sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Tudo pacífico entre Nyusi e Guebuza? - Algumas “coincidências estranhas” sugerem que não





- “Finalmente, neste mundo, não estou sozinho. [Já] há pessoas que me vêem como pessoa. Estou muito agradecido”, Mariano Matsinha, logo após a sua galardoação, pelo PR, ontem, em Maputo

Estarão o Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, e o seu antecessor, Armando Guebuza, de boas relações, sobretudo no que às questões estritamente de Estado diz respeito? Fontes muito próximas dos círculos decisórios da Frelimo dizem que não. Alguns acontecimentos, quais “coincidências estranhas”, indiciam fortemente que não. Vamos por partes.

PONTO 1

A 11 de Agosto último, Nyusi designou Mariano de Araújo Matsinha e António Hama Thay a membros do Conselho Nacional de Defesa e Segurança. Durante o ‘reinado’ de Guebuza, ambos eram considerados, sobretudo pelos sequazes do agora ex-PR e ex-presidente da Frelimo, como estando ‘politicamente fora-de-cena’, depois de terem sido muito influentes no passado [anterior a Guebuza].

Depois da sua indicação a membro do Conselho Nacional de Defesa e Segurança pelo PR, Hama Thay, considerado “um chissanista de primeira linha”, foi “exposto” por um semanário “muito próximo a Guebuza” como tendo nódoas que tem que ver com uma casa do Estado, que a teve como servidor público, que depois a terá, insinuando-se que com atropelo à lei, passado para a sua esfera patrimonial. Chissano e sua família também não escaparam, nas últimas três semanas, à “exposição” do mesmo jornal.

PONTO 2

Esta quarta-feira, 23 de Setembro, em jeito de antecipação do ‘25 de Setembro’, estando ele de viagem a Nova Iorque, em missão de Estado, Filipe Nyusi galardoou 10 personalidades moçambicanas, umas ainda em vida e outras a título póstumo. Joaquim Chissano e Mariano Matsinha são parte desse grupo: ambos foram galardoados com a Ordem Samora Machel do Primeiro Grau.

Em declarações à imprensa logo após a sua homenagem, em reconhecimento, segundo Nyusi, da sua bravura em prol da independência do país e consolidação do Estado moçambicano, Mariano Matsinha disse: “Finalmente, neste mundo, não estou sozinho. [Já] há pessoas que me vêem como pessoa. Estou muito agradecido”. Não parece improvável que Guebuza seja um dos visados nas telegráficas mas politicamente muito profundas palavras de Mariano Matsinha.

Mas que critérios terá usado o PR para galardoar Chissano e não fazer o mesmo com Guebuza? Nyusi é, naturalmente, a melhor pessoa para dizê-lo. Mas há alguns pontos relevantes para efeitos de tentativa de análise: ambos combateram “nas matas” de Nachingweya; ambos foram PR; ambos possuem, formalmente, uma passagem pelo exército. E muito curioso: militarmente, Chissano é “miúdo” em comparação com Guebuza, que foi Tenente-General, tendo ele [Chissano] sido Major-General.

O escritor moçambicano Mia Couto, que há dias fez, na “A Politécnica”, duras críticas ao “guebuzismo” e elogios a Nyusi, é uma das dez pessoas galardoadas pelo PR, na vertente Artes e Letras. E Nyusi participou da aula de Couto na “A Politécnica”, não tendo sucedido o mesmo com Guebuza. Chissano lá esteve. Semanas antes, Guebuza esteve no Honnoris Causa de Maria de Lurdes Mutola na UEM, onde Nyusi, embora estivesse em Maputo, não se fez presente.

PONTO 3

Consta que Hama Thay já está mesmo em cena. Não é, dizem as nossas fontes, por acaso que o 7 de Setembro foi, este ano, ‘centralmente comemorado’ em Tete, onde ele se destacou como comandante militar. Mais: ao que tudo indica, Hama Thay vai ser, a qualquer momento, confirmado conselheiro do PR para assuntos de Defesa e Segurança, o que, na ‘Administração Guebuza’, estava sob a alçada de Eduardo da Silva Nihia.

Aliás, as nossas fontes dizem mesmo que, não indo à Presidência, Hama Thay ainda pode substituir Atanásio Salvador M’tumuki nas funções de ministro da Defesa Nacional. Diz-se que a popularidade deste “depreciou” muito na “bolsa makonde”, com o que pessoas muito influentes estão a pressionar Nyusi para tirá-lo. Sendo ele dos círculos do poder, diz-se que, se não continuar no Conselho de Ministros, poderá passar a assessor na Presidência ou a embaixador...

ES@GFG






102 people like this.

Comments




Gilberto Gomes Obrigado Salema. Um homem informado vale por dois.


Zito Camilo Nihamaquela Sabias pesquisa...ericino...aguardamos por mais pesquisas...


Mano DU Matéria para análise. Mas também poderiamos fazer outras análises. Alguns circulos dizem que o Guebuzismo ainda paira sobre o PR, tanto a nivel do governo, como a nível partidária.

Nyuso desde que foi eleito, há uma chama de esperança e confiança nele. O povo acredita nele e uma vez que a imagem do anterior PR está queimada, o actual deve tudo fazer para se distantar de todas as maneiras possiveis de Guebuza e dos seus 10 Anos de governação.


Paul Fauvet Ericino, nao e' Nyusi sozinho que decide quem deve receber medalhas e titulos. Existe uma Comissao Nacional de titulos Honorificos e Condecoracoes, chefiado por gen. Salesio Nalyambipano. Mais ainda - alguns dos condecorados (P.e. Janet Mondlane, Bonifacio Gruveta, Maria Nogueira da Costa e Mia Couto) foram anunciados em Junho, durante as celebracoes da 40 aniversario da independencia, mas eles, ou membros das suas familias, nao podiam ir pessoalmente receber as medalhas naquela altura. Por essa razo, havia essa segunda ceremonia.,


Ericino de Salema Obrigado, Fauvet. E sei disso. Mas também conheço a economia política desses processos. Não é por acaso que em muitas situações até intervém entes estranhos ao Estado (nomeação de PCAs de certas firmas publicas), mas com muita influência sobre ele. Abraços, meu caro!




Lara Dias Salema semprea dar-nos o que pensar, incluindo as premissas


Ilidio Joaquim Ga famba gona...


Nkuyengany Produções God Bless and Protect You Mr. Salema


Nelson Mungoy No comment.


Sic Spirou Post actual com os acontecimentos de hoje...dá pra estar com a mente baralhada por estes dias.


Nkuyengany Produções Permita-me Chama-lo "Visionàrio" senhor Doctor!


Filimone Manuel Meigos Salema, há muitos equívocos nas tuas premissas!
Uma que me cumpre esclarecer é que estas condecorações são o stock que sobrou do consulado de Guebuza 
Ou seja ele é que condecorou este grupo! O Nhusy só entregou as medalhas todavia os decretos presidenciais são anteriores! 
O resto são tuas especulações. De ti espero mais e menos falacioso! 
Na boa!

Ericino de Salema Filimone Meigos, obrigado por te interessares em "esclarecer" alguns dos pontos aqui vertidos. Entretanto, sem evidencias nao sei o que muda o que dizes! Então, o próprio Mariano Matsinha, a avaliar pelo que ele disse, nao sabe que foi Guebuza quem terá assinado a sua condecoração? Abraços, mano!


Andre Dimas Matele mapato, mas a DUNA aniguihoni, loko guilikona go tsetsa nagui tele nguvo hi hotoya...aguifambi nada.!

Donaldo Chongo Obrigado Salema.

Muzila Wagner Nhatsave sobre este post ja teci a minha opiniao la no forum onde falamos a vontade. mas no mesmo diapasao que o Meigos.


Ericino de Salema Muzila, o que disseste mesmo? Os que estão aqui no FB estão "lá no fórum onde falamos à vontade"? A liberdade de expressão, meu caro, é um direito que sempre defenderei, ainda que seja propagandistica!..


Muzila Wagner Nhatsave temos uma regra esqueceste? eu nao posso tirar o que disse te num outro forum a respeito. mas deixei a minha opiniao a respeito. de modo algum quero ou estou a coartar lhe liberdade alguma meu caro. apenas nao vou escrever aqui da forma que fiz no nosso forum reservado.

Muzila Wagner Nhatsave para ser mais explicito, compartilho da mesma opiniao que o Filimone Meigos.

Gabriel Muthisse Meigos é membro da Comissão chefiada por Salesio,Ericino de Salema. O esclarecimento que ele dá é mais credível que qualquer especulação.

Ericino de Salema Caro Gabriel Muthisse, não tenho nenhum problema com Guebuza. Nem paixão! Fiz uma leitura apenas, com base em factos e eventos públicos! Abraços

Gabriel Muthisse Estamos a falar da cronologia das condecorações. E, sobre isso, Meigos forneceu dados objectivos.

Nito Ivo Guebuza é o pior presidente de Moçambique. Dificilmente teremos alguém que o consiga igualar. Portanto é lógico que haja desalinhamentos entre qualquer moçambicano normal e Guebuza.

O que pode travar e até comprometer Nyusi é o seu passado amistoso com Guebuza. Nyusi foi o executor da Guerra de Guebuza contra Afonso Dhlakama. Nyusi foi o executor da Ematum de Guebuza. Nyusi fui o executor na compra de migs

Alias, Guebuza só o escolheu para sucessor porque era o principal yes man do Governo..

Putin ja foi assim mas hoje coloca a Russia no seu merecido lugar. espero que Filipe Nyusi seja forte para romper com Guebuza e pare destas brincacairas de galardoar inimigos de Gubuza.

Sem comentários: