segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

FALHOU A OPERAÇÃO PARA ASSALTAR A SERRA DA GORONGOSA


Fracassou a grande ofensiva das forcas conjuntas FADM, FIR/GOE, etc, para o assalto a Serra da Gorongosa. Segundo fontes dentro das forcas armadas, esta ofensiva começaria hoje segunda-feira, 29/2/2016. A ofensiva visava destruir todas bases militares da forcas da Renamo a volta da Serra e culminaria com o assalto final a residência do lider da Renamo e da base central de Maringue. 
Segundo ainda as nossas fontes, houve uma grande concentração de tropas e armamento pesado na Vila da Gorongoza desde a semana passada para uma ofensiva de grande escala contra os redutos dos homens verdes da Renamo e o seu comandante-em-chefe Afonso Dhlakama.
No dia 27/2/2016, as forcas armadas da frelimo avancaram para o posiocionar as tropas nas proximidades das bases da Renamo e conseguiram penetrar alguns quilômetros no interior do perímetro das defesas das perdizes sem enfrentar nenhum combate longe de imaginar que estavam a entrar numa armadilha das experientes e espertas perdizes que de seguida bloquearam as saidas deixando encurralados os atacantes e o que seguiu foi um desastre de proporções epicas. Embora o Unay Cambuma tenha apenas relatado a escaramuça de Tazaronga, aconteceram também outros choques na zona de Nhaulanga e Colomazi. Cerca de 100 mortos, varias dezenas de feridos e grandes debandadas e consequentes deserções em massa. Ate este momento ha cadaveres que estão espalhados nas machambas e matas. Houve também grande perda material entre varios "sacudús", armas (bazucas, morteiros, metralhadoras, ak47), coletes a prova de balas, capacetes. radios de comunicação portáteis, etc.
Ha informaçoes de que o próprio comandante da ofensiva que e o comandante da brigada de Tete de nome Boavida Andre Miguel, que ficou acampado na Vila Paiva (Gorongoza) por medo, fugiu ontem Domingo dia 28/2/2016 para Tete. O seu chefe das operaçoes, segundo as fontes que temos estado a citar, ficou dois dias perdido nas matas depois de cair numa emboscada das forcas da Renamo em Tazaronga e perdeu a sua arma tendo despido o seu fardamento e andou a paisana ate sobressair em areas controladas pelas forcas da frelimo tendo abandonado a operação e tambem fugiu para Tete completamente resignado. Neste momento o remanescente das tropas da frelimo que estão na Gorongosa estao sem comando e depois de terem tomado conhecimento da sorte dos seus colegas, estao totalmente desmoralizadas. Dizem também que ainda aguardam pela chegada do Chicalango para novas tentativas mas fontes das perdizes juram que desta vez sera o fim das brincadeiras do Chicalango que sera morto ou capturado. 
Dentro de algumas horas traremos mais actualizações sobre o assunto.

UNAY CAMBUMA

Da evitabilidade da guerra à propaganda barata

Sobre o que está a acontecer, avisos não faltaram.

Multiplicámos, aqui neste espaço, apelos para que se tomasse uma outra postura para inverter a galopante cavalgada da intolerância e da banalização do outro. Avisámos, aqui neste mesmo espaço, que não se podia brincar ao “a ver vamos”, num país em que as feridas do ódio e dos abusos do passado não estavam devidamente saradas nem os machados da anterior confrontação devidamente enterrados.
Fomos ignorados, e hoje estamos aqui, com um país dividido e a alguns palmos para a violência generalizada e o seu oportunismo em anexo.
Mas vale a pena recordar ao estimado leitor que o país não foi arrastado até aqui onde está por mera obra do acaso. Ao investir-se em material de guerra, quando todos pediam tolerância e aproximação, era um prenúncio de que os senhores da guerra no Governo já tinham no horizonte todo este espectáculo de sangue.
Não é por acaso que o Governo vibra com esta ideia de escoltas militares para sair de Moçambique do Norte para Moçambique do Sul, e vice-versa, quando, em contramão, os automobilistas preferem andar sem os homens armados do Governo e enfrentarem, por si sós, os homens armados da Renamo. O que o Governo está a fazer é pura propaganda.
Quer demonstrar que está alegadamente do lado do povo, num exercício bastante inútil, quanto é sabido quem é que, de facto, anda, desde 2013, à procura de uma nova guerra.



E a parte mais triste desta propaganda governamental é supor-nos a todos como tolos. Esquece-se o Governo que todos nós vimos, só no ano passado, e em menos de um mês, três tentativas governamentais para assassinar Afonso Dhlakama, que incluem o cerco à sua residência, para recuperarem as armas que perderam naqueles actos criminais.
O Governo acredita mesmo que os blocos noticiosos e os “cafés da manhã” servidos pela Rádio Moçambique, pela Televisão de Moçambique e pelos seus jornais podem mesmo embrutecer todo um povo e levá-lo a apreciar os verdadeiros promotores da guerra como inocentes?
Acreditam mesmo que o G40 e os seus desdobramentos internacionais serão capazes de apagar a fraude eleitoral, os atentados de Zimpinga e de Gondola, os sequestros dos membros da oposição, a suspensão das actividades da Renamo em Maputo?
Na nossa óptica, é um exercício para lá do acéfalo investir na propaganda numa altura em que se requer responsabilidade para tirar o país do barril de pólvora. O que os moçambicanos querem é paz e não propaganda. As imagens de um homem com os braços atados e com sinais de espancamento exibidas há dias pela TVM como sendo guerrilheiro da Renamo sãoum tiro no próprio pé do Governo.
Primeiro, porque não é novidade que os serviços secretos têm estado a trabalhar nesta questão de propaganda de guerra. Depois de várias vezes o SISE ter apresentado os seus próprios elementos, incluindo presos que se encontram a cumprir penas, como sendo desertores da Renamo, o que nos garante que aquele homem não é um prisioneiro que foi tirado de uma cela qualquer, espancado, amarrado e com pauta indicativa de confissão?
Quem nos garante? Ninguém.
Se as mesmas forças armadas incendiaram casas da população em Tsangano e em Morrumbala, atacaram civis em Manica, e agora, mais recentemente, assaltaram, na semana passada, uma empresa, para espancar trabalhadores, tentaram assassinar um dirigente da oposição, que credibilidade têm agora para vir a público e apresentar um homem torturado como malfeitor?
É que, em matéria de malfeitores, parece-nos que, para o público, já não há qualquer tipo de dúvidas.
Não é a TVM e o SISE que nos vão dar termos de referência sobre bandidos.
Os bandidos desta guerra são conhecidos. Vimo-los quando tentaram recuperar as armas que perderam no assalto à residência do presidente do maior partido da oposição.
Nesta matéria de bandidos desta guerra, estamos conversados.
Apenas insistimos que esta guerra é desnecessária, e alimentá-la, como se está a fazer, pode trazer efeitos desastrosos, como no passado.
Insistir no argumento constitucional parece-nos desculpa de mau pagador, porque o que se exige, pelo menos a nível de espírito, é a descentralização, que, de resto, é progressista e é tudo o que “as províncias” desejam: estar libertas de Maputo, pois acreditam que nesses locais há gente com capacidade de raciocinar e de criar soluções para os seus problemas.
As assimetrias começam ali: quando as pessoas das províncias são vistas como incapacitadas e, por isso, devem esperar pelos iluminados de Maputo. O mais curioso é que os que insistem na parafernália constitucional são os mesmos que, no processo das eleições, executaram o estupro da Constituição. (Canal de Moçambique)
CANALMOZ – 29.02.2016

Comments
Daniel Alberto Manvura Manvura Foi um plano ridículo
Gosto32 h
Paulo Jorge Pereira Já deveriam dexistir
Gosto32 h
Visconde De Sabogoza obrigado pela informacao
Gosto22 h
Joze Macovane frelburros
Gosto12 h
Toxx Will Maylen Mudaniss gosto d ver o fim d maintega pork chicalango xta preparando outrox paex, par servir matbicho almoxo e jantar.boa cmda rangers
Gosto12 h
Joze Macovane frelmerdas
Gosto2 h
Unimoz Anjura Anjura Viva Cambuma, estaremos atentos para as 9dades que vão se rolando.
Gosto2 h
Joao Moreno Revolução revolução revolução.
Gosto2 h
Manasseis Nhachungue Mas estes não ganham liçoes?
Gosto12 h
Marcelino Voabil so tenho a agradecer por manter o povo sempre informado!
Gosto12 h
Danylo Cadry ta mal ixo, continua a nos atualizar a informaxao verdadeira no momento certo
Gosto12 h
Sibiya Maphosa boa sorte RENGERS KAkakakakakaka
Gosto12 h
Zulficar Mahomed Deus aceitou as preces de MILHÕES de moçambicanos.
Gosto22 h
Graciol Do Rsario Rosario isso mesmo informacao verdadeira no momento certo
Gosto22 h
Godfil Aguiar Forca rangers,
Gosto2 h
Nelito James Pondamale O Chicalango e o tal q era das perdizes ?
Gosto12 h
Ernesto Matsombe Junior Dizem isso mano
Gosto12 h
Muzungu Ndini As mariazinhas das FDS confiar fzer as debandadas.
Jose Armando Charinga Obrigado estamos a tento
Gosto2 h
Leston Massingue Doutor Cambuma sei que é difícil mas não impossível, agradecia se me trouxesse algumas imagens desse acontecimento de ontem. já ê sabido que os piriquitos não tem experiência nenhuma
Gosto22 h
Unay Cambuma Queres imagem de que? Sacudus ou piriquitos mortos? Estando eu a 6 mil km como pensa que irei la estar? E se ocorresem escaramuças em varias partes simultaneamente como acha que eu teria as imagens ja que eu nao tenho capacidade de bilocacao. Isto e guerra e nao video game e as coisas acontecem em densos matagais quem este reporter fotografico maluco que se aventuraria? Nao façam pedidos infantis.
Gosto62 h
Titos Sentinela Palavras sabias Unay Cambuma
Gosto2 h
Titos Sentinela Grande homem
Gosto2 h
Titos Sentinela Diz a ele k está interessado em imagens pra puder vir ca ver as kdo puder
Gosto2 h
Leston Massingue Bom dia resistentes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Gosto2 h
Chapo Chapo Chapo Okay, algo difícil mais quando fazem contagem pode aproveitar tirar algumas imagens.
Gosto11 h
Sabina Paiva Ele pensa que é aquela guerra de Rambo, que é imaginária. Esse que pedem imagens sãos gentes sem fé, só ao leres uma mentira vê-se. Aliás sao aqueles que substituiram imagem de jesus com do americano.
Gosto1 h
Helena Zimundo Mandafa Kkkkkkkkkkkk
Jose Banze Ele pode ir la pessoalmnte.. geracao Facebook, kerem ate tirar foto na guerra..
Gosto9 min
Ivete Marrondane Mas para que tudo isso
Gosto2 h
Gosto12 h
Golfinho Fastudo Fastudo Quem pode afinsl entrar em satudjira era melhor dizer nyuse ir la pessoalmente como mada putos ele fica ai a trasar com a espisa outros a rebolar sobre feijao maluco
Gosto42 h
Neves Gregorio esta si mal isso
Gosto2 h
Cristiano Manejo Agordo novas das hecatombes e debandadas.
Prince Abraham Antes daquela operacao de posicionamento nos ja haviamos postado aqui de que os destacados militares da frelimo para provocarem as perdizes na misteriosa serra, devem se despedir dos seus familiares porque nao voltariam. E ai esta a prova. Um desatre total no seio das forcas armadas da frelimo
Gosto62 h
Titos Sentinela Ñ se preocupe, pois os tais militares k la foram a sua única família são os 2340mt de salário.
Jonas Savimbi Viva mano unay
Gosto22 h
Nando Mais muito grato pela imfor
Gosto12 h
Jusubo Abdullah De Armando Wapera kufa eish!
Gosto42 h
Atumane Ali Sarajabo Mas porque não desistem.
Gosto12 h
Vilanculos Cláudio Vilanculos Sinceramente o governo de Maputo ( frelimo) não tem piedade pha??

Mandar crianças pra morrerem sem sessessidade??
Gosto22 h
Golfinho Fastudo Fastudo Recebem quanto estes hajys para ariscar a vida deste jeito
Gosto2 h
Lourenço Eugénio Tembenuca Dependendo do cargo mais o mínimo deve ser 10.000mt.
Gosto2 h
Titos Sentinela São 2350mt
Gosto1 h
Adamo Manonga Pessoas estão a morrer e outros estão felizes por isso. Lamento bastantes essa atitude de alguns seres humanos. Esta mais do que provado que a guerra não resolve os conflitos existentes
Gosto22 h
Ofece Deniasse Chania Maprovoco bhassi.
Gosto22 h
Vilanculos Cláudio Vilanculos Daki a algum tempo o parlamento da FRELIMO irá aprovar uma lei dek os homens devem casar mais de 3 mulheres por haver mais viúvas em Moçambique.
Gosto52 h
Maldonado Pedro "100 soldados do governo devidamente armados e treinados(alguns em anti guerrilha) foram mortos sem infligir nenhuma baixa ao inimigo".
Gosto12 h
Unay Cambuma Exactamente. So nao acredita um frelimo como tu. "governo"? Que governo?
Gosto62 hEditado
Delto Sidumo O chicalango vamos pedacar e metemos o no chicalango ; chicalango significa panela de barro feito de matope o mesmo pode servir para preparar maheu
Gosto22 h
Bernardo Fogueiro Ha informacoa trixte vindo d nhaulanga k ate do momento ha corpos abandonadox nax emediacoes do combate.
Gosto2 h
Joaquim Joao Correia devem tirar uma foto do tal famoso chigalango caso for abatido.
Horacio Antonio Andrade sau dado oque para nao ter medo d morer?
Gosto2 h
Joaquim Vasconcelos Informasoes a prmera hora isso q keremos mano ja que os nossos orgaos tem medo de informar os factos que estao acontecendo.
Gosto2 h
Kiki Costa D. Tovele Quer notícia fresca acessa Unay Cambuma. ...

Não falha nada 
Avante de Rovuma ao Maputo tudo verde

Gosto32 h
Cremildo Joel Paulo você e um .....? Ja partcip numa guerrilha ? Não cria desordem . Nossos irnaos estão a sofrer no matu . Você esta na cidade
Gosto12 hEditado
Luis Jose Alferes Unay continia a nos actulizar...as Nossa televisoes ...rádios so falam de viagens ....desevolvimento....conquistas dos tubaroes em fim
Gosto12 h
Tony Maphosa Deixam , , eles baizam muito
Gosto2 h
Xeyvss Xeyvs o governo esta para defender o seu querido povo....
Gosto12 h
Jingo Alberto Joao É conflito politico,o povo da gorongosa antes de aparecimento das fdm viviam bem,mas agora nao,que defesa é esse ?.Fds queimam casas da poulaçao alegando k guardam renamo,isso é justo?,essa é uma guerra de interesse nao paradefender o povo
Gosto11 h
Xeyvss Xeyvs o povo e o unico patrao ...as forcas armadas pertexem ao governo nao ao partido...a FADM esta para defender seu povo
Gosto1 h
Batista Ndlayani Vamos governar
Gosto2 h
Chapo Chapo Chapo Força pela sua actualização, segundo a segundo o povo quer o níveis da guerra pra planificar ir aos centros de refúgio pork rm, tvm, stv, Miramar nem outras dão informação da guerra renamo e frelimo se ñ você só cambuma. Fico triste quando leva muito tempo sem informação sua cambuma.
Gosto2 h
Tongay Moyo Que povo o governo está a defender? em Tete as FADM s estão a matar todos os homens civis e queimam casas motivo pelo qual a populaç~~ao refugiou para Malawe
Gosto2 h

e' uma marca.
Tongay Moyo Na sexta feira, sábado e domingo as FADM estavam a matr todos homens e jovens que se encontravam nas suas casas alegando que são da Renamo. situação semelhante quando durante a guerra dos 16 anos, Lagos Lidimos dizimava aldeias em nome da Renamo.
Gosto1 h
Tongay Moyo SOCORRO ....A frelimo está a dizimar as pessoas em nome da Renamo.
Gosto1 h
Dias Tembe Estão a procura de guerra para quê? Afinal o que é que o conselho de segurança da frelixo disse semana passasa a cerca de consersar com o líder? Tudo isso demosntra que estão mesmo para "Savimbizar" o DHL.
Gosto1 h
Joze Macovane Unay è o Povo!
Gosto1 h
Adao Quirinao Razao Mais força renamo
Gosto11 h
Gosto1 h
Manecas Madriz o povo é que esta no poder.
Gosto1 h
Jose Ribas Viva a Resistencia Nacional Mocambicanaaaaaa....
Gosto1 h
Alberto Amur Power
Gosto1 h
Clayton Filho Moyane Unay Cambuma Grande Homem, o Dhlakama do FB, o extra-terrestre igual a voce so daqui ha 3 seculos
Gosto1 h
Matias Elias Antonio Muito obrigado mano Unay kambuma por nos dar esta informacao.
Herman Tomas essa guerra não é sua Jame's Nga
Gosto1 h
Quimo Martinho Martinho Obrigado pela informação.
Armando Macahava Machava Serviços de qualidade prestado pelos rangeres
Gosto11 h
Anastácio Da Conceiçäo Antönio Quero ver esses corpos...vá ao terreno e traga fotos!!
Gosto1 h
Marcelino Lacerda isso vai dar merda.
Gosto1 h
Mário Ali Mano Unay, congratulo te com 5 Estrelas sobre as suas informacões ao povo. Viva voc^, Viva o teu trabalho, Viva A RENAMO.
Gosto11 h
Salek Salek Unay , o chicalango nao moreu 2014?
Gosto1 h
Matias Elias Antonio Forca mano Unay Cambuma a verdade deve ser dita
Gosto1 h
Celestino Junior Ja stamos na (MMM)#Moçambique Metido na Merda
Gosto11 h
Nairo Moniques Mas como podemos aferrir a veracidade dessas notícias??????
Gosto1 h

Unay
Gosto1 h
Helton Jaime Fombe Mas informasaõ mano unay opovo esta com voçe quem naõ açeta e coele. Cai forráááááá.
Gosto1 h
Bernardo Fogueiro Yaa eu aki gorongosa comfirmo.
Gosto1 h
Filipe Muxeto Muxeto Confirma ukê?
Gosto1 h
Nelson Macuiana Informações de unay só falam bem da renamo
Gosto1 h
Francisco Alexandre ONTEM GOSTEI UQUI DISSERAM OS COMENTARISTAS DA STV NO PROGRAMA PONTOS DE VISTA: LIMA- O PRESIDENTE DEVE PARAR DE PENSAR QUE AO MANDAR PESSOAS DO SEU PARTIDO NOS CANAIS DE COMUNICAÇAÕ ESTA A CONTROLAR A INFORMAÇAÕ. PORQUE O POVO ESTA A ACOMPANHAR TUDO E TEM INFORMAÇAÕ DE TUDO UQUI ESTA A ACONTECER. É SO IR NAS REDES SOCIAS TEM ATE IMAGENS E GRAVAÇOES. E A IMPRENSA INTERNATIONAL ESTA A REPORTAR NA INTEGRA TUDO UQUI ESTA A ACONTECER. E A COMUNIDADE INTERNATIONAL DEVE RESPONSABILIZAR ESSAS PESSOAS QUE ESTAO A PROMOVEREM A GUERRA. PORQUE O GOVERNO TEM RESPONSABILIDADES NISSO. E QUE SERA IMPOSSIVEL NEGOCIAR COM DJAKAMA PORQUE QUEM MANDA A TROPA PARA ATACAR É O PROPRIO PRESIDENTE QUE MEIA VOLTA DIZ QUE QUER NEGOCIAR. BY FERNANDO LIMA. AS COISAS ESTAO QUENTES. COLICENÇA
Gosto81 h
Agostinho Daniel Joao Tarambiua Fala a verdade a informaxao d unay
Gosto1 h
Belito Eduardo Iopoma Unay Cumbana
Gosto11 h
Bernardo Fogueiro Sua enfrmaçao fala d uke? Se ta contra vai se afogar.
Gosto1 h
Joaquim Berema Jose Berema Dessa vezz vão nos diser bem! É a vezz do povo agora.
Gosto1 h
Malica Harune Omar Tanto sofrimento porque???????virão população ontem como estão a viver no malawi? ????sinceramente
Gosto1 h
Caetano Chicane Estas noticias estao lendo lidos parence romance, devem ser colocadas fotos videos como siria libia iraque para dar mais impacto
Gosto21 h
Faria Mandomando Deixem os piriquitos acabarem,escolheram sozinhos esse caminho.
Gosto1 h
Nitafa Hi Nomo “A desgraça, que humilha o braço armado da Frelimo, exalta o orgulho do comando das forças Revolucionárias da Renamo! Não recuem super comandos das forças Revolucionárias da Renamo, até à vitória final! Tenho dito, Nitafa Hi Nomo!
Gosto31 h
Manuel Matore Castigo Castigo Muito obrigado pela informaçao, inicio do mandato amanha,nao se squeça.
Gosto1 h
Artur Matusse Amanha? É serio?
Ell Papy Concordo com Caetano. 

Se a pessoa k está no campo envia informações atuais tbm mande as fotos p completar o assunto. 
Nao keremos ser falsos. Mas uma coisa é certa está claro k a Frelimo é k mata os cidadaos

Gosto11 h
Quinho Abacar Abacar Deus ajuda qualquer injustiça nem que seja ele injusto este é o resultado do que vivems
Gosto11 h
Meque Junja Kem são os rangeres?
Gosto21 h
Joaquim Maguza kkkkkkkkkkk , porquê eles nao reconhecem do mal que estao a fazer ???!!!!
Gosto1 h
Gosto11 h
Alberto Americo Baera Munopera kufa Varume, musadaro. Tizai kufa
Gosto11 h
Quinho Abacar Abacar Injustiçad
Gosto1 h
Costa Phenga Tchakala E quantos da Renamo morreram, pois oque sei é que eles também são mortais como os amigos deles?

Quantos?
Pois tenho em Maringue junto com o Rei, os meus pobres tios que lhe faz proteção!

Gosto11 h
Jemusse Chicava Kambuma tens que fortarecer sua fonte mostrando os corpos como faz a frelimo quando acerta um da renamo.pra viu imagens dos nossos irmaos refugiados em Malawe nao pensa duas vezes pra dzer que estamos em guerra.
Gosto11 h
Sebastyan Cold forca Renamo o povo esta contigo...
Gosto21 h
Virgilio Florival Viniche Ranger nue por acazo o ford ta vendr muito o ceus Ranguer pa.
Gosto11 h
Dramusse Muloguiwa Sinto mta pena os k até hoje duvidam das informações do Unay.

Porque ele haveria de estar pentir p o povo?
Portugal João hehehehehe e quantos morreram nossos entao?
Celestino Cebu Esta informacao de Unay Cambuma é veridica,,, a minha prima estava de viagem a Niassa foi interpelada por alguns soldados bem preucupado a pedir agua e comida, ...triste,,,
Timotio Chofinar Tem k acabar cm esses bandidos kkkkkkkkkkkkk
Toxx Will Maylen Mudaniss muito kente,ê desta vex chicalango{panela d barro segundo a minha lingua}comerá xima d mapira com peixe rio nhandar k vive nax pedrax. kerems a liberdad fora d nóx frelm mantem-se long do povo.
Alberto Amur Tam a girar migs na capital moçambicana.
Amos Junior Maunze Yesssaaaaaaaa moto moto.
Mohammed Karsandas Próximo tiro vai para Dhlakama !
Francisco Nsona A vida de Dklakama vale mil pessoa.
Mohammed Karsandas Vale pra sua família!
Helio Laquene Havera um tiro decisivo..
Ismael Luis Francisco MERCI BOKÓ ao RANGERS. Sem dúvida e divida.
Abubacar Mussapaha O k tando eu gostaria, seria os mantadario IRE afrende, não mandarem os filhos dos donos murerem por caosa de interesse de lambe budismo da faraós, sem penas, força ragers, estamos ao voco lado.
Tome Ofesse Tambo Wafa-wafa,porqué tdo isso d mandar sofrer os filho dos homem asim.tdo xte sofremento é d quantos kuanzas?ou é o fruto d juramento da bandeira.
Jose Manuel Obrigado aos defenssores fo povo.
Jeremias Macamo Maldito regime frelimista. A mão de Deus é contra vocês, desgraça do povo moçambicano.
Dercio Monteiro Pucha é um eterno massacre vivido em moçambique.
Ishmael Da Lnes Lampiao Obrigado pela informacao.
Ilidio Jaime E a tomada de posse quando será Unay?

1 comentário:

Unknown disse...

E para ja