sábado, 21 de novembro de 2015

O Terrorismo também tem os dias contados em Moçambique




Apenas quando o estado tiver recolhido todas as armas de fogo, e artefactos de guerra em mãos alheias, teremos a paz e a estabilidade democrática asseguradas no país.O cidadão independente do seu quadrante político,tem o direito cívico de apoiar as FDS nesta nobre missão nacional, em que esta subjacente à luta contra o crime, e protecção do  desenvolvimento económico.
Tem havido muito ruído sobre a crise política com origem de diferentes opiniões, algumas das quais susceptiveis de confundir o cidadão menos atencioso.Li obervações de um analista, afirmando que por ter uma base de apoio ampla, a Renamo não pode ser vencida militarmente,tal como os colonialistas não foram capazes de vencer a guerrilha da Frelimo, e por aí adiante.
Quanto a mim, a questão que se põe é se a Renamo é uma oposição legítima,ou uma organização terrorista?Se é uma oposição legítima deve abandonar as armas.
O desarmamento compulsivo da Renamo a cargo das FDS deve continuar até à recolha da última arma.Conforme salientou o presidente da República Filipe Nyusi `` É às Forças de Defesa e Segurança que recai a responsabilidade exclusiva de usar as armas para a Defesa dos interesses Nacionais``.
A premissa duma paz duradoura e do crescimento económico sustentável para Moçambique, passam necessariamente pelo desarmamento da Renamo, embora me pareça que a autoridade do estado nesta matéria vem um pouco tardia, mas à tempo de corrigir danos maiores.
Numa democracia há lugar para todas as idéias, no entanto ao analista faltou-lhe dizer que Moçambique é um estado de direito democrático, com um governo legitimado pelo voto popular.Este analista, pressupõe que a Renamo por sentir ter uma base ampla de apoio, pode fazer o que lhe der na raríssima gana, incluindo tentar subverter a ordem constitucional, usar mediadores estrangeiros para trazer de volta o colonialismo, com a sua Nato,...E tudo por se supôr que o estado moçambicano está fragilizado? !....
A asserção parece coincidir com a assumpção do deputado da Renamo, e membro da Comissão Permanente da Assembleia da República (AR), Manuel Bissopo, quando recentemente no parlamento disse que a sua formação política não vai entregar as armas, que se encontram ilegalmente na sua posse. Ele ainda se atreveu em tom de desafio a acrescentar ``de que o governo não tem capacidade militar de desarmar a Renamo.
Como se pode ver por estas palavras, o compromisso da Renamo com a democracia é zero. Numa primeira abordagem, vê-se que a natureza das idéias professadas, referem-se à sua radicalização, e consequentemente, às diversas estratégias para as fazer valer na prática. Bissop assume que o desafio lançado não é de hoje, mas remonta desde a independência contra a soberania nacional, e seus sucessivos governos.Uma guerra que muda de tácticas consoante o timing, um vício de guerra,que nem a democracia conseguiu desmontar.
Findos os meios pacíficos de resolução de controvérsias, o Estado soberano pelo desinteresse da parte adversa em resolver a obrigação, adoptou meios coercivos para solucionar o conflito.Compete pois o governo defender o estado, usando os meios ao seu alcance para manter a paz e o desenvolvimento.
Lembro aqui os ataques terroristas na EN 1, com vários mortos, perdas afectivas irreparáveis, tal como em Paris.Que mal fizeram os moçambicanos que foram mortos quando iam trabalhar para o bem das suas famílias, e os inocentes mortos em Franca? Sempre que a Renamo atacou as 
FDS, matou cidadãos inocentes, ou destruíu infraestruturas económicas privadas ou do estado, foi um tiro ao estado que somos todos nós.
Como alguém lembrou e bem, em citar Max Weber um dos fundadores da sociologia moderna, que sobre o dever do estado nesta matéria diz:
O Estado é uma organização que conta com o monopólio da violência legítima, pelo que dispõe de instituições, como as forças armadas, a polícia e os tribunais, pelo facto de assumir as funções de governo, defesa, segurança e justiça, entre outras, num determinado território. O Estado de direito é aquele que enfoca a sua organização, na divisão de poderes (Executivo, Legislativo e Judicial).
A meu ver Manuel  Bissopo aproveitou o seu momento  no hemicíclo, para transmitir a última visão regressiva, e toda a matriz de violência, adoptada da Renamo desde a sua fundação, na sua longa caminhada a ver se derruba o governo de Moçambique.Foi um acto de desespero que lhe podia sair caro.A imunidade parlamentar poderia ser-lhe retirada, por ordem da Procuradoria da República,  e detido,...Não foi!? Uma pena, fica para próxima. É que toda esta atitude de guerrilha tem tido custos económico-financeiros, elevados para o país e para a saúde da democracia. E' incrível o ódio que o Dlhakama e este Bissopo tem pela constituição!!
Eles juraram defender a constituição, mas passam a vida a violar a Lei mãe, até que esta fale a linguagem que eles querem!! desespero no auge: Dlhakama como Bissopo agitam ao povo a bandeira da revisão constitucional (para que fique moldada às vontades autarquias provinciais), numa operação cirúrgica extraordinária,esquecendo-se de dizer aos apaniguados, que sem 2/3 da assembleia da República não pode, como eles bem o sabem, só que não o dizem,.... O seu objectivo é pura agitação de incendiário em desespero de causa.
Dlhakama e Bissopo são grandes comediantes, mas o tempo da comédia acabou. Volto a afirmar, a comedia tem custado muito caro ao estado, e ao povo moçambicano. É urgente  imprimir a normalidade ao funcionamento democrático do país,eliminando focos de instabilidade, criados pela presença no terreno da milícia armada da Renamo. A actual crise política é alimentada de forças contrárias à vontade do eleitorado,da constituição da república, e movida por interesses neocolonistas contrários à vontade dos moçambicanos.Portanto não existe no plano de direito matéria de conflito.Tudo indica ser a continuação de uma guerra, movida contra o estado moçambicano desde 25 de Junho de 1975.
Resumindo, até ao presente a Renamo interessa transvestir a ordem política constitucional vigente,domesticar a sociedade pelo medo, até que esta se voltasse contra o governo.Contudo a idea de que alguém com uma arma podia aterrorizar uma povoação inteira para fins políticos,certamente acabou, devido a uma conjuntura política e militar, alterada pelo pragmatismo do presidente Nyusi, e por ser essa a vontade política nacional.
Desactivar a milícia da Renamo é um imperativo nacional, por esta se encontrar fora da lei, e constituir uma ameaça à estabilidade política económica, que tanto custou sedimentar.Por outro lado é dificil digerir haver uma idéia cristalizada em alguns segmentos da sociedade, de que as FDS não têm capacidade de neutralizar em definitivo as forças residuais da  Renamo.A verdade é que a  Renamo já não tem desculpas para manter homens armados agarrado ao AGP há muito prescrito, ou ao Acordo para Cessação das Hostilidades.O tempo das matreirices esgotou.A autoridade do estado nesta matéria nunca esteve em causa,era apenas uma questão de relógio.O que faltaria talvez fosse o timing adequado, e os meios que neste momento parecem transbordar.
Moçambique é um Estado unitário e indivisível.E Viva as FDS de Moçambique!..
Unidade Nacional, Paz e Progresso
PS. Como autor do texto reservo-me no direito legal, de não permitir que o texto seja reproduzido parcialmente ou na integra na rede social, na ferramenta de busca google poroutra fonte , ou blog que não seja o Jornal Domingo.
A violação do acima referido reserva-me o direito perante a Lei, assim como  ao jornal domingo,  a instauração de  uma acção judicial com direito a reparos agravados contra o prevaricador.
Inácio Natividade

Caros Muanambua e
Muzai
Sempre encantado com as vossas analises. Nao ha duvida que a Frelimo dirigida por asnos que nao aprendem novas licoes andam por ai a passar mal e humilhados e noites sem sono quando lem o que nos outros escrevemos. Estes burros nao imaginavam, e ate entao nao imaginam, que haja mocambicanos com a capacidade de analisar a situacao e de ver toda a burrice do que o aparelho frelimiano e. Lhes inquietam que todos nos nao sejamos do nivel de asnos como eles ou como o dos seus comparsas politicos da Renamo que sempre perdem tempo com aspectos de acontecimentos ultrapassados como agora tentam montar uma investigacao sobre as emboscadas que foram montadas contra o Afonso Dhlakama em vez de dizer ao povo que tanto se manifestou em publico em seu apoio o que se passa com ele. So se limitam em dizer que ele esta bom em comunicacao com os seus homens e, em fim, comer e beber, o tiri tintim passear na rua....
Manambua falou bem e bem mesmo. Eu nunca admirei a Frelimo no quadro de capacidade militar. Nunca realmente houve genio militar na Frelimo e o general chingondo Zeca Caliate vem explicando porque numa organisacao que sob Machel, depois do assassinato do comandante Samuel Felipe Magaia, so se preocupou em perseguir e liquidar homens com talentos militares nao podia haver pessoas a demonstrar talentos militares.
Os grandes homens com nomes mencionados como herois nao eram realmente herois no campo da batalha. Eram herois da execucao dos planos do Machel de perseguir e eliminar qualquer militar e militante da Frelimo de que Machel desconfiava ter talentos e no qual via ameaca ao seu poder e qualquer homem que falasse a vontade sem se aperceber que o terorista Machel nao queria aquilo.
Neste quadro de assassinos sobressairam o patricida Joaquim Chipande, Sebastiao Mabote, Jose Moiane, Bonifacio Gruveta, o tal Pelembe, duma certa maneira Candido Mondlane que Machel depois desgracou, Armando Panguene, Pachinuapa e os nao militares Chissano, Guebuza, Marcelino dos Santos, o diminutivo e altamente assassino Sergio Vieira e outros. Dai que a Frelimo era na verdade batida pelos milicianos portugueses e a boa sorte dos gajos foi que nem Salazar nem Caetano deu permissao aos generais, principalmente ao Kaulza de Arriaga que queria attacar "bases terroristas na Tanzania e na Zambia." Se tal tivesse acontecido, a historia da organisacao chamada Frelimo teria sido a outra.
Obviamente aqueles inglesinhos do Ian Smith era uma outra historia. Nao so que derrotaram a Frelimo, mas tambem derrotaram a Zambia e ate humilharam Angola com um ataque aereo de bombardeiros Canberras e Bucanneers do fabrico britanico a uma base da Zapu de Joshua Nkomo em Angola.
Ironicamente, foi a vitoria das forcas do Ian Smith contra a Frelimo que se tornou na vitoria do Robert Mugabe. Vendo se totalmente derrotado, Machel declarou a guerra contra o tal regime ilegal da Rodesia para o ingles ver que o seu regime tinha a coragem para enfrentar os rodesianos. Quando encarado pela dura realidade da sua derrota, Machel viu-se com uma saida de encorajar e empurrar o Robert Mugabe para as negociacoes e para acabar a guerra na Rodesia atraves de negociacoes com o regeme Smith-Muzorewa sob tutelagem da Gra-Bretanha (Grau-Bretanha segundo o Machel) enquanto que o Mugabe sonhava em lutar ate ao fim e entrar triunfantemente em Salisburia.
A Renamo chamboqueou nos gajos da Frelimo, nos macomrades do Mugabe, na soldadesca tanzaniana, nos russos e cubanos que ajudavam o regime machel-chissano. Mas so que infelizmente, a Renamo sob o grande Dhlakama actuava sem um plano de visao militar ou seja uma definicao do proposito da luta -- coisa que fez com que Dhlakama actuando com estrangeiros e recusando a visao dos ses proprios homens entregasse a vitoria da Renamo a Frelimo numa bandeja de pau negro. Dai que ele proprio, por falta de visao, termina espesinhado pela Frelimo e talvez ja liquidado pela organisacao terrorista.
Nunca travar uma guerra sem o proposito de ganha-la como Dhlakama anadava a fazer durante 16 anos visto que estrangeiros andavam a lhe dizer para nao esmagar os seus irmaos da Frelimo.
Quando a Frelimo comecou a estar arrasca da Renamo para negociar, em vez de incrementar as operacos com vista a derrubar o regime terrorista da Frelimo, ele, Dhlakama portanto, decidiu diminuir a intensidade da guerra. Garanto que se tivesse a Renano a mendigar pela paz, a Frelimo teria incrementado a guerra com a finalidade de derrotar a Renamo. Assim, foi e era o pobre do Afonso Dhlakama cujos paradeiros ninguem sabe ou conhece.
2

Mano Moises
Caro mananbua

O Nyusi, desta feita, caiu na real, não só porque os meninos do facebook e as Mariazinha estão a morrer sabe-se de fontes não questionáveis que tem sido um tremendo erro perseguir os homens da Renamo, na verdade o que acontece é que os meninos do facebook que cresceram a ver Rambo, Chook Norris e Shewartzneger, nunca tinham sentido o cheiro da pólvora in loco, enquanto treinavam confundiam a pólvora dos paixões “fogo de artificio”, na hora da verdade eles perceberam quão diferente é o vinho da agua, lá se morre de verdade e não como nos filmes onde num filme morres mas noutro você reaparece vivinho.
Os meninos ao constatarem que na vida real se morre uma vez começaram a questionar a razão pela qual estão a morrer e não tem se quer uma única resposta logica se não a de que quando o presidente da república quer, vocês devem morrer, ai vem a pergunta de 1.000.000,00 de USD, afinal quem e o patrão? Consta que alguns perguntaram porque é que aqueles meninos bem nutridos e fortes do Presidente Nyusi não estão na tropa? Eles são formosos, e com reservas energéticas bastante se considerarmos que as banhas são reservas calóricas que com exercícios físicos podem desaparecer, existe a maior estupidez dos governantes que e a de se julgarem os DEUSES ca da terra, dai entenderem que tem livre passe para matarem-nos do jeito que quiserem, torrados, decapitados, baleados, desaparecendo simplesmente do mundo e outras formas hediondas que o só o SV pode explicar bem.
Bem dia mano Moises, que o Nyusi caiu na real mais uma vez a bala saiu pela culatra, os resultados n ao podiam animar uma mente sã pois o planificado deu para torto, morrem mais soldados do governo frelimiano do que da RENAMO, alias este tem sido a realidade desde 1977, pelo que nada de novo veio a tona.
Só não sei quem, mas, alguém acordou o Nyusi e lhe lembrou que ele é diferente dos macambúzios de naxingueia pelo que lhe caberá o direito a um julgamento em Moçambique ou em fóruns internacionais pois tiveram lugar crimes contra humanidade e nós testemunhamos, assim, talvez o Sr. ABELHA/NYUSI esteja a tentar minimizar os crimes buscando agora uma solução alternativa a guerra que e a do dialogo.
Porem lembro-me de uma menina chamada Ivone Soares que perguntou e alto e bom-tom “quem ousara desarmar os homens da Renamo?” ela ainda terminou dizendo “ vamos parar com essas brincadeiras”, essa menina sabia o que estava a dizer e tinha toda razão quem mesmo? Poderá desarmar os rangers da RENAMO?
Os últimos relatos mostram que quem esta a sofrer é a Frelimo, e então? Bem! Vamos dizer que vale mais tarde que nunca, a fórmula Savimbe não tem espaço em Moçambique porque os Ranger são os Ranger e angola não teve nada igual.
Bom fim de semana família mocambicana.
Khanga Hanha Muzai


3
nicolau said...

já era sem tempo. Esta medida era a esperada pelo povo moçambicano que augura a paz, que não quer ver os moçambicanos a se matarem. Bem aja a medida tomada pela S.Excia Sr Presidente da Republica Sr Filipe jacinto Nyusi.
4
Manambua said...

O problema da Frelimo foi sempre esse. A sua enorme incapacidade militar. Desde a guerra colonial, onde um exército composto maioritariamente por milicianos de outras terras, portanto longe de casa e sem entender muito bem o que faziam ali, era capaz de se enfrentar e derrotar sem grandes alaridos os inoperantes, paupérrimos e incompetentes militares da Frelimo. Depois veio a grande humilhaçâo rodesiana. Esses soldaditos loiros de olhos azuis entravam e faziam o que queriam em Moçambique perante uma Frelimo, já governo, humilhada e escorraçada. Dava pena ver as gloriosas FPLM armadas pela URSS dos 70 serem humilhadas por um exército dos anos 50. Migs a fugirem dos Canberra e Vampires. Finalmente a RENAMO dá o golpe final e mostra ao mundo a enorme incapacidade militar frelimista. E a estória continua......

5

Sera que o Nyusi ja se encontra derrotado no principio da guerra que a sua propria Frelimo declarou contra a Renamo ou quer meter-se em manobras de aldrabar a Renamo mais uma vez?
Parece me que o homem anda apavorado por causa das derrotas que os seus bandos armados sofrem em confrontos com a Renamo em Inhambane, Manica, Sofala, Tete e na Zambezia.
Pelas armas que a sua soldadesca mal preparada e desanimada perde e que sao recolhidas pelos homens da Renamo. Pelo facto de que e a Renamo que esteja a desarmar a Frelimo e nao a Frelimo a desarmar a Renamo como Nyusi e o seu bando queriam.
Pelas desercoes dos seus bandos armados, alguns dos quais possam estar avolumar as fileiras da Renamo.
Sera que ele espera que os homens da Renamo nas matas vao se entregar e lhe entregar as suas armas e depois de ver como o seu regime tratou o seu dirigente cujo paradeiros so ele o Nyusi e os seus intimos conhecem.
Boa sorte, senhor Nyusi nas suas manobras de tentar enganar as pessoas em vez de se empenhar na resolucao dos problemas que afectam o pais e minam o seu bem estar.

PARA QUÊ A RENAMO PRECISA DE ARMAS?

Há muitos compatriotas que defendem que a Renamo deve manter as suas armas. Há várias justificações para tudo isso, mas o problema é que as justificações que são usadas são sempre buscadas no passado.

O que eu acho caricato no facto de se buscar essas justificações no passado, é que essas pessoas que as fazem, nunca dizem qual é a serventia das armas para a Renamo no futuro. Qual é o bem (ou o mal) que essas armas podem trazer no futuro.


Para mim, não pretendo nenhuma solução angolana ou americana, o que quero é que discutamos o futuro, e deixemos os rancores e as emoções acumuladas que nos cegam e sigamos rumo a um estágio de civilizados, num país normal como outro qualquer.

As armas nas mãos dos partidos políticos só existem em Moçambique, e achamos isso normal porque recorremos ao passado para justificar isso. Nunca queremos discutir o que essas armas vão acrescentar de bom para o país no futuro, porque isso choca com as nossas emoções totalmente narcisistas que não tem nada a ver com o bem comunal.

Eu sempre disse que o facto de a Renamo portar arma por um lado, e por outro ser um partido político é batota. Os que justificam a posse de armas não sabem sabem justificar essa contradição.

Para mim, ou a Renamo assume que é movimento armado ou assume que é um partido político.

A posse de armas num país por um grupo que tem locais específicos para se reunir e receber ordens diversos dos que o Estado pretende, é subversão. Em qualquer parte do mundo.

Essa de que são "forças residuais" não cola, porque forças residuais não crescem, e tem um objectivo regressivo e não progressivo como estamos a ver com os homens armados.

Essa também de que são guardas do líder do partido não cola, pois mesmo a guarda do PR tem uma e única sede, onde estão toda a tropa adstrita a essa missão. Não estão espalhados e nem fundam quartéis.

Portanto, espero que alguém que defende a posse de armas pela Renamo dê-me uma justificação para o futuro, falando-me da vantagem que representa a posse de armas pela Renamo para o bem de Moçambique daqui para a frente. Aceito exemplos.



32 others like this.
Comments



José de Matos Nenhum Partido deve ter armas, a Renamo e a Frelimo devem ser desarmadas, e isso vem nos Acordos que assinaram!



Vasco Dos Santos Mauelele Posso saber isto? Nad FADM há somente simpatisantes da Frelimo? Dhlakama generel das FADM, como parou ali? Obrigado !


José de Matos Quantos da Renamo ainda estao nas FADM e quantos em posiçao de chefia? O que diziam os Acordos assinados ?

Obrigado!


Vasco Dos Santos Mauelele Não se requer um nivel academico para ser militar em Moçambique? Eu sai em 1987 quando o nivel academico, para ser um soldado simples era de 6 e joje deve ser de 0 classe? Os que não têm a qualificaçao, vao desmobilizados, e considerados antgos combatentes, justamente.


José de Matos Apenas se requer que a Frelimo cumpra acordos !Simples!


Vasco Dos Santos Mauelele Isso é dever de todos. Um pais um Exercito. Um coisa como foram os casos de :R. Raul Domingos, D.Simango e Namburete? São estupidos?


José de Matos A Frelimo nao cumpriu os Acordos e as forças de defesa e segurança funcionam como braço armado da Frelimo!
PONTO FINAL!


Vasco Dos Santos Mauelele A Renamo não justificou (justifica) como sao guardas de Dhlakama? Mas por quantos homens é composta a guarda do chefe ? 1 pelotão, companhia, batalhão, brigada, regimento ou um Exercito? Fiseste militar? A onde? Desde a ......?


José de Matos A Frelmo nao cumpriu o Acordo, Protocolo 4, sobre a integra ao da guarda de Dhlakama, irrelevante o numero, nao cumpriu os principios que eram a Paz e democracia e nao integrou em igualdade os homens vindos da Renamo, segundo o que foi acordado!
FIM DE PAPO!


Vasco Dos Santos Mauelele Esse acordo, foi assinado quantos atraz? Hoje
devemos ser refens no nosso pais? Ha gato escondido atraz da renamo. Ha gente que não está satisfeita com o desenvolvimento desse pais. Como é que foi possivel o abandono de: D.Simango e Raul Domingos?Abandonaram a renamo, porque faltava alguma coisa dos acordos de Roma? Porque foram fundar os seus partidos? Numa intervista de Simango, pontualisou os motivos.Dhlakama, tem bons, e maus conselheiros.Ele neste momento, esta ficando edcravo de maus conselhos.Atraz não volta ninguem, quando se nasce se vai em frente, no mal e na boa sorte.


José de Matos Os acordos perdem validade? Poupa-me, esta bem ?
Simango e Domingos abandonaram a Renamo? Mentira!
Nyusi nao tem maus conselheiros? O que tem a ver com o que estamos a discutir?


Vasco Dos Santos Mauelele Porque os acordos foram alcansados em Santo Eggidio em 1992.Ha quantos anos? Quantos presidentes que se foram?


Vasco Dos Santos Mauelele Desculpa o Simango RaulDomingos ainda estão na RENAMO? Estou desatualizado mesmo, se ainda continuam na renamo.


José de Matos Eu ja sai da conversa, Vasco, disseste que eles sairam! MENTIRA! Quando souberes do que estas a falar, chama-me, eu nao perco tempo com pessoas que nao sabem do que estao a discutir!


Faysal Sayyid Sou povo e não quero a Renamo, muito menos uma Renamo armada. A Frelimo não tem quarteis, a Renamo sim e esses tem que ser desmantelados. Quarteis, armas e o correspondente direito, tem o Estado cuja formação politica que a dirige é a Frelimo. Nada de misturar as coisas.


José de Matos Nada de misturar as coisas, a Frelimo nao é Estado! O Estado, incluido as forças de defesa e segurança, nao pode ser frelimozado!


Gulumba D. Mutemba Adoraria não misturar,mas perante a uma realidade tão crua como esta,estaria a ser um parvo,se admitisse a existência de uma separação entre estado e a Frelimo.


Faysal Sayyid Mas é claro que não é Estado e é precisamente por isso que não é armada! A Frelimo está no Governo deste Estado por mais que isso lhe faça confusão. Fique calmo e continue acreditado, talvez em 2040 a Renamo forme governo e aí os bisnetos possam reclamar suas propriedades perdidas no tempo colonial.


Faysal Sayyid Bom, talvez sejas parvo mesmo. É que se ESTADO se circunscreve a POVO, PODER POLÍTICO e ESPAÇO TERRITORIAL, sendo tu POVO, estás a admitir que és Frelimo.


Eduardo Matine Clap clap clap Américo Matavele, boa tentativa mas sabes que nao e tao linear assim!!!Nao irei alinhar por um discurso politicamento correcto como sugere a ocasiao mas deixa-me mostrar outro prisma...
Suponhamos que tenhas contraido uma divida com um camarada intolerante que recorre a capangas e a violencia para cobrancas coercivas e enquanto ela (a divida)persiste sempre que cruzam contigo chovem xutos e pontapes, o que te resta fazer?
Viver fugindo?
Apresentar queixa?
Ou saldar a divida e evitar sofrer represalias?


Angela Maria Serras Pires Eduardo Matine parabéns


Angela Maria Serras Pires Américo Matavele estas lento ou distraído ?

José de Matos Eu entendi muito bem o Eduardo Matine e o exemoplo faz todo o sentido no contexto do que se esta a passar no terreno!


Américo Matavele Não entendi, mano Eduardo.


Nkuyengany Produções Matreco você.


Gulumba D. Mutemba A Renamo deve manter se armada,porque Frelimo está armada também. Não me venha com a canção de que são forças armadas de Moçambique,porque não sou nenhum parvo para cair nesse conversinha desassociada com a real situação. As FDS estão ao serviço da Frelimo e não da nação.
O senhor está a pensar no futuro da Renamo armada,eu estou no presente a ver a importância de uma Renamo armada,que está a se defender das perseguições políticas protagonizada pela Pela Frelimo,que usa as FDS ,sustentadas pelos nossos impostos,incluindo membros da Renamo.


Lindo A. Mondlane entao soluçao, armar-se e ameiaçar tambem os outros ameiaçados pelo camarada coercivo...esta claro... Eduardo Matine... mas a soluçao nao é essa


Nkuyengany Produções Quem està a Armar-se é a Frelimo a Renamo està Legalmente Armada desde os Acordos de Roma nawéni manoo Lindo pah.


Eduardo Matine Entao por enquanto deixem as armas fora do barulho e esgotem todas alternativas possiveis e imaginarias para ultrapassar os diferendos que opoe Frelimo e Renamo depois disso quem continuar recorrendo a armas pra fazer politica deixara claro as suas reais intencoes...


Eduardo Domingos E porque as ditas FDS recebem ordens da Comissao Politica da frelimo?


Américo Matavele Eu não entendi essa da dívida, mano Eduardo, porque não vejo quem deve a quem. Peço que falemos dos nomes e deixemos as parábolas nos livros do evangelho. Quero que falemos aqui de uma clara e consciente e sem emoções e nem suposições enraizadas. Please.


Eduardo Matine Mano Lindo A. Mondlane nasci e essas ditas armas ja estavam com a Renamo,tenho 38 anos e estamos em paz a 23 anos portanto vivi mais tempo em paz do que em guerra!Essas armas nao sao o motivo da instabilidade socio-politica...


Lindo A. Mondlane por isso, ja que as FDS, recebem ordens da CP.. entao barra livres, descarga nos automobilistas Eduardo Domingos..


Eduardo Domingos Fiz pergunta e repito: Porque as ditas FDS recebem ordens da comissao politica da frelimo? A resposta a essa pergunta todas outras terao resposta.


José de Matos Nao vale a pena andarem as voltinhas e a repetir argumentos antigos, a soluçao para o conflito é simples: dialogo serio e cumprimento escrupuloso dos acordos assinados! A unica questao é esta: ha vontade para isso? Enquanto insistirem no desarmamento coercivo , unilaral e incondicional, na savimbizaçao, no terrorismo estatal, etc.,o conflito vai continuar!


Eduardo Domingos Lindo A. Mondlane nao comece com tuas trafulhices. Os camionistas vimos a exigir em frente as camaras da TVM que nao queriam escoltas das milicias da frelimo porque a Renamo nao tinha problemas com eles. Pergunte ao Eusébio A. P. GwembeAmérico Matavele confirmam o que estou a dizer.


José de Matos A pergunta do Eduardo Domingos é pertinente, foi a CP da Frelimo que decidiu a via do terrorismo estatal e depois o desarmamento coercivo, unilateral e incondicional da Renamo!


Lindo A. Mondlane kakakakakaakak Eduardo Domingos... e aqueles jogadores??? nao me digas que eram da CP??? por certo foram indeminizados?.. mas prontos, as armas em maos alheias devem ser entregadas.. prefiro ser ameiaçado por 1 so grupo (se existe tal ameiaça) que por 2 grupos, por cima se o outro é dirigido por alguem que mal conheço e pode cambios de humor...


Eduardo Matine Insisto que somos independentes a 40 anos dos quais 23 em paz,facam contas e percebam que mesmo estando a Renamo armada passamos mais tempo em paz do em guerra!O argumento "armas" e valido num contexto de politicas exclusorias e intolerantes.A Renamo deve ser maior grupo armado mas nao e o unico no pais,circulam abundantemente dentro e fora das localidades individos altamente armados que ameacao a tranquilidade doa agentes economico e a populacao!!
Vamos ser serios senhores.


Eduardo Domingos  Sempre dissemos que quando as vitorias escasseiam o povo paga o mico. Os camionistas acabaram descobrindo que quem os atacava e queimava seus camioes eram as ditas FDS.  Lindo A. MondlanePergunte ao Américo Matavele sabe disso.


Elsa Do Rego Well without comparing with any country.
Renamo c armas no inflaction 
Renamo without it =high inflaction


Francisco Pacheco Chigogoro Américo Matavele o que me dizes dos homens da renamo que a FIR/UIR. Foi buscar na suas residência no bairro de Chamanculo, estavam armados? O que a polícia fez com aqueles coitados homens quando estavam a serem métidos no carro e quando chegarem na esquadra? Como queres tu que a renamo seja desarmada sabendo que o seu partido manipula tudo e a todos, mesmo a sua Jota e a polícia, tens ainda motivos de dizer que a Frelimo nao é armada?


Lindo A. Mondlane eu recomendaria ao governo que permitisse que qualquer cidadao,em pleno exercicio dos seus direitos civicos, pudesse ter seu grupo armado (eu quero ter tambem)... Eduardo Domingos, por mais que fosse assim (por certo DHL, reconheceu em entrevista e ha videos aqui que mandou fusilar aquela empresaria) nao sei a que te referes que as FDS queimassem autocarros, se depois o DHL assumia...


Elsa Do Rego If u dont want to compare to Angola ou America pls also dont vompare ur political parties in Mz with the rest of political parties around the world - its my rewuest fair n just


José de Matos O Senhor Lindo Mondlane vem sempre falar de carros e camioes mas se esquece que os camionistas recusaram ser escoltadas pelas forças governamentais! Sejamos serios, é lamentavel mas ha danos colaterias em conflitos e em guerra, e a Frelimo e Renamo nao sao inocentes!
Alem disso, houve uma amnistia que abrangeu a Renamo e a Frelimo, foram amnistiados os envolvidos nesse conflito! Entretanto, os bandidos da Frelimo que fizeram emboscadas em Manica, onde morreram cidadaos, nao foram amnistiados!


Eduardo Matine Lindo A. Mondlane nao defendo uma Renamo armada, nem qualquer outro grupo que nao sejam as FDS o que insisto em dizer e que a via que optaram para desarma-la nao e a melhor porque sao publicas e oficiais as reivindicacoes da Renamo, alguns orgaos do estado tem-nas la depositadas!


Eduardo Domingos O problema do cidadao Lindo A. Mondlane nao eh da justica e coerencia. O problema de Lindo A. Mondlane eh renamo e Dhl.


Gulumba D. Mutemba A frelimo que assassina os Carlos Cardosos tem que continuar armadas? Os que compra armas ao invés de camprar comida para alimentar as populações de Funhalouro,Massangene,Mabata,etc devem continuar a comprar aramas? Vou trabalhar para alimentar parasitas da frelimo,que me sugam nos impostos que sobem que nem elevadores,ao invés de gastar o meu pobre tempo com preguiçosos que vivem das custas dos pobres. 
Adeus.


Eduardo Domingos Mano Américo Matavele dele acendeu o fogo e esta numa esquina assistir!


Elsa Do Rego Its not fair as from the election time the gov refuses to grand Renamo all his demands 
No election wining 
No economia de gestao ...See More


Américo Matavele Eu acho que estão a fugir ao meu post. Fala-se de uma dívida, mas não me dizem que dívida é essa e quem está a dever a quem. Falam de que as FDS são da FRELIMO, mas não há nenhuma ligação factual sobre. O meu post fala da valência das armas que a Renamo tem para o futuro do país. Isso ninguém quer falar, porquê? Qual é o contributo objectivo que o porte das armas pela Renamo pode trazer para o país?


Elsa Do Rego O porte das armas pode trazer a paz ao pais Como trouxe nos ultimos 15anos ...estabilidade politica e economica making Mz perform on 10% again like before while Au Nz on 2%

A renamo nao se sentira ameaxada e nem c furia vulneravel de medo da frelimo


Eduardo Matine Américo Matavele e mais facil provares as menos valias que estas armas tem trazido ao Pais...


Eduardo Matine O Estado tem sido saqueado com recurso a desvios de fundos publicos,negociatas mal paradas que mergulharam-nos neste descalabro da divida externa e ressentimo-nos da desvalorizacao do metical causada por politicas falhadas sem nunca se ter disparado um tiro!Insisto que nao sao as armas da Renamo o calcanhar de aquiles deste Mocambique...

Eduardo Domingos Nos estamos a dizer que a frelimo se serve das FDS como seu braco armado por isso o desarmamento tem ser para a frelimo tambem logicamente.


Homer Wolf Cumbanices, ntsem!...See Translation


Américo Matavele E como vais desarmar a FRELIMO nas condições que você acusa?


Elsa Do Rego A pergunta e a mesma pra tds ...num pais q igualde e pra tds 
Como desarmar a frelimo
Como desarmar a renamo 
Entao q vivam.satisfeitos e tds c armas 
Ve o symbolo nacional duas armas pra os dois maiores partidos nacionais ...arma pra frelimo e a outra arma pra renamo

Lindo A. Mondlane Eduardo Domingoss..o problema é nao querer ser ameiaçado pelo estado e por outros..so isso.. ja me arranjarei de que o estado nao me ameiaçe, contra o estado é mais facil actuar que contra outros grupos


Eduardo Domingos Partilhar o comando das fds do topo a base, eh o bom principio .


Américo Matavele Partilhar com quem?


Eduardo Domingos Frelimo e Renamo


Lindo A. Mondlane E o MDM??? E o livaningo? E o PAMOMO??? Mas se o vice do estado maior é da renamo, compartir o que mais!???


Nkuyengany Produções Mano Lindo você......psaku phùntìssa psa-frelimo phélàssi wéni

Eduardo Domingos Nos conhecemos quem eh Kalau na frelimo, quem eh graca chongo na frelimo, e todos patetas provinciais e distritais. Ou acham que nao conhecemos ?


Francisco Pacheco Chigogoro Numa das viagens que fiz para o norte os camionistas e motoristas dos autocarros foram unânimes em dizerem que não queriam escoltam da FIR porque estao 22 anos sem ser atacados pela renamo e nunca atacaram ninguém, aliás um Até foi corajoso e disse que a FIR é que queimava os carros, a frelimo sempre manipulou a polícia e a mesma é ordenou para compra de armamento ao invés de se preocupar a população que está sem água e comida nas zonas que se gabam que ganham folgadamente as eleições, é a mesma população que a Frelimo manipula para vandalizar as campanhas e as sedes da oposição criando ódio entre os moçambicanos para os dividirem, hoje estão sem água e comida porque não vao com camiões para ajudar los




Américo Matavele Mano Eduardo, como vamos desarmar a FRELIMO?


Américo Matavele Ok. FRELIMO e RENAMO? E os membros doutros partidos como é que ficam?


José de Matos Ficam tambem desarmados, como a Frelimo e a Renamo!


Américo Matavele Não entendeu donde parte esta resposta, mano Jose? Parte da minha pergunta sobre quem vai partilhar o comnado das FDS, e o mano Eduardo Domingos disse que é entre a FRELIMO e a Renamo.


Américo Matavele Não entendeu donde parte esta resposta, mano Jose? Parte da minha pergunta sobre quem vai partilhar o comnado das FDS, e o mano Eduardo Domingos disse que é entre a FRELIMO e a Renamo.


Elsa Do Rego Other parties are secundary they nevervhad guns n wont have capital yo buy it 
But if we have grouos of people with guns in Mz why the main two poliyicsl parties cant have ?


José de Matos Mano Américo Matavele, os Acordos que foram assinados entre a Frelimo e a Renamo devem ser cumpridos e todos os outros Partidos apoiam que as forças de defesa e segurança nao podem funcionar como braço armado da Frelimo!
A partir dessas premissas, e com o envolvimento de outras forças, nao deve ser dificil chegar a um entendimento!


Américo Matavele O que prevêem os acordos? O que deve fazer o Governo e o que deve fazer a Renamo?


Eduardo Matine A pergunta seria o que deve fazer o governo "da Frelimo"?


Américo Matavele Afinal este Governo não depende do acordo para fazer?


Eduardo Domingos O pateta de Nyussi foi gozar com os Manhambanes que estao a sofrer de seca, nao tem agua, mas o gajo esta a gastar milhoes de dolares para comprar tanques e blindados que a renamo vai queimar em fraccao de segundos.


Elsa Do Rego Num estado de direito tal como ploclamam..its wise for both to remain with guns 

A frelimo muda de Presidente vem o presente ministro da education a liderar o pais tal como ja esta previsto no symbolo nacional 
Both parties with guns a 
Free books n instructed manuals free of charge in Mz cortesy of the new President M Ferrao 
Why its all wriiten on the Mz scriptures ( no emblema ) 
Free guns
Free books n edc with no fees 
Free macarrocas forbthe remaining 12% of ur pop hungry
Free water n energy


Eduardo Domingos Outros partidos tambem querem que a frelimo seja desarmada. Estou dizer que partilhar o comando das FDS eh bom principio. O que nos queremos eh que nenhum partido seja perseguido com um outro partido , Américo Matavele.


Américo Matavele As FDS são republicana, isto é, são da República e não pertencem a nenhum partido. Isso de partilha soa a partidarizar. A inclusão dos homens armados nas FDS é que faz parte do acordo, mas não há lista que a Renamo queira entregar. Como se faz então?


Eduardo Domingos A frelimo ja aceitou partilhar o comando das FDS?


Lindo A. Mondlane Coma sociedade civil???


Eduardo Domingos Se as FDS nao se metessem nas eleicoes nos teriamos recontagem ou repeticao de eleicoes mas como se metem em defesa dum partido, o que outros partidos devem fazer? Ate temos sorte se fosse em sodoma e gomorra teriamos M1, M2, M3.....M23, M50. todos Ms armados.


José de Matos Esse é o vosso argumento, mano Américo Matavele, mas isso nao corresponde a realidade, e as emboscadas e a CP da Frelimo desmentem tudo isso que afirmas, essas forças funcionam como braço armado da Frelimo! facto!


Egidio Vaz De novo, voltamos ao debate de miudos. O mais velho Américo Matavele apresenta o assunto das "armas" como um caso isolado. Para já, penso que as armas são um grande fardo para a própria Renamo. O que está acontecer com a sua liderança é um contratempo, que o impede explorar melhor o campo político. Mas o mano Américo Matavele sabe perfeitamente porque e onde reside o problema. Não sabe?

Vamos lá, por partes:
1 - O mano Américo Matavele aceita que os homens armados são da responsabilidade da Renamo e de Dhlakama? Se a sua resposta é SIM, então, como justifica que se proceda o desarmamento compulsivo. A proposito, a Renamo já entregou ao governo a lista dos seus homens? Se a sua resposta é NÃO então o governo declarou guerra contra homens armados individualmente e Afonso Dhlakama não é responsável por qualquer coisa que venha a acontecer, logo, não meta a Renamo na retórica política.
2-Sabe o mano Américo Matavele que a Renamo fez propostas cocnretas para os pontos 3 e 4 do diálogo? Paridade e inclusao nas chefias militares e nas empresas publicas. Se a sua resposta é SIM, então, diz-me qual é a oferta do governo ou qual deveria ser. Se a sua resposta for não, então diz-me porque o governo renunciou ao diálogo?
3-Na sua experiência de militar sabe quão dificil é desarmar pessoas sem comando, pois não? Se a sua resposta é SIM então diz-me porque o estado vai atrás de pessoas singualares. A proposito, quando pensam em terminar? Se a sua resposta é NÃO, então saiba que é muito dificil. Se esta guerra não é mero negócio, então estamos a lidar com líederes nescios e imbecis; ganaciosos.

Concordo numa coisa: a Renamo atrasa muito a "processar". Tudo o que está acontecer agora eu já tinha escrito e previsto na primeira semana da divulgação de resultados eleitorais. A esta altura, a via negocial é melhor para todos do que a resistência. Também o governo deve tomar iniciativas concretas e não jogar à cabra-cegas. Nunca em 40 anos de independência o estado moçambicano foi tão mesquinho como o é agora, no confronto de ideias. EMBOSCAR um homem com quem deve se negociar é cobardia. Homem que é homem, avisa que vem atrás de ti e luta de frente.


Elsa Do Rego Thanks Egidio u said everything


Florencio Amade Obrigado irmão Egídio Vaz,é pena eu estou cheio de erros ortográfico teria comentado mas não posso.obrigado pela ajuda.


Lindo A. Mondlane Aplauso prezado Egidio Vaz, so peca por algo, o DHL emboscou tambem cidadaos, , pelo q nao deveria queixar se.. O resto nao tenho como nao estar de acordo



Elsa Do Rego Se a Frelimo quer a Renamo sem guns lets change the President pra o Ministrobda educacao e so entao a Renamo pode entregar as armas 
Enqto este Presicdent fornproveniente dum carisma militar
E sinda naocedeu nada a Renamo since elections n its not fa
ir
We have a nations of
No Deals : no wining
No territorial governance a renamo
NO GOV of gestao
NO GUNS

ALL Ns of Mr Nuysi No No No

Like · Reply · 1 · November 19 at 1:45am · Edited

Muhamad Yassine Estamos prontos a debater soluções meu irmão. .conta comigo


Américo Matavele Finalmente mano Egidio tráz algo concreto. Quanto ao número 1, os acordos da Cessação das Hostilidades previam que a Renamo entregasse a lista dos seus homens, e esta, como fez depois do AGP (para enquadramento da guarda de DHL na polícia), não entregou nenhuma lista. Logo o Governo não tem lista. Fazer o quê? Viver numa sociedade bi armada? De quem é a responsabilidade para a criação de um ambiente de segurança? Sobre o seu número 2, não vou falar da inclusão que está já respondida acima. Quando a "partilha" das empresas públicas e chefias militares, isso acho impraticável. Como sabe há pessoas que não são da Renamo e nem da FRELIMO (exceptuando percepções generalistas e contraditórias). Onde pôr esses quadros? Sacrificá-los por não pertencerem aos partidos? Logo esta solução é por si antidemocrática, o que a Renamo propaga que não é. O número 3 eu acho que esta é uma forma de pressão, porque não é solução a longo prazo essa prática. Acho que há necessidade de o Governo fazer algo numa situação de inércia quanto à resolução deste problema. Em suma, a Renamo sempre procurou sabotar todas as tentativas de alcance de entendimento, ou sabotar a execução dos entendimentos alcançados. A revisita forçada ao AGP é uma das maiores bóias de salvação que a Renamo sempre usa para influenciar os processos, embora saiba que o problema partiu da sua parte quando não quis integrar os homens da guarda do seu líder na Polícia, e escondeu alguns efectivos numa atitude de má fé. Essa desresponsabilização da Renamo, essa infantilização da Renamo é que estraga os processos, mano.


Eduardo Domingos Eh renamo que disse que nao havia dinheiro para se formar um exercito de 30.000 homens Américo Matavele?


Américo Matavele Nunca houve tal situação, mano.

Elsa Do Rego Um gov ciente jamais faria integracao alguma sem aumento de salario das forcas armadas 
E um pais infantil...mas acham mesmo q os homens grds da frelimo na fDM haveriam de perder os lugarespra conceder as chefias a renamo ? 
Ponto 2..quem da renamo se disponibilizara a sua arma pra ganhar uma miseria na FDM ? 
3. E sao grandissimas as Pencoes nao sao ? E como se estivessem a aldrabar a um macaco velho kkk 

Agora se a vomunidade international oferece outros tantos milhioes pra o desarmamento e integracso c uma pensao cheia de valor ...lets go tge negociations

Francisco Pacheco Chigogoro Se existe possibilidades de dialogar porque é que existem uma ala da frelimo muito preocupada em desarmar a renamo a força? mano Américo tens a certeza no que dizes, as fdm são republicana? Então se sao a renamo tem razão não ha motivo do governo negar a partilha na chefia das Fds e na Polícia


Elsa Do Rego A ala do desarmento wstac receio dum Golpe de estado hehehe pokitica de porcaria e o povo continua a sofrer 

Ha q haver aumento salarial.

Jorge Macassane Pork afrelimo foje para estado quanto sabe muito bem qui nao e estado e frelimo qui esta armado em nome do estado


Amilcar Machado Decisões terão que ser tomadas para se colocar as coisas dentro da "ordem", certo? Moçambique em algum momento vai ter que deixar clara a sua situação politica-militar... se não vejamos: se sofrermos um ataque externo a RENAMO vai estar do lado dos invasores? Se na nossa região africana tiveremos que nos unir para debelar invasores RENAMO vai-se unir ou vai desestabilizar a união? O Mundo em si não está bem e é momento de esquecer-se as "desavenças" e em conjunto prepararmonos para o pior que possa constituir ameaça para nossa região africana, não achas mano JAHAmérico Matavele? Esperemos que os chefes de estado que estarão cá tragam as melhores ideias para resolução deste problema por quem de direito. De outro modo o "dividir para reinar" continuará a "reinar"...

Like · Reply · 1 · November 18 at 9:14pm · Edited

Américo Matavele É exactamente isso, mano Amilcar. As armas nas mãos da Renamo não contribuem em nada para um futuro estável em Moçambique. É uma ameaça ao futuro, quaisquer que sejam as razões. Não vejo pertinência de a Renamo continuar armada. Ou se continuar armada, deve decidir se é um partido ou um movimento armado para se saber com quem se está a tratar e a forma de tratamento. Não se trata da mesma forma um partido e um movimento armado.

Elsa Do Rego Oh oh oh preferes a Renamo desarmada e um Boko ARAMc II in Mz ? Ja pensou nisso meu caro compatriota ?


Pietrine Million para se defender, como qualquer 1


Elsa Do Rego E entao c estes ataques intwrnacionais em Franca absolutely nao se desarmem


Andre Jorge Mano Americo Matavele, aqui ha desconfiança mutua,ha falta de vontade por parte da frelimo de cumprir com tudo oque vem no AGP ha ainda muita arrogancia por parte da frelimo. Que as fds estao ao serviço do partido frelimo isso é pura verdade. Ja viajaste de carro de maputo a inhambane? se sim,para que servem as bandeiras do partido frelimo que foram içadas ao longo da linha de alta tensao electrica que vai ate massinga? este é apenas um exemplo de partidarizar oque é do estado.

Elsa Do Rego Qdo trouxerem o M Ferrao a presidencia a arrogancia diminuir ainda mais .


Andre Jorge Aqui em Moçambique ha falta de convivencia politica. Sera que os homens catana atuam em plena luz do dia?. Eu que vivo nos arredores da cidade de maputo tenho catana,machado fisga,faca para o meu uso domestico,no entanto se a policia for a entrar na minha casa encontrar esses instrumentos e me declarar de homem catana sera isso justo?


Kudumba Root Já vim tarde mas é díficil comentar um post que parte do pressuposto de que a FRELIMO é um Partido desarmado. E não falo apenas daquele membro que de uma sede do Partido se pôs a disparar contra manifestantes no 1/2 de Setembro mas também da orientação...See More


Andre Jorge Kudumba Root boa observaçao


Amavel Speechless Por mim deviamos dar armas a todos partidos politicos para garantirem a sua seguranca. E passar DUATs para onde eles quiserem se estabelecer,,, afinal democracia é assim ném? Cada quali fajukiapetece. Ntlha


Florencio Amade Caro AméricoMatave essas armas da Renamo que tanto achas não terem vantagem essa é a perceção do sul de Moçambique onde a Frelimo não oprime o povo.
Cá no Norte do país a população conheceu as cidades capitais por mérito das armas da Renamo,por irmão não nos faça cair lágrimas de novo.
Hoje a Frelimo é uma ameaça para o povo porque no passado humilhou este povo.(Especialmente Norte e Centro)


Américo Matavele Mano Kudumba, como disse que é percepção, eu entendo. Pois essa percepção de que a FRELIMO é um partido armado, despe o Estado da sua atribuição constitucional de se armar, uma vez que essa capacidade é transferida para a FRELIMO. Isto é, afirma-se que a FRELIMO é armada em contrapartida do Estado que é desarmado. Eu não vejo as coisas assim. E sobre aquele mano que estava a disparar na sede da FRELIMO, é de lei que todas as sedes dos partidos (e não só) sejam guarnecidas por forças policiais. Não é só a FRELIMO que tem essa prerrogativa. O que não quer discutir aqui, e o que incomoda, é o facto de a posse das armas pela Renamo não ter justificação lógica além do passado, e o não querer aceitar que essas armas não acrescentam nada ao país como uma sociedade que quer o futuro. Há muita emoção e suposições à volta dessas justificações, que até parecem plausíveis, mas que são anuladas pela visão do futuro de um país quese quer normal.


Kudumba Root PRESSUPOSTO é diferente de "percepção". Aquele indica um ponto de partida, um princípio e esta uma determinada representação da realidade


Prince Abraham Alguns aqui no Fb apresentam argumentos ja ultrapassados para debate. Este assunto ja se falou por varias vezes e cada um mediante os seus ineresses ja propos pontos de vista. Renamo teve genese militar em defesa de uma causa " democracia" e cabe a propria Renamo Resistência Nacional Moçambicana depositar as armas num local correcto se o seu adversario colaborar e deixar tambem de ser armado. E ponto final


Francisco Pacheco Chigogoro Querem desarmar a renamo para voltarmos no tempo das guias, de marchas, operações produção, aldeias comunais, cooperativas, chamar vos camaradas a força, prisões por falta de B.i, reuniões obrigatórias nas células do vosso partido, quem for a falar mal da frelimo e reclamar da péssima governação vai ao fuzilamento, o desempregado será chamado chicononhoca,não é essa a intenção?


Manuel Carlos Zacarias Renamo precisa de armas par defender seu povo e seus lideres das garras de marxistas assassinos


Andre Jorge Em Moçambique nao so as leis que faltam. Temos leis em excesso mas essas leis so servem para alguns. Ja viste a quando da campanha do Mdm em Gaza? Disponibilizar 2 senhoras para garantir a segurança de Deviz Simango!! Viste o aparato de segurança que Nyusi levava na sua campanha? Onde estava a diferença entre os candidatos? ou havia "CANDIDATOS" e "candidatos"


Andre Jorge dizia "nao sao as leis"


Kudumba Root 1. Aquele que disparou podia até ser polícia mas não estava fardado (a sua camisa branca era bem visível no video). 2. Concordo contigo em relação a uma abordagem que privilegie a(s) decisão (ões) que ainda podemos tomar sobre o futuro no lugar das amarras a um passado que cada vez vai sendo familiar para menos pessoas. Todavia, olhar para o futuro com objectividade passa por fazer algo que te negas a fazer no próprio post: reconhecer que as nossas forças de defesa e segurança estão fortemente partidarizadas. Esse seria o primeiro passo para a criação de forças republicanas e de Estado sob protecção das quais todos os partidos se sentissem confortáveis a ponto de dispensar segurança própria. A começar com a ladainha do "Estado de Direito e Democrático" não chegamos lá irmão, ambos sabemos


Américo Matavele Mano Kudumba, essa percepção de partidarização do Estado, conjugada com a necessidade da sua despartidarização, não vai nos levar a um "vazio de segurança"? Porque se cair nessa percepção e aceitar despartidarizar, isso quer dizer que devemos desmobilizar todas as FDS e criar novas. Não acho isso praticável, além de isso não ser real. Dentro das FDS há pessoas que pertencem a outros partidos, e isso é real.


Kudumba Root Começando pelo fim e por onde parecemos concordar: de facto "há pessoas que pertencem a outros partidos" nas FDS. Isto para mim é uma indicação clara da proveniência da maioria e dos residuais nas FDS. Há que inverter esse cenário e garantir uma equidistância e isso pode ser feito de várias maneiras a serem discutidas a posteriori. O que não podemos é avançar apenas UMA forma de se fazer isso para depois desqualificá-la porque não eficaz, ou seja, tudo na mesma. O resto é que são percepções, apenas percepções...


Virgilio Matavele Liberdad + Libertinagem= Demo × Cracia. TIRO so beneficiara os politicos k nao vao ser atigidos nem os seus familiares. Eu nao stou a favor da via Armada. Mas aceito toda descucao verbal.


Rogerio Antonio A Renamo deve continuar armada enquanto a frelimo nao se desarmar, nao me venham com xiliques do tipo a frelimo nao tem armas, porque nos todos sabemos e e' um facto, alias a prova inequivoca do que digo, sao as perseguicoes e movimentacoes de armamento belico, pelos generais da frelimo camuflados em estado. Resumindo falta confianca entre as partes.


Aguinaldo Chidudu Não faz sentido.que num estado de direito haja partidos armados.


Eddy Marchal Wa Afrika O mano #Américo #Matavele não trousse nada pra debate apenas cm este post quis testar a capacidad d análise que os moçambicanos tem com relacção as pretensões do seu partido ditador. Se parar e pensar francamente acha que existe n seio da sociedad moçambicana póbre alguém disponivel pa ser marginalizado, torturado e ou fuzilado a luz do dia??? Pois, não queira resçussitar os mortos em gargalhadas, prk todos sabemos que as FDS estão a servir o partido frelimo e não o povo. Aqui nós ñ queremos viver o drama que se vive em Angola onde tossir ou peidar dá direito a tortura, mordida canina, prisão e ou mesmo fuzilamento, aqui é moçambique não é Korea do Norte........hoje em dia ha dismandos nas instituições d estado e nenhuma justíça se faz valer prk os protagonistas são do partido n poder.hahaha discansa cm essa sua conversinha rasgada, a RENAMO deve permanecer sim cm armas para defender aqueles todos que seguem a sua ideologia e não so, cmo também defenderá os perseguidos e indefesos.

Rogerio Antonio Totaly agree

Pedro Muana Bobo Bobo E a frelimo que tem arma para que? Amigos nao confundem partido e governo nao e mesma coisa.


Andre Jorge Aguinaldo o estado e direito esta aonde mesmo?


Aguinaldo Chidudu Não seja grosseiro até esse ponto ó Andre jorge.


Aguinaldo Chidudu Ou não sabe o que é isso de estado de direito?


Francisco Pacheco Chigogoro Américo Matavele, nunca houve que situação? Quando matam delegados e membros da renamo nao é perseguição? Quando prenderam os membros da renamo no polana caniço e Chamanculo e montaram catanas, machados, pistolas etc, etc nao e perseguição? Quando queimam sedes e carros da oposição não é perseguição? Conta outra paranóia mais novo, tu bem sabes apenas postaste para um papo do fb


Rogerio Antonio Hehehehehehehe, nao aguentei mano foste forte

Eduardo Domingos Compulsando as opinioes aqui dada a tese do manoAmérico Matavele cai por terra. A frelimo verdadeiramente eh um partido armado que deve ser desarmado urgentemente. Mas mano Américo Matavelevai perguntar quem pode desarmar a frelimo? a resposta sera logicamente: a Renamo.


Aguinaldo Chidudu Conversa de cafê isso meu sr, queria falar isso? já viste a força a ser orientada pelo partido FRELIMO? aonde e em que circunstâncias?Pensa que caso a renamo e o ríder tivessem ganho as eleições o governo que viria a ser formado por eles não faria o uso da mesma força? ou diria que pretende usar os 16 frangotes que fora desarmados na beirra?


Pedro Muana Bobo Bobo Kikikikikikiki aguinaldo voce nao esta em Moçambique mesmo. Chidudu em meu dialeto significa VAZIO


Eduardo Domingos Kalau nunca assim com toda escamulha que tortura o povo nas povincias, distritos e localidades a renamo nunca usaria, a menos que mude a postura de sanguinarios e foras de lei que sao.


Dércio Tsandzana A mim o que me preocupa não se a Renamo tem armas em si, mas, a forma que a pretendem desarmar.


Ziko Yabodoka Kota Américo Matavele, acha que as últimas eleições foram justas?


Edwin Hounnou Para se defender dos comunistas.


Nkuyengany Produções Coitados dos Comunistas


Edwin Hounnou Américo Matavele prefere não responder para não ser gago...


Francisco Pacheco Chigogoro Caro Américo Matavele, obrigado pelo post deu para entenderes Como o povo desacredita na frelimo e consequentemente na sua juventude e o seu governo, se o seu post fosse eleições on line juro te que neste momento estariam a procurar Como viciar las com pesada derrota que levaste, em todo caso valeu para veres que já estão para levar um cartão vermelho aliás já levaram graças a este homens armados que defendes que não são da frelimo que estão no poder, N. B vi camiões com muito armamento com inscrições no vidro (Instruções) este armamento é para que fim se não estamos em guerra? Apenas vão abastecer a renamo se lhe provocar

Like · Reply · 4 · November 18 at 9:12pm · Edited

Antonio A. S. Kawaria Desmilitarize a Frelimo e depois exija a Renamo que será fácil ter a razão. Veja a Frelimo usa a PRM-Frelimo para fazer passar as fraudes eleitorais. Nas última eleicões a PRM-Frelimo matou cidadãos que fiscalizavam as eleicões na Beira e Ilha de Mocambique. Em quase todo o lado viu-se a PRM a servir a Frelimo. 
TAMBÉM O QUE É QUE A FRELIMO FAZ NAS INSTITUICÕES PÚBLICAS?




Nkuyengany Produções Se a Renamp Não tivesse Armas estàvamos numa Merda Pior que esta ôh mano Américo.....A ALA "Gangster" da Frelimo Aqueles Ex-Herois Ex- Marxixtas-Leninistas Transformados em Capitalistas Selvagens Empresàrios de Sucesso Donos dàquela Ak47 na Nossa Bandeira Esses é que São um Perrigo meu Querido pah! ". PARA QUÊ A Frelimo PRECISA DE ARMAS?







MACUA.BLOGS.COM


Américo Matavele Como disse, há aqui muita suposição e emoções que são levados como factos. Nessa condição não há espaço para discussão. Não se discute crenças emocionais, discute-se factos. De todos que interagiram neste post, só houve duas a três pessoas que quiseram discutir seriamente sem emoções e suposições. A esses tentei responder e semear um debate.


Paulo Sixpence Camadzicunga Irmao Americo Matavele, o teu pensamento nao ta perdido mas ha uma coisa coisa que nao estas entender: Sao dois partidos armados Frelimo e renamo. As forcas armadas devem ser republicanas. Entao, o partido no poder nao quer despartizar as fadmos e nemos funcionarios publicos porque e o garante de fraudes nos pleitos eleitorais de modo a ter maioria no parlamemento. Ha bem pouco tempo ficou acordado no palacio da conferencia Joaquim Chissano a despartidarizacao no aparelho dos estado, meia volta o comite politico da frelimo viu que ja estava entregue o poder a oposicao e recuou. E, esta e uma das pre-condicoes da renamo para a entraga formal das armas. Depois de muita porrada entre eu e voce e depois logo de manha te apareco na porta da tua casa com machado bem afiado a pedir conversa contigo e voce aceita? Com que confianca? A minha pergunta e: quem e que nao quer ser desarmado? Os dois partidos armados senao vejamos. Amigo, pare e repense como cidadao mocambicano sem cor paridaria. Mais nao disse.


Nkuyengany Produções Ele tá Formatado para não perceber essas cenas o bom do mano Américo



Amosse Macamo Enquanto a situação de posse de armas da Renamo não perturbar a ordem dos senhores doutores do Facebook, enquanto que a guerra que a Renamo move matar moçambicanos distantes de suas famílias, enquanto não sentirem o peso nas suas vidas da posse dessas armas continuarão a legitima-las como se fossem normais....


Nkuyengany Produções Nem àhuna tinganah você


Jjoseta Antonio E o Américo Matavele, calou-se,Paulo Sixpence Camadzicunga.HEHEHE, prk provocam debates.






Dia 8 de Novembro de 2015. Reunião entre o presidente da República e a comunidade moçambicana que vive em Angola.
 Dizer são 733 ou 1000, neste caso é mesma coisa, porque o primeiro número é daqueles inscritos e que são controlados pela nossa representação naquele país irmão, todavia, sabe-se que ao todo são o segundo número.
São “quentes” nas suas abordagens sobre a actualidade no nosso país, frontais nas suas propostas de como podemos ir para o futuro e cáusticos nas lições que pretenderam dar à comunicação social no nosso país, a quem acusaram de estar a instigar a violência, a guerra.
É aqui mesmo aqui onde me tocaram: Salvador Maurício diz ser assíduo de todos órgãos de comunicação social de Moçambique, porque é assim que se tem ligado à pátria amada. Para mostrar quanta razão tinha e depois de ter dito que fora a Angola como missionário e que se estava a doutorar em política, nas américas, avançou: há falta de cultura democrática na comunicação social moçambicana, principalmente numa televisão de que sou mais assíduo.
Sem termos precisado de pormenores, Maurício disse que a tal estação televisiva não luta pela concórdia, harmonia, unidade nacional e a paz, por alegadamente estar a incitar a todos esses males nos seus programas informativos, incluindo telejornais. Disse mais: as perguntas que os jornalistas fazem aos seus comentaristas são dirigidas para gerar uma intolerância clara.
Para encher o seu saco, disse que também os comentaristas são adversos à paz, falam daquilo que exacerba os ânimos e nunca de harmonia e de promoção da paz. Ficamos boquiabertos! Quem nos salvou foi o presidente da República que disse ter-lhe parecido que os moçambicanos a viver em Angola fossem mais patriotas do que aqueles que estão na pátria. Não gostamos da comparação!
Hoje apetece dizer àquele moçambicano que amanhã, o nosso Conselho Superior de Comunicação Social, também preocupado com esse tipo de questões que aparentemente se situam ao nível de questões éticas e deontológicas, vai juntar os fazedores da comunicação social e instituições ligadas ao tema, mais ou menos que apoquentam não só os moçambicanos na diáspora.
Tem razão, Maurício, que até temos jornais que só podem viver com a violência no país, que gostam que haja barulho de todo o tipo, incluindo de tiros, para abrirem as primeiras paginas e os telejornais. Se o barulhento se cala ficam assanhados e preocupados com o silêncio.
Ficam sem nada a escrever e vai daí, cozinharem reportagens de mortes pela guerra e juntam retalhos de anteriores notícias para no fim, ardilosamente saírem com aparentes novidades.
Tem razão, Maurício! No nosso país há jornalistas que o são sentados, ouvem o que ouvem, juntam àquilo que gostariam que acontecesse e procuram fotos de fontes diversas para “autenticarem” as suas notícias. Daí sai a notícia sobre o que se pretendia acontecesse e bota-se publicamente a ideia de que aconteceu.
É verdade, compatriota! Ainda neste mês temos situações de um jornal publicar que havia bang bangnas regiões centro-norte do país e, que, em consequência, um comandante teria morrido algures em Tete em data precisa e três dias depois ocorreu o seu funeral, algures em Maputo. Para “autenticar” recorreu-se a uma foto de necrologia numa publicação nacional e feridos dum conflito passado.
Hoje, os familiares estão indignados, porque o tal comandante de cujo nome nem sequer o jornal omitiu, faleceu no Hospital Militar, consequência duma doença prolongada e que estava prestes a ser transferido para hospitais da terra de Mahatma Gandhi. Mas a mentira já fizera manchete!
Maurício, nesta semana ainda rebentou outra! Uma reportagem que não existiu, sobre a cidade de Maputo, onde se metem empresas e personalidades de renome como não tendo cumprindo os seus compromissos com a edilidade.
Já ontem, soubermos que o repórter que nem sequer se coibiu de apor a sua assinatura, afinal primeiro foi pedir dinheiro a tais vitimas e na impossibilidade de obter o que queria, nasceu o hipotético escândalo que o periódico ofereceu aos seus leitores. Assim mesmo, de forma largamente bizantina!
Pedro Nacuo





Eventos Desportivos aumentam lípido e nascimentos de crianças masculinas ou femininas.
A população feminina ultrapassa ligeiramente a de homens no continente africano. Estão a nascer mais mulheres do que homens e mulheres vivem mais tempo do que homens.
As razões para a longevidade das mulheres são muitas.
Alguns cientistas dizem que homens são genética e biologicamente fracos em relação as mulheres e por isso vivem menos.
Desde o surgimento do Homem na Terra tem havido guerras.
Tradicionalmente, homens vão as frentes de combate e alguns ficam carnes de canhão.
Mesmo com a emancipação da mulher, guerras são  maioritariamente feitas por homens, filhos de mulheres.
Entretanto, nove meses depois da África do Sul ter acolhido o Campeonato Mundial de Futebol em 2010, o primeiro na história do continente africano com 54 países, nasceram mais crianças do sexo masculino do que nos anteriores oito anos. As mulheres que se tornaram mães se filhos do sexo masculino conceberam em pleno período dos jogos da maior competição mundial de futebol.
Um estudo publicado na África do Sul fala de duas razões principais para o inédito:
- sul-africanos tiveram mais relações sexuais durante os jogos do Mundial.
- os pares faziam sexo emocionalmente satisfeitos com o evento.
Há uma percepção aparentemente científica de que quando as pessoas estão submetidas a pressão emocional relacionada com calamidades naturais, como terramotos e cheias ou inundações ou crises provocadas por Homens, como guerras ou ataques terroristas, mulheres nascem mais crianças do sexo feminino do que masculino.
Quando as pessoas estão menos pressionadas, fazem sexo relaxadas e nascem menos mulheres que homens.
Há muitos exemplos relacionados com eventos emocionais com impacto biológico usados nos estudo. Quando em 2003 a Nova Zelândia perdeu campeonato mundial de Râguebi frente a Austrália nasceram menos homens na Nova Zelândia.
Em 2006, houve mais nasceram mulheres na Alemanha na sequencia da realização do campeonato mundial de futebol, com registo de muitas crises cardíacas com homens quando a selecção germânica entrava em acção no retângulo de jogo.
Analisando historial emocional de campeonatos mundiais de futebol entre 1998 e 2010 pesquisadores dizem que crises cardíacas triplicaram no Brasil sempre q selecção nacional jogasse.
O desenvolvimento mundial a duas velocidades mostra que uma parte do planeta tem condições de recolher e analisar cientificamente dados sobre resultados de efeitos emocionais biológicos na cama, mas a outra passa completamente esquecida.
Moçambique, pátria amada e dos heróis da pobreza, acolheu pela primeira vez na sua história Jogos Africanos. Nove meses depois ninguém fez estudo para ver quantas crianças do sexo masculino ou feminino nasceram na Pérola do Indico com influencia da euforia do evento desportivo, que movimento jovens atletas de 54 países da Mãe África. São injustiças segas de desenvolvimento. (x)
Simião Ponguane

Sem comentários: