domingo, 4 de outubro de 2015

Faleceu Emílio Manhique, jornalista da Rádio Moçambique


Bom dia meus caros.

Faleceu vítima de ataque cardíaco, Emílio Manhique jornalista da Rádio Moçambique e apresentador do café da manhã.Foi ele quem cobriu os acordos de paz a 21 anos. Paz a sua alma
Faleceu o jornalista Emílio Manhique, vítima de doença (1960-2015)
Opinião - OBITUÁRIO
Share/Save/Bookmark
Emílio Manhique, jornalista da Rádio Moçambique, faleceu na manhã deste domingo(04) vítima de doença, na capital moçambicana
Segundo a emissora estatal, Manhique teria se queixado de febres durante o dia deste sábado e o seu estado de saúde agravou-se na madrugada de domingo acabando por falecer à caminho do Hospital Central de Maputo.
Emílio Manhique notabilizou-se entre outras missões jornalísticas, na cobertura em directo de Roma, Itália, da cerimónia de assinatura do Acordo Geral de Paz para Moçambique, que neste domingo assinalou precisamente este domingo 23 anos.
O jornalista teve uma passagem pela Televisão de Moçambique (TVM).
Manhique, que nasceu a 28 de Outubro de 1960, em Xai-Xai, província de Gaza, até à sua morte, era editor do programa jornal da Manhã da emissora nacional, desde 2002.
Ele foi admitido na Rádio Moçambique a 1 de Dezembro de 1980, como redactor-estagiário.
Com todo o respeito pelos mortos, mas a boca do nosso irmão, tirou muitas vidas dos nossos irmãos no troço muxungue- rio save.
Pelo sim, pelo não. ... estou triste pela notícia.
  • 25 people like this.
  • Comments
    • Vitorino David ASSIM ESTÁ FEITA A VINGANÇA?
    • Vitorino David EMÍLIO MANHIQUE, LOCUTOR DA RÁDIO MOÇAMBIQUE. CAFÉ DA MANHÃ
    • Elson Guila Os meus sentimentos de pesar vão para a família enlutada. Manhique era Pai, Filho, Irmão, Amigo e companheiro de alguém. 

      Que a sua alma seja encaminhada para onde merece. Descansar em Paz ou arder no Inferno
    • Cruz Chamasburg Gosto do que o meu amigo e companheiro escreve, mas este post me parece um desastre. Vamos simplesmente respeitar a dor que assola a família e amigos, o resto é resto. Todos temos os nossos pecados.
    • Josefina Bosco Elvino Dias nao tens razão foste infeliz te juro
    • Vitorino David É UM FACTO QUE QUANDO OS ELOGIOS SÃO DEMASIADOS, AS PESSOAS PERDEM A SUA ESSENCIA E O SENTIDO DO QUE FALAM E FAZEM!
    • Elson Guila No dia que Dlhakama for chamado para outro lado, muitos aqui irão comemorar. Não sei porquê o espanto.
    • Elvino Dias Meus caros eu falei do que penso. Quantos morreram no troço save-muxungue por conta do café da manhã??. Doa a quem doer meus irmãos. Bloqueei - me quem quiser bloquear - me.
    • Josefina Bosco bom filho quando e dito algo pelos pais,

      bom amigo quando é dito algo por um amigo,


      uma boa criança quando e dito algo pelos mais velhos,

      nao reage negativamente apenas analisa o assunto e cala o perecido Emílio manhique apenas estava a fazer o seu trabalho e o seu ganha pao assim como o caro elvino tambem faz comprindo oque os seu superiores orientam te nao achas?

      uma coisa nao tem haver com outra nao era o manhique que mandava atacarem em moxungue seja lá onde ouve mortes.

      neste momento e de dor e orações para que Deus receba a sua alma e que coloque ele a direita dele o resto Deus o julgará

      nenhum Bom amigo seu vai te bloquear mais tens que ter coração as vezes.

      perdão se te ofendi.Josefina Bosco para Elvino Dias
    • Vitorino David Bloquaer é algo de idiotas.
    • Helio Cumbe Começo dizendo TODA A MORTE É VIOLENTA, não importa a forma, o momento e o local onde ela acontece. Todo o indivíduo que morre deixa para trás coisas boas e coisas ruíns, deixa para trás família, amigos, inimigos, dívidas, emprego, projectos e sonhos. Quem morre não volta mais a viver, tudo nele para, para e não acontece mais. Enquanto Emílio Manhique estava ainda em vida, ele fazia o que lhe competia fazer, quando lhe competesse fazer, ele era julgado enquanto, criticado e elogiado, porém agora que ele se foi, não será mais julgado pois ele não estará aí para ouvir. Por isso, em consideração da tristeza que a sua morte semeiou no seio das pessoas a quem ele devia e que lhe deviam gratidão, insto-vos, meus caros a endereçar à família dele, mensagens de pesar e deixemos que o Deus faça o resto! Que a sua alma descanse em paz.
    • Jah Warrowarro Que Deus o tenha. Que pena! Menos um programa da RM que quando tivesses a escutar tinhas que tomar dois paracetamois para evitar dor de cabeça, assemelhança do 5a anoite TVM
    • Aira Rui Recordar e viver. ..estas certo sim. Elvino Dias
      223 hrs
Meu Deus, porquê a face mais notável do Café da Manhã, morreria em pleno 4 de Outubro, dia da Paz, uma paz que ele; em vida, através do seu programa tanto apregoou?
Descanse em Paz Emílio Manhique.

RÁDIO MOÇAMBIQUE DE LUTO

Classifique este item
(0 votos)
Emilio_Manique.jpg
emilio.jpg

Modificado em 



Joao Cabrita gosta de um artigo.
6 hEditado


Adeus, Emílio Manhique. Obrigado por esta inesquecível entrevista.*
Emílio Manhique: Lázaro Nkavandame, Gwenjere, Joana Simeão foram mortos depois da independência, mas a Frelimo tinha dito que iam ser reeducados, que iam servir de exemplo. Porque é que foram mortos sem sequer nenhum julgamento?
Marcelino dos Santos: Naturalmente... primeiro porque consideramos que era justiça.
Manhique: Justiça popular?
Marcelino dos Santos: Altamente popular, exercida...
Manhique:... mas foi uma justiça de um movimento guerrilheiro, não de um partido.
Marcelino dos Santos: Justiça contra traidores porque qualquer um deles se aliou ao colonialismo português.
Manhique: Mas porque é que a Frelimo primeiro disse que iam servir de exemplo?
Marcelino dos Santos: Sim, e depois sobreveio a acção, a tentativa do inimigo de buscar elementos moçambicanos descontentes, em particular aqueles que pudessem ser-lhes bastante úteis. Então, aquela consciência que nós tínhamos inicialmente de que são traidores e que, portanto, deveriam ser executados. Bom, numa certa medida podemos dizer que surgiram as condições que forçaram a implementação de uma preocupação e de um sentimento muito, muito, muito antigo porque é bom não esquecer que Lázaro Nkavandame...
Manhique: E porque é que não se informou o povo?
Marcelino dos Santos: Porque aí é preciso ver o momento em que isso acontece e naturalmente embora nós sentíssemos a validade da justiça revolucionária, aquela construída, fecundada pela luta armada revolucionária de libertação nacional, havia, no entanto, o facto de que já estávamos em Estado independente. Quer dizer, Moçambique se tinha ja constituído em Estado embora a Frelimo fosse realmente a força fundamental desse Estado. Então foi isso, talvez, que nos levou, sabendo precisamente ainda que muita gente não estava certamente apta a entender bem as coisas, que nós preferimos guardar no silêncio esta acção realizada. Mas que se diga bem claramente que nós não estamos arrependidos da acção realizada porque agimos utilizando a violência revolucionária contra os traidores e contra traidores do povo moçambicano.
* Televisão de Moçambique, programa “No Singular” 19 de Setembro de 2005

Morreu, na manhã deste domingo, vítima de doença, Emílio Manhique, jornalista da Rádio Moçambique Emílio Manhique teria-se queixado de febres durante...
WWW.RM.CO.MZ






Perdemos um grande homem: Emílio Manhique (Rádio Moçambique)

Através de redes sociais, recebi este domingo a triste notícia do desaparecimento físico de Emílio Manhique, um homem da rádio que, de certeza, vai ser lembrado por tanta gente. A sua voz sem igual fazia as delícias de muitos de nós em todos os dias úteis às manhãs.

Durante os 13 anos que fiquei privado de liberdade, ganhei o hábito de ouvir rádio. Na minha religião a oração do amanhecer é obrigatória, ouvir rádio, principalmente a voz de Emílio Manhique, era um hábito enraizado em mim. Sempre pelas 6 horas da manhã tinha que sintonizar a Rádio Moçambique.

Recordo-me dos momentos difíceis nas masmorras da BO em que ouvir rádio e a voz de Emílio Manhique era a única coisa que me aliviava a dor. Em 2006/2007 passei por sérias dificuldades na BO. Recordo-me que nessa época estavam na cadeia cerca de 900 reclusos acantonados. Outros haviam sido presos justamente e outros nem por isso. Era a famosa injustiça que, infelizmente, ainda impera no nosso bom Moçambique.

Num desses dias, provavelmente o director da cadeia teve uma noite mal dormida, mandou o chefe da segurança confiscar todos os rádios existentes na BO. Nesse dia, quase 700 rádios dos reclusos foram arrancados e inclusivamente o meu. A revista às celas passou a ser uma constância, não queriam rádio nenhum nas mãos dos reclusos.

Como sou inteligente, e porque o hábito de ouvir rádio estava enraizado dentro de mim, consegui arranjar um esconderijo dentro da minha cela onde pudesse esconder um pequeno rádio do tamanho de três dedos da mão. Mas ai veio-me a inquietação: como arranjar um rádio desse tamanho?

Estava disposto a pagar 5 mil meticais pelo rádio e mandei procurar em todas as lojas da cidade um igual. Tornou-se impossível encontrar um rádio tão pequeno. Lembro-me que alguém disse saber de um e que custava 50 meticais (2 usd) barato.Eu quis saber que rádio era esse e disse que era um MADE IN TAIWAN
da marca PALITO e que leva uma única pilha e auriculares. Era exactamente o rádio que eu desejava. De certeza encaixar-se-ia no meu esconderijo.

Adquiri esse rádio da marca PALITO e durante os seis meses que vigorou essa norma estúpida de proibição de rádios na BO, eu ouvia o noticiário e a voz de Emílio Manhique alegremente. Os guardas sempre que viessem para a habitual revista nada conseguiam achar. O papelinho que eu colocava por cima do pequeno esconderijo disfarçava muito bem.

Recordo-me que por ai 6horas e 45 minutos havia a habitual revista de imprensa. Era a melhor rubrica que gostava de ouvir, pois o Emílio Manhique lia as manchetes dos principais jornais da praça. Fazia-o com imparcialidade e depois disto vinha o “Café da Manhã” em que convidava algumas individualidades.

O que me levava a admirar esse grande homem, que entretanto já não está entre nós, é porque lia as manchetes dos jornais com imparcialidade mesmo quando estas visavam o regime. Volvido algum tempo a tirania de proibir rádios acabou na BO mas foi necessário travar uma grande batalha por mim liderada. Recordo-me que procurei por alguns escritos sobre o regulamento prisional e encontrei uma norma que dizia o seguinte: “(…) todo o preso tem direito à comunicação: rádio, jornais ou cartas. O preso tem direito de saber o que está a acontecer no mundo externo (…)”.

Então, dirigi uma carta à ministra da Justiça e ela autorizou a entrada de rádios. Dispensei o meu PALITO e mandei vir um rádio com boa potência. Todos nós ouvíamos o Emílio Manhique sem perturbações da guarda.

Certa vez, a partir da cadeia, liguei para a Rádio Moçambique para falar com o Emílio Manhique. Quando me atendeu disse-lhe que admirava a sua postura ao ler a revista de imprensa porque fazia-o com imparcialidade. Não era como muitos sacanas que trabalham na mesma rádio que eram servis ao regime e censuravam tudo. 

Ele, do outro lado da linha, perguntou-me: - Com quem falo? Eu respondi: - Momade. Ele- Momade, o Nini? Eu – Como assim? Ele- a tua voz é inconfundível e não te esqueças que nós aqui na rádio transmitimos o “Caso Carlos Cardoso” em directo. Rimo-nos da situação e durante a conversa revelou-me que admirava pela minha coragem e gostava muito de ler os editoriais de Salomão Moyana.

Infelizmente, o grande homem se foi para sempre. Sempre digo que se existe uma coisa certa na vida, é a morte. Muitos vão cedo e outros depois mas é o caminho de todos nós. Agora recordo-me de Emílio Manhique com alguma nostalgia e tenho certeza que para muitos que gostavam de ouvir a sua voz lhes ocorre o mesmo.

Adeus Emílio Manhique que a sua alma descanse em paz. Tenho a certeza que um dia nos vamos reencontrar nesse outro plano que é o futuro de todos nós. 

Nini Satar




36 people like this.

Comments


Momade Assife Abdul Satar este e o tal radio Palito que foi meu companheiro durante meses


Rage Guerra Deus o tenha eu faço tudo para ñ perder ouvir o café da manhã...


Felix Trinta Todo preso têm direito a comunicação, rádios, jornais e cartas. Agora telefone também ?


Redentor Da Nyabingha Descance em paz Homem da voz,inconfundível.


Muzamane Nyamunda Que o Altíssimo lhe conceda o eterno descanso.


Felix Imane Mopia Essa morte dá para investigar as causas bem ouvimos que foi doença, o inimigo tem muitas armas principalmente em Moçambique




Gilberto Nhantumbo Paz a sua alma...que o Senhor o receba no resplendor da Luz Perpétua




Paulino DG Jantar Paz a sua alma


Ivete Suzana Sua alma descanxe em paz,


Xadreque Denja Olesse Olesse Sua alma discanse em pazz


Ofercio Nuvunga PAZ sua alma.


Rafael Razao Deus o tenha entre o Explendor da luz perpetua


Tomas Joao Canxixe lamento a morte dr emilio manhique grande jornalista q sua alma descance em paz


Tigass Net Paz a sua alma Emilio, com a voz inconfundível


Nelson Chaúque Que Deus o tenha consigo. Ufa...calou-se a voz de um comunicador por excelência.




Omias Ernesto Ernesto desejo- lhe q a sua alma esteja na memoria de Jeova


Inoque Maquina Deus o tenha


Albertino Rafael QUE a sua alma descance em paz.




3 comentários:

Unknown disse...

Que Deus o tenha. Paz a sua alma! À família enlutada, os meus sentimentos.

Unknown disse...

Paz a sua arma

Unknown disse...

Pelo acontecimento chocante, ebdeçero as minhas sentidas condolências á todo mundo em geral e em particular ao povo moçambicano junto á família enlutada. O meu amigo a sua alma descance em paz.