terça-feira, 24 de novembro de 2015

As reações ao novo Governo

EM ATUALIZAÇÃO GOVERNO
24 DE NOVEMBRO DE 2015

Francisca Van Dunem, nova ministra da Justiça, é a grande novidade. Acompanhe aqui, ao minuto, as reações aos nomes escolhidos por António Costa para o XXI Governo.

PUB
Gonçalo Villaverde/Global Imagens
TSF



listar por :

19:57 UGT aplaude Vieira da Silva no Trabalho

Carlos Silva, secretário-geral da UGT congratula-se pela escolha de Vieira da Silva para ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

"Abre as melhores perspetivas para um franco diálogo, aberto, com dinâmica e sobretudo com grande responsabilidade. Ele já deu provas no passado e não vai certamente adulterar aquilo por que ficou conhecido: a reforma sustentável da segurança social entre 2006 e 2008. É um homem que sabe dialogar e sabe ter os parceiros sociais consigo na busca soluções para se encontrarem os melhores caminhos para o país".
18:34 CNA sublinha experiência de Capoulas Santos na agricultura

João Dinis, dirigente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) sobre Capoulas Santos, ministro da Agricultura:

"Já era tempo de haver um novo governo. O dr. Capoulas Santos é um experiente nestas andanças. Nós também somos e até aí está tudo bem. Vamos ver se há a tal mudança que é necessária na política agrícola nacional e ver o que se pode fazer a nível da União Europeia para melhorar a situação dos agricultores portugueses, especialmente da agricultura familiar, da pequena e média agricultura".
18:26 Militares da GNR querem rever plano de prevenção de suicídios

César Nogueira, presidente da APG (Associação de Profissionais da Guarda), sobre a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa:

"Pelo menos já esteve no ministério, conhece um bocado a casa, não deve ser desconhecedora das problemáticas dos serviços de segurança. Vamos de imediato pedir-lhe uma reunião. Há muitas questões que são urgentes, em especial a problemática dos suicídios. É preciso alterar o plano nacional de prevenção dos suicídios, implementando as medidas que já lá estão e que nunca foram implementadas".
18:12 CCP preocupada com as políticas

João Vieira Lopes, presidente da CCP (Confederação do Comércio e Serviços de Portugal):

"As pessoas indicadas têm um conhecimento das áreas onde vão ser responsáveis, contudo o fundamental para nós são as políticas".

"Estamos preocupados em que se mantenha a valorização da concertação social como interlocutor do governo, estamos preocupados em que haja capacidade de dinamização do investimento na economia, estamos abertos a discutir o aumento do salário mínimo de uma forma faseada nos próximos anos mas sem objetivos pré-determinados".

18:03 CDS-PP mantém "discordância de fundo" e pede que PS divulgue respostas dadas a Cavaco Silva by Joao Alexandre

"O CDS considera incompreensível que o PS não divulgue as respostas dadas ao senhor presidente da República", disse Nuno Magalhães, no parlamento, numa declaração em nome do CDS-PP e sem direito a perguntas por parte dos jornalistas.

Os centristas querem conhecer o conteúdo da carta enviada ontem pelos socialistas para Belém e justificam o pedido: "Estamos a falar da estabilidade e da governabilidade de Portugal, ou seja, do interesse nacional. Em nome da transparência e do debate democrático, não é compreensível que o primeiro-ministro indigitado se furte a esclarecer as respostas que deu".
Na reacção à indigitação de António Costa, o líder parlamentar dos centristas sublinhou ainda que o CDS-PP "respeita a decisão" de Cavaco Silva, mas que mantém uma "discordância de fundo" em relação a essa mesma decisão, considerando que António Costa será um primeiro-ministro "formalmente constitucional", ainda que "politicamente ilegítimo".
17:42 Funcionários Judiciais esperam reabertura de Tribunais

Fernando Jorge, presidente do Sindicato do Funcionários Judiciais, ouvido pela TSF:

"O sistema de justiça precisa de ajustamentos, é preciso fazer algumas reformas na reforma que foi feita há um ano".

Questionado sobre se espera que a nova ministra da Justiça, Francisca Van Dunem reabra alguns tribunais, o sindicalista defendeu que "ao nível dos tribunais que estão a funcionar como secções de proximidade, por exemplo Castro de Aire, Mértola e Arraiolos, justifica-se que voltem a ser tribunais de pleno direito e não esta coisa híbrida que são secções de proximidade".
17:33 Análise: Muito peso político, falta criatividade

Síntese do comentário de André Macedo, diretor do DN durante a emissão da TSF sobre o novo governo:
"Peso político não falta a este governo. Talvez falte alguma criatividade. O Ministério do Mar e o Ministério da Modernização Administrativa são os únicos pontos em António Costa inova. A abordagem política e orçamental vai ser parecida com a que foi nos últimos anos".
"Augusto Santos Silva é uma frente de combate muito importante na parte dos Negócios Estrangeiros e portanto da Europa.

Vieira da Silva também é um ministro que tem um lado político também muito forte".
"Os dois elementos mais económicos (Ministro das Finanças e Ministro da Economia) não vão ter o peso que Vítor Gaspar teve no governo de Passos Coelho. Há um núcleo político que permite a António Costa ter um governo de maior combate".
"Não há grande renovação do ponto de vista geracional".
"É um governo razoável com capacidade para gerir esta circunstância muito especial de ter que ouvir constantemente o Partido Comunista, o Bloco de Esquerda e Os Verdes para evitar sobressaltos".
"Francisca Van Dunem [ministra da Justiça] é uma escolha interessante. À partida é alguém que sabe do que está a falar. Conhece os cantos à casa. Veremos se traz com ela, não apenas a sabedoria, mas eventualmente alguns ódios de estimação que podem complicar o exercício da função do ponto de vista político".
17:06 "É bom que ele resolva alguns dos vícios que estão mais do que instalados no Ministério da Educação"

Mário Nogueira, secretário-geral da FENPROF
Um dos aspetos mais importantes foi o facto de o Presidente da República ter resolvido uma questão que andava a adiar e que estava a criar problemas acumulados nas escolas. É de saudar que haja a possibilidade de ser constituído governo. Penso que independentemente da menor experiência do jovem Tiago Brandão Rodrigues (novo ministro da educação) nesta área não é mau ter um jovem no setor. Será bom rodear-se de uma equipa que o apoie".

"É bom que ele resolva alguns dos vícios que estão mais do que instalados no Ministério da Educação, que se não forem resolvidos podemos ter outra equipa ministerial com as mesmas práticas. Mais importante será a orientação do governo para o futuro, estancando o rumo das políticas do governo anterior para a educação ou alterando-as. Não é uma tarefa hercúlea, difícil é fazer igual ou pior, basta ter uma atitude diferente da que teve Nuno Crato e a sua equipa ministerial".

17:03 João Soares é "escolha inteligente"

Hélder Costa, diretor do teatro A Barraca sobre João Soares, ministro da Cultura:

"Foi uma surpresa. É uma pessoa culta e tem uma coisa uma coisa boa de que eu gosto: tem uma cultura com ação prática. Foi um editor importante, sólido, corajoso, com temáticas extremamente interessantes em tudo o que divulgou. Foi um presidente de câmara extremamente ativo. Alia a uma noção cultural e geral sobre o pensamento à capacidade de gestão e de escolha. Só lhe posso desejar felicidades e penso que é uma escolha inteligente".
16:55 FNE desconhece ministro da Educação e quer diálogo

João Dias da Silva, FNE (Federação Nacional da Educação) sobre o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues:
"Em termos de ideias sobre o funcionamento do sistema educativo não temos informação de intervenções públicas sobre esta matéria. Mais do que as pessoas, o que registamos são as políticas. Estaremos atentos ao que for apresentado no programa de governo. Pretendemos que haja um espaço de negociação e diálogo na busca de boas soluções. Esse espaço de dialogo não deve ser eliminado".


"Temos um elenco de 44 medias para os trabalhadores docentes e 17 medidas para os trabalhadores docentes. Desejamos que possa haver uma reunião em breve. Sobretudo, desejamos que haja a preocupação de que as políticas educativas sejam determinadas com segurança, estabilidade e durabilidade. É preciso que as políticas educativas não tenham a duração de um governo ou um ministro".
16:52 "Associamos os governos da esquerda àqueles com uma especial responsabilidade em matérias de saúde" by Jorge Garcia

Marta Temido, presidente da Associação dos Administradores Hospitalares.

"Adalberto Campos Fernandes gera no grupo dos administradores hospitalares uma nova expetativa por várias razões. Desde logo porque, quer queiramos quer não, associamos os governos da esquerda àqueles com uma especial responsabilidade em matérias de saúde e, como bem se sabe, foi muito por força de pessoas dessa área que o Serviço Nacional da Saúde foi criado".

"Conhecemos a pessoa em causa e é um conhecedor profundo em termos teóricos e práticos com provas dadas na gestão do setor hospitalar. Sabemos também que, ao longo dos últimos anos, ouvimo-lo a falar sobre os problemas com que se confrontou e as propostas de solução que tinha para eles. Agora chegou a hora de fazer, de passar para o outro lado do jogo e mostra com ação como é que é possível fazer diferente".

16:45 FESAP - Esperar para ver

Nobre dos Santos, FESAP (Federação de Sindicatos da da Administração Pública)

"Temos esperança de que todas as promessa eleitorais sejam cumpridas. Se isso acontecer, negociaremos com este governo como temos feito com todos. A nossa posição é esperar e ver, os trabalhares têm grande esperança no governo. Esperamos com todos os desejos de boa sorte ao próximo governo porque a boa sorte do governo será a boa sorte dos trabalhadores e do país".

16:38 CGTP sobre Vieira da Silva: "O tempo dirá"

Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP

"Independentemente das pessoas indicadas, o que que conta é a vontade expressa pelo povo de se verificar uma verdadeira mudança de políticas".

"A área do trabalho deve readquirir uma importância especial porque o emprego continua a ser o elemento determinante para o desenvolvimento do pais e isso implica que haja uma valorização do trabalho e dos trabalhadores".

Sobre o Ministro do Trabalho, Vieira da Silva: "O tempo dirá se é o homem certo".

16:30 Magistrados do Ministério Público elogiam Ministra da Justiça

António Ventinhas, Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, sobre a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem:

"É uma profunda conhecedora do Ministério Público, tem obra feita na Procuradoria geral Distrital de Lisboa e portanto pensamos que é uma pessoa adequada para levar a bom porto as reformas da justiça e designadamente no que diz respeito ao Ministério Público".

"Os grandes desafios passam pela reorganização judiciária, pela reforma dos estatutos das magistraturas e pela abertura do novo curso de magistrados no novo Centro de Estudos Judiciários. Existe uma grave carência de magistrados, existem muitos problemaas que advieram da lei da reorganização judiciária e todas essas matérias terão que ser resolvidas para um bom funcionamento da Justiça".



Os nomes do Governo de António Costa


RUI DUARTE SILVA


O XXI Governo deverá tomar posse ainda esta semana. António Costa, indigitado primeiro-ministro esta manhã por Cavaco Silva, já enviou o elenco para Belém. Conheça os nomes




O rol completo dos nomes do próximo Governo já está em Belém. Na lista que o primeiro-ministro indigitado disse (e cumpriu) estar em condições de apresentar “imediatamente” ao Presidente da República constam:

Mário Centeno na pasta das Finanças, devendo levar consigo para a secretaria de Estado das Finanças ou do OrçamentoRicardo Felix Mourinho - que nos últimos tempos tem surgido como seu braço-direito.

Manuel Caldeira Cabral, o académico da Universidade do Minho que também integrou o grupo de economistas que redigiu o cenário macroeconómico (e encabeçou a lista de deputados por Braga), na pasta da Economia.

Augusto Santos Silva nos Negócios Estrangeiros. O professor na Faculdade de Economia da Universidade do Porto já ocupou várias pastas nos Governos socialistas: a Educação e a Cultura, com António Guterres; os Assuntos Parlamentares e a Defesa com José Sócrates.

A Justiça será entregue Francisca Van Dunem.

Pedro Marques (antigo secretário de Estado da Segurança Social com Vieira da Silva) é o titular do Ministério do Planeamento e Infraestruturas (nova designação para as Obras Públicas).

Maria Manuel Leitão Marques terá a tutela da Presidência e da Modernização Administrativa - levando consigo, para esta última, como secretária de Estado, Graça Fonseca. Ambas são colaboradoras de sempre de António Costa.

Não haverá ministro dos Assuntos Parlamentares - Carlos César será um “super” líder parlamentar. A ligação institucional entre o Palácio de São Bento e a residência oficial do primeiro-ministro caberá ao secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos.

Vieira da Silva volta à Segurança Social, Capoulas Santos à Agricultura e Adalberto Fernandes será ministro da Saúde.Tiago Brandão Rodrigues, investigador bioquímico, cabeça de lista por Viana de Castelo, ocupa a pasta da Educação. Manuel Heitor, professor catedrático do Técnico, antigo secretário de Estado de Mariano Gago, fica com a Inovação, Ciência e Ensino Superior.

O Ambiente (renomeado Ministério do Ambiente e Mobilidade) será entregue a João Matos Fernandes, que ocupava até aqui a presidência das Águas do Porto.

Para a Cultura, Costa convidou João Soares.

Constança Urbano de Sousa será ministra da Administração Interna. Eduardo Cabrita fica como ministro adjunto) . A Defesa foi entregue a Azeredo Lopes, que liderou a ERC.

Ana Paula Vitorino será ministra do Mar, Miguel Prata Roquesecretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros eMariana Vieira da Silva secretária de Estado Adjunta do primeiro-ministro. Margarida Marques será secretária de Estado dos Assuntos Europeus - Costa desistiu de criar um ministério com esta designação.

Texto actualizado às 17h08





O grotesco deste ultrage perpetado pelos situasionistas Maçónicos e Carbonários, contra a NAÇÃO e o seu povo, reside no facto de serem exactamente os mesmos que se reclamam herdeiros daquele bando de energúmenos que no 5 de Outubro de 1910 arriaram, rasgaram e queimaram a Bandeira Nacional (azul e branca) Pior, a canhal....... do PRP (Partido Republicano Português), patrocinou autênticos Autos-da-Fé que levaram a que a turba queimasse no Rossio, Terreiro do Paço, Restauradores e Rotunda, milhares e milhares de Bandeiras Nacionais azul e branca.

Essa mesma Bandeira Nacional adoptada pelas Constituintes saídas da Revolução de 1820 e à sombra da qual se assinou a abolição da Pena de Morte.
Exactamente a mesma bandeira que garantiu para a língua de Camões, o enorme espaço que hoje orgulhosamente crismamos de PALOP; a mesmíssima bandeira dos tempos da promulgação do Código Civil, do desenvolvimento do Fontismo, da normalidade do Parlamento como órgão de soberania.
A mitragem açulada por hedonistas milionários como o Relvas ou o Grandella, durante meses dedicou-se à mutilação do Escudo das Armas Nacionais em todo e qualquer edifício público, esmagando a camartelo o testemunho de quem o tinha construído para o uso da comunidade nacional. Departamentos do Estado, escolas, liceus, hospitais, pontes, palácios, estações de correios e de comboios, chafarizes, nada, mas nada escapou à sanha iconoclasta. E falam eles hoje de ultraje?!
E falam eles de barbaridade e atentados à cultura mundial quando falam sobre as criminosas milicias do Estado Islamico que têm destruido milhares de simbolos históricos da Síria!
É a orgulhosa e arrogante exibição da prepotente ignorância.
PS: Este post é uma adaptação de um texto encontrado na Net,
Bem hajam pela coragem demonstrada!
Gosto · Responder · 1 h

Para relembrar os mais esquecidos, eu dou-vos uma ajuda; " JURAMENTO


À Glória do Grande Arquitecto do Universo, eu ... juro e prometo sobre os Estatutos da Odem e sob este ferro que pune os perjuros, guardar escrupulosamente os segredos da Respeitável Carbonária; não escrever, gravar ou pintar coisa alguma, sem haver obtido a permissão da Alta Venda. Juro socorrer os meus Bons Primos, tanto quanto o permitam as minhas possibilidades e de não atentar contra a sua honra ou dos seus familiares. Se eu me transformar em perjuro, que o meu nome seja abominado por todos os Bons Primos Carbonários espalhados pela superfície da Terra. Assim Deus me ajude.
(Ritual da Carbonária dos Antigos Manuscritos Partenopei)
Gosto · Responder · 1 h

E agora o que se segue?

Será que o Largo do Rato vai poder comportar tanta gente que vai procurar abrigo e um quinhão nas mordomias da Carbonária para reforçar os laços que os unem à Maconaria?
Gosto · Responder · 1 h

Nunca esta frase ( que já tem séculos de existência) foi tão justamente aplicada. "O fraco rei faz fraca a forte gente".

Luís de Camões
Gosto · Responder · 2 h
Mais fraco e rasca que o que tem estado não há!
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Sem comentários: