terça-feira, 24 de novembro de 2015

Mensagens de paz devem ser assumidas por todos: Filipe Nyusi,



Terça, 24 Novembro 2015

AS mensagens de paz, fraternidade e de concórdia difundidas no país devem ser assumidas por todos os moçambicanos, como forma de fortalecer a coesão e a unidade nacional e garantir a estabilidade do país.


Este apelo foi feito na noite de ontem pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na Nunciatura Apostólica de Moçambique, para onde foi convidado a assistir a um concerto que marcou o início do advento, para os cristãos um período que corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.

Na ocasião, Filipe Nyusi disse acreditar que todos os cidadãos nacionais percebem o alcance das mensagens de paz e união, difundidas, particularmente, pela Igreja, daí ser optimista na abrangência que as mesmas transmitem.

“Quando a Igreja nos diz que espera que ‘a guerra não ofusque o Natal’, por exemplo, eu tenho a convicção de que todos nós percebemos o alcance e a importância desta mensagem para a paz no país”, afirmou o Chefe do Estado.

Em poucas palavras, Filipe Nyusi disse também estar confiante que todos os moçambicanos sabem que essas mensagens são dirigidas a toda a sociedade, em particular, e ao mundo, em geral.

Antes da intervenção do Presidente da República, o núncio apostólico e embaixador do Papa em Moçambique, Dom Edgar Penã Parra, referiu que este é o momento apropriado para as pessoas renovarem a sua fé e rezarem pela paz e prosperidade no mundo. “Este é um momento para nos lembrarmos dos efeitos nefastos da guerra e do retrocesso que ela nos traz. Temos de lembrar que com a guerra tudo se perde e com a paz tudo se ganha”, disse o sacerdote.

O padre convidou os moçambicanos a reflectirem sobre os recentes ataques terroristas no Mali e Nigéria, em África, e na capital francesa, Paris, para que percebam que os conflitos não trazem benefícios.

Sobre o evento de ontem, Dom Edgar Penã Parra explicou que para os cristãos se trata de um momento de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a paz.

O concerto de Natal foi apresentado pela orquestra dos Arautos do Evangelho, uma congregação baseada no posto administrativo da Machava, no município da Matola, instalada no país há sensivelmente 15 anos.

No calendário religioso católico, o advento corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal, período que recorda a dimensão histórica da salvação e evidencia a dimensão do mistério cristão e insere-se no carácter missionário da vinda de Cristo.

Sem comentários: