quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Filipe Nyusi mandou parar hoje o desarmamento coercivo dos homens armados da Renamo. - STV (Jornal da Noite, 19.11.2015)


“Iremos instruir as Forças de Defesa e Segurança, o nosso Director Nacional, para ponderarem o processo em curso de desarmamento compulsivo, repito, no espírito da concórdia e da reconciliação e da tolerância de modo a permitir para que a sociedade se reencontre e consigamos estabelecer ou restabelecer o diálogo que todos os moçambicanos esperam.
Afirmo que estou pronto para falar com qualquer pessoa que seja, incluindo a liderança do Partido Renamo, que já temos estado a conversar, para podermos encontrar soluções para o sossego dos moçambicanos.
Repito, instruímos as Forças de Defesa e Segurança, conscientes de que não precisam de nenhuma outra ordem, porque quando juram bandeira, quando iniciam uma missão, uma fase, recebem a missão atribuída pela Constituição da República, que é de proteger este país. Mas digo, usamos este pódio, para instruir a ponderação do desarmamento compulsivo e permitir para que todos voluntariamente entregar aquilo que acham que não devam possuir, mas sobretudo, para nos permitir que possamos trabalhar e dialogar. Isso no espírito da confiança e da vontade mútua.”
16 min · Editado · 

SERÁ QUE ESTÁ A FALAR A SÉRIO, OU É MAIS UM PAPO?

O Presidente da República, na qualidade de Comandante-Chefe, ordena o fim do desarmamento Compulsivo da Guarda residual da Renamo.

Primeiro tenho a agradecer esta medida por parte do alto magistrado da nação, porque somente o diálogo é que é chave para solução deste diferendo, mas no meio destas declarações o que preocupa-me, é saber até que ponto desta vez está a falar a sério, tendo em conta que, o PR tem tido muitas incongruências no tratamento destas matérias, se estiverem lembrados, há meses atrás o PR teria dito que, no seu coração só cabia a Paz Paz Paz, meia volta disse que, não iria se ajoelhar a nenhum Moçambicano para conseguir a Paz, a fonte que tenho vindo a citar, outro dia, teria dito também que, não se podia ridicularizar o líder da Renamo, mas conseguiu na Assembleia Nacional em Angola, dizer que devia aprender-se com os angolanos, nos assuntos do género, implicitamente dando a entender que devia-se usar a moda Angola para se buscar a Paz (a Savimbização).
Posto isso, só espero que não seja uma ratoeira, porque eu pessoalmente ainda sou cepticista quanto a seriedade destas declarações do PR.

NB: A todos G-quarentistas que pululam aqui no Facebook e lá fora, que apoiam o desarmamento da guarda da Renamo, através do uso da força, gostava de saber como é que vocês se sentem, será que o PR vós traiu? Mais uma vez, a ser verdade o que o PR disse, isso só vem provar que vocês não passam de Papagaios, aliás nem papagaios vocês são, mas sim CACHOROS, que quando atira-se um osso para um lado vão logo a correr. 
BIG SHAME!



Humberto Pinto da Cruz Quando ordenou o tal (des)armamentio ouviu o Povo primeiro? Nao. Por que entao agora vem com essa excusa no minimo esfarapada - para nao dizer totalmente paranoica - de que ouviu o Povo para abortar os desmandos de perseguicoes aos que pensam diferente. Que povo e' esse que ouviu? Pois creio que se serefere aos teus verdadeiros patroes - que ja sabemos que sao o Comite Central e Comicao politica da FIRlimo - para que pare de sacrificar-se vidas jovens na FDS/UIR/FIR, no tal desarmamento, que nao desarma coisa nenhuma, pois arma a Renamo ainda mais que o que ja estava com o vosso Armamento, sempre que sao repelidas as vossas tropas inexperientes. O Povo somos nos, a quem fingiste sermos seus Patroes, quando era uma Ladainha que cantam ha 40 anos desde que assumiram o Poder e oficializaram a Ditadura e Opressao contra o Povo, que ja sofrera anos nas maos do Colono invasor.
ÚLTIMA HORA

Filipe Nyusi mandou parar hoje o desarmamento coercivo dos homens armados da Renamo. - STV (Jornal da Noite, 19.11.2015)
Perguntas:
1. Porquê só agora senhor Presidente, depois de tantas mortes?
2. Como ficam aqueles teus sequazes que andaram a defender esta medida?
3. Afinal esta acção tinha sido autorizada ao nível superior?
4. Com esta toda façanha, quantas armas recolheram?
PS: Contudo, louvo a decisão, vamos ao DIÁLOGO.
PS1: Espero que Damião José e Jorge Khalau tenham "apanhado" a mensagem do Presidente.

2 hrs · Edited · 

O PR mandou cessar a caça à Dhlakama e suas forças...
afinal foi ele que mandou caçar Dhlakama não é?
Ou a pouco e pouco está recuperando "power" sobre os caudilhos de guerra?....
Ou não há mola mesmo para avançar com a guerra?
....Ou Khalau já vai cair?
......
Ou?
A verdade é que o PR fez o óbvio, o que nunca devia ter permitido.
Sabem, estes generais brincam muito mal com cidadãos. Não seria demais pedir a divulgação da LISTA COMPLETA DOS SOLDADOS QUE TOMBARAM nesta guerra silenciosa que decorreu desde Abril até hoje, dia 19 de Novembro.
PS: Num texto por mim escrito em que tentava conferir um outro significado sobre "a solução angolana", propus que, querendo a Paz, o PR podia mandar cessar sem contemplação, a perseguição a Dhlakama e sua tropa. E fê-lo. Hoje, depois de consumar o acto, questiono sobre o que teria acontecido e as razões desta tomada de decisão. Antes que me chamem de incoerente, gostaria de afirmar que não existe nenhuma incoerência neste questionamento. Se por um lado é o dever materializado do PR, por outro, o questionamento visa levar o PR a dar um passo mais arrojado, assacando as consequências e apurando as responsabilidades a quem influenciou-o a consentir tamanha barbaridade e estupidez, arrastando o país para o abismo. Portanto, não nos limitemos no PARABÉNS, porque há malucos em seu redor, com boca e mãos ensanguentadas, interessados no banho de sangue e na morte de inocentes. É para estes inconsequentes bucéfalos anácrotos que me dirijo.

PS: 1:Senhor Presidente Nyusi, se me permite sugestão LEIA O FACEBOOK TODAS MANHÃS ANTES DE SAIR PARA O TRABALHO. Parecendo que não, tudo de bom que o senhor fará em prol da Paz já está minuciosamente descrito aqui, neste mesmo mural e nos demais. Refresque-se de mentes aquecidas, quais fornalhas carbonizadas que lhe rodeiam e diariamente salivam ao esborro o fel da sua infecundidade intelectual.

Comments
NYUSI SOBREVIVE AO GOLPE DE ESTADO DOS MILITARES E GANHA A BATALHA POLÍTICA PARA DIALOGAR COM DLHAKAMA E OUTRAS FORÇAS POLÍTICAS DA SOCIEDADE
Há dias atrás o PIMO denunciou neste espaço nobre do Facebook que um Grupo de Generais, com apetite de exercer o poder político, golpeando o poder civil devidamente eleito no último sufrágio universal, tinha tomado o poder num golpe de Estado devidamente consentido!
Hoje, o Partido Inteligente de Moçambique -PIMO, congratula publicamente com o Presidente da República, Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, por ter sobrevivido neste Golpe de Estado, ao vir para o público e anunciar a recuperação dos seus poderes constitucionais, usurpadados por seu Ministro do Interior, assim como do Comandante Geral da Polícia da República de Moçambique, que no lugar do Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança, vieram ao Público para Declarar ao País inteiro o reinício da Guerra contra a Renamo!
O PIMO pede ao Legítimo Presidente de Moçambique, para implementar imediatamente o ponto número 9 da nossa declaração de denúncia!
O Presidente Nyusi deve demitir o Ministro do Interior e o Comandante Geral da Polícia da República de Moçambique, e encaminhá-los para o Tribunal, acusando-os de crime de usurpação de poderes constitucionais, reservados exclusivamente ao Comandante em Chefe, pois nos termos legais, é da boca do Chefe do Estado que se declara a guerra no país e não na boca dum Ministro!
Hoje quem acaba de declarar o fim da campanha de desarmamento coercivo à Renamo, não é o Basílio Monteiro e nem o Khalau! É Filipe Nyusi, Presidente da República e Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança!
O PIMO, pergunta como é que o Presidente, ordena o fim duma guerra, cujo o início da mesma não saiu da sua boca?
Só depois do Presidente, livrar o País desses ambiciosos do Poder, é que poderá convocar Dlhakama e os outros Líderes políticos para o início dum diálogo sério e de Confiança Nacional!
DECLARAÇÃO DE DENÚNCIADE 7 DE NOVEMBRO DE 2015:
GOLPE DE ESTADO CONSENTIDO - GENERAIS SUBSTITUEM O PODER POLÍTICO NO PAÍS E TOMAM ÀS RÉDEAS DAS DIVERGÊNCIAS POLÍTICAS COMO EPICENTRO PARA NOVAS CONFONTAÇÕES MILITARES
1 - Desde 1977, que a Renamo começou com a sua rebelião armada contra às autoridades governamentais, à réplica do governo, foi de responder essa rebeliao também pelas armas, com um discurso muito claro : - desarmar os homens da Renamo, e trzê-los ao convívio familiar!
2 - Desde 1977 até 1992, que esse discurso político militar durou, até que o Estadista Diplomata, Sua Excelência Joaquim Alberto Chissano, identificou outro caminho, e daí passou a chamar, Sua Excelência Afonso Marceta Macacho Dlhakama, de Presidente do partido Renamo, e não de Bandido em Chefe e muito menos à Renamo de um bando de bandidos armados!
3 - Esse espírito de Joaquim Chissano, pensamos que não devia ser rasgado e nem sequer ser substituído por qualquer linguagem que não promove à cultura de respeito, valorização mútuo e Reconciliação Nacional!
4 - Essa fórmula, "made in Joaquim Chissano", trouxe a PAZ para os moçambicanos, que perdura até hoje! Nos últimos anos, essa paz tende a ser precária por falta de respeito e reconhecimento de valor de liderança política entre os líderes das duas forças ex - beligerantes!
5 - A Liderança da Frelimo, minimiza Dlhakama como figura insignificante, cuja a sua intervenção nas questões dos interesses Superiores da Nação não faz falta! Recorde-se que Joaquim Chissano, pediu aos donos do poder, num passado recente para simplesmente acarinhar Afonso Dlhakama! E Dlhakama por sua vez, para fazer provar aos seus adversários, abandona à vida urbana e volta para às matas e reconstitui o braço armado da Renamo, tal e qual como estava entre 1977 à 1992!
6 - Dlhakama, não estendeu o conflito para todo o território nacional, servindo somente de um perímetro de 100 km entre Save e Muxúngwè para provar ao Governo da Frelimo que ele não era insignificante e que preferia a paz, com honras de Suas Excelências em torno da sua figura, para cessar às novas hostilidades!
O que acabou sendo aceite pelo Governo, na boca do Ministro José Pacheco, quando anunciou ao mundo que Sua Excelência, ARMANDO EMÍLIO GUEBUZA, Presidente da República de Moçambique, vai assinar o acordo de Cessação das Hostilidades, com Sua Excelência, AFONSO MARCETA MACACHO DLHAKAMA, Presidente da Renamo!

7 - O PIMO, pergunta o que é que o General KHALAU, achou caducado em relação à cultura de diálogo diplomático de Joaquim Chissano, para rasgar essa estratégia pacífica e recorrer ao discurso de uso de força?
8 - Que tipo de prontidão combativa o Khalau preparou que supera ao tempo das Forças Governamentais durante o periodo que antecedeu o AGP? Recorde-se que a primeira aposta da Frelimo, era somente derrotar militarmente os bandidos armados e nada de diálogo!
9 - Se desta vez o General KHALAU e os seus pares das Forças Armadas da Defesa de Moçambique, falharem o plano de desarmamento da Renamo à força, qualquer recurso ao diálogo político, deverá ser condicionado à aplicação de sanções militares ao General e à sua condução para o Tribunal, afim de responder pelas mortes e danos económico e social que vitimaram os cidadãos e o País! Só depois destas sanções é que os moçambicanos poderão aceitar o início das aproximações das partes com vista à um diálogo construtivo, sem ameaças dos Generais que têm apetites de ditar regras politicas ao poder civil devidamente eleito!
10 - Estamos a pedir aos Generais das FDS, para declararem um período de tréguas contra os homens armados da Renamo, afim de privilegiar um clima de confiança político para reatamento do diálogo político entre o Chefe do Estado e o Líder da Renamo, que irá contar com a presença de todos partidos políticos e à Sociedade Civil em geral!


Francelino César Santos Enquanto a soberania dos politicos estiver em alta teremos soldados a morrer sem saber porque estão a lutar.

Like · 5 · 2 hrs

Bayano Valy há que explicarem-nos porque se está a recuar com o desarmamento coercivo. qual é a racionalidade do novo desenvolvimento? e qual era a inicial? o que mudou?

Like · 15 · 2 hrs

Efraimo Neves Queremos também saber a quantidade de armas recolhidas, bem como sabermos porque se tomou essa decisão bem assim a responsabilização dos conselheiros de guerra e se tiver sido ideia do próprio presidente seria bom que se demitisse e desse lugar há outros com ideias porque as suas aparições são bastante turvas ontém mesmo disse algo bem diferente

Like · 5 · 2 hrs

Benjamim Muaprato Estou ansioso de ver o comentario ou proximo post do ilustre Julio Juliao Cumbane

Like · 6 · 2 hrs

Eusébio A. P. Gwembe Egidio Vaz, o povo moçambicano vai tomando consciência, através do número cada vez maior dos que no teatro das operações se bateram, de que a solução não é a que preconiza certa facção totalmente alheia a dura realidade da guerra, que há bons meses, enfrentamos no país. Muitos generais nos gabinetes anseiam por uma solução política, mas vivem inquietos, submergidos em perguntas para as quais não encontram respostas ou delas têm receio. Os nossos soldados do campo da batalha formulam as mesmas perguntas, mas a vivência da guerra dá-lhes algumas certezas e as suas respostas, ainda que não isentas de riscos, indicam-lhes um caminho de que não podem fugir. Parabéns ao PR por esta decisão.

Egidio Vaz Parabéns pela bela prosa. Estou alinhado.

Eduardo Domingos Das parabens a um criminoso eusebio Eusébio A. P.Gwembe? Esse fulano anda brincar aos tiros desde 2012. Um dos progenitores da ematum eh esse safado. Espero k a renamo nao caia na cilada desse fulano k o machado da graca chama de presidente nordico ou maconde..

Cristiano Banze Que vergonha do senhor Presidente e todo esse "sistema"
#vergonha só.

Benjamim Muaprato Nao considero vergonha, mas uma decisao acertada.

Benício Da Cruz Baulo Uma decisão tão acertada quanto esclarecedora de que ele não está no comando das operações!.

Delfim Bica Lucas Esta de parabens o presidente pela decisao, eu acho ele um presidente que tem uma visao difrente das coisas mais a tendencia d sabotagem d seu mandato..

Germano Milagre Pois Bayano ... Mas tb eu já reconheço o PR como o q fala uma coisa e faz outra ... Quero ver o q vai acontecer nos proximos tempos na realidade ... Espero q encaixe c o discurso ... Esta economia esta de rastos ... So comparavel aos anos de 89/90 ... Num patamar mais alto mas com mesmo nível de seriedade.

Bayano Valy é Germano. não sei porque assim procede.

Germano Milagre Tb eu ... Chissas e Guebas pelo menos percebias aonde queriam chegar ... Agora sinceramente nao entendo..

Bayano Valy acho que ainda não percebeu o que é isso de deter o poder.

Domus Oikos Egídio perguntas interessantes..

Jaime Carlos Este comportamento é típico de estados onde as instituições são fracas..

Bernardo Bambo Será que há condições para o líder da Renamo acreditar no anúncio do PR do fim da sua caça?.

Marcos Luis Rabo Não, perderam confiava depois de lhe tirar na manta e lhe humilhar dia 9/10 nem bebê não aceita.

Bernardo Bambo Sendo assim o que deve si fazer pra si criar um melhor clima pra o tal diálogo!?.

Marcos Luis Rabo Sem o líder da RENAMO acho que devem tratar esse assunto com os que estavam no diálogo na CCIJC "grupo Macuiane" e porem na prática o pedido da RENAMO e de seu povo de forma justa

Like · 1 hr · Edited

Laercio Eder Camal Mulima Foi mas uma tentativa fracassada. Queria ficar para a história, (o homem que desarmou a RENAMO) infelizmente perdemos os nossos compatriotas.mas a decisão foi bem tomada apesar de ser tarde.mas ainda confio em ti nhussy.

Like · 2 hrs

Celso Cossa Seria justo começar ja com a lista dos que tombaram na aludida recolha das armas. Se tombaram nao foi por acidente, foi por opçao dos seus comandantes. Falaram disso publicamente para que ninguem duvidasse que a opçao pela guerra veio do mais alto nivel do comando das FDS..

Like · 2 · 2 hrs

Domus Oikos Comandantes ou mandantes?

Like · 1 · 2 hrs

Celso Cossa Domus Oikos Mandantes... he he

Like · 2 hrs

Domus Oikos Sim irmãos são mandantes. Porque os miúdos de ja percebem que vão morrer pra elite rica em Maputo. Nenhum filho dos ditos senhores vai ao mato.

Like · 3 · 2 hrs

Agostinho Augusto Ou eh forma de tirar o velho das matas e em seguida... Pimba com ele...

Like · 8 · 2 hrs

Domus Oikos Dhlakama não é Savimbi, Moçambique não é Angola. E não existe nenhum oráculo que possa predizer os futuros acontecimentos.

Like · 4 · 2 hrs

Arlindo Costa Rosario Não desenforma Oh Egidio!

Like · 2 hrs


Like · 2 hrs

Leonildo Nhanala Acho que agora sim. Temos um PR ao nível do líder da Renamo. 

Dá o dito pelo não dito. Ora na sua cabeça só cabe a paz, paz, paz....volta e meia está a atacar. Ora quer dialogar e volta e meia manda recolher armas...

Está a comportar-sr como Dhlakhama, não tem palavra.

Like · 1 · 2 hrs

Manuel Moises Americo Honestamente, ainda me é muito dificil descrever o perfil do nosso presidente.

Like · 1 · 1 hr

Nito Ivo Nyusi sabe que deve ir muito devagar com os homens dos 10anis de luta. A vida dele pode ate correr perigo. Ele deve sacudir com muita cautela os generais e companhia Khalau.

Like · 3 · 2 hrs

Douglas Harris Confiar é bom mas disconfiar é melhor...

Like · 2 · 2 hrs


Like · 2 hrs

Ramalho Edson Paris Ate um homen cuja esposa lhe meteu na garafa um dia ele sai de la e toma as redias...ai esta mais um k se liberta do wassu wassu da equipe

Like · 1 · 2 hrs

Nelson Salvador Sebastião Eu acho que não há mola nos cofres do estado para continuar com a caça. Pode ser que a subida do dólar esteja a contribuir negativamente na compra de balas e outro material de guerra

Like · 2 · 2 hrs

Felizardo Munguambe Nao ha condicoes para Dhlakama sair. Aquele anuncio è uma isca para apreessao deste homem e a sua futura ...... Como nao consiguira com as armas optou se numa outra teoria politica.

Like · 3 · 2 hrs

Buene Boaventura Paulo A minha leitura é de que no conjunto dos assessores do Presidente. Os militares gozam de maior protagonismo que os da área política. Mas no decorrer do tempo os tais não trazem resultados viáveis e o PR deve estar a ensaiar uma manobra para nivelar a sua assessoria, correndo este perigo de ser "rediculo". Um Gabinete forte do PR deve analisar e pesquisar todos os caminhos a seguir antes de uma decisão, o que julgo que não acontecia. No nosso ditado popular diz - se "vale mais tarde do que nunca" e este recuo pode abrir Boas perspectivas para diálogo político sério, mas há riscos e o maior está em o PR um dia acordar sem cadeira grande da Nação, a avaliar as pretensões da ala militar do seu regime

Like · 2 hrs

Nelson Sinai Chauca Por incrivel que pareca ha aqui muitas verdades e reconhecimento de que se deu a ordem.....

Like · 2 hrs

Armando Tomas Fernando Fernando Kkkkkk juliao cumbane, só pode estar a morer por disgosto , aquele sr é djadista para ele coração dele cabe guerra

Like · 1 · 2 hrs

Antonio Serra E o que ee que os famigerados e ilumunados G40 vao dizer desta vez?

Like · 1 · 2 hrs


Like · 2 hrs

Abdulcadre Carlos Mudanisse Eu tenho la a minha duvida sobre essa decisao. ja estamos cansados de ver discursos como este e meia volta acontecer o contrario.. dont trust anyone...

Like · 1 · 2 hrs · Edited

Dinis Bernardo Acho que não é de caracter obrigatório divulgar a lista na mídia,este é um assunto interno de defesa.

Like · 1 · 2 hrs

Egidio Vaz O Ministerio da Defesa tem maquina de fazer filhos lá dentro?>

Like · 2 · 2 hrs

Dercio Fernando Honra? Dignidade? Existem só no dicionário?

Like · 1 hr

Diamantino Gumissanhe Mě lembro que Obama mandou encerrar o departamento que caçaca Bin Laden e assim " foi facil abatê-lo" NAO SERIA UMA FORMA DE TENTAR "APANHAR" O DHLAKAMA DE FORMA MAIS FACIL?!

Like · 1 · 2 hrs

Egidio Vaz Nao foi assim como aconteceu. A caça a Bin Laden nunca cessou. Apenas a missao de Afeganistão reorientou a sua táctica de luta. A entrada do Gen David Petraeus primeiro no Afeganistão e depois na CIA, culminou com a decapitação aquele facinora.

Like · 1 · 2 hrs

Eduardo Domingos A posicao dele confirma k os miudos da fir nao estao dispostos a lutar pela frelimo. Prefere avancar com essa opcao antes de ser humilhado cm a renamo no teatro de operacoes. Sibindy deu assessoria gratuita mas como a estatura de nyussi eh proporcional a sua inteligencia la esta ele com baboseiras.

Like · 2 hrs

Helder Mario A ler comentarios.

Ainda n vi de Ofelia Geronio, Ngwedere e Goliate

Like · 2 hrs · Edited

André Mulungo Eu só vou acreditar quando Margarida Talapa, Damião José e companhia pararem de diabolizar a Renamo e DHL. Ainda hoje ouvi alguns deputados da Frelimo - partido de que Nyusi é presidente - a dizerem que o desarmamento da Renamo é uma decisão irreversível.

Like · 1 · 2 hrs

Lucas Chave É um truque pra distrair homens da Renamo!

Like · 2 hrs

Madagas Junior O lider da renamo conhece-os mto bem...

Like · 2 · 2 hrs

Jainito Pedro Ė chefe d Estado k fala isso? Ponderacao em falta? Afinal o discurso d tete de k nao sentiria culpado caso nao haja paz agora sente culpado. Meu Deus quantas pessoas morreram?

Like · 2 hrs

André Mulungo Mas pronto... aguardemos. Pode ser que o "Nyuzi" tenha tomado coragem de enfrentar a ala radical do seu partido.

Like · 1 · 1 hr

Manuel Moises Americo Assim vai Moçambique.....

Like · 2 · 1 hr

Horácio Costa Foi tarde pra perceber mas, a ser verdade seria de louvar.

Like · 1 hr

Bergio Alberto Nao sei se me engano mas parece que ele pediu, nao ordenou. O que mostra que o mesmo nao tem autoridade perante seus pares. So da a cara a tapa pra justificar a sua posicao de PR mas quem realmente faz acontecer e' a cupula de mafiosos que agora se diverte!!! Nyusi ta mostrar uma clara falta de tomates pra gerir a Patria... Ta tudo a fugir do controlo, Paz se foi, dolar se foi, comida vai, agua, luz, transporte, daqui a pouco propinas. Ate temperatura ta subir...

Like · 1 · 1 hr · Edited

Tome Corneta Raene Kunhepa apana zviripo sure kwe gua akuna munamato

Like · 1 hr

Egidio Vaz Se pediu ou ordenou pouco me importa, mas se a caça continuar nada mais restará a dizer senão pedir a sua saida do poder. Ele é o comandante-em-chefe das forças de defesa e segurança. Se disse "respeitando" a seriedade dos seus subornidados, assumindo que eles entenderam a mensagem ou não, a verdade é que a ORDEM foi dada.

Like · 2 · 1 hr

Elecas António Desculpe me , pec pra me dizer a fonte desse assunto. So pra ficar ainda mais seguro no assunto pois hoje nao assisti os telejornais

Like · 1 hr

Elecas António Agradecia

Like · 1 hr

Manuel Moises Americo Mano Egidio Vaz qual foi a tua fonte?

Like · 1 hr

Egidio Vaz Fontes oficiais, desde a RM, TVM, STV etc.

Like · 1 · 1 hr


Like · 1 hr

Roger Charming Macie Na minha humilde opinião isto é mais uma manobra para tirar o lider da Renamo da dita "parte inserta" para uma suposta conversa com vista a PAZ... o que resultaram na posterior aniquilação do homem, visto que um teste ja foi feito na beira e o povo nada fez manteve si em silencio como forma de concordância com tal ato bárbaro de falta de ética e acima de tudo falta de palavra... é so um pensamento

Like · 1 · 1 hr

Adelino Branquinho Bom texto amigo Egidio, gosto muito, é saudável lêr coisas bem escritas.

Like · 2 · 1 hr

Ernesto Nhaule Ja nao aguentam com a porrada no terreno. triste porque derramou se tanto sangue, vidas inocentes se foram, o pais regrediu por uma situacao que muito bem tem solucao na mesa.

Like · 1 hr

Magacebe Majacunene Desde o silêncio de Dlakama até os comentaristad da praça deixaram de ter noticia para debater....

Like · 1 hr


Like · 1 hr

Ko Yuon Sera k dlakama ira sair com isso? Creio k se vao cansar com imposiçoes k o homem vai impor.

Like · 1 hr

Latino Ligonha Nyusi veio revelar aos moçambicanos que o seu Governo está não só dividido como também baralhado e minado de tamanha incoerência. No seu discurso há uma penumbra que me parece ser necessário esclarecer ao povo:
1. O Presidente da República age unilateralmente? Ou seja, faz a guerra e a cancela sem mais nem menos e quando lhe apetece? 
3. Porque é que fala do cancelamento e quando era para iniciar não informou ao povo, que ele definiu como seu patrão?
4. Que empregado age fora do desejo e vontade do seu patrão, no caso vertente, o povo?
5. Não revelou, desta forma, dar o dito por não dito?
6. Sabe ou não que o incumprimento do prometido é punível ou será que por ser Presidente da República está acima da Constituição e das leis? 
7. Porque é que se negava estar-se a caçar um líder da oposição?
8. Qual foi a motivação e como se efectuou a caça ao homem?
9. O que motivou a cessação da caça?
10. Qual foi o montante, isto é, custo, envolvido nessa operação e quais foram os contornos: ganhos e perdas?
Há aqui inúmeras questões que ainda estão no ar. Não me parece ser justo um PR aparecer apenas decidindo unilateralmente o seguinte: "agora vou fazer guerra" e, tempo depois, "agora já não quero guerra". Afinal, o povo não merece satisfação? Até parece brincadeira de um país sem regras. 
Me parece que este é mais um discurso para adormecer os moçambicanos, sobretudo para camuflar e negar aquilo que os mídia denunciaram: a vinda dos "partidos libertadores" visa organizar, de forma eficaz, a eliminação física de Dhlakama.
É que pelos ditos e não ditos de Nyusi, custa acreditá-lo. Por outras palavras, Nyusi ainda tem muito que trabalhar para ganhar a confiança dos moçambicanos: jurou, aquando da tomada de posse, ser presidente de todos, mas, a pouco e pouco, foi sendo mais presidente de uns que de outros. Até me lembra do já conhecido axioma: todos somos iguais, mas uns são mais iguais entre si do que os outros.

Like · 3 · 1 hr

Eddy Marchal Wa Afrika É uma finta que querem fazer a renamo e seu exército bem forte, e por outro lado o PR procura fugir das responsabilidads pois durante todos os meses que passaram até hoje dia 19 em todas investidas bélicas que juntamente cm seus capangas ousaram fazer deram-se muito mal, pois a força revolucionária da renamo está n povo pr isso o exército do partido n poder foi derrotado e bem derrotado, ja agora querem pdir negociações para mais uma vez comtinuarem a explorar o povo, eu acho que PR devia apenas dispidir-se do povo antes q seja tarde pois o povo vai expulsa-lo em breve prk abuzou da sua honestidad. Agora o trunf está cm a renamo, o povo, as forças revolucionárias e todos que defendem uma genuina democracia, justíça e paz. Todos que compõe este governo dviam n mínimo demitirem-se

Like · 1 hr

Amide Esmael Nao e confiável ?pode querer ganhar folego

Like · 2 · 1 hr

Azarias Chihitane Massingue Eu aconselho os que estão a ver ou ouvir esta notícia para o fazerem de manhã ou mesmo que não gostem de RAM irem escutando as notícias esta noite pois poderão ouvir a voz dele em primeira mão. De contrário poderemos estar a comentar o que não corresponde o que foi dito. Depois cada um iria ver se no sentido em que foi empregue a palavra ponderar corresponde a cessar.

Like · 1 hr

Latino Ligonha Até posso concordar com essa análise: ponderação não é cessação. Portanto, a caça continua. Aliás, os BTR'S e todo o arsenal bélico ainda está no terreno, com os militares equipados até aos dentes.
Mas uma coisa ficou clara: foi Nyusi que esteve por detrás dos ataques e emboscadas. Só não sabemos porque é que negavam a autoria.

Like · 1 hr

Chitamef Chiraf Se a mensagem dos bispos catolicos nao cogitou ao presidente ou o custo da guerra nessa economia fracassada eh insustentavel, ou o ar deve ter comecado a encher as "bolas" perante a sua ala mais radical!
Parabens "mista" presidente, mesmo assim ainda confio em ti!

Like · 1 hr

Ivo Mendes Senhores é 40anos d independencia mocambique nunca teve o presidente comprometido com o povo como este este senhor tem vergonha na carra por isso é diferente dos outros gostaria q o lider d renamo olhasse para ele como presidente d República nao como presidente d frelimo pq ests senhor ta é duas batalhas com o próprio partido e com renamo q esta habituada a lidar com pessoas d seu nivel este presidente é meu presidente presidente da paz d tolerância e desenvolvimento

Like · 1 hr

Latino Ligonha Oh, Ivo. Quanta água! Kkkkkk.

Like · 1 hr

Nito L. Manhice Parabens ao Nyusi e a nação agradece

Like · 1 hr

Selma Rogério Respeitável Dr.Egídio Vaz, aceite meus respeitos, pela maneira como valoriza o seu saber. Uma característica rara em Moçambique onde vemos estudiosos que pensam com o umbigo.

Like · 1 · 1 hr

Jose Eduardo Ha um equivoco. Na TV Miramar PR disse e repetiu que aproveitava o podio do encerramento do curso de guardas prisionais para dar ordens de continuidade de desarmamento compulsivo. Terei ouvido mal ou na exposicao confusa que lhe é caracteristico fez-se entender mal?

Like · 1 hr

Latino Ligonha Deve ter ouvido bem, meu irmão. Eu estava na STV e vi e ouvi o contrário. É que Nyusi tem dois rostos. Dificilmente se vislumbra o verdadeiro.


Fauzio Mussagy Fernandes Precisamos pessoas k falam abertamente a verdade o nosso moz está afundando em dívidas e problemas demasiados para poder ter um rumo...

Like · 1 hr

Hobety Luys Muhamby O que o Khalau diz?

Like · 1 hr

Joaquim Micas Nada mais a acrescentar.

Like · 1 hr

Egidio Armando Missage Boa decisão. Quantas armas recuperadas?


Tomo Valeriano Eu já não confio no Nhussy


Xandu Inguane O presidente e o país agora tem que ser guiado por facebook? Mas que palhaçada, se depender destes facebucanos este país vira libia


Filipe Da Paciencia Jose Eduardo eu tabem assisti a tv miramar tas certo ouvi o presidente falando na continuidade da recolha das armas.


Leo Do Rosario Só pode nao haver mola!


Dércio Alfazema Nesta semana houve reunião do CM, graduação de militares superiores (AEG, Ministro da Defesa e altas patentes militares presentes) o PR não se referiu a isso. O grande anuncio vem na graduação de guardas prisionais. Bem longe dos desarmadores. O anuncio do PR parece incompleto. Agora cabe agora ao Dlakhama morder ou não nesta "isca" tal como esta.


Egidio Vaz As mensagens, quem as fez, também andou à deriva. Este é o problema dele, la na presidência.

Like · 2 · 27 mins

Egidio Vaz O povo só sabe que ele mandou cessar os ataques à Renamo, ponto final

Like · 2 · 26 mins

Ngonhamo Ngonhamo Politica...


Augusto Gildo Buanaissa A Renamo precisa ser muito .... Para nao ser cautelosa


Dércio Alfazema Ou pode ser um grito de socorro. para ja o anuncio somente valeu pela posição nos noticiarios. Hoje foi destaque na STV.


Augusto Gildo Buanaissa Depois de se tombar tanto, incluindo mercenários, como dizem rumores, eu penso que esse só quer um tempo de tréguas para se reorganizar. O que o Nyusi fala não se escreve, desde o dia da tomada de posse ele tem provado isso.


Gilder Anibal PARECE ME que, o PR foi enganado para cavalgar esse caminho e assim poder entrar bem na lista dos sanguinários da casa! 

Mas foi bem enganado...agora já faz parte do lado deles...NUNCA MAIS TERÁ O PODER DE OS MANDAR PRENDER! 

Porque, mandando-os prender...estaria também mandando-se prender! 

O resto é o resto.

Like · 17 mins · Edited

Augusto Gildo Buanaissa O PR ontem Instou os comandos ao combate e hoje aparece com essa historinha. Verdade é uma, Nyusi é camaleão. Muito cuidado.... Este é pior que Guebusa


Sidonio Bras A ser verdade, é de louvar. Temos que dar passos seguros à frente para construção das bases de um Estado seguro... Precisamos falar das nossas diferenças como forma de aproximar as posições. Não é só o sr Afonso Marcacho Marceta Dlhakama que se sente excluído, eu sou um dos que quer ver debatido a moçambicanidade, a inclusão e a coabitação política. Oxalá seja desta vez.

Like · 1 · 14 mins

Carlos Cardoso Extremament preocupante , porque na verdade quem paga a factura sao inocentes mesmo . Porque violencia nao 'e uma boa maneira de resolver os diferendo sentem e conversem quantas veses for necessario para a cerenidade do Pa'is.

Like · 8 mins

Vasco Bento Jose Do bem ou do mal o PR deveria ordenar a cessaxao de caça ao homem e homens para sair bem na fotografia no dia em que a Assembleia da Republica dar informe sobre o Estado da Nação.. 
Nao pode ele ir a Assembleia da Republica com militares no mato! 
Esperemos para ver o que podera acontecer depois do informe do estado da nacao.


Like · 8 mins

Comments
Xande Zandamela Que as palavras caminhem de maos dadas com as acoes!
GostoResponder1 h
Dércio Tsandzana Já vai tarde essa declaração, mas, não deixa de ser oportuna.
GostoResponder21 h
Efraimo Neves Porque? Afinal, não era oportuna e inadiável? Esses camaradas, a propósito quantas é que foram recolhidas ao invés das que foram entregues voluntariamente
GostoResponder11 h
Efraimo Neves Dércio Tsandzana , acho que devíamos pedir as contas para fazermos a avaliação dos resultados não achas?
GostoResponder11 h
Armindo Silva Tomas Tomas Dércio Tsandzana acredita nele?
Não será mais uma fifia dele para morder e depos soprar,tenho reservas deste Sr.Presidente a sua seriedade e credibilidade em relaçao aos seus discursos e a sua pratica.
Esperemos ver será desta ou não será?

GostoResponder11 h
Dércio Tsandzana Efraimo Neves, excelente colocação.
GostoResponder11 h
Batista Cole Hehehehehe isso mesmo é uma paulada, uma incoerência total, afinal foi o Nyusi que deu ordem pra desarmamento? Mas porque não veio a público anunciar o tal inicio da campanha de desarmamento.
GostoResponder21 h
Dércio Tsandzana Porquê? Porquê?
GostoResponder11 h
Efraimo Neves Este senhor perdeu noção ainda cedo demais
GostoResponder1 h
Dércio Tsandzana O meu Presidente está a meter "muita água", ele tem tido aparições públicas que são um desastre, me parece estar a ser muito MAL aconselhado. Não foi este senhor que eu ouvi no dia 15 de Janeiro.
GostoResponder21 h
Armindo Silva Tomas Tomas Dércio Tsandzana este Sr.ja decepcionou-me demais,no primeiro discurso dele como PR eu fiquei endiambrado que caminhavamos mesmo para uma verdadeira mudança,mas não passou de uma cançao dele até hoje.
Vai para Angola muda de assunto vem para Moçambique fala outra coisa custa-me acreditar,o que podemos esperar por ele diga você em poucas palavras.

GostoResponder11 h
Hassan Osman Mais Vale Tarde do que Nunca.
Seja como fôr é de Saudar por abrir espaço ao Diálogo!

GostoResponder159 min
Dércio Tsandzana O tempo dirá como as coisas vão agora suceder.
Rico Roque Por certa razao, já não dou crédito ao que este senhor fala. Prefiro ser como São Tomé...ver para crer.
GostoResponder156 min
Miro Bata disculpem mas este presidente é esquesito
GostoResponder255 min
Nildo Guambe Prefiro ler os comentarios e ficar a espera dos resultados, contudo, era oportuno que subessemos quantas armas foram recolhidas...
GostoResponder153 min
Dércio Tsandzana Quantas armas mesmo eles recolheram?
Dércio Tsandzana Rico Roque, vamos esperar juntos.
Rildo Rafael Sábias perguntas Dércio Tsandzana!
GostoResponder148 min
Aurélio Simao Dércio Tsandzana, sabes como se destrai alguêm? Na política tudo acontece, faz conta para ver se tens resultado. DIFINIÇÃO: Política é; mentiras, quem desmente isso?
Delfim Bica Lucas Esta d parabens o presidente pela decisao.
GostoResponder142 min
Boa Favorito Renderem com macacos velhos
GostoResponder136 min
Miguel Giua Massape Ele viu que tatos tão a morrer
E os militares estão a negar entrar no manto .
É por isso ...Ver mais

GostoResponder132 min
Dércio Tsandzana Agora iremos especular tudo e mais alguma coisa.
GostoResponder228 min
Mávelasse Zacarias Gosto da pergunta 4 e aguardo serenamente a resposta do senhor comandante nao muito sereno ou qualquer individuo esclarecido.
GostoResponder116 minEditado
Dércio Tsandzana Também eu.
Emanuel Anti-Heroi Nkojola Dercio, melhor é aguardar. Sera que nos proximos dias nao havera "bang bang" no centro do país? Tenho imensas duvidas que os radicais frelimistas tenham concordado com essa ideia. Num passado mto recente vimos um presidente empenhado em dialogo mas os seus sequazes incendiarios e belicistas, Nato rebeldes contradizendo tudo do chefe e induziram o "boss" ao belicismo. Deve ser mais uma manobra para ver o DHL na parte certa e o encuralar. Boa iniciativa, veremos O TEMPO DIZ TUDO.
GostoResponder19 min
Dércio Tsandzana Esperemos pelo TEMPO.


Comments

Mateus Lapson Meu ilustre Rogerio Antonio, desculpa eu nao percebo bem essas televisoes Mocambicanos cada um fala coisa dele.


Narcísio Mula O nosso presidente tem que estar a falar sério. Dou-lhe voto de confiança que ja tinha retirado


Rogerio Antonio Como assim mano Mateus Lapson?


Patrique César Titos Machava Kkkkkkkkkkkk gostei da parte final dessa publicacao,mas quanto ao posicionamento do PR para mim nao acredito,porque mudou a ideia,o que viu??


Rogerio Antonio Tambem estou confuso sera que esta' a falar serio?


Muchuquetane Guenjere Mano Narcisio Mula, quants vezes o PR foi incongruente com as suas declarações?? Será que desta vez estara a falar a serio? O mano Rogerio Antonio enumerou uma serie de incongruencias. Essas sao suficientes para descobrir que esta a falar de boca para fora. Ou entao ele tem vontade, porem é um teleguiado e tem que fazer o que os seus patrøes (não o povo, porque este quer a paz) lhe mandam.


Naphas Lourenço Naphulo To escutando o mesmo neste momento, eu nao acredito em nada k esse espantalho diz


Rogerio Antonio kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Muchuquetane Guenjere Eu acho que é uma ratoeira para chamar o lider da Renamo sair da parte incerta em que se encontra para fingir que esta disposto a dialogar, porem, o objectivo primario é liquida-lo. Eu tenho muitas reservas quanto a seriedade dessas palavras. Apos seu discurso infeliz em Angola, foram vistos BTR's!!!!! Qual é a finalidade? Quanto ao G40, esses sao cataventos, nao sei se é a expressão correcta, mas julgo que são individups sem rumo. De facto, "BIG SHAME".


Rogerio Antonio Disseste tudo mano


Rogerio Antonio Narcísio Mula, o problema e' esse saber ate' que ponto ele esteja a falar a serio, tendo em conta as incongruencias do seu discurso...


Narcísio Mula Tens razão. Mas não temos alternativa. Agora não sei se isso vai convencer a Renamo tendo em conta o passado recente


Rogerio Antonio Realmente conhecendo o jeito como o madala DHL ele e', duvido que caia nessa ratoeira se for o caso....


Pouco Pra Nos Eu ja não acredito nesses Camaradas...E mais uma armadilha.


Isaias Sitoe Porém devemos saber que A.D é estratega nestas situações de ratoerismo,mais uma vez vamos confiar.


Nando Mais kkkkkkk big shame cachoros


Manuel Carlos Zacarias Duvido da seriedade do Nyusi, e a "savimbizacao", caiu por terra? Ou eh mais uma conversar para adormecer o boi!!!!


Rogerio Antonio Tambem estou aaqui a pensar sera' verdade mesmo?


Star Muamafeco O PR não tinha outra saída. Soldados? Só no norte do Save, RENAMO/ Dhlakama ganharam no norte do Save o Nyusi não tinha outra saída porque muitos militares juntavam se a RENAMO ou entregavam as armas. mercenários? O governo não tem dinheiro. Finalmente ele caiu na real.


Rogerio Antonio Se for isso melhor ainda, porque nao queremos a guerra, ja estamos cansados de sofrimento....


Gerardus Mercatour Estas palavras não tem nenhum valor... O povo já está de olho...Esta não cola.


Rogerio Antonio Eu tambem nao creio nessa cena mano



Star Muamafeco Não havia clima p guerra.




Mateus Lapson Rogerio Antonio, estava na televisao miramar a escutar o presidente do meu pais a falar no enceramento do curso de guarda prisional a dizer categoricamente. Que o objectivo principal do governo é desarmar a Renamo e vamos desarmar a Renamo e se tem alguns guerrilheiros da Renamo é melhor se entregar o mas rapido possivel. E agora vejo na Stv uma informacao diferente com a miramar, afinal de conta qual é o sentido positivo da informacao


Tomas Humbe Bem, eu nao confio nesse maconde mandado do gueba pork desde a tomada de posse sempre falou bonitinho mais faz outra coisa;o puto morde e depois sopra, e tambem toda freli ja xta convecida k com as perdizes nao si brinca pois k durante a campanha de desarmar a forca a propria freli ou o braco armado da freli e que foi desarmada.espero k nyusi esteja a falar serio pork si nao ainda continuarao a doar armas a renamo.



Sic Spirou
...muito bem, Excia...mas quando é que mandou pra fazer-se este desarmamento? De certeza que este é o melhor caminho : diálogo.
Rafael Ricardo Dias Machalela, El Patriota, Ariel Sonto e 11 outras pessoasgostam disto.
Comments


Sura Rebelo de Oliveira Assumiu em publico o q é bom. Se calhar faz tempo mas ha dificeis.. comunicações etc etc

Gosto · Responder · 1 · há cerca de uma hora


Bayano Valy vamos apresentar sugestões concretas

Gosto · Responder · 3 · há cerca de uma hora


Sic Spirou Chefe é chefe neh?
Bayano Valy em que sentido?

Gosto · Responder · há cerca de uma hora


Bayano Valy o nosso empregado é que nos pediu para não apresentar reclamações mas sim propostas de solução concretas

Gosto · Responder · 3 · há cerca de uma hora


Borges Nhamirre Mas para aí... quem mandou desarmar à força?

Gosto · Responder · 2 · há cerca de uma hora


Sic Spirou Sim meu caro; essa é a minha preocupação.


Sic Spirou Começava por se livrar com os que não estão a seguir a linha dele. Há pouco um deputado sénior dizia que era legal o desarmamento e alguns chefes militares também. Então esses estão em rota de colisão com o chefe maior. Porque demitir - se em Moz é raro...

Gosto · Responder · há cerca de uma hora


Francey Zeúte He he he he. Esse ilustre deputado vai se retratar.

Gosto · Responder · 1 · há 56 minutos


Sic Spirou Ou entrega o lugar.


Bayano Valy concordo com a legalidade de se desarmar. ou estamos numa república ou estamos num galinheiro.
o que não me certo era uma operação que corria o risco de nos levar a uma guerra de atricção.

Gosto · Responder · 2 · há 57 minutos


Francey Zeúte A propria Renamo tem consciencia de nao pode ser um partido que detem armas. SABEM BEM. a forma de desarmar é que nao é a mais acertada.

Gosto · Responder · 1 · há 53 minutos


Neldo Langa Kkkkkkkkkk parece que foi obrigado a falar .. Esse Nhussy já devia ser demitido, se fosse possível

Gosto · Responder · há 34 minutos


Ahlupale Próprio Amakhwapa A Renamo precisa ser desarmada, mas pacificamente.

Gosto · Responder · 1 · há 33 minutos


Sic Spirou É complexa a situação penso eu... está a lidar cm mais velhos, não esqueça.

Gosto · Responder · há 32 minutos


Neldo Langa Desarmar a renamo ou lutar com o dólar ( fome, falta de divisas, baixa exportação e etc)...
O oficial de Programa de nome Nhussy terá ou tem de escolher.


Sic Spirou Gostei dessa.


Neldo Langa Esse parece um aventureiro que caiu de paraquedas.. um dia diz que tem estado a conversar com o líder e outro diz que não consegue falar com ele ..... Kkkkkkkkkk Kkkkkkkkkk
Olha desse aventureiro tamos cancados.


Sic Spirou Está a pedir ajuda aos seus patrões. Algo está a emperar ali..


Neldo Langa Ou ele está convencido que não adianta procurar/capturar o líder .. ou ele Ta fazer jogo dele tal como fez e anda a fazer... O fim da história é a morte do Líder... Só que ele vai com dignidade....


Cremildo Bahule Como nao comento politica "domestica", so passei para ver os comentarios.


Sic Spirou Te amarraram a boca? Ooops

Gosto · Responder · há 10 minutos


Cremildo Bahule Nao. Dizem, por causa dos comentarios que sou "mao externa", "anti-patriota" e para nao ir ao campo de reeducacao, vou ficar wiiiiii.

4 h · Editado · 

SERÁ QUE ESTÁ A FALAR A SÉRIO, OU É MAIS UM PAPO?

O Presidente da República, na qualidade de Comandante-Chefe, ordena o fim do desarmamento Coersivo da Guarda residual da Renamo.

Primeiro tenho a agradecer esta medida por parte do alto magistrado da nação, porque somente o diálogo é que é chave para solução deste diferendo, mas no meio destas declarações o que preocupa-me, é saber até que ponto desta vez está a falar a sério, tendo em conta que, o PR tem tido muitas incongruências no tratamento destas matérias, se estiverem lembrados, há meses atrás o PR teria dito que, no seu coração só cabia a Paz Paz Paz, meia volta disse que, não iria se ajoelhar a nenhum Moçambicano para conseguir a Paz, a fonte que tenho vindo a citar, outro dia, teria dito também que, não se podia ridicularizar o líder da Renamo, mas conseguiu na Assembleia Nacional em Angola, dizer que devia aprender-se com os angolanos, nos assuntos do género, implicitamente dando a entender que devia-se usar a moda Angola para se buscar a Paz (a Savimbização).
Posto isso, só espero que não seja uma ratoeira, porque eu pessoalmente ainda sou cepticista quanto a seriedade destas declarações do PR.
NB: A todos G-quarentistas que pululam aqui no Facebook e lá fora, que apoiam o desarmamento da guarda da Renamo, através do uso da força, gostava de saber como é que vocês se sentem, será que o PR vós traiu? Mais uma vez, a ser verdade o que o PR disse, isso só vem provar que vocês não passam de Papagaios, aliás nem papagaios vocês são, mas sim CACHOROS, que quando atira-se um osso para um lado vão logo a correr. 
BIG SHAME!


Comments

Mateus Lapson Meu ilustre Rogerio Antonio, desculpa eu nao percebo bem essas televisoes Mocambicanos cada um fala coisa dele.

Gosto · Responder · 2 · 4 h

Narcísio Mula O nosso presidente tem que estar a falar sério. Dou-lhe voto de confiança que ja tinha retirado

Gosto · Responder · 2 · 4 h

Rogerio Antonio Como assim mano Mateus Lapson?

Gosto · Responder · 1 · 4 h

Patrique César Titos Machava Kkkkkkkkkkkk gostei da parte final dessa publicacao,mas quanto ao posicionamento do PR para mim nao acredito,porque mudou a ideia,o que viu??

Gosto · Responder · 1 · 4 h

Rogerio Antonio Tambem estou confuso sera que esta' a falar serio?

Gosto · Responder · 4 h

Muchuquetane Guenjere Mano Narcisio Mula, quants vezes o PR foi incongruente com as suas declarações?? Será que desta vez estara a falar a serio? O mano Rogerio Antonio enumerou uma serie de incongruencias. Essas sao suficientes para descobrir que esta a falar de boca para fora. Ou entao ele tem vontade, porem é um teleguiado e tem que fazer o que os seus patrøes (não o povo, porque este quer a paz) lhe mandam.

Gosto · Responder · 3 · 4 h

Adelino Margarete Antonio olha mano R.A se duvidamos e pk um dia ele nos trapasseiou, dizendo uma coisa e fazendo outra, nesse cntexto torna-se dificil acreditar nas dclaracoes dele hoje, apos morrem muita gente inocente devido a temosia e arogancia dele, a ver vamos se ta falar verdade, ja ouvimos a teoria, agora queremos pratica se nao sera menos crdibilidade para ele mesmo...

Gosto · Responder · 1 · 4 h

Armando Tomas Fernando Fernando Aquelas palavras não são de iniciativa dele, nuyssi é um presidente telguiado,hoje os patrões mandaram lhe para falar aquilo, para me coisa de vergonha,porisso não podemos confiar

Gosto · Responder · 3 · 3 h

Rogerio Antonio Realmente meus amigos, devido as contradicoes do PR, custa-me acreditar que agora ele esteja a falar a serio.....

Gosto · Responder · 1 · 3 h

Daniel Boe Acham que o FMI iria botar mola para depois ouvir justificações do tipo: Ah não...não podemos pagar agora visto que estamos a destruir ninhos??? Acordem pessoal...aqueles manos do FMI são agiotas super experientes e que amam o diñero...são até capazes de vender suas próprias mães... Para mim disseram se queres mola tens que parar de brincar aos soldadinhos, de modo a pagar-nos nos prazos estipulados...

Gosto · Responder · 1 · 3 h · Editado

Rogerio Antonio Hehehehehehehehe

Gosto · Responder · 3 h

Chalaman Charles Murato Também fiquei desiludido com o nosso PR e não acredito mais em suas palavras. Em inglês diz se there is no second chance to show the first impression. Isto é, não existe segunda chance para mostrar a primeira impressão.

Gosto · Responder · 1 · 40 min

Rogerio Antonio Temos um PR que me cansa a mente, incoerencias acima de incoerencias, estamos mal, arrisca-se a ser o pior PR que ja existiu, sao apenas 10 mese da sua governacao mas sao cagadas em cima de cagadas.....


Naphas Lourenço Naphulo To escutando o mesmo neste momento, eu nao acredito em nada k esse espantalho diz.


Muchuquetane Guenjere Eu acho que é uma ratoeira para chamar o lider da Renamo sair da parte incerta em que se encontra para fingir que esta disposto a dialogar, porem, o objectivo primario é liquida-lo. Eu tenho muitas reservas quanto a seriedade dessas palavras. Apos seu discurso infeliz em Angola, foram vistos BTR's!!!!! Qual é a finalidade? Quanto ao G40, esses sao cataventos, nao sei se é a expressão correcta, mas julgo que são individups sem rumo. De facto, "BIG SHAME".

Gosto · Responder · 4 · 4 h

Rogerio Antonio Disseste tudo mano.


Rogerio Antonio Narcísio Mula, o problema e' esse saber ate' que ponto ele esteja a falar a serio, tendo em conta as incongruencias do seu discurso...

Gosto · Responder · 4 h

Narcísio Mula Tens razão. Mas não temos alternativa. Agora não sei se isso vai convencer a Renamo tendo em conta o passado recente

Gosto · Responder · 1 · 4 h

Rogerio Antonio Realmente conhecendo o jeito como o madala DHL ele e', duvido que caia nessa ratoeira se for o caso....

Pouco Pra Nos Eu ja não acredito nesses Camaradas...E mais uma armadilha.

Gosto · Responder · 3 · 4 h

Isaias Sitoe Porém devemos saber que A.D é estratega nestas situações de ratoerismo,mais uma vez vamos confiar.

Gosto · Responder · 1 · 4 h

Nando Mais kkkkkkk big shame cachoros

Gosto · Responder · 3 · 4 h

Manuel Carlos Zacarias Duvido da seriedade do Nyusi, e a "savimbizacao", caiu por terra? Ou eh mais uma conversar para adormecer o boi!!!!

Gosto · Responder · 3 · 4 h

Rogerio Antonio Tambem estou aaqui a pensar sera' verdade mesmo?.

Star Muamafeco O PR não tinha outra saída. Soldados? Só no norte do Save, RENAMO/ Dhlakama ganharam no norte do Save o Nyusi não tinha outra saída porque muitos militares juntavam se a RENAMO ou entregavam as armas. mercenários? O governo não tem dinheiro. Finalmente ele caiu na real.

Gosto · Responder · 5 · 4 h

Rogerio Antonio Se for isso melhor ainda, porque nao queremos a guerra, ja estamos cansados de sofrimento....


Gerardus Mercatour Estas palavras não tem nenhum valor... O povo já está de olho...Esta não cola.

Gosto · Responder · 4 · 4 h

Rogerio Antonio Eu tambem nao creio nessa cena mano.



Gosto · Responder · 1 · 4 h

Star Muamafeco Não havia clima p guerra.

Gosto · Responder · 1 · 4 h


Gosto · Responder · 1 · 4 h

Mateus Lapson Rogerio Antonio, estava na televisao miramar a escutar o presidente do meu pais a falar no enceramento do curso de guarda prisional a dizer categoricamente. Que o objectivo principal do governo é desarmar a Renamo e vamos desarmar a Renamo e se tem alguns guerrilheiros da Renamo é melhor se entregar o mas rapido possivel. E agora vejo na Stv uma informacao diferente com a miramar, afinal de conta qual é o sentido positivo da informacao

Gosto · Responder · 5 · 4 h

Rogerio Antonio Hehehehehe, mas na STV ele foi claro a pedir que as FDS parem com desarmento compulsivo. Ya mano ai tambem ja nao sei nada, eu nao vi a miramar...

Gosto · Responder · 3 h

Jose Eduardo Tal como Mateus Lapson, tambem ouvi de viva voz presidente falar da continuidade de desarmamento compulsivo

Gosto · Responder · 3 h

Rogerio Antonio Mas isso que estao a falar e' serio? Porque eu ouvi o contrario na STV......

Gosto · Responder · 1 · 3 h · Editado

Jose Eduardo Serio e foi no juramento dos guardas prisionais. Na STV em que circunstancia disse isso?

Gosto · Responder · 3 h

Rogerio Antonio Disse para as FDS, pararem com o desarmamento compulsivo, amanha no jornal das 6horas tenta apanhar vais ouvir o que ele disse, se bem que nao ouvi sozinho o meu amigo Homer Wolf, tambem fez um post em torno deste assunto.

Gosto · Responder · 3 h

Jose Eduardo Acabei de ver o post do Homer Wolf, porem, nao e menos verdade que PR disse e repetiu que ordenava daquele podio a continuidade do desarmamento compulsivo. Havera problemas de linguagem? Nao foi a mesma gravacao? Nao foi no mesmo local? Da TV Miramar ele estava no encerramento ou juramento dos guardas prisionais e na STV em que cerimonia disse isso?.


Tomas Humbe Bem, eu nao confio nesse maconde mandado do gueba pork desde a tomada de posse sempre falou bonitinho mais faz outra coisa;o puto morde e depois sopra, e tambem toda freli ja xta convecida k com as perdizes nao si brinca pois k durante a campanha de desarmar a forca a propria freli ou o braco armado da freli e que foi desarmada.espero k nyusi esteja a falar serio pork si nao ainda continuarao a doar armas a renamo.

Gosto · Responder · 3 · 4 h

Abinelto Bié Hahahahah Meu irmão, Slave. Hei-de comentar o quê, eu aqui? CACHOROS-PAPAGAIOS hahahahahahahahahahahahahahahahahahhah

Gosto · Responder · 1 · 4 h

Rogerio Antonio Nao quero agitadores aqui no meu post.kkkkkkkkkkkkkkk

Gosto · Responder · 1 · 3 h

Abinelto Bié Hahahaha Realmente sãpo papagaios esses do G40, mano. Também eu gostaria de ver malta Chivale, Boene, Suazi, etc...


Elias Gilberto Impuiri Impuiri Estão apanhar muitas baixas de pessoas com família que se vão e não se sabe quem cuidará desse que ficam, isto por um lado, por outro lado é preciso ter cuidado com essas palavras, pois ele não sabe onde está o líder da força a desarmar pensa ele que deve estar algures em Maputo ou até tramando uma vingança de grandes proporções!

Gosto · Responder · 3 · 4 h

Nelson Machona Histórias para touro dormir...

Gosto · Responder · 4 · 4 h

Manjor Lopez Portugal Com certeza Nelson. Esses guengues são todos iguais, gostam de usar truques e máfias.

Rogerio Antonio Elias Gilberto Impuiri Impuiri, plenamente de acordo contigo, voces que se encontram no centro desses conflitos tem nos oferecido muitas verdades do que se passa no terreno, olha a guerra implica ter dinheiro e no's nao temos dinheiro para suportar mais uma guerra. Bom uma coisa e' certa a ser verdade e' de salutar esta iniciativa do PR, porque ouviu vozes da sociedade civil e de politicos para parar-se com essas infantilidades.

Gosto · Responder · 2 · 4 h

Ju Almeida Tens razao Rogerio. Ja ninguem acredita neste presidente. Em menos de um ano caiu no descredito TOTAL. Tera k fazer muito esforço para merecer a confiança do POVO.

Gosto · Responder · 2 · 4 h

Nelson Machona Terá a nossa confiança em 2019

Gosto · Responder · 3 h

Castro Macamo Então não terá?

Gosto · Responder · 3 h

Nelson Machona Com certeza ilustre,ele nunca terá a nossa confiança....


Humberto Pinto da Cruz Quando esse Senhor - que nao sei por que razao insistem algumas pessoas a trata-lo por Presidente da Republica, pois para mim nao e', visto que aquele que governa por via de fraude e batota e' governante fraudulento e batoteiro, e aos que o reconhecem, estao automaticamente aceitando que fraude e batota sao atos Licitos - diz que ouviu o Povo para abortar o (des)armamento da Renamo, refere-se a que Povo mesmo? Ao Povo que ele pensa que enganou quando disse que o mesmo era seu Patrao? Pois se for, devia tambem ter procurado ouvir esse Povo quando decidiu deliberadamente perseguir para extinguir a Renamo. Esse Presidente da FIRlimo - pois da Republica nao e' - esta usando mais um dos seus tantos truques para aniquilar o legitimo representante do Povo. Se agora manda abortar os desmandos do tal desarmamento, e' por simplesmente as acoes dos seus Caes de opressao - FIR/UIR/FDS - no campo de batalha nao surtir efeito nenhum. Pois morrem mais do que recolher as tais Armas propriamente. E pelo contrario do que planeiaram, so conseguem armar cada vez mais a Renamo, que ja ja estava bem armada. Pelo menos algo tenho a agradecer a esse fraudulento por, pois se aborta o tal desarmamento - se for veridico - ao mesmo tempo os muidos nas fileiras da FIR/UIR/FDS pararao de morrer precocemente, as Populacoes voltaram ao seu habitat. E no fim a Renamo tera mais Rmas ainda. Entao, mais uma vez, se somos o seu Patrao, consulte-nos e escute-nos antes de meter as Patas pelas Asas. Ou volte para os CFM, que e' la seu Lugar, senhor Filipe.

Gosto · Responder · 5 · 3 h

Rogerio Antonio Totaly agree, sem comentarios!

Gosto · Responder · 3 h

Manjor Lopez Portugal Yeah, muito bem Falado Sr Da Cruz

Gosto · Responder · 1 · 3 h

Chalaman Charles Murato Também de acordo, nada de sério e nós o povo de patrão nada temos

Elias Gilberto Impuiri Impuiri Eu sei também que o objectivo desse homem é saber onde o outro está para mais uma incursão, lembremos que este em Luanda muito recentemente

Gosto · Responder · 3 · 3 h

Rogerio Antonio Realmente, e na guerra de guerrilha nao ha vencedores, portanto quanto mais cedo evitarmos uma guerra melhor pra no's....

Paulo Sergio Tricamegy Esta a suicidar-se.Nem a propria Renamo sabe o enorme e monstruoso exercito que tem...

Gosto · Responder · 1 · 3 h · Editado



Horacio Raposo Esse PR pah, como ordena que se pare? Se nunca assumiu k ele é k mandou desarmar coercivamente?

Gosto · Responder · 3 · 3 h

Rogerio Antonio Estas a trazer uma abordagem muito boa, como mesmo ele manda parar se nunca assumiu.....

Humberto Pinto da Cruz Mandaste bem Ndimande.

Gosto · Responder · 2 · 3 h

Nelson Arnaldo Salatiel Duvido que seja da sua livre vontade!eles sempre dizem a mesma coisa e que dpois nao cumprem.

Nelson Arnaldo Salatiel É verdade mano!mas desde que começaram as negociações ate hje eles nao aceitam nada!é no parlamento idem!assim é uma forma de tentar fechar os olhos dos que nao conseguem ver para ficarem cegos totalmente!nos ja conhecemos toda mafia.

Roger Massango Afinal j tinha começado cm dsarmamentos ds homens armados da *RENAMO#? Pergunto eu, j tinham conseguido quantos??

Gulumba D. Mutemba Nenhuma,só gastou dinheiro dos nossos impostos no aliciamento dos ditos homens da Renamo.

Maria Manjate Eu nao acredito na sinceridade de Nhussi. Nao confio nele e prefiro esperar para ver o k vai acontecer nos proximos dias. Os homens armados da Renamo devem ter muita cautela porque isto pode ser uma armadilha do traiçoeiro Nhussi.

Gosto · Responder · 3 · 3 h

Rogerio Antonio Realmente tambem estou confuso

Rafael Mueleia Esse sr nyusi eh mentiroso ta matrecar dhlakama pra lhe proveitar na sua armadilha, eh papo d guebaz com xipand

Ismael Luis Francisco Sem dúvida e divida é mentira deste Farao, Sátanas, FreliGUERRA, FreliASSASSINOS etc. Esta nao vai colar pork agora ja nao a tempo pra dialogo mas sim bater bater bater ate entregar o poder ao Dhlakama e Renamo que o povo lhe voto.

Patrique César Titos Machava Nao ha tempo de papo

Patrique César Titos Machava Nao ha mais tempo para dialogo apenas de entregar o poder nasmaos do dono.


Nelson Arnaldo Salatiel Ta muito mal isso!guebas ematum,faiza-mola da fifa.meus deus como ira desenvolvimento o país??

Gosto · Responder · 1 · 3 h

JR Agogo Durante 24hrs a frelimo não tem nem se quer uma hrs de seriedade. Dentro dp Nyusi e da frelimo não há nada sério.

Gosto · Responder · 4 · 3 h

Maria Luisa Fernandes Almeida Só espero que não seja uma armadilha para o trair depois como aconteceu nas Palmeiras na Beira

Gosto · Responder · 3 · 3 h

Rogerio Antonio Realmente

Gosto · Responder · 3 h

Maria Luisa Fernandes Almeida Gato escaldado até de água fria tem medo. Não da para confiar. São muitas traições

Rafael Mueleia Td o q fala sr nyusi nao sai da ideia dele mas um grupinho d assaltants ds ditos libertadores d fortuna instrumentalizando pra garantir os negocios q fazm em td canto d Moz...

Homer Wolf Nota 10 para a "nota bem"!...


Manuel Mavida Boa noticia , MAS NÃO confio nesse senhor e como nunca o confiei durante asua campanha eleitoral , e como confiar nesse pronuciamento?

Gosto · Responder · 4 · 3 h

Ngonhamo Ngonhamo Eles tem dinheiro pra guerra,mais pra alimentar os nessecitados nao 


Jaime Guambe Eu acho que o PR esta aprendendo ser politico de verdade,os discursos dele nao sao coerentes mas e assim como muitos politicos fazem ate nas democracias mais desenvolvidas.Eu sempre disse k os politicos sao todos mafiosos e bandidos.Desta vez nao sei se concorda comigo mano Rogerio,kkkkk

Gosto · Responder · 1 · 3 h

Rogerio Antonio Nao concordo nao, estamos a falar de um PR que jurou respeitar a constituicao, nao pode ter essas incongruencias todas, nao estamos aqui a falar de um PR de um partido politico mas sim de um chefe de estado....

Star Muamafeco Pessoal NÃO VAMOS CONFIAR. Há gato. Mais não disse.

Julia Ernesto papo pra boi dormir kkk

Elson Guila Um BIG SHAME mesmo para esses moleques que não largam a saia do presidente. Bem feito para eles.

José Nbeua Será k podemos leva-lo a sério? Ja nos habituiu a dizer uma coisa e faxer outra depois!

Maria Manjate Há um dia atras os chefes das FDS afirmavam e confirmavam a sua determinaçao e prontidao em desarmar a força ate o ultimo homem armado da Renamo; mas o que foi k mudou em menos de 24h o comandante em chefe faz uma declaraçao totalmente contraria a esses objectivos.
Mas entao ,onde andam Khalau e Monteiro e o k têm a declarar sobre o assunto?

Julia Ernesto conversa fiada so, já falei

Gosto · Responder · 1 · 3 h

Vitor Constantino Que ninguém se acredite nisto a Frelixo esta a ganhar tempo ...os tacticos chineses..estão a reconhecer o terreno e aguardam tb os pilotos ...adaptarem-se aos aviões Tucano... Renamo não pode relaxar...essa gente ...só arrancada a força...do Poder...

Gosto · Responder · 3 · 3 h

Jorge Uaquihapala Vou me manter sereno e ver se haverá uma relação de causa e efeito entre o que o pr diz e as acções das FDS , caso se prove o contrário, o PR estará a mostrar e comprovar que é um embusteiro.

Gosto · Responder · 1 · 3 h

Manjor Lopez Portugal Esse curto bicho viu que a máfia dq "generais da Renamo entregam-se ao governo" não tocou a ninguém, e daí inventou outra máfia . Esses sacanas são os melhores humoristas da época

Gosto · Responder · 4 · 3 h

Vander Father Ubisse Não esquecem que estamos numa guerra dê guerrilha, pode ser um plano dê descontrolarem as perdizes, paz não existe nesse bando esse um trunfo.

Gosto · Responder · 3 · 3 h

Maria Manjate Pode-se confiar num crocodilo por acaso.....!?

Gosto · Responder · 1 · 2 h

Carlos Santos Não sei não! se fôr verdade, parabéns papá Nyusse, caso contrario

Gosto · Responder · 1 · 2 h

Jerry Maquineiro Maquineiro Com todo respeito mas eu digo q está a mentir! Algo nao está a correr bem lá dentro entre eles os desarmadores! É mentira estao a levar boa txaya no terreno porq nao recuar e é vergonhoso...amanha vai dzer outra coisa!

Gosto · Responder · 2 · 2 h

Ngonhamo Ngonhamo O meu silencio ...(typing)...shit will happen for sure.Ver tradução

Gosto · Responder · 1 · 2 h

Leo Do Rosario será? A ver vamos

Gosto · Responder · 2 · 2 h

Ngonhamo Ngonhamo Esses senhores de guerra, manhosos e morcegos estao muito perto do fim .O baixinho ja nao tem papu ,fim da linha ... Que vergonha nacional, um Pr que a sua imagem so durou 7meses e de la pra ca ganhou o premio de pior Presidente que Mocambique ja teve.Vergonha mesmo ,confudiu gerencia de um Pais (mocambique)com a de uma empresa ferroviaria segundo dita a sua formacao profissional .vergonha naciona...

Gosto · Responder · 4 · 2 h

Ofece Deniasse Chania Este sr é d papo!

Gosto · Responder · 1 · 2 h

Alfredo D. Baltazar Isca, como sempre fizeram...

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Ailton Christopher #PIRLIMPIMPIM...coisa de #1deJunho, "dito por nao dito", incoerencia...mas que presidente mais controverso, eu ate preferia 1000 vezes o Guebuza que era um #Calhorda e nunca fingiu, duque este Nyusi que isa mascara de bom menino. "na minha cabaxa si cabe a paz paz paz"
outra: "eu neste meu coraxao, tenho espaxo para todos os Mocambicanos". ...Ntlah cao!

Gosto · Responder · 3 · 1 h

José Luis Domingos Duvido pois não conheço nas altas esferas da Frelimo GENTE COM PALAVRA E SÉRIOS.

Gosto · Responder · 3 · 1 h

Magid Binuri Gestala Ou è Mentira, ou ja tem medo porque a renamo ja ta se organizar fortemente, ou quer saber onde se encontra pr dlakama! Se que è vegrdade, aprovemvse nada mais autarquicas


Ofece Deniasse Chania Uk o Nyusi faz em minha lingua materna dzm: OKAYAKAYA ( ja nao tem plano)!

Sandro Nicols O anãozinho bélico mandou parar seu exército porque ao invés de desarmar a Renamo estão é a armar,mesmo com mercenários Chineses etc.A FIR está a ser bofeteada ao extremo...kkkk,mas pode ser rotoeira para Dlakhama.

Gonçalo Carvalho Ver para crer !! Será ?! Foi preciso morrerem umas dezenas para tal ..... ?

Chalaman Charles Murato Da maneira que o PR Perdeu credibilidade em tão pouco tempo, não se equipara a nenhum presidente anterior. Contudo, também reconheço as congruências do PR. O nome dele está na lama e nós o povo não gostamos deste tipo de pessoas.

Rogerio Antonio Hehehehehehe, estas a desmascarar o alto magistrado da nacao mano.kkkkk


Desiderio Tembe Ainda bem que nem conheço esse cara que vocês dizem presidente.
Me parece mais um despreparado que vai vos afundar que nem um TITANIC


Jofre Mevassi O maior erro que o governo cometeu, empurrar a Renamo para a guerra.

Sem comentários: