quarta-feira, 25 de novembro de 2015

AUDITORIA, QUEM TEM MEDO DELA?


AUDITORIA é uma das palavras raras neste novo governo. Tão rara que apesar de vivermos momentos tenebrosos nada sugere neste sentido. Portanto, quase no fim do ano e seis meses depois do novo orçamento, o governo fez um quasi-by-pass ao que deveria constituir a primeiríssima acção de quase todo dirigente recem-nomeado. Mas nada.
Com a auditoria, saberíamos da saúde financeira do país, do estágio das contas do Estado, do activo e do passivo do Estado em cada ministério. Com esta auditoria, o povo estaria sensibilizado sobre a real situação financeira deste país. Saberíamos até quem roubou o quê e onde cada um deveria estar neste momento: se em gozo da liberdade ou na cadeia. Auditar as contas tem sido prática de gente prudente.
O QUE SIGNIFICA NÃO FAZER E DIVULGAR A AUDITORIA?
Ao não fazer e divulgar a auditoria, o novo governo assumiu a herança e o fardo da anterior governação. Disse, por outras palavras, “deixem comigo, eu resolvo isso”. Pois bem, o país está num buraco e o novo governo é cúmplice. Há problemas de salários da função pública, o dólar não para de roçar o céu, os preços de produtos básicos subiram e ainda o Ministro da Economia ainda fala da rácio da divida em relação ao PIB!
Todo mundo sabe o que vocês, membros do governo querem esconder-nos: o governo anterior roubou-nos. Roubou-nos e retirou o dinheiro da circulação. É preciso prender estes ladrões, com evidências. E, infelizmente, quem pode produzir estas evidências é o governo de Nyusi através de uma auditoria em todos sectores para apurar quem é ou foram estes ladrões, quantos roubaram e onde está o dinheiro. A auditoria não irá apurar o paradeiro do dinheiro. Mas a responsabilidade de quem deveria ter cuidado da coisa púbica, as más práticas e os desvios indevidos de somas avultadas, etc.
Ao recusar em fazer esta auditoria e torna-la pública, o governo de Nyusi está encobertar os larápios, alguns dos quais foram reencaminhados para as pastas de direcção. Assim senhor Presidente, não vai vencer a corrupção nem vai recuperar a economia.
A minha esperança era de ver este país a caminhar em direcção a dignidade. Mas porque este governo prefere repartir as mazelas da economia por cada um dos cidadãos, vai pagar caro: a confiança será a primeira a cair pela janela fora e depois virá a falta de consideração e por fim o escárnio, o desdém e o ódio.
Senhor Presidente Nyusi, este Moçambique é maioritariamente povoado por homens dignos e decentes, de trabalhadores e de gente humilde. Está na sua responsabilidade moralizá-los para ajudar-lhe a construir o país. Como gestor, marque uma linha divisória visível entre o seu e o antigo regime.
Comments
Danilo Tiago Mate, mesmo na era JC nunca houve isso
Like17 hrs
Egidio Vaz Pacheco fez e levou Manhenje a cadeia. Lembra?
Like217 hrs
Danilo Tiago Mas Mate, com todo o respeito, és mais informado que eu (algo que respeito e confesso) achas mesmo que as motivações foram de transparência ou políticas?
Like217 hrs
Egidio Vaz Danilo Tiago mais velho, é mesmo política. Eu sei
Like117 hrs
Danilo Tiago Eu me estou mesmo a referir de auditoria seria. Nunca houve neste país meu mano. Isso nos falta. Estamos aqui até ao dia 24 de Novembro sem salário por culpa desses erros aparentes. E depois culpamos o dólar, que culpa têm?
Like717 hrs
Tarcísio Azevedo Quando diz “deixem comigo, eu resolvo isso”, significa DEIXA ANDAR...
Like17 hrs
Egidio Vaz kkk
Like17 hrs
Julio Lacitela Auditoria quando algo nao està claro. Neste caso nao é necessario, é aumentar a capacidade das cadeias e vassourada...
Like217 hrs
Abel Zico Esta mal...Esse pais foi "estupidamente" e inescrupulosamente roubado e a pessoa nem tem vergonha disso...Guebuza lutou para a presidencia para fazer isso, desgracar-nos por completo. Existem outras forcas acima de Nyusi, e Guebuza 'e uma delas, talvz quem suporta o Nyusi tambem 'e uma das forcas e ladoes, por isso o Mr. President nao pode fazer nada...Estamos no burraco.
Like217 hrs
Edio Matola Publicação robusta e corajosa. Só uma pequena correção. Dependendo da extensão da tal auditória, é possivel saber onde esta parte do dinheiro, talvez parte significativa do mesmo, na medida em que estamos a falar de valores muito avultados. Alias, não é por acaso que não poucas vezes, alguns governos solicitam os Bancos Suícos, e ou outros "paraísos" que devolvam o dinheiro, é verdade que em grande medida sem sucesso devido a questões legais, mas ao menos sabe-se onde esta o dinheiro, e ademais dos poderes que o Estado tem, após identificar os ladrões, pode "aperta-los" para dizerem onde esta o dinheiro e por ai em diante. Enfim, penso que a auditória, por mais que não ajudasse a recuperar o dinheiro, estaria a deixar cair, o espirito de impunidade, e traria bons frutos no futuro.......
Like1016 hrsEdited
Egidio Vaz Obrigado mano
Like116 hrs
Danilo Duarte Quem teme deve... os sábios bem que disseram..
Like116 hrs
Nelson Mucauro Já sabia de tudo porque fazia parte do governo e o grande rombo foi no seu ex-ministerio ia auditar o que?começando de onde?esperamos pelas próximas eleições em povo aprenda duma vez por todas caso contrário sermos colonizados pra sempre. Falei.
Like116 hrs
Adérito Do Rosário Arnaldo Estou assarapantado com este cenário econômico e político da "Pátria amada" para muitos de nós e o contrário para os ganaciosos...
Like116 hrs
Arlindo Chissale PRESIDENTE NYUSSI FESTEJA HOJE NA PONTA VERMELHA, PELA VITORIA ALCANÇADA NOS PLEITOS ELEITORAIS

O presidente Filipe Jacinto Nyussi percorreu ao longo da campanha eleitoral para o cargo de presidência com perto de 80 membros do partido frelimo da sua máxima confiança. Estes, eram designados de "grupo de choque" e tinham como missão, fazer as campanhas e preparar a vinda dele nos outros pontos do País.

São estes que de uma forma organizada, efectuavam pagamentos de inúmeras despesas por vias aéreas e terrestres bem como comes e bebes que hoje, dia 24 de Novembro de 2015 são convidados de honra na ponta vermelha, acto que tem inicio pelas 19h00.

As suas saídas das suas proveniências (províncias), acolhimento por um período entre 3 a 7 dias bem como o regresso pelas vias aéreas e terrestres, já foram acauteladas.

Perguntinha: Acha que este encontro tinha que ser realizado hoje é no pátio do Palácio da presidência da República? E com que fundos acha que é possível executar este plano nestas alturas de crise econômica que não afecta Maputo?

Fonte: Jornal electronico denominado

Pinnacle News
Like416 hrs
Jorge Vicente Napoleao nyusi e um deles não vai se auditar. ele não é limpo muito menos puro. por esta e outras razões ele já saiu na França dizendo que a ematum esta produzir receitas. dias depois, vem o estado a pagar centenas de milhões da primeira tranche fruto de falta de capacidade da ematum em pagar por conta própria. afi.al que récita esta produzir? os impostos do cidadão são igual a receita do ematum. imposto de João + antonio= receita da ematum.
Like116 hrs
Gulumba D. Mutemba Não há nada que nyusi possa fazer,visto que ele é também parte do anterior governo. A compra de armas foi ministrado pelo nyusi. E não só,foi guebuza quem lutou para o nyusi estar onde está,com objetivo de continuar a nos roubar e beneficiar se da impunidade. nyusi vai se arrepender por ter aceite este desafio,aposto algumas alas da frelimo querem que guebuza vá a barra da justiça,mas PR não tem como fazer
Like116 hrs
Calisto Malate Meu caro isto vai de mal a pior e para justificar o injustificavel recorrem a termos técnicos usados na economia,por saberem que o cidadão pacato a quem incide forma directa o custo de vida não percebe patavina.
Like216 hrs
Calisto Malate Meu caro isto vai de mal a pior e para justificar o injustificavel recorrem a termos técnicos usados na economia,por saberem que o cidadão pacato a quem incide forma directa o custo de vida não percebe patavina.
Like116 hrs
Eddy Marchal Wa Afrika Eu reconheço esta publicação do ilustre dr. Egidio Vaz por isso assino por baixo deste texto cm tinta indelével. Esta corajosa publicação espelha o moçambique real, ou seja, a preocupação d todos nós moçambicanos póbres e humildes, nobres e maravilhosos, queremos saber onde está o dinheiro do povo?e quem é o fulano q o removeu do cofre para fora?e oquê q está sendo feito para q os ladrões q arquitectaram os saques maçissos devolvam-no e sejam punidos exemplarmente para q nunca mais se repita coisa do género??hoje os funcionários da Educação, Saúde, Polícia vivem apertando a barriga prk não sabem quando virá o ja sathánico subsídio(salário) ficam apenas pelas advinhas ou dia 40 ou dia 52?a função pública é o sector que mais sofre as consequência dos ladrões, prque ao pretenderem os funcionários manifestarm a insatisfação, os SIPAIOS montados nas instiuições para coordenar as células partidárias dntro das instituições do Estado emtram em acção cm as persiguições e acusações cm a moda "este ñ é nosso" quer dizer a pessoa é obrigado a não reclamar as injustíças e demoras d salários, emquanto os larápios fazem do avião um txopela escalando os paraísos cmo Suíça, Dubai, Qatar, Doa, Instambul, Nova Iork, Durban, Bangkok, Johannerburgo, etc. d minuto a minuto, mas que raio d dirigentes temos? São msmo filhos d moçambique? Sonham ver este país desenvolvido a semelhança d outras nações ja avançadas?? Epaah é triste, para uma justíça limpa e a favor do povo este país precisa d alternancia governativa, isto é, emtrar para uma democracia original.
Like816 hrs
Tomas Humbe Nyusi encularado sem espaco de manobra.meus irmao ja estamos nu fundo do poco.
Like116 hrs
Marcos Luis Rabo Mentira tem pernas curtas a verdade sairá a tona querendo como não por que a situação está lastimável. O maleane que encoberta isso virá ao público dizer a verdade, na verdade o novo governos cofres vazios
Like315 hrs
Alfredo Macuácua Subscrevo mano Egidio Vaz. É revoltante esta gentalha a "enrabar-nos" e nós, coitadinhos, a chupar o dedo, svp. ...
Like315 hrs
Ngonhamo Ngonhamo Greve nacional seria uma saida,isto ja nao chegou ao extremo maximo.
Like215 hrsEdited
Alfredo Macuácua Não concordo com greve porque podem aparecer arruaceiros a deturpar o conceito de greve. ..
Like15 hrs
Armando Tomas Fernando Fernando Na frelimo todos são ladrões, por isso, nunca vai haver auditoria mano Egídio, talvez um dia esses curruptos cair entrar um novo governo.
Like15 hrs
Arcenio Mario Pedro Chilengue Entao vamos para a marcha
Like114 hrs
Yaqub Sibindy Meu caro Egidio Vaz

O país precisa dum Presidente descomprometido com favores políticos e olha os moçambicanos como verdadeiros donos da sobania!

O Presidente Nyusi não precisa duma magia para lhe ajudar a identificar os delapilatadores da nossa economia! O Presidente quer ajuda? Eís a nossa contribuição : 

1 - O Presidente deve, imediatamente mandar embargar toda exportação da madeira moçambicana, e criar uma comissão para auditar todas operações do passado; 

2 - O Presidente deve, remeter uma queixa na Assembleia da República, no sentido de esta instituição do Povo, pronunciar-se sobre os critérios orçamentais do Estado que foram accionados para autorizar o Governo a drenar fundos públicos neste negócio da EMATUM! 

3 - O Presidente deve esclarecer publicamente a proveniência dos Fundos que compraram tanto armamento bélico que inunda o nosso país nos últimos dias; 

4 - O Presidente deve desmascarar os agentes de influências belicista que induziram o país à mergulhar-se numa guerra para dirimir conflitos políticos entre os irmãos da mesma Pátria! 

5 - Presidente deve diagnosticar todos os problemas passíveis à corrupção e responsabilizá-los ao Governo passado e distanciar-e duma vez para sempre com o espírito de solidariedade com o passado do Governo de Guebuza!
Like105 hrsEdited
Mussá Mohamad Não será possivel isso,pois, este presidente fazía parte do governo passado. 
Era titular do ministério responsavél pelo material bélico de que falas.
Tem o seu Nariz bem metído na burla da Ematum.
O presidente é minúsculo em relação aos seus camaradas ladrões de madeira,nomeadamente aqueles que tem primos chineses.
Portanto, desengane-se. O presidente não está em altura de acatar essas ideias,que até são boas.
Like313 hrsEdited
Ngonhamo Ngonhamo Se ele nao aceita entregar os ladroes da patria amada que renucie a cadeira do pr do estado mocambicano.
Like13 hrs
Mussá Mohamad Quando alguém se mete com mafiosos, já não pode abandonAr o barco,pois, corre riscos de ser abatído por saber demais...
Like213 hrsEdited
Ngonhamo Ngonhamo Que morra ele com os seus, e deixe meu povo em paz a viver vida livre de agiutas e ambulatismo comissoes que so castiga os meus fihos gerados com meu povo .
Like13 hrs
Mussá Mohamad Não os queremos mortos. Basta que nos devolvam o poder, o dinheiro roubado,a tranquilidade, a paz. E nós em troca lhes concederemos o perdão, a reabilitação moral, e os facilitaremos a reinserção social. Que confessem seus crimes e aceitem abandonar a delinquência.
Like113 hrs
Afonso Dete O presidente Nhuzy, fez parte do anterior governo. por isso, seria muita coragem da parte dele mandar fazer a tal auditoria.
Like13 hrs
Arlindo Chissale O último parágrafo é número 5. Bota ai mano Yacub
Like12 hrs
Omardine Omar Que pena! Sr. Sibindy, só hoje é que trazes estas ideias crediveis embora desajustada com os seus actos. O Senhor apoio estes fulanos na campanha recente. Ajudaste-os a Frelimo a delapidar o País, alegando que a Frelimo tinha uma divida com o povo, afinal, nao sabias que um ladrao nunca muda?
O nosso amado Moçambique dificilmente irá se desenvolver enquanto, os afortunados da colonizaçao continuarem vivos e no poder. Porque sempre vao aliciar os Sibindys na campanha e vai aparecer a dizer, o povo ainda nao esta preparado para deixar a Frelimo. O resultado é este e hoje vamos nós...
Like310 hrs
Alfredo Macuácua Parece que faz parte do trio que orquestrou o ponto 2...
Like10 hrs
Egidio Vaz Perfeito....e a auditoria às contas? Temos ou já temos a verdadeira prooporção do quanto foi roubado? Estamos apenas cingidos na EMATUM, Ponte sobre Catembe e os dividendos adiantados do GAS! É tudo?
Like16 hrs
Nito Ivo Nyusi não pode fazer auditoria à coisas que ele mesmo fez como é o caso da Ematum e compra daquele avião velho, os caças mais velhos ainda que foram presos quando vinham para moçambique, os tanques de guerra...

É muito tendencioso dizer que Nyusi é mais limpo que Guebuza. Até porque um politico sujo nunca escolhe um sucessor limpo por razões óbvias.

Portanto a saída aqui deve ser mesmo a moda das gangues: matar o líder e sua cúpula (o que é impossível para Nyusi uma vez que não parece ter poder sobre os militares e a inteligência) e dar inicio a purificação.

Para se chegar ao poder em moçambique é fundamental se misturar com os corruptos, ser corrupto (isso no mínimo).
Like15 hrs
Yaqub Sibindy Clarividente! Ao contrário o próprio Presidente tem uma oportunidade constitucional para se reconciliar, distanciar e descomprometer-se duma vez para sempre de qualquer podridão do regime passado!
Like15 hrsEdited
Mussá Mohamad Constitucionalmente é possível. Mas na prática sería um auténtico suicídio, sendo ele também,parte dessa podridão do passado, e com um papel de relevo, na roubalheira. Este presidente está com o rabo preso, só lhe resta andar por aí a se contradizer, enquanto vai sendo chamado de sua excia pelo tempo que durar.
Like4 hrsEdited
Nito Ivo Caro Yaqub, nao existe regime passado. Como disse é tendencioso tentar separar Nyusi e Gubuza por razoes obvias. Gubuzapreparou bem o seu descanso. Em codicoes normais Nyusi jamais chegaria a PR. Foi la posto por razoes obvias!
Like4 hrs
Yaqub Sibindy Meu ilustre Nito Ivo!

A oportunidade faz ladrão, assim como à injustiça faz um justiceiro! À opressão faz um Revolucionário :

- TEMOS QUE DAR BENEFÍCIO DE DÚVIDAS AO PRESIDENTE : OU ALIA-SE AO GUEBUZA OU AO SEU DISCURSO DA TOMADA DE POSSE, APOIADO POR MAIS DE 25 MILHÕES DE CIDADÃOS MOÇAMBICANOS!...
Like4 hrsEdited
Mussá Mohamad "A oportunidade revela o ladrão"...o discurso romântico de tomada de posse foi posterior a aliança Nyusi-Guebuza.portanto palavras são palavras aínda que belas, a prática é que conta. E a prática contradiz as palavras, no caso do nosso presidente.
Like4 hrs
Berné Bento M. José R% Todos que deixam as financas publicas a sangrarem!
Like113 hrs
Carlos Cardoso Bem dito posto em pratica , caminhariamos para um novo ar onde os dirigentes nao abusariam dos cargos que sao confiados para capturar o mel ao seu favor!
Like8 hrs
Francisco Pacheco Chigogoro Ladrão que manda ladrões nao pode pedir que seja inspeccionado, todos têm mãos sujas e no lugar deles é só cadeia
Like7 hrs
Edmu Joao Panguene Exenplo concreto de má governaçao deste governo o primeiro ministro foi visitar a sede da nossa vergonhasamente moçanbicana Mcl sem auditoria foi descoberto um grande disfalque financeiro, quid jures.
Like6 hrs
Nito Ivo A perseguição à Dhlakama e as várias manifestações de diversos segmentos da sociedade moçambicana foi vista pelo governo de Guebuza como uma grande oportunidade de negócio que se podia conseguir com a compra de material de guerra. O sector ministerial que mais gastou foi o da Defesa onde Nyusi era titular da pasta. Alias, houve ainda um esforço para comprar "em nome" do Ministério da defesa (com assinatura de Nyusi) coisas como uma avião velho (no qual os filhos do chefes usaram para ir ver desfiles) e barcos de pesca de atum
Fazer auditoria lixaria em primeiro lugar o actual PR Filipe Jacinto Nyusi.
Like25 hrs
Remane Abudo A ver vamos...
Like5 hrs
El Patriota “A minha esperança era de ver este país a caminhar em direcção a dignidade”. É melhor ir tirando o teu cavalinho da chuva, irmão Vaz. Isto aqui precisa é de um novo começo, uma formatação e instalação de um novo sistema, novos actores, novos protagonistas. 
Nem quero imaginar se a oposição tivesse ganho as eleições. Não ecncontrariam até os edificios para trabalhar. Teriam que construir novas instituições...
Like145 hrs
Sergio Serpa Salvador Existe uma coisa que nos não queremos aprender dos outros países. Pensar que o governo de Nyusi vai fazer uma auditoria e, quica uma responsabilização dos ˮVAMPIROSˮ que colocaram na bancarrota o pais eh um sonho irrealizável. Nyusi eh continuação de outras maltrapilhas corruptas grotescas. Precisamos fazer levantamentos/ manifestações generalizadas e, se possível forçar novas eleições. Se Nyusi quer continuar a ser protetor de corruptos eh porque também faz parte dessa escoria! Como eh que um indivíduo se da ao luxo de promover uma guerra irresponsável quando o pais esta quase a decretar uma FALÊNCIA! A quem interessa esta guerra? Algum exercito no mundo já desarmou uma guerrilha? Esses tais estrategas militares tomam essas decisões após fumar Kanja? E, já agora quantas armas já foram recolhidas? PS: Só um levantamento a moda 5 de fevereiro e 1 e 2 de setembro pode criar um ˮNEW DEALˮ
Like14 hrs
Nito Ivo E acha que teriamos candidatos santos?!! Manifestacoes desse genero so destroem o pais e o deixam pior que estava. A solucao para este pais esta dentro da Frelimo. Quando os bons vencerem os ladroes dentro da Frelimo.
Like14 hrs
Sergio Serpa Salvador Nito Ivo, concordo que as vezes as manifestações são em parte destrutivas! Mas achas que haverá mudanças na FRELIMO que não sejam forçadas?
Like4 hrs
Mussá Mohamad Os ladrões venceram os bons na frelimo,logo após a morte de samora.
Like3 hrsEdited
Frank Cachiz Mocambique
Like4 hrs
Victor Cordeiro nao se esquecao que o presidente Nyusi fez parte do antigo governo... seria ele tambem responsavel...
Like3 hrs
Yaqub Sibindy Meu ilustre Nito Ivo!

A oportunidade faz ladrão, assim como à injustiça faz um justiceiro! À opressão faz um Revolucionário :

- TEMOS QUE DAR BENEFÍCIO DE DÚVIDAS AO PRESIDENTE : OU ALIA-SE AO GUEBUZA OU AO SEU DISCURSO DA TOMADA DE POSSE, APOIADO POR MAIS DE 25 MILHÕES DE CIDADÃOS MOÇAMBICANOS!...
Like3 hrs
Abdul Karim O teu post do ano. Certissimo Egidio Vaz . 
smile emoticon
Like3 hrs
Nelson Junior PS!....Por nao fazer e divulgar a AUDITORIA significa de ha a falta de transparencia, e se ha falta de Transparencia quer dizer de que ha tanta,tanta e tanta sujidade...Graças Deus, o Povo Moçambicano,se bem que nao fale abertamente,sabe muito bem que a maioria dos seus politicos,lideres e empresarios sao uns grandes gatunos....evidentemente,com excepcao de alguns,as classes academicas e intelectuais,tambem elas se aproveitam das "migalhas"....O primeiro discurso do Nyusi,se nao estou errado dizia ele,que iria ele criar um governo transparente e estabeleceria a paz.....Ja passou quase um ano,e nada de novo se nota,por contrario tudo piorou ou ficou na mesma......e bem eu vos aconselhara,na altura de tomar muito ,muito cuidado com este "míudo" do Nyusi.....Hoje,mais que nunca estou bem convecido de que Moçambique jamais,jamais e jamais acabará com a miseria, a pobreza,a grande desigualdade social,se a Frelimo e a Renamo forem os maiores Partidos Politcos....Estes senhores servem-se da politica para vverem numa "boa", e so e so pensam no povo,durante as campanhas de eleiçoes....Recordam-se das promessas que eles fizeram durante a campanha das eleiçoes???...recordam-se?...e o que mudou???? Por contrario,a situaçao piorou!....Grandes,grandes e grandes sacanas (sorry pela expressao) sujos e sem vergonha
Like2 hrs
Eugenio Abilio Abibo Ta doce.vale pena na morrer agora para viver e ver o que nos espera.socorroooooo!
Like1 hr
Nelson Junior PS!...mas voces ja sao mortos vivos....
Like1 hr
Nelson Junior ...........Voces se recordam,quando os vossos ditos economistas,intelectuais e o FMI diziam de que o vosso crescimento economico estava por volta dos 7%o???....eu sempre insisti de ignorar as estaticas mas sim de ver a economia real do País...e aí voces tem a hoje:...iMoçambique é um País que sempre viveu no mundo de ilusoes
Like

Sem comentários: