quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Mortos e feridos em confrontos entre FADM e Renamo em Morrumbala



CanalMoz
4 h ·
A edição (em PDF) do (‪#‎CanalMoz‬) desta Quinta-feira, 29 de Outubro de 2015. Seja assinante e passe a receber diariamente no seu e-mail.

Comments

1
Frank said in reply to Francisco Moises...
Pode perguntar-se porque que os deputados da Renamo não apresentaram no parlamento moções de censura ao governo aos dois atentadoe contra a vida de Dhlakama e do cerco, violação e humilhação da residência do seu líder. Por mim acho que os deputados foram engolidos pela frelimo.
2
Francisco Moises said in reply to Frank...
Eu tambem duvido muito se Afonso Dhlakama e os membros da sua guarda desarmada estao vivos. Duvido muito se conseguiu escapar da sua residencia. A tal policia da Frelimo nao teria deixado de vigiar a sua residencia na Beira depois da sua invasao sabendo que ele podia fugir. A Frelimo nao deixa fugir um grande peixe nas maos como ele.
O seu meter-se na gaiola numa manobra planeada pela Frelimo com o envolvimento dos tais ditos mediadores, alguns deles religiosos, e dos proprios membros da Renamo incluindo a Ivone Soares e o alienado da Renamo Manuel Araujo, foi o culminar da grande operacao da Frelimo.
Porque ele confiou em tais pessoas que agora nao falam dele depois de duas emboscadas? Nao se apercebeu que a Frelimo estaria mais determinada a elimina-lo depois de ter falhado por duas vezes? A Frelimo e como a cobra mamba que uma vez zangada contra alguem, vai procurar esta pessoa com mais determinacao e com uma zanga, raiva e odio que aumentam de intensidade cada minuto que passa ate encontrar a pessoa e lhe infligir uma mordura letal.

Num recente artigo colocado neste blog, a policia da Frelimo diz cinicamente que esta a guarnecer o lider da Renamo mas nao sabe onde ele esta? Pode alguem me explicar o que isto significa? Sincereamente, nao percebo o que a policia diz.

A situacao da Renamo e uma forte pena e tambem um exemplo de como um lider nao deve dirigir uma organisacao. Dhlakama virou toda a Renamo para si e nunca se preocupou em nomear um substituto no caso ele desaparecesse. Nem substituto militar e nem um subsituto politico. Pelo que a resistencia da Renamo podera ser em grupos independentes e nao unidos com um coordenador militar. Forte pena.
Foi pena que finda a guerra civil dos 16 anos, o Dhlakama preocupou-se muito em destrocar aqueles que eram bem conhecidos na Renamo e que deviam ter sido seus substitutos.
O Nyusi nao vai falar do assunto do Dhlakama visto que ja conseguiu a grande vitoria que queria e dai que ele e os seus colegas agora falam de desarmar os grupos armados e nao mais em negociacoes. Como aconteceu no passado com outros politicos, o assunto Dhlakama passara a especulacao sobre o que lhe aconteceu e como foi possivelmente eliminado. A Frelimo jamais emitira um comunicado sobre o Dhlakama. Ele e agora um assunto fechado sob um cadeado e uma chave de silencio.
E se ainda tem a sorte de estar vivo, esta possivelmente numa prisao da Frelimo, a espera da policia processar casos de homicidio voluntario contra ele pela morte dum motorista na segunda emboscada em Manica.
Parabens para JJ Laboret, Muzai e outros, que embora criticos da Frelimo, como eu viam as fraquezas do Dhlakama e da Renamo que politicamente se tornou um grupo para o beneficio de certos que aguentam migalhas que caem da mesa da jantarada dos grandes da Frelimo la em Maputo, alguns dos quais nao hesitaram colaborar com a Frelimo para por o dirigente deles fora de accao.
3
JJLABORET said...
Será que tá chegando "a hora da onça beber água"?
4
JJLABORET said...
Será que agora "a cobra vai fumar"?
5
Frank said in reply to Francisco Moises...
Concordo que não se deve acreditar no Nyusi. Ele é tão criminoso e torcionário como os seus colegas da tal comissão política. Sobre o líder da Renamo ninguém sabe do seu paradeiro incluindo os deputados da Renamo. Acredito a que frelimo assassinou o líder da Renamo com a conivência do mediadores e alguns deputados da Renamo. Como isto a frelimo dividiu a Renamo em duas organizações: 1- os deputados com que poderá conversar e 2-as forças armadas revolucionárias que irão dar trabalho aos coveiros da frelimo.
6
Cenario muito interessante. Terroristas querem desarmar bandidos e bandidos abatem terroristas e desarmam os terroristas. Quem entao desarma quem?
Ninguem deve acreditar no Nyusi quando ele fala da paz. Mas infelizmente penso que ha um individuo que ainda o acredita e pensa que ha democracia em Mocambiqe cuja pai e ele: o
tal do bandido-mor Dhlaka.

Faz rir esta situacao de terroristas e bandidos a se dearmarem.

CANALMOZ – 29.10.2015
Morrumbala (Sabe) acordou esta quarta-feira debaixo de tiros
NOTICIA ACTUALIZADA
Envolvendo as FDS e homens da Renamo
-Na manhã de ontem (quarta-feira), 8 agentes das FDS deram entrada no HPQ
Quelimane (HPQ), 8 soldados das FDS feridos e um deles foi encaminhado a Sala de Cuidados Intensivos por causa da gravidade dos ferimentos. Testemunha confirma entrada de militares no HPQ Uma fonte que pediu para que não revelássemos a sua identidade e que diz ter sido uma das pessoas que ajudou a equipa médica a retirar os soldados na viatura Mahindra donde vinham, disse nos que os soldados apresentavam ferimentos acima ou abaixo do peito, sinal de que tinham colectes prova de bala. Aliás, a mesma fonte fez saber que outros, as suas feridas tinham sido soterrados com panos de fardamento militar do estado. E na viatura que lhes transportava, havia botas e capacetes militares.
Directora do HPQ evita falar do assunto. Por volta das 13 horas desta quarta-feira, contactamos a directora do Hospital Provincial de Quelimane, Virgínia Saldanha, para nos falar acerca. 
A população da Localidade de Sabe, no distrito de Morrumbala, província da Zambézia, acordou esta quarta-feira (28), agitada devido aos tiroteios que envolveram as Forças de Defesa e Segurança (FDS) e supostos homens da Renamo. Segundo soube o Diário da Zambézia de várias fontes, tudo começou quando as FDS por volta das 19 horas a unidade das FDS estacionada naquela localidade, entrou no interior para tentar encontrar os supostos homens da Renamo que supostamente possuem armas de fogo, na lógica de desarma-los. Houve disparos, mas os tais homens da Renamo nem sequer responderam, tendo guardado tudo para a hora que haviam planificado. E foi por volta das 2 horas que então, abriu-se fogo e Sabe ficou em pânico por causa dos tiros disparados. A população fugiu das suas residências correndo para zonas seguras.
Por outro lado, o DZ sabe que na manhã desta quarta-feira, deram entrada no Hospital Provincial de Quelimane, Virgínia Saldanha, para nos falar acerca deste assunto, sobretudo, do estado clínico dos pacientes que deram entrada naquela que é a maior unidade hospitalar da província. Essa disse não ter informações em relação a este assunto evitando assim falar do caso.
Administrador diz que a Renamo provocou
Perto das 15 horas de ontem, contactamos telefonicamente o administrador de Morrumbala, Pedro Sapange para nos falar do que teria acontecido. Nesta conversa, Sapange confirmou que os homens da Renamo foram provocar a unidade das FDS estacionada naquela localidade com disparos de armas. Questionado sobre vítimas, o administrador disse não ter dados, visto que o assunto aconteceu longe da vila, aconselhando assim para que contactássemos o porta-voz do governo local.
Renamo não confirma e nem desmente
Abdula Ossifo, delegado da Renamo na Zambézia, quando contactado pelo Diário da Zambézia, foi cauteloso, não tendo confirmado e muito menos desmentido o sucedido de Morrumbala (Sabe). Ossifo disse que ele pertence a ala política e não militar, daí que tem poucas informações.

DIÁRIO DA ZAMBÉZIA - 29.10.2015Urgente libertar o Presidente da República

Canal de Opinião por Noé Nhantumbo
Amarrado, controlado, manietado, domesticado?
O mais alto magistrado da nação precisa urgentemente de libertação. Os estatutos da Frelimo são e estão contra a libertação do PR. As cordas que prendem e anulam a existência do PR estão nos estatutos que foram redesenhados com vista a garantir que o poder efectivo não mudasse de mãos mesmo que mudasse o nome do timoneiro.
Este facto associado à resistência interna que decerto encontrou quando assumiu o cargo de presidente da Frelimo por “renúncia” de Armando Guebuza torna as suas tarefas mais complicadas.
Só que o país não pode dar-se ao luxo de ter um PR ausente. Um PR que não fala com os seus concidadãos.
Alguma coisa deve ter sido decidida nos meandros da Frelimo sobre o que o PR pode ou não pode fazer. JAC e AEG enquanto presidentes da República e da Frelimo tiveram espaço de manobra e poderes reais. Quando o mesmo será outorgado ao actual PR?
Quando alguém disse que sem a Frelimo FJN nada era, tinha razão.
O país está refém de interesses pessoais que não estão dispostos a largar as rédeas do poder, por mais que digam o contrário.

É preciso chamar o conclave dos “generais do Norte” à mesa para que se decidam a desamarrar o PR, e é legítimo chamá-los, porque têm muitas palavras a dizer neste enredo todo.
Se a distribuição de pastas ministeriais, aparentemente negociadas entre as diferentes alas com poder na Frelimo, pareciam satisfatórias para as partes, isso deveria dar sossego às alas e libertar o PR.
Da maneira como o cenário está montado, temos um país sem timoneiro real. Há clareza ou continuidade nos pelouros económicos e sociais pouco expressivos, mas abunda indefinição nos pelouros de soberania. Ou será que o PR abdicou das suas funções de comandante-em-chefe a favor de terceiros?
O PR deve explicações ao povo moçambicano sobre as últimas ocorrências e sobre o que ele realmente quer no apregoado diálogo com a Renamo e outros partidos da oposição.
As resistências à mudança vão fazer com que a Assembleia da República chumbe qualquer proposta da oposição tendente a discutir com profundidade a actual crise política que o país vive.
Também não vai aceitar, como se viu, qualquer proposta de alteração pontual da CRM ou a sugestão ou proposta de que os governadores provinciais sejam eleitos.
Essa perspectiva de poder monolítico afoga as aspirações democráticas vezes sem conta ventiladas.
É um tudo ou nada contraproducente e uma manobra que evidencia que existem pessoas que não estão preparadas para serem da oposição. Pessoas que não assumem que a democracia tem custos e um deles é a partilha do poder.
Está faltando sentido de Estado e de patriotismo que muitos “camaradas” dizem que têm. Está ficando vincado que a era dos tristemente famosos “imperativos” não terminou com a saída de AEG de cena.
É a Frelimo que está demonstrando falta de liderança como partido.
Este partido não pode procurar soluções que ponham em perigo a paz. E este partido é suficiente adulto para não precisar de ajuda ou assessoria de prelados religiosos de utilidade duvidosa. Outra questão que importa salientar é que, enquanto não decisão firme sobre as reais pretensões da Frelimo, continuaremos tendo instabilidade cada vez mais generalizada.
Frequentemente se ouve de certos quadrantes que a Renamo é um factor de desestabilização com as suas reclamações e exigências, mas, na verdade, é a indecisão que reina na Frelimo que desestabiliza o país.
Quem retira ou esvazia o poder do PR é a Frelimo e não a Renamo.
Um corta-fitas não é o que o presidente homologado deve continuar a ser, se na verdade se quer estabilidade e paz em Moçambique.
É estranho que, depois de tantas reuniões pré-campanha e pós-eleições, não se consiga definir no seio da Frelimo o que deve ser a ordem interna e de onde provêm os comandos.
Essa coisa de estatutos de um partido é como a CRM, deve ser alterada em benefício da democratização do país.
O PR não terá tarefa fácil ao liderar com os pesos-pesados de seu partido, mas, se tiver a coragem de ir colocando as suas pedras nos lugares vitais, vai conseguir libertar--se das amarras que o asfixiam.
Cabe a ele compreender que tem duas opções: ser marionete ou ser o PR que o país precisa e exige neste momento grave da sua história.
Ele jamais se deve esquecer de que há uma legião de pessoas esperando enriquecer pela sua proximidade para com ele. Gente que sem escrúpulos faz e fará tudo para encaminhá-lo para situações das quais será o único responsável se algo correr mal ou menos bem.
Outra coisa que parece evidente é o PR foi rodeado uma equipa de assessores e conselheiros com pouco valor prático e com ciência discutível.
Quem deixa o PR ficar mal na fotografia não merece continuar como seu assessor ou conselheiro. Ele representa, quer queiramos, quer não, todo um povo. (Noé Nhantumbo)
CANALMOZ – 29.10.2015


Techinha Atiena Atiena Não é nenhum boato Roide Tores eu to em morrumbala e vivi a situação, foi ontem às 4 horas da manhã k começou o confronto

Gosto · Responder · 9 · 4 h

Roide Tores Cara Techinha, e' de lamentar essa situação. ..Eu na verdade não queria acreditar porque e' stressante

Gosto · Responder · 1 · 3 h

Techinha Atiena Atiena Melhor acreditar porque com isso tudo quem sofre e a população inocente.


Prince Abraham Nos perdizes iremos trucidar os pirikitos da frelixo ate aos seus mandantes. E nosso arsenal esta repleto de armas de diferente calibre capturadas nos combates. E ja iniciamos a campanha de desarmamento das tropas da frelimo que tentam brincar de soldadinhos

Gosto · Responder · 2 · 2 h

Emanuel Alves Pina Pina Meus irmaos Moçambicanos...A guerra nao e boa coisa,digo isso por experiencia propria,eu estive no teatro de operaçoes da guerra no meu Pais/Angola,façam de tudo o que estiver ao vosso alcance para que esta situaçao nao se prolifere,irmao Moçambicano,DIGA NAO A GUERRA E SIM AO AMOR.

Gosto · Responder · 1 · 2 h

Mahlathine Mkhambane Todos os moçambicanos deviam se unir contra estes actos de violência. Tanto do Governo como da Renamo. Fico preocupado quando algumas pessoas, aqui, ficam felizes com estes actos. Guerra não é nenhum jogo de futebol onde os espectadores raramente saiem lesionados. Na guerra, o principal alvo é o povo. O pelotão de que se fala aqui, é composto por filhos do povo. Os homens da Renamo que vimos estendidos na estrada no dia 25 de Setembro, eram filhos do povo. O povo é que fica impedido de ir à machamba e as crianças não podem ir à escola. É o povo que anda de um lado para o outro com fardos na cabeça. Resultado: Luto, pobreza, fome, ignorância... .

Gosto · Responder · 3 · 1 h

Jose Luis Colher Quale e a e verdade?


Celso Simbine Fogo isso não é nada bom aquele cerco a casa do lider da oposição já está se reflectindo vejam levaram 16armas agora perderam de um batalhão isso é muito mau armas nesse número na mão da guerrilha

Gosto · Responder · 3 · 4 h

Acrisio Novela De novo hah nao da eu so tenh pena dos inocents que se encotram la.pork n lutam entr eles

Gosto · Responder · 1 · 3 h

Eugenio Abilio Abibo Nao adianta desmentir a verdade no terreno esta off. Leva 16 armas e entrega o quatriplo.cota Dhlakama igual a si mesmo


Mahlathine Mkhambane Deputados como António Muchanga e Galiza Matos Jr. deviam ser expulsos do Parlamento. Recebem altos salários pagos com o suor do povo mas no lugar de procurarem soluções para a tensão político-militar que se vive no país, usam a Assembleia da República para trocarem insultos. Estes dois senhores são um péssimo exemplo para as crianças e para a sociedade em geral.


Jusubo Abdullah De Armando O canalmoz foi claro que um agente das fadms confidenciou ao canalmoz que a renamo revolheu quase todas armas das forças de defesa e segurança em morumbala, isto mostra-nos que tombaram muito nos combates.


Calúnia e difamação.
A PGR está atenta; crime contra a segurança do Estado.

Gosto · Responder · 2 · 4 h

Carlos Cunamizana Antes de nyuse sentar com dhlakama as fadm nao se façam de tropa de elite pra recolher armas da renamo a força. Estao a minar o dialogo


Antonio Carlos As FADM estão prontas para quaisquer ataques, como disse o comandante em chefe. É o que se sucedeu no terreno?

Gosto · Responder · 7 · 4 h

Vilanculos Cláudio Vilanculos O governo recolheu 16 armas da Renamo Resistência Nacional Moçambicana, e o próprio governo, foi entregar, 10 vezes as as mesmas armas,;; xi?????

Gosto · Responder · 3 · 4 h

Eusebio Paulo Luane Se o cota Dhlakama xta la as coisas vao piorar e esses FADMS vao acabar.


Jose Chirindza Isso ja esta claro que a paz e algo muito complicado. Visto que um dialogo entre as entidades competente é praticamente impossivel.
Creio eu que isso nao tera fim....


Isaias Miguel Mpanguiua Se canalmoz não especifica os mortos dsse confronto, axo q os hmens armados da renamo levaram surra. Canalmoz dve dizer a verdade

Gosto · Responder · 3 · 3 h

Ginoca Ramos Eu ja estava admirada com um silêncio tão longo.


David Victor Quem nao acredita o problema é dele.

Gosto · Responder · 2 · 2 h

Mário João Francisco Francisco As forças Armadas estão preparadas para qualquer circunstância.
Kkkkkk....tou louco

Gosto · Responder · 1 · 4 h

Bernard Phiri Não com fia força armadas, guerra contra familia negue ganha governo perde.


Marta Januário Licuco Confrontos? Como assim! Afinal o dialogo dos dois lideres foi abaixo?


Mathause Sitoe Esse teatro gratuito ainda continua?


Augusto DosSantos Pelembe Afinal não estão a desarmar a renamo mas sim estão a arma Los


Titos Sentinela Tá claro k o titio anhusy ñ quer diálogo mas sim quer ser simpático aos planos do papa glebas.......








Pato Patricio Mais porque isso tudo?


Onessimo Patua Até quando


Othamanga Listone Roberto Nkhoma Canl moz can you tell me u dia q aconteceu isto


Intcua MD Intacua Desistir nunca, a lei do sempre em frente


Augusto Jose Meque Simango meu Deus o porque este sangue envao.
BREAKING NEWS! BREAKING NEWS!
CRIMES DE GUERRA
DERROTADAS EM SABE-MORRUMBALA AS FDS QUEIMAM CASAS DA POPULAÇÃO
*Um contigente das Forças combinadas do regime da Frelimo, em socorro ao grupo derrotado pelas perdizes na manhã de hoje 28.10.2015, está a queimar casas da população do posto administrativo de Sabe, num claro de banditismo e vingança às populaºções que apoiam as perdizes.
Nota. Que interesses da nação esses bandidos da Frelimo defendem?
Não estamos perante o terrorismo do Estado?
Onde que anda a tal sociedade civil que sempre grita paz, paz, paz?
É chegado o momento da sociedade alinhar-se com a Frelimo ou o povo.
Fonte: Ndhaneta Moz
4 pessoas gostam disto.
Comments
Coroa De Lurdes Coroa renamo e o povo! a frelimo e a minoria , eum grupinho
Alex Semmy Irmao oque xta acontecer? Já é guerra?
Golfinho Fastudo Fastudo Vai a tempo q nem animais nao terao sucego

118 h
Antonio Milton A frelimo virou bando de criminosos, k culpa tem a população para ser keimada suas czas. Bandidos.

Sem comentários: