terça-feira, 24 de novembro de 2015

Atentado na Tunísia fez vários mortos

Internacional

Tunísia decreta estado de emergência após atentado contra guarda presidencial

Explosão de autocarro no centro de Tunes fez 12 mortos e 16 feridos. Haverá ainda recolher obrigatório até quarta-feira na capital.
O autocarro ficou completamente calcinado pelas chamas MOHAMED KHALIL/AFP

TÓPICOS

MAIS

A explosão de um autocarro que transportava elementos do corpo da segurança presidencial no centro de Tunes provocou pelo menos 12 mortos e 16 feridos. Em resposta, o Presidente da República, Béji Caid Essebsidecretou o estado de emergência nos próximos 30 dias e recolher obrigatório até quarta-feira na área metropolitana da capital entre as 21h e as 5h.
Tal como François Hollande, o Presidente Béji Caid Essebsi declarou "guerra ao terrorismo", e pediu a colaboração internacional para o derrotar. "Quero garantir ao povo da Tunísia que vamos derrotar o terrorismo", afirmou. Em Julho, o Presidente já tinha decretado o estado de emergência, após o atentado contra turistas numa praia em Sousse.
O mais recente balanço, feito pelo Ministério do Interior, reviu em baixa o número de mortos, que inicialmente tinha sido colocado em 14. As autoridades avançam também que o ataque deve ter sido cometido por um bombista suicida, que provavelmente estava dentro do veículo, diz a AFP. O autocarro ficou completamente calcinado pelas chamas e a avenida Mohamed V, onde estava estacionado, foi cortada. A maior parte das pessoas que estavam dentro do autocarro morreram, disse uma fonte dos serviços de segurança ao jornal francês Libération.
O veículo estava nas proximidades do Ministério do Turismo e da sede do RDC, o partido do antigo regime do ditador Ben Ali. Ali perto decorria o Festival de Cinema de Cartago, um dos mais importantes do continente africano. Uma testemunha explicou ainda que o autocarro estava perto do cruzamento com a avenida Habib Bourguiba, onde fica o Ministério do Interior e a embaixada francesa, adianta o jornal The Guardian.
Numa das salas de cinema do Festival de Cartago, cantou-se o hino nacional, ao saber-se do atentado, relatam várias fontes tunisinas.A explosão ocorreu em plena hora de ponta, ao final do dia, com o trânsito intenso a dificultar o acesso das ambulâncias ao local.
Houve entretanto um alarme de atentado no aeroporto de Tunes, que foi encerrado, dizem jornalistas do Le Monde Afrique, através do Twitter. Ter-se-á tratado de um falso alarme, mas a polícia no local, muito nervosa, agrediu repórteres.
Este ano, a Tunísia já sofreu dois grandes atentados terroristas, reivindicados pelo grupo radical Estado Islâmico (EI).
26 de Junho, pelo menos 38 pessoas, na sua grande maioria turistas estrangeiros, morreram num atentado contra um hotel de Port El-Kantaoui, perto de Sousse. E no dia 18 de Março, três terroristas atacaram o museu Bardo, na capital tunisina, matando 22 turistas.
A Tunísia é um dos países de onde têm saído mais combatentes estrangeiros para se juntarem ao EI no Iraque e na Síria, um contingente que pode ser de mais de 5500 jihadistas, segundo o relatório produzido por um grupo de trabalho das Nações Unidas. Muitos partem para combater na guerra na Síria, mas alguns ficam-se pelos campos de treino do EI na vizinha Líbia, ondereina o caos e onde o jihadismo radical alastra.
Na semana passada, recorda o Guardian, a autoridades tunisinas anunciaram ter desmantelado uma rede terrorista que se preparava para fazer uma série de grandes ataques nos hotéis na praia de Sousse, bem como contra políticos, monumentos e outros alvos de segurança. Foram presas 17 pessoas.

 


24/11/2015 17:18

  
Atentado na Tunísia fez vários mortos
Uma explosão num autocarro da guarda presidencial fez esta terça-feira pelo menos 14 mortos na capital da Tunísia.
Moez Sinaoui, porta-voz da presidência, garantiu à agência France Presse que se trata de um "atentado", acrescentando que a explosão provocou ainda 11 feridos. Uma informação já confirmada pelo Ministério do Interior e a Presidência.
Um bombista suicida ter-se-á feito explodir no momento em que o autocarro passava por uma das principais avenidas de Tunes, em hora de ponta, contaram várias testemunhas à EFE.
Recorde-se que a Tunísia já sofreu dois ataques terroristas este ano, ambos reivindicados pelo Estado Islâmico.

Sem comentários: