terça-feira, 24 de novembro de 2015

Turquia abate avião que invadiu o seu espaço aéreo

Putin acusa Turquia de ser "cúmplice de terroristas" ao abater caça russo

Aviões turcos abateram um Su-24 da Rússia na fronteira com a Síria. Ancara diz que o caça violou o seu espaço aéreo e Moscovo garante que o aparelho não saiu da Síria.

TÓPICOS



O caos na Síria provocado por anos de uma brutal guerra civil e meses de bombardeamentos aéreos lançados por vários países, com motivações distintas, atingiu esta terça-feira um novo ponto de tensão com consequências imprevisíveis.
Nas primeiras horas da manhã, dois aviões F-16 turcos abateram um caça Su-24 russo na fronteira entre a Turquia e a Síria, e o resto do dia transformou-se num rodopio de reuniões de emergência e conversas com diplomatas um pouco por todo o mundo, num esforço para impedir a abertura de um novo conflito que pode comprometer de vez os pedidos do Presidente francês, François Hollande, para uma frente comum contra o autoproclamado Estado Islâmico, após os atentados terroristas de 13 de Novembro em Paris.
Foi o primeiro caça russo a ser abatido naquela região desde o início da campanha de bombardeamentos na Síria ordenada pelo Presidente Vladimir Putin, em Setembro, mas essa nota passa para segundo plano quando se percebe que foi, acima de tudo, um ataque de um membro da NATO contra um avião militar da Rússia – o primeiro de que há registo, pelo menos, desde o fim da Guerra Fria.
O que se sabe ao certo é que os F-16 turcos abateram o Su-24, e que o caça russo caiu em território sírio, muito perto da fronteira com a Turquia, no extremo Norte da província de Latakia. Mas a partir daí cada país apresenta a sua versão – Ancara garante que o caça russo violou o espaço aéreo turco e que os seus pilotos avisaram dez vezes durante cinco minutos antes de terem lançado o ataque (informação confirmada por um porta-voz do exército norte-americano); Moscovo diz que consegue provar que o seu avião nunca saiu do espaço aéreo sírio, onde estava integrado na campanha de ataques contra os extremistas do Estado Islâmico e os vários grupos rebeldes que querem derrubar o Presidente sírio, Bashar al-Assad. 
O piloto russo e o seu navegador conseguiram ejectar-se, mas o destino de ambos era ainda incerto ao início da tarde desta terça-feira. Num vídeo que foi posto a circular na Internet, membros da milícia turcomana Alwiya al-Ashar surgem à volta do corpo de um homem que dizem ser um dos pilotos russos – um porta-voz do grupo disse à CNN Turquia que os dois foram abatidos quando desciam de pára-quedas.

A milícia Alwiya al-Ashar é apoiada por Ancara e combate contra as forças do Presidente sírio, ao lado de inúmeros grupos rebeldes, dos mais moderados aos jihadistas da Frente al-Nusra, o braço da Al-Qaeda na Síria – todos eles adversários da Rússia, que está na Síria para ajudar o Presidente Bashar al-Assad.
Numa primeira reacção, cautelosa, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, sublinhou que era preciso esperar por mais informações para se perceber qual seria a resposta da Rússia. "Temos a certeza de que o avião estava em espaço aéreo sírio, sobre o território sírio, mas seria errado fazer suposições neste momento. Temos de ser pacientes. É um incidente muito sério, mas não é possível dizer mais nada sem termos toda a informação", disse Peskov, adiantando que o Presidente russo iria falar mais tarde, antes de um encontro com o rei Abdullah da Jordânia, na estância turística de Sochi, na Rússia.
Quando chegou a sua vez, Vladimir Putin não poupou nas palavras: afirmou que o abate do caça russo terá "consequências significativas" e classificou o caso como "uma facada nas costas dada pelos cúmplices dos terroristas", na declaração mais dura dos últimos tempos contra o Governo de Recep Tayyip Erdogan.
Da parte turca, apenas uma declaração, repetida por vários responsáveis e resumida pelo primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu: "A Turquia tem o direito de tomar as medidas necessárias contra a violação das suas fronteiras."
Lavrov desmarca visita à Turquia

Já depois de a Turquia ter pedido aos seus parceiros da NATO que discutissem a situação numa reunião extraordinária, ainda na tarde desta terça-feira, a Rússia desmarcou uma viagem do seu ministro dos Negócios Estrangeiros a Ancara, que estava prevista para quarta-feira.

"O Presidente disse com clareza que isto não pode deixar de afectar as relações entre a Rússia e a Turquia. Neste contexto, foi decidido cancelar o encontro entre os ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia e da Turquia, que estava marcada para amanhã [quarta-feira], em Istambul", disse o ministro russo, Sergei Lavrov. Os cidadãos russos foram desaconselhados a viajar para a Turquia.
Apesar da retórica inflamada – e das referências alarmistas em vários títulos de jornais online e nas redes sociais sobre a possibilidade de uma terceira guerra mundial –, muitos analistas acreditam que o incidente não terá repercussões graves.
Num texto publicado no site do jornal britânico The Independent, Shashank Joshi, da Universidade de Oxford, sublinha "o contexto da melhoria de relações diplomáticas com Moscovo e o extraordinário risco de escalada da situação", para defender que "os aliados ocidentais da Turquia deverão reagir com a extrema cautela".
"A NATO irá certamente enviar uma nova nota de protesto sobre a aparente intrusão no espaço aéreo turco, mas os aliados ocidentais da Turquia vão ter cuidado para não pressionarem a Rússia com muita firmeza, para não pôr em risco aquilo que vêem como ganhos diplomáticos", escreve Shashank Joshi, recordando a recente reaproximação entre os Presidentes francês e norte-americano e o Presidente russo após os atentados terroristas em Paris, e apesar de Barack Obama afastar para já qualquer aliança com Vladimir Putin.

EM ATUALIZAÇÃO
Forças turcas abateram um caça SU-24 russo após este invadir o seu espaço aéreo e ter repetidamente ignorado avisos.
Handout
A aviação turca abateu um avião militar russo no depois de este violar o espaço aéreo turco e de ter ignorado repetidamente os avisos da Força Aérea turca, mas os dois tripulantes terão conseguido ejetar-se a tempo. A notícia foi confirmada pelo Ministério da Defesa russa, que garante que o avião estava em espaço aéreo sírio quando foi abatido.
O caça SU-24 foi abatido perto da fronteira, na zona noroeste da Síria, onde a aviação síria afeta ao regime de Bashar al-Assad e os caças russos têm estado muito ativos.
O primeiro-ministro turco já tinha alertado em outubro a aviação russa que as regras se aplicam a todos os países que decidam invadir o espaço aéreo turco, depois de caças russos terem invadido, alegadamente por engano, este espaço aéreo.
O Presidente da Turquia já foi informado do incidente e os responsáveis turcos já anunciaram que vão levantar o assunto com a NATO, as Nações Unidas e todos os “países relacionados”, informou hoje o gabinete do primeiro-ministro turco.
Entretanto, a presidência turca já confirmou o incidente e mantém que o avião foi abatido em conformidade com as regras do espaço aéreo turco, depois de ter repetidamente ignorado os avisos da força aérea turca.
A televisão turca captou as imagens da queda do avião e publicou-as no twitter.

  1. “O piloto russo e o seu navegador conseguiram ejectar-se, mas o destino de ambos era ainda incerto ao início da tarde desta terça-feira. “ ??? O Público a fingir que não sabe que segundo a Reuters foram ambos abatidos a tiro quando desciam de paraquedas? É do que se gaba Alpaslan Celik, um dos líderes dum grupo terrorista desde a aldeia síria de Yamad... Uns matam pilotos dentro de jaulas, deitando-lhes fogo, outros abatem-nos quando desciam de paraquedas. Os aliados dos turcos mostram que são tipos bárbaros e sem qualquer honra..
  2. "Um piloto terá morrido e outro terá sido capturado por rebeldes anti-Assad". Segundo notícias (ainda não confirmadas), os dois pilotos lançaram-se de paraquedas após o SU-24 ter sido atingido, tentando chegar a uma zona controlada pelo exército sírio. Um dos pilotos terá sido abatido no ar, por elementos de um grupo armado ligado aos tais "moderados" que os EUA anda a financiar e a fornecer armamento. O outro piloto está em paradeiro desconhecido.
  3. Como se o petróleo e o gás neste momento fossem importantes para a tal aliança que controla o Mundo. Sem pôr-me em qualquer um dos lados desta malta que consegue ver claramente o preto e branco, no médio prazo, aqueles países que dependem desta forma energético para sustentar o seu poderio, estão tramados. Isto o que aconteceu não passa de uma briga de namorados. Amanhã já estão aos beijos novamente. É só esperar mais um pouco.
  4. Se a NATO realmente é uma aliança que promove a paz e a segurança no mundo, não espero nem mais nem menos que seja considerada a proposta de expulsão da Turquia desta aliança na reunião do conselho de segurança da NATO que ocorrerá em breve, visto que este país é o principal apoio estratégico e logístico do Estado Islâmico.
  5. A Rússia não pode nem vai ignorar este incidente e foi isso mesmo que Putin já disse. Ele sabe que a Turquia apoia directamente o ISIS e que por isso derrubou o avião russo. Porque a força aérea da Rússia está a fechar as vias de abastecimento da Turquia para a Síria e a exportação do petróleo e do algodão da Síria para a Turquia, coisa que a Turquia não quer mas que vai acontecer...
    1. A culigação judaico-americana que controla a quase totalidade das riquezas mundiais, tem uma especial apetência por petróleo e gás, entre outras coisas. Neste momento só lhes escapa a Venezuela, o Irão e a Rússia. Ora é precisamente sobre o Irão e a Rússia que judeus, norte-americanos e as suas marionetes concentram as suas armas. E se formos ver todo o dispositivo militar da Turquia prevê uma invasão por terra à Rússia, mais que à Síria e Irão. O transporte clandestino de mísseis nucleares das bases da Europa central para as repúblicas do Báltico por parte da NATO, deixa antever a preparação de um ataque surpresa. Quanto ao Estado Islâmico, recebe armamento da NATO, através dos portos da Turquia, conforme descobriram jornalistas da Deutsche Welle, retidos pela polícia política turca!...
    2. No tempo em que éramos um país respeitado e temido em todo o mundo, os turcos eram nossos inimigos figadais e fugiam de nós como o diabo da cruz. Em qualquer ponto do Índico onde aparecessem as velas com a cruz de Cristo, os otomanos “cavavam” imediatamente. Mais recentemente, na primeira guerra mundial, voltaram a estar contra nós. Nós lutámos contra os alemães, os turcos estavam ao lado dos alemães. Na segunda guerra, tiveram um papel mais que dúbio; declararam guerra aos nazis em 1945, quando pressionados para isso. Depois os americanos fundaram a Organização Terrorista do Atlântico Norte e juntaram tudo no mesmo saco: Salazar, Franco e os genocidas turcos para terem os seus mísseis perto do petróleo e gás russo. Com as costas quentes, os turcos só fazem cocó. Os outros têm-nas largas.
    3. A turquia só abateu o caça russo porque pertence à NATO e, como tal, tem as costas quentes por parte dos EUA. Se fosse a Rússia a abater um caça turco, por violação do espaço aéreo sírio, o que já ocorreu centenas de vezes desde que esta guerra eclodiu, gostaria de ver se países da NATO reagiriam da maneira nobre e calculista como Putin reagiu hoje.
    4. Isto é uma acto completamente insano por parte da Turquia. A Rússia não é um país hostil para a Turquia, antes pelo contrário, pelo que o abate do avião russo é completamente incompreensível. Os caças e bombardeiros modernos são máquinas que voam a velocidades superiores à velocidade do som (~1000 km/h), pelo que eventuais violações do espaço aéreo quando se bombardeia territórios fronteiriços ocorrem num intervalo de poucos segundos e não são intencionais.
        1. Hehehe..é que é mesmo. Que venha o diabo e escolha. Mas como dizem os ditados populares, apesar de há uns meses Putin e Edorgan andarem de mãos dadas, o certo é que dois bicudos não se beijam.
      1. E tão amigos que eram Erdogan e Putin. E ao ver os vossos percursos políticos, quase farinha do mesmo do mesmo saco ;))
      2. (…) “Eu não sei quem tem um interesse no que aconteceu hoje, mas nós certamente não temos. O facto de a Turquia não ter tentado entrar em contacto com a Rússia, na sequência do incidente, e em vez disso ter corrido a pedir uma reunião da NATO é preocupante. Parece que a Turquia quer que a NATO sirva os interesses do ISIS”. Putin acrescentou e que a Rússia respeita os interesses regionais de outras nações, mas alertou que “a atrocidade cometida pela Turquia não passaria sem uma resposta.”
        1. E o Ministério da Defesa da Rússia confirma que o Su24 foi abatido por um F-16 da Turquia no espaço aéreo da Síria quando regressava à base aérea de Khmeimim, e que nunca violou a fronteira turca...
        1. A Grécia está muito preocupada com este “extremamente sério incidente” e um diplomata lembra que é a primeira vez desde o início da guerra fria que um membro da NATO destrói um avião militar russo...
      3. Disse agora mesmno Putin: “Este incidente destaca-se na luta habitual contra o terrorismo. As nossas tropas estão lutando heroicamente contra os terroristas, arriscando suas vidas. Mas a perda que sofremos hoje veio de uma facada nas costas dada por cúmplices dos terroristas. O ISIS tem muito dinheiro, centenas de milhões ou até biliões de dólares, com a venda de petróleo. Além disso, eles são protegidos pelos militares de uma nação inteira. Pode-se entender porque eles estão agindo tão descaradamente. Porque matam as pessoas de formas tão atrozes. Porque cometem eles actos terroristas em todo o mundo, inclusive no coração da Europa. Sempre tratámos a Turquia, não só como um vizinho próximo, mas também como uma nação amiga. (...)"
      4. Todos os países envolvidos nessa guerra têm os seus interesses por trás, uns de natureza económica outros por questões de implantação de fundamentalismos religiosos... enfim. Contudo, a Rússia não é a excepção, uma vez que a Síria representa a sua zona de influência e sempre foi um parceiro economico, porém os russos têm feito um esforço sério para combater o terrorismo, tendo já passado por um ataque efectivo sobre o avião que partiu do Egipto. Contraio a este cenário só mesmo os EUA e afins que ao fim de um ano têm bombardeado a Síria, cujos resultados se reflectiram nas conquistas de territórios e atrocidades do EI que todos bem viram. Porque será? O que ganha a Turquia com essa acção? Provocar a Rússia, provar que é capaz de fazer frente só porque faz parte da NATO, ora a Nato existe p
      5. Putin, na Conferência de imprensa conjunta com o Rei da Jordânia, em Sochi disse que o ataque ao avião Su-24 é uma “facada nas costas”. E que “o nosso avião caiu 6 quilómetros dentro do espaço aéreo sírio." Acrescentou ainda que a Rússia e a Jordânia devem juntar os esforços na luta contra o terrorismo e que forças militares e especiais já o fazem.
        1. Devem existir outras razões para este ato insano dos responsáveis militares turcos. Esta ação do abate do avião militar russo parece ser uma represália, pelo facto da aviação militar russa ter bombardeado as instalações petrolíferas, bem como centenas de camiões cisternas que iam abastecer petróleo às refinarias controladas pelo EI, na Síria. Os camionistas bombardeados devem na sua esmagadora maioria ser turcos e o negócio do petróleo do EI (que era vendido no mercado negro e também na Turquia) deve ser também ser controlado por turcos...
          1. Nos últimos dias a aviação russo destruiu mais de 1.000 camiões cisternas do ISIS. O negócio do petróleo era da responsabilidade do genro de Erdogan...
          1. Sim Desmistificador. A familia Erdogan e um dos beneficiarios da venda de petroleo do estado islamico a Turquia. A Russia esta a estragar os planos, a turquia arranjou um pretexto para uma vingancazinha. Ou muito me engano ou a Russia vai limpar o norte da siria da escumalha mercenaria bem mais cedo do que se pensa
          1. Apesar de achar a teoria do Desmistificador deliciosa, o que aconteceu para mim foi mais um efeito prático de dois países com regimes semi-democráticos ou semi-ditaduras. Um a testar o tempo de resposta e até onde estão dispostos a ir. O outro a dizer que é rápido e não tem medo de ir. Todos nós sabemos que até uns meses atrás, a Rússia e a Turquia andavam aos beijos e com promessas de acasalamento com um futuro gasoduto russo. Putin e Erdogan até trocaram promessas de amor com cada um a dar palmadinhas carinhosas no outro. O que mudou? Isto para mim é que era importante saber.
          1. Dizem que o negócio do petróleo contrabandeado pelo ISIS é controlado por um dos filhos do sultão Erdogan, Bilal Erdogan!
        2. Estão invadindo a Síria ocupando a Síria. A Turkia derrubou um avião que estava prejudicando o seu interesse que é o exito dos terroristas. O pior de tudo é vê as coisas ficarem claras sobre a turma dos Estados Unidos serem os responsáveis por toda essa carnificina e ainda te gente apoiando a queda de Damasco. Quem apoia a queda de Damasco são os mesmos que apoiam IsraEUA fazer coisas que ate o diabo duvida com quem bem querem. No Brasil a Rede Globo, pasmem, tem como enviado especial para o Oriente Médio um jornalista que mora com a familia em Israel, perderam a compostura da imparcialidade, isso significa jornalismo preparatório, estão trabalhando a massa Brasileira a culpar a Russia pela terceira guerra mundial por exemplo!
          1. Crawdy, os Russos cedem pouco ou nada a chantagem. A sua tese dos reféns parece-me não fazer sentido. Já a intenção deliberada de criar um incidente como pretexto para abrir um conflito declarado com a Rússia daria muito jeito aos estrategas militares americanos mais radicais.
        3. "Na semana passada, a Turquia convocou o embaixador russo, Andrei Karlov, para discutir as preocupações de Ancara sobre o bombardeamento de aldeias do Turcomenistão no norte da Síria e pediu o fim imediato da operação militar russa perto da fronteira com a Turquia, de acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros turco. Foi salientado que as ações do lado russo não eram uma luta contra o terror, pois bombardearam aldeias civis turcomanas e isso pode levar a sérias conseqüências", disse o comunicado. Ancara tem desde há muito procurado a protecção dos turcomanos, que são de ascendência turca, na Síria." NYT
        4. "Turquia abate caça russo na fronteira com a Síria" ???? Não foi na fronteira com a Síria, foi no espaço aéreo da Síria o que é um acto de guerra!
          1. Conforme a notícia "Várias estações turcas estão a transmitir um vídeo em que se vê um avião a despenhar-se na zona de Yamadi, na província síria de Latakia."...
          1. O que se vê é sempre relativo. No entanto, esta noticia foi entretanto actualizada e não dava conta nem de mortes ou capturas dos pilotos. Também não há certezas que o avião não tenha invadido o espaço aéreo Turco, apesar de se ter despenhado já em solo Sírio. Em qualquer cenário, é óbvio que este tipo de "provocação" é gravíssimo e garantidamente irá mudar o curso desta guerra. Não me parece que os Russos estejam dispostos a deixar passar isto.... no seu legitimo direito!
        5. decididamente isto vai encher a alma ao povo russo , no fim de verem um avião seu cheio de civis a ser atacado e agora vê as suas próprias forças armadas que combatem os terroristas a serem impedidas de uma forma cobarde , naturalmente a russia não esperava que no fim de todos uniformemente condenarem o terrorismo e a evidarem esforços para o combater , justo agora que estavam a ter susseso e que sentiam estar a fazer justiça não só aos seus ms também aquele povo que já sofreu tamto de uma forma tão atrós , os relatos de sirios a voltar á sua terra são esmagadores , fazem uma coisa destas pondo tudo em causa . não há palavras , cobardes !
          1. A Síria derrubou um avião militar turco e tu quase que festejaste aqui neste espaço. Fartaste-te de tecer elogios às FA sírias por terem abatido um caça turco que sobrevoou espaço aéreo sírio. E agora que tal um pouco de coerência?
        6. Vergonhoso! A Turquia não fez nada até agora para combater o Estado Islâmico. E muito provavelmente foi um dos que apoiou desde o início o Estado Islâmico como forma de combater o regime sírio. Mais: um dos poucos atentados [tv. o único] em território turco foi numa manifestação curda que vitimou dezenas de manifestantes. Assim vai a ditadura islamita "moderada" de Erdogan, o aprendiz de sultão.
          1. Concordo consigo, este Erdogan é um louco. Como se na região não houvesse já malucos que chegassem. Há uns anos a Turquia parecia no bom caminho para se tornar num país secular mas agora vai de mal a pior. Esperemos que o bom senso prevaleça neste caso.
        7. Isto...não é nada bom. Os terroristas regozijam-se com a desunião dos que estão a malhar neles. Não que isto seja uma retaliação ao abatimento do avião comercial na Ucrânia, mas a Russia pode usar isto como argumento. Some-se a queda do avião comecial russo no Egipto. Some-se o facto da Turquia não querer uma Síria reconstruída apoiada pela Russia às suas portas. Some-se o facto da Russia estar neste momento a sobrevoar a Turquia com dezenas de bombardeiros solo. Some-se o facto da Turquia poder usar a cláusula de defesa da Nato em caso de ataque retaliatório da Russia. Some-se o Putin. Ele. E temos um cocktailzinho do camandro.
        8. ena , muito bem , agora é velos cair do lado sirio mal entrem para atacar posições dos curdos , á pois é , agora vai lá que é para veres o que é bom para a tosse , cambada de imbecis !
        9. Qual o interesse da Turquia em fazer isto? Ou será que é simplesmente porque não partilha a prioridade dos outros países em atacar o Estado Satânico? Já vimos que o regime islamita "moderado" do ditador Erdogan mais facilmente ataca os peshmerga curdos apoiados pelos Estados Unidos do que os próprios terroristas. Agora esta vergonhosa provocação à Rússia para quê?
          1. Se está a ler pela primeira vez, está a ter uma rara oportunidade para evoluir. Eh eh eh...

Sem comentários: