sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Extremismo inútil da Renamo!

RELATIVIZANDO inserto no SAVANA de hoje, 12 de Fevereiro de 2016 [NB: texto escrito esta quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2016]

O chefe de mobilização e propaganda da Renamo ao nível da província de Sofala, Horácio Calavete, disse esta segunda-feira, em conferência de imprensa por si concedida na cidade da Beira, que, em reacção aos raptos e posterior assassinato de que estão a ser alvo os delegados do maior partido da oposição a nível de base, em vários pontos das províncias da região centro do país (Sofala, Manica, Tete e Zambézia), a formação política de que ele é membro iria montar postos de controlo nalgumas estradas por aquela região, para que todos os carros suspeitos de transportar os que perpetram tais actos criminosos possam ser revistados.
O problemático anúncio feito ao princípio desta semana acontece num contexto em que já se estão a tornar infelizmente frequentes situações de raptos, baleamentos e, quase sempre, assassinatos de dirigentes de base da Renamo e da Frelimo, não havendo, quase em absoluto, dúvidas de que aquelas acções têm como mote a intolerância política entre os dois principais partidos políticos, não se sabendo se com o aval ou não das suas lideranças de alto nível. A Renamo, como resultado dos pontos não devidamente geridos no Acordo Geral de Paz (AGP), assinado a 4 de Outubro de 1992, em Roma, ainda mantém guarda armada, não se sabendo em concreto quantos homens e mulheres; a Frelimo, acredita-se, não é um partido armado, mas, estando no Governo, num contexto em que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) parecem politicamente independentes apenas em termos teóricos, pode ter controlo mais do que razoável sobre os gendarmes e/ou militares.
Apesar de o contexto aparentar ser mais desfavorável à Renamo, com o que, até prova em contrário, parece ser o partido que está a ver maior número de elementos seus a serem raptados e executados, achamos ser absolutamente desnecessário o extremismo em que o partido liderado por Afonso Dhlakama se está a envolver, manifestado, de resto, por irresponsáveis declarações como as proferidas pelo chefe de mobilização e propaganda daquele partido em Sofala.
Não estamos, de jeito nenhum, a dizer que a liderança da Renamo deveria ficar indiferente ao que se está a passar, num quadro em que tanto o seu presidente como o secretário-geral – Afonso Dhlakama e Manuel Bissopo, respectivamente – já foram, eles próprios, alvos de atentados às suas vidas. Mas afigura-se-nos absolutamente kamikaziano optar por vias de clara e cristalina irresponsabilidade, supostamente em resposta às situações tais.
Apesar do que a Renamo habitualmente refere serem as entidades estaduais responsáveis pela investigação de situação daquela índole, pensamos que, até como forma de reunir elementos para consubstanciar alegações tais, o maior partido da oposição deveria cuidar de exigir das autoridades o esclarecimento daqueles tristes casos. Aliás, antes disso deveria solicitar o controlo da situação, o que passaria, naturalmente, pelo reforço das medidas de segurança e/ou de policiamento.
Por outro lado, uma denúncia pública, firme e veemente do que está a suceder, expondo factual e compreensivelmente todos os elementos à sua disposição, concorreria para que, muito facilmente, a Renamo colhesse apoio de influentes segmentos domésticos e internacionais. Quanto a este último domínio, cremos que solicitar a intervenção dalgumas representações diplomáticas jogaria a favor da Renamo, diferentemente da opção por vias que, pela sua gravidade, colocam em causa todos os alicerces do Estado moçambicano. Não se exclui, nisso, as próprias instâncias internacionais responsáveis pela salvaguarda dos direitos humanos, no quadro do que se destaca a protecção da vida, o mais importante bem jurídico.
Sendo questionado pelos cidadãos o facto de, amiúde, agentes da Polícia de Protecção se envolverem em acções normalmente sob a alçada dos seus colegas da Polícia de Trânsito, não se esperaria apoio popular nessa empreitada que a Renamo diz pretender abraçar, designadamente a instalações de postos de controlo de viaturas. Com que base a guarda armada da Renamo há-de mandar parar viaturas, solicitar documentos aos ocupantes das mesmas e efectuar vasculhas? Até as próprias forças policiais são, em situações ordinárias, proibidas de fazer isso, em homenagem à liberdade de circulação e/ou movimento, que é, em Moçambique, um direito fundamental!
Na verdade, é expectável que, caso a Renamo avance com o que foi esta segunda-feira anunciado na Beira, as FDS respondam de forma violenta, com o que mais sangue será derramado. Sobretudo agora que estamos a menos de 20 dias do prazo avançado pelo líder da Renamo, em várias teleconferências e entrevistas, para o “início da governação”, pelo maior partido da oposição, nas províncias em que ele e/ou o seu líder reivindicam ter ganho.
O que está a acontecer, reireramos, é extremamente grave. Contudo, pensar que o estabelecimento de postos de controlo, não se sabendo com que suporte jurídico-legal, se algum, pode resolver o que se está a verificar, é uma atitude lamentável. É, há que sublinhar, tempo de a Renamo se compatibilizar com as suas responsabilidades estatuais, sobretudo no actual contexto de paz podre, no qual até encontros que deveriam ser a coisa mais comum e que nem deveriam ser elevados ao estatuto de notícia, senão mera informação (reuniões regulares entre o Presidente da República e o segundo candidato mais votado), são das coisas cada vez mais raras.
O extremismo da Renamo, porque inútil, como o é quase sempre o extremismo, a ninguém beneficiará, incluindo à própria Renamo!
Só pode haver paz efectiva onde se cumpre a lei

Horácio Calavete, chefe de mobilização na delegação provincial da Renamo em Sofala, anunciou publicamente, numa conferência de imprensa convocada para esse efeito, que a Renamo vai instalar «postos de controlo de viaturas» nas principais estradas que ligam o Centro ao Norte e Sul de Moçambique.
Nos termos da lei, este pronunciamento de Horácio Calavete configura uma infracção passível de procedimento criminal (vede nos. 1 e 2 do artigo 38; artigo 39; artigo 46; no.2 do artigo 55; nos. 1 e do artigo 75; e artigo 77 da Constituição da República de Moçambique; bem como a lei dos partidos políticos).
Espera-se, pois, que a Procuradoria-geral da República (PGR)—a locomotiva do Ministério Público—se pronuncie, ao abrigo do disposto na alíena "a" do artigo 12 da Lei no. 22/2007, de 1 de Agosto (Lei Orgânica do Ministério Pública), se pronuncie, chamando à responsabilidade o cidadão Horácio Calavete.
Caso a PGR não chame o cidadão Horácio Calavete à responsabilidade, estar-se-á perante mais uma outra ilegalidade, e das piores por contribuir para a inviabilização do Estado de Direito e legitimar ilegalidades em Moçambique.
Já basta de impunidades em nome da protecção da paz! Não pode haver paz, onde não se cumpre a lei!

Comments
Raúl Salomão Jamisse Concordo contigo mano Julião, do mesmo jeito que a caça às bruxas ou seja os alegados raptos ao pessoal da oposição também tem de ser esclarecido pela polícia porque ao ponto de se pronunciar daquele modo há uma inacção por parte de quem deve provar existirem ou não tais raptos.
Aquela medida deve ser de desespero pois, os raptos são tão selectivos que só a oposição sucumbe e não há esclarecimento nem pista. Também não quero viver numa Anarquia devendo por isso a Lei ser geral e abstracta e não servir quando a oposição se posiciona perante certas injustiças que julga estarem a acontecer.
Não quero com isso dizer que sempre que a Renamo se posiciona sobre um ponto não esteja a atropelar a Lei mas não podemos chegar àquele estágio em que a Lei é chamada para acomodar injustiças queremos que ela funcione tal e qual para todos.
GostoResponder11 hEditado
Mouzinho Zacarias Amigo nos seus posts só condena uma das partes...a intolerância política nos Distritos enjoa até ao vomito...sedes dos partidos queimados,bandeiras destruídas,membros dos partidos da oposição perseguidos e mortos.Quanto a isso, amigo juliao prefere assobiar do lado...o Senhor não é neutro nas suas análises.Tem razao quando o Dom Jaime diz os dois contentores usam política de ódio.
GostoResponder257 minEditado
Alex Tivane e quando o povo nao se sente marginalizada com todo o riqueza do país nas mãos de alguns ....
GostoResponder1 hEditado
Mauro Benedito Chilaule Vamos ser sinceros esse calavete deveria ser responsabilizado conforme as leis que regem o nosso Estado, em relação a crise política e militar ou se procura todos meios para negociar de forma definitiva com a RENAMO e garantir a paz efectiva, isto é desarmar a RENAMO e reintegrar os que tenham capacidades para tal nas FADM e torna-las dispartidarizadas e imparciais e com influência nula nos assuntos de natureza político- partidária ou caso não deve se por as FDS a garantir de uma vez por todas a continuidade do Estado Moçambicano e garantir a manutenção da ordem e tranquilidade públicas e responsabilização de todos que usam a ilegalidade para alterar a normalidade.
Inacio Arnaldo Arnaldo Devia ser recolhido aos calabouços á semelhança do António Muchanga.
Inacio Arnaldo Arnaldo Horácio Calavete devia recolher aos calabouços á semelhança do António Muchanga
Ernesto Nhaule O brigadeiro Malagueta e o deputado Muchanga tiveram licao por causa disso, e logicamente que este tal de Calavete nao pode ficar impune. Aguardo tambem pela sua detencao! Mas, olha uma questao sempre me inquieta: Porque o nosso pais chegou ate este extremo-confrotacao armada? Sera por desrespeito a lei? Por parte de quem?

33 pessoas gostam disto.
16 comentários
Comments
Calton Cadeado Eu lembro-me, com alguma tristeza, que aquando da assinatura do acordo de cessação de hostilidades, ter dito que havia uma euforia exagerada. Eu disse isso na Stv e alguém ligou para dizer para não me convidarem para programas televisivos, pois estava a instigar a guerra. Naquela altura, estava claro, para mim, que este estado de tensão seria continuo...!
Gosto75 h
Joaquim Matusse mas em algum momento o senhor instigou a guerra, neste [pais, alias , como tem feito sempre que va a radio (RM), lembro de uma sua intervenção na radio, antes da assinatura de acordo de cessação das hostilidades o senhor DIZENDO QUE NÃO SE ASSINA DUAS VEZES UM ACORDO COM O MESMO BANDIDO, O QUE PRETENDIA DIZER COM ISSO?
Gosto53 h
Mussá Mohamad Aquele acordo, era apenas para acomodar as eleições, que são o rosto da democrácia, que é fundamental para continuarmos a beneficiar de alguns donatívos lá fora entre os pregadores da dita "democracia"...


Prova disso, foi a facilidade com que o presidente Guebuza, quase que permitiu que Afonso Dlhakama, saísse das matas, para recensear como se de um "special one" se tratasse...se Dlhakama, permanecer na parte incerta, que de incerta não tem nada, até 2019, teremos outro cenário idêntico...

Foi, um acordo de comadres, que consistía em trégua, para as eleições, e que depois voltaríam ao normal , que é vuku-vuku, desde 1977...

Tal como o encontro Nyusi-Dlhakama, naquele hotel, foi também um "acordo de comadres"... Onde Dlhakama tinha interesse, em fazer os seus deputados tomarem posse, sem o desautorizarem como da outra vez...e Nyusi tinha que fazer com a sociedade visse Dlhakama, a legitimar -lhe como vencedor, tratando o como presidente, negoceando com ele...depois disso, é o que estamos a ver, voltou se ao normal..."extremísmos de Ambas partes".

Gosto15 hEditado
Euclides Flavio É um texto interessante quando analisado em termos de estética. Porém, pobre em termos técnicos, análise de conteúdo e substância. O título em si já vem com carga de subjectividade. Ora, em termos jornalísticos já perde a sua credibilidade. O jornalista quando rediz o texto deve evitar envolver se com ele pois, correrá o risco de fazer julgamentos valorativos como o fez nessa nota de reportagem. Aliás, na análise de conteúdo devemos evitar de todas as formas questionar aquilo que não é do nosso domínio. 

O AGP, teve o seu mérito pela existência e o demirito advém do facto de não ser cumprido na integra. Ademais, estamos nesses conflitos hoje devido aos erros de repetição da história. Se a República Guebuziana tivesse cumprido 60% do acordado no AGP não teríamos entrado nessa pinça comunista. Ora, em função do contexto actual, tendo em conta a forma como legitimou se os últimos resultados eleitorais. Haveria a necessidade de transformar o AGP em lei e não um simples acordo para cada moçambicano perceber a evolução histórica, política, e sobre tudo legislativa dos conflitos em Moçambique. O informe sobre bloqueio das estradas pode ser analisada numa outra dimensão. Talvez ainda como consequência do pior.
Gosto82 hEditado
Lenon Arnaldo Com pobreza na na substância ou não, ES chama a atenção a um aspecto importante, independentemente, das causas que deram origem a este conflito/tensão política militar. 


É só imaginar, os vários raptos e baleamentos no centro da cidade de Maputo e nas outras provinciais, si a reação popular fosse barricadas e stop go, que país seríamos. Pelo que percebo, o ilustre chama à baila a questão da legitimidade - será que a Renamo e os seus tem essa legitimidade , e a que título. Afinal, que país somos 

Voltando ao post ES, subscrevo na íntegra o seu comentário, deve ter lhe escapado um pormenor: é justamente pelo facto do prazo que a Renamo fixou para iniciar a governação nas supostas seis provinciais onde ela reclama ter ganho, que é o problema, o que faz com que ela endureça as suas posições " o tal kamikazismo" . Ela sabe muito bem que não tem estrutura e nem competência para o governar as tais províncias sob o risco de perder a única esperança ser considerado partido político(ilegalizacao), por uma lado ou cair na desgraca das massas que ainda apoiam e acreditam na perdiz por conta de mais um falhanço da propaganda do líder , por outro lado. 

E, a única forma de manter viva essa chama e capacidade de influenciar as mentes é endurecer o discurso verbal e nalguns casos , acompanhado de ações práticas, para forçar outro lado da contenda a um entendimento. 
Essa, na minha óptica é a estratégia.

Gosto4 h
Euclides Flavio Lenon Arnaldo, eu não estou em Salema. Aliás, ele fe-lo bem por nos apresentar a informação. O meu problema está na redação do SAVANA. 


PS: Não podemos ler aquilo que nos interressa num texto. É preciso ver tudo.

Gosto4 h
Parpinto Filipe Nhampimbe Enquanto não se conseguir uma solução definitiva - vai mesmo se conseguir??? - para tensão política que sempre resulta em militar, vamos sempre girar à volta de declarações que nem sempre significam aquilo que as palavras transmitem. Provavelmente a Renamo não esteja se referindo a controlos no verdadeiro sentido da palavra, mas é um facto que os utentes das vias mencionadas terão essas declarações em mente de cada vez que se fizerem à estrada. Talvez muitos optem por evitar algumas viagens e é a economia que fica sabotada.
Gosto4 hEditado
Renildo Braz "Aliás, na análise de conteúdo devemos evitar de todas as formas questionar o aquilo que não é di nosso domínio"... Consta-me que a partir dos questionamentos que se buscam as respotas, que se forja o saber, que se consolida o dominio dos "assuntos". Euclides, just paint me a picture... onde posso encontrar este pensamento? O RELATIVIZANDO, afinal eh uma reportagem? Pensei que fosse um espaço de opiniao do Ericino de Salema. Estas a trazer-me uma novidade.
Gosto4 h
Euclides Flavio Estou a analisar o tema:


"Extremismo Inútil da Renamo"

PS: Os ISMOS, sempre levam nos ao lado extremo da coisa. As vezes associamos a questões ideológicas. Se algo é Útil ou Inútil, avaliamos em função dos nossos valores, crenças etc. É por aí que eu questiono o tema no contexto jornalístico.

Gosto54 hEditado
Joaquim Matusse mas em algum momento o senhor instigou a guerra, neste [pais, alias , como tem feito sempre que va a radio (RM), lembro de uma sua intervenção na radio, antes da assinatura de acordo de cessação das hostilidades o senhor DIZENDO QUE NÃO SE ASSINA DUAS VEZES UM ACORDO COM O MESMO BANDIDO, O QUE PRETENDIA DIZER COM ISSO? REFIRO ME A calton cadeado
Gosto23 h
Felismino Santos Santos As vezes ficamos sem perceber na verdade que mensagem está sendo transmitida; caro Ercino de Salema com todo respeito, a frelimo nao quer nada, nem quer saber de alguem da RENAMO vivo por isso fico indignado ate frustrado quando aparecem vozes a firmarque a RENAMO deve ficar de maos cruzadas, assistindo seus militantes, incluindo quadros a serem dizimados como de galinhas fossem, a propaganda barata tipica de comunistas ate ja convencem gente com consciencia nata; estamos entregues a bicharada meu Deus!
Gosto32 h
Felismino Santos Santos Na Policia, no Sise, Fds, no partido frelimo a ordem que foi dada é de matar todos aqueles que se dizem da RENAMO, ademais se o senhor Afonso Marcacho Marceta Dlhakama reaparecer como um aventureiro so Deus sabe o que vai lhe acontecer, todos nós sabemos qual é o plano da FRELIMO nao vamos-nos fazer de bons comentarios no meio de assassinos confessos, localizaveis e conhecidos; se queremos ser serios vamos exigir a FRELIMO de parar de criar esquadroes da morte ai sim seremos bons amantes da paz.
Gosto12 h
Felismino Santos Santos Quanto ao camarada Calton Cadeado sem porta conhecemos o que quer, de quem serve, para quem serve, por isso nao venha com ladainhas!
Gosto42 h
Joel Manhiça Zondiwane Sr. Calton Cadeado e um dos G40 muito famoso na tvm-RM por difamar a oposicao e defender o regime
Gosto22 h
Felix V. Mondlane Lamentavel
Gosto2 h
Albino Magagule Lamentável, de facto é, estarmos a comentar coisas sem buscar os antecedentes históricos. Eu, não percebo como o próprio Dlhakama reivindica ter ganho nas 6 províncias se para ele as eleições foram fraudulentas. Ademais, foi ele o próprio líder da oposição, que no seu discurso inaugural do regresso não sei de que parte, afirmou categoricamente que pela primeira vez Moçambique teria as mais legítimas e transparentes eleições após forçar a aprovação de uma lei eleitoral que custou-nos balúrdios de dinheiro. Como ele pode hoje, desdizer o que com sua boca afirmou, atirando areia nos olhos dos incautos sob pretexto de fraude? Este senhor chamado Dlhakama é um desesperado quanto frustrado de ambição pelo poder. " ti tafa ti nga fumanga" obrigado.
Gosto1 h
Aziza Throne O que achas Ericino de Salema ? O Extremismo da Frelimo é util? Em que te afecta (pessoalmente) o "Extremismo inutil" da Renamo?
Gosto13 min
Cada molótócó de analista. A vida de uns importa mais do que a dos outros. Estamos F. E molótócó pode vir a ser promovido ministro

7 h


RELATIVIZANDO inserto no SAVANA de hoje, 12 de Fevereiro de 2016 [NB: texto escrito esta quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2016]
Extremismo inútil da Renamo!
...
Ver mais
2 pessoas gostam disto.
Comments
Rui Neves O Ercilio Salema esta coberto de razao, violencia gera mais violencia e atirar contra viaturas que transportam medicamentos para um Hospital Central me parece injustificavel, Ninguem disse que o Governo e santo e nao tem culpa no cartorio, logico que tem culpa sim, mas se porventura a Renamo tinha alguma razao e ate conseguia nutrir algumas simpatias, com esses ataques que esta a fazer que diga se de passagem ate agora so acertaram civis e nenhum militar perde toda e qualquer simpatia e so demonstra que e igual ou pior que os outros, aquilo que aconteceu ontem tem um nome chama se Banditismo
Jose Manuel prove que foi a renamo e nao a frelimo para acusar a renamo
Nkuyengany Produções Propaganda dos Ex Marxistas

21 h
Aziza Throne O que achas que e dee fazer perante as tentativas de assassinato Rui Neves? Deixar se ir ao matadouro. O Dlak e os elementos do seu partido deviam -se oferecer para o fuzilamento> Já o querem matar há decadas e ele continua a pertar a mao

21 h
Rui Neves Logico que nao, eles sabem onde estao os alvos que querem, se nao sabem deviam saber, garanto que nao resolvem o problema atacando viaturas que transportam medicamentos para o Hospital podes ter a certeza, que ataquem os alvos militares, que façam pressao sobre a comunidade internacional que nos sabemos que tem essa capacidade, que se matem entre eles no ambito militar, mas deixem la os civis, afinal de contas os civis sao as maiores vitimas no meio deste processo todo. Agora atacar civis e justificar que estao a retaliar, retaliar contra quem? Se querem retaliar que retaliem onde devem retaliar e nao ataquem o povo, esquecem que amanha vao pedir voto a esse povo e quando nao obtiverem tal voto nao venham com historia de fraude, lembrem se da cagada que estao a fazer
Nkuyengany Produções Coitado de nós sem o DHL
Aziza Throne Rui Neves kkkkkkkkkkkkkkkk rendo me com a tua cegueira.. A Frelimo e a sua tropa sao os salvadores. Sabes que as FDS queimaram as palhotas dos refugiados? Isto foi dito por eles mesmo e tu sabes. Então quem é quem aqui? Nao sei se o Dlk alguma vez mandou cercar a tentar matar o Chissano, Gebuza e Nyussi na Ponta vermelha... Mas todos esses como "Comandantes em Chefe"Ordenaram o seu assassinato. Sabias. Um mais brto e descarado que outro kkkkkkkkkkkkkk só que nunca conseguiram e ,,,,,
Jose Manuel o que e uma pena essa corja ja devia estar a fazer torroes debaixo da terra desde o dia que nasceram
Humberto Pinto da Cruz Querida Aziza, tens por favor o nome do individuo a que pertence a autoria deste descalabroso texto?

11 h
Humberto Pinto da Cruz Grato. Vou ja tratar de arranjar ao pobre jornaleiro um presente vindo do Sao Valentim.
Jose Manuel valera a pena dar ouvidos a um enegrume destes que escreve este tipo de texto

11 h
Prince Abraham Escritos qui so fazem rir

11 h
Unay Cambuma " parece ser o partido que está a ver maior número de elementos seus a serem raptados e executados, achamos ser absolutamente desnecessário o extremismo em que o partido liderado por Afonso Dhlakama,. Este Salema e um lambe chule repugnante. " Afinal que da mandatos a imbecis como estes para fazer juízo de valor a partidos como a Renam Quem pensa que eles sao?

228 minEditado
Jose Manuel momte de esterco mano
Unay Cambuma O autor deste texto devia estar sob efeito de 'phombue'.

128 min
Jose Manuel devia era ser queimado vivo
Humberto Pinto da Cruz Essa bebida deve ser um luxo para um jornaleiro de queinta que nem este.

124 min
Unay Cambuma Este tipo de gente esta automaticamente banida das regiões autônomas. Nem que venham acompanhados de padres jesuitas.

214 minEditado
Jose Manuel ha muitos crocodilos nao ha
Aziza Throne kkkkkkkkkkkk
Aziza Throne Mano Unay Cambuma. O medo q esse tem da Frelimo é demais. Tão demais que prefere martirizar quem ele pensa que é fraco. A Renamo e o povo que o segue. E pq comecaram a ter real "medo"e sem motivos pq a renamo nunca o fez mal, então solta verborreia. ekkkkkkkkkkk

323 min
Unay Cambuma O mais trágico e que esses ANAListazecos bantus estao a se queimar numa altura em que a frelimo esta no fim. A frelimo ja nao existe. Deviam se perguntar onde anda o Chipande.

320 min
Jose Manuel ha frelimo so existio ate a morte de mondlane apartir dai e um grupo de terroristas assassinos

Sem comentários: