quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Nyussi diz a paciência tem limites




NYUSI PREOCUPADO COM ARMAS EM MÃOS ALHEIAS

Listen to this post. Powered by iSpeech.org
O Presidente da República, Filipe Nyusi, manifestou hoje, em Maputo, o seu extremo desagrado com os indivíduos que portam ilegalmente armas, reiterando que apenas as autoridades tem o único e exclusivo direito de as ter.
Nyusi, que falava hoje, na sede nacional da Frelimo, no âmbito das comemorações do seu aniversário natalício, assinalado na terca-feira, alertou aos moçambicanos sobre os perigos que incorrem ao permitirem que pessoas comuns estejam armadas, comparando-as com leões à solta que a qualquer instante podem gerar terror e causar danos irreparáveis.
'O país está a ter um tipo de comportamento que agita toda a população. A circulação de armas não facilita o trabalho das autoridades, se uma arma está com a polícia é possível dizer de onde um certo tiro vem, mas se esta mesma arma cai em mãos alheias ai fica-se sem perceber e isso intensifica o crime. É como ter um campo disponível para plantações, com boa chuva, mas as pessoas temem sair de casa porque há leões que causam conflitos e não permitem que as pessoas produzam num ambiente de paz e harmonia. Deixemos as armas, esse é o meu grande apelo, disse Nyusi. 
O Chefe de Estado acrescentou ainda que Moçambique não pode ser uma excepção quando o assunto é a segurança e estabilidade, pois, mesmo ao nível regional, nenhum país permite a posse e circulação ilegal de armas.

'Não há país na região que deixa uma pessoa com arma a andar na estrada, não podemos nós nos tornarmos um país estranho, deixemos de transformar o país num lugar de pessoas estranhas. As armas devem ser entregues às autoridades, temos que estar muito engajados na denúncia, apelou Nyusi.
O Presidente da Republica manifestou a sua desilusão para com as pessoas (homens armados da Renamo) que não acataram o apelo à devolução espontânea das armas, pois, tais indivíduos não percebem que a democracia não é feita através de braços armados.
'Alguns irmãos não entendem quando dizemos para devolverem as armas sozinhos, não entendem este gesto de tolerância, não podemos e não deixaremos que armas continuem em mãos alheias, não deixaremos que leões andem à solta, pois se não deixarmos, as populações poderão produzir e ajudar a resolver o problema da fome ao nível da sua região, explicou Nyusi.
Para o Estadista não é possível que as pessoas aleguem falta de confiança para continuarem armadas até hoje. 
'A entrega das armas é que é a principal ferramenta para o debate, a democracia é feita através do debate, da discussão de ideias, não queiramos agora inventar outro tipo de democracia em Moçambique', disse Nyusi, acrescentando que todos os indivíduos devem ser protegidos e assegurados unicamente pelas autoridades, compostas pela polícia e forças de defesa.
Nesta ordem, Nyusi instou os membros e simpatizantes do seu partido para que também estejam engajados na promoção da paz, demonstrando a sua organização ao nível interno.
'Agradeço imenso o gesto, isso demonstra a família unida, organizada e coesa que é a Frelimo. Ensinem as outras pessoas com actos, disse o Presidente da Republica.
Por seu turno, o Secretario-Geral (SG) da Frelimo, Eliseu Machava, tranquilizou o Presidente da Republica, afirmando que tudo fará para que o Partido e todas as suas organizações sociais se unam na promoção dos valores do patriotismo e massificação das ideias democráticas reinantes no partido.
'Estamos dispostos a trabalhar com o nosso Presidente, para juntos pensarmos no bem comum para a nossa sociedade, estaremos lado a lado para ajudar na implementação do plano desenhado pelo partido que tem em vista um uniforme desenvolvimento da sociedade moçambicana. Comprometemo-nos em acções concretas que permitiram a materialização dos objectivos, disse Machava.
Jeremias Chemane (JC)/sn 
AIM – 10.02.2016

Os que insistem no encontro Dhlakama/nyusi
Nyussi diz a paciencia tem limites a renamo deve entregar as armas e Afonso Dhlakhama deve ser guarnecido com PRM.
Stv
" Neste país, com o nível de tolerância que existe, não há motivo para as pessoas andarem armadas. Não há! Só o facto de termos dito 'devolvam as armas sozinhos', isso é tolerância que até excede os limites, é essa a tolerância que o povo já está a transbordar a paciência. O Governo não vai continuar a tolerar coisas que fazem mal ao povo"
(Filipe Nyusi)
"(...) Neste país há altos níveis de tolerância...não há motivos para pessoas andarem armadas..." - Filipe Nyusi - ‪#‎Moçambique‬ [10.02.2016]
No meu ponto de vista o problema da paz neste país não tem nada a ver com tolerância ou não, mas, precisa-se de confiança entre as partes [Confiança e mais confiança]

Comments
Joao Cabral E nao é verdade?

Vejo o MDM a fazer trabalho e criticar a frelimo e completamente desarmada!

GostoResponder12 h
Dércio Tsandzana Mais, o seu dizer de pedir tolerância sem confiança, Joao Cabral?
GostoResponder2 h
Joao Cabral A renamo existe em maputo, dizem as maiores barbaridades, estao na AR, vao a restaurantes, bebem copos com amigos......qual confianca? Ou melhor qual a desconfianca?
GostoResponder12 h
Clovis Macave PR sempre com recados inoportunos...
GostoResponder12 h
Mestre Jojo Estou a ver a manutenção da #Paz cada vez mais longe .Ntla
GostoResponder2 h
Momade Júnior e a situação dos três mil alunos refugiados em Malawi será que há necessidade de se chegar a esse ponto? até afirmar que as coisas estão feias em Moatize
GostoResponder22 h
Joanguete Celestino Com este discurso o presidente entrou em delírio poético https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205974689548297...
GostoResponder22 hEditado
Constantino Joao Não se pode roubar votos e exigir que os outros cumpram a lei. O ponto de partida do conflito político - militar é a fraude eleitoral. O resto é simples blá blá blá.
GostoResponder32 h
Celio Mabjaia O Senhor de confundir estômago como Coração ou seja o nosso poeta sempre tem algo para contar.

Kakakaka primeiro deve desarmar a frelimo e deixar de usar as FDS e a Polícia pago por nossos bolsos para fins de Negócios deles.

GostoResponder11 h
Meque Magira Bem falado! DT.
GostoResponder11 hEditado
Momade Júnior O presidente parece não estar feliz com a situação no nosso, mas há algo que o impede de seguir avante
GostoResponder21 h
Danilo da Silva Detesto essa palavra "tolerância"... Ela na verdade significa que a pessoa não respeita a outra, não a aceita, porém, lá do alto do seu pedestal, num acto magnânimo, tolera que o outro exista... Talvez o problema seja exactamente esse... Tolerância... Quando passarmos da tolerância ao respeito talvez as coisas mudem.
GostoResponder11 h
Osvaldo Agostinho Cheio de boas intenções o senhor PR, mas ele esquece que disso o inferno anda cheio e que ele tem plenos poderes para nos tirar disto!
GostoResponder11 h
Momade Júnior justamente ontem no dia do seu aniversario pareceu me triste a forma como discursava nao e o habitual do presidente
GostoResponder11 h
Isaac Mussa Sabe, esses senhores ja nao tem mais nada a dizer ao povo. Os problemas aumentam e as solucoes escasseiam.
Comments
Aziza Throne kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
GostoResponder347 min
Visconde De Sabogoza esse sr esta doido nem sabe i que diz talvez por causa da lua
GostoResponder245 min
Eduardo Domingos Epa está visto que ninguem manipula nyussi, toda confusao que vivemos é da responsabilidade.
GostoResponder344 min
Ismael Luis Francisco Hahahahaha, haver vamos que vai levar pider furado.
GostoResponder143 min
Eduardo Domingos Kkkkkkk epa o gajo está mal com a lua, qualquer posiçao lhe afecta.
GostoResponder242 min
Assane Assuade Olha meus irmaos, nao se recordam da teoria de que a naturesa tomara conta de Dklacma? Estando no mato o tempo vai passando, vejam que estamos no segundo ano, a natureza ja vai, dialogo duvido...coitado o povo pobrezinho!!!!!!!
Isaias Nyamunda Paciência tem limite
Eduardo Domingos Mas nyusi nao tem mandato de ninguem pra fazer o que quer com a vida do povo.
Ismael Luis Francisco Este Faraozinho, Gueburrinho esta sonhando aguardo e vai levar bem e bem mesmo purrada ate fugir para China. Sem dúvida e divida
Gulumba D. Mutemba Só pode ser trote.

A paciência na frelimo chegou ao seu limite a muito tempo,durante a luta de libertaçao,quando exterminaram os xingondos que que deviam assimir lugar de chefia,o Urias Simango por exemplo.

GostoResponder134 min
Inocencio Amade Caros amigos, o PR do sul nunca foi manipulado. Tudo o que esta acontecer e da autoria e responsabilidade dele. Ele quer mostrar aos seus patroes antecessores que ele e capaz. O plano de matar o presidente do centro e note ainda existe. Por isso DHL deve avancar com o seu plano.
GostoResponder334 min
Zviripa Chena Machava naopodemos ter adefesa dacomonista. naoe pocivel isto
Eduardo Domingos Assim os militares acompanham todos discursos dele. Quem está na linha da frente ouvir isso é muito doloroso. Ele sabe que nao vai vencer a renamo mas prefere sacrificar filhos dos outros. Todo mundo sabe que essa guerra é para defender interesses de alguns. Espero para ver.
Aziza Throne Nao substimem... A terceira força politica ... que cumpre com os requisitos da "Lei" veio hoje dizer que exigire que haja "livre circulaçao"
Eduardo Domingos Kkkkk a terceira força de falhados mana AzizaThrone? Ouviram de quem que nao havera livre circulaçao? Nunca exigiram o desmantelamento dos road blocks de save e maxixe porque?
Maria Manjate Eu acredito k Nhussi é o principal responsavel da situaçao catastrofica em k o país está mergulhado. Ele nao mede as consequencias dos seus actos nem o alcance das suas palavras.



É so analisar o k ele disse ontem e o k está dizer hoje.


Estamos perante um doente k mal coordena as suas ideias.



A Polícia da República de Moçambique (PRM) garantiu, esta terça-feira em Maputo, que vai usar todos os meios possív...
RM.CO.MZ

ANUNCIADA PELA RENAMO: POLÍCIA VAI USAR TODOS MEIOS PARA IMPEDIR TENTATIVA DE BLOQUEIO DA EN1

Classifique este item
(0 votos)
Anunciada pela Renamo: Polícia vai usar todos meios para impedir tentativa de bloqueio da EN1
A Polícia da República de Moçambique (PRM) garantiu, esta terça-feira em Maputo, que vai usar todos os meios possíveis para impedir qualquer tentativa da Renamo de bloquear, com recurso a força das armas, a Estrada Nacional Número 1 no troço que parte do Rio Save até ao Rio Zambeze, na província de Sofala.
O Porta-voz do Comando Geral da PRM, Inácio Dina, que avançou este posicionamento da corporação em mais um briefing semanal à imprensa, considera ilegal a intenção da Renamo de colocar postos de controlo nas estradas das províncias de Sofala e Manica, e garante que a polícia vai se guiar pela lei contra aquele que implementar a medida.
- “A intenção da Renamo é criminosa e um atentado contra a Constituição da República de Moçambique, e a corporação não vai tolerar atitudes de perturbação da ordem e tranquilidades públicas no país. Há mecanismos adequados que a Renamo pode utilizar para reivindicar qualquer direito ferido, fora daqueles que anunciou recentemente de colocar postos de controlo nas estradas nacionais, porque a medida constitui uma alteração da ordem pública estabelecida, e todo aquele que assim proceder é um criminoso”, Inácio Dina, Porta-voz do Comando Geral da PRM
Segundo Dina, ao criminoso é aplicado aquilo que a lei ordena, e o mesmo será feito contra os membros da Renamo que infringirem a lei. “Nos desencorajamos a Renamo de avançar com a sua medida de colocar postos de controlo, porque no país já existem aqueles colocados pelo Estado moçambicano, e que tem missão de garantir o bem-estar de todos os cidadãos moçambicanos”, vincou o Porta-voz da PRM.
De acordo com Dina, as alegações da Renamo para tal pretensão são criminosas, e os crimes tem um tratamento adequado, seja por quem forem cometidos; a lei não respeita a cor partidária como pretende defender a Renamo. “Todos aqueles que usam arma de fogo para matar, raptar, ameaçar outra pessoa são criminosos, devendo todo o cidadão saber que a vida é um bem precioso, não havendo meio nenhum que pague a vida”, disse Dina acrescentando que a missão da polícia é deter os criminosos. (RM/ Diário do país)GostoComentar
Amad Ravia A guerra não resolve problema nenhum, e fico triste ver irmãos moçambicanos a concordarem com a ideia do início da guerra em Moçambique. A guerra destruirá até aquele pouco temos incluindo o mesmo pouco que aqueles da renamo tem, e ficaremos todos sem nada. As poucas escolas; hospitais; estradas; pontes; novas universidades; entre outras infraestruturas serão destruídas pela guerra, a guerra não escolhe alvos, nós que hoje estamos a apoiar a guerra podemos amanhã não estar aqui a teclar porque fomos alvos da mesma guerra que apoiamos. 


Os líbios e sírios pensavam que a guerra resolveria todos os seus problemas, e hoje eles estão muito melhor do que antes nem?????

GostoResponder13 h
Mateus Jose Carlos O que pretende a Renamo?, creio que com o dialogo e o melhor caminho.Nao podemos voltar atras. Cada cidadao ja xtava a projectar a construcao da sua Vida, aproveitando as oportunidades da Vida para um sucesso promissor.
GostoResponder29 h
Reginaldo Makukule Todos membros da renamo sao vampiros vivem a base de sangue dos outros assim querem chupar sangue de mocambicanos para o bem xtar deles. Mantem o lider desta organizacao terrorista por favor.
GostoResponder4 h
Nhanengue Nhanengue Nhanengue Nhanengue e a prm deve colocar mesmo mão dura contra isso,a renamo já está cada vez mais fora de si e esse delegado k cuspiu essas palavras sujas já deveria estar preso
GostoResponder28 h
Victorinoboavida Boaventura Gente tem notícias que ne tvm pode passar veja maneira como aconteceu em namaita na cidade Nampula quebra do governo os hemens da renamo atacaram a PRM
GostoResponder1 h
Carlos Cassimo Bamusse A renamo e governo sao criminosos, o governo assacina membros da renamo isso é contra lei, e a renamo broquea estradas, eu acuso os 2 de violar a lei, seus caras sem vergonha.
GostoResponder15 h
Manuel Juma vamos ser honesto quando o asunto é paz,,,,o nosso governo nunca levou nada aserio,,,por ex agra,,,diz k a policia vai usar todos meios pr impidir,,vamos la ver,,,eu ate gostaria k os comandantes k dao as ordens estivese n terreno pr enfrentar a realidade,,,algumas pessoas n governos k sakeiam o pouco k o pais tem,usa jovens da FIR FDS mais a desperar sem saber pkém ta a desparar,,,eu perguntos,,,se os verdadeiros coruptos estao aqui n capital,,,pkém castiga cuitado akela populacao k depende d machamba?eu tenho irmao na fir,!,é pk doe ser matado e crusar bracos,,nossos irmaos k estao la nas matas d tete etc;se isto continuar asim vai chegar uma fase k nem pr ele mandar comida pr akelas zonas ser dificil,,,
Israel Bento Botao Por mi venha o que vier .....espero que o Governo delete di vez a renamo pra nunca mais enxistir........
GostoResponder1 h
Parménides Luís Luso Mas eu acho que antes de ser anunciada pela Renamo o bloqueio da N1/6 a Policia ja usava todos os meios para contradizer a politica desse partido. Ai vi no Maputo quando cercaram os membros da Renamo, na tentativa de tantos outros crimes que ambas part...Ver mais
GostoResponder19 h
Carlos Cassimo Bamusse Malandros dialogo que nunca acaba por cima assacinam cidadaos criminosos, nos deixe em paz
GostoResponder15 h
Sam Sibiya Mais porquanto tempo temos que tremer por cauza desti ladrao como nao faze oqui fezeram no savimbi,kaddaf,bin ladder e sadamo museni?
GostoResponder17 h
Ze Manel Ido MUITOS aqui falam com chucha na boca, quem deve ser morto como Kadafi ,Savimbi e Saddam Ussen são esses que desde 1975 andaram a enriquecer elicitamente usando tudo e todo esforço do povo pra serem ricos.Já ouviram uma vez em qualquer parte do mundo que resultados duma eleição ser provada com audio de um disco?Só que muitos tem memória a curto prazo esquecem facilmente qual foi o foco de tudo isso.Quando embuscaram o cidadão Djakhama diziam que ele simulou um auto ataque e vimos morte como prova do Senhor Ngungunhane.Qualquer individuo tem direito a se defender como tbm Djakhama tem meios pra se defender e defender os seus membros que estão a ser sequestrados.Não podem ter memória a curto prazo,porque tudo que estamos a viver hoje preparamos no passado.O governo deve saber fazer gestão de conflitos internos,e não recorrer a morte de pessoas como maneira de pessoas fazer calar nossas vozes.
GostoResponder16 h
Joao Jordao Jota Que Polícia?? Vão lá oferecer armas a Renamo, depois não reclamem k a Renamo é um partido armado. pke são vxes k vão entregar
GostoResponder19 h
Briminio Antonio Muzonda Ok tou a intender, viram k se matar entre xefe doe nem? Se e assim deixem os rapto pk so raptam s entre voces e se matam entre voces agora kerem diminuer nos keitadinho k batems porta p voces p peder emprego e voces nos entrega na morte. Grito d socoro, nos da FDS pedimos socorooooooooooooooo tao p nos matar denovo.
GostoResponder7 h
Leo Leo Paixao Paixao O LIDER DA RENAMO, DEVIA INDMNIZAR OS MOÇAMBICANOS PELOS CRIMES Q COMETERA.
GostoResponder1 h
Paulo Candze Candze seus psicopadas nuncam pensam em fazer o bem pra o povo nada, so pensam em bloquear xtradas tudo com objectivo d matar,safados
GostoResponder7 h
Rafael António Nhampossa Hoje vou falar de como fazer o sumo de melancia. Fiquem ligados...
GostoResponder28 h
Pedro Jossefa Jovo Muchanga Arenamo vai ser eliminada daki alguns dias.
Azarias Filipe Famanda Benilde povo moçambicano para onde vamos com a guerra?
Chandinho Calavete Calavete policia,FADM,FiR,Alfandêgarios,segurança d altas individualidads e,o govrno dv contratar essas forças d seguranç privadas.unirem se com o mxmo objetvo d inpedir a renamo mas sem isso,n irao conseguir a rnamo.porqe um homem da rnamo está pra cem homens do governo...
GostoResponder6 h
Incuemba Abdala Dalla vai bloquear o povo em vz d ir bloquear #nyusi pra ñ andar
GostoResponder3 h
Feliciano Armando Maquina faça ixxo PRR em conexao das nossas FADM
Orland F Samuell Lamento pk vao equipar a renamo e voltage a lamentar a dzer nenhum partido deve star arumada enquanto vao doar armas
GostoResponder1 h
Moises Junior Sitoe Gostaria de convidar a todos irmaos mocambicanos a entenderem que a definicao certa da palavra "oposicao" nao e guerra.


As vazes pergunto me INTELIGENTES QUE SAO OS POLITICOS MOCAMBICANOS SERA QUE NAO PODEM ADOPTAR NOUTRA FORMA DE RESOLVER PROBLEMAS DESTE PAIS SEM PEGAR NAS ARMAS ???????

Nao sendo ofensa digo aos mocambicanos,prestemos atencao na nossa preciosa paz e tenhamos comportamento humano...
Recorrer a guerra e de certa forma dizer q esta anulada a forca q os herois mocambicanos usaram pra conquistar essa paz...mocambicanos NOS SOMOS IRMAOS

GostoResponder4 min
Nelson Natal Tomas esses so querem entragar armamento aos rangers
GostoResponder19 h
Luis Nelson A analisar o caso ja ja volto ..............
GostoResponder6 h
Moises Benedito Zé Manuel ido bem falado concordo com as ideias
GostoResponder3 h
Teixeira Teté da Silva Resultado ja sabemos qual sera, mortes!
GostoResponder8 h
Gyldo Liuele esse velho u k ker??? morrer???
GostoResponder5 h
Kambeg Zka Amin Escrevendo...

Sem comentários: