quinta-feira, 29 de outubro de 2015

ENTRE 2015 E 2016: Aumenta disponibilidade de vagas para 1ª classe

Quinta, 29 Outubro 2015
A disponibilidadede vagas para novos ingressos na primeira classe no ano lectivo de 2016 vai aumentar em 3.224 lugares comparativamente a 2015, segundo dados anunciados esta terça-feira pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH).
Em termos práticos, o país tem disponíveis 1.3 milhões de vagas para novos ingressos na primeira classe, que poderão ser ocupadas por crianças que completam seis anos de idade em 2016.
Os novos ingressos vão se juntar aos mais de seis milhões de alunos actualmente inscritos no sistema e distribuídos por 12 mil escolas em todo o país.
As matrículas para o próximo ano lectivo iniciaram a 1 de Outubro último e decorrem até 31 de Dezembro próximo.
Para tal, os pais e encarregados de educação deverão apresentar-se em todas as escolas primárias do país com o Boletim ou Certidão de Nascimento, Cédula Pessoal ou qualquer outro documento de registo de nascimento para inscrever os seus educandos.
No entanto, segundo o porta-voz do MINEDH, Ivan Conlinson, este processo abrange igualmente as crianças que por razões alheias ainda não tenham sido registadas, devendo no entanto regularizar a documentação no prazo de 90 dias.
“A ideia é evitar que crianças em idade escolar fiquem sem estudar por falta de documentos de registo ou de identificação”, explicou.
Entretanto, o nível de adesão dos pais e encarregados de educação continua aquém do desejado, razão por que o nosso interlocutor lançou um apelo no sentido de que estes se dirijam aos estabelecimentos de ensino próximos dos seus locais de residência para inscrever as suas crianças.
No que diz respeito aos efectivos escolares, espera-se para o Ensino Geral, que o número de alunos evolua de 6.4 milhões em 2015 para 6.7 milhões em 2016. O Ensino Secundário do 2º ciclo (ESG2) e o Ensino Primário do 2º grau (EP2) vão crescer 13.1 e 11.3 por cento, respectivamente, sendo os subsistemas que vão registar maiores níveis de crescimento.
“Para efeito, a rede de escolas será incrementada em 7.9 por cento, com destaque para instituições que passarão a leccionar o EP2, depois de terem registado um crescimento de 19 por cento em 2015. Pretende-se que em 2016 venham a crescer mais 17.4 por cento”, acrescentou.
O início das aulas está previsto para 8 de Fevereiro e será antecedido de uma cerimónia de abertura oficial do ano lectivo, marcado para 5 de Fevereiro.

Sem comentários: