terça-feira, 24 de novembro de 2015

Cem autocarros para transporte de passageiros



Terça, 24 Novembro 2015

A CRISE de transporte, que se tem acentuado nos últimos tempos, na cidade de Maputo, será minimizada nos próximos dias, com a entrada em circulação de 100 novos autocarros, adquiridos no âmbito de uma parceria público-privada.


Os referidos autocarros, de marca Yutong, já se encontram no Porto de Maputo e fazem parte de um lote de 200, sendo que os restantes chegarão ao país nos meses de Dezembro e Fevereiro próximos.

A aquisição destes meios resulta de uma parceria público-privada entre o Ministério dos Transportes e Comunicações, por via do Fundo do Desenvolvimento dos Transportes e Comunicações, e a Sir Motors, empresa de importação, comercialização e assistência técnica de viaturas.

De acordo com o Secretário Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações, Pedro Augusto Inglês, a alocação e circulação destes autocarros serão conjugadas com o transporte ferroviário e fluvial nas cidades de Maputo e Matola, no âmbito do sistema intermodal.

“A aquisição destes autocarros vai ajudar a minimizar o problema de transporte. Com a entrada em circulação destes meios, a oferta e a frequência serão maiores, para além de que os cidadãos vão passar a viajar em melhores condições de comodidade e segurança”, disse Pedro Augusto Inglês.

Por seu turno, Amad Camal, director-geral da Sir Motors, fez saber que, ainda no âmbito desta parceria público-privada, “foi formado um consórcio com a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) visando a aquisição de 126 carruagens, das quais 30 são unidades de metro de superfície”.

O reforço da capacidade do transporte ferroviário de passageiros, em mais meios, corresponde àaposta do Governo no quadro da implementação da intermodalidade. Em Outubro último, foram postas em circulação 15 carruagens para o sistema ferroviário sul e 14 para o sistema ferroviário centro, correspondente ao primeiro lote de 70 veículos ferroviários, dos quais 62 carruagens, 8 furgões, a serem afectos ao sistema ferroviário centro e sul.

Num outro desenvolvimento, Amad Camal referiu que os autocarros serão vendidos à Federação Moçambicana dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO), que deverá explorar o sistema de transportes nas cidades de Maputo, Matola e nos distritos de Boane, Marracuene e Manhiça.

Importa referir que estes meios circulantes irão incrementar, de forma considerável, a oferta e qualidade dos serviços de transporte de passageiros, disponibilizados actualmente na área metropolitana de Maputo.

Para além do reforço aos sectores público e privado, que vai ocorrer com a alocação destes autocarros e outros cerca de 90, adquiridos durante o presente ano e alocados aos operadores públicos de todas as capitais provinciais, outras medidas estão em implementação, nomeadamente a compensação aos transportadores semicolectivos de passageiros, a partir do montante adicional, do custo do gasóleo, o estabelecimento de faixas exclusivas para o transporte público urbano, devendo arrancar em breve um corredor-piloto, na EN1, entre outras medidas

Sem comentários: