sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Destaques do Jornal A Semana nº 1206

ACTUALIDADE


27 Novembro 2015

A edição do Jornal que chega hoje às bancas retoma a discussão do relatório do naufrágio do navio “Vicente” que aconteceu esta semana no Parlamento. É um relato assustador sobre a ineficácia das instituições da República criadas para garantir um estado humano e de direitos. Em entrevista exclusiva ao A Semana, a presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), responsabiliza o Governo poor este que foi um dos maiores dramas humanitários vividos no país, que ceifou a vida a 15 pessoas e provocou a demissão da ministra Sara Lopes. “Acho que a ministra já estava com vontade de pôr isto de lado. E parece-me que foi um momento crucial para completar tudo que vem acumulando no sector marítimo. Independentemente de ser culpada ou não, o sector que ela dirigia está com problemas sérios. A CPI é só mais uma. Mas ela já queria sair. Acho que foi uma atitude digna. Até para lavar a cara do Governo, porque têm acontecido muitas coisas e mais estão para vir”, sentencia a deputada do MpD. Por ora, entre pecados e omissões, a demissão da ministra, consequência directa ou indirecta de um mal que ainda deixa vítimas à espera de justiça, veio mostrar a esperança nesta democracia.

Destaques do Jornal A Semana nº 1206
Na política merece também destaque a notícia de que Jovens de Santiago Sul ‘empurram’ Fernando Elísio para Norte, de onde ele é natural. Esses quadros da região da Praia defendem que o partido precisa reforçar a sua presença na parte norte da ilha, onde o PAICV está a fazer uma forte investida política. O director nacional da campanha do MpD, Alexandre Monteiro, preferiu manter o silêncio face aos questionamentos feitos sobre as sondagens em curso para seleccionar os candidatos. Mas este jornal sabe que a Direcção Nacional (DN) do MpD deve reunir-se antes do Natal para aprovar a lista geral de deputados às legislativas de 2016.
O capítulo legislativas aquece também em São Vicente, onde João Gomes é dado como cabeça de lista do MpD. Quem segue? Eis a questão. A duas semanas para a Direcção Política do MpD anunciar as figuras que vão constar das suas listas para as próximas eleições legislativas - os resultados da sondagem saem no início do mês de Dezembro - as estruturas do partido passam por uma dose extra de stress, com os «lobbies» a multiplicarem-se entre os militantes que têm na mira garantir um lugar "seguro", acima da "linha de rebentação". Entre as mulheres, Celeste Fonseca (presidente da Assembleia Municipal), a deputada nacional Eva Caldeira Marques e Mirceia Delgado, filha de António Jorge Delgado, estão no tudo ou nada para preencher o segundo lugar na lista do MpD por São Vicente, que crêem estar reservado à classe feminina.
Social
Social dá conta que professores ameaçam com greve-geral caso até segunda-feira, 30, o Governo não mande publicar no Boletim Oficial o novo estatuto de pessoal docente e pagar os honorários em atraso relacionados com os pendentes. O ultimato é dado pelo Sindicato Nacional de Professores, filiado na UNTC-CS. Nicolau Furtado explica que activistas sindicais estão já a mobilizar os docentes para a manifestação a nível nacional.
O descontentamento dos Oficiais de Justiça também merece honras de primeira página. Sem cobertura do INPS desde Junho, dizem que este problema vem causando prejuízos, principalmente aos que sofrem de doenças crónicas e dependem de medicamentos. Apontam o dedo ao Conselho Superior do Ministério Público a quem cabe resolver a situação. Mas o secretário do CSMP, José Luís Marques, estranha o facto e garante que esse Órgão não tem dívida com o INPS. Esse facto foi confirmado por responsáveis da instituição de Segurança Social, ao informarem que os direitos dos officials de justica estão activos e não há qualquer problema nesse sentido.
Kriolidade
Kriolidade estampa que o actor cabo-verdiano Adriel Pires volta a gravar no próximo dia 15 de Dezembro, o filme Kongfu Yoga, ao lado do ícone chinês Jackie Chan, conhecido mundialmente pelos seus filmes de artes marciais e humor. Esta é a segunda vez que o cabo-verdiano de 28 anos, que vive em Pequim há seis, contracena com este renomado actor. Diz que uma equipa de produtores de Portugal, Cabo Verde e Brasil vão iniciar este mês na cidade da Praia as filmagens de ‘John África’, que conta a história de Miguel “Tibars” Moreira, um cabo-verdiano, em busca da sua identidade. Anuncia que o escritor Carlos Araújo lança no próximo mês de Dezembro o seu primeiro livro de conto infantil “Solrac no Planeta Terra” e que Paris recebe “Semana de Artesanato” de Cabo Verde.
Lance
O Suplemento do Desportivo Lance dá conta que José Mário lança no dia 18 de Dezembro o livro “Nas rotas dos Tubarões-azuis/40 anos da história da selecção nacional”. A obra de 400 páginas revela o percurso da equipa de futebol desde 1975 e foi elaborado a partir da recolha de notícias publicadas pela imprensa ao longo destes 40 anos pós-independência.

100% Prático

Sem comentários: