sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Entrevista de Dhlakama em 05/08/2011:

Se FRELIMO não ceder, Moçambique pode ser dividido'

 
   
05/08/2011 08:29
    
'Se FRELIMO não ceder, Moçambique pode ser dividido'
Há mais de um ano ‘desaparecido’ no Norte de Moçambique, o líder da RENAMO regressou à ribalta como sempre: explosivo, polémico e desafiador. Na Zambézia, antes de iniciar uma digressão pela província que já foi dominada militarmente pelo seu partido mas que hoje vota na FRELIMO, Afonso Dhlakama garantiu ao SOL que o país pode ser «dividido em pedacinhos» se o Governo não ceder.
[sapovideo:bgbwbj98uq2zdpzzp4y0]
recentemente ameaçou com mísseis e que mataria polícias, exigiu um governo de transição e falou em aquartelar os antigos combatentes. porquê este discurso neste momento? 

desde 1992 fomos atacados pela polícia, fomos presos e roubados, se o dhlakama hoje aparece a dizer ‘estou cansado porque quero manter a democracia’, se nos atacam com armas e até hoje não respondemos, se o exército é outra vez um exército partidário, voltou para aquilo que tínhamos em 1975, o que é que estamos a esperar? o dhlakama sofre a pressão daqueles que fizeram a luta connosco e do povo que diz: ‘porque não reage?’. não é segredo que a frelimo tem armas e que a renamo tem armas. o que dizemos é que, como somos mortos, podemos também aplicar armas e matar aqueles da polícia que nos matam. é legítimo dizer isto, porque nós já fomos mortos pela polícia e ainda não matámos. 

a expressão ‘aquartelar soldados desmobilizados’ não é demasiado forte para um partido político? 

a comunidade internacional acha pesado quando o dhlakama disse ‘eu vou aquartelar os meus homens para evitar que possam fazer a guerra’ ou mais pesado é aquele que já destruiu o exército apartidário, profissional e está a criar um exército para golpear a renamo quando formos governo? 

nesta altura, é exequível um governo de transição, como exige? 


houve um erro do governo português em 1974. pensamos que a independência não foi entregue ao povo moçambicano mas a um punhado de guerrilheiros vindos da tanzânia. apoderaram-se das instituições do estado e nunca as largaram. ficaram com os polícias, com os tribunais, com os hospitais, com a administração pública, com escolas. houve apenas uma mudança de bandeira e eu não estou aqui para elogiar o colonialismo português mas em termos de repressão, de falta de democracia, até de discriminação, é pior agora do que no tempo colonial. 

sente-se ameaçado, vigiado? 


o problema não é ser vigiado mas a democracia que está a desaparecer. por exemplo, em portugal, o psd ganhou, o ps perdeu, daqui a quatro anos volta ao poder, mas aqui não há alternância. quando estamos a falar para os europeus e para os americanos, somos considerados incompetentes, parece que não temos capacidade de vigiar, que não trabalhamos. mas não, trabalhamos muito, se não já teríamos desaparecido. o governo de transição vai ter como tarefa despartidarizar as instituições do estado. hoje, até para um aluno passar de classe tem que ir ao comício do (presidente da república, armando) guebuza. queremos parar com esta situação pacificamente e, se não aceitarem, moçambique vai ser dividido ao meio, acabou. 

existe esse risco? 

vai acontecer, o sudão não se dividiu agora? olhando para a situação que estamos a passar, é um mal pequeno o dia em que moçambique for dividido, porque vai ser dividido em pedacinhos, vão aparecer líderes a dizer ‘nós estamos saturados, eu fico com a minha província e acabou’. tudo vai depender do guebuza e da frelimo porque há saturação demasiada. 

a renamo aposta nessa situação? 

não gostaríamos. recordo que na guerra controlámos 85% do território, mas nunca tivemos a ideia de dividir, porque seríamos condenados internacionalmente e a nossa luta não teria sentido. o facto de moçambique ser um exemplo de paz é um esforço do dhlakama e da renamo, mas somos considerados os maus da fita. 

o senhor é vice-presidente da idc (internacional democrática do centro, que integra psd, pp espanhol, conservadores britânicos, e outros) mas a sua mensagem, como admitiu, não convence nem europeus nem americanos. 

nós pertencemos à família da direita e temos orgulho nisso. o problema é que todas as forças que lutaram pela descolonização de áfrica eram de esquerda e parecia que os que colonizavam áfrica eram os da direita. isto está a acontecer com portugal que, quer em angola, quer em moçambique, tem medo de ver que a renamo desempenha um papel muito importante, como a unita. estamos a sofrer muito com isso, já disse isto ao durão barroso, aos espanhóis aos britânicos. alguns, indirectamente, concordam comigo mas quando há eleições, se é um observador da direita tem receio de dizer que houve fraude, mas quando é um observador socialista, às vezes tem coragem de dizer que houve fraude… [risos] 

como têm sido as suas relações com o presidente da república? 


posso dizer que desde que guebuza chegou ao poder (2004) nunca houve, porque a aposta dele foi sempre a de querer eliminar a renamo e chegou a dizer que o (ex-presidente, joaquim) chissano meteu a renamo a crescer. não estou para elogiar o chissano mas, talvez porque assinámos o acordo de paz, resolvíamos as coisas, parecíamos amigos, e este, a aposta dele é ver o fim da renamo. 

mas porque recusou integrar o conselho de estado? 

não podia porque não reconheço o resultado destas eleições. indo lá tomar posse era contradizer-me. 

porque mudou a residência para nampula, no norte, a dois mil quilómetros de maputo, a capital? 


é estratégia. sempre estive em maputo desde que a guerra acabou em 1992, mas quando vimos que havia umas brincadeiras por parte da frelimo, pois já fomos roubados (nas eleições) em 1994, 1999 e 2004, antes das eleições de 2009 vimos que era melhor eu ficar na região onde temos mais apoio. 

*exclusivo lusa/sol

  • Imagem
    Ao não reconhecer os resultados das eleições este senhor mostra bem a latitude "democrática" em que vive.
      • Imagem
        shely, não faças isso que o teu vulcão gosta pouco de comunas e de islamicos tb.
          • Imagem
            Pois RL1975, ainda bem que os estados comunistas são todos exemplos de democracia, liberdades e de forte economia. Queres tu mencionar o nomes ou posso eu?
              • Imagem
                Não cabe aos portugueses imiscuir-se na política mozambicana. Mas é evidente que não haverá lá qualquer colarificação sem que falem as armas. A Frelimo para já está em vantagem, tendo acesso a comprar armas na Russia, na China, ou na França.
                  • Imagem
                    A liberdade democrática em Moçambique é igual há de Angola,faz de conta que existe mas quem controla é o poder ditatorial da Fremimos e do MPLA!
                      • Imagem
                        Este esta caquetico. Ha muito que nao representa coisa nenhuma. E a oposicao a fingir numa democracia que nao existe... Cumpre o papel que lhe foi dado cumprir. E um fantoche que de vez em quando precisa de dar prova de vida, nao va o mundo esquecer-se de que existe.
                          • Imagem
                            Boa ideia: dividir para reinar.....
                              • Imagem
                                Junta-te já a um país virtual, usa o link: bitly.com/jWHykk
                                  • Imagem
                                    (...)'Houve um erro do Governo português em 1974. Pensamos que a independência não foi entregue ao povo moçambicano mas a um punhado de guerrilheiros vindos da Tanzânia. Apoderaram-se das instituições do Estado e nunca as largaram. Ficaram com os polícias, com os tribunais, com os hospitais, com a administração pública, com escolas."(...)
                                    Pensando bem, até é bem verdade!
                                    Saíram os portugueses que lá viviam e nasceram, para dar lugar a esquerdopatas que nada fizeram por Moçambique e que agora não largam o poder!
                                    Só defendem estas ditaduras das ex-colónias os esquerdopatas portugueses - xuxialistas, comunistas e quejandos - que nunca puseram os pés em África e a visão que tem do mundo, é o que vêem
                                    da porta de casa, até á esquina da rua.
                                    A exemplar descolonização dá nisto: miséria, fome, corrupção e guerras! Alguma vez se pode comparar Moçambique de hoje, com o país de antes do famigerado 25 de Abril, abandonado pelos políticos portugueses?
                                    Vejam o vídeo e depois critiquem:
                                      • Imagem
                                        O sr Pedrox, explique lá por palavras suas, que outro tipo de descolonização poderia ter sido feita, quando deixaram arrastar uma guerra durante um decada sem se terem dignado escutar os anseios das populações indigenas?
                                        Isto para não falar da prepotencia que os (agora martires brancos) usaram contra esses povos....
                                          • Imagem
                                            Nao foi o facto da independência, mas sim o terem entregue de mão beijada aquela terra em franco progresso ao imperialismo comunista da altura,através de partidos comunistas como Frelimo ,MPLA(Hoje já não é marxista e está bilonário)e ao paigc .aquilo ficou a saque e entregue a bandidos ditadores criminosos!
                                              • Imagem
                                                oh piolhoso , mas achas mesmo que alguem consegue viver da seguranca social de portugal..sim, porque Portugal ate e' um pais mt rico... certo?! ahhhhhhh e Portugal pais de brancos, deixa la que tb esta mt bem ..seu racista ignorante!
                                                  • Imagem
                                                    Basta ver que Moçambique é um país de pretos, e só isso basta. Está tudo dito, podiam aproveitar e enviar todos os que por aí vagabundeiam, vivendo à custa da nossa frágil Segurança Social. Quiseram a independência, pois que sejam independentes, agora dizem que a descolonização foi mal dada? Sabem a quem tornar a culpa ao senhor Mário Soares o maior FASCISTA e corrupto de todos os tempos, que comandou Portugal e desgraçou os Portugueses e africanos.
                                                      • Imagem
                                                        Os racistas retornados expulsos de Moçambique ainda tem ilusões em ralação a ex-colónia.
                                                          • Imagem
                                                            Gostava de expor um pensamento marxista , mas me calo diante da tropa dos guerreiros de carta higiênica ...
                                                              • Imagem
                                                                Dividir seria lastimável. Mas deveria haver uma regionalização ao contrário de um país como Portugal, cheio de caciques e que se atravessa em duas horas...
                                                                  • Imagem
                                                                    Vendap ,admiro a sua franqueza !Realmente um comunista faz cagada em qualquer parte!!!!!SE estiverem no governo até transformam todo um pais numa valente cagada!
                                                                      • Imagem
                                                                        Ainda irei fazer uma cagada no Central Park.
                                                                          • Imagem
                                                                            Se não parece um gorila...
                                                                              • Imagem
                                                                                Afinal ainda por aqui andam alguns neo-colonialistas que agoram choram as mordomias perdidas em Africa.
                                                                                Voçes ( ou melhor, alguns de voçes) foram corresponsaveis pelo advento da guerra em Africa, pelo desprezo e prepotencia com que tratavam os indigenas.
                                                                                »»»»Antes do 25 de Abril, o meu Nome estava na lista da PIDE/DGS»»»»»
                                                                                Ainda não encontrei fascistra nenhum ou neo-colonialista que não reclame que o seu nome estava nas listas da PIDE/DGS....até acredito que podia estar....mas com que finalidade? Tradutor, bufo,agente, as possibilidades são várias.....
                                                                                  • Imagem
                                                                                    Quem "viveu" a chegada dos "guerrilheiros" da tal frelimo sabe que É VERDADE quando ele diz que os tais militares da frelimo não passavam dum bando de maltrapilhos TANZANIANOS (Moçambicanos é que não eram e isso AFIRMO COM CERTEZA ABSOLUTA).
                                                                                    O governo de Lisboa (em 1975) "entregou o poder" a MEIA-DUZIA de ARRUACEIROS e disso só poderia a guerra civil que veio a suceder.
                                                                                    Simultâneamente MILHARES DE PESSOAS que viviam em Moçambique que fizeram, em Moçambique, suas vidas trabalhando e AMANDO aquela Terra.
                                                                                    Os ANORMAIS (que não fazem mais pequena ideia da realidade que ali se vivia numa Sociedade onde a multiracialidade era notória e patente.
                                                                                    Prova provada disso as AMIZADES que se mantiveram ao longo destes (mais) de 35 anos entre os negros e brancos a que mesmo a distância não fez mossa.
                                                                                    Antes do 25 de Abril, o meu Nome estava na lista da PIDE/DGS porque dizia (E MANTENHO) que Lisboa ERA (e hoje continua a ser) o centro de todas as decisões de Portugal mas...só fazem m?rda porque decidem "à distância" (fisica e da realidade).
                                                                                    Por causa da ESTUPIDEZ dos politiqueiros de 1975 (bochechas, principalmente) MILHARES de vidas, ao longo de mais 35 anos PERDERAM A VIDA e os Países de língua Portuguesa espoliados das vidas que podiam ser prósperas mas é a MISÉRIA que se vê.
                                                                                    Que o "líder" da RENAMO é um POUCO "desbocado" é verdade mas há nesta entrevista MUITA VERDADE!
                                                                                    Frelimo? Quem os "conhece" sabe que são um BANDO de gente PERIGOSA, MÁ E MUITO MAL-FORMADA!
                                                                                      • Imagem
                                                                                        RL1975 !continue alucinado,ou demente ,sonhe acordado com os amanhas que cantas enquanto a China se torna o maior império capitalista do Mundo com a brutal negação dos mais elementares direitos dos trabalhadores e dos mais desfavorecidos ,Cuba a caminhar a galope para o mais puro capitalismo e vc parado no tempo a pensar : O Alentejo ainda vai ser nosso outra vez ,nas eleições cada vez existem menos ignorante ou seja comunistas!Mesmo com a crise sem precedentes dos últimos 80 anos ,enfim preserve-se porque vc é um puro fóssil!
                                                                                          • Imagem
                                                                                            Outra guerra civil intertribal a caminho, como em breve tb suceder-se-á nas outras ex-colônias ultramarinas. Quem viu Moçambique antes da 'Independência' maldita como eu vi ,e ver como estão, é de chorar ...
                                                                                              • Imagem
                                                                                                cevaso44
                                                                                                Foram os americanos foram...quem limpou o javali da jamba foram os gloriosos serviços cubanos, alis como ja lhes tin ham dado varias lições no passado, tanto ao javali como aos americas, na baia dos porcos...
                                                                                                O petroleo angolano não é para os states(eles não pagam a quem devem) e sim para a Republica da China.
                                                                                                Da um gozo especial ver de longe o imperio a cair, e mesmo assim ainda estão convencidos que se vão safar
                                                                                                Ainda ha vinte anos o mundo imaginava que tinha encontrado o sistema perfeito, muitos abriram garrafas de champanhe a festejar, mas afinal ANdropov estava certo, a forma de os derrotar sera com o proprio sistema deles...
                                                                                                Que alegria imensa sinto ver os castelos a cair como baralhos de cartas...afinal basta subir um pouco o petroleo e o preço do dinheiro, e a UE e USA mostram logo as suas fragilidades, proprias de quem parasita ha muitas centenas de anos as riquesas dos outros.
                                                                                                  • Imagem
                                                                                                    O Dhlakama que deixe o tuga em paz mai-la descolonização exemplar e outras pornochachadas ? já temos problemas que baste com a democracia e o socialismo. Ele que faça lá a sua regionalização exemplar e deixe de comparar a coisa do branco.
                                                                                                      • Imagem
                                                                                                        Norberto de Sousa ,
                                                                                                        E se der uma de Savimbi,quem é que o pode recriminar ?
                                                                                                        Aliás o Savimbi só foi morto porque os americanos quiseram. Porque já tinham o Dos Santos na mão. A fazer o que eles queriam. Se ele e a família roubam o povo angolano, estão-se nas tintas. Desde que o petróleo continue a correr...
                                                                                                        E em Moçambique é a mesma coisa. Os governantes estão ricos,vendendo o que nao é deles,e o povo morre de fome.
                                                                                                        Não sei o que Dhlakama fará,mas pior é difícil !
                                                                                                        Há que experimentar outras soluções.
                                                                                                          • Imagem
                                                                                                            É o Pinto da Costa de Moçambique?
                                                                                                            E a ONU mais um país inviavel? Ou era a CPLP como Angola esta financiando St.Tomé e Guiné Bissau?
                                                                                                            Os PIIGS tambem se tornaram países inviaveis, e Moçambique não quer aprender nada com a situação PIG?.
                                                                                                              • Imagem
                                                                                                                o problema e' darem tempo de atena a essa pessoa...
                                                                                                                  • Imagem
                                                                                                                    Mozambique continua em guerra.
                                                                                                                      • Imagem
                                                                                                                        Vai dar agora uma de Savimbe ? Tenha mas é juizo !
                                                                                                                          • Imagem
                                                                                                                            Não sejam injustos com Alberto João Jardim.

                                                                                                                          Sem comentários: