quarta-feira, 25 de novembro de 2015

OTAN convoca reunião sobre incidente com avião russo Su-24




curtimos este post
Por Redação, com Sputnik Brasil – de Moscou:
A OTAN convocou uma reunião extraordinária do Conselho do Atlântico Norte para esta terça-feira, a nível de embaixadores após o incidente com o avião russo Su-24, derrubado pela Turquia na Síria, revelou à agência russa de notícias Sputnik um representante da aliança.
 O Conselho do Atlântico Norte é a mais alta instância política da aliança.


O avião russo Su-24 foi derrubado na manha desta terça-feira na Síria

O avião russo Su-24 foi derrubado na manha desta terça-feira na Síria

– A reunião do Conselho do Atlântico Norte deve ser realizada no final da tarde desta terça-feira a pedido da Turquia” – disse o porta-voz, destacando que “até o momento não foi previsto nenhum evento para a imprensa”.
O avião russo Su-24 foi derrubado na manha desta terça-feira na Síria, próximo à fronteira da Turquia. O lado turco afirma que a aeronave havia violado o espaço aéreo do seu país e que a mesma foi avisada antes de ser derrubada.
O Ministério da Defesa da Rússia, por sua vez, garantiu ter provas objetivas de que o avião não violou o espaço aéreo turco e realizava o voo estritamente sobre o território sírio.
O incidente foi tratado como uma “provocação internacional” pelo Conselho da Federação (câmara alta do parlamento russo). Enquanto isso, Kremlin pediu para que não fossem feitas suposições prematuras antes de uma apuração mais completa dos fatos.
‘Golpe nas costas’
O presidente da Rússia comentou a catástrofe que aconteceu na manhã desta terça-feira na Síria.
– O incidente com Su-24 russo está fora da luta convencional contra o terrorismo – disse.
Segundo líder russo o avião foi abatido sobre o território sírio por um avião turco.
– O avião russo Su-24 foi abatido por um míssil ar-ar (a partir de um) avião turco – declarou o presidente da Rússia.
Segundo Putin, nem pilotos russos, nem o avião ameaçavam a Turquia, “é óbvio”, disse.
O presidente sublinhou que “o avião estava desempenhando o papel direto de combate contra o Estado Islâmico por meio de ataques contra terroristas”.
O presidente destacou que o avião russo foi atacado na Síria, em 1 km da fronteira com a Turquia, mas caiu em 4 km.
– A tragédia do avião russo na Síria terá consequências sérias para as relações entre Moscou e Ancara – declarou Putin.
– A Turquia, em vez de estabelecer contatos com a Rússia imediatamente após o incidente do Su-24, se dirigiu à OTAN, como se tivesse sido abatido um avião deles – disse.
De acordo com Putin, a Rússia “não só tem tratado a Turquia como um país vizinho, mas também como país amigável. Não sei quem precisou disso, mas não fomos nós”.
Estas declarações foram feitas durante a reunião de Putin com o rei da Jordânia, Abdullah II bin Al-Hussein.Estas declarações foram feitas durante a reunião de Putin com o rei da Jordânia, Abdullah II bin Al-Hussein.
O avião militar russo Su-24 acidentou no território sírio, os dois pilotos conseguiram catapultar-se, mas o seu destino continua sendo investigado.
O Ministério da Defesa russo confirmou a queda do avião num comunicado e declarou que o avião não violou o espaço aéreo turco e que estava estritamente no território sírio.
A OTAN fará em breve uma declaração devido ao incidente do avião militar russo na Síria, disse uma fonte na Aliança à agência noticiosa russa RIA Novosti.
Guerra eletrônica
A Rússia pode começar a usar meios de guerra eletrônica no espaço aéreo sírio para proteger os seus pilotos, disse general Yevgeny Buzhinsky.
A Rússia será obrigada a usar na Síria meios de combate radioeletrônico e usar aviões de missões especiais para prevenir incidentes parecidos com o que aconteceu na fronteira entre a Síria e a Turquia e assegurar voos seguros dos bombardeiros russos, disse o general Yevgeny Buzhinsky, ex-oficial do Ministério da Defesa russo.
– Quanto às consequências que este incidente terá para o decorrer da operação [russa] no futuro, penso que os nossos pilotos prestarão mais atenção e, se os turcos continuarem comportar-se do mesmo modo, a Rússia será obrigada a usar meios de neutralização radioeletrônica e guerra eletrônica, bem como e usar aviões de missões especiais para proteger os nossos pilotos contra disparos de mísseis – afirmou o general.
Buzhinsky acrescentou que os meios de controle permitem determinar como e onde foi abatido o bombardeiro russo, excluindo divergências em relação a esta questão.

Sem comentários: