terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Renamo acusada de dois ataques em menos de 48 horas

Tensão política

A Polícia da República de Mo­çambique acusou, sexta-feira, a Renamo de ter atacado, na ma­drugada de quinta-feira, um dos seus postos no povoado de Zero, entre os distritos de Mopeia e Morrumbala, na província da Zambézia.
“A equipa que foi delegada para investigar o incidente cons­tatou que o ataque ao nosso posto foi protagonizado por ho­mens armados da Renamo”, dis­se o porta-voz da PRM na provín­cia da Zambézia, dando conta de que um agente da corporação foi baleado no braço e estava sob cuidados médicos no Hospital Provincial de Quelimane.
Já no sábado, a PRM acusou novamente a Renamo de ter ata­cado, de madrugada, o povoado de Saúte, no distrito de Chigubo, província de Gaza, tendo mata­do um tractorista em serviço. “Eles atacaram a população de Saúte e mataram um tractorista que estava a trabalhar abastecen­do de água as populações afecta­das pela seca”, disse o porta-voz da PRM na província de Gaza, Jeremias Langa.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

RELATORIO DA SITUACAO POLITICO-MILITAR
Segundo as nossas fontes dentro das FIR, FADM, PRM, FGF, ninguem nessas unidades esta interessado na guerra, eles recusam a entrar em confrontacao militar com os Guardas Revolucionarios da Renamo sobretudo no centro e norte porque dizem nao haver guerra neste pais. As mesmas fonte disseram que os militares ao servico da frelimo deslocam se desarmados e a paisana em autocarros civis para as zonas centro e norte. As armas e outro equipamente militar sao previamente transportados para essas zonas em camioes. Portanto, os militares encontram as armas no destino. Algumas vezes as armas vao por via aerea sobretudo atraves dos voos comerciais das LAM para nao serem descobertas.
Os militares que sao transportados de machimombos do sul para o centro e norte do pais sao mancebos recem treinados; sao jovens que sao enganados que vao em missao de defesa da patria contra uma hipotetica agressao externa quando na verdade vao em missao para atacar a renamo a mando do partido frelimo, que faz do exercito do estado a sua milicia privativa para cometer crimes contra os povos do centro e norte que votaram para a vitoria eleitoral da Renamo nas eleicoes de 15 de Outrubro de 2014.

VEJAMOS ALGUNS EXEMPLOS
Foram criados os grupos de sequestradores nas forcas de defesa e seguranca nomeadamente nas FADM, FIR, PRM e FGF (Guarda Fronteira), esses grupos tem a denominacao de "MATHEMBEIA". Portanto, forcas destinadas a manter a seguranca do estado e manter a tranquilidade publica deixaram o seu dever para estar a combater partidos politicos adversarios, tudo isso sob as ordens do seu patrao o partido frelimo que no lugar de se considerar um partido politico normal igual aos outros, julga se dona e proprietaria de Mocambique.
Outro exemplo concreto e o baleamento do Secretario Geral da Renamo, a morte do seu guarda costas; o sequestro e assassinato do delegado da Renamo em Nhmatanda e outros membros e os desmobilizados da renamo em Gondola. Todos foram sequestrados e mortos muito longe dos seus locais de habitacao para alegar que foi uma accao perpetrada por malfeitores desconhecidos enquanto sao os grupos extraidos do braco armado da frelimo, as FDS, que praticaram estes crimes hediondos.
A frelimo continuar a sonhar com o monopartidarismo, a frelimo ainda tem mentalidade comunista, quer que o povo mocambicano volte a viver em aldeias comunais, as guias de marcha, cooperativas de consumo, campos de reeducacao, fuzilamento a sangue frio e sem julgalmento, etc.
Ontem, dia 1 de fevereiro de 2016 em Machipanda, pelas 6 horas, os guarda fronteiras tentaram sequestrar e assassinar o chefe provincial de mobilizacao da Renamo em manica, o senhor SALAMUNDILONGA DOMINGOS. Ele salvou se milagrosamente porque no momento em que os "Mathembeias" chegaram e flanqueavam a casa ele estava no quarto a se vestir para de seguida apanhar chapa para o servico e e foi alertado pelos gritos aflitivos dos filhos "papa! papa!" e sendo ele um ex-militar apercebeu se de imediato do perigo e saiu de uma janeira, rastejou e andou a pe pelas matas 17-20 km ate a vila sede de Manica onde foi socorrido pelos membros. 
Nao tendo encontrado o chefe provincial da mobilizacao, os guardas fronteiras torturam psicologicamente a esposa e filhos e menores de idade, ameacando os, com as armas em riste, de fuzilamento caso nao "falem bem" onde esta o dono da casa. Ate quando com este tipo de regime caros compatriotas.

OS MILITARES DAS FDS NAO QUEREM MORRER EM DEFESA DE ABSURDOS
As nossas fontes nas FDS (FADM. FIR, PRM. FGF), dizem que os militares murmuram e comentam nao compreender porque e que sao obrigados a atacar a Renamo uma vez tratar se de um partido politico para alem de que ja foi assinado um acordo do fim das hostilidades. Os militares reclamam o tratamento desumano a que sao sujeitos, quando morrerem os seus corpos sao enterrados em valas comuns como acontece em Moatiaze e Gondola (zimpinga) e nem se dignam a informar a familia. Portanto, sao usados e depois abandonados como caes. 
O pais encontra-se actualmente de facto dividido embora a propaganda do regime da frelimo tente impigir a ideia de uma suposta unidade nacional que na verdade e um termo usado para os permitir pilhar e escravizar o centro e norte do pais. Vejam que os militares continuam a serem treinados no sul do pais, onde sao enganados e instrumentalizados e posteriormente sao enviados para as regioes centro e norte onde a frelimo tem quase nula popularidade, exceptuando nas instituicoes do aparelho do estado (partidarizado).
A frelimo transformou se em autentico regime colonialista e ditatorial. As Forcas de Defesa e Seguranca sob seu controlo enviadas de Maputo quando chegam nas regioes centro e norte sao orientadas para queimar as casas e celeiros das populacoes, pilhar os seus bens, violar mulhes e raptar e martar indiscriminadamente alegando que sao apoiantes e/ou elementos da Renamo, esquecendo se que foi este mesmo povo sob a egide da Renamo que trouxe a democracia que a propria frelimo goza hoje.
Os "camaradas" da frelimo hoje acumularam muita riqueza coisa que seria impensavel sob o regime marxista comunista de Samora Machel em que o simples facto de alguem ter uma bicicleta era motivo par interrogatorios, torturas, demissoes e prisoes arbitrarias. Mas a arrogancia da frelimo fe los esquecer isso e hoje abusam e perseguem a Renamo e fizeram de tudo para assassinar o presidente Dhlakama. Que ingratidao meus senhores.

O NYUSI E MESMO UM EMPREGADO DOMESTICO DOS SULISTAS DA FRELIMO
Algumas vozes nas altas patentes das forcas armadas dizem que nao obstante o Nyusi ser da etnia makonde, norte de mocambique, cujos pais alegadamente foram antigos guerilheiros da frelimo, ele nao tem poder nenhum, nao manda em nada. Quem manda de facto sao os elementos do sul que tem poder politico e militar. O Nyusi nao passa de um corta-fitas e nao controla nada, dai os seus discursos desconexos e ininteligiveis. Os seus dirigentes contradizem se publicamente. A suas viagens e deslocacoes sao simples passeatas turisticas e gastos exorbitantes e desnecessarios as financas publicas.
Segundo nos contou uma fonte bem informada e familiarizada com o assunto, ha algumas semanas atras, o membro senior da frelimo e ex ministro da Defesa nos governos de Samora e Chissano, Alberto Chipande, o "padrinho" do seu suposto sobrinho Nyusi, dirigiu se ao gabinete do Guebuza para exigir explicacoes sobre as limitacoes governativas do Nyusi, onde trocaram se palavras azedas:
- "camarada Guebuza, o meu sobrinho Nyusi nao tem nenhum poder, porque o poder ainda esta consigo?" O Guebuza levanta se da cadeira, e em tom nervoso e desabusado disse:

- "O seu sobrinho nao e nada. Fui eu que o nomeei para ser candidato, Fui eu que tirei dinheiro do meu bolso e distribui (subornou, entenda-se), aos membros do comite central para votarem no Nyusi para ser candididato do partido."
O Guebuza disse ainda ao Chipande que: " O seu sobrinho nem 20% conseguiu nas presidenciais, eu e que o coloquei ai com dinheiro do meu bolso porque nem o preenchimento das urnas serviu. O camarada sabe que desde 1994 o nosso partido nunca ganhou as eleicoes nem o camarada Chissano nem eu mas conseguiamos manobrar nas urnas mas desta vez foi pior nem a fraude ajudou e foi meu empenho pessoal que o colocou ai a forca porque a maquina partidaria nao conseguiu."
O Chipande muito nervoso, avanca para Guebuza e pega o aos colarinhos e vocifera: '"Voce, deixa o meu sobrinho governar em paz, ouviu? Nos makondes e que lutamos e libertamos a patria, voces ja governaram e porque nao nos deixa governar?" e a situacao era tal que os guardas tiveram que intervir. O Chipande estava completamente fora de si e ia sacudindo e distribuindo socos aos segurancas como se fosse um aluno briguento de uma escola primaria de Macomia.
Ainda no decorrer da discussao, o Chipande teria dito ao Guebuza que os makondes sao poucos mas sao fortes e garantiu que os makondes vao acabar com Dhlakama e desta forma governariam tranquilamente e para sempre.

Segundo ainda as fontes que temos estado a citar, o Nyusi tambem alinha se no diapasao do tio Chipande, ao pretender eliminar Dhlakama e no minimo manter se no poder "100 anos" como diria o Chipande. Portanto, o principal plano do momento da cupula makonde e eliminar Dhlakama e transformar a Renamo num partidinho insignificante ou mesmo extigui lo. So para terem uma ideia, o militar que disparou contra Bissopo e da etnia makonde (devidamente identificado).
Mas ha uma corrente na frelimo sobretudo os naturais do centro e norte "nao makondes" que contestam com veemencia a ideia de eliminar Dhlakama porque argumentam que foi gracas a este homem que os "chingondos" da frelimo lograram ser reconhecidos; dizem que e por causa da "pressao psicologica" de Dhlakama que hoje existem muitos dirigentes naturais do centro e norte que ocupam altos cargos nos ultimos governos da frelimo e advertem que esta valorizacao e reconecimento de que gozam actualmente na frelimo e apenas fantochada, uma operacao cosmetica dos sulistas da frelimo para aparentar que nao ha tribalismo e sem Dhlakama sera o fim disso tudo. O pais voltara para o monopartidarismo e a supremacia dos sulistas da frelimo voltara a ribalta. O camaleao nunca esquece a sua maneira de andar diz o velho ditado.
Todos estao lembrados como o poderoso Primeiro Ministro Aires Bonifacio Aly foi grotescamente exonerado e humilhado por Guebuza,. Aquilo foi totalmente inaceitavel e humilhante. Aires Aly e do NIassa. Recorde se que ate os finais dos anos 80, quase 100% dos admibistradores e governadores provinciais eram do sul mas isso e outra historia...

Portanto, as (Margarida)Talapa, (Helena) Taipo, Damiao Jose e quejandos que hoje insultam e escarnecem a Renamo e Dhlakama deviam sentir se gratos. 
E finalmente, enquanto terminavamos a elaboracao do presente texto, recebemos informacoes das nossas fontes nas FIR que o (fracassado) plano para a cerco da casa do senhor Salanemundilonga Domingos era para sua captura e rapto depois o que poriam panos na boca e venda nos olhos e leva lo para um local deserto onde seria degolado com recurso a uma baioneta, como alias, tem sido o modus operandi dos "Mathembeias".
Mas a Renamo assegura desde ja ao povo mocambicano que este tipo de crimes tem dias contados.

Unay Cambuma

97 people like this.
Comments
Razak Abdul Mano sera k mesmo em março arenamo vai covernar????
Like32 hrs
Ali Daúdo Malache Todos sabem,somente ignoráncia e pequena parte dos apoiantes da frelimo,querem viver.
Like32 hrs
Regalado Onofre Este pode ser último e penúltimo jogo bate saí .Eu se não engano Moçambique terá o seu grito de revolta contra o governo de negligência frelimistas.
Like92 hrs
Joaquim Antonio Sem duvida e devida, quem acredita em Deus sem lhe ver rm nenhum dia, acreditara a governaçao do presidente DHLAKAMA. Gostei do texto, espero k todos dirigentes do norte como A Talapa, Taipo ,Aly, Vaquina tenha acesso de ler e reflitir esta mensagem. Apesar do seu reconhecimento do dono da Democracia apesar de estar a conter seus prestigios, lambebotismo. Nao o disse.
Like41 hr
Alberto Pagari A frelimo ja precente a sua queda livre
Like41 hr
Samuel Bola Esses fds se estao sendo usado é melhor desertearem agora.se tem medo de pedir demissao entao fuja no confronto.
Like31 hr
António Fernando Samo Queridos irmãos militares abrao vistas meus irmãos não há guerra mas nsos irmãos estão acabar mas vces irmãos uzem inteligência est e guerra de interesse
Like41 hr
Agostinho Daniel Joao Tarambiua Eh bom virarem o cano
Like1 hr
Samuel Bola Esses makondes nao participaram na guerra dos 16 anos porquê que nao consiguiram acabar dhlakama naquela época?é so agora que vao consiguir?continuem sonhando.se um dia conseguirem matar o dhlakama,aquele vosso cabo delgadinho vai parar no inferno e ninguem vai sobrar para contar a historia.a raça makondinho será extinguido por todo país.
Like71 hr
Samuel Bola Nao está longe de haver guerra entre makondes e sulistas.
Like11 hr
Ofece Deniasse Chania As Forcas que lutam para o bem d povo sempre vence, os Rangers é escudo d povo.
Like61 hr
Nito Americano pra teres a certesa k a renamo ja governa é sou ver o pronuciament do nyusi ele disse k nao ker ser forçado pra dialogar pralem disso ele ja começou a falar coisas sem base sub isso mostra k a frelimo e o president estao em maos lençois
Like21 hr
Octavio Mac Eles ago ra sao militares d verdade
Like1 hr
Ell Traço Povo no puder.
Like1 hr
Antonio Uaracula Obrigado mano Unay. Traga nos mais informacoes. Tava preocupado todo dia aguardando actualidades. Boa tard
Like11 hr
Prince Abraham Iminencia da queda total dos comunistas. O povo esta decidido. Nao recuo
Like21 hr
Angandimasso Alface Luís Viva, Dr Unay, Viva Amigos Da Igreja, Gostaria K O Mano Unay Como O Nosso Santo Padre ( Papa ) Deia Nome A Nossa Igreja. Boa Tarde
Like21 hr
Fato Albino Ė vergonha ,Nhussy ė trabalhador dos sulistas ele ė muleque ,sò que tem salàrio do presidente ,mais ė muleque do sul
Like11 hr
Jose Majasse Dombe Desumanismo total,obrigado meu ilustre Unay Cambuma por nos dar mais detalhes sob essa organização recente de terrorismo no seio do estado.
Like357 mins
Maria Manjate O governo colonial quando se apercebeu k a sua dominaçao agiu da mesma maneira; aumentou a repressao contra o povo, prisoes e execussoes sumarias, queimaram habitações e celeiros das populaçoes a PIDE atingiu o auge .

Quando a Frelimo apercebeu-se k o monipartidarismo estava ameaçado, agiu da mesma maneira. O SNASP entrou em acçao e cometeu todo tipo de atrocidades contra o glorioso povo moçambicano.

Agora o filme de terror repete-se. O governo da Frelimo está jogando todos os trunfos e golpes baixos, porque ja apercebeu-se k está eminente a sua queda.

Desespero total do regime.
Like351 mins
Godfil Aguiar Mocabicanos xtam mal assim ate Kuando!
Joao Herminio Gime epa vamos vendo , vose unay nunca mentiu sempre fala avredade mas mocambique ta male
Like132 mins
Samuel Joaquim Jacob Jacob Mano unay, houve ataques em I,bane confirmas?
Like127 mins
Sebastiao Ernesto Govene Viva Renamo a vitoria esta perto para o povo
Like224 mins
Magid Binuri Gestala Kkkk!o fim quando chega,a cunfusao começa entre eles,este è bom sinal do fim do regime
Bento Ndulu Kkkk
Like

Sem comentários: