segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Processo Carlos Cardoso: uma verdadeira anedota

1 h 

Antes de ir ao cerne da questão, quero satisfazer algumas inquietações que alguns amigos e fãs daqui do Facebook me têm colocado. A pergunta recorrente que me têm feito é porquê escolheram a mim para condenar no processo Carlos Cardoso? Outros vão mais longe dizendo que se escolheram a mim é porque não há fumo sem fogo.

Pois bem, ai vai a minha resposta à estas inquietações. Eu, Nini Satar, nunca neguei para ninguém que em 1996 estive envolvido no processo BCM. Acontece, porém, que o processo BCM era muito complexo e porque ainda gozava de liberdade, logicamente tinha inimigos e foram estes invejosos que me arrastaram à lama sem que me desse conta.

A fraude ao BCM foi em 1996. Quatro anos depois morreu o jornalista Carlos Cardoso. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Até que tudo o que havia que se escrever sobre a fraude ao BCM já havia sido escrito em 1996. Em 1997, o processo BCM já havia sido entregue ao tribunal.

Tentaram inventar um motivo qualquer para nos envolver no assassinato do jornalista e, de certa forma, para não prender o verdadeiro mandante que era Nyimpine Chissano, filho do então Presidente da República, Joaquim Chissano. Nessa altura, Chissano ainda era Presidente da República, daí vocês podem tirar as vossas ilações.

Eu fui usado como Bode Expiatório e fui crucificado por um crime que não cometi. Sempre neguei o meu envolvimento no assassinato do jornalista Carlos Cardoso e continuarei a negar até ao último dia da minha vida. Ademais, havendo juízo final, tenho certeza que deste crime serei absolvido. Nunca fui um assassino. Respeito a vida de um ser humano e critico veementemente quem tira a vida ao seu semelhante. Para mim nada justifica tamanha brutalidade.

Anedota do processo Carlos Cardoso

Eu, Nini Satar, fui detido no dia 13 de Março de 2001 pela Polícia. No processo, ao que constatei, não havia nada que justificasse a minha detenção, ou seja, ninguém dos que haviam sido detidos em conexão com o assassinato de Carlos Cardoso havia citado o meu nome.

António Jorge Frangoulis, na altura director da PIC da cidade de Maputo, ouviu algumas fofocas numa casa de pastos e fez disso uma verdade ao ponto de me mandar prender.

Na altura, o processo devia ficar 34 dias nas mãos de Frangoulis, tempo considerado de prisão preventiva. Acontece, porém, que Joaquim Madeira, na altura Procurador-Geral da República, recebe pressão da nomenklatura política para que nomeasse um Procurador para cuidar do processo o mais urgente possível, porque o mesmo processo não podia permanecer nas mãos de Frangoulis.

O Código do Processo Penal reza que o processo pode ficar na PIC por 34 dias e podem chegar a 90 dias caso haja diligências. Isto não aconteceu. Como sempre digo, o processo Carlos Cardoso era especial , esquisito e oco.

Nomeada a Procuradora Ana Maria Gemo, esta foi buscar o processo às mãos de Frangoulis muito antes de completar os tais 34 dias. Deduziu uma acusação provisória. A foto dois prova claramente que a acusação provisória foi assinada no dia 6/4/2001. Isto significa que em 23 dias o processo já havia sido acusado e levava a assinatura de A. Gemo, o que significa Ana Maria Gemo.

Ana Maria Gemo, depois de ter exarado a acusação provisória, guardou o processo na sua gaveta por um mês. No dia 9 de Abril de 2001, o processo foi distribuído à 10ª Secção do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, na altura o juiz era Nhatumbo.

O juiz Nhatumbo, depois de ter lido o conteúdo do processo, comentou com alguns magistrados e advogados que a acusação era uma anedota e que no final da instrução contraditória iria soltar a mim, Nini Satar, o meu irmão Ayob e Vicente Ramaya, pois não havia nada que nos implicasse no assassinato de Carlos Cardoso.

O pronunciamento do juiz Nhatumbo, todavia, não agradou à nomenklatura política e aos juízes-conselheiros do Tribunal Supremo. Recordo-me que na altura havia até muita pressão da sociedade civil porque queria ver o processo encerrado.

Os magistrados do Supremo arranjaram formas de afastar o juiz Nhatumbo do processo e da 10ª Secção e colocaram lá o seu Marionete, chamado Augusto Raul Paulino, para que fizesse tudo ao bel-prazer daqueles.

O juiz Nhatumbo foi afastado depois de ter aberto a instrução contraditória. O normal, seria que fosse ele a concluir a instrução contraditória.

Chamo a acusação provisória de palhaçada porque tenho como me justificar. O Ministério Público diz o seguinte:

Parágrafo 11, conforme a foto três: “O arguido Aníbal, Manuel e o seu comparsa Carlitos, faziam-se transportar numa viatura de marca Citi-Golf, cor vermelha e com matrícula MLV 16-70, e Momade Satar numa viatura de cor branca cujos demais dados não foram identificados.”

Parágrafo 12: “Ai, Momade Satar abandonou a sua viatura e dirigiu-se ao Citi-Golf onde pela janela do lado esquerdo da frente, introduziu uma mochila contendo uma arma AKM.”

No parágrafo 15: “Próximo a um quiosque, na Avenida Mártires da Machava, a viatura conduzida por Momade Satar ultrapassou a do jornalista e bloqueou a passagem.”

Parágrafo 16: “Logo depois, o arguido Aníbal encostou a viatura Citi-Golf junto da viatura do jornalista (…) e começou a haver disparos.”

No parágrafo 35: “A arma utilizada pertencia a Aníbal.”

Meus caros, não é preciso ser inteligente para perceber que isto é uma verdadeira anedota, palhaçada. Não acredito que haja alguém em Moçambique capaz de acreditar nisto, tirando a Procuradora Ana Maria Gemo, o juiz Augusto Paulino, e outros alinhados ao sistema.

Quem na sua lucidez poderia acreditar que eu, Nini Satar, na altura um empresário próspero, proprietário de várias casas de câmbio, conhecido na praça pública, poderia levar uma arma AKM ao local do crime?

Alguém que goza da sua sanidade mental pode mesmo acreditar que eu, Nini Satar, poderia bloquear a viatura de Carlos Cardoso?

Há tanta burrice nesta acusação que a sua autora, já no parágrafo 35, contradiz-se. Diz que a arma do crime pertencia a Aníbal. Então, sendo assim, porquê estaria comigo? Quer dizer que o Aníbal deu-me a arma para eu ir lhe entregar justamente no dia do cometimento do crime? Ele não tinha a tarefa mais facilitada se tivesse ficado com a sua própria arma? Que burrice!!!!

Não sei se a dra. Ana Maria Gemo ao elaborar esta acusação, por cima do joelho, não pensava que algum dia iria ser lida e criticada. Passam hoje 15 anos e eu, Nini Satar, o sacrificado, estou aqui e vivinho da Silva a envergonhar todos os que estiveram envolvidos na cabala que resultou na minha condenação.

Recordo-me que quando recebi a tal acusação provisória, pus-me a rir. Até dirigi uma carta ao então Procurador-Geral da República, Joaquim Madeira, carta essa que brevemente vou postar aqui no Facebook.

Nessa carta, eu lhe dizia para deixar de confiar processos mediáticos a Procuradores recém-saídos das universidades, sob o risco de cometerem asneiras como as que foram cometidas por Ana Maria Gemo. Sinceramente não sei onde é que ela foi buscar essa palhaçada de que eu, Nini Satar, fui entregar a arma AKM no local do crime e ainda bloqueei a viatura de Carlos Cardoso.

A verdade é que depois de lograr a minha condenação, Ana Maria Gemo ficou pouco tempo na Procuradoria, pois pouco tempo depois foi nomeado para o cargo de Procurador-Geral da República o Augusto Raul Paulino. Aliás, isto foi mais um prémio por ter conseguido satisfazer a nomenklatura política. No entanto, Paulino olhou para Ana Maria Gemo e disse para consigo: “Esta é uma das nossas. Pertence ao nosso grupo.” Seguidamente, ofereceu a Ana Maria Gemo um cargo. Hoje ela é chefe do Gabinete Central do Combate à Corrupção.

Contudo, desde que foi nomeada para aquele cargo, nunca ouvi que prendeu alguém. Sinceramente, em 15 anos nunca ouvi que o Gabinete Central do Combate à Corrupção prendeu os verdadeiros corruptos e andam ai aos magotes.

Tentou fazer alguma coisa no caso Manhenge mais o desfecho foi infeliz porque houve uma mão política. Também há o caso Aeroportos em que o juiz Dimas Marrôa condenou os envolvidos a penas pesadas e pagou por isso: teve de ser pontapeado para Nampula.

Agora pergunto: a quem Ana Maria Gemo acusou desde que está no comando do GCCC? Ninguém, ninguém, ninguém. Está ai o caso concreto da Ematum que está a mexer com o País mas os implicados continuam impunes. Acredito que neste caso se estivesse envolvido alguém da família Satar, nem que seja um mero empregado da empresa Ematum, a estas alturas já estaria preso.

Enfim, o processo Carlos Cardoso foi uma fantochada com o intuito de safar Nyimpine Chissano e prejudicar pessoas inocentes. Gostava, contudo, que Ana Maria Gemo me explicasse onde é que ela foi buscar aquelas parvoíces que escreveu na acusação provisória.

N.B.
os anexos são provas documentais que havia interesses em aranjar maneiras maleficas pra manter me preso injustamente.

Nini Satar



128 pessoas gostam disto.
61 comentários
Comments

Chonga Pendraive Mapenda Nini voçê aperto o gatilho para#Carlos_cardoso

achas mesmo

Alberto Wanderson Beto Acho que não, pois que não deve não teme.

Chonga Pendraive Mapenda #Nini voçé não fez sim sou em moçambique nao a lei sou a #Ladrões_e_Currupitos para nos roubar e nos criar a guerra civil deixa este ladrões.


Jose Baleira Não não NÃO não !

Jose Baleira Abraço .

Nkweng'ha João Milione Nini,todas estas provas estão consigo?conseguiu facilmente?Será que a Ana Maria Gemo irá se justificar?

Edson Elisio porque nao voltas a mocambique e tentar levar essa gente toda a barra da justica??

Elina Januário Matsena Estas a ser perseguido meu irmão. O lambe botismo no nosso país nunca vai acabar.

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Leo Munguambe Que justiça Edson!?

são copias
quando houve julgamento o meu advogado tirou todas copias do processo.

Suneidy Calu E são esses os nossos líderes , dirigentes , deste belo Moçambique , que fazem e desfazem , e ninguém faz nada , muito obrigado Nini por abrir o olho da nossa sociedade . abraço e muitas felicidades

medo não tenho
se tivesse taria mudo
e nem quero mover nehum processo vou perder tempo so.
prefiro devertir me envergonhando a eles desta maneira.

Zinho Manozinho Não leva ninguém a Barra da justiça mano viva a sua vida.fizeste bem em sair d mocambique se não iriam te eliminar.
Qual foi o fim do teu irmão.do ramais do Paulo o danger msn.
Reparaste que todos ligados directamente a ti foram mortos de mortes estranhas .
Então mano cuida te muito proteja sua família e curta a vida pra vc merece.

Francisco Inrugula So jovens que nao se iludem pela camisete e prato de xima com molho feito com as vacas magras de magude no tempo das eleicoes é que percebem sua inocencia. Lamento o sucedido e Deus fara justiça.

Edson Elisio leo munguambe, eu no fundo tenho um pouco de esperanca que isso vai acabar, mas o problema e que os antigos dirigentes ainda estao no activo.

Elina Januário Matsena Mesmo ele voltar e fazer denúncia, vai dar no mesmo. Se conseguiram lhe acusar sem provas, imagina o que vão fazer pra safra a pele deles.

Amyss Pial Sem palavras. 
Deus é justo.

Momade Assife Abdul Satar meus amigos sera que alguem pode acreditar nesta parvoíce desta acusação?
que eu Nini satar podia 
bloquear a viatura do cardoso
ou levar Akm no local de crime?

Nkweng'ha João Milione Esta parte é que me inququieta,parágrafo 11,conseguiram identificar o carro do aAnibal,a matricula e tudo,mas o seu nao c0nseguiram,só dizem que era branco.Se a arma fosse de Aníbal eu acho que seria perca de tempo estar consigo para na hora do crime você ir lhe entregar. algo mesmo nâo está bem aquí.

Rogerio Jotamo Precisa ser um parvo pa acreditar nessa parvoíce. Com todo respeito.


Edson Elisio eu amo meu pais, se eu estivesse no lugar de nini so viria a maputo no dia em que a renamo entrasse no poder.

Elvino Atanasio Tens muita razao doi mesmo.

Zinho Manozinho Vai aparecer muito palhaço a te acusar releva so vc é Deus sabem o que realmente aconteceu.gostei de uma coisa vc admitiu q teve algo haver com o caso bom por isso tiro chapéu.
O resto mano olha para frente q tem muita coisa boa te esperando.

tive a haver no caso Bcm
e não no caso cardoso.

MiltonChambal Alma de Ouro Meu mano da para acreditar em si. Mas para ser mais justo explica_nos o caso Bcm.


Zinho Manozinho Sim queria dizer bcm sabes como e smartphone.Mano tiro chapéu por reconhecerem isso publicamente

Jose Chirruco O caju está mesmo maduro. Queda. Grande Momade Assife Abdul Satar


Zinho Manozinho Mano podemos teclar no Messenger queria tua opinião num negócio vc tem experiencia

Momade Assife Abdul Satar mano tou de ferias
ate final de março.


Zinho Manozinho Tá bom.

Elvino Atanasio Mas se tivessemos mais 10 homens injustiçados com tamanha coragem como o senhor NINI a maior parte dos corruptos que gozam de mordomias estariam presos ou na rua nao acha?


Elton Cassambai Lambebotismo, a justiça será feita um dia pra os injusticeiros, calma ilustre


Nilton Iacamurima Nini eu te dou razão de tudo isto,porque cometeram uma injustiça contigo, mas porque não deixar tudo pra trás e víveres a tua vida tens tudo para viver bem com a tua família e amigos.deixa tudo pra trás e continue a gozá da tua liberdade. Todo mundo já sabe o que realmente aconteceu foi injustiça sim!pense nisso Momade Assife Abdul Satar

Emerson Selmente Envergonha os gajos, pisa os gajos! Não há nada que vai te pagar o tempo de reclusão, mas, desgasta bem o intelecto deles! 

nem estou preocupado tou aqui no Ginagio.

Nilton Iacamurima OK nini apenas venho acompanhando tudo desde a época era miúdo sim, mas até o julgamento assisti e agora acompanho todos os seus posts. A minha opinião era essa todos mundo já os conhece,deixa os para trás e continue a viver normalmente não perdes nada..e ham nini oferece me um Daytona hehe lol.

Debra Cuna Atravez de ti enchego k xtamos num pais cheio de liderantes sem vergonha na cara.os grands bandidos.

Celso Dourado Quat Isso não é justiça moçambicana mas sim injustiça moçambicana, Mesmo o Juiz Dimas Marroa cá em Nampula é muito arrogante tais como Juiz fernando emaga e a juiza Sílvia São muito arrogantes fazem do tribunal de nampula como si fosse deles a pôr processos disciplinares disnecessarios expulsoes sem mais nem menos. O tribunal de nampula os funcionários trabalham com tremendo medo ate k alguns funcionários ja pensão em abandonar o trabalho...!

Mindo da Villa Isto esta bem longe de ser um Pais ou uma nacao, nao passa dum mercado estrela.

Felizberto Pinto krkrkrkrkrkrkrkr, DEIXA LÁ O ESTRELA, OS GAJOS SAFAM MUITA GENTE, krkrkrkrkrkrkr

Edson Mussa Luis Manenja Isso é resultado de termos governantes curruptos e magistrados que trocam a lei com um pedaço de pão

Noris Olimpio Se em Mocambique ouvesse justica podias processar esses coitados que agora procuram a saude na igreja Universal.

Benvindo Fondo Li claramente o processo foi mal elaborado como diz que foste com a muchila que tinha AKM e depois contradiz que arma era de pertece do Anibal, Brada caiste na armadilha dos grandes, Falando do nhimpine onde ele anda?

Detelino Xavier Bandos de padrões k nunca enchem a pança........

Nurjat Palha A pensar de tudo. Mais certas pessoas sabem dizer que nini satar não teve nada aver com morte de Carlos Cardoso.

Silvino Mucavele Pena mesmo pagar por algo k não fiseras . acredito k cada um pagará por suas ações maléficas viva a vida irmão e continuem abrindo nos a vista um dia a revolução dis moçambicanos Vai acontecer.

Ramalho Edson Paris Muitos pensam k o nini e k esta fazer este cenario todo.deus esta usar o homen para mostrar a verdade e depois fzr o juizo final aos culpados da saga...falta pouco...vive a vidA nini e continue a trazer nos estas verdades.

Mindo da Villa Nao processe ninguem a justica Divina eh mais dolorosa ainda, repare que nem tem chance de processo andar aqui pk continua mesmos caes na defesa do sistema.

Jabento Quetxoaio Aqui se faz aqui se paga . Leve o tempo que levar mas pagarao... Mais calma Nini pois Ramaya calaram lhe a boca . Nao sei se Nhimpini esta vivo ou morto mas se estiver vivo è um infeliz pois no belo Moz que è sua patria amada nao esta enquanto neste momento estas num ginasio a gimmar kikikiki forçaai mano.

José João Muianga Muianga A nossa justica nao eh justa.

Dercio Jose Munguambe Esse pais esta podre,
antis de acabar essa geraçao qui se diz de que fez e faz estaremos mal.

Orlando Almone Força Nini

Belmiro Lucas David Junior Boca's, acredito que o Cardoso travava muitas boladas mas nao achas incoerente e contraditorio as acusacoes da entao procuradora?Achas tu que um empresario de estirpe do Momade Assife Abdul Satar poderia vaguear pelas arterias da cidade com armas?Achas tu que com tanto taco nao poderia ter mandado um coitadinho como Belmiro Lucas para entrrgar a arma no local de crime,ou poderia terem esquematizado logo antes?Pensas tu que o cota Nini bem conhecido na praca poderia pessoalmente bloquear a viatura do Cardoso?Aquilo foi uma tremenda encomenda politica mano.

Nazir Daudo Eu acredito que esse julgamento foi uma palhaçada sim fosse um julgamento fiel claro q Nyimpine chissano tinha q star detido cmo nesse país não tem lê esse país d vergonha.

Justino Alberto Tembe Deviamos estar a discutir como podemos mostrar ao nosso governo da nossa insatisfação de como o nosso país está indo.ou como podemos educar os nossos jovens de como podem adquirir artes etc.

Byzar Agy A aleikum , é triste o que aconteceu contigo , entrega nas maos d DEUS.

Chonga Pendraive Mapenda #Nini neste país não a lei sou tem #Ladrões_e_curruptos que vive andar odeiar o outro você quando foste preso ajudaste os Governante de meia tigela a pintar as #Celas por isto mais forças um dia a justiça vai ser feita

Eunice Januario Mapsanganhe Estou sem palavras é lamentável.

Guto Antunnes Lastimável ....será que é necessário essa corja morrer toda ....é pena que estão a treinar jovens para entrar no sistema....mais tenha certeza com tudo que partilhas aqui ,será lembrado ....se por acaso não estiveres entre nós isso será um legado para gerações vindouras.

Ivan Duarte Grande homem Nini.esses parvos ti castigaram muito na prisão. São todos eles patos.

Issufo Zubaida Tanta injustiça.

Mlombe Lombe Deus proverá, meu irmão!!! Cuide-se...


Belchior Belchior Belo Jordao Com todas essas provas qui tudo ta encaxar qui nao tens nada a ver com o assasinato do #Carlos_Cardoso ,oqui tu espera?

Byzar Agy bay , pertenço a um grupo de irmao muçulmano q tem por objectivo o melhoramento da casa de ALLAH , isso na provincia de inhambane , na maxixe velha e vi por este meio pedir a colaboraxao do irmao , graxas ALLAH com ajuda de outros irmaos consigos por vituinhas e agua pra hudzu, ,,tamus aflito em sanitas dw tiro pra homens e mulher, penso coloboração de irmaos! Q ALLAH facilite . Ameen.

Andre Jorge Chifeche Ya ja "consumi". Nao perdi por ter comprado megas. Força Nini desmascare esses corruptos.

Almeida Duarte Hammmmm à história foi esta bonito foste direito e com muita razão

Yasser Amarcy Ragu Lastimável,eis a razão Moçambique continua como um dos mais curruptos do Mundo, e este País é feito de pessoas não animais somos iguais a autros países.

Sem comentários: