quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

HOMENS ARMADOS DA RENAMO ESCALAM PROVINCIA DE NIASSA, SEGUNDO O PRIMEIRO SECRETARIO DO PARTIDO FRELIMO DE NIASSA.


Magazine CRV
2 hrs
Revista de imprensa | Moçambique -De: "Noticias" (online)
RENAMO
SEMEIA MEDO E INSTABILIDADE NO NIASSA
- Dirigente da Frelimo denuncia
.
----->> O primeiro-secretário do Comité Provincial da Frelimo no Niassa, Cornélio Laísse, voltou a acusar a Renamo de estar a perturbar o ambiente de paz e tranquilidade que se vive no país, sustentando que esta organização promove acções militares, rapto de cidadãos inocentes, assassinatos de líderes comunitários e de membros e simpatizantes do partido no poder.
.
.
.
De: http://www.jornalnoticias.co.mz/
.
Beira (Magazine CRV) -- Laísse falava ontem em conferência de imprensa por si convocada em Lichinga, durante a qual denunciou actos de instabilidade política que afectam a província do Niassa, cuja população se manifesta, na sequência, insatisfeita e com medo, receando que as suas actividades produtivas para o seu bem-estar possam estar ameaçadas.
Na ocasião Laísse enalteceu os grandes esforços do Presidente da Frelimo e da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, que trabalha todos os dias, e de forma incessante, para encontrar caminhos que possam trazer de volta o ambiente de estabilidade política, calma e serenidade que caracterizam o povo moçambicano, convidando o líder da Renamo à mesa do diálogo, pedido que, entretanto, não está a encontrar resposta positiva por parte da Renamo.
“A Frelimo não vai parar de insistir que o país se estabilize porque reconhece que tem responsabilidades históricas sobre o povo moçambicano. Por isso continuaremos a persuadir os membros e simpatizantes da Renamo, incluindo o seu líder, para que acedam ao diálogo com vista a encontrar um caminho viável para resolver as eventuais diferenças que nos separam e, consequentemente, encontrarmos uma paz efectiva e duradoira para todos os moçambicanos”, destacou o dirigente da Frelimo no Niassa, reiterando que a única alternativa à paz é a própria paz.
Num outro desenvolvimento, Cornélio Laísse mostrou-se preocupado com as incursões levadas a cabo por homens armados da Renamo, que, segundo referiu, ameaçam os camponeses, não os deixando trabalhar sossegadamente para produzir comida e riqueza para o seu bem-estar.
Referiu-se igualmente à onda de criminalidade que se regista um pouco por todo o país, instando os moçambicanos a criarem condições para que a unidade nacional seja um dado adquirido e inquestionável.
“Se estivermos unidos nada poderá nos atrapalhar. Os crimes vão desaparecer – ou então vão ser esclarecidos – e os seus autores serão neutralizados e levados à barra da Justiça”, analisou aquele dirigente da Frelimo, condenando veementemente a caça aos albinos, uma atitude por ele classificada de “simplesmente vergonhosa”.
Cornélio Laísse anunciou para o dia 30 deste mês a realização da IV Sessão Ordinária do Comité Provincial da Frelimo, durante a qual o Secretariado e o Comité de Verificação vai apresentar os seus relatórios sobre as actividades até agora desenvolvidas, para além de ouvir as realizações do Governo Provincial no ano passado. - (Redacção, extraído daqui: http://www.jornalnoticias.co.mz/…/50068-dirigente-da-frelim…)

Sem comentários: