segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Hillary Clinton com vitória arrasadora nas primárias da Carolina do Sul


Bernie Sanders reconheceu a derrota mas declarou que "a campanha está apenas no início”.
Hillary Clinton conquistou mais de 70% dos votos nestas eleições primárias WIN MCNAMEE/AFP



Depois da derrota significativa no New Hampshire e da vitória modesta no Nevada, Hillary Clinton e os seus apoiantes tiveram verdadeiros motivos para celebrar. Clinton venceu Bernie Sanders nas eleições primárias da Carolina do Sul com uma larga vantagem: com os resultados finais apurados, Hillary Clinton conseguiu 73,5% dos votos, enquanto Sanders ficou-se pelos 26%.
A derrota para o senador do Vermont é ainda maior do que aquela que inflingiu à sua adversária no estado de New Hampshire, onde ganhou com cerca de 60% dos votos. New Hampshire é até agora o único estado onde Sanders venceu.
“Amanhã, esta campanha torna-se nacional!”, exclamou a ex-secretária de Estado de Barack Obama no seu discurso de vitória em Columbia, a capital deste estado. “Vamos bater-nos por cada voto, em cada estado. Não tomamos nada nem ninguém por garantido”, afirmou.
Aproveitando para dirigir-se ao candidato favorito nas eleições primárias republicanas, Donald Trump, Hillary lançou: “Não precisamos de devolver à América a sua grandeza. A América nunca perdeu a sua grandeza.”
Este resultado, mais do que uma vitória desejada pela candidata, traz consigo um ambiente favorável para sua candidatura numa altura em que a “Super Terça-feira” se aproxima. O dia em que 12 estados realizam eleições primárias e que habitualmente é visto como um momento crucial rumo à vitória – e que acontece já a 1 de Março.
Bernie Sanders, que reconheceu de imediato a derrota e até deixou a Carolina do Sul mais cedo para se concentrar na campanha nos estados de Minnesota e Texas, não desanimou e declarou que “esta campanha está apenas a começar”. “Nós conseguimos uma vitória decisiva em New Hampshire. Ela alcançou uma vitória decisiva na Carolina do Sul. Agora estamos a pensar na Super Terça-feira”, afirmou em comunicado.
A assessora de Clinton, Jennifer Palmieri, também refreou os triunfalismos e reconheceu que esta terça-feira “o senador Sanders irá ganhar em muitos estados”.
Votos do eleitorado negro foram decisivos

De acordo com as sondagens, a vitória de Clinton na Carolina do Sul ficou a dever-se, em larga medida, ao eleitorado negro. Este constitui a base do partido democrata no Sul, tendo representado nas eleições primárias deste sábado seis eleitores em cada dez.

Hillary conseguiu inclusivamente ter mais votos de eleitores negros do que Barack Obama em 2008 no mesmo estado. Enquanto que o actual Presidente norte-americano havia conseguido 78%, Clinton chegou aos 86% dos votos.
No passado dia 20 de Fevereiro, nas eleições primárias do partido Republicano no mesmo estado, Donald Trump foi o grande vencedor, numa noite que ficou ainda marcada pela desistência da candidatura de Jeb Bush.

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook