segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Desordem no Save


Estamos, a largos padsos, a regressar aos tempos de guias de marcha? No passado quando a Frelimo era um partido absolutista e totalitarisya, os passageiros passavam bem mal nos controlos montados ao longo das estradas . Tudo parece estar a regressar à estaca Zero. 
Na ponte do Rio Save a coisa está a ficar cada vez pior. A exigência de documentos é feita nas duas margens
Os soldados e policiais que assim prpcedem dizem eles, como justificação que são ordens emanadas de Maputo.

Há, de facto, muito desmandos em nome da guerra e da vigilância. Soldados entram nos autocarros e exigem documentos de identificação e gozam com as pessoas.
Quem comanda esses desordeiros e malandros? Alguém de direito tem que disciplinar esses soldados porque o seu comportamento fere os passageiros que não podem levantar a voz por temerem represálias.
Os chefes não devem apenas anunciar guerras e nao guerra que nao conseguem conduzir mas tambem imporem ordem e disciplina nos seus homens que agem segundo a ganância de vada um. Ainda vamos a tempo de nos exigirem guias de marchas assindas pelos secretários da Frelimo, como no passado.
Normalmente, um país pobre ou empobrecido, como é o caso de Moçambique, o governo deveria preocupar-se em reactivar a economia, aumentando a produção e diversificando os bens e não gastar os poucos fundos que existem para comprar tanques de guerra, carros de assalto e espalhando soldados e polícias para incomodarem o povo já de chatices.
Moçambique preciso de um governo que sirva os interesses do povo e com o coração onde todos possam caber e não de um grupo de charlatães e mentirosos que dizem que todos cabem quando, na realidade, não há espaço para o povo.
Perde-se muito com a vasculha das malhas dos passageiros e assim não pode continuar. Os carros, por exemplo, que partem da Beira com a previsão de chegar a Maputo por volta das 18.30h, so chegam depois das 22.00h devido ao exvesso de paragens e exigências de documentos.
O ministro da Defesa, Salvador Mutumuke, tem conhecimento disso? Basilio Monteiro, o ministro-belicoso do Interior tem conhecimento desses desmandos?
59 people like this.
Comments
Sonia Mboa Mboa Os bandidos passam avontade
Edwin Hounnou Malandros e indisciplinados irritam as pessoas ao longo da estrada....
.
Maylene Paulo militarismo e o mal
Victorino Branquinho SAO BRUTOS MALANDROS E LADROES
Paulo Araujo Esses deviam ser aquartelados e nao ficarem na estrada. Afinal temos policias de transito para que se FADM, UIR, policia de protecao, guarda fronteira,guarda florestal, etc todos a controlarem viaturas.
Linette Olofsson Representa grande perigo para os cidadãos.
Pedro Muana Bobo Bobo Nao escreve nervoso amigo. Eu nao tou conseguindo ler e entender perfeitamente. otdens emanadas de Maputo. Quem comanda esses desordeiros e malandtos? tambem imporem prdem e disciplina nos srus homens
Faruque Azam Voçes ainda não repararam save na ponte os polícias comportam se mal igual a uma Fronteira só falta nos exigir passaporte
Edwin Hounnou Pedro Muana Bobo Bobo, você não enttende porque não quer entemder. Releia o post.
Pedro Muana Bobo Bobo Eu não gosto ler puxando pela cabeça. Gostaria que tivesse paciência na escrita.
Edwin Hounnou O que você não entendeu?
Pedro Muana Bobo Bobo Edwin Hounnou otdens emanadas de Maputo. Quem comanda esses desordeiros e malandtos? tambem imporem prdem e disciplina nos srus homens
Edwin Hounnou Quem manda nos polícias não sou eu. Quem manda nos militares tambem eu não sou.
Yaqub Sibindy Nyawanji! O Pedro Muana Bobo Bobo, está a condenar o seu massacre à grafia da língua de Camões!
Edwin Hounnou Nhawanje, vamos esquecer o Pedro Muana Bobo Bobo, um pobre advogado do diabo.
José Nbeua Sinceramente #Edwin,condenar tua grafia? Será k não conseguem perceber k são apenas erros provocados por quem escreve um texto,uma publicação,num teclado de telemóvel? naturamente k erros chamados tipográficos escapam,mesmo com uma revisão/edição mais cuidada?!
1
20 hrsEdited
Edwin Hounnou Você acha que nas duas margens da ponte os polícias e militares façam as mesmas exigências?
Edwin Hounnou Pedro Muana Bobo Bobo, a quem você está a tentar defendet?
Ser - Huo Eu até posso corroborar a com possível estupidez e desnecessária presença de polícia em cada uma das pontas da ponte (se é qu eh isso), pois se iguala a piada que vejo nos aeroportos: no embarque passa por scanner, na chegada passa por scanner, então, alguém está a assumir que ao longo o percurso do voo, lá nos ceus alguma alma possa ter entregue uma encomenda não scanner da no ponto de partida. Nun entender aquela.
Ora, por outro lado, precisa não ser extremistas e minimalistas com a nossa situação. Em países onde se está em situacao de crise - militar, com bandidos a circular de qualquer maneira - as forças armadas armadas , protecção são chamadas a agir de forma coordenada, e nós não somos excepção. Vivemos em situação de suspense militar, e aquela ponte eh estratégica. Outra coisa, se esses polícias e militares deixarem de fazer seu serviço, amanhã seremos nós que andamos aqui às poesias de indignação a vir questiona onde está a polícia blablabla. Haja sinceridade nas nossas abordagens. Bandido não tem escrito na testa "malandro", precisa ser procurado.
Carlos Mairoce E quem disse que bandido anda sem documento? ou com a sua arma na mao? Quantos raptores ou assassinos a PRM e as FDS ja nos apresentaram neste pais? Vamos ser sinceros, isto esta' uma desordem e poderia ser melhor.
Victor Joaquim E então o exercito não deveria ser republicano? Afinal guerra contra quem?
Ser - Huo OK, bandido tem documento tal como aquele inocente que lhe tira a vida, e pior, bandido nao eh tao mau assim como o raptor ou assassino que anda por aí, então, vamos deixar o bandido passear a sua classe ate ao dia que ele decidir se entregar com um cartao de apresentacao estampado "eu sou bandido". Afinal, quem eh bandido mesmo? 
Ohhhhh exército republicano faz o que mesmo? 
Sim, também concordo que este pais tem azar, e com certeza a desordem começa por conta disto, por conta de pessoas que acham que a polícia podia estar a fazer machamba para provar que é republicana, e a republica também pertence aos bandidos. Txeeeee
Kant Kantedza Estão a procura de AMMD, na parte incerta.
Afonsinho Domingos Nganhane Voçes da Renamo sao todos burros mal criados
Francisco Pacheco Chigogoro Aqueles tipos só fazem aquilo para extorquir os passageiros, para ja quem não tiver B. I e considerado como estrangeiro e é muito motivo para o passeiro ficar
Raul Novinte Passageiro ficar e daí cobrarem dinheiro. Nao é amigo Francisco Pacheco Chigogo?
1
23 hrs
Azarias Lino Jeque Eu ainda a dias so pediam refresco....ta mal isao
Francisco Pacheco Chigogoro Anfonsinho Domingos Nganhane, sendo tu da frelimo e a trabalhar no ministério da educação em gaza (docente) devias ter um minimo de respeito, te vi a crescer na macia, apesar que o seu pai(Domingos Nganhane) era de facto um analfabeto, mais respeitava, aliás tenho notado várias vezes que comentas um post usas palavras pejorativas e segunda vez que te tomo atenção, quem é da renamo que é burro aqui?o post levanta uma questão que viola os direitos de todos nós, incluindo tu que es frelimista nato
Ester Melo Ele é docente e escreve VOÇES? Voces não leva cedilha, burro é ele.
Olga Rodrigues Amussa Kkkkkk gostei dessa Francisco pacheco chigogoro mandou bem boa.
Francisco Pacheco Chigogoro Ester Melo este miudo e muito abusado, trabalhei com o pai que era uma pessoa com muito respeito apesar que era iletrado, aprendemoa Muito dele, infelizmente teve um que se faz de inteligente enquanto no fundo é sere desprezível
Ester Melo Ele já me agradeceu a correcção, espero que daqui para adiante ele pense bem antes de escrever e nos insultar, porque eu sou da Renamo Resistência Nacional Moçambicana e não sou burra!
Afonsinho Domingos Nganhane Kanimabo dona Ester Melo reconheço voces
Raul Novinte Qualquer governo governado injustamente gera injustiça em todas esferas. ....
Francisco Pacheco Chigogoro Ha pessoas que insultam nas redes sociais e pensam que não são conhecidas é no caso de Anfonsinho, mais deu se mal, eu conheço o muito bem
Afonsinho Domingos Nganhane Nao é problema me conhecer senhor mais temos um alinhamento diferente
Ester Melo Mais uma calinada na gramática "...mais temos...", é mais ou MAS"? Que raio de docente é você? E nós é que somos os burros? Dass...
Anisio Jose Henriques Pascoa Para um docente, a anomalia "... me reconhecer..." nao lhe fica bem. Aconselho-o a ler um prontuario de lingua portuguesa.
2
23 hrs
Forbes Nhaca Afinal temos professores de português no facebook? Que previlegio não vou mais a escola.
Edwin Hounnou Forbes Nhaca, nós temos que estar sempre disponíveis para aprender. Eu aprendo todos os dias e quando houver oportunidade de voltar à escola, não hesitarei.
Edwin Hounnou Você anda cheio de conhecimentos...
Forbes Nhaca Esta a ver, escreste conhecimentos com " m" se eu perder meu tempo a te corrigir estaria a fugir do debate.
Edwin Hounnou Pode-se ver que se trata de um texto escrito num miniteclado e não se deve à falta de conhecimento. Conclusão diferente é má -intenção ou má -fé.
Forbes Nhaca É por isso que prefiro não andar atrás de erros gramaticais e outros. No meu caso prefiro singir me no debate do assunto do post.
Edwin Hounnou Forbes Nhaca, escreve-se cingir e não "singir".
Forbes Nhaca Esta a ver que perdeu seu rico tempo em corrigir algo que eu fiz de forma coinciênte. Falamos logo
Edwin Hounnou Nunca aceita que errou! Você é muito especial...
Aziza Throne Nao ase vao mexer. Se os governantes fazem o mesmo e promovem a corrupcao. Nao estao nem ai
Luis Edson Edson Oportunistas esses....
Raul Novinte Para falar a verdade rio Save parece uma fronteira q divide dois países. Passei por ali em Julho deste ano. Ali você não pode movimentar celular ou maquina fotográfica logo e mandado descer e implicado. É muito triste. Moçambique está regredir politicamente ao em vez de progredir. Gostaria de saber porque que nao se pode tirar fotos no Save. Oq q ali tem que a pessoa pode fotografar e por em causa ao estado? O que se passa em Moçambique afinal de contas?
Saugina Mangoel Banze Ladrões esses, assim k fomentaram sida no nosso país pork nos tempos das vacas gordas violavam nossas irmãs, mulheres, filhas... Só pork ñ tinha BI.
Ju Almeida Burro ao quadrado
Raul Novinte Negam províncias autônomas e federalismo mas no final de tudo são eles q dividem Mocambique através do controle do rio Save q se transformou em uma fronteira sobra e bem prática.
2
23 hrs
Ajm Selemane O que está acontecer é simplesmente um desgoverno particularmente no seio das fadm. Agora é salve-se quem puder! Tou na tropa ou na policia, então vou para casa com a pança cheio
Edwin Hounnou Desmandos.
1
20 hrs
Francisco Pacheco Chigogoro Além de estarem preocupados com conteúdos dos post ficam atentos em verem erros de grafia, como quem diz que nunca errei na vida, o docente burrinho ao cubo levou boas com Ester de Melo e sumiu feito tsunami
1
19 hrs
Francisco Pacheco Chigogoro Kkkkkkkkk Ester de Melo Beirense nao treme, aquele miudo lhe via quando lhe limpavam ranho com folhas de cajueiro na macia, agora vem aki nos dar nomes, se é que sabe que os estao a comentar são da oposição porque ele se meteu? Ficou encurralado e sumiu
Felismino Santos Santos Clubistas sem escrúpulos o país não é vosso, herdamos dos nossos ancestraias
Felismino Santos Santos Vândalos, bandidos praticam o banditismo de estado sem moral
Felismino Santos Santos Libertaram a quem? Ou libertam-se! Seus inconsequência
Henriques Luis Matsenguane É absurdo! Afinal de contas de facto o pais estava em guerra.
O comandante em chefe ja mandou interroper a recolha compulsiva por quê ainda continuam os incómodos pelos militares?
Edwin Hounnou O nosso país nunca esteve em paz de 25 de Junho de 1975.
Aira Rui Afonsinho Domingos Nganhane, burro e aquele que pensa que o outro e. Mal criado e aquela que solta palavras estupidas. Nao da renamo eu
Ju Almeida Desde k ordenaram o desarmamento coercivo quantas armas ja recuperaram das maos da Renamo? Pk nunca apresentaram nos orgaos de informaçao?
Sergio Jamal No comment devido as escutas telefonicas... forca Edwin Hounnou a trazer novidades ao povo
Felismino Santos Santos Esses sanguegussas, retrógrados sobrevivem a base de coação, vibiras
Manuel Cardoso Muito más recordações dessas guias. Grande atropelo aos direitos dos cidadãos. Cometeram-se muitos abusos.
Diniz Jumapili Havera brevemente guia de marcha
Manuel Cardoso E o povo vai aceitar? A experiência foi muito triste. Só deu abusos de todo o tipo e não evitou a queda de quem a impôs.
Diniz Jumapili O povo E que quer
Manuel Cardoso Quer o quê e porque?
Massassane Gil Nyussi as coisas nao vao lhe terminar bem
1
10 hrs
Manuel Cardoso Infelizmente é verdade.
1
4 hrs
Forbes Nhaca Se na Europa ja começaram as guias de marcha por causa do terrorrismo, porque não haviam de começar no save porque é a zona onde os terrorristas da renamo iniciam as suas acções belicas. Dou o meu apoio as forças de defesa e segurança quando vasculhão tudo e todos para travar estes bandidos que aterrorrizam a zona centro.
Manuel Cardoso Na Europa não há guias de marcha; não fale do que desconhece. Não é proibido, mas é feio.
1
4 hrsEdited
Forbes Nhaca Isso devia responder ao post, quem indiciou guias de marchas por causa das vasculhas é o postante. E você acha que em Moçambique ainda tem guias de marcha?
Edwin Hounnou Forbes Nhaca, você costuma viajar para se aperceber do nivel de abusos nas nossas estradas feitos por elementos da PRM?
1
1 hr
Manuel Cardoso É triste a maneira como os policias encaram os utentes das vias. Intimidam.
Forbes Nhaca Se eu não ficar doente esta semana vou a Zimbabwe via terrestre, directamente da Matola à Harare via rio save.
Edwin Hounnou Nem os seus patrões ja não chamam "terroristas" à Renamo!
2
8 hrs
José de Matos Essa é mais uma manifesta o de arrogancoa e abuso por parte do braço armado da Frelimo! desde quando soldados da Renamo viajam em autocarros? Ainda recentemente alguns frelos falaram da possibilidade de introduzirem guias de marcha! O abuso ja esta no sangue de muitos frelos!

O Forbes Nhaca a meter agua outra vez, nunca houve guias de marcha da Europa e os dirigentes frelos nao chamam a renamo de terrorista! Se gostam muito desse nome, entao que chamen terroristas aos bandidos da Frelimo que fizeram as emboscadas em manioca!
1
8 hrs
Manuel Cardoso A Frelimo está, na grande maioria, muito assustada, e por isso vomita asneiras por todo o lado. Se não devessem não temiam; mas temem e em grande. Sabem o que fizeram. O povo também.
1
4 hrsEdited
Forbes Nhaca Até janeiro do proximo ano se a Renamo não se desarmar será considerada um grupo terrorrista. O ministro dos negocios estrangeiros da Alemanhã veio avisar os quadros da Renamo. Vocês não participaram no referido encontro?
Massassane Gil Europa guia de marcha? Nunca ouvi
Edwin Hounnou Janeiro e não janeiro. Você deve deixar de dormir e abrir os olhos.
José de Matos Mentes, Nhaca, os teus patroes frelos ja disseram que as armas da Renamo nao sao ameaça! A Frelimo viu que o terrorismo estatal e a guerra nao deu resukltado! O Pais esta na bamcarrota e nao conseguem desarmar a Renamo!
VAO TER DE NEGOCIAR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Edwin Hounnou Forbes Nhaca anda com a mente entupida que já não tem espaço para mais nada.
1
8 hrsEdited
Forbes Nhaca Meus caros Renamulandeses não fiquem com medo ate proximo mês seram um verdadeiro partido politico sem armas. Sera o fim das matas, mas sim parlamento só e só. Tchau ate logo vou entra a uma reunião.
Edwin Hounnou Veja se la na reuniao aprende a escrever correctamente o português.
Forbes Nhaca Infelizmente esta a perder tempo com o meu português. A prendi a escrever , ler e falar mal a lingua portuguesa nas matas de mafuiane onde a Renamo havia queimado a escola e os respectivos professores raptados para base dos malfeitores.
1
8 hrs
Edwin Hounnou Desculpa esfarrapada.
Forbes Nhaca Concordo contigo bem esfarrapada, mas a quem pode não concordar contigo.
1
8 hrs
Forbes Nhaca Tchau meu caro Edwin Hounnou. Aquele abraço
Ester Melo Apenas estou a seguir uma das obras de misericórdia " corrigir os que erram". Para quem escreveu " Infelizmente esta a perder tempo...", fique sabendo que o tempo não se perde, gasta-se. Aliás, errar é humano, demais é moçambicano. Estou a teclar com os dedos dos pés, porque as minhas mãos estão ocupadas a aplaudir-me.
2
7 hrs
Forbes Nhaca Infelizmente não perco meu tempo com tugas. Volto a repisar não perco tempo, se você prefere gastar é contigo.
1
7 hrs
Ester Melo Sou + moçambicana que vc. Quando não se tem argumentos, parte-se para observações estúpidas! Nem eu vou gastar o meu tempo consigo nem com os demais intervenientes desta palhaçada prenhe de racismo e xenofobia, que deveriam voltar para a pre primária ao invés de assassinar a lingua dos "tugas"
2
7 hrs
Edwin Hounnou Aliás, o português é tambem a nossa língua oficial.
1
7 hrs
Ester Melo Edwin Hounnou Qual é a outra? Que eu saiba só existe uma lingua oficial em Moçambique que é a portuguesa. O "tambem" está a mais!
1
7 hrs
Forbes Nhaca Não serve para nada.
Edwin Hounnou Para além do português temos as nossas línguas maternas.
Edwin Hounnou Siga o e emplo dos srus patrões que vão a Portugal pedir ajuda!
1
7 hrs
Forbes Nhaca Seria pior vergonha eu pedir algo a um tuga, você com teu patrão Simango é que estendem a mão para pedir esmola a tugas. Eu nunca, ontem Socrates disse bem, estado português que moral tem para falar da justiça dos outros Países se a portuguesa é pior. Meu caro mesmo o proprio português acha que é lingua para alguem orgulhar-se por saber falar? Não serve para nada
José de Matos O Forbes Nhaca é um dos frelos fanaticos que vai passar mal quando acordar para a realidade, vai doer muito! O Pais esta na bancarrota por caisa das boladas dos frelos, militarmente nao conseguem derrotar a renamo e o terrorismo estatal e violaç o de acordos jamais serao aceites pelo Povo, por mais que os frelos façam barulho e manipulem!a
2
7 hrs
Ester Melo Com a agravante de usar um pseudónimo americano, ele tem complexos de quê?
2
7 hrs
Forbes Nhaca Senhor José de Matos, você que é fanatico da Renamo sera que estas a sofrer neste momento? Quando o Dlhakama esta no mato ja percebi que sofres e muito.
José de Matos Todos sabem que eu nao sou militante de nenhum Partido nem membro da Renamo, mas preferia ser membro da Renamo ou MDM do que nao ter vergonha e apoiar corruuptos, mentirosos e fraudulentos da Frelimo!
2
6 hrsEdited
Forbes Nhaca Então vai aguardando chegará a vossa vez de governar, não sei se ainda esteremos vivos, mas os teus bisnetos ou meus netos poderam acompanhar esse momento. Sonhos são sonhos niguem é proibido de sonhar.
Forbes Nhaca Dizia" ninguem"
José de Matos Voces frelos fanaticos continuem a sonhar que ainda estao nos anos 80! Vai doer quando acordarem!
2
6 hrsEdited
Edwin Hounnou Forbes Nhaca, você governa alguma coisa? Se calhar nem secretário de um bairro é.
2
5 hrs
José de Matos Vossa? Quem deve governar é o Povo, o Povo deve decidir, nao frelos fraudulentos!
2
6 hrsEdited
Gabriel Jose Titosse Enquanto Moçambique precisa urgentemente do que sabiamente sugere, você precisa de rever, com a mais elevada premência, o que escreve (publica). Há erros inadmissíveis, por tão acertado que seja o raciocínio...
1
5 hrs
Edwin Hounnou Desculpe-me, Gabriel Jose Titosse, a quem se refere?
1
4 hrs
Francisco Pacheco Chigogoro Forbes Nhaca igualzinho frelo ferrenho de ontem, não sei que Conselho da aos vizinhos aí na matola, que baixaria, andar aos insultos nas redes sociais? Pessoal peço vos para não gastar o vosso tempo com esse cidadão matolense, parec me que o regime lhe preparou para o efeito, so notarem bem todos comentários que a miniatura faz só são insultos em todos post que criticam os patrões dele
1
3 hrs
Forbes Nhaca Meu caro Francisco Pacheco Chigogoro, não percebeu que chegou muito tarde? Ja terminamos o debate a muito tempo e ninguem insultou a ninguem. Quanto a Matola tenho muito orgulho de cá viver, e num lindo bairro que é o sial.
Edwin Hounnou Ninguem insultou a ninguem aqui.
1 hrEdited

Sem comentários: