segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Há qualquer coisa por ser melhor esclarecida em Moçambique em relação a UNIÃO EUROPEIA.

Vakitheeee
A questão da Diplomacia ocidental ou, se quisermos ser mais concretos, há qualquer coisa por ser melhor esclarecida em Moçambique em relação a UNIÃO EUROPEIA.
A Renamo organizou muitos comícios ameaçando retornar a Guerra, exibindo musculatura bélica e muito mais, não houve comunicado.
A Renamo, há meses, executou alguns cidadãos em Muxungué, não houve comunicado.
A Renamo, há poucos meses, emboscou e assumiu o ataque, uma brigada das FDS - Forças de Defesa e Segurança, em Moatize, não houve comunicado.
A Renamo, na pessoa do seu Líder, neste corrente mês de Setembro, mandou sequestrar um Administrador Distrital e um Secretário de um Partido Político, tendo dando ordens para que fossem inclusivamente amarrados, não houve comunicado. 
A Renamo, em Amatongas, Província de Manica, assassinou um motorista de transporte semi-colectivo, curiosamente pai de uma atleta nacional, aterrorizando as populações, não houve comunicado. Na seqüência desse acontecimento, as FDS deslocaram-se a Amatongas para repor a ordem. Os homens da Renamo atacaram as FDS e estas reagiram, tendo resultado a morte de 23 guardas pessoais do líder da Renamo - aqui houve, 
TUDO - COMUNICADOS e REUNIÕES com a RENAMO.

Vamos por partes:
1. Comunicados:
A) será normal, aquela entidade diplomática, sob o prisma da nossa soberania, emitir comunicados que de forma inequivocamente unilateral, demonstram maior protecionismo ao partido da oposição que agride o Estado e não ao Governo que gere o Estado?

B) será correcto, sob ponto de vista técnico-diplomático que uma representação diplomática, ao emitir os seus comunicados, inste o nosso governo LEGITIMO com linguagens como:...o governo deve..., o governo deverá...? Pode fazer isso? Não é afinal forma correcta de comunicar diplomaticamente, dizer:... Nós somos de opinião de que...apelamos para que...seria de bom tom que... Etc etc etc? Não seria o caso?
2.Reuniões.
Após ocorrências em Amatongas, em relação as quais a UE entendeu que devia se manifestar, porquê prioritariamente reunir com a Renamo e não com o Governo para obter informações oficiais, independentemente de depois depositar crédito nelas ou não e a seguir ir reunir com quem quiser?
Qual é esta diplomacia? É a da ingerência ? 
Será que os diplomatas da UE chegaram todos a Maputo no dia 26 de Setembro de 2015 e não sabem nada do que aconteceu antes, perpetrado pela Renamo?
Será que em Africa, a actuação da UE, enquanto parceiro estratégico nomeadamente para o financiamento dos Orçamentos Gerais dos Estados, tem necessariamente de ser de tipo intrometido, metido, impositivo, impostor, mandante? 
E se supusermos ou se corresponder à verdade o que se tem dito, sobre eventuais reuniões sobre o 26 de Setembro, envolvendo a UE e diplomatas do Canadá e Estados Unidos da América, já fora do simples âmbito da UE, o que devemos entender?o que visa essa concertação diplomática? Apoiar na estabilização do Estado moçambicano? Se sim, como sem ouvir primeiro o governo que gere o Estado? Qual a sensação que fica para os moçambicanos de bem quando a UE e outros parceiros mais parece actuar para o lado de quem desestabiliza o Estado?

Porque razão não parece haver do lado da UE, preocupação nenhuma com o facto de ela poder ser conotada como sendo um dos rostos da nossa desestabilização? Não há nenhum problema diplomático na sua actuação?
Não será uma tese de um nível acadêmico, por esta altura, perceber, QUID JURIS em relação à atuação da União Europeia em Africa e da UNIAO AFRICANA no ocidente sobre conflitos armados ou desinteligência políticas interna dos estados,?
Ja falei.
Seria suposto este post ser comentado por quem tem a mínima compreensão da hermenêutica dos conflitos em territórios africanos nos periodos pos-colonias.
Vakitheeeee
.

  • 63 people like this.
  • 25 shares
  • Comments
    • Stelio Balate companheiros aqui sai uma monografia ,realmente o papel das organizações internacionais merece muita atenção . Paulino Laichela Junior Hélder Redley Yuren Mapilele
    • Julio Muambale Meu caro Dr. Filimao Suaze como sempre mais uma vez nos tras uma reflexao pertinente, oportuna e digna de analise. no meu ponto de vista estas organizacoes ocidentais (terrorista) so estao ao servico dos interesses economicos dos mesmos paises em prejuizo da africa incluido as organizacoes mundias como ONU e outros. Vejamos no passado com desculpa de nos envagelizar vieram com as biblias e nos tinhas a terra, depois ficamos com as biblias e eles com a terra (ouvi isto algures) os descubrimos corremos com eles acabou a colonizacao agora a cada dia criam novas formas e mais sufisticadas de escravizacao e para lapidarem os nossos recursos, nao que estes estejam ao lado da RENAMO mas sim do seu proprio lado so estao a usar aqueles compatriotas (me disculpem mas distraidos) para os seus proprios interesses, ora vejamos no Iraque uniram as pequenas tribos militantes e espulsaram sadamo agora promovem guerra entre estas mesmas tribos e faccoes, o mesmo ocorreu na libio, egipto e outros, com muita pena ainda existam irmaos que se fiam nas publicacoes desses organismos que simplesmente por frente dao 1 para tirrar por tras 10
    • Rafael Pedro Ha sinais evidentes que dao prova suficiente de envolvimento da UE no conflito que o Governo Mocambicano esta tendo com um partido politico armado. Ai os novos patroes da renamo estao mais atentos no que acontece com a renamo e nao da responsabilidade e integridade que esse Governo tem no pais . No meu entender era necessario que os que entendem de relações diplomaticas encontrassem espaço para travar esse comportamento antes que seja tarde...de outra maneira nos surpreenderemos com uma invasao belica directa dos patrocinadores da desestabilizacao no nosso Mocambique invejado.
    • Mário Manhiça Se eles são tão organizados porque discutem tanto o problema dos refugiados que temem pela vida ao invés de soluções do problema que é grave criado por eles que EI. Deviam acabar logo com o EI para a vida voltar à normalidade na Europa. 
      Estou farto de toda a comunidade internacional e mesmo a tal sociedade civil que saiu a manifestar a quando das eleições do ano passado porque queriam que a Renamo tivesse ganho. 
      Aonde está a sociedade civil liderada pelos senhores defensores dos direitos humanos?

      Só lhes Olho
    • Isaias Adelino Joao Joao Agora é nossa soberania a ser agredida. Ingerência total nos assuntos internos. Vezes há eu penso que a falha crassa que nos moçambicanos do bem cometemos foi de termos feito tudo para descoberta dos hidrocarbonetos cá na perola do Indico. Sinceramente nao faz nenhum sentido para que aqueles que a prior consideramos como nossos parceiros para financiar ate o nosso OE sejam hoje os "donos" dos comunicados sem nexo. Meus senhores a morte dos 23 homens amados (que na verdade são bandidos armados) é ipso facto as reiteradas atitudes ilegais que a renamo vinha cometendo. O Estado apenas está exercer o seu dever de ius imperi para defender o seu povo patrão. Que culpa tem o Governo nisto? Nao nos levem para Libia.
    • Inacio Arnaldo Arnaldo Eu gostei da emboscada.
    • Gaspar Americo Gove Vamos vencer o mal com o bem, quando encontro meu filho a lutar com filho do visinho, primeiro separo os dois e falo com meu filho pra saber evitar provocao do filho do visinho,
    • João Machungo Quem está interessado em transformar Moçambique em grande região de pêsames; a quem interessa ver moçambicanos flutuando no Mediterrâneo; por que razões 40 anos depois da independência continuamos a discutir guerra vs paz, em detrimento duma agenda de desenvolvimento? Meu País, truly sad.
    • John Later Levanta-te, brilha, Jesus Cristo esta voltando
    • Cristiano Daniel Rosario Naene Meu amigo e camarada de outras tertúlias, é muito simples, é uma tentativa inglória de libia(nizacao) da nossa matria amada. Mas como diz o nosso hino "vamos vencer..."
    • Percina Tembe É o mesmo que ir assistir a um jogo de futebol com um amigo e dizer que é da equipa dele, pois quando a equipa do seu amigo meter o golo o teu grito não se fará sentir, mas quando a sua equipa meter o golo vais ter um ataque de gritos. O mesmo acontece com a União do sr. Dhlakama, agora que foram cutucados começam com lamentações descabidas. O povo moçambicano já não é aquele do tempo de cidade ultramarina, a gente percebe quem são, cúmplices deste sr. que anda a assustar - nos, como se vivêssemos a custa da democracia dele. Enquanto ele pulula pelas matas nós estamos a construir nossos sonhos e ele só pensa em destruí- los. Nós queremos PAZ, PAZ, PAZ,...
    • Rogerio Daniel Naene Somos muitos descontentes com as atitudes da UE, USA e Canadá ... mas agora temos que entrar em acções concretas para mostrar este descontentamento face a ingerência Dos Diplomatas nos assuntos internos . 
      É momento de organizar uma sessão em que os diplomas são convidados e possam ser colocadas essas preocupações e exigir respostas.
    • Percina Tembe Concordo Rogerio Daniel Naene, é tempo de agirmos.
    • Chico Nuvunga Os "piriquitos" afinal txaiam pah
    • Chico Nuvunga continuem a chamar "piriquitos,meninos"
    • Fernando Jorge Francisco Cumbana os europeus escolheram moçambique,por varios motivos,como cobaia para novas teorias sobre democracia.o represente da UE foi incumbido para essa missao.sem vergonha faz da nossa soberania um palco de teatro
    • Belmiro Joaquim Baptista A UE faria quanto a mim melhor reflectir sobre a desestabilizaçao,destruição e morte que originaram com sua intervenção em Países soberanos, dos quais lhe estão a chegar refugiados,em vez de se intrometerem de forma grosseira e parcial nos assuntos internos da Republica de Moçambique
    • João Machungo Rogerio Daniel Naene e Rafael Pedro, concordo com o vosso posicionamento e acima de tudo indignação, mas o assunto deve merecer abordagem de carácter diplomático. Trata-se de MATÉRIA SENSÍVEL, penso que os órgãos de tutela estão preparados para o efeito.
    • Antonio Timbana Uma total agressão e falta de respeito destes "diplomatas" (prefiro tratá-los por espiões). Quando o Pai da democracia ameaçou abrir quartel, chamar o presidente de "criança, não houve nenhum comunicado. Trata-se de um bando de desestabilizadores das nações africanas. Fiquemos vigilantes, porque a comunicação social séria não os interpela a este respeito.
    • Khofi Zavala Li a partir da reflexão fonográfica ou dissertativa do Sr. Vakithi até ao último comentário que antecedeu este meu e entendi que todos que têm opinião contrária manifestaram-na em silêncio, o que significa consentimento. Tudo bem. Estão a agir bem porque contra factos não há argumentos. Na verdade só o cego com visão não consegue ver o interesse do Ocidente pelos outros pontos do mundo, incluído a nossa mátria amada, conforme apelidou um amigo. Eles, o Ocidente, estão mesmo do lado deles. Infelizmente, parte de patriotas pense que tem um amigo. Nada disso porque o Ocidente tem de tudo/até tem a pessoa mais pobre do mundo/ menos amizade. É mentira pensar que existe amizade entre estados ou organizações, mas sim relações de interesse. Acredito muito na amizade entre os povos e menos entre estados. 
      Não gostaria de ser racista mas a 'valungu avalunganga vakithi'! Nyandayeyoo, hahela hi vaji vokala kuxurha! Hahela hi tinsulavoya! Hahela hivavatli vamiyanakanyu ya kupfukelana Ka vaxin'wani! Peço que traduzam para eles porque só se interessam em nós aprendermos as suas línguas e eles nada têm em conta às nossas. Mas também não perco tempo em traduzir p eles

Sem comentários: