sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

* Disputas do poder das tribos minoritarias changanas e makondes ao rubro

MARRABENTA RECUSA SE DANCAR MAPIKO
* Disputas do poder das tribos minoritarias changanas e makondes ao rubro

As rixas pelo poder nas hostes frelimista ainda continuam na ordem do dia. E sinal que nao houve transicao do poder nenhuma, pois, o Guebuza continua a comandar e dirigir o partido. Alias os sulistas da frelimo nunca aceitaram que o poder transitasse do sul quer para o centro ou para o norte. A propalada Unidade Nacional e uma fantochada para enganaer as pessoas que ainda nao abriram os olhos (curiosamente, sao maioritariamente os nossos compatriotas naturais de Maputo e Gaza que defendem com 'unhas e dentes' a tal "unidade Nacional" nas redes sociais).
Se de facto o poder saiu dos "donos da frelimo", os machanganas entao porque Filipe Nyusi permite que as tropas que fazem parte do grupo dos sequestros sejam treinadas e enviadas para o centro e norte? Mesmo durante a guerra civil dos 16 anos entra os guerrilheiros da Renamo e as forcas governamentais, os exercitos estrangeiros contratados pelo regime sulista da frelimo eram concentrados exclusivamente nas provincias do centro e norte e tinham ordens para destruir tudo mas tudo mesmo a sua frente, matar e violar mulheres. Tinham ordens da frelimo para fazer isso sobretudo as tropas zimbabweanas, tanzanianas, entre outros mas no sul eram proibidos fazer o mesmo tipo de accoes. O poder da frelimo proibia aos mercenarios estrangeiros em fazer o mesmo nas provincia do sul sobretudo Maputo e Gaza.
E o mesmo que estamos a assistir hoje com a "governacao" de Filipe Nyusi, todos os raptores assassinos do exercto que actualmente semeiam terror e luto no centro e norte foram treinados e preparados no sul do pais. Uns viajam de machimbosmos e outros de avioes comerciais. Estes grupos de terroristas, raptam as suas suas vitimas de noite e vao degola las longe das suas zonas.

Segundo as nossas fontes das FDS que nos contaram ao vivo e com lagrimas nos olhos dizem que ha descriminacao e divisao no seio das FDS (Forcas de Defesa e Seguranca). Contam nos que quando um comandante e natural do centro ou norte do rio Save, o seu telefone e constante vigiado e monitorado. Isto porque o regime do sul reconhece que continua a dirigir o pais a seu bel prazer, a fazer e desfazer e deixar o povo numa pobreza indizivel, os doentes morrem nos hospitais por doencas facilmente curaveis, varios jovens sem empregos deambulam pelas cidades e vilas vendendo como ambulantes para sobreviverem, ha grande desconrentamento nos trabalhadores de saude devido ao baixo salario mas sobretudo devido a sobrecarga e falta de condicoes minimas de trabalho. Essas sao as lamurias que acampanhamos de fontes das FDS e tambem de frelimistas "oprimidos".
Portanto, nao ha e nao houve nemhuma transicao do poder na frelimo e o poder economico da frelimo vem das provincias do centro e norte de Mocambique.

NYUSI EQUACIONA DEMITIR SE
Segundo nossas fontes bem colocadas dentro da frelimo, o Nyusi tem estado a conversar em privado com os seus amigos mais proximos a possibilidade de demitir se da presidencia mas tal intencao tem sido gorada devido a forte oposicao e "proibicao terminante" dos seus familiares makondes como os casos de Raimundo Pachinuapa, Alberto Chipanda, Lagos Lidimu e o "ministro" da Defesa N'thumuke. Eles tem "apavorado" ao Nyusi com a ideia de que caso demitir se a frelimo iria assassina lo. Tambem diz se que a frelimo tem alardeado aos quatros ventos e "escovado" o Nyusi como um presidente de facto mas na verdade e so uma operacao cosmetica porque o Nyusi nao tem poder nenhum. O Nyusi e apenas um espantalho para aparentar alternancia do poder entre as tribos minoritarias makondes e machanganas com a diferenca de que os machanganas nunca vao admitir dancar mapiko e por cima logo na sua propria terra.

Mas a divisao nas FADM, FIR e PRM e mesmo na frelimo e notoria. Os naturais do centro e norte estao frustrados e ate questionam mesmo porque nao se divide o pais; porque e que muitos gritam quando se fala da necessidade de se dividir o pais uma vez que de facto esta e uma realidade. O pais esta realmente dividido e isto e notorio logo ao se atravessar a ponte sobre o rio Save. Quando os cidadaos saem do centro e norte para o sul, sao tratados como estrangeiros no controlo do Save, a unica diferenca e que nao se pede passaporte ou visto.
OS POVOS DO CENTRO E NORTE PREFEREM A DIVISAO DO PAIS 
Os povos do centro e norte consideram se escravizados pelo regime sulista da frelimo, nao se benificiam dos seus abundantes recursos que vao sendo impiedosamente pilhados e devastados sem nenhum benificio para os povos locais e dentro de poucos anos nada restara para as fururas geracoes. 
A imprensa nacional e 100% baseada no sul do pais e esta sob total controlo do regime da frelimo e os gritos de revolta e descontentamento dos povos do centro e norte sao abafados ou escamoteados por esta imprensa. O caso dos refugiados no Malawi e o exemplo mais flagrante. Alias o mesmo aconteceu aquando do contra ataque das forcas da Renamo em Chigubo que teve grande repercussao na imprensa durante varios dias e suscitou acalorados debates nas TV"s e redes sociais mas em Nkondezi as tropas da frelimo cometem atrocidades desde julho do ano passado e ninguem liga a isso.

Devido a esta descriminacao e exclusao de bradar os ceus, os povos do centro e norte querem aconselhar a Renamo para dividir o pais ao inves de dirigir as 6 provincias em Marco. O povo exige a divisao do pais ou a implementacao de um regime autonomo (como caso de Zanzibar na Tanzania). Embora tenha obrigacao de obedecer a vontade popular por ser democratica, tem rejeitado estas exigencias por ser um partido nacionalista e apenas exige que a frelimo respeite o estado de direito.
Neste momento, os povos do centro e norte esta sem esperanca, muitas pessoas dormem fora das suas casas ou nas matas temendo os terroristas da frelimo. As pessoas ja nao podem falar da politica em publico devido aos espioes do regime da frelimo. Ha grande incerteza. Dentro de algumas horas traremos mais novidades.
Unay Cambuma

EDITORIAL: Um Presidente parlador venal, com certeza!

Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Aquele ar sacerdotal com que o Presidente da República, Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, se dirige aos moçambicanos já não engana a ninguém. É notório o cinismo e, sobretudo, a falta de seriedade do Chefe de Estado em relação aos assuntos que interessam e preocupam, de facto, a Nação moçambicana. Todos os dias, chegam-nos notícias segundo as quais dezenas de moçambicanos são mortos e outras milhares abandonam o país em busca de refúgio nos país vizinhos, devido aos confrontos que o Sr. Nyusi, por pura arrogância, não tem vontade nenhuma de pôr término.
Há dias, com uma postura misógina, o Chefe de Estado, usando os pés de microfones que formam a Comunicação Social deste país, veio a público emitir sucessivos esgares. A primeira verborreia que saiu da boca do nosso digníssimo empregado foi dizer ao mundo inteiro que não consegue dialogar com a Renamo porque não sabe com quem dialogar dada a sua desorganização. Ora essa! Só hoje o PR deu-se conta de que não sabe com quem dialogar depois do encontro que manteve com o líder da Renamo no ano passado em Maputo? Além disso, todos nós vimos Afonso Dhlakama a ser literalmente “empurrado” para as matas pelo Governo da Frelimo, dirigido pelo Sr. Nyusi, quando ele preparava-se para seguir a Maputo para o tão aguardado diálogo.
Mesmo estando na parte incerta, Dhakama propôs como mediadores Jacob Zuma e Igreja Católica, porém, o Presidente da República fez ouvidos de mercador.
Como se não bastasse a sua apatia e, diga-se em abono da verdade, falta de escrúpulos, o PR, num acto insultuoso ao sofrido povo moçambicano, veio a terreiro questionar a autencidade dos refugiados moçambicanos no Malawi, afirmando que podem ser emigrantes que vão lá comercializar produtos agrícolas. Quanta estupidez, Sr. Presidente? Por quê não abandona o conforto da sua poltrona na Ponta Vermelha e vá ver de perto?
Na verdade, o Presidente Nyusi, desde que assumiu o poder, anda indiferente, fazendo-se passar por mudo, surdo e cego diante desse conflito armado que tem tirado o sossego dos moçambicanos há mais de três anos.
Portanto, é bom que se diga: não temos um Presidente da República, temos um parlador venal e banal que conduz o destino deste pobre povo que teve a infelicidade que confiar a ele e os seus títeres o poder!
@VERDADE - 04.02.2016
Like
37 people like this.
7 comments
Comments
Emanuel Anti-Heroi Nkojola "As pessoas ja nao podem falar da politica em publico devido aos espioes do regime da frelimo.".
Like358 mins
Octavio Mac Coisas d moz
Chapo Chapo Chapo Como haverá entendimento entre renamo e frelimo? Enquanto k tá no poder ñ estão unido, renamo aproveita desordens deles.
Like252 mins
Ofece Deniasse Chania Kkkk Marrabenta recusa dançar Mapiko, obrigatóriamente Mapiko vai dançar Marrabenta nao falha nada.
Like450 mins
Arlindo Chissale Problemas sempre haverão entre seres humanos. Contudo, há que separar problemas internos e problemas externos. Um destes tipos de problema, por mais que não pareça é o mais perigoso do que o outro que também é perigoso. Combater um homem que "combateu"contra Samora - Chissano - Guebuza e hoje Nyussi, para não falar dos Russos que deixaram inúmeras campas em Cemitérios formais de Moçambique, constitui um imperioso Nacional, mesmo? Alias, ouvi dizer que Zimbabweanos também, pois, gozavam vantagens de seus treinos em vegetação parecida com a do Centro de Moçambique... e será verdade que o guizo está em única pessoa? GOD BLESS MOZAMBIQUE!!!
Like242 minsEdited
Ibraimo Joao Macucha Macucha Falsa liberdade de expressao.
Prince Abraham Pessoal frelimo ja acabou. Neste momento esta tentando meios para ver se sobreviva da queda. Vamos continuar impplacaveis Contra os gajos. Falta pouco so

Sem comentários: