segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Podridão da justiça moçambicana (3)


3 hrs ·

Podridão da justiça moçambicana (3)

Hoje é terça-feira, dia que vos prometi que, incansavelmente, vos trarei algumas verdades sobre o quão putrefacta anda a justiça moçambicana. Episódios elucidativos sobre isso são tantos que mesmo 365 dias seriam poucos para revelá-los.

Como é do conhecimento de muitos, há pouco tempo houve o julgamento do académico Carlos Nuno Castel-Branco, em que ele foi absolvido por um jovem juiz de nome João Guilherme. Trouxe uma pequena lufada de ar puro à justiça moçambicana. Ele foi coerente e seguiu as leis, diferentemente de muitos magistrados lambe-botas que andam por ai aos magotes.

Lembram-se quem foi o advogado de Castel-Branco? Foi o juiz-conselheiro, João Trindade. Um antigo juiz que elaborava sentenças de chicotadas e penas altíssimas só por alguém ter sido encontrado com cinco litros de óleo, três quilos de farinha, duas barras de sabão e tantos supérfluos. Só por isto as pessoas eram condenadas em crime de açambarcamento de mercadoria e eram linchadas sem qualquer piedade.

João Trindade, segundo pessoas que lhe são próximas, não acredita em Deus. Ele teve no partido no poder o seu Deus. A sua defesa a Castel-Branco foi uma tentativa desesperada de lavar a sua imagem. No acto de defesa, até fez rasgados elogios ao juiz João Guilherme e recomendou-lhe para que credibilizasse a justiça moçambicana, ilibando o seu cliente. No entanto, não há-de ser por recomendação de João Trindade que Castel-Branco foi absolvido. O juiz interpretou a lei como deve ser , e o julgamento teve o desfecho que todos nós conhecemos.

É de conhecimento de muitos que Luís Mondlane, Norberto Carrilho e João Trindade nada fizeram para dignificar a justiça moçambicana. Eles aceleraram a sua podridão. São os principais culpados pelo estágio actual da nossa justiça.

Durante todos os anos que estiveram no Tribunal Supremo, transformaram esta instituição num verdadeiro cemitério de processos. Vejam que a expressão cemitério de processos, referindo-se ao Tribunal Supremo, até passou a constar do léxico dos advogados moçambicanos. Era inevitável pronuncia-la.

Luís Mondlane, Norberto Carrilho e João Trindade, estes três tiranos, aconchegaram-se no Tribunal Supremo vivendo do bom e do melhor às custas do escravizado povo moçambicano. Levavam décadas só para julgar um processo enquanto refastelavam-se com as mordomias pagas pelo bolso do pacato cidadão moçambicano.

Breve olhar à biografia de João Trindade. Ele nasceu na província da Zambézia. Entrou muito cedo para a magistratura e foi responsável por inúmeras sentenças que condenaram os nossos irmão à penas de chicotada. Teve um protagonismo inequívoco no encerramento da Faculdade de Direito, da Universidade Eduardo Mondlane.

João Trindade, porque ele já tinha o seu diploma em Direito, não queria ver nenhum moçambicano negro formado nesta área. Há-de ser curioso o que uma pessoa próxima de si uma vez me confessou: sempre que João Trindade elaborava uma dessas suas sentenças de chicotada, promovia festanças em sua casa. Era o bacalhau e vinhos importados e ligava aos camaradas para lhes pôr a par da boa nova.

Não restam dúvidas de que ele é um dos principais responsáveis pelo estado lastimável em que se encontra a nossa justiça.

Quando era presidente do Tribunal Popular Provincial de Maputo, apregoava aos seus colegas de profissão que Deus não existe. Deus é o partido no poder e que esse da bíblia não passa de uma mera invenção do homem. Era um autêntico ateu.

Uma pergunta directa a João Trindade. Recorda-se o senhor quando estava no Tribunal Popular Provincial de Maputo que a empresa ENAFRIO ofereceu muitos aparelhos de ar condicionado para coloca-los nos gabinetes dos magistrados?

Sabem o que este senhor fez? Colocou um no seu gabinete e os restantes deixou enferrujar até a total destruição. Ninguém merecia ter um ar condicionado além dele. Este senhor é um carrasco!

Tenho cá comigo quase 50 sentenças elaboradas por João Trindade. Reafirmo que este senhor é um dos responsáveis pela putrefacção da nossa justiça.

Luís Mondlane vs Gulamo Nabi

Gulamo Nabi era um jovem comerciante de 31 anos de idade, casado, pai de duas filhas e de nacionalidade moçambicana. Tinha um motorista de nome Zacarias Ibrahimo Chitará, também de 31 anos de idade, solteiro, nacionalidade moçambicana.

Na altura, Gulamo Nabi dedicava-se à venda de mobílias e tinha a sua própria loja. Foram tempos difíceis e teve que arranjar um negócio alternativo para o seu sustento e dos seus. Julgou que fosse oportuno dedicar-se à venda de camarão e comercializava-o na Swazilândia e África do Sul.

Foi nessa altura que adquiriu uma pequena camioneta para ajudar no transporte da sua mercadoria. Sempre que vendesse o camarão, comprava vídeos- cassete e reprodutores para viaturas para revendê-los em Moçambique. Não era um negócio lucrativo. Era meramente uma forma de sobrevivência.

O seu negócio circunscrevia-se em algumas caixas que nem totalizavam 40 quilos. Nessa altura, havia um grupo forte de traficantes de camarão que o vendiam em diversos países europeus, a partir da Beira. Eram pessoas ligadas à nomenklatura e eram consideradas verdadeiros tubarões.

Algumas pessoas mais velhas ainda recordam-se disso pois nessa altura o escândalo do tráfico do camarão despoletou e foi apelidado de “caso das malas frias”, em virtude de o camarão contrabandeado ser transportado disfarçado dentro das malas. O mercado principal era Portugal e outros países europeus.

Contudo, em Moçambique, como é do conhecimento de muitos, os verdadeiros tubarões nunca são presos. Peixe miúdo é que sofre inocentemente. Numa data qualquer de 1983, a Polícia moçambicana na fronteira de Namaacha recebeu uma denúncia de que alguém iria passar dali com o camarão para vendê-lo na vizinha Swazilândia. Foi nesse dia que o motorista de Gulamo Nabi foi preso e com ele foram encontrados 20 caixinhas que nem totalizavam 40 quilos de camarão.

O responsável pela denúncia? Foi uma senhora chamada Fátima Razaco, mãe da testemunha-chave do processo Carlos Cardoso, o Dudú, pessoa que contou sete versões diferentes sobre os mesmos factos.

Quando Chitará foi detido, ele confessou que o dono da mercadoria era Gulamo Nabi. Mais tarde este também foi preso. Ele, durante o interrogatório, disse que o camarão lhe pertencia e que o guardava na Pescom. Confessou ainda que pelo camarão ganhava qualquer coisa como 50 a 250 contos. Esses 250 contos comprava vídeos-cassete na África do Sul para vir vender em Moçambique por 300 contos.

Confessou ainda que era detentor de uma conta na África do Sul que tinha somente 360 rands. Negou que alguma vez haja contrabandeado camarão para qualquer país europeu e que tudo não passava de uma mentira monstruosa só para o incriminarem. O seu interrogatório era dirigido por Sérgio Vieira.

Porque haviam ordens para incriminar qualquer pessoa que fosse, sobretudo quando de um monhé se tratasse, encontraram em Gulamo Nabi o bode expiatório, e os verdadeiros culpados ficaram de fora. Gulamo Nabi foi levado para a cadeia da BO e esteve no pavilhão 3 cela número 2.

Em Janeiro de 1983, houve mudanças de juízes no Tribunal Militar Revolucionário. Foi quando Luís Mondlane foi escolhido a dedo para lá e exactamente para condenar Gulamo Nabi à pena de morte por fuzilamento.

Nos dias 25, 26 e 29 de Março e 1 de Abril houve julgamento e o Major Luís Mondlane condenou Gulano Nabi a pena de fuzilamento e ao seu motorista Chitará a 12 anos de prisão e 45 chicotadas. Na altura, Indira Ghandi, o Governo Britânico, o Papa de lá do Vaticano, a Comunidade Muçulmana de Portugal e Inglaterra, a Comunidade Ismaelita da França e muitos outros interessados com a causa, pediram ao Governo moçambicano para que concedesse clemência a Gulamo Nabi e que comutasse a sua pena em prisão perpétua.

Nessa altura, Luís Mondlane, o mesmo senhor que ainda continua vivo e está a viver às custas do povo moçambicano, manipulou o processo e deu informações falsas ao falecido Presidente Samora Machel de que Gulamo Nabi era culpado e que era um verdadeiro tubarão que contrabandeava camarão para Europa. Disse ainda que ele era detentor de constas bancárias robustas em Portugal e Inglaterra, factos que jamais foram provados.

Luís Mondlane mentiu para proteger os verdadeiros culpados. Algumas pessoas pensam que Samora Machel é que esteve por detrás da monstruosa condenação de Gulamo Nabi, mas não é verdade. Houve mão esperta de Luís Mondlane para manipular o processo, do mesmo jeito que foi manipulado o processo Carlos Cardoso para condenar inocentes e deixar os verdadeiros culpados de fora. Não foi assim que Nyimpine Chissano escapou a prisão?

Morte de Gulamo Nabi

No dia 9 de Abril de 1983 um contingente policial irrompeu pela cela adentro de Gulamo Nabi. Eram 5 horas da manhã. Gulamo Nabi estava ainda a dormir. Sacudiram-no para que acordasse e uma palavra imperativa soou: “Vamos”, ordenaram. “Vão me matar agora?”, perguntou Gulamo Nabi. “Não”, responderam-lhe. Mesmo assim ele pediu: “Dêem-me três minutos para rezar, por favor”. Os seus algozes negaram-lhe o seu último pedido e foi arrastado dali para fora. Havia um camião já estacionado do lado de fora. Foi nele que Gulamo Nabi foi transportado directamente para a lixeira de Hulene.

Lá estavam presentes o presidente do Conselho Executivo da Cidade de Maputo, Gaspar Zimba, estruturas do partido, grupos dinamizadores e uma banda militar a tocar músicas revolucionárias (do comunismo). Para além de Gulamo Nabi, naquela data foram fuzilados outros cinco presos. Gulamo Nabi foi metralhado entre lágrimas a gritar ALLAH! ALLAH!

Os gritos de Gulamo Nabi eram abafados pelas canções revolucionárias. Aquelas de que todos se recordam e que eram amiudamente cantadas em qualquer evento, no tempo do repolho. Tempos tristes e que marcaram a nação moçambicana de forma indelevelmente horrorosa. Havendo algumas pessoas- como Luís Mondlane-, que no meio de tanto desespero colectivo olhavam para o seu umbigo. Para vantagens individuais.

Assim terminava a vida de um pacato cidadão, condenado por indivíduos mesquinhos só para satisfazerem a sua ambição. Eu, Nini Satar, denuncio estas atrocidades para que nenhum outro juiz moçambicano enverede pelo mesmo caminho que o de Luís Mondlane.

Tenho tantas histórias destes juízes que um ano inteiro a escrever seria pouco. Era bom que um dia, um deles resolvesse me responder. Pode ser nas páginas dos jornais ou mesmo no meu facebook. Seria um confronto interessante e um oxigénio salutar para que mais coisas revelasse sobre estes tiranos. Até a próxima.

Nini Satar


121 people like this.
Comments

Grazie Eagle Eye Ferropova Deu me um nó no estomago ler esta historia. Que grande injustica!

Elvino Atanasio A historia é muito triste Estes Sao grandes malandros gatunos do povo moçambicano, incompetentes.

Armindo Silva Tomas Tomas É triste esta história,assassinos!
A luta continua!!!

Arlindo Chibebe É de arrepiar...

Natalia Sebastiao Sebastiao Oi nini acompanho sempre seus desabafos e denuncias nas redes sociais e confesso k sao muito interessantes ate pk revelam acontecimentos k se deram antes mxm de eu nascer e acredito k outras geracoes tbem adorariam saber desssas verdades.ja pensaste em escrever um livro sobre td ixo? Seria de grande valia.

Alberto Marcos CH A justiça maior será a divina..

Cofe Emanuel Vilanculos mas estas sentenças não eram feitas com base na lei?.

Atumane Muenhe Muenhe Afinal foi assim? Libertar o pais p maltratar o seu povo?.

RicoBoss Nhantumbo Esses srs nao merecem viver entre nos pois sao autenticos monstros.

Nelson Daude Malandros esses gajos pá !.

Gabriel Pinto E isso que queremos ouvir de um patriota,ilucidarnos acerca da justica mocambicana,keep going.

Elizabeth Valente Timane muito triste essa historia.

Carlos Nhatave Triste Nini.

Helio Isaias Meu Deus.

Jose Chirruco No na garganta. A verdade está caindo como caju.


Joaquim Roque Muito triste.

Unay Cambuma " Recorda-se o senhor quando estava no Tribunal Popular Provincial de Maputo que a empresa ENAFRIO ofereceu muitos aparelhos de ar condicionado para coloca-los nos gabinetes dos magistrados? Sabem o que este senhor fez? Colocou um no seu gabinete e os restantes deixou enferrujar até a total destruição. Ninguém merecia ter um ar condicionado além dele. Este senhor é um carrasco!" Kikikiki este Trindade era um retogrado de pior espécie. Coisas de vergonha..

Unay Cambuma Mas o post conta histórias muito tristes. O Gulamo Nabi foi morto do mesmo modo que Urias Simango, Lazaro Nkavandame. Joana Simeão, etc. Muita gente nao conhece bem o que a frelimo. A frelimo e uma organizacao terrorrista tal como os Khmer vermelhos do Cambodja.

Ernestino Candido Albino querem apagar o dhlakha agora.


Azam Satar PG O mundo esta mal pra o pior..forsa ai nini Deus te Abençoe.

Artur Luis Rafael Rafael Como diz meu nigga Boss AC " O julgamento final está a caminho serão punidos pelo castigo de vino"...

Vieira Vieira Otílio 

Uma história deveras triste. Cresci pensando que Samora mandou matar GULAMO NABI quando na verdade pessoa de carácter HITLERIANA está por detrás desta monstruosidade. Mentiu ao meu PRESIDENTE, mentiram para a história deste País e mentiram também paraa Comunidade Internacional. Tenho nojo de LUÍS MONDLANE e seus ideais.Obrigado NINI SATAR por tirar de mim essa ignorância de décadas a respeito da morte de GULAMO NABI.

Mouzinho Zacarias As razões luta da Renamo durante a guerra dos 16 anos eram justas.

Romao Amaio Mano nini da para perceberes k o diabo é a pessoa em vida e tem poderes.....tudo isto era para satisfazer apetites pessoais...tenha uma 3feira.

Xavier Antonio Caros compatriotas, esses senhores e mais outros são instrumentos do regime, podem ter exagerados nas suas actuações, mas nada inventaram, estavam e como outros hoje ao serviço do regime. O que devemos ter em mente é que enquanto esse regime continuar haverá muitos desses que por pão e pela obediência passarão por cima de tudo e todos.
Perdoem-lhes, estão ao serviço de alguns.
Mas, é bom saber porque enriquece a nossa história e mostra que aqueles que tombaram na luta contra a ditadura não o fizeram em vão. Embora haja muita ingratidão por parte de alguns ignorantes.



Unay Cambuma Muita gente pensa a frelimo libertou patria nenhuma. A frelimo somente vivia no Mato nao ocupou nenhum distrito ou vila. A Renamo sim ocupou varias vilas e 85% do pais e a frelimo so actuou maia em cabo delgado, niassa e um pouquinho Tete,, o resto eram acções banditescas isoladas. Ha uma super operação dos portugues contra a frelimo chamada "operação Zeta" realiza nos Pantanos de Mualabage em perto do rio Rovuma. A frelimo foi trucidada e posta em debandada e milhares de guerrilheiros foram capturadas bem como grandes quantidades de material belico.

Dulobo Dulodo Hehehe trindade k crueldade.

Comatiporte Jaimito o povo tava numa escravatura moderna, ainda estamos sendo escravizados pelos tiranos, ja basta.

Unay Cambuma A frelimo tomou o poder a forca e violou os acordiz de lusaka que preconizava que todos os partidos fizessem parte da governacao e que se organizassem eleições mas a frelimo matou e perseguiu todos os seus opositores. Foi assim qus foram assassinados Urias Simango, Joana Simeao, etc.

Sulemane Gulamo Esses são brutos de Moçambique.

Unay Cambuma Meu caro Nini nao falta muito para denunciares a podridão da justiça e juízes desta república de bananas em programas de Tv e jornais. A revolução vem ai.

Mano DU Histórias interessantes... apenas pecam por serem somente histórias.

O que se está aqui a falar, já é de conhecimento público. Provas que são boas, ninguém apresenta. Nem quem a conta em primeira mão.

Andre Jorge Deus ira fazer a justiça é so aguardarmos.

Jamal Machane Frelimo fora do puder..

Bicausse Matias Deus tem poder..

Unay Cambuma Samora Machel nao foi ninguém, era um fraco e cobarde e tinha medo ir combater. Uma vez foi mandado chamboquear por Filipe Samuel Magaia por isso Samora atribui se a patente de Marechal enquanto nao passava de um mabulaniutxi..

Amadssen Veterano Assassinos, bandidos. Tanta maldade no coração.

Zitha Motor Enquanto existir Deus tds irao cair.

Amadssen Veterano Como se sentem os filhos desses senhores hoje a ouvir essas verdades?.

Aissa Aly Triste, que ALLAH conceda janat a Todos que foram mortos enquanto eram inocentes. Cá se faz cá se paga, um dia vam pagar pela maldade k fizeram..

Ernestino Candido Albino Sinceramente meu irmao isso e triste , mas tudo tem seu tempo um dia ele reconhecera a Deus e vai responder por tudo isso . quanto ao resto dessa cupula nao querem sair do poder porque sabem que tudo vai dar a cadeia.

Xavier Antonio Caros compatriotas, alguem perguntava como os filhos deles se sentem? Certamente que sentem-se mal, nem todos apoiam o que seus pais fizeram, mas não deixam de ter aquele amor do filho para o pai. Podem ser bons pais.
Eu olho para eles como instrumentos do regime, eles como executores são mais condenados por terem usados os seus conhecimentos ao serviço do regime. As sentenças que elaboravam baseavam-se na lei.
O principal instrumento do regime é o homem: o jurista, o filosofo, o militar, o professor, o médico... Por exemplo, em que categoria enquadram o soldado que accionou gatilho para atirar Gulamo Nabi? O juiz que condenou Nelson Mandela? O sipaio que actuava a mando do regime colonial português?
Hoje o fazem? Não, porque o regime caiu.
Não se preocupem pelo incomodo dos frutos de uma árvore, porque enquanto a árvore existir eles existirão, deitem a baixo a árvore, jamais sentirão incomodo dos seus frutos.

Ernestino Candido Albino sabias palavras.


Amancio Benedito Rebelo Florencio O caráter de um Homem, independe de se acredita ou não em Deus. Alias agnóstico também acreditam em alguma coisa pena foi deste acreditar no partido!

Simon Cossa Eh pesado isso!

Daniel Sabao Assunto.

Paulo Rapaz Nao aquentei com este enredo. Tentei mas em vao conter as lagrimas que me sulgam a face. Lembro me bem desta historia como se se desse ontem ou mesmo agora. O ORGULHO DA FRELIMO = MISERIA EM TODA PARTE. Novos e espertos colonos indigenas. Inteligente e mafiosamente, afastaram o colono branco para o substituirem MAL e na PIOR.

Octávio Zimbico Muito triste isto. Causa-nos muita revolta!

Unay Cambuma Muito chocante sinceramente pah. Frelimo e um lixo.

Unay Cambuma " Lá estavam presentes o presidente do Conselho Executivo da Cidade de Maputo, Gaspar Zimba, estruturas do partido, grupos dinamizadores e uma banda militar a tocar músicas revolucionárias (do comunismo). Para além de Gulamo Nabi, naquela data foram fuzilados outros cinco presos. Gulamo Nabi foi metralhado entre lágrimas a gritar ALLAH! ALLAH!"

Celso Simbine Coisas triste da pérola do indico eu gostaria que as pessoas que cometeram esses erros por qualquer motivo mostrem arrependimento e peçam perdão a Deus aos familiares e povo moçambicano que almas desses irmãos inocentes descanse em paz.

Numan Wane Eu me lembro muito bem desse dia,pois vi com meus próprios olhos isso.

Octávio Zimbico Muita gente inocente foi fuzilada e humilhada durante o comunismo. Na verdade foi o comunismo que nos levou ao abismo. Ate agora Mocambique nao tem pernas para andar porque nao tem bases do que fazer.

Paulo Muchanga Lamento muito.

Themba Wanela E triste só k o tempo passa. Vergonha os filhos e netos d senhor luis.

Elcidio Alberto Maleane Agora vamos corrigir mas surge uma kestao, como?.

Domingos Bernardo Chaves Otempo vai responder.

Paulo Muchanga E verdade. Os investimentos de longo prazo, demoram capitalizar se.

Sem comentários: