quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Nito Alves condenado sumariamente a seis meses de prisão

Ele foi acusado de perturbar a ordem ao dizer que o "julgamento é uma palhaçada".
Nito Alves
Nito Alves

ARTIGOS RELACIONADOS

Vídeo Makuta Nkondo diz que não vai ao tribunal se for notificado no caso dos activistas

Tribunal Provincial de Luanda vai notificar membros do suposto Governo de Salvação Nacional através do Jornal de Angola.
Coque Mukuta
O activista Nito Alves foi condenado nesta segunda-feira a seis meses de prisão efectiva num julgamento sumário por perturbar a ordem do Tribunal Provincial de Luanda.
O caso aconteceu na audiência de hoje em que foram ouvidos alguns declarantes no julgamento dos 17 activistas acusados de rebelião e de preparar um golpe de Estado em Angola.
"Não temo pela minha vida e este julgamento é uma palhaçada", disse Alves em alta voz no tribunal, tendo o juiz Januário Domingos José acusado o activista de perturbar a ordem.
De seguida, foi feito um julgamento sumário de Nito Alves, tendo o juiz condenado o activista a seis meses de prisão efectiva como medida correccional.
O activista já foi conduzido à Comarca de Viana.
(Em actualização)

Duas dezenas de jovens pedem libertação de Nito e Mavungo

Manifestantes exibiram cartazes com dizeres "o julgamento é uma palhaçada".
Nito Alves e advogado David Mendes. Julgamento no Tribunal Provincial de Luanda, em Benfica. 16 Nov, 2015Nito Alves e advogado David Mendes. Julgamento no Tribunal Provincial de Luanda, em Benfica. 16 Nov, 2015
Redacção VOA
As activistas Laurinda Gouveia e Rosa Conde, arguidas no processo contra os 17 que estão a ser julgados por rebelião e por prepararem um golpe de Estado em Angola, e mais duas dezenas de jovens manifestaram-se nesta terça-feira em frente à Cadeia da Comarca de Viana, onde está preso Nito Alves.
O activista foi condenado a seis meses de prisão efectiva num julgamento sumário ontem por injúria, depois de ter dito no Tribunal Provincial de Luanda não temer pela sua vida e que o julgamento era uma farsa.
Os jovens ligados ao auto-denominado Movimento Revolucionário Angolano exibiram cartazes em que se podia ler que o julgamento é uma palhaçada, panfletos e gritaram palavras de ordem a pedir a libertação de Nito Alves e de José Marcos Mavungo, condenado a seis anos de prisão em Cabinda.
A reacção de Nito Alves no tribunal aconteceu ontem enquanto o pai era ouvido como declarante no processo dos 17 activistas.
O pai de Nito Alves justifica a atitude do filho com "o desespero e a pressão que existe sobre eles e os colegas activistas que estão há muito tempo há espera do fim desse processo".
Fernando Baptista diz que as perguntas que lhe foram feitas no tribunal visavam intimidá-lo.
Refira-se que os protestos das duas dezenas de jovens foram acompanhados mais de 100 oficiais da polícia mas não houve confrontos.

Sem comentários: