segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Os bens de Putin?

Dois apartamentos e um lugar de estacionamento



07/02/2016 - 07:27


Sobre o Presidente russo paira uma aura de mistério em que a realidade convive com o mito, e isso estende-se à sua fortuna. Pode o líder de uma sociedade onde a corrupção se generalizou manter-se à parte?

PUB

A conta bancária do Presidente russo, Vladimir Putin, tornou-se no mais recente campo de batalha da rivalidade que opõe os Estados Unidos e a Europa à Rússia. A emissão de umareportagem da BBC que acusa o líder russo de ter acumulado uma fortuna pessoal considerável, à custa de vários esquemas de corrupção, lança luz sobre uma sociedade dominada por uma estrutura de poder que já foi descrita como um “Estado-máfia”.

Em si, a investigação da BBC, com o título As riquezas secretas de Putin, não revela nada de inteiramente novo que já não tivesse sido avançado nos últimos anos por opositores do Presidente russo ou por antigos colaboradores caídos em desgraça. Mas, pela primeira vez, um membro da Administração norte-americana acusa directamente Putin de ser corrupto. Adam Szubin, responsável do Departamento do Tesouro para o terrorismo e crimes financeiros, reconheceu que os EUA já sabem há “muitos e muitos anos” das alegadas práticas de enriquecimento ilícito do Presidente russo.

O Kremlin considerou as declarações de Szubin “pura invenção” e exigiu provas concretas de que Putin tenha realmente acumulado uma fortuna abusando dos recursos públicos. A Casa Branca veio reforçar a posição do responsável do Departamento do Tesouro, assegurando que esta reflecte a opinião da Administração Obama.

Sobre Putin – como em muitos outros temas relacionados com a Rússia – somam-se os rumores acerca da sua riqueza pessoal. As estimativas variam entre os 36 mil milhões de euros e os 180 mil milhões – uma quantia que faria do Presidente russo o homem mais rico do mundo, bem acima da fortuna do fundador da Microsoft, Bill Gates, valorizado pela Forbes em 70 mil milhões de euros.

Nenhum destes cálculos é, porém, suportado pela força das provas físicas e inelutáveis. Oficialmente, o homem que tem dominado o aparelho de Estado russo nos últimos 16 anos, e que é visto como um dos mais poderosos do mundo, é alguém de recursos modestos. A declaração de rendimentos de Putin relativa a 2014 mostra que o Presidente recebeu 7,6 milhões de rublos (900 mil euros) em salários, para além de possuir dois apartamentos e um lugar de estacionamento.

No círculo do poder
A crer na riqueza declarada, os cofres pessoais de Putin estão muito longe de proporcionar um “estilo de vida próprio de príncipes sauditas”, como é qualificado na reportagem da BBC. Entre os luxos que rodeiam Putin estão relógios de edição limitada – que um documentário de 2012 da Al-Jaziraestimou valerem mais do que o seu rendimento anual –, fatos de treino com tecnologia de ponta, palácios gigantescos e um iate muito especial, oferecido, segundo a estação britânica, pelo empresário e dono do Chelsea, Roman Abramovich.

Um dos episódios mais marcantes em torno de Putin é o do seu alegado palácio no Mar Negro – uma propriedade que, segundo a Reuters, contém uma mansão de estilo clássico italiano, uma pista de helicóptero, um teatro ao ar livre e túneis subterrâneos, rodeados por uma imensa floresta. A construção foi financiada através de um esquema de desvio de dinheiros públicos, segundo Sergei Kolesnikov, um antigo aliado de Putin, que denunciou o caso e actualmente vive na Estónia, onde recebe regularmente jornalistas para dar conta dos abusos do líder russo.

Em 2005, Putin anunciou um grande investimento para equipar 15 hospitais com os melhores materiais do mercado – uma medida amplamente aplaudida num país em que a esperança média de vida estava em queda livre. Kolesnikov foi chamado para servir de intermediário nos negócios de aquisição de equipamento, que seriam financiados por doações privadas. Abramovich foi o primeiro mecenas, com cerca de 186 milhões de euros, de acordo com o relato da jornalista russa Masha Gessen na biografia de Putin The Man Without a Face (2012).

O plano proposto por Putin incluía o “desvio” de 35% do dinheiro acumulado para uma conta no estrangeiro que seria usada para “investimentos na economia russa”, escreve Gessen, que investigou o caso. Havia ainda um “pequeno projecto pessoal” – a mansão no Mar Negro, inicialmente orçamentada em 14 milhões de euros, mas que ultrapassou largamente mil milhões.
Sergei Kolesnikov, um ex-aliado que agora denuncia os abusos do Presidente JEAN-PIERRE AMET/REUTERS

Kolesnikov tem, desde então, denunciado o golpe de Putin, mas o Kremlin tem optado por desvalorizá-lo, qualificando o antigo aliado do Presidente como um homem “ressentido” pelo insucesso nos negócios.

Mais do que o gosto de Putin pela orla do Mar Negro, a história do seu palácio mostra a importância do seu círculo íntimo. Entre eles estão os dois intermediários no negócio do palácio. Nikolai Shamalov conheceu Putin ainda durante a época em que o futuro Presidente exercia funções influentes na Câmara Municipal de São Petersburgo. Segundo a Reuters, Katerina, a filha milionária de Putin, casou-se com um dos filhos de Shamalov. O outro intermediário foi Dmitri Gorelov, que nos anos 1990 tinha fundado uma empresa de equipamento médico, em parceria com o Comité para as Relações Externas do Município de São Petersburgo, liderado por… Putin.

É inevitável não notar um traço comum no percurso de alguns dos homens mais poderosos da Rússia – em alguma altura da sua vida tiveram relações pessoais ou de negócios com o Presidente. Desde logo, Gennadi Timchenko (9,8 mil milhões de euros, segundo a Forbes), co-fundador de um clube de judo em São Petersburgo juntamente com Putin e que se tornou dono da exportadora de petróleo com sede na Suíça, Gunvor, na qual Putin terá uma participação considerável. A ligação do Presidente russo a uma das maiores exportadoras petrolíferas do planeta foi sublinhada pelo embaixador dos EUA em Moscovo, John Beyrle, segundo um documento secreto revelado pela Wikileaks, apesar dos desmentidos da empresa.

O judo também uniu Putin aos irmãos Arkadi e Boris Rotenberg. O primeiro é o dono da construtora SGM, um dos maiores parceiros do gigante estatal Gazprom, e ambos têm participações no Banco Rossiya – no seu conjunto, os dois valem 2,7 mil milhões de euros.
Gennadi Timchenko, dono da exportadora de petróleo Gunvor, na qual Putin terá uma grande participação SERGEI KARPUKHIN/REUTERS

Iuri Kovalchuk é o maior accionista do Banco Rossiya, um elemento crucial entre a oligarquia russa que o Departamento do Tesouro dos EUA descreve como o “banco pessoal dos dirigentes da Federação Russa”. Físico de formação, Kovalchuk adquiriu o Banco Rossiya no início dos anos 1990 e rapidamente se estabeleceu junto da elite de São Petersburgo, ou seja, de Vladimir Putin. O novo milénio – e o início da era Putin – viu o banco crescer exponencialmente, fortemente associado à Gazprom – o seu maior cliente.

“Putin confia mais do que ninguém” em Igor Sechin, o presidente da gigante petrolífera Rosneft, de acordo com o analista Mark Galeotti – e talvez por isso a Forbes o tenha colocado entre as 50 personalidades mais poderosas do mundo. Até 2012, quando passou a liderar a empresa, Sechin exerceu vários cargos influentes no Kremlin, incluindo vice-primeiro-ministro durante o período em que Putin era chefe do Executivo.

A aplicação de sanções económicas pelos Estados Unidos e pela União Europeia a muitas destas figuras, na sequência da anexação da Crimeia pela Rússia e da guerra civil ucraniana, mostra que os governos ocidentais partilham a noção de que este grupo tem uma influência forte.

“Estado mafioso”
A lista poderia continuar por vários parágrafos, num sistema que mais se assemelha a um organigrama de uma organização criminosa do que de um Estado. A comparação não é feita por um analista ou por um membro de um lobby anti-Russo, mas sim por José Grinda González, um procurador espanhol que durante uma década investigou as actividades criminosas de gangues russos em Espanha. Num memorando revelado pela Wikileaks, o procurador refere-se à Rússia como um “Estado mafioso virtual”, no qual “não se consegue diferenciar entre as actividades do Governo e dos grupos” de crime organizado.

O Presidente a bordo do batiscafo C-Explorer 3, nas águas do Mar Negro, para explorar destroços de um navio, em Agosto de 2015 RIA NOVOSTI / ALEXEI NIKOLSKY/AFP

Os documentos divulgados pela Wikileaks mostram que o dinheiro movimentado em subornos anualmente ascende a 300 mil milhões de dólares. Um sintoma de que as informações reveladas pela fuga maciça de informação do Departamento de Estado norte-americano abalaram o establishmentrusso foi a deportação em 2011 de Luke Harding, o correspondente do jornal The Guardian em Moscovo, por causa da sua cobertura dos documentos publicados pela Wikileaks relativos à Rússia – o primeiro caso de um jornalista ocidental deportado da Rússia desde o final da Guerra Fria.

Que a corrupção é um facto quotidiano do país, praticamente ninguém o nega. E o primeiro a referir-se de forma enfática a este tema é o próprio Presidente, que nos últimos anos lançou uma campanha anti-corrupção. Mas os seus críticos notam que o seu objectivo é puramente instrumental, servindo para afastar figuras incómodas para a Presidência ou para o seu círculo íntimo.

Um dos casos mais noticiados foi a demissão do antigo ministro da Defesa, Anatoli Serdiukov, acusado de “negligência” na execução das suas funções. Porém, vários observadores notaram que a queda em desgraça do ministro terá sido causada sobretudo por um caso extraconjugal. Algo que não seria grave, não fosse a mulher de Serdiukov ser filha de um ex-vice-primeiro-ministro.

As campanhas anti-corrupção não têm surtido efeito, observa a Freedom House no seu relatório sobre o país. “Para as medidas anti-corrupção serem eficazes, é preciso haver um escrutínio pelos deputados da oposição, media independentes, e ONG, para além de adjudicação por tribunais imparciais. No entanto, o Governo tem resistido a tolerar estas instituições autónomas”, conclui a organização.

Perante a ausência de instâncias de escrutínio independentes, resta o trabalho isolado e parcelar de alguns activistas. É o caso de Alexei Navalni, que começou a dar nas vistas como um popular bloggera denunciar casos de corrupção e se tornou num dos principais símbolos da oposição a Putin. Navalni acabou acusado de fraude por irregularidades num contrato de distribuição de produtos com a empresa de cosméticos Yves Rocher. Enfrenta agora uma pena de prisão domiciliária, mas isso não o impede de continuar a alimentar ambições políticas.

Um destino pior teve Sergei Magnitski, um jovem advogado que descobriu uma rede de corrupção de larga escala em que participavam inspectores fiscais em conluio com tribunais em três cidades diferentes e que terá desviado mais de 220 milhões de euros. Magnitski tinha sido contratado pelo investidor britânico William Browder – que era acusado pela Justiça russa de fuga ao fisco – para fazer uma auditoria interna à sua empresa, a Hermitage Capital Management.
Alexei Navalni à porta do seu apartamento, em Moscovo, em Junho de 2012 MIKHAIL VOSKRESENSKY/REUTERS

O jovem advogado acabou por descobrir que a fuga foi orquestrada pela máquina fiscal e judicial. Depois de ter apresentado 15 queixas diferentes, a mira das autoridades virou-se contra ele. Magnitski foi preso em Novembro de 2008 e, um ano depois, acabaria por morrer na prisão.

“O actual sistema na Rússia é baseado não na corrupção no sentido tradicional, mas na total fusão do serviço público e dos interesses económicos privados”, explicou à Reuters o director do Instituto de Estudos Pós-Industriais em Moscovo, Vladislav Inozemtsev. As sementes para este estado de coisas foram lançadas após a queda da União Soviética, numa década marcada pela abertura acelerada à economia de mercado.

Mas a ascensão de Putin veio marcar ainda mais este traço do regime político russo, que o analista Mark Kramer, da Universidade de Harvard, define como “patrimonialismo”: “Um sistema em que o Estado central é propriedade pessoal do líder (ou de alguns líderes), que não distingue entre a propriedade pública e privada e que é visto como tendo a autoridade para dispor de toda a propriedade que desejar”, explica num relatório recente do Programa para Novas Abordagens para Pesquisa e Segurança na Eurásia (PONARS, na sigla inglesa), da Universidade George Washington.

Uma explicação menos convencional é dada pelo jornalista Anton Orekh, no jornal de oposiçãoIezhednevni Zhurnal, a propósito do trabalho da BBC sobre Putin. Do ponto de vista russo, “corrupção é algo como uma palavra importada”. “No Ocidente, o dinheiro dá poder, mas entre russos é ao contrário: o poder dá dinheiro e também o leva.” 








19 hrs · 


Pode o líder de uma sociedade onde a corrupção se generalizou manter-se à parte?


Sobre o Presidente russo paira uma aura de mistério em que a realidade convive com o mito, e isso estende-se à sua fortuna.
PUBLICO.PT



Rebeca Baptista, Tiago Henriques, Bruno Lamarosa and 369 others like this.
Comments

José da Silva Eu sou um Putin fanboy. E digo isso com convicção. Ele enriqueceu, e então? Ele, e o seu governo, devolveram dignidade ao povo russo. A sua linha diplomatica internacional nunca mudou. Ele não acha que existem "bons" rebeldes no medio oriente. Ele não é grande fã da hegemonia do dollar e dos Estados Unidos. Ele suporta os russos, onde querem que eles estejam. Ele faz desporto e mete-se em cenas de propaganda positiva : um lider têm que mostrar o exemplo, o que ele faz. Ele ganha dinheiro? E então? E corrupto? E então? De uma vez por todas : os povos não podem ser dirigidos todos da mesma maneira em 2016, um regime democratico à sueca não é apropriado à Siria ou à China. Sublinho : por enquanto.



Nuno Filipe Soares Laranjeira espera lá, ok, um lider tem que mostrar o exemplo e terminas com "É corrupto? E então?" ...


Jose Vieira Grande chulo deves ser...é isso que ensinas aos teus filhos? Falta-vos é vergonha...esquerdalha é isso mesmo...sempre foram isso!

3 · 15 hrs · Edited

José da Silva Nuno Filipe Soares Laranjeira oficialmente, na Russia, ele não é corrupto. São os americanos que o afirmam. Como afirmaram que o Saddam tinha armas de destruição massiça e por aí fora.

8 · 18 hrs

Nuno Filipe Soares Laranjeira http://www.transparency.org/cpi2015a russia é dos países mais corruptos do mundo e com um o regime totalitario como o dele ele tão tira o seu quinhão ? nem brinques .. admiro muito os russos, mas o Putin nao !



TRANSPARENCY.ORG|BY TRANSPARENCY INTERNATIONAL E.V.

2 · 18 hrs

Gabriel Ricardo É corrupto, e então????
Ahahahah
Trágicamente cómico.

6 · 18 hrs

José da Silva Sendo pragmático : seria melhor meter um fantoche como o Ieltsine que vendeu a Russia aos interesses americanos? E para ajudar à reflexão : seria melhor depor o Bachar el Assad para meter um "islamista moderado" favoravel aos americanos? A corrupção é uma praga, sim, mas é menos grave do que morrer numa guerra sem fim.

5 · 18 hrs

Nuno Filipe Soares Laranjeira sou anti as politicas externas dos EUA/NATO, e concordo em parte no que dizes, mas o Putin usa sempre o Ocidente como Show off e depois invade a Georgia e toma 1/4 do país,reclama a Crimeia mas invade toda a parte leste da Ucrania, ia destruir o Daesh mas agora esta ocupado a matar os gajos do Exército Livre da Síria/Civis odeio llideres hipocriticas e ele é mais um, tem muitos fans unicamente pela sua posição em relação America mas se fores mais fundo ele não é exemplo.. minha opinião....


João Cruz José da Silva «oficialmente, na Russia, ele não é corrupto», ahahahahah! que coisa maravilhosa. E viva o carnaval.

4 · 17 hrs

Antonio Tavares WTF?

1 · 17 hrs

Gabriel Ricardo Tomara a Rússia ser só 10% do que é a América.
Nada é perfeito mas antes viver nos USA que nesse antro do planeta que é a Rússia. Basta ver como vive a classe média em cada um desses países. E o Putin não passa de mais um ditador na longa linhagem de ditadores russos.
Fala muito mas a Turquia abateu-lhe o caça e ele piou fininho. Mais sabe ele que as forças armadas dele estão falidas como o rublo.

4 · 17 hrs

Nuno Filipe Soares Laranjeira Gabriel Ricardo estas um bocado alienado, o Putin não é burro, nisso tiro-lhe o chapeu se ataca a Turquia ataca a NATO e cria um WW3, o exercito Russo esta fortissimo já não é como após o muro de berlin longe disso... e a sociedade Americana é o que ? não generalizando pois varia de estado pa estado, mas não trocava o nosso jardim à beira mar pelos USA nem pelos dollares


Gabriel Ricardo Eu falo do que vi pois já estive em ambos os países. 
O nosso Portugal tb é o meu amor mas antes viver nos US 100x que com os alienados dos russos.

1 · 16 hrs

Nuno Filipe Soares Laranjeira eu sinceramente, se pudesse escolher entre os 2, ia até a Russia admiro muito o povo Russo .

2 · 16 hrs · Edited

Nuno Rodrigues "Já estive". Que bom. Eu posso estar em Portugal. Se viver em Cascais, na fonte da moura, ou em Portalegre, se for rico ou pobre, as coisas mudam. Os EUA têm uma pobreza imensa, tendo-a também a Rússia. Não se compare padrões incomparáveis.

2 · 15 hrs

Álvaro Costa "Devolveu a dignidade à Russia" Um país onde a desigualdade, descriminação, racismo e a homofobia reina devolveu aos seus habitantes a dignidade, né? Onde tem uma das mais altas taxas de suicido nos jovens ou onde 35% dos homens morre antes dos 55 anos devido ao alcoolismo lol Mas este Putin Fanboy acha que o mundo real é como no Call of Duty, que tens 2 lados que podes escolher, os americanos ou os russos lol Este fanboy não é fanboy de Putin, é um anti-americano, nada mais que isso, por isso decide ser a putain de Putin.

8 · 15 hrs

Luis Manuel Gabriel Ricardo exprimente ir viver para os EUA não com vida arranjadinha por familiares, amigos e conhecidos ou por alguém mas sim sem nada arranjado e tentar a sua sorte como manda o mito do American Dream e depois conte a sua experiência. E até pode ser nas grandes metrópoles, já nem falo da América profunda para a qual Trás-os Montes, o Alentejo ou o interior algarvio se tornam verdadeiros paraísos de vida.
Há que acordar, a América que idealizam, não existe.

1 · 15 hrs · Edited

Jose Vieira Nuno Rodrigues Pobreza imensa nos USA....pois, devem viver tão bem como a classe média na Russia! Vocês nem devem é saber quantos russos emigram para os USA, dos USA para a Russia é que não emigra nenhum...porque será?

4 · 15 hrs

Gabriel Ricardo Há muito mais chances de eu vir a ser milionário do nada nos US que na Rússia trabalhando legalmente, isso garanto Luis Manuel. Temos exemplos a montes.

3 · 15 hrs

João Santos Bom...... É plausível acreditar que a curto prazo não tenham democracia derivado a sociedade civil que ainda é pouco letrada e dada ao conceito de democracia e direito humanos , agora idolatrar ditadores já é demais.......

3 · 14 hrs · Edited

Gabriel Ricardo A malta a malhar nos americanos mas a usar o Facebook, com um PC Intel, AMD ou Apple, ou Android da Google a escrever em Windows da Microsoft. Tudo made in USA.
Ahahah.
Já produtos russos nem um tem em casa sequer. Lolol

4 · 14 hrs

Ferreira Dinis Se fosses russo nao falavas assim

3 · 14 hrs

Maria Rebelo Gabriel Ricardo 🏻🏻🏻

1 · 14 hrs

Jose Vieira Só nas democracias existem os comunistas e os pró-russos, ou pró-Fidel, ou pró Che, etc! Libertem Cuba e verão que os cubanos ilegalizam logo qualquer partido comunista e ainda enforcam o tal herói que não é deles, mas dos que querem pensar no lugar do povo cubano!


Nuno Filipe Soares Laranjeira que comparação Gabriel lol usas muito produto Russo, Petroleo, Carvão, Ferro, vodka claro... agora se calhar não por causa das sanções, mas sempre usaste grin emoticon

1 · 13 hrs

Ricardo Inácio provavelmente nao conhece nada da Russia, mas pronto!


José da Silva Falando simples, já que parece ser complicado para alguns. Aqui fica um link da UN para o IDH. Reparem na Russia, de 1990 à 2000 : O IDH baixou! Um caso extremamente raro. A partir de 2000, o IDH começa à subir. O que significa isso, para um russo?http://hdr.undp.org/en/composite/trends



DefinitionsHuman Development Index (HDI): A composite index measuring average achievement in three basic dimensions of human development—a long and healthy life, knowledge and a decent standard of living. See Technical note 1http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr2015_technical_notes.pdf for de…
HDR.UNDP.ORG


José da Silva Álvaro Costa sim, a Russia é um pais mais pobre que os Estados Unidos, é um facto. Mas olhando para valores e factos, não tanto assim. Por exemplo, a taxa de suicidio nos homens é de 19,4 por 100 000 nos Estados Unidos e de 35,1 na Russia. Em Portugal, é de 13,6. A esperança de vida na Russia é de 70 anos (na era Eltsine, era bem menor), nos EUA, de 79,1. Ninguém contesta numeros. Mas, e é aí que quero chegar, antes de Putin, a situação era muito pior.


Ana Mateus Não sou fan de Putin mas apoio na política externa..pois como político inteligente está a fazer o melhor para o seu país ..e também para o resto do mundo...


Ana Mateus Iol!!! Deve viver num universo paralelo!


Artur Kilmer É preciso entender a história da Rússia e perceber que é um povo diferente de qualquer povo europeu, só aí conseguirão perceber o quanto Putin é um excelente líder.
Portugal é o país que menos pode criticar algum outro país de corrupção, muito menos a Rússia. É importante ver que mais de 80% da população russa apoia o seu presidente, sabem o que são mais de 80% de população russa? Reparem que em Portugal existe uma minoria que está satisfeita com o seu governo, neste momento só vejo malta da função pública satisfeita e claro, nem todos. O que quero dizer com isto é que ter 80% da população a apoiar um governo é muito difícil. 
Os ocidentais podem-lhe atribuir o rótulo que quiserem, mas eu acredito que no mundo político uma pessoa "certinha" nunca chegará a lado nenhum. Eu apreciei a resposta que o Putin deu numa entrevista quando lhe perguntaram sobre o caso da Crimeia, ele disse: "vocês vêm fronteiras anexadas? Eu não vejo fronteiras, vejo o meu povo russo a pedir me ajuda". 
Todas as ações que ele fez foram feitas conforme regras diplomáticas internacionais, e por mais acusações que tenham feito sobre ele (dezenas que já li) nenhuma delas tinha dados comprovativos. Um redondo zero de provas em todas as acusações. 
Ainda assim aceitando que ele pode ser um indivíduo corrupto, o que é que isso interessa para a sociedade quando os cidadãos vêm a economia russa a crescer, vêm os seus salários mínimos a aumentarem 5x mais (sim 5 vezes mais!), quando surgem apoios por parte do governo para mães que tiveram filhos poderem ficar em casa a tomar conta da criança durante 3 anos e terem direito a um salário enquanto não trabalham...
Bom...em portugal também temos os índices de corrupção mais elevados, no entanto os cidadãos matam-se a trabalhar e os salários não crescem 5 vezes mais, crescem 5 euros mais e mesmo assim foi um assunto que teve que ser discutido no Parlamento. 

*referente ao comentário ali das homofobias e etc...novamente menciono palavras do Putin: "se uma maioria significativa não apoia a homossexualidade no meu país, eu não vou criar leis para ir contra a vontade do meu povo, pois isso irá originar uma divisão de opiniões e pode haver conflitos na sociedade" - algum líder que tenha tomado alguma medida em Portugal e ponderou este pensamento? 

Informem-se mais sobre este enorme senhor. É exatamente por ele ser bom que os ocidentais o criticam e o tentam destruir. Curiosamente ao Ieltsin ninguém criticava...pois claro vendeu a Rússia aos Americanos.

1 · 11 hrs

Gabriel Ricardo Nuno Laranjeira, o mais vendido Vodka é made in Sweden (Absolut). O mais apreciado é Finlandês (Finlândia) ou Francês (Grey Goose). Rotflmao.

2 · 11 hrs

Tiago Amorim Lopes Tambem elogias o modo com ele lida com as criticas internas? (assassinar e prender a oposição). Deves ter as mãos bem enfiadas no pote para apoiares publicamente corrupção. Vai para Angola ou para a Russia e diverte-te por lá. A Europa não precisa de idiotas como tu.

3 · 11 hrs

Jordano Meira O mundo é ruim com Putin. Mas seria pior sem ele.

1 · 10 hrs

Jose Vieira Artur Kilmer Mas que anjinho que você é...o Putin domina a imprensa e elimina a oposição...os russos nem sabem metade da missa, só sabem o que o Putin quer que eles saibam! Vcê o que foi o estalinismo? O Putin é um estalinista...vá lá saber o que isso é e depois venha cá com esse discurso em que metade é mentira!

2 · 10 hrs

Gabriel Ricardo O salário mínimo russo é 150€.
Lolololol.
Viva o Putin....

2 · 10 hrs

Mikołaj Lewkowicz José da Silva



Carlos Chaves Estar a comparar o sistema de vida entre os Estados Unidos ea Russia e como comparar o vinho com a agua, por amor de Deus que gente ignorante

1 · 9 hrs

Artur Kilmer Jose Vieira és daqueles que acha que já atingiu um patamar de inteligência tão elevado que dás-te ao luxo de achar que os outros sabem menos que tu. Se fosses tão informado como aparentas ser com o teu discurso, saberias que Putin e Estalinismo não est...See More

2 · 8 hrs

Artur Kilmer Gabriel Ricardo atendendo ao facto de haver uma desvalorização do rublo relativamente ao euro, 150€ não é um salário cujo poder de compra seja baixo. Tal como o próprio nome do salário indica, uma pessoa tem dinheiro suficiente para viver nos meios mínimos, óbvio que não vão comprar Mercedes e BMWs com isso. Portanto o salário real é aceitável. Agora imagina quando era 5 vezes mais baixo...


Gabriel Ricardo O que diz muito de um pais riquíssimo em matéria prima e população e no entanto continua a ser um terceiro mundo com um salário mínimo 4x abaixo do nosso que já de si é miserável.
Fica lá com a Rússia que eu prefiro o American Way.


Nuno Filipe Soares Laranjeira é só rir com os Putin's Fan Boys lol se os outros fazem ele tambem pode, se os portugueses são ele também pode, melhor presidente de sempre .. lol e é isto, pessoal que reclama justiça e depois dizem estas barbaridades ...



Jmbs Correia A parte mais engracada e serem os americanos a acusarem outros de corrupcao, quando sao dos mais corruptos que existem, alias seria muito interessante perguntar a qualquer politico americano, porque e que andam a mendigar por "donativos" sempre que ha eleicoes, mas por uma estranha razao, isso jamais podera ser visto como corrupcao/troca de favores, e que de certo todos os generosos donativos obtidos sao todos altruisticamente desprovidos do mais pequeno interesse.

2 · 18 hrs

Vitor Couto Pontos, cedilhas e acentos estão em falta nesse comentário.


Jmbs Correia Vitor Couto, teclado internacional, alem do mais o importante/interessante e a mensagem ou a pontuacao?


Mário Silva Eu preferia conhecer primeiro o património da múmia, em particular a casa da coelha e os negócios com a SLN, mas para isso talvez tenha que ler um jornal Russo....

7 · 18 hrs

Nuno Caetano Se pode o líder de uma sociedade onde a corrupção se generalizou manter-se à parte? Claro que pode. O Salazar, apesar de ter sido aquilo que toda a gente sabe, e de governar um país onde a corrupção é um modo de vida, acabou dependente de uma subvenção do estado porque quando caiu da cadeira não tinha, praticamente, bens próprios. O homem era, para todos os efeitos, um pobretanas. Apesar de dever ter tido imensas oportunidades de enriquecer. Nem sempre os ditadores fazem aquilo que fazem em proveito próprio. Muitos estão genuinamente convencidos que têm uma missão, uma razão de viver, que é "salvar" a sua pátria, embora muitas vezes a afundem ainda mais.

6 · 18 hrs


Debora Gomes Soares ele não precisa ter nada no nome dele , vejam o caso do Brasil e do nosso ex presidente Lula, não tem nada no nome mas...quem tem trafico de influencia sempre tem o conforto necessário.


Edmundo Castro Não deixa de ser curioso, um jornal português, trazer esta noticia de um presidente que não faz parte da comunidade onde se insere, quando o lugar que lhe diz respeito é Portugal, um dos países mais desiguais da Europa e com níveis de corrupção elevadíssimos!!!!!!! Escrivões a metro

6 · 18 hrs

Mauro Vieira Coquenao Pires Tem uma fortuna a rondar os 40 mil milhoes, o seu vencimento e de cerca de 500€ mensais... Deve ter uns 4mil anos pra conseguir esse chumbo todo lol


Carlos Amorim O Socrates em apenas 8 anos roubou bem mais. O Putin, perto de um qualquer esquerdelho tuga, é um menino de coro.kkkkk

3 · 16 hrs

Vitor Teixeira Joana Reis, esqueceram-se de pôr as bombas nos bens! Ai este maluco dissimulado!

2 · 19 hrs

Joana Reis Imaginando Putin a caminhar lenta e calmamente pelo seu palácio no Mar Negro. Que sonho.


Guilherme Morgado Quem somos nós em Portugal para se falar num Putin corrupto. Até parece que por cá as coisas são clarinhas, clarinhas.

2 · 14 hrs

Manuel Lucas Lucas Como estamos no meu país?.com o mal dos outros passamos nos bem, olha a tua casa, e deixa a dos outros em paz .

1 · 19 hrs

Carlos Borges ele não precisa de muito, porque é o presidente que tem tudo à sua disposição em nome do estado


Mário Lobo Pois... se calhar é verdade.
Mas, em nome de uma informação clara, transparente e imparcial, deixo aqui um desafio ao Público:
Façam igual exercício no que toca aos governantes portugueses nos últimos 16 anos (período do consulado de Putin).


Natalino Kapata K-promo cm ele exeste tantos Jose Eduardo dos Santos a 36anos de robos;corrupçao;intulerancia e assacinatos


Alcino Roberto Firmino Onde está o problema? Se ele já foi duas vezes como presidente e uma vez como primeiro ministro! Será que não podia acumular riqueza?


David Sena O Putin é correcto e merece o respeito de toda a gente. Sem excepção


Flavio Sousa Vejam lá se nós, portugueses, podemos apontar o dedo e criticar quem quer que seja por causa da corrupção.

1 · 13 hrs

Nina Raposo Pois... e as famosas torneiras de ouro?
Deixem de ser ridiculos, que dignidade?


Volker Wolf O homem é pobre um dia destes emprestei uns rublos a ele.


Jorge Carvalho Excelente artigo... De agente mediano do KGB em versäo STASI em Dresden na ex DDR a gajo mais rico do mundo... A organizaçäo das Olimpiadas de Inverno na Russia, por ex, custaram 8 vezes maisdo que as de Vancouver 2010... Empresas de petròleo e outras foram literalmente PILHADAS pelo sr. Putin e os opositores säo presos, deportados para a Siberia ou ELIMINADOS... Ainda assim, com americanos, britânicos, etc a saber, o sô presidente russo continua a fazer o que lhe dà na real gana e nos narizes do mundo inteiro...


Normal Mind disseram-me que o apartamentozinho dele era toda a parte leste da Ucrânia.

3 · 19 hrs

Junior Iung Não entendo porque a imprensa vive querendo deturpar Putin, ele causa algum mal a alguém? Alguém me responde?

2 · 18 hrs

Gonçalo Santos Será que ninguém escutou falar em offshores, existem não é ficção científica. smile emoticon

4 · 19 hrs

Alvaro Silva Porque não verificam os ganhos de Bush após os ataques que fez contra os Estados Unidos em 11/09/2001? Ou 9.11, como eles falam ?


Hugo Vilela Sim porque em Portugal a corrupção não se generalizou?

2 · 19 hrs

Ludovic Lubit Então uma mão lava a outra? lol.

5 · 19 hrs

Hugo Vilela xD


Fabio Buzal Melhor presidente de sempre

3 · 19 hrs

Artur Tujó Inácio É como o Lula e o José Eduardo dos Santos. São pobres, mas os filhos têm uma riqueza que não se compreende. Eu compreendo a sua postura ... Quer um que morreu na miséria e sem filhos, basta ir aos livros de história portuguesa.

3 · 19 hrs

Nelson Ferreira O Saudoso Oliveira Salazar! XD

1 · 19 hrs

João Silva Dinheiro para quê se o homem tem tudo o que quer?


Apolinario Dias Tavares Se o Senhor José Veiga pode ter porque ele Putin não pode. . ?


Nuno Mouta esperem para ver a casa de praia que ele vai construir na Crimea


Jacinto Galinhola Que raio de democracia é esta ?


Ana Leitao Outro psicopata aproveitador das situações para se promover e enriquecer.

1 · 19 hrs

Joaquim Paulo Francisco Paulo Ele é mentor de tudo....


Ricardo Inácio Putin o maior corrupto do mundo neste momento!

4 · 19 hrs

Jordano Meira O mundo é ruim com Puttin. Mas seria pior sem ele.


Antonio Jose Emidio de Pires EU RESPEITO TANTO O PUTIN COMO EDUARDO DOS SANTOS NOS VIVEMOS NO SECULO 21 E A DITADURA E FALTA DE DEMOCRACIA COMTINUAM A GOVERNAR O MUNDO E FALAM DE TERRORISMO E VERGONHOSO OS TERRORISTAS VESTEN BONITOS FATOS


Manuela Oliveira Isso é só o que está declarado...


Álvaro Vieira Viva Putin, Viva Rússia 
Os cães ladram mas a caravana vai passando...

4 · 18 hrs · Edited

Vitor Emanuel Caldeira Neto Tomaramos nós um dia ter um presidente como o Putin!!!!


Bruno Lamarosa Claro, porque ele só tem um carro...


Miguel Santos E vocês acreditam nisso ??


Nuno Ferreirinho Ah ah toda a gente sabe que é mentira.


Ilidio Pires Mais um blaf, já ninguém vos acredita


Manuel Dos Santos The best PRESIDENTE Tem nos no sitio like emoticon

1 · 13 hrs

Santos Metrogos "Pode o líder de uma sociedade onde a corrupção se generalizou manter-se à parte?" - Por mim, espero respostas, e não perguntas.

3 · 19 hrs

Artur Tujó Inácio Basta perceber quem são, quanto ganham e o que fazem ambas as filhas deste senhor. Terá a mesma resposta ao caso do Lula (Brasil), ou José Eduardo dos Santos (Angola). Todos estudaram no mesmo local. http://www1.folha.uol.com.br/.../1704870-filhas-e-amigos...



WWW1.FOLHA.UOL.COM.BR

1 · 19 hrs

Santos Metrogos Agradeço a sua resposta.


Junior Iung Pode ficar a parte sim, a imprensa só mente.


Maria Rebelo Santos Metrogos não! Eu não acredito de todo! basta olhar a quem gravita em torno dele e que eram uns pés rapados E derrepente sao os detentores de fortunas imensas ,citando como exemplo o dono de um clube inglês do qual antes deste presidente ninguém ouviu falar !


Ana Cristina A notícia não abre.


Pedro Pinho Putin a manter a forma !!!

2 · 19 hrs

Vladmír Baldé Guerra fria em seu auge porpaganda anti russa

1 · 18 hrs

Guilherme Makeu PUTIN Que o pariu


Henrique Gomes Para o inglês ver


Rui Conceição Anedota!

Sem comentários: