quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A PRM DEVE EXPLICAR-SE MELHOR, O QUE REALMENTE ACONTECEU


2 h · Editado · 

VISTO QUE, ESTA TEORIA DE TROCA DE TIROS NÃO CONVENCE-ME.

Primeiro tenho a dizer que não sou nenhum criminalista, mas um cidadão que se preocupa com os acontecimentos que sucedem-se no meu país, portanto hoje venho falar do baleamento dos supostos Gatunos, na Matola Rio. Quando faço uma análise pormenorizada, das imagens, fico com sérias dúvidas, se realmente teria havido troca de tiros, tendo em conta que:

1-Não existe perfurações na viatura

Em casos do género, o normal deveria existir marcas de projécteis na viatura, não faz sentido que não haja perfurações na viatura, vidros partidos, pneus vazios, como é possível isso numa troca de tiros?

2-Os Bandidos foram os Primeiros a brir fogo

Sempre que há vitimas mortais estou careca de ouvir a PRM, a dizer-nos que, “os Criminosos é que foram os primeiros a abrir fogo”, até pode ser verdade, mas qual é o papel da PRM nesse tipo de casos? Será que é para disparar para matar ou para imobilizar?

3-Todos eles estatelados no mesmo local

Na minha óptica parece-me que, depois da PRM ter imobilizado os meliantes, tirou-os para fora da viatura e fuzilou-os, visto que, se fosse troca de tiros, deveria existir vestígios de sangue dentro da viatura e não fora, como as imagens ilustram. O estranho ainda, é o facto de todos meliantes, terem saído da mesma porta, tenho em conta que, estavam em lugares separados dentro da viatura, e o normal é que cada suposto criminoso, sendo alvejado mortalmente deveria ficar estatelado do lado do seu assento. Aquela arma e carregador apresentados, quem nos garante que pertencia aos supostos criminosos? Pode ser a própria PRM, que teria colocado, para se safar do crime hediondo.

4-Uso da força em casos extremos

O papel da polícia é de garantir a segurança e tranquilidade pública, e só pode usar a força em casos extremos e não me parece o caso, tendo em conta os factores acima arrolados, portanto fica evidente que houve uma acção deliberada por parte da PRM.

PS1: Posto isso, chego a conclusão que temos uma PRM mal treinada, pronta pra matar, e que está preocupada em apresentar números, violando desta forma o direito a vida, prevista na CRM. Não digo que aqueles jovens sejam inocentes, mas a PRM deveria ter imobilizados-os, prendendo-os, e posteriormente entregues a barra da justiça, para que fossem julgados e condenados.

PS2: Vezes sem conta, temos visto a PRM a disparar para matar, o que revela um despreparo no seio da corporação, quantas vezes pessoas inocentes são baleadas, só porque não pararam num controle transito? Quantas vezes a PRM, dispara pra matar e meia volta nos brinda com a teoria, de bala perdida?

NB: Um apelo a PGR, estão criadas as condições no mínimo para pedir esclarecimentos ao policias, que estiveram envolvido naquele acto macabro, porque se essas todas questões que levanto morrerem solteiras, corre-se o risco de termos mortes como se de galinhas fossémos. Ninguém tem o direito de tirar a vida ao outrem independentemente das razões, visto que, todos nós temos direito a vida.

O LUGAR DO CRIMINOSO, NÃO É NO CEMITÉRIO, MAS SIM NA CADEIA.




Comments

Bitone Viage Estou nesse momento a procurar entender esse na stv meu amigo Rogerio Antonio

Gosto · Responder · 3 · 2 h

Rogerio Antonio Realmente meu caro Bitone Viage, muito estranho o que a PRM diz-nos em torno deste caso, mais uma vez temos uma policia a fazer das suas porque ninguem vai chamar-lhes a razao....

Gosto · Responder · 2 · 2 h

Celio Mabjaia Queima do Arquivo, afinal a nossa Polícia só está preparado para matar ?

Gosto · Responder · 1 · 2 h

Rogerio Antonio Muito triste e se continuamos a tolerar essas brincadeiras de mau gosto, um dia sera voce, eu ou nosso familiar, nao digo que aqueles jovens sejam inocentes, mas ha muita zona de penumbras neste caso.

Gosto · Responder · 1 · 2 h

Laercio Eder Camal Mulima Eu acho que a polícia não está ou não foi treinada para mobilizar os bandidos mas sim para matar.

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Rogerio Antonio So que quando e' assim e' muito mau, onde vamos parar...

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Fatuma Almeida Realmente Laercio Eder , a nossa PRM nao e´treinada pra mobilizar apenas matar....nao me lembro de casos em que a policia mobilizou talvez fraco treinamento em pontaria. Nao se justifica essas mortes e esta muito estranho a situaçao em que todos se encontram , da pra reparar que foram mortos no mesmo local e nunca vai la a pericia pra investigar o caso e a real situaçao. A morte do Paulo Machava foi exactamente isso que aconteceu fexaram a estrada por uns 30minutos e o trabalho ja tinha sido feito investigaçao que e´ bom nao foi feita apenas dizem que estamos a trabalhar pra apurar o caso. Tenho vergonha de fazer parte desta corporaçao por isso que pedi afastamento definitivo nao da pra ser heroi num pais como este!!!


Laercio Eder Camal Mulima Infelizmente é a polícia que temos.

Bitone Viage Outras coisas nos leva mesmo a pensar na queima do arquivo, um dos comentários que levantei no programa que esta no ar nesse exato momento

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Rogerio Antonio Muito boa analise da sua parte mano.....


Abel Zico O pior 'e que devem ser uns palermas, nem sabem falsificar o cenario pah... Olha que estavam todos no mesmo lugar a disparar contra a policia e o pior uns em frente e atras dos outros. A policia Mocambicana 'e irresponsavel e mata inocentes. Terca feira por causa disso de brincar de tiros com com possiveis bandidos um inocente, amigo pessoal, foi atingido mortalmente, no tal caso da tentativa de rapto. Fala-se de bala perdida, mas nao sei ao certo o que 'e, a verdade 'e que uma pessoa inocente e trabalhadora morreu no meio disso e ninguem 'e responsabilizado. A policia deve aprender a usar metodos mais pacificos para neutralizar miliantes, devem ter agentes com um pouco de conhecimento de teorias de jogos e saber negocia a entrega voluntaria dos mesmos. Em outros lugares isso nao acontece, 'e inadmissivel. No nosso 'e normal, mas tambem com um comandante geral que se poe acima da lei no que pode dar...

Gosto · Responder · 2 · 1 h · Editado

Celio Mabjaia Bitone Viage, é sem dúvidas queima do Arquivo, e noutros país civilizados os autores iriam Responder no Tribunal.

Gosto · Responder · 3 · 1 h

Laercio Eder Camal Mulima Quando é que vimos a polícia a namorar o criminoso para se render? A nossa polícia não está preparada para tal.

Gosto · Responder · 3 · 1 h

Sandro Almeida e uma pura queima de arquivo sem duvidas.

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Tomás Salimo Sem querer dar razão a nenhuma das partes mas isso é assim meus amigos nos assuntos que envolvem armas o artigo mais usado é "mata para não ser morto" e mais o assunto só se torna polémico quando é um cidadão comum a perder a vida mas quando é o tal alvo "policia" só se manda as condolências de sempre e o assunto fica no arquivo

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Bitone Viage O que mais me deixa preucupante é o facto de serem tirados do caro, para obstruir a investigação

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Meque José Meque Até que nem tinha pensado até esse ponto. Mas agora que meu raciocínio acordou. E vejo que isso foi mesmo um assassinato. Cada dia que passa esse país está virar república da birmania. Que pena

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Abel Zico Entao Tomas Salimo esta a defender este tipo de accao da policia? Uma policia bem treinada nao 'e a que so tem estrategia de disparo, mas sim que sabe usar metodos de negociacao para render supostos bandidos. Essa storia de quando 'e policia bla bla bla...nao passam de storias mesmo. A policia deve adoptar outros metodos de actuacao e que preservem vidas e nao tira-las. No meio disso matam-se inocentes. Neste mesmo grupo pode ter alguem que infortunamente estava no grupo porque pedou boleia mas esta ai morto. A anos atras a nossa policia ja foi classificada como uma das mais violentas do mundo e isso nao 'e nenhuma fama para um pais que se diz num "Estado de Direito"..Enfim, ha muito trabalho por se fazer.

Gosto · Responder · 3 · 1 h

Rogerio Antonio O Tomas deve nao saber o que esta a dizer....


Verosímero CH Tomás Salimo defenda tua tese!


Tomás Salimo Abel Zico meu tropa não quero dar a razão a polícia muito menos aos miliantes, mas no dia que cruzares o caminho de um miliante e te disfazer os seus planos por completo iras dizer que esses gajos merecem a morte mesmo. NB: não estou rogando que isso aconteça pois não será um bom exemplo

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Verosímero CH Permitam me fazer uma ponte entre o criticismo ao modus operandi da polícia versus malfeitores. 

1. Em diversos casos a PRM têm respondido com violência a supostos malfeitores como podemos constatar no baleamento de supostos malfeitores numa alteza tida como de raptores que se colocavam em fuga, meses passados do ano em curso.
1.1. Estando em operação os tais raptores usavam uma roda sub saliente o que não é pratico. 
O carro " alteza " estava completamente crivado de balas nos lados, na parte frontal e traseira oque não se configura a uma perseguição.
A polícia usava um carro que não foi identificado havendo contraste entre a policia e as testemunhas oculares. 

Concluam.

2. Malfeitores como já o aludia Tomás Salimo têm uma atuação extremamente desumana chegando a engomar pessoas, chegando a " enfiar " um pai, mãe de família defronte aos filhos e vice e versa.

# Não sou acólito nem da polícia muito menos dos ditos malfeitores, porem o nosso compromisso como cidadãos é com o Estado na pessoa da polícia.....


Laercio Eder Camal Mulima Abel Zico achas que a nossa polícia é bem treinada?

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Abel Zico Por isso digo que ha muito trabalho por se fazer Laercio. Policia treinada so para disparar e sem regras 'e uma pessima policia e nao garante nenhuma ordem e tranquilidade publicas.

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Laercio Eder Camal Mulima Tens toda razão. A nossa policia usa muita força em situações nem é necessária. Quando é preciso usar a força não usam ( caso)muxungue )sem querer desviar o assunto. Kkkkk


Abel Zico Sao cobardes, nao sabem enfrentar homens com capacidade igual ou superior de matar... La na minha terra chamamos de mwanambuas...kkkkk

Victor Severiano Munjjovo troca de tiros... Kkkkkkk

ora vejamos, os miliantes sao 4 mas a arma e apenas 1...

Agora mataram os 4 com que razao??

Sera que os 4 usavam a mesma arma duma so vez??? Ou estavam um atras do outro para, um so tiro mata-los duma so vez???

Esta policia militarizada, mata sem do.

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Rogerio Antonio Hehehehehe meu amigo essa abordagem que trazes e' muito boa.


Laercio Eder Camal Mulima Uma polícia que dispara no meio da população essa polícia não é bem treinada.a polícia deve saber em que circunstâncias deve abrir a patilha de segurança e apertar o gatinho.

Gosto · Responder · 3 · 1 h · Editado

John Guilian Sive Há ou não execuções...

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Joaquim Joao Correia isto meus amigos, se cahama de crime, a PRM deveria ser penalizada

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Joaquim Joao Correia pelas fotos, se admite que a Policia matou a quei-ma roupa estes jovens

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Nelson Charifo Meu caro, a PRM foi clara quando disse que abateu supostos criminosos. Meu caro so se abate animais e nao seres humanos. Abater=matar/assassinar. A policia mata indiscriminadamente supostos assassinos (apesar de nao existir pena de morte neste pais) e nada lhes acontece basta dizer que era uma quadrilha que ja ha muito praticava crime.... Nao respondem a nenhum iquerito, nao sao julgados e continuam impunes( com licenca pra matar sob qualquer pretesto)....

Gosto · Responder · 5 · 1 h

Rogerio Antonio Muito mau

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Laercio Eder Camal Mulima Kkkkkk.eles se defendem com esse argumento de que era uma quadrilha muito perigoso e que a policia estava à muito tempo a a trabalhar para neutralizar essas gueng de criminosos.

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Nelson Charifo Kkkk estas justificacoes sao as mesmas de sempre e ja criam ruidos...a outra eh que ja temos pistas mas nao podemos revelar pra nao atrapalhar as investigacoes...


Junior David Tivane PRM ou FADM isto???ja nem sei separar essas forcas

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Tomás Salimo A penalização da PRM istigara o descomando autêntico das cidades isto pk implicará a intimidação dos agentes ou por outra eles irão ver e deixarem passar pk terão medo da penalização.

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Junior David Tivane Comandante geral...........

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Polibio Mazivele Se a PGR e a LDH ensistir van se pronuciar

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Desiderio Tembe Pela primeira vez eu me coloco no lugar de um policial chefe de família. Se realmente houve troca de tiros é porque a outra pessoa tinha arma, sendo um cidadão do bem, por quê essa pessoa tem que andar armada?
Se os tais miliantes, na tentativa de fugir a pé, como todo o bandido faz quando se vê em apuros...
Ninguém pensa numa família roubada, irmãs violadas, empresários sequestrados e humilhados pelos bandidos...
Ninguém pensa num policial chefe de família se vendo numa troca de tiros e ele o chefe de família perder a vida.
Eu acredito e sou de opinião de que o lugar do bandido é na CADEIA e o papel da Polícia é prender o bandido. Mas quando o policial se vê em apuros o que deve fazer...
MOÇAMBIQUE AKUNA SWA SWINENE.
É triste só criticar tudo que a Polícia, a FIR fizerem será motivo de críticas...

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Rogerio Antonio Meu amigo nao disse que os supostsos gatunos fossem inocentes, apenas levantei um dado que quanto a mim nao esta claro, se os vidros nao estao partidos, pneus furados, perfuracoes na viatura, e todos estatelados na mesma posicao, custa-me acreditar a versao da PRM, e para fazer essas analises nao precisa ser criminalista para averiguar que alguma coisa nao esta bem.


Tomás Salimo Ora essa meu camba o gatuno miliante/mal feitores extrupam, humilham e deixam familias traumatisadas e sem norte depois de saqueamento de tudo que fizeram durante anos pra vender a preço de banana. Exemplo concreto do jovem detido a dias na 16° esquadra em Maputo com uma D4D a querer vender a 120 mil. Já pararam para imaginar o quanto custou aquele D4D ao bolco do proprietário. O mais caótico ek a mesma foi furtada na matola para ser vendida em Maputo cidade. O que é isso pá?

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Desiderio Tembe Lógico. Isso já teria sido feito realmente. Por quê os meninos tem que ter armas? Se eles saíram do carro atirando pra a Polícia, por quê a Polícia vai perder tempo em perfurar os pneus, lataria do carro e quebrar os vidros pra com isso trazer cenário de crime à sociedade.
Ao perdermos tempo em querer que se culpe a POLÍCIA, só pedra nela, encoraja-se os meliantes de uma CERTEZA, que a POLÍCIA está proibida de trocar tiros e alvejar o bandido...
Nossa senhora!!! Que pena tenho de um chefe de família que abraça essa farda e o agradecemos com críticas. Peçam à PIC que faça a parte dela neste caso e ponto final.

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Rogerio Antonio Entao como se explica que todos estejam na mesma posicao, uma viatura tem 4 portas, e numa perseguicao policial, todos sairam da mesma porta para o mesmo loca? Sinceramente vamos analisar bem este assunto, eu compreeendo a dor de cada um em virtude dos males dos criminosos, mas atirar para matar eu dissocio-me destas praticas.


Tomás Salimo Rogério António no dia que um "puto" ti cruzar com um canivete e te tirar um bem que com sacrifício o obteve, irás perceber o que leva os polícias a agirem deste modo

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Desiderio Tembe Eu que até armas em Maputo fui apontado em 2008. Aqui em São Paulo fui esfaqueado a mão, levaram-me o passaporte e celular. Cara, isso é revoltante. As Ligas dos Direitos Humanos, já estão também defendendo o bandido, por isso o bandido já não se sente muito desincorajado.


Ali Raja Bom meu amigo Rogerio Antonio hoje sou obrigado a concordar contigo em partes, vestigio balas no carro, todos abatidos estão na mesma porta.
Agora se são meliantes ou não é caso que carece provas, mas também o estranho é até hoje não aparecer nenhum parente dos supostos bandidos a reclamarem inocencia

Gosto · Responder · 3 · 1 h

Desiderio Tembe Gostei. Isso é imparcialidade.
Parabéns...

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Rogerio Antonio O que esta em causa nao e' se sao ou nao sao, e' o modus operandi da PRM.


Ali Raja 'Yus Imperiu'


Verosímero CH Concordo Rogerio Antonio não houve qualquer troca de tiros!

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Beto Chivite Troca de tiros em que também não aparece nenhum carro da polícia perfurado por balas. Esses supostos bandidos sempre são tão incompetentes que nem uma viatura (apesar de serem os primeiros a disparar) conseguem atingir. P.S: sera que as vítimas do suposto fracassado sequestro na Guerra Popular foram vítimas das balas dos meliantes? Eis a pergunta que não me quer calar!

Gosto · Responder · 3 · 1 h


Gosto · Responder · 1 · 1 h

Mauro Jesus A PRM é assassina

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Mario Fernando Jamaldine Fumo Queima de arquivo ou não, só espero que não tenha sido um inocente que tenha levado bala, caso contrário bom trabalho, estes bandidos tem que acabar desse jeito mesmo arriiii... Mas não disse.

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Abilio Andre Ajuste de contas acho eu, pois a verdade esta somente com a policia e os presumiveis bandidos k se foram e Deus

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Xavier Lonzo Muita coisa errada ai...um agente consegue manipular arma sem necessidade é triste...

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Clotilde Saeze Hele Mas cidadão comum armado, o que faz com arma?

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Jaime Guambe Eu prefiro nao comentar, sou sensivel a qualquer morte seja ela da Policia ou de um suposto criminoso deixemos este assunto nas maos da policia.

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Tomás Salimo Mauro Jesus não fala isso póis no dia que os miliantes cruzarem o seu caminho não iras chamar os sequestradores que prestas homenagem a eles mas sim os tais assassinos "policias"

Gosto · Responder · 3 · 1 h


Gosto · Responder · 1 · 1 h

Nito Ivo queima de arquivo

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Desiderio Tembe Caros AMIGOS, eu sou muito ignorante em matérias de crimes. Mas se a POLÍCIA persegue pessoas que estão no carro e elas se vendo em desvantagens, decidem abandonarem o carro pra fugirem a pé, a POLÍCIA deve deixar de perseguir os caras em suposta troca de tiros, para destruir o carro, trazer o cenário para que a sociedade venha acreditar nela?
Juro-vos que sou totalmente ignorante nisso...

Gosto · Responder · 3 · 1 h

Rogerio Antonio Se estavam a fugir como se explica que estejam todos mortos no mesmo local? Tendo em conta que estavam sentados em lugares diferentes? Essa e' que e' a chave do quebra cabeca.


Desiderio Tembe É pena que ainda que a perícia apure que eles eram criminosos ninguém vai aplaudir a Polícia. O suposto bandido e bonitinho já está em vantagens.
MAS EU PREFIRO esperar e nunca incriminar a POLÍCIA neste caso concretamente, se bem que em outros são mesmo INCOPETENTES.


Rogerio Antonio Ok vamos deixar, porque noto uma fuga pra frente da sua parte, ou seja nao respondeste a questao colocada, mesmo que a pericia diga que eram meliantes, ninguem tem o direito de tirar a vida ao outrem. Eu gsotava que me explicasses o seu entendimento face, ao facto de todos uma vez que era uma perseguicao, estarem todos estatelados no mesmo local, tendo em conta que o normal seria cada um fugir do seu lado.


Desiderio Tembe Ninguém tem o direito de sair fazr o que quer com a vida de outrem.
Realmente é estranho o facto de todos terem sido mortos no mesmo lugar. Por quê não se explicam os tais Polícias. Cá de o comandante e porta-voz da Polícia. Aí não tem a Corregedoria da Polícia? É estranho de facto. Mas os meninos bonitinhos, apesar de mortos, estão de parabéns porque pelo menos trazem um debate, que só espero que não ancoragem os outros criminosos, de que sempre que for alvejado a POLÍCIA terá problemas com a sociedade. Como é revoltante isso cara.


Carlos Jossia Ja ha muito que foi comentada , denunciado e condenado o uso da forca letal por parte da nossa policia. Alias os unicos argumentos da nossa policia he recurso ao extreminio .,. Veja se o tom dos discursos do comadande da policia ... Simplesmente brutal!

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Joaquim Geremias Geremias Ideias Do Governo No Poder.

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Beto Chivite E uma coisa é verdade, quem maneja uma AKM (ainda por cima modificada como a que vi nas imagens) não é um incompetente, concerteza é alguém minimamente preparado pra lidar com aquele arma.

Gosto · Responder · 2 · 1 h


Gosto · Responder · 1 · 1 h

Cristone Finiasse Joanquinho Estes eram inimigos de desenvolvimento

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Pedro Muana Bobo Bobo Troca de tiro com carro bem bonito assim? Policia de moz tem esse vicio de matar. Nem perguntar um maluco nao acredita nisso!


Samuel Justino Ernesto Deixem a polícia trabalhar


Pedro Muana Bobo Bobo kikikikikiki ficava mais bonito se escrevesse assim. Deixa policia matar!

Domingos Luis Candrinho Talves enganar um surdo.


Telio Jf Chico Por várias vezes me preocupo o facto da nossa polícia usar da sua força só pra matar. Isso me deixa preocupado.


DiJei Nelio Zymas Sem querer ofender,acho este post " desnecessário" na medida em que,criminosos devem ser abatidos!!!!

Quantos inocentes devem ter sido vítimas dessa quadrilha?

Axo k mesmo nos mercados devia haver policia,quantas pessoas são roubadas Cel? 

Os bandidos devem entender que não è fácil para ninguém,mas xcolhemos caminhos honestos!!!!


Desiderio Tembe Meu irmão, definitivamente a POLÍCIA não é bem vista pela sociedade, se fosse o contrário, duvido que haveria espaço pra criticar os criminosos. No mínimo só Terias nos posts, Rip,' Dep e Paz à sua alma.


DiJei Nelio Zymas E isso é muito off mano, um dia desses tava no chapa, um jovem sentado à minha tras,com o cansaço da facul sonecou,passavamos do fajardo quando um GUINDZA tentou tirar a pasta (do jovem) pela janela....Graças ao cobrador,o Guindza desconseguiu...

Na pasta tinha: Laptop (substituivel)
Livros da biblioteca (insubstituivel)

Mão na cabeça,em k merda ele taria se o Guindza tivesse conseguido???


Desiderio Tembe Lamentavel...
Ainda que polícia prenda como a sociedade quer, o gatuno amanhã estará fora fazendo mesmo crime e isso me revolta mais.


Escreve uma resposta...




Mahamad Hanif Mussa Ora, a explicação convincente não virá. A culpa morrerá solteira como dos 3, 4 casos recentes. Uns e outros devem lealdade.


Delfina Joao Cossa esse caso carece d uma boa xplicaxao por parte d P.R.M


Delfina Joao Cossa esse caso carece d uma boa xplicaxao por parte d P.R.M




Américo Lopes Silica Quando são nossas irmãs a serem brutalmente violadas e assassinadas, quando nós somos assaltados, estorquidos e espancados, quando os meliantes apossam-se das ruas, quando a balbúrdia dos amigos do alheios impera, ninguém posta nada aqui. De que me vale prender esse gajos que amanhã estarão de novo a arrombar as grades da minha casa, espancarem-me, comerem a minha esposa a minha frente e levarem o fruto do meu suor? Nada contra o Post, é apenas a minha opinião. Podeis chamar-me nomes, mas verdade seja dita......


Desiderio Tembe É lamentavelmente VERDADE e revoltante o que você disse.
O PIOR, chegam até a ser presos e amanhã estão de volta fazendo mesma coisa.
Deus me livre!!!


Américo Lopes Silica Nem mais, mano. Lamentável





Roque Malaia Bandidos que se matam entre eles,e disto que se tem falado que a PRM só tem quadros formado por criminosos.


Ana Reus Sei la esta historia parece que nao combina com a cena do crime ,mais eu penso que ai eles matam bandido e prendem mais os assasinos daquele professor ,do jornalista nao aparece noticia nenhuma ne


Paulo Rodrigues eu diria..Um belo espectaculo....ja vi um em Maputo faz anos na Zedequias Manganhela proximo a Propecas, os tipos vinham a civil mandaram parar o carro dos ladroes e comecaram o tiroteio...vi os ditos bandidos de maos ao ar mas mesmo assim atiraram e mataram! Grandes policias aqueles que abriram a bagageira do carro e puseram armas que apareceram na Stv como so fossem dos bandidos...


Roque Malaia Quem sabe se esses não são os verdadeiros assassinos do cistac e do jornalista marchava queima total de arquivos a PRM usa e abusa dos bandidos da praça.


Eugenio Julio Mabuiango Eu acho que nenhum Batido merece viver, a polícia fez muito em matar os. Já estou cansado de ser roubado em todo sitio onde vou será que esses Gatunos não sabem trabalhar honestamente? ? Lugar de malfeitores em no Cemitério só.


Nacer Choy Eu não apoio este método. Acredito que a polícia deve deixar de agir como bandido e usar a ciência. Um indivíduo sem colete de balas. Uns indivíduos que quaz eu considero indefesos. Qual é a verdade aí. Se todo o cidadão merece direito a contraditório. Quem irá falar a verdade. Estes indivíduos nem sequer foram ouvidos por um tribunal para se apurar se são os tais gatunos ou não. Não é simpático esta atitude da polícia. Vimos blindados e bazucas na beira porque não usaram para os neutralizar. Isto é uma violação grave de direitos humanos. Quid júris. Até que se prove contrário que são os tais gatunos.


Alex Paulo Dos Anjos Esta foto ilustra o trofeu e denota arrumação dos corpos retirados do carro e veêm-se buracos no carro sim. Houve troca mas os miliantes perderam... Simples!


Ibrahimo Faquir Quando passou esta noticia na telivisao prestei atencao nos depoimentos dados pelas testemunhas e algo me intriga ate agora. Os ditos policias vinham em um carro civil e os mesmo estam a civil em numero de dois! Se foram supostos meliantes os primeiros a abrir fogo contra os tais ditos agentes o que os motivou a tomarem essa atitude visto que os mesmo estavam a civil e em o carro civil?!!! Existe muitas penumbras neste caso. A pergunta fica no ar: a policia tinha intencao de prender estes individos ou a de elimina-los?


Alexandre Passe Amossa poliçia trabalha pra opartido no puder ,esquecem do seu papel.


Johny Blaze O Primeiro Nem sei oque dizer em torno desta história.


Sérgio Tomé Maurício Vergonha para nossa polícia.


Antonio A. S. Kawaria A nossa polícia usa a a pena de morte e o pior é que a execucão não resulta de qualquer sentenca.


Albertina Bulha nao e justo a justificacao k deram..k foram mandadoa papar e nao aceitaram qdo a policia ia seguir asimularam parar .como explica se esse baleamento?? eu acredito k algo nao deu certo entre a policia e os supostos a finaldade era morte ou a nossa policia ficava ferada . talvez era p silenciar


Mario De Almeida Langa Tou a espera do comamdante dizer que esta a trabalhar ou a investigar.

Se nao podemos fazer justica com as proprias maos quem me garante que estes eram criminosos?

Policia sem nocao mas sim guerilheuros.


Chaibo Arthur vergonha nacional


Mario De Almeida Langa Alguem venha nos exclarecer esta vergonha


Liquequete Poina Liquequete Poina Apergunta k faxo é: em Moçambique ja existe pena d morte??


Marinosledge Sledge O dia que vão entrar na tua casa, violar tua esposa, filhos até abusarem de ti, vais aparecer na rua a pedir pena de morte pra qualquer bandido, hoje que esta tudo bem com tigo e familiares, queres analizar o trabalho da PRM, parabéns PRM pelo modo operativo assim vai baixar a criminalidade.

Paulo Rodrigues O metodo eh Queima Roupa! houve um tipo que ao sair da discoteca bateu carro da filha do patrao. foi perseguido por paisanas que o apanharam em frente ao HCM.. morto na hora! a familia reclamou mas qual justica neste Moz....


Jerry Maquineiro Maquineiro Nós estamos ainda numa colonia mas com colonos disfarçados e civilizados sem xicote na palmaltória em fim o xibalo total


Felix Fane Rojasse Cubai so o tribunal provaria se eles sao ou nao criminosos uma vez fuzilados sem direito a julgamento e advogado levanta se muitas suspeitas. e provavel k sejam inocentes pos a bala nao julga mata ate mesmo inocentes e vira perdida


Marinosledge Sledge A PRM não é maluca de ver um carro a passar e abrir fogo, porque não fazem com todos carros


Aurélio Simao Rogerio António, eu fiquei surprendido com as imagens, mesmo que sejam mangas não caem no mesmo sítio, até perguntei minha esposa se ela acreditava na informação.


Francisco Pacheco Chigogoro Se houve troca de tiros porque é que o carro da polícia não foi alvejado, será que na arma montada pela polícia saía rebuçados?


Zé Joel Bem, qualquer indagação que vise apurar factos é perinente para o efeito, portanto a minha tambem não fugirá à regra. Em forma de problematização questionaria. 1-Será que é prudente, tem sustentabilidade concluir, ainda que de forma hipotetica, que a viatura não foi alvo de nenhum tiro, baseando num foto? ainda que não tenha sofrido algum tiro, será que isso ilimina possibilidade da factualidade da troca de tiros? 2- Será que o uso de fogo pela polícia está necessariamente condicionada à precipitação primária dos miliantes no uso do mesmo? Ou sera que existem outras circunstâncias que informam a tomada de decisão por parte da polícia(uso do fogo nesse caso) e quanto à finalidade do uso do fogo que condicionates ou circunstâncias obejetivos ditam a ultima inteção do policial que atira(Matar ou neutralizar) é precisso recordar que o direito à vida ora aqui invocado, assiste não só ao meliantes ou prevaricadores mas tambem ao agente policial, portanto, aqui não há espaço para favoretismo todos têm direito a Vida é um direito Universal, e eu acho que sempre que esse direito está claramente ameçado é legitimo que o sujeito da ameaça se defenda e isto não pode estar condicionado ao acto do aperto do gatilho primário do bandido, antes, so o facto de anuciar a posse e o subsequente desacato em despojar-se dela já dá mais liberdade para os agentes atirarem. Reitero achao que temos poucos elementos de análise para conclusoes tão causticas como esta: "portanto fica evidente que houve uma acção deliberada por parte da PRM. PS1: Posto isso, chego a conclusão que temos uma PRM mal treinada, pronta pra matar," fim de citação. A verdade constroi-se com RIGOR de observção, análise, reflexão e ilação.

Sem comentários: