terça-feira, 24 de novembro de 2015

Silvestre Bila sob investigação

Polícia fala da existência de “elementos fortes de actividade ilícita”


- A sua casa foi cercada, vasculhada e, depois de uma detenção por algumas horas, o “empresário de sucesso” foi libertado supostamente por “ordens de cima” Publicamente já se questionava. Nos mercados, nos chapas- 100, nas paragens, em pequenos nichos empresariais se perguntava, sempre em surdina, afinal quem é esse Silvestre Bila, o empresário (negro) moçambicano que conseguiu juntar fortuna em circunstâncias não muito bem claras.
O poderio empresarial de Silvestre é formalmente desconhecido, mas em termos populares, o empresário está na boca do povo pelo facto de ter conseguido “desmontar” uma série de famílias no bairro T3 para dar espaço de montagem à sua mansão residencial. Aquando da última campanha para as eleições gerais, o empresário também ocupou várias páginas de jornais pelo facto de ter feito parte da nata empresarial que comparticipou e participou nos jantares de angariação de fundos para assegurar uma campanha robusta e triunfante
do candidato da Frelimo, Filipe Jacinto Nyusi, actual Presidente da República.
Considerado pivô da elite política próximo do antigo chefe de Estado Armando Guebuza, Silvestre Bila foi há pouco menos de três semanas visitado pelo Gabinete Central de Combate à Corrupção e pela Polícia da República de Moçambique. A operação incidiu sobre uma das suas casas localizadas no centro da cidade de Maputo.
A Polícia confirmou a operação de vasculha à casa de Silvestre Bila, na manhã desta terça-feira. O assunto continuava em segredo, mas os jornalistas “apertaram” o porta-voz do Comando-Geral da Polícia para dizer algo em relação ao assunto.
Inácio Dina, porta-voz do Comando-Geral, acabou falando do assunto, confirmando a incursão policial à residência do empresário, também apontado como tendo estado por trás da eleição do actual presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Alberto Simango Junior.
Inácio Dina assegurou que a rusga à casa de Silvestre Bila não aconteceu só por acontecer. Ela é resultado de investigação detalhada, daí que a vasculha só aconteceu depois de autorização de “entidade competente” e mediante evidências do que chamou de “actividade ilícita”. “Quando a Polícia faz este tipo de operação é que há elementos fortes.
Temos informação de suspeita de uma actividade ilícita. Há elementos bastantes fortes que nos conduziram a esta operação”, disse Inácio Dina. Questionado sobre os resultados da rusga, Inácio Dina optou por um discurso mais reservado, não dizendo, no concreto, o que efectivamente se conseguiu retirar da casa do empresário.
Entretanto, o mediaFAX soube que as autoridades policiais encontraram na casa do empresário várias malas contendo dinheiro em várias moedas, com destaque para o dólar norte-americano, randes e meticais. Ao que apurámos, o Gabinete Central de Combate à Corrupção quer explicações sobre a proveniência da fortuna de Silvestre Bila. Soubemos que no processo constam acusações de exportação ilegal de capitais e fuga ao fisco.
O empresário, que é membro da Frelimo e gaba-se de ter financiado a candidatura presidencial de Filipe Nyusi, detém vários contratos de fornecimento de medicamentos ao Ministério de Saúde. Grande parte dos contratos foi conseguida no consulado de Armando Guebuza.
Não se conhecem formalmente empreendimentos empresariais concretos das áreas exploradas por Silvestre Bila. Publicamente diz-se simplesmente que o homem de negócios é um grande lobista. Nas redes sociais já se escreveu que ele detinha um grande poder no seio do partido Frelimo, no governo e, por essa via, no Estado. Com este poder, diz-se, ele ganha diversos concursos públicos, do ponto de vista de fornecimento de bens e serviços.
Em uma recente entrevista à revista Ídolo, o “empresário de sucesso” negou o controlo do Estado, mas deixou claro que era membro da Frelimo e estava disposto a fazer dotações orçamentais ao seu grupo partidário, isso se ele estivesse em condições para tal.
“Sou membro da Frelimo e se tivesse mais dinheiro poderia injectar para que o partido fosse ainda mais forte, a favor do bem de todos moçambicanos, portanto, não controlo nada disso de que sou acusado”, disse o empresário falando à Idolo.

(Eduardo Conzo)
mediaFAX, 25.11.2015



O Semanário Canal de Moçambique de hoje, é impróprio para cardíacos, traz na sua capa a foto do empresário ligado ao partido Frelimo, Silvestre Bila, o dono de um quarteirão no bairro da T3, que para tal teve que despejar pessoas pagando valores astronómicos, segundo o canal este senhor financiou com uma boa mola a campanha do Nhusy.
No desenvolvimento desta noticia, o Canal diz que, quem comprou as viaturas luxuosas do filho de Filipe Nhusy, aquelas que fazem shit na calada da noite, foi este senhor, diz também que ele está envolvido num business nebuloso de medicamentos em parceria com o MISAU.
PS: Eu já tinha dito na semana passada que, este país é uma cagada, mas alguns lunáticos atribuíram adjectivos.....
NB: Mais assuntos tratarei, ainda estou a ler o jornal.
Fotos de CanalMoz · Página de CanalMoz




Canal de Mocambique, nr.332 - 25 de Novembro de 2015

Santos F. Chitsungo Bila de novo na ribalta. Sera agora que o misterio vai ser desvendado?


Francisco Maingue Jose oque aconteceu?

Joaquim Joao Correia junto com ele virao os maus da fita

Ernesto Timbane Augusto Isso ainda vai dar de falar pergunto eu nas 48h k xtiveram a vasculhar a casa dele o k foi encontrado de anormal

Andre Dimas Antes foram a casa do Dlhakama agora estao na T3..? A mediocridade dos agentes do estado deixa muito a desejar sabe, Bila ee vizinho do povo, quem debete assuntos dele somos nos ca do guehto ali naquelas roda de fofocas da perferia entre vizinhos bem ou mal pagos. Esta policia so serve para mostrar mediocridade e vergonha ntsem.!

Macome Antonio entao voce esta a favor da lavagem de dinheiro

Andre Dimas Nao estou afavor de nada eu meu irmao., so espero ver axoes concretas contra aqueles que na verdade enpobrecerao o Estado. Bila nao ee nenhum gestor publico e nada foi provado ate entao.!

Ilidio Pina O caso dos homens que nos endividaram ao pescoço como fica, esse Bila é de menos, senhara Procuradora.

Danny Abu Man Moz PORQUE NAO VASCULHAM NA CASA DO GUEBUZA?????? O dinheiro do pais ou do povo inteiro esta la..... ou nos podemos vandalizar la, ja que voces nao sabem resolver casos de dinheiro mal parado.

Samuel Bola Silvestre Bila foi um dos empresarios que patrocinou mais a campanha eleitoral da frelimo e continua patrocinar os filhos de nyusi na compra de carros desportivos.vai ser dificil fazer andar esta investigar e é capaz de levar exonoramentos aos certos superiores da justiça.

Prince Abraham Nao e novidade isto. Todos sao bandidos, e ladroes. Alias outros empresarios ladroes qui apoiaram a campanha da frelimo ja se arepandem porque nao tiveram o retorno prometido

Flavio Chicuava Engana se quem pensa k Bila e criminoso porque esta usar o seu dinheiro, muitos que roubaram tais como Guebuza, Faizal e muitos...nem se quer fizeram nada no seu país.

Samuel Bola Este país fala-se assim:"VOCE NAO COMER,EU É QUE TENHO QUE COMER,PORQUE SOU QUE LIBERTEI O PAÍS;VOCE NAO PODE ROUBAR,EU É QUE TENHO QUE ROUBAR,PORQUÉ SOU EU QUE LIBERTEI O PAÍS".por essa razao,a PGR nao tem poder pra investigar os libertadores do país por terem arrombado os confres do estado.os paridores da ematum so estarao privado de liberdade quando a oposiçao estiver no poder.um dos envolvido no desvio dos 850milhoes$ é actual presidente do país,quem vai ter coragem tirar sua imunidade pra ser julgado?um dos pior presidente que o país ja teve o Armando Emelio Guebuza o autor da ematuam que nomeiou a Beatriz Buchir a cargo da PGR.sera que ela vai ter coragem de levantar a imunidade do guepato pra ser julgado?resistentes,as leis em moçambique so funciona pra os pobres.

Alson Changule Esses primeiro devem preocuparem s em organizar o estado da nossa nação,com os partidos politicos isso é simplesmente soupa,Bila esta aque a anos so hoje acharam k deviam fazer isso?Policia sem trabalho serio

Barao Boene Meu Estado ficando sério! espero que não seja uma representacão teatral

Abilio Manjate O governo está mesmo tchonado. Bila é peixe pequeno k Vive das brexas que os os tubarões criam.

Messias Sitoe Falta Guebuza e muitos outros

Francisco Maingue Jose oq aconteceu?

Alson Changule Esses ja deviam estar no Gungu,pagava mos pra ver brincadeiras deles

Alson Changule Sera que Bila equi troxe fome em Moz?aquredito qui existem mais culpados a vista, mais qui estão a ser pulados

Mulava ku hi khulumissa ntsem

Pedro Muana Bobo Bobo O Bila seria o ultimo a ser ouvido. Sr procuradora, pegue nos aqueles senhores que deixaram o cofre do estado todo vazio. Nao os conhece? kikikikikiki medo tomou conta. E todo azar cai para o Bilinho. Xe!

Salane Mario Falase d Bila? Guebuza chag e costavo mavei tao aonde?? TUBAROS NUMERO ((1))

Gimo Dos Nguenha Francisco O fim justifica os meio.

Francisco Maingue Jose oq aconteceu?

Vilanculos Cláudio Vilanculos Assim k a PGR começou com esse trabalho, devia recolher também o Guebuza, Manuel Chang e o próprio Nyusi!!

Ernesto Timbane Augusto Kual bila akele falado na t3


Alazio Garsson Mas quem è esse tal d Bila?

Andre Dimas um cidadao ali da T3...quando temos gente que robou no cofre do povo acircular livremente com direito a escolta e tudo nas ruas da cidade.

Eugenio Abilio Abibo Que haja justixa.

Samuel Bola Este país em governado por gatunos,como que nao vai haver tambem empresarios gatunos?o até o proprio governo protegem os empresarios gatunos.todos nós tesmunhamos o show of da policia no resgato do momade bachir sulemane,numa altura em que a interpol estava a caçar os tranficantes.tenho a maxima a certeza de a PGR dentro em breve vai receber as instruçoes para aponderar esta investigaçao.estamos no país onde a gatunos da primeira e gatunos da quinta.
Comentar

2 comentários:

Leo disse...

Bila esta a delapidar o Estado, inflacionando o custo das compras em 500% para beneficio proprio. Quantos mais medicamentos se poderia comprar se n existissem os Bilas. Deve ser investigado e responsabilizado. O Bebuza e Changue devem ser responsabilizados por terem levado a economia ao descalabro. Estamos sim num Estado sem governo de confianca e com carater, promove roubo dos fundos do estado, falta de responsabilizacao, promove investimentos que prejudicam o povo e nao criam valor. Quando o chefe do Estado convive com Bilas, que futuro podemos esperar. Estamos desamparados.

Unknown disse...

justiça foi feito pra os pobres,os que tem dinheiro brincam assim mesmo.