terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

APELO DO CHEFE DO ESTADO PARA DLHAKAMA SAIR DA PARTE INCERTA: - UMA ARMADILHA PARA O ASSASSINAR

Por: Yaqub Sibindy
APELO DO CHEFE DO ESTADO PARA DLHAKAMA SAIR DA PARTE INCERTA: - UMA ARMADILHA PARA O ASSASSINAR OU VONTADE SÉRIA PARA O DIÁLOGO SOBRE À VERDADEIRA PAZ EFECTIVA EM MOÇAMBIQUE!
Quando Dlhakama, escapou à morte, mesmo nas mãos dos mediadores nacionais em plena Cidade da Beira, estava à caminho da Cidade de Maputo afim de se encontrar com o Chefe do Estado, para negociar definitivamente à PAZ!
Queremos perguntar ao Presidente Nyusi, o que terá feito de novo para impedir que os valentes homens de Khalau não voltem protagonizar mais cerco ao seu ilustre hóspede?
Só com garantias da comunidade internacional, seria à única oportunidade de evitar o recurso ao oportunismo terrorista para assassinar Afonso DLHAKAMA, a partir das zonas urbanas, sob jurisdição efectiva do Governo!
Caso ao contrario vão matar Dlhakama.
Os Generais da Frelimo estão muito furiosos, porque até agora não compreendem como é que Dlhakama lhes escapou nas duas emboscadas do passado mês de Setembro!
À fúria desses senhores, vai lhes levar a invadir à força a sala de negociações e disparar à queima roupa contra Dlhakama, mesmo na presença do Presidente da República!
O PIMO, já veio ao público a exigir ao Chefe do Estado para demitir todos Generais estrategas do falhado plano savimbinista que levou o País a mergulhar numa guerra gananciosa, como prova de que o Presidente Nyusi e o Estado moçambicano na verdade já estão interessados perfeitamente numa paz pacífica e não numa PAZ terrorista defendida actualmente pelo regime de Maputo!
A demissão desses generais deve ser uma pré condição para o início das negociações entre o Governo e a Renamo!
Pois a actual hierarquia militar do País não respeita o Nyusi e não garantem um ambiente de cultura da PAZ política que poderia garantir negociações políticas sem ameaça das Forças de Defesa e Segurança!
Khalau, Ntumuke e Monteiro, mandaram passear publicamente o Presidente da Repúclica, quando esse, em jeito humilde de mendigar à Paz, sugeriu que às FDS ponderassem na hipótese de abandonar o desarmamento coersivo contra a Renamo, para ceder a um espasso de diálogo pacífico entre às partes!
Esses fulanos não obedeceram o PR, eleito por moçambicanos num sufrágio universal e secreto!
E até hoje continuam a fazer guerra contra à vontade do Nyusi!
Quem nos garantes que esses Generais oportunistas que nunca conseguiram desarmar Dlhakama nas matas, não virão aproveitar o convite do Chefe do Estado ao Afonso DLHAKAMA para diálogo na Cidade, para o assassinar em plena Cidade, como tentaram à última vez em pleno Bairro das Palmeiras, na Cidade portuária da Beira!

Sem comentários: