quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Uria Simango, meu herói nacional

“Foi o orgulho que transformou os anjos em demônios; É a humildade que faz os homens como anjos, Santo Agostinho de Hipona”, 13 de novembro de 354 - 28 de agosto de 430 DC
Hoje venho render homenagem a Urias Simango, o primeiro vice-presidente da Frelimo, que disputou a presidência da Frelimo com Eduardo Mondlane e “perdeu”com a diferença de apenas um voto [na verdade, as elições não passaram de uma faxada uma vez que o convite para que Mondlane tomasse a dianteira do movimento armado já teria sido feito e ele só veio a Dar-Es –Salaam com as garantias de que iria ser chefe do movimento unificado].
Deixe-me ainda fazer um parêntesis para dizer que fica por discutir se Mondlane é mesmo Arquitecto da Unidade Nacional, uma vez não ter sido ele quem mais trabalhou para que a fusão dos três movimentos acontecesse. Provas existem de que consensos entre UDENAMO e MANU preexistem ao I Congresso da FRELIMO. Na verdade, em 29 de Maio de 1962 estes dois movimentros firmaram o acordo em Accra e pela primeira vez o nome FRELIMO aparece em documentos oficiais. Adelino Gwambe foi quem fecundou a FRELIMO. Ser primeiro Presidente de um movimento é o mesmo que ser arquitecto da Unidade Nacional?
Mas voltemos ao assunto sobre Urias Simango
Ontem estive a pensar no legado dos nossos dirigentes, alguns, nossos heróis e cheguei a seguinte constatação.
Enquanto uns dirigentes deixaram para seus filhos rios de dinheiro, outros ainda estão atarefados em acumular infinitamente a riqueza para seus filhos e futuras gerações, a ENCURTADA vida de Urias Simango deixou como legado dois servidores de povo de grande calibre: Lutero e Daviz Siamngo. Estes dois irmãos, filhos de Uria e Celina Simango são incontornáveis na vida política e na história da democracia deste país.

O primeiro, figura dos primeiros dirigentes políticos do pós-guerra civil, com o PCN, que formou a primeira nata de intelectuais e políticos independentes de Moçambique. O segundo, Daviz, edil da Beira, a verdadeira CENTRAL DA DEMOCRACIA; refúgio dos oprimidos.
Urias Simango não teve tempo nem para acumular muito menos para acompanhar de perto a educação dos filhos ou mesmo desfrutar os proventos da independência. Mas o pouco tempo que esteve com os filhos foi bastante para inspirá-los de forma indelével sobre a vocação do bem-servir e não ser servido.
Quantos filhos de dirigentes moçambicanos se comparam à vocação de servir como Daviz e Urias Simango? Quantos filhos de dirigentes que não enriqueceram graças à posição de seus país e hoje participam na delapidação do erário público e abocanham tudo quanto é oportunidade de negócio? 
Quantos filhos de dirigentes estão na dianteira da luta pela justiça social, democracia e boa-governação em Moçambique? Quantos, e quem são?

PS: este post não tem por objectivo criticar niguém. Ele está a encorajar os dirigentes a se inspirarem nos ideias e valores de Urias Simango quanto à necessidade de educar os filhos para a cidadania. Daviz e Lutero poderiam se acobardar, com a morte dos pais e terem lambido os bocados do regime. Mas a educação para a cidadania e os valores dos pais os fizeram homens e bons servidores do povo.
Obrigado Uria e Celina Simango pelos filhos que nos deste.Quem sai aos seus não degenera.

Irei temrinar o meu elogio com mais uma citação Santo Agostinho
"Descubra o quanto Deus lhe deu e dele tire apenas o que você precisa; o resto deixe para os outros [porque também precisam]”

Referências Bíblicas
Mateus 20:28 
Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.
Marcos 10:45 
Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

118 people like this.
Comments
El Patriota Eu continuo mesmo com Machel e Marceta.
Like32 hrs
Egidio Vaz Que também são meus meu caro.
Like52 hrs
El Patriota Por outro lado, há que reconhecer que de facto o tempo é mestre! Parece-me que, a verdade sobre o homem a quem o meu professor de história na quarta classe me ensinou a desprezar, a diabolizar e a chamar reaccionário, vai surgindo a pouco e pouco.
Like52 hrs
Julius Georg Já parou pra imaginar o teria acontecido se Urias Simango tivesse consigo chegar a liderança do partido?
Like22 hrs
Zarito Mutana heheheh não estao a falar disso, mais na Educacao dos filhos.
Like22 hrs
Egidio Vaz Sabe ilustre, há que reflectirmos sobre o golpe que se deu na fusão dos três movimentos. O futuro de um Moçambique independente não tinha sido definido. Muitos como Urias e Mondlane pensavam num sistema democratico multipartidário do pós-independência antes dos chacais do comunismo tomarem o poder em 1970.
Like62 hrs
Abdul Jabaru Em 1969
Like12 hrs
Egidio Vaz Abdul Jabaru os chacais do comunismo tomaram o poder logo após a morte de mondlane. mas lembre-se que antes disso houve o triunvirato, o poder dividido em três: marcelino dos santos, urias simango e smor machel.
Like42 hrs
Abdul Jabaru O triunvirato foi uma fachada eles ja tinham tomado o poder
Like32 hrs
Zarito Mutana Temos que voltar a ver o Video do Fanuel Malhuza
Like42 hrs
Egidio Vaz Zarito Mutana kkkk, veja-o, reveja-o. Muito interessante
Like22 hrs
El Patriota Chacais do comunismo?? De facto, há bons...
Like22 hrs
Abdul Jabaru Na situacao de normalidade nao havia necessidade de formar o triunvirato, pois Uria Simango era o sucessor legitimo de Eduard Mondlane, esse foi um golpe palaciano desenhado pela teia do mal
Like42 hrs
Luciano Mapanga É urgente a revisão dos livros de história de Moçambique. Há muita verdade oculta...
Like72 hrs
Cleto Goncalves Agree. Inpsirado
Pensas k nem eu😅
Kkakaka. Well done
Like12 hrs
Zarito Mutana Bem dito.
Like12 hrs
Nelson Maibeque Mourinho Apoiado ...🏿
Like12 hrs
Abdul Jabaru caro egidio, incentive mais o debate sobre esses assuntos talvez alguns vacilem e deixem cair a mascara e ganhem coragem de contar a verdade como tinha iniciado o velho Massamba Gruveta
Like52 hrs
Like11 hr
Arlindo Francisco João João Bem dito e sem censura.
Like1 hr
Eddy Marchal Wa Afrika Eu não tenho palavras para descrever a dimensão do valor da figura que o dr. #Egidio #Vaz representa pa a sociedade moçambicana, como tenho dito sempre ilustre você é para mim uma verdadeira escola, obrigado por tdo quanto fazes para dar a todos nós a ...See More
Like21 hr
Tomo Valeriano Entao a frelimo igual a renamo tem genese belicista! Ups. Estas armas estao longe de calarem-se. Meu DEUJU do ceu
Like11 hr
Inacio Fernando Está escrito nos manuais que US foi traidor da causa. ha 40 anos que aprendi isso.
Like1 hr
Egidio Vaz Traiu a quem? À causa? Ou ao comunismo? Há muita coisa a dizer
Like31 hr
Lenon Arnaldo Nos últimos dias ou semanas tens descoberto muitos heróis, em números e nomes, dos que nao foste capaz de descobrir durante quase 4 décadas . É obra.
E, espero que este exercício teórico/académico, dê algo e que não fique por aí
Like11 hr
Egidio Vaz Lénon, eu tenho 37 anos. E aproximadamente 16 anos de estudos dos quais 12 de História. Comecei a publicar ha 15 anos e desde então tenho trazido temas de interesse. FUI A ÚNICA PESSOA AO NÍVEL NACIONAL A DESPOLETAR UM DEBATE FUNDADO sobre a verdadeira idade do partido Frelimo. E este debate continua até hoje.
Like41 hrEdited
Lenon Arnaldo Força meu caro, por isso , que disse esse estudo ou investigação, que não pare por aqui. Quem sabe, nas próximas revisões curriculares ou, em outros fóruns, que o seu ponto de vista a respeito dos heróis , seja achada e tida em conta.

Se o seu esforço visa a reposição genuína da história nacional, até porque a história nunca é acabada, podes contar com o meu apoio moral
Like11 hr
Sic Spirou mas wena Lenon pah.... haahha que ridicula observacao!
Like1 hr
Lenon Arnaldo .... ridicula observação, o que tem de ridículo meu caro. Se fosse tão ridículo, EV nem se dava ao trabalho de comentar coisas ridículas.
Há um cometário que fiz a poucco, mutatis mutandis, a si também se ajusta.
Like1 hr
Sic Spirou eheheheheh...
Like1 hr
Lindo A. Mondlane as heroinas sao as senhoras que vendem amendoim na rua, que a vida lhes trata injustamente, tem apenas o basico para sobreviver, no meio de tantas desigualidades e com toda razao do mundo para montar exercito e violentar os demais para alcançar seus justos direitos que é ter uma vida digna... as senhoras do amendoim sao as reperesentantes de todos aqueles que tem que despertar todos dias para ir a rua lutar pela sobrevivencia... o nosso pais nao avançara se incluso os mais iluminados acharem que tudo vale, incluso a violencia desmedida para alcançar direitos legitimos...o problema, nao sao os fins que podem ser legitimos, sao os meios, ai onde se perde..... se é assim deveriamos aplaudir a qualquer que achar seus direitos escamoteiados e que recurra a violencia para que lhe sejam restituidos... mais nao disse.... pena desse pais..em fim
Like21 hr
Antonio A. S. Kawaria Meu amigo, so para negares que Uria Simango é herói? Desde quando já disseste que Mondlane ou Samora não eram heróis, mas as senhoras que vendem amendoim?
José Luís Egidio Vaz, deixe-me tirar o meu chapeu virtual, Tenho a dizer que voce é uma pomba que deve continuar livre, voar a vontade e espalhar verdades. Continue assim, dizia Ricardo Salgado, antigo Director Geral do grupo BES: O lagarto quando morre deixa sua pele mas o Homem quando morre deixa sua reputaçao. Nao te intimides com esses aruaceiros g40 porque de academico só tem o Certificado de graduaçao. aquele abraço
Like21 hr
Elísio Muahave Bem sério procurando inimizade com o regime, hee a mascara caiu.
Like1 hr
Egidio Vaz O dito "regime somos nós". Não ha nada de novo.
Like1 hr
Orlando Maceda Olá Paz! Paz pra mim, Paz pra você é Paz pra nós...
Like11 hr
Amad Canda Olá paz! Deus é bom para mim, Deus é bom para ti, Deus é bom para nós.
Like21 hr
Tsala Muana Mano Vaz voce e academico de mao cheia
Like1 hr
Madudo Dudo A "coisa" mais interessante que coaduna com as minhas ideias é o simples facto de eles crescerem, estudarem, formarem se e afirmarem se tudo sem a presença dos pais oque é difícil. 
Mais não foi o pai quem educou os folhos.
Não sei quem foi mais o importante é a pessoa que continuou a guia los até se formarem. 
Sempre me interroguei : como eles resistoram a fome e tudo se os pais estavam mortos?
Hipotese: alguém dava lhes de comer e assistência a todo nivel.
Like1 hr
Micrisse Bernardo Micrisse Averdade nunca e dita mais um dia saira sem querer
Like1 hr
Amad Canda Egidio Vaz, preciso, desesperadamente, ler "Urias Simango: Um homem, uma causa". Se o tiveres em formato electrónico, eis o endereço: candaamad@gmail.com
Like1 hr
Madudo Dudo Vá comprar o livro jovem.
Entre cem contacto com o autor e pague que terás o livro na tua mão. 
Quers de borla!!!!
Amad Canda Se ainda não comprei, é porque não tenho dinheiro, tampouco conta no banco, já que foi na Internet onde consegui ver a obra.
Amad Canda Se conheces alguma livraria em que exista, recomenda-me. Vou tentar phandar para tê-lo
Like6 mins
Luis Ferreira Fight Regime,regime.força Vaz.
Like1 hr
Dias Tembe Sábias palavras grande vcompanheiro das trincheiras...
Like1 hr
Emilio Luis Liango Apoio a ideia da reedição da nossa história, não sei como se pode construir uma pátria de heróis com inverdades
Like1 hr
Lenon Arnaldo Se os G40 são uma praga, há uma nova praga que nem serviço sabe prestar -AS VIRGENS OFENDIDAS DA TRINDADE.

A liberdade de expressão é um direito consagrado na CRM para todos sem distinção. E, não será por ser G40 que a pessoa possa ou não discordar ou, ter esse direito. Pois, tem sido prática nos debates (redes sócias e mais ), quando alguém tem um posicionamento contrário ser diabolizado, porquê. 

Senhores, façam um exercício mental e mais, para fundamentar ou sustentar qq opinião que emitirem, como o faz e bem o EV. Deixem de like e endossos, o país precisa de mais massa pensante e não atrelados.
Like1 hr
Narciso Macuacua Malhuza resumiu a génese de toda a arquitectura.... já sabemos quem é quem aqui.
Like21 hr
Francisco Pacheco Chigogoro Uma aula de sapiência, Deus te ilumine e continue assim, despertando as mentes da nova geração, O livro do Dr Bernarbe Lucas Nkomo ( Urias Simango homem, uma causa) denuncia também está deturpação da real história da frelimo, Dr E, Vaz Como historiador peço lhe para fazer um livro para que os filhos saibam e aprendam a verdadeira história de Moçambique
Like11 hr
Antonio Jaime Frank Frank So para fecundar a sua ideia pai Chigogoro,para quem for a ler pela primeiravez,jana primeira pagina,nao vai abandonar porque ali reside amestria do saber escrever sem denodo,eloquencia total da historia de mocambique,na linguada minhaavo,ISSACOMAKU LER LIVRO IENEIO.KKKKK
Joaquim Tomo Este assunto é tão complexo que levariamos o ano todo a discorrer. 
A sepultura de Urais Simango, digo, os túmulos dele e da esposa estão guardados a sete chaves, espécie de "arquivo secreto", sem direito a funeral. Matar é uma coisa, ocultar o cadáver é outra. 

A Frelimo está em dívida com esta família, e agora com grande parte dos concidadãos, ao manter este assunto um tabú. Um traidor pode ser fuzilado. Mas alguém deve assumir isso e discutir abertamente, se necessário for. Davis e Lutero precisam dar aos pais um funeral digno. E não há paz genuína neste tipo de atmosfera. Ao perpetuar este clima, a Frelimo está a adiar um problema, para a posteridade, que esta não saberá resolver, nem entender. 

Como é que Davis chegará ao poder para governar aqueles que fuzilaram o pai na obscuridade, e foram esconder os restos mortais?
Ter um Presidente da República assim é um grande risco. É estranho que os Simangos estejam a concorrer a sério ao poder, neste ambiente cínico. 

Egidio Vaz está a levantar fantasmas e tabús, criando assim grande embaraço ao Poder, e aos próprios filhos de Simango. Espero que consiga dissuadir os do poder, com este post, de sorte que façam as pazes com os ofendidos. Ofendidos sim, porque ainda não perdoaram a ninguém, e não haverá perdão sem "corpos" ou restos mortais. Se alguém julga que há, está enganado. O ódio entre os mocambicanos ainda terá uma história para ter desfecho. 

Creio que os Simangos estão prontos para fazer pazes, mediante entrega dos restos mortais dos pais. Acredito que quando ele chegar ao poder, irá copiar os princípios de Madiba, perdoando os que mataram. Eles, a família Simango, vão entender.
Like21 hrEdited
Egidio Vaz Faz-me deitar lágrimas mbuya Joaquim Tomo. Os que podem, devem falar deste assunto, sempre. Os que fuzilaram os Simango conhecem o lugar onde pela última vez os abandonaram.
Like51 hr
Antonio Jaime Frank Frank sem duvidaspassamos avinte valor nahistoria mocambicana isto na escola numa aldrabice sem precedentes ,agora so renam pauladasde historia nauseabundas ,kkkkk nao tenho tres testiculosno lugar logo chega e nao falei nada,manungo ando onsene,
Francisco Pacheco Chigogoro Amad Canda vai na sede do MDM ter Dr Bernarbe Nkomo vais ter o livro
Like1 hr
Mateus Francisco Navaia No post... Gwambe fecundou Frelimo ou fundou.....????
Like1 hr
Egidio Vaz Olha, a fundação da Frelimo não é coisa complexa. A historiografia comunista coloca-a como resultado da fusão dos três movimentos em Dar-es-Salaam. Mas tanto o acordo como o nome FRELIMO já tinham sido alcançados em Accra, pouco antes do terceiro acordo com a UNAMI. Ou seja, em Junho de 62 não havia dúvida sobre (1) o nome da organização, (2) o dirigente e (3) sobre a unidade. O pequeno copo de água problemático aparece quando o regime quer passar o titulo de Arquitecto da Unidade Nacional à Eduardo Mondlane eDar-e-Salaam como berço da Frelimo. Isto é bulshit.
Like257 mins
Egidio Vaz Precisamos em algum momento discutir o papel da tanzania na adulteração da história de Moçambique. Sim, as divergências e busca pelo protagonismo de Nyerere, precipitaram a expulsão de Gwambe da Tanzania. Estavamos em 1961. Porquê?
Like252 mins
Kudumba Root Eu conheço aquele dizer que insinua que "à grande obra não se acrescenta mais nada" sob o risco de se desconfiar que pretende partilhar a paternidade com o verdadeiro autor. Mas acho que uma breve referência ao Maúca (mesmo que sem se ater tanto às circunstâncias de MAIS ESSA morte estranha) era devida e apropriada...
Egidio Vaz As estranhas circunstâncias da morte estranha de Mauca simango, esta outra lenda. os seus algozes....enfim
Like154 mins
David Elias Bem dito precisamos destas visoes...
Francisco Pacheco Chigogoro Joaquim Tomo concordo plenamente contigo mbuia, e os relatos que temos recebidos ultimamente é os mesmos tiveram uma morte macabra, pelo menos amostrar os filhos a cova Onde queimaram os pais, a frelimo semeou o vento e vai colher tempestade por mais que seja tarde
Like155 mins
Aas Aasm Grandes palavras só quem não quer cair na real para acreditar.
Celestino Matsinhe A historia da Frel tem de ser reescrita. É preciso fazer "raio x" da heroicidade desses homens.
Antonio Jaime Frank Frank Gostaria de rer o livro mas ja nao tenho fonte onde encontrar pork li a tempo.
Mateus Francisco Navaia Se o país quiser reconstituir a verdadeira história de Moçambique parece que ainda existe fontes a partir da própria Janet Mondlane que esteve lado a lado com o marido, assim como muitos outros moçambicanos pelo mundo fora podem ter muita história por contar, de episódios mal contados. Vai ser muito difícil conhecer toda história aos detalhes porque pode-se admitir que alguns factos supõem-se que sejam imorais ou criminosos.
Raul Novinte Bravo Urias Simango. o verdadeiro herói moçambicano. Reforçando as afirmações do historiador Egidio Vaz, a história moçambicana deixa a desejar. Se formos na lógica o E.C. Mondlane não parece ser o arquitecto ta da clamada unidade nacional que nunca existiu.
Like7 mins

Sem comentários: