconselhei a deixar que a classe resolvece assuntos internos cabendo-nos a comentário como expetadores, depois do debate de ontem que estavas certo que o Marroquim iria se sair melhor nao foi o que vimos se nao nervozinho, citacao dos feitos dos antigos bastonarios, uma proposta de contencao custos vulgo dispegismo contradizendo-se pois e a politica do actual elenco a qual ele faz parte, o mesmo deixa de apresentar o seu programa pra convencer seu eleitorado e busca ataques ao programa do adversário como impraticável esquecendo-se que ele nao esta na posicao de julgar mas sim de ser julgado enquando isso vimos um Dr. Menete passeando a classe e mostrando sorriso nos seus lábios diante dos factos eu espera sua análise quanto a performance dos dois candidatos, ilustre, vires com post do CV do Dr. Menete e uns trechos de alguns articuladas invocando incompatibilidades parece-me um complou pra desacreditar um candidato que não faz mas do que está no seu direito como membro da OAM de poder se candidatar ao cargo, parece-me que estas a promover amiguismo em determento de um processo democrático que nos defendemos. Fica-te mal estas a desepcionar teus seguidores como dizes que tens. Que vença o melhor

Gosto · 3 · 12 h

Amomge Rafael Macuacua Em cima do murro, faceboocando nao me meto com gente grande


Egidio Vaz Debate bem documentado, ninguem quer pegar se quer no dossier todo, fazer a analise de conjunto, conjugar as leis; coisas que os advogados sabem fazer e fazem no seu dia-a-dia.


Thomas De La Rue Este post tem comentarios que n tem diferença com os casos em que algunes defendem a presidencia da tepublica por parte do Dlhakama (militar)


Arlindo Guilamba Militar na reserva não é reformado desde logo porque a qualquer momento pode ser chamado para as fileiras ex lege. Ser membro das forças de defesa e segurança é, ex lege, incompatível com o exercício da advocacia. Os enxertos legais que Egidio Vaz trás é a volta disto... Os resto são manifestações de simpatia e fuga à interpretação da lei...

Gosto · 2 · 1 h

Albano Macie Definitivamente Ilustre puro engano nao ha incompatibilidade. quando a lei da OAM diz membro das forcas policiais ou das forcas de ... quer referir se necessariamente aos membros em efectividade de funcoes. os reservistas estao excluidos. no dia que forem chamados ou a titulo pessoal requererem o regresso suspendem automaticente a qualidade de advogado em exercicio. 
por que a incompatibilidade? visa necesariamente evitar o risco de nao dedicacao a funcao ou a de comprometer a isencao e imparcialidade no seu exercicio mas no caso de reservista ele nao exerce nenhuma funcao. e reservista simplesmenge porque a funcao militar porque ligada as funcoes de aoberania e devido a compreensao doa quadros de pessoal nao seria possivel manter nos quadroa todo o pessoal ainda capaz de combater dentro deles a olhar pelas entradas em particular nos tempos de paz. dai nota que o reservista e examinado pata reengressar para se aferir a sua capacidadd fisica e se nao existir e aposentado


Arlindo Guilamba Meu Caro, no meu pequeno comentario fiz menção que "Ser membro das forças de defesa e segurança é, ex lege, incompatível com o exercício da advocacia." Cfr. Art. 69 nr 2 Al h) do EOAM. Ser membro em exercício ou não parece-me ser a questão à semelhança do que se deve entender por reservista...de qualquer modo, a sua interpretação merece todo o respeito como também a minha. Duvido que eu ou você estejamos enganados mas certo que temos interpretação diferente.


Gildo Afonso Uma vez militar, é militar para sempre.


Gildo Afonso Só sei k o meu colega Menete só vai defender dossiers dos grandes camaradas e nada mais. Deixemos a coisa para os civis bem democratizados.


Albano Macie Dr Arlindo Guilamba. olhando o texto da loam pode se ficar com essa impressao de que e incompativel. mas a sistematica esclarece isso. faz a leitura a partir do 137 da constituicao vera por exemplo que nao pode ser deputado um militar no activo etc. e veja na nossa lei um juiz jubilado pode ser ou nao? pode porque nao esta em efectividade de funcoes e um militar que nao esta em efectividade porque nao pode se lo? estao essa norma requere uma interpretacao restritiva e e o caso em comcreto onde se le membro das fds deve se restringir aos que se encontram em actividade e veja a constituicao lei eleitoral etc sempre disse militar no activo sob pena de injusticas. 
dr isto e somente opiniao. mesmo o tribunal resolve as contendas atraves de opiniao dominante e as vezes nao a certeza que no nosso ramo nao existe.

Gosto · 1 · 22 min

Arlindo Guilamba Sem dúvida meu Caro Dr Albano Macie.... que se trata de interpretação daí que recorreu, com o devido respeito, à interpretação restritiva. Opinião superiormente respeitada. Abraço


Mateus Joaquim Mutembué Num país aocontrário é fácil tudo ficar aocontrário

Sem comentários: