terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Encontrei-me com o ministro britânico que prometeu-me, ontem (segunda-feira), que falaria com o líder da Renamo.

NADA É IMPOSSÍVEL PARA GARANTIR PAZ: NYUSI


O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirma que nada é impossível quando se trata de garantir a paz e estabilidade em Moçambique e, por isso, continua aberto e disponível para dialogar com a liderança da Renamo com vista ao estabelecimento de uma paz efectiva no país.
Este é a posição de Nyusi assumida diante dos membros do Conselho de Ministros, quando foram felicitá-lo por ocasião do seu 57º aniversário natalício que hoje se assinala. 
Contudo, vincou que no diálogo com o líder da Renamo haverá sempre a necessidade de se observar todos os preceitos legais, como forma de tornar as decisões exequíveis. 
Há condições para resolver o problema da paz. Espero que a liderança da Renamo entenda que para resolver o problema da paz não há nada impossível, sobretudo quando se discute dentro das regras, observando a lei. Devemos, todos, incluindo partidos políticos e todos os moçambicanos na sua generalidade, assumirmos um compromisso com a paz, disse o Presidente. 
Nyusi aproveitou a oportunidade para anunciar que continua a aguardar pela resposta do ministro britânico do Departamento para o Desenvolvimento Internacional (DFID, sigla em inglês), Nick Hurd, que prometeu esta segunda-feira manter um encontro com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, para convencê-lo a reunir-se com o Presidente da República para debater e a paz efectiva em Moçambique. 
Hard encontra-se em Moçambique para uma visita de dois dias, iniciada na segunda-feira da semana corrente, para se inteirar do impacto causado pelo fenómeno El Nino.
Encontrei-me com o ministro britânico que prometeu-me, ontem (segunda-feira), que falaria com o líder da Renamo. Espero que tenha conseguido, disse Nyusi. 
Explicou que esta é uma oportunidade para avaliar e reflectir sobre o que foi feito e o que deverá ser feito em prol da sociedade moçambicana, pelo que urge a contribuição de todos, com destaque para todos os membros do seu governo, para o desenvolvimento uniforme do país.

Acho que estou rodeado dos melhores profissionais, os melhores filhos, pessoas que se comprometeram com a causa da nação, disse o mais alto magistrado da nação moçambicana. 
Reiterou que tudo fará para melhorar a vida dos moçambicanos. Se hoje temos cinco povoações com água, não podemos terminar 2016 com esse número, o mesmo sucede com a energia, saúde, educação e todos os sectores que garantem o desenvolvimento social dos moçambicanos. 
Pese embora esta ânsia de ver um desenvolvimento generalizado, o sector alimentar merece uma especial atenção, por ser a base de todos os outros. 
O grande desafio é procurar condicionar comida suficiente para todos, para todas as populações.
Por seu turno, o primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, disse, falando em nome dos membros do governo, que tudo fará para atingir as metas estabelecidas pelo estadista moçambicano. 
Reconhecemos o patriotismo, companheirismo e dinamismo do nosso dirigente, um dirigente que nos estima com a sua presença e trabalho árduo na promoção da paz e estabilidade, disse o Primeiro-ministro, para de seguida acrescentar comprometemo-nos com a causa nacional e dispomo-nos a tudo fazer para materializar todos os objectivos que tem em vista o desenvolvimento dos moçambicanos e a manutenção da paz. 
Nascido a 9 de Fevereiro de 1959 no distrito de Mueda, província nortenha de Cabo Delgado, Nyusi completa hoje 57 anos de idade, tendo assumido o poder em Fevereiro do ano passado, depois de vencer as presidenciais de 14 de Outubro de 2014. 
Jeremias Chemane (JC)/sg
AIM – 09.02.2016

Sem comentários: